sábado, 6 de agosto de 2022

Bloco de Esquerda: Tourada não é arte nem cultura!

 

Na Figueira da Foz continuam, ano após ano, a ser promovidas touradas com o apoio da Câmara Municipal. Este verão, por exemplo, além do apoio aos três eventos no Coliseu Figueirense (30 julho, 13 e 27 de agosto), a Câmara também apoiou a Romaria de São Tomé, em Ferreira-a-Nova, aprovando a corrida de touros, parte da programação do último dia (24 de julho).

A concelhia do Bloco de Esquerda da Figueira da Foz vem por este meio manifestar a sua oposição à realização de touradas no concelho. A tourada é uma exibição pública do sofrimento e maus-tratos dos animais que não pode continuar a ter lugar na sociedade.

É muito claro que todo e qualquer tipo de atividades tauromáquicas tem vindo a perder adeptos em todo o mundo, Portugal não é exceção. Ano após ano assistimos a um enorme declínio nos aficionados da tauromaquia, particularmente entre as novas gerações, existindo cada vez mais pessoas que não se reveem nestas tradições que violam todo o tipo de direitos dos animais - neste caso dos touros, mas também dos cavalos. Ainda assim, somos um dos poucos países que teimam em manter estas atividades.

A tourada é uma tradição dolorosa e carregada de crueldade dirigida a seres sencientes, ou seja que sentem de forma consciente. O facto de ser tradição em nada sustenta a sua continuidade, pois se há algo que caracteriza as tradições é a sua mutabilidade, se olharmos a nossa história coletiva percebemos que muitas tradições se vão ajustando aos tempos ou caem mesmo por terra pela sua desadequação. A isto chama-se evolução.

Os espetáculos tauromáquicos constituem um mau exemplo para crianças e jovens sobre o que deveria ser a nossa relação com os animais e com a natureza, ainda assim continuam a ser anunciados “como acessíveis a crianças e jovens a partir dos 12 anos”. O Governo anunciou em outubro de 2021 que tinha aprovado um decreto-lei para que o limite mínimo de idade para assistir a touradas passasse a ser de 16 anos, porém o documento não foi publicado no Diário da República.

Mas o Bloco de Esquerda vai ainda mais longe e defende que a idade mínima para a participação e assistência de “atividades tauromáquicas” seja os 18 anos, na sequência de uma recomendação das Nações Unidas apresentada em outubro de 2019.

Defendemos ainda o fim de qualquer tipo de apoio público, direto ou indireto, a eventos que causem sofrimento animal, bem como a implementação de medidas de reconversão dos espaços onde atualmente se realizam eventos tauromáquicos em espaços multifunções com capacidade para acolher eventos culturais e desportivos ou outros que não envolvam sofrimento animal.

Esta Concelhia do Bloco de Esquerda solidariza-se com todas as manifestações pacíficas contra as touradas, nomeadamente a marcha que está agendada para sábado, dia 13 de agosto, desde a Torre do Relógio até ao Coliseu Figueirense.

A Concelhia do Bloco de Esquerda da Figueira da Foz


Em 92 anos nunca tinha havido um julho tão quente

O valor mais elevado da temperatura máxima do ar, 47°C, ocorreu na estação do Pinhão.
O mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e com um registo de 47ºC em Pinhão, um novo extremo para julho no continente.
Os dados fazem parte do boletim climatológico de julho hoje divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que classifica o mês de julho de 2022, em Portugal continental, como extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
Num mês "excecional", foram excedidos os extremos absolutos de temperatura máxima em 28 estações e da temperatura mínima em 21 estações.
"Entre os dias 7 e 14 de julho foram registados 98 novos recordes de temperatura máxima, com o maior número de recordes absolutos no dia 14 e mensais no dia 13", diz o IPMA.
No mês passado, o valor médio da temperatura média do ar foi de 25.14ºC (graus celsius), o que representa quase três graus (2.97ºC) acima do valor normal.
O valor médio da temperatura máxima do ar, com mais de 33ºC (33.16 °C), foi o segundo mais alto desde 1931 (desde que há registos), só ultrapassado pelo mês de julho de 2020).Foram mais 4.44ºC do que o normal.
No documento o IPMA salienta que os quatro maiores valores da média da temperatura máxima em julho ocorreram depois de 2000. O valor médio da temperatura mínima (17.13ºC) também foi quase dois graus acima do normal, e foi o quarto mais alto desde 1931.
Temperatura do ar acima do normal
Durante o mês de julho, diz também o IPMA, os valores de temperatura do ar estiveram quase sempre muito acima do valor normal, com períodos excecionalmente quentes, como entre 7 e 17 e entre 20 e 26, e ainda 29 e 31.
Além dos 47ºC no dia 14 registados na estação do Pinhão, o IPMA destaca a persistência de valores muito altos de temperatura mínima, média e máxima em vários dias, e diz que dia 13 foi o dia mais quente deste ano no continente e o quinto dia mais quente deste século.
Tendo em conta a média do continente, o país teve em julho valores médios da temperatura média superiores a 25 graus e valores médios da temperatura máxima superiores a 34 graus em 11 dias consecutivos.
E durante três dias seguidos os valores médios da temperatura máxima foram acima dos 38 graus, o que confirma um "caráter excecional" do mês de julho.
Esse caráter excecional, de extremamente quente, contribuiu para que o período de janeiro a julho deste ano fosse o terceiro mais quente desde há 92 anos, só ultrapassado pelos períodos idênticos de 2020 e 2017.
Quanto à precipitação julho foi o quarto mais seco desde 2000, com o total de precipitação a corresponder apenas a 22% do normal.
No fim de julho, em relação ao final de junho, havia "uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território, que foram mais significativas nas regiões Centro e Sul" diz o IPMA, que realça o aumento da área com valores inferiores a 10% e iguais ao ponto de emurchecimento permanente.
A 31 de julho, com todo o país em seca meteorológica, havia um aumento da área na classe de seca extrema: 55% do território está na classe de seca severa e 45% na classe de seca extrema.

SIC Notícias/lusa

Marinha Grande | CÂMARA GARANTE VIGILÂNCIA NAS PEDRAS NEGRAS

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assegurar o funcionamento do posto de assistência a banhistas, na praia das Pedras Negras, durante o mês de agosto, dado tratar-se de uma água balnear não concessionada.

A instalação do posto de assistência ocorreu na tarde desta sexta-feira, 5 de agosto, tendo contado com a presença dos vereadores João Brito e António Fragoso e do coordenador municipal da Proteção Civil.
Devido à falta de nadadores salvadores disponíveis, só agora foi possível a entrada em funcionamento deste serviço de assistência aos banhistas, que compreende as atividades relacionadas com a informação, vigilância, salvamento e prestação de socorro por nadadores salvadores.

Águeda | Reunião de Câmara de dia 4 de agosto de 2022

As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 4 de agosto de 2022 foram as seguintes:

  1. Atribuído apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu um apoio de mais de 340 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA) para o desenvolvimento da sua atividade de serviço e cuidado ao próximo, nomeadamente a proteção de pessoas e bens.

“Os bombeiros prestam um serviço de extrema importância, fundamental para a salvaguarda de pessoas e bens, de manifesto interesse público que apoiamos em respeito integral pelas determinações legais e de forma totalmente transparente”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que a corporação aguedense, com mais de 100 elementos, é a segunda maior do distrito de Aveiro, desenvolvendo um trabalho meritório e vital para o bem-estar das populações, seja no combate a fogos e incêndios florestais ou industriais, seja na segurança segurança dos edifícios públicos, comerciais, industriais e habitacionais.

O Município apoia o vasto trabalho realizado pelos bombeiros, nomeadamente no âmbito das medidas de Prevenção e Combate a Incêndios e Fogos Florestais, de que é exemplo a operacionalização dos meios de socorro de nível de Serviço de Brigada, instalado no perímetro interior do Aeródromo Municipal do Casarão.

“Águeda tem uma vastíssima mancha florestal que requer muita atenção e cuidado”, apontou o Edil. No sentido de potenciar o sucesso do combate aos incêndios, o Município cede ainda à AHBVA a utilização de uma máquina de rasto, que permite a abertura de novos aceiros e estradões para a passagem de veículos de combate, a beneficiação de acessos já existentes e a criação de perímetros de segurança. Uma ação que será feita em articulação com o Gabinete Técnico Florestal do Município e que contribuirá para o cumprimento dos objetivos, por parte do Município, previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Águeda.

Acresce que a AHBVA assegura ainda o funcionamento de duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), estando uma delas sediada no quartel dos Bombeiros em Águeda e a outra na secção destacada de Agadão (na União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão), a que se vai somar uma nova este ano. Cada equipa é constituída por cinco elementos, sendo os custos suportados em 50% pela Câmara de Águeda e os restantes pelo Estado, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Refira-se que a importância que os bombeiros têm, no quadro de apoios às diversas associações do Concelho, é evidente pelo aumento reiterado e substancial ao longo dos últimos anos da comparticipação do Município para o seu funcionamento: 143.942,15 euros em 2019; 390.129,24 euros em 2020, sendo que 250 mil euros destinaram-se a apoiar as obras de ampliação e remodelação do quartel, bem como a aquisição de material e equipamentos; e 287.094,59 euros em 2021, em que 100 mil euros visaram apoiar as obras na Unidade Local de Formação.

A mencionada unidade presta serviço formativo, com técnicos especializados, aos elementos da corporação aguedense, sendo uma mais-valia para a a prestação de um serviço ainda mais eficiente e cuidado, bem como a membros de outras corporações que aqui se deslocam para as atividades de formação.

  1. Feira Semanal de Águeda

Com a instalação do mercado provisório, que irá substituir o mercado municipal durante as obras, e com a colocação do estaleiro, o espaço para a realização da Feira Semanal ficou reduzido. Não obstante, o Município decidiu manter a Feira Semanal, pese embora de forma mais limitada, tendo em conta a sua elevada importância no abastecimento de bens essenciais e vai continuar a realizar-se todos os sábados de manhã.

Para garantir o funcionamento da feira, não serão atribuídos novos lugares de venda nem autorizados aumentos da área ocupada até à conclusão das obras no Mercado e apenas serão disponibilizados lugares aos feirantes com o pagamento das taxas de ocupação do terrado em dia (até 29 de julho passado).

Dada a necessidade de gestão do espaço existente, a ocupação dos lugares disponíveis será feita em função dos seguintes critérios e pela seguinte ordem: 1.º, antiguidade do exercício da atividade na Feira Municipal de Águeda; 2.º, sede social no concelho de Águeda; e 3.º, venda de produtos de caráter agrícola e essencial.

  1. Disponibilização de apartamentos a famílias refugiadas da Ucrânia

A Câmara Municipal de Águeda subarrendou sete apartamentos, em Aguada de Cima, a famílias refugiadas da Ucrânia, uma decisão que foi ratificada, ontem, por unanimidade, em reunião de Câmara.

Tratam-se de apartamentos propriedade do Estado, concretamente do IHRU, IP, (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) que os cedeu ao Município de Águeda com a condição de serem subarrendados a famílias ucranianas que estejam a fugir do conflito com a Rússia, mediante o pagamento da renda fixada pelo IHRU e por um período de tempo máximo de 18 meses.

Refira-se que, por terem sido arrendados para um fim especial transitório, determinado pela orientação do Estado de apoiar o acolhimento de refugiados, volvido aquele período de tempo, retornam à posse do IHRU.

  1. EB de Águeda passará a funcionar na Fundação Comendador António Soares Almeida Roque e Família

A Escola Básica de Águeda (Escola das Chãs) vai funcionar, provisoriamente e enquanto decorrerem as obras de requalificação do equipamento escolar, nas instalações da Fundação Comendador António Soares Almeida Roque e Família, que cede parte do edifício para este fim, ao abrigo de um contrato de comodato.

Esta parte das instalações vai ser, agora, objeto de obras de adaptação da infraestrutura, por parte da Autarquia, ajustando as divisões do edifício a salas de aula e de professores, entre outros, para que esteja em funcionamento pleno no próximo ano letivo.

“Esta solução, pela sua proximidade às instalações atuais da EB de Águeda, garante uma transição o mais suave possível de alunos e professores, bem como com o menor constrangimento possível para as famílias, para que o arranque do ano letivo se processe com tranquilidade”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, agradecendo a disponibilidade da Fundação para apoiar o Município nesta medida imperativa tendo em conta a necessidade de relocalização da EB. 

Refira-se que, devido às interrupções de férias, no próximo dia 18 de agosto não haverá reunião de Executivo, ficando agendada para 1 de setembro, primeira quinta-feira do mês, como habitualmente.

Marinha Grande | SÃO PEDRO DE MOEL RECEBE FESTIVAL DA JUVENTUDE

 

São Pedro de Moel vai receber o Festival da Juventude, de 12 a 15 de agosto, no Parque Vale do Ribeiro, numa organização do Município da Marinha Grande, em parceria com cerca de 30 instituições, apresentando um programa com mais de meia centena de atividades, cuja participação é gratuita.

O evento pretende proporcionar aos jovens do concelho e a todos os veraneantes, muitas iniciativas de cariz transversal, interinstitucional e intergeracional, integrando áreas de expressão desportiva, lúdica, recreativa, ambiental e educativa, organizadas pelo Município, em colaboração com o IPDJ -  Instituto Português do Desporto e Juventude,  movimento associativo e os parceiros locais.

No Ano Europeu da Juventude, o Festival inicia-se no dia 12 de agosto, pretendendo dar voz aos jovens, comprometendo e aproximando-os ao movimento associativo e às dinâmicas de trabalho colaborativo, empreendedor e em rede.

PROGRAMA DO FESTIVAL DA JUVENTUDE

12, 13, 14 e 15 de agosto
Festival da Juventude 2022
Jardim vale do Ribeiro | São Pedro de Moel

12 DE AGOSTO

15h00 às 17h00
Caminhada Mais Jovem (Peddy Paper)
Conselho Municipal da Juventude

15h00 às 18h00
Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral
Festival de Jogos Tradicionais
Clube de Atletismo Mónica Rosa

15h00 às 20h00
Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00
Espaço Jovem e Mirror Digital
Conselho Municipal da Juventude

22h00 às 00h00
Atuação do DJ Rolando

13 DE AGOSTO

10h00 às 11h00
Arena do Desporto

10h00 às 12h00
Passeio Pedestre
"Por Terras da Rainha Santa"

15h00 às 18h00
Ecopraias Valorlis – Reciclar à beira Mar

15h00 às 18h00
Ténis de Mesa – SBR 1o Janeiro

15h00 às 18h00
Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral

15h00 às 20h00
Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00
Espaço Jovem e Mirror Digital
Conselho Municipal da Juventude

16h00 às 17h00
Cantando no Vale
Projetos de Vida Sénior

17h00 às 18h00
Aula de Hiit com o Fisicoloucura

18h00 às 19h00
Arena do Desporto

18h00 às 20h00
Sunset com o DJ Tiago Mourinho

21h00 às 21h30
Grupo Cultural de Cabo Verde
Grupo Cultural da Ucrânia

22h00 às 00h00
Espetáculo com Melanie Russo Quarteto

14 DE AGOSTO

10h00 às 12h00
Cã(o)minhada Meditativa
Associação Protetora de Animais da Marinha Grande

10h00 às 11h00
Arena do Desporto

15h00 às 18h00
Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral

15h00 às 18h00
Artes Marciais, Karaté | Centro Karatedo Marinha Grande, Judo | Judo Clube da Marinha Grande, Tai Chi Chuan, Projetos de Vida Sénior, Jiu-jitsu, Studio de Jiu-Jitsu - Checkmat Portugal

15h00 às 20h00
Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00
Espaço Jovem
Conselho Municipal da Juventude

18h00 às 19h00
Arena do Desporto

18h00 às 20h00
Sunset com o DJ Tiago Mourinho

20h45 às 22h00
"O canalizador encenador 7ª Vaga”, pelo Grupo de Teatro do Sport Império Marinhense
Encenação: Cesário Ribeirio
Autoria: Fernando Silva

22h00 às 00h00
Espetáculo com Francisco Gomes Quarteto

15 DE AGOSTO

10h00 às 12h00
Passeio Pedestre “Salve Ukraine”
Associação Coração da Ucrânia

10h30 às 13h00
Workshop “O período vai chegar. E agora?” Associação Luas e Faluas

15h00 às 18h00
Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral

15h00 às 18h00
Atletismo vai à praia
Clube de Atletismo da Marinha Grande

15h00 às 20h00
Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00
Espaço Jovem
Conselho Municipal da Juventude

Entidades Apoiantes:
ADESER II - CLDS 4, Águas do Centro Litoral, APAMG - Associação Protetora de Animais da Marinha Grande, Associação Luas e Faluas, Centro Karatedo da Marinha Grande, Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande, EPAMG - Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação | 500 Magalhães, Ginásio Fisicoloucura, Grupo Cultural de Cabo Verde (AEISDOM), Guarda Nacional Republicana, H2O In Action - Action Sports School; IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, IPL- Instituto Politécnico de Leiria, ISDOM - Instituto Superior Dom Dinis, Judo Clube da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Moita, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Movijovem, Murillo ́s Surf & Bodyboard Academy, Polícia de Segurança Pública, Projetos de Vida Sénior, Rotary Clube da Marinha Grande, Studio de Jiu-Jitsu - Checkmat Portugal, Valorlis.

Águeda | Festival Internacional une povos de várias nacionalidades através da dança

Evento aconteceu ontem à noite, na Tenda AgitÁgueda e promoveu um verdadeiro encontro de culturas

O Festival Internacional de Dança de Águeda, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, voltou a encher, ontem à noite, a tenda AgitÁgueda, no Largo 1.º de Maio, num autêntico encontro de culturas que interligou, a pretexto das danças tradicionais, povos de várias nacionalidades: Polónia, Paraguai, Canadá e Israel.

Antes do evento propriamente dito, as comitivas das várias nacionalidades foram recebidas no Salão Nobre da Câmara Municipal, com destaque para a presença da embaixatriz de Israel em Portugal que acompanhou o grupo israelita e o festival.

“Sejam bem-vindos a Águeda, à cidade mais colorida de Portugal”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu diretamente a Revital Shapira pela disponibilidade para acompanhar o evento. “É uma honra tê-la connosco”, declarou.

A embaixatriz enalteceu o encontro e a troca de culturas que promove, antecipando a certeza de que “vai ser um bom festival”.

“Esta é uma rica demonstração das danças e folclore de diferentes locais do mundo com a qual se valoriza a arte e cultura tradicionais, a diversidade e a multiculturalidade, num intercâmbio saudável e muito animado, para além de promover as tradições e o folclore do nosso concelho”, apontou ainda Edson Santos, agradecendo a todos terem vindo até Águeda para participar neste festival e pela dedicação pela salvaguarda de memórias e tradições de cada país.

Em palco, estiveram o Jerusalém Folklore Ensemble (Israel), o Mazurian Song And Dance Ensemble “Elk” (Polónia), o Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Portugal), a Companhia de danças Paraguai “República Saraki” (Paraguai) e o Vohon Ukrainian Dance Ensemble (Canadá), para além do Grupo de Cantares Populares de Bustelo que fez a introdução da noite de danças tradicionais.

Reservas de sangue só dão para cinco dias

 Diariamente, são precisas mil unidades de componentes sanguíneos.
As reservas de sangue dos tipos A+, O+ e O- estão abaixo dos níveis ideais e só dão para cerca de cinco dias, reconhece o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), garantindo que ainda permitem dar resposta às necessidades dos doentes.

Diariamente, são precisas mil unidades de componentes sanguíneos. No entanto, “nesta época de verão em que, por via de vários fatores relacionados com os períodos de férias e as deslocações da população, o número de colheitas tem tendência a decrescer”, reconhece o IPST, que faz um apelo à dádiva.
"As dificuldades resultam da falta de profissionais para a recolha de sangue e por não serem criadas condições para ir ao encontro da população por forma a promover as dádivas" (AM).  “Não podemos fazer uma pessoa esperar duas horas ao sol, à frente de uma unidade móvel, para dar sangue”, critica. É necessário um melhor planeamento nas recolhas. 
É necessário melhorar a programação das recolhas entre instituto e as associações de dadores.

João Saramago|04 de agosto de 2022 às 10:15
Texto adaptado


Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

 
Carolina Santos é a nova Miss PRIO Cup! A jovem surfista das Caldas da Rainha, de apenas 20 anos, estreou-se, esta sexta-feira, a vencer em provas a contar para o circuito nacional feminino de surf, ao triunfar na Costa Nova, onde superou a forte concorrência presente no evento mais feminino do surf português.

Após um dia inaugural recheado de emoção, na véspera, ficaram somente oito surfistas para disputarem o dia final, com as três ex-campeãs nacionais e também antigas vencedoras deste evento, Carolina Mendes, Carina Duarte e Camilla Kemp, a posicionarem-se como principais candidatas ao triunfo.
Contudo, as ondas de Ílhavo ofereceram, no segundo dia de ação, uma jornada repleta de surpresas. Desde logo pela eliminação de Carolina Mendes e Carina Duarte na ronda 3, falhando a passagem às meias-finais. Em sentido inverso, Maria Salgado, Beatriz Carvalho e Carolina Santos foram as representantes da nova geração do surf feminino nacional a chegarem à fase decisiva da Miss PRIO Cup.
Na primeira meia-final Carolina Santos começou por vencer um duelo muito equilibrado frente a Beatriz Carvalho, enquanto Camilla Kemp triunfou de forma segura frente à mais jovem das semifinalistas, a vice-campeã nacional júnior Maria Salgado, ficando, dessa forma encontradas as finalistas na Costa Nova.
Na final o favoritismo parecia estar do lado da experiente Camilla Kemp. No entanto, Carolina Santos ainda tinha muito surf para mostrar e distanciou-se na disputa graças a uma onda excelente, que foi premiada com 9 pontos. Na última onda, Carolina aumentou o registo e selou o triunfo com 15,20 pontos, contra 13,05 de Kemp.
O Miss Prio Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal. É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.

Foto: Carolina Santos  (Crédito: André Neto)

Está a chegar a 1ª Edição do “Guadiana Music Fest”

Um festival que pretende ser o maior festival do Algarve. Tem o objetivo de proporcionar muita diversão com os artistas mais quentes deste verão.

O Guadiana Music Fest é uma celebração para além da música, é um evento que festeja a felicidade e alegria e que quer juntar os mais novos e os mais velhos através dos artistas mais sonantes deste verão.

Faltam apenas alguns dias para o festival dar início e já está tudo a postos.

O Line Up do festival:
14 de Agosto
DJ Abdo
Domingues
DJ Mayara Azevedo

15 de Agosto
Pedro Cazanova
DJ Barata
Flip D’Palm

16 de Agosto
Julinho KSD
DJ Gemma

17 de Agosto
Álvaro de Luna
Murta

Os bilhetes podem ser adquiridos no local durante os dias do festival ou em www.ticketline.pt

Secretário de Estado reúne em Pombal, com os municípios mais afetados por incêndios

 O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, reúne na próxima segunda-feira, 8 de agosto, pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pombal, com os autarcas dos municípios das regiões do Centro e Lisboa e Vale do Tejo (para além de Oliveira de Azeméis, da região Norte), cujos concelhos foram afetados por incêndios de 2022 com mais de 500 hectares.

Participam igualmente na reunião os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), território que foi fortemente afetado por vaga de incêndios em que se perderam floresta e bens materiais, com especial incidência nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Leiria e Pombal.

I Liga: Benfica entra na nova temporada com goleada

O Benfica estreou-se hoje com uma goleada sobre o Arouca, por 4-0, no primeiro encontro da edição 2022/23 da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

No segundo jogo oficial da temporada, depois da vitória sobre o Midtjylland (4-1), na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol, os 'encarnados' marcaram por Gilberto (8 minutos), Rafa (42 e 86) e Enzo Fernández (45+7), tendo jogado em vantagem numérica desde os 45+3, por expulsão de Mateus Quaresma.

O campeão FC Porto começa a defender o título no sábado, na receção ao Marítimo, com o Sporting, vice-campeão, visita no domingo o Sporting de Braga, quarto na última época.

Madremedia

Exposição interativa “Foliar entre Montes e Mar” na Praia de Mira

Resultado da candidatura ao Programa Cultura em Rede, com o projeto “Foliar entre Montes e Mar” que une os municípios de Mira, Mealhada e Gois em torno das suas principais tradições carnavalescas, o Museu/Posto de Turismo Palheiros de Mira, localizado na Praia de Mira, terá patente ao público uma exposição interativa até 14 de agosto.

Pretendendo promover um produto turístico diferenciador, com base no património cultural, na herança histórica e nas vivências da população, as tradições de carnaval de cada município são abordadas de várias perspetivas e sob várias linguagens, resultando numa proposta inclusiva e que pode ser usufruída multisensorialmente.