quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ASSOCIAÇÃO NÁUTICA E RECREATIVA DA GAFANHA DA NAZARÉ

TOMADA DE POSSE DA EQUIPA PARA O TRIÉNIO 2020-23 
Nesta segunda-feira, 10 de Agosto de 2020, tomou posse a equipa eleita a 20 de Julho, liderada por Humberto Rocha, para gerir os destinos da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré. 

Como Presidente da Assembleia-Geral foi eleito Luís Pedro Leitão, que presidiu à posse, e como Presidente do Conselho Fiscal João Campolargo. 

É uma equipa com objectivos bem definidos, de continuar a proporcionar aos sócios as melhores condições de navegabilidade e da prática da pesca desportiva. 

ASSOCIAÇÃO NÁUTICA E RECREATIVA DA GAFANHA DA NAZARÉ 2020/23 

DIRECÇÃO 
Presidente ............................................. Humberto Rocha
Vice-Presidente ..................................... Lucílio Marçalo
Tesoureiro .............................................. Rui Lino
Secretário ............................................... Luís Miguel Monteiro
Vogal ....................................................... Carlos Manuel Vieira
Suplentes ............................................... José Alberto Pata
Eugénio Neto
Fernando da Preta
João Maria Silva Manuel Mário Bola 

ASSEMBLEIA GERAL 
Presidente ............................................. Luís Pedro Leitão
Vice-Presidente .................................... João Manuel Campos
Secretário .............................................. Armando Mateiro 

CONSELHO FISCAL 
Presidente ............................................. João António Campolargo
Vogal .................................................... Oliveiros José Marçalo
Vogal ..................................................... Aires da Silva 

Humberto Rocha

Pelo menos três mortos e seis feridos no descarrilamento de um comboio na Escócia

Pelo menos três mortos e seis feridos no descarrilamento na Escócia

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa.

O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo.
Numa primeira declaração, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, que intervinha no parlamento, considerou o acidente "extremamente grave".
De acordo com as autoridades, tratou-se de um descarrilamento, mas não se conhecem os pormenores.
"Estamos envolvidos num incidente na linha de caminho de ferro, em Stoneheaven, Aberdeenshire, onde um comboio se descarrilou", referiu a polícia responsável pelos transportes britânicos numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

Os agentes foram chamados para a linha [de caminho de ferro] às 09:43 [mesma hora em Lisboa] e encontram-se junto das ambulâncias e dos bombeiros", acrescentou a polícia, que não forneceu dados sobre possíveis vítimas.
Durante a madrugada, a Escócia registou fortes chuvas, que provocaram inundações, nomeadamente, na zona do acidente, tendo inicialmente provocado atrasos nas ligações ferroviárias.
Lusa
Foto: Twitter

CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE PASSA ESTA SEMANA POR ALGOZ E TUNES

Algoz e Tunes irão receber as próximas duas sessões do ciclo de cinema ao Ar Livre. O espaço do Sport Algoz e Benfica acolhe a projeção do filme: “Made in Bangladesh”, no próximo dia 13 de agosto. Dia 14 de agosto será a vez do Largo da Junta de Freguesia de Tunes acolher a sessão do filme “Parasitas”. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com o Cineclube de Faro, e todas as sessões têm início pelas 21h15. A entrada é livre, mas sujeita ao cumprimento das orientações emanadas pela DGS no que respeita a atividades culturais ao ar livre.
Promover e dinamizar uma oferta cultural adequada aos tempos de COVID-19 e levar o cinema até à população das freguesias do interior, neste período de verão, através de sessões de cinema ao ar livre, algo que foi muito comum “nos tempos” dos nossos pais e avós, são os principais objetivos desta iniciativa.
O Ciclo de Cinema ao Ar Livre fecha a 20 de agosto, em Alcantarilha, com o filme “Mulher e Marido”.

Por motivos de segurança e saúde pública em tempos de COVID-19, e ao abrigo da orientação 28/2020 da DGS em matéria de utilização de equipamentos culturais e eventos, o Município de Silves relembra que deverão ser cumpridas as seguintes orientações no âmbito de atividades culturais ao ar livre:
1. O recinto de espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado;
2. Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher de entrada (facultado no local);
3. Circuitos independentes de entrada e de saída;
4. Período de entrada e saída de público alargado;
5. Entrada de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento;
6. Lugares sentados com distanciamento físico entre espectadores de 1,5 metros;
7. Sessão sem intervalos;
8. Obrigatório o uso de máscara no acesso e sempre que deambular pelo recinto;
9. Poderá remover a máscara durante o espetáculo, apenas quando estiver sentado;
10. Não é permitido movimentar a cadeira.

+ info: sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 800 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt

SINOPSE “MADE IN BANGLADESH”
M/12
Género: Drama
Título Original: Shimu
Realizador: Rubaiyat Hossain
Atores: Rikita Nandini Shimu, Novera Rahman e Deepanwita Martin
País: Bangladesh
Ano: 2019
Duração (minutos): 95
Shimu, 23 anos, trabalha numa fábrica de têxteis em Daca, Bangladesh. Face a condições de trabalho cada vez mais duras, decide criar um sindicato com as suas colegas. Apesar das ameaças dos patrões e desaprovação do marido, nada demove Shimu.Ela e as suas companheiras terão de lutar juntas até ao fim.

SINOPSE “PARASITAS”
M/14
Género: Comédia, Drama
Título Original: Gisaengchung / Parasite
Realizador: Bong Joon-ho
Atores: Kang-ho Song, Sun-kyun Lee e Yeo-jeong Jo
País: Coreia do Sul
Ano: 2019
Duração (minutos): 132
Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspetivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo – que frequenta uma prestigiosa universidade – para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família. Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho. Chegado à casa do Sr Park – dono de uma empresa global de tecnologia informática – Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela e jovem dona da casa. Este primeiro encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes.

PROJETO MILAGE APRENDER + É IMPLEMENTADO NO CONCELHO DE SILVES


Alunos poderão aceder a conteúdos pedagógicos dentro e fora da sala de aulas.

O Município de Silves celebrou recentemente um protocolo de colaboração com a Universidade do Algarve, com o objetivo de implementar nos Agrupamentos de Escolas Silves e Silves Sul o “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+© Matemática”, no ano letivo 2020/2021. Este plano integra o projeto MILAGE APRENDER +, uma app concebida para dispositivos móveis que permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.

Trata-se de uma ferramenta de apoio não só para os alunos (no que respeita à resolução autónoma de fichas de exercícios), mas também para os professores (nomeadamente na gestão do seu tempo, atendendo a que não têm de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na plataforma).

A implementação deste projeto permitirá aos alunos estudar num ambiente gamificado, onde são contemplados diferentes níveis de dificuldade de exercícios, possibilitando, assim, o apoio a alunos com maior dificuldade de aprendizagem e incluir também alunos que estejam num nível mais avançado. A plataforma contempla, ainda, vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para uma aprendizagem ativa centrada no aluno, possibilitando a resolução dos exercícios passo a passo.

Com a celebração deste protocolo, o Executivo Municipal pretende reforçar a sua aposta na promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, por forma a que através de um trabalho em rede, realizado com os diferentes agentes educativos, se desenvolvam projetos mobilizadores e inovadores, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando, assim, no seio da comunidade educativa uma cultura de responsabilidade pelo sucesso escolar.

Agentes da Revolução trocam a civilização pela barbárie

João Carlos Leal da Costa

Foram divulgados por toda a imprensa os horríveis quebra-quebras nos EUA, analisados pela revista Catolicismo em sua matéria de capa de agosto. Grupos organizados gritam palavras de ordem contra a ‘opressão’ dos brancos contra os negros, exigindo corrigir isso através de mudanças do ‘sistema’. A dissolução da polícia tem sido apresentada como exigência, e a verba liberada seria redirecionada para a assistência social. Alegam que esse redirecionamento tornaria desnecessária a atividade dos criminosos, apontados como filhos da opressão de uma classe social sobre a outra. Porém, contraditoriamente, agem eles mesmos como criminosos.

Mesmo se fossem atendidas essas exigências, e além disso se multiplicasse a verba de assistência social, quem conhece as motivações e a pertinácia de agitadores como esses pode afirmar com segurança que eles não parariam. Doses cavalares de concessões não extinguem a rebelião de tais movimentos, pois estariam contrariando frontalmente o princípio que manda premiar os honestos e punir os desonestos. Atendê-los seria inverter o sistema premiação/punição.

O fundamento da sociedade civilizada está num mecanismo recôndito, na ordem do ser, que faz o homem tender para a ordem, o belo e o bem. Por sua própria natureza, os homens são estimulados a procurar as coisas boas, verdadeiras, belas. Esse impulso para o bem ocorre naturalmente, coloca em movimento poderosas forças dentro de nós, e desencadeia intensos movimentos nobres, que são os fundamentos da cultura.

O espírito humano tem sido levado a imaginar panoramas extraordinários, obras de arte, música, ideias, feitos heroicos, que se situam na categoria de sublimes. Não é simplesmente o aspecto físico dessas coisas que nos inspira a agir. Mais do que isso, é a apreciação racional das qualidades de magnificência, amplitude ou grandeza, que cativam a alma e a impulsionam na procura da plenitude. Quando esse desejo de plenitude está em ordem, as pessoas não praticam atos de barbárie. Pelo contrário, produzem coisas maravilhosas.

O impulso humano para o bom e o belo suscita uma visão da vida que é a inspiradora das verdadeiras civilizações. Vemos isso na vida dos grandes santos, heróis e mártires, que converteram os bárbaros e os fizeram voltar-se para os ideais cristãos. Surgiram assim bons movimentos desse impulso fundamental, que conduziram a sociedade civil medieval a dar “frutos superiores a toda expectativa”, como afirmou Leão XIII na Encíclica Immortale Dei.

Num quadro muito bem pintado, pode-se imaginar com bom grau de similitude a própria pessoa que nele foi reproduzida. Da mesma forma, as coisas existentes nos sugerem imaginar outro mundo mais maravilhoso, do qual essas coisas são apenas as imagens. Vendo o mundo todo assim, sente-se que há algo mais, algo sobrenatural acima do natural, onde se pode entrever Alguém, um Ser absoluto que é Deus. Desta forma a sociedade e as coisas naturais nos levam a Deus.

Mas nos que praticam aqueles atos bárbaros, os anseios mais fundamentais orientam-se na direção oposta à ordem, à beleza. Por ordem, o revolucionário entende ‘opressão’. Ante a beleza, que pode se traduzir por uma apresentação pessoal decente, digna e agradável, o revolucionário contrapõe os desmandos de seus apetites libertários. Contra as normas da vida civilizada, que são o reflexo da dignidade humana, o revolucionário agita suas pretensões e desordens internas.
O tipo humano que promove atualmente essas aberrações é de fato o resultado de um longo processo revolucionário, que vem corroendo a Cristandade através de sucessivas revoluções, com vistas ao final estabelecimento da desordem completa nas almas. E vão sendo assim disseminados instintos bárbaros, provocando sério impacto em toda a atividade humana, individual e social.

O tecido social vai assim se desfazendo. Centenas de anos de trabalho árduo e disciplinado, destinados a criar o que chamamos civilização, parecem agora ir água abaixo, depois que a civilização passou a ser considerada “racista”. Caminha em direção ao antigo caos, à conhecida barbárie, a anarquia desejada pelo movimento Black Lives Matter.

ABIM

“Sara ou Amor não rima com Dor”, o novo livro de Raul de Orofino, chega à Amazon

O novo livro do ator, orador e professor de inteligência emocional Raul de Orofino, com o título “Sara ou Amor não rima com Dor”, está desde esta semana disponível também na plataforma Amazon. A colocação da obra na maior livraria online do mundo acontece um mês depois do seu lançamento, apenas em formato digital (e-book), no mercado português.


Para o autor ítalo-brasileiro, há muitos anos radicado em Portugal, a decisão de colocar o livro na plataforma pioneira no comércio de livros pela internet deveu-se à forte procura não só no mercado nacional, mas também no Brasil, de onde é natural e onde se desloca frequentemente em trabalho como palestrante. O livro mantém-se também à venda no seu site www.rauldeorofino.com.

Raul de Orofino enfatiza que, desde o lançamento, o livro tem tocado os corações das pessoas por abordar questões transcendentes de forma simples, através de várias histórias passadas no seio familiar. “Será que a morte é o fim de tudo?” ou “Existe algo mais além?” – são perguntas universais, integradas pelo autor em histórias do quotidiano, narradas com humor e emoção, e que geram imediata identificação com o leitor.

O livro contém seis relatos e, na última história, o leitor percebe que todos os relatos estão interligados, permitindo fundir todas as histórias numa só. Em cada relato, o leitor dá-se conta da transformação de atitudes que acontece nos membros das várias famílias apresentadas pelo autor e da forma como as personagens reforçam a sua autoestima e mudam a maneira de se relacionarem amorosamente umas com as outras.

Raul mostra no livro – que tem um preço de 7,99 euros no mercado português – que podemos aprender a amar pela alegria, e não pela dor.

O perfil do autor e o seu percurso profissional estão também disponíveis na plataforma da Amazon no link https://www.amazon.com/-/e/B08FDNZK5F

________________

O livro tem provocado reações positivas nos leitores mais variados:

“Será realidade ou ficção? Pode haver algo de verídico nestas histórias, ou não passam de quimeras? Seja qual for a sua origem, inevitavelmente, todas nos deixam a pensar. Umas divertidas, outras desconcertantes, mas todas perturbantes. Criativa e fascinante, uma leitura a não perder, seja mais ou menos cético.
Margarida Guimarães - Chief Communications Officer da Unimagem – Portugal

“Fantástico... Brutal... Emocional... Sim, emocional, pois fez-me sorrir... rir... e até chorar. Este livro é mais que um livro, é uma conversa com o Autor porque, quando se escreve com esta fluidez, quando se dá conta, chegou ao fim, e fica a vontade de mais...
Jorge Marques - Diretor Geral da Sorrisos Latinos – Portugal

“Curioso, comecei a leitura no sábado e terminei, com um sorriso nos lábios e uma lágrima nos olhos, no domingo! Fácil de ler, o livro toca-nos o coração como tocam os belos pôr do sol das tardes limpas de outono. Um livro que deve ser degustado!”
André Vigorito - Sócio e diretor da EKO Construtora – Brasil

“Eu me deleitei lendo o livro do Raul de Orofino. Ele conta as nossas histórias. Mostra que quando escolhemos pelo amor tudo se resignifica! Ganha um significado imensamente maior.”
Bianca Graham Ferreira - Estilista e artesã – Brasil

Contatos de Raul de Orofino

Cantanhede | Entre as freguesias de Cordinhã e Ourentã

Rotas das Vinhas inaugurada no próximo domingo
A Rota da Vinha vai ser inaugurada no próximo domingo, 16 de agosto, com algumas ações no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e as Juntas de Freguesia de Cordinhã e Ourentã, num percurso se estende ao longo de um trajeto de 14 Km, repartindo-se pelas duas freguesias.

A iniciativa tem o seu início agendado para as 17h00, no Largo do Terreiro, em Cordinhã, com a realização da cerimónia de inauguração, a que se segue uma pequena caminhada de participação livre de cerca de 3 Km até ao Largo do Olival, em Ourentã.

A concluir, os participantes poderão usufruir de apresentações vínicas e gastronómicas, de forma a assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta das vinhas da Região Demarcada da Bairrada, um património tão importante para as freguesias de Cordinhã e de Ourentã, assim com os seus importantes recursos naturais e biodiversidade.
O projeto foi desenvolvido pelo Município de Cantanhede no âmbito de uma ação de estruturação de um produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, tendo em vista a Valorização dos Corredores de Património Natural da Região de Coimbra, neste caso tendo como referência a vinha e o vinho. O percurso, permite vivenciar ao longo do ano, as diversas fases desta atividade centenária, que vão desde a poda e empa que se realizam no inverno, passando pela floração das videiras, que ocorre na Primavera, e pela chamada “poda verde” que se concretiza no verão, concluindo-se, no outono, com a tão desejada e ansiada vindima.

Projeto de investigação quer mostrar como os supercomputadores podem ajudar as pequenas e médias empresas


Um projeto de investigação que junta a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE), localizado na Marinha Grande, pretende demonstrar que a Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing, HPC na sigla em inglês) pode trazer grandes benefícios para as pequenas e médias empresas (PME).

O “TOOLING4G |Minimize the airflow generated noise on automotive HVAC systems”, o primeiro projeto português com a chancela da iniciativa SHAPE da rede europeia PRACE (Partnership for Advanced Computing in Europe), vai funcionar como prova de conceito e foca-se no setor automóvel. Em concreto, o consórcio formado pelo CENTIMFE e pela UC pretende suportar uma empresa nacional no desenvolvimento de ventiladores inovadores que reduzam substancialmente o ruído dos sistemas de ar condicionado automóvel, que poderão ser integrados na próxima geração de automóveis elétricos.

As simulações vão ser realizadas no Laboratório de Computação Avançada da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), usando os sistemas de computação avançada – os vulgarmente denominados supercomputadores - Navigator e Navigator Plus. Ao todo, vão ser utilizados pelo menos 64 núcleos de processadores que, em conjunto, vão executar sofisticados e complexos cálculos a um ritmo “ultrassónico”, o equivalente a 250 mil horas de computação tradicional num só processador.

Na era da Indústria 4.0 e da Digitalização, este projeto, com a duração de seis meses, poderá abrir caminhos para as PME. Segundo Rui Tocha, diretor-geral do CENTIMFE, centro tecnológico português que integra e suporta o desenvolvimento do Cluster Engineering & Tooling (Indústrias Moldes e Plásticos), «este projeto está em linha com a evolução da oferta de vanguarda e de diferenciação tecnológica, em especial nos domínios do design for manufacturing, que caracteriza a competitividade internacional das empresas do nosso Cluster, ao longo dos últimos 30 anos, no desenvolvimento de produtos globais da generalidade dos setores industriais».

Por sua vez, Pedro Vieira Alberto, coordenador do projeto na UC, afirma que esta investigação pretende «lançar sementes para um futuro próximo. A computação de alto desempenho pode fornecer uma grande vantagem competitiva às pequenas e médias empresas, permitindo-lhes obter produtos mais inovadores e sofisticados e de forma muito mais rápida».

Com o recurso aos supercomputadores, «é possível otimizar processos e aumentar a produtividade, assim como reduzir custos e aumentar a qualidade e a velocidade da produção», sublinha o também responsável pelo Laboratório de Computação Avançada da UC.

«Este projeto é uma prova de conceito, ou seja, o consórcio vai tentar demonstrar que este tipo de recursos [HPC] é realmente útil para as pequenas e médias empresas», refere ainda Pedro Vieira Alberto.

A iniciativa SHAPE tem por missão fornecer às PME europeias a experiência necessária para beneficiar das possibilidades de inovação criadas pela Computação de Alto Desempenho, aumentando assim sua competitividade.

Cristina Pinto

Município de Ovar vai celebrar Dia Internacional da Juventude com Associações Juvenis do Concelho

Comemorações iniciam-se a 12 de agosto, com eventos digitais e presenciais, numa parceria entre a Câmara Municipal de Ovar e o Conselho Municipal de Juventude de Ovar, que conta com as presenças do Conselho Nacional de Juventude e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

A Câmara Municipal de Ovar vai assinalar o Dia Internacional da Juventude, a 12 de agosto, com a realização de diversas iniciativas físicas e digitais, cujo propósito, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da autarquia, será “valorizar e dar voz aos Jovens do concelho, nomeadamente, através das Associações Juvenis representadas no Conselho Municipal da Juventude, que vão transmitir a sua respetiva mensagem no Facebook Ovar Jovem e, além disso, apresentar o que de bom fazem pelos Jovens em entrevistas ao longo do dia na Rádio Antena Vareira”.
A par das comemorações digitais em www.facebook.com/ovarjovem, a data será assinalada também com um concerto e uma tertúlia presenciais, pelas 21h00 do dia 12 de agosto, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, eventos que contarão também com transmissão através das redes sociais. No concerto irá atuar o jovem artista vareiro Rui Pedro e na tertúlia estão confirmadas as presenças de Miguel Nascimento (Direção do Conselho Nacional de Juventude), Luís Fardilha (Direção Regional do Centro do IPDJ) e Ruben Ferreira (Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar).

“Quando em janeiro de 2020 criámos o Conselho Municipal da Juventude de Ovar (CMJOVAR), dissemos que era objetivo da autarquia comemorar o Dia Internacional da Juventude em parceria com o CMJOVAR e, por isso, as atividades que começam agora a 12 de agosto, e que terão desenvolvimentos a 28 e 29 de agosto, foram e estão a ser desenhadas em conjunto com o CMJOVAR, num espírito muito construtivo, e com contributos que em muito enriquecem o programa que vamos realizar para os nossos jovens”, adianta o Vereador da Juventude Ruben Ferreira. 

Iniciando-se a 12 de agosto, as comemorações do Dia Internacional da Juventude prosseguirão a 28 e 29 de agosto, com a organização de atividades lúdicas, de lazer e de formação, a cargo das diversas Associações Juvenis e jovens do concelho, ocorrendo de forma descentralizada pelo Município.