terça-feira, 19 de abril de 2022

Castelo de Paiva | DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS. Este fim de semana no Largo de S. Lourenço

 Dois dias para apreciar verdes tintos de excelência     

O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço vai receber, no próximo fim de semana, a 18ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Esperando-se que o tempo esteja convidativo, muitos vão ser os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo serão cerca de duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referencia, registando-se a participação de 13 vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, das Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.

A abertura do evento está agendada para a tarde de Sábadodia 23, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha e do Presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além de outros autarcas e entidades convidadas, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa reconhece a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo José Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

Também  o presidente José Rocha manifesta o desejo que a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”.


A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14,30 horas de Sábado, com intervenções politicas, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas  Arrebitada, depois animação durante a tarde com Grupo de Concertinas Amigos da Terra, e o Grupo de Concertinas de Paços de Ferreira, sendo quea partir das 21h00, a animação prossegue com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Banda Nova Dança.


Já no Domingo, dia 24, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Zés Pereiras “ Os Amigos de Galegos “, e partir das 15h30um momento de bailarico com participação do Grupo de Música de Baile “ Zero Zero “, seguindo-se às 17 horas presença da música tradicional com os “ Amigos da Sexta “, que vão actuar até ao encerramento do evento.


Recorde-se que, esta 18ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.


Carlos Oliveira

COLUMBÓFILIA: JOSÉ ROSSA RIBEIRO/B venceu concurso de Algoz 3

 A equipa Nuno & Filho continua líder da Classificação Geral de Concorrentes, assumindo a liderança do Troféu Crédito Agrícola, José Simões Catarino.

Com a realização da prova nacional de Algoz - 3, decorreu a oitava prova do Campeonato 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 33 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Meio Fundo, foi ganho por José Rossa Ribeiro/B, continuando a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, a equipa Nuno & Filho, assumindo a liderança do Troféu Crédito Agrícola, José Catarino, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Algoz 3 - (Meio Fundo)

1º lugar – Emanuel Ventura– 423 pontos; 2º - Nuno & Filho – 417 pontos; 3º - José Rossa Ribeiro – 408 pontos; 4º - Paulo Santos - 394 pontos; 5º - Fernando Pereira - 394 pontos; 6º - Nelson Rainho - 390 pontos; 7º - José Catarino – 384 pontos; 8º - Cidálio Salvador – 381 pontos; 9º - Lusitano Espinhal & Irmão – 376; pontos 10º - Asas de Lemede - 366 pontos.


Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nuno & Filho – 3328 pontos; 2º - Emanuel Ventura - 3275 pontos; 3º - Paulo Santos - 3139 pontos; 4º - Lusitano Espinhal & Irmão – 3104 pontos; 5º - José Rossa Ribeiro - 3061 pontos; 6º - Humberto Carvalho –2999 pontos; 7º - José Catarino - 2988 pontos; 8º - Fernando Pereira - 2988 pontos; 9º - Gonçalo Paião – 2932 pontos; 10º - José Oliveira - 2907 pontos; 11º - António Santos - 2824 pontos; 12º - Nelson Rainho - 2682 pontos; 13º - Vitor Ferreira – 2648 pontos; 14º - Manuel Barreto - 2529 pontos; 15º - Marco Ferreira - 2408 pontos; 16º - António Oliveira - 2288 pontos; 17º - Fábio Cruz - 2283 pontos; 18º - Cidálio Salvador - 2231 pontos; 19º - José Rossa Ribeiro/B - 2143 pontos; 20º - Euclides Pimenta – 2013 pontos; 21º - Asas de Lemede - 1990 pontos; 22º - Xrb & Bea – 1922 pontos; 23º - Avelino Soares - 1868 pontos; 24º - Manuel Frade - 1845 pontos; 25º - José Santos - 1632 pontos; 26º - Matias & Vila Nova - 1530 pontos; 27º - Jorge Monteiro - 1263 pontos; 28º - José Vinagreiro - 1153 pontos; 29º - Avelino Soares/B - 1128 pontos; 30º– António Pertornilho - 1049 pontos; 31º - Cesar Rainho – 711 pontos; 32º - Fernando Cruz – 705 pontos; 33º - Carlos Pereira – 619 pontos; 35 - António Sargaço – 490 pontos; 35º - Fernando Pinho – 206 pontos.

Troféu Crédito Agrícola

1º - José Catarino – 2352 pontos; 2º - Nuno & Filho – 2349 pontos; 3º - Emanuel Ventura – 2294 pontos.


II TOCHA PLOGGING dia 30 de Abril

 No próximo dia 30 de Abril, praticamente três anos depois do enorme sucesso do I TOCHA PLOGGING, a Progresso e Vida da Tocha, vai levar a efeito a segunda edição deste evento.

A realização deste II TOCHA PLOGGING esteve prevista para o dia 4 de Abril de 2020, tendo sido cancelado devido à Pandemia.

Depois desta paragem forçada, estão reunidas condições para a realização em segurança, deste inovador evento desportivo, ambiental e solidário.

Recorde-se que o I TOCHA PLOGGING, foi realizado na Praia da Tocha em 2019, e saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Trata-se de um evento simples e inovador na nossa região e mesmo no país, com origens na Suécia há cerca de 5 anos e com notável propagação em todo o mundo, combina a palavra “Plog” que na língua nórdica significa “apanhar do chão” com a conhecida palavra inglesa “jogging”, e que se traduz, na prática, em apanhar o lixo que se vai encontrando nos percursos feitos pelos praticantes de desporto, sobretudo as caminhadas e as corridas leves de manutenção.

A ideia foi desde a primeira hora acolhida e incentivada pelas autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede que, juntamente com a Empresa Municipal INOVA, são os parceiros Institucionais na realização deste evento.

Também o tecido empresarial local, mostrando uma enorme sensibilidade para a problemática ambiental dos lixos, para a promoção da saúde através do desporto e um assinalável espirito solidário, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Contamos, com muito agrado e gratidão, com o patrocínio das empresas Cooperativa Agrícola da Tocha, Stolt Sea Farm, ESK Export, Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro, Farmácia Elísio de Andrade, Farmácia Oliveira Ribeiro, Farmácia Salutis, Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Rocha & Ribeiro Construções, BTP Tocha, Daniel Serradeiro Seguros e Inwood.

No planeamento e organização desta iniciativa, a Progresso e Vida conta com o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e do associativismo da freguesia da Tocha.

Para além da vertente solidária do II TOCHA PLOGGING, conseguida através dos patrocínios atrás referidos e pelos 5 euros de inscrição de cada participante, pretendemos que este evento possa também contribuir para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.

As inscrições podem ser feitas através do link (https://url.gratis/XLN1yo), ou de código QR.

Refira-se que este evento faz parte dos Programas Eco escolas, Eco Freguesias e da Bandeira Azul da Praia da Tocha.

Tendo em conta o desafio coletivo de solidariedade, sustentabilidade e cidadania que o II TOCHA PLOGGING representa, estamos certos que vai ser registado novo sucesso.

Marinha Grande | UNIVERSIDADES SÉNIOR REÚNEM-SE PELA POESIA

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, acolheu na tarde desta terça-feira, 19 de abril, um encontro de poesia de Universidades Sénior dedicado ao tema “Florescer”.

A iniciativa foi organizada pela Universidade Sénior da Marinha Grande "Projectos de Vida Sénior", com o apoio da Câmara Municipal.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; da coordenadora pedagógica de “Projectos de Vida Sénior”, Daniela Anéis.
Foi enaltecida a importância de realizar iniciativas que promovam o bem-estar, a saúde e a cultura, nesta que é considerada a “idade de ouro”.

A iniciativa contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas, oriundas das Universidades Sénior de Marinha Grande, Alcobaça, Pataias e Peniche. O evento teve ainda como objetivo fazer a entrega de Prémios do II Concurso de Poesia Mário Rui Sousa.

Marinha Grande | AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE BUPI

 A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza uma "Ação de Sensibilização sobre o registo de terrenos rústicos/mistos no Balcão Único do Prédio - BUPi”, no dia 27 de abril, pelas 21h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, cuja entrada é livre.

O BUPi está em funcionamento no Edifício da Resinagem, nos dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. Tem como objetivo possibilitar aos cidadãos identificarem e registarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

Para efetuar o respetivo registo, os promotores deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

Proprietário ou Cônjuge
- Cartão de Cidadão / NIF,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Certidão da Conservatória ou Outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno;

Coproprietário
- Cartão de Cidadão / NIF,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Identificação dos restantes coproprietários,
- Mapa com a representação geográfica do terreno.

Herdeiro
- Cartão de Cidadão / NIF,
- NIF da Herança,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Participação do Imposto de Selo ou Habilitação de Herdeiros,
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno.

Pessoa Coletiva
- NIPC,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno,

Se sujeita a Registo Comercial:
- Certidão Permanente,

Se não:
- Estatutos,
- Nomeação de órgãos Sociais,
- Termo de Posse;

Representante
- Cartão de Cidadão / NIF,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Procuração assinada (existe um modelo simplificado do BUPI),
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno.

Em alternativa poderá ser feito este registo na página www.bupi.gov.pt.

Cantanhede | Selo Healthy Workplaces 2022

Hospital de Cantanhede premiado com o selo de Local de Trabalho Saudável

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede (HAJC) foi distinguido com o Selo “Healthy Workplaces” – Selo de Local de Trabalho Saudável 2022, numa cerimónia que decorreu no dia 6 de abril, nas instalações da Câmara do Comércio, em Lisboa.

“No HAJC acreditamos que ouvir as pessoas e envolvê-las na construção de uma organização focada na promoção de qualidade de vida dos profissionais e de espaços de trabalho saudáveis (Healthy Workplace) está associada a uma melhor satisfação com o trabalho, menos riscos psicossociais, e consequentemente, melhores resultados e mais satisfação dos profissionais e dos cidadãos. Temos trabalhado no envolvimento, cada vez maior com a comunidade (da sociedade civil aos órgãos autárquicos) e com os trabalhadores como eixos estratégicos”, refere o HAJC em comunicado.

O selo foi atribuído no âmbito do Prémio Locais de Trabalho Saudáveis que pretende distinguir, anualmente, as empresas e organizações portuguesas pelos contributos inovadores na área da segurança, bem-estar e saúde física e psicológica.

O Prémio enquadra-se numa parceria entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e a Autoridade para as Condições do Trabalho. Conta ainda com o apoio da Direção-Geral da Saúde e de várias outras entidades e tem o Alto Patrocínio do ministro da Saúde e do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Para saber mais, consulte:

HAJC > http://www.hdcantanhede.min-saude.pt/

Humanização em saúde

 ULSCB apresentou a Comissão de Humanização no dia 7 de abril.

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) procedeu, na quinta-feira, dia 7 de abril, à apresentação da sua Comissão de Humanização. Numa cerimónia pública presidida pelo Presidente do Conselho de Administração, José Nunes, e coincidente com o Dia Mundial da Saúde, a sala de sessões daquela instituição foi pequena para acolher tantos colaboradores.

Composta por profissionais dos Cuidados Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários, a equipa da Comissão, presidida pelo enfermeiro diretor e vogal do Conselho de Administração, Carlos Almeida, tem como principal objetivo implementar projetos dedicados ao reforço da humanização, com foco nos utentes, garantindo o bom relacionamento interpessoal, interprofissional e o respeito por valores humanos.

Segundo a ULSCB, “Humanização em saúde significa respeito, conforto e centra a prestação de cuidados de saúde nas pessoas, utentes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, bem como nas boas práticas quotidianas das instituições de saúde”.

Além da Comissão de Humanização, a data foi também aproveitada para a apresentação do grupo CORHAL da ULSCB. Este é composto por profissionais de saúde, bem como pelo Capelão da instituição, e pretende levar alegria, música e algum apoio espiritual, aos profissionais, utentes e suas famílias.

Foi também no dia 7 de abril, que a Capela do Hospital Amato Lusitano, voltou a oferecer a possibilidade de acender uma vela pelos seus entes queridos.

Para saber mais, consulte:

ULSCB – http://www.ulscb.min-saude.pt/

Operações de acolhimento

 INEM participa na receção e acolhimento de cidadãos ucranianos

Ao longo do último mês, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem participado nas diversas operações de acolhimento de cidadãos ucranianos que têm chegado ao país.

De acordo com o INEM, no total, já participaram na receção de 1.415 refugiados.

Ao todo, entre os dias 10 de março e 5 de abril, foram realizadas pelas entidades governamentais sete operações de acolhimento a cidadãos ucranianos, no Aeródromo de Trânsito n.º 1 (AT1) da Força Aérea e no Aeroporto de Lisboa.

Ao INEM coube a prestação de assistência médica e apoio psicológico sempre que se revele necessário, bem como a realização de testes de diagnóstico à COVID-19. Para tal, o Instituto tem empenhado cerca de 30 profissionais por operação, bem como vários veículos de emergência

Rastreio neonatal em Portugal

 Nascimentos aumentam no 1.º trimestre com mais 1.402 bébes face a 2021

O número de nascimentos em Portugal recuperou no primeiro trimestre deste ano, quando foram rastreados 19.628 recém-nascidos, mais 1.402 do que no mesmo período do ano passado, segundo dados obtidos no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do seu Departamento de Genética Humana.

De acordo com os dados do PNRN relativos aos primeiros três meses de 2022, observa-se que o maior número de bebés rastreados nasceram nos distritos de Lisboa e do Porto, com 5.774 e 3.617 testes efetuados, respetivamente, seguidos de Setúbal, com 1.546, e Braga, com 1.479. Por outro lado, Bragança (132), Guarda (135), Portalegre (147) e Vila Real (220) foram os distritos com menos recém-nascidos estudados.

O PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos, o chamado “teste do pezinho”. Este exame é efetuado através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança e permite diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido, porque antes do terceiro dia os valores dos marcadores existentes do sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico e após o sexto dia alguns marcadores perdem sensibilidade, havendo o risco de atrasar o início do tratamento. Todos os casos positivos são posteriormente encaminhados para a rede de Centros de Tratamento, sediados em instituições hospitalares de referência, contribuindo para a prevenção de doenças e ganhos em saúde.

Para saber mais, consulte:

INSA > Programa Nacional de Diagnóstico Precoce

Doação de vacinas

Portugal doou 804.100 vacinas ao Sudão do Sul.

Portugal entregou 804.100 vacinas contra a doença Covid-19 ao Sudão do Sul, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No anúncio, feito na rede social Twitter, o Ministério explica que a doação foi feita através do sistema Covax, criado numa tentativa de impedir que os países ricos monopolizem o acesso às vacinas contra a Covid-19.

“A coordenação de esforços é essencial para garantir o sucesso desta vacinação em África e no mundo”, conclui a mensagem do ministério.

No total, Portugal já doou mais de sete milhões de vacinas contra a Covid-19, das quais metade foi entregue aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além dos PALOP e Timor-Leste, Portugal doou vacinas contra a doença covid-19 a países africanos, latino-americanos ou do Médio Oriente ou da Ásia.

Guimarães | Projeto “CreScER”


Hospital da Senhora da Oliveira quer acompanhar as famílias.

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) deu início ao projeto “CreScER”, que tem por objetivo o acompanhamento das famílias, nomeadamente do desenvolvimento infantil até ao 1.º ano de vida.

A iniciativa operacionaliza-se pela realização de encontros temáticos (presenciais ou na forma de webinares), numa lógica de proximidade do HSOG às famílias.

Os objetivos são:

  • Promover e proteger a saúde das famílias;
  • Desenvolver competências dos pais para a tomada de decisões saudáveis apoiadas em evidência científica;
  • Fomentar o debate, na população alvo, sobre boas práticas em saúde;
  • Aproximar a Maternidade do HSOG da comunidade, apoiando as famílias na transição para a parentalidade.

Esta ideia surgiu das iniciativas desenvolvidas em 2021 no âmbito do Dia Mundial da Segurança Infantil e do Dia Mundial da Criança.

O primeiro webinar, subordinado ao tema “Amamentação – Estratégias para o sucesso”, vai decorrer no dia 14 de abril, pelas 15 horas.

Este projeto surge como um prolongamento de outros projetos em curso na Maternidade do Hospital de Guimarães, como o “Educar para Nascer” e “Conhecer para Nascer”.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/

Sexologia Clínica

 

ULS do Nordeste nova consulta especializada.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza uma consulta de Sexologia Clínica, iniciada em fevereiro pela Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental desta ULS, e que é pioneira no distrito de Bragança no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Sensível à relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida, a ULS do Nordeste promoveu a abertura desta valência, de forma a que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica”, explica a coordenadora da consulta, oana Raposo Gomes, sexóloga clínica, terapeuta sexual e médica especialista em Psiquiatria nesta instituição.

Os utentes podem aceder a esta consulta através de referenciação pelo médico de família ou por outras especialidades médicas hospitalares.

Nesta consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste abordam-se, segundo Joana Raposo Gomes, disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema.

A especialista explica que “a Saúde Sexual tem uma relação de interdependência com o bem-estar físico e mental, pelo que é fundamental que se compreenda o papel que os hábitos de vida saudável e a saúde preventiva têm nesta equação”. Assim, acrescenta Joana Raposo Gomes, “na consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários”.

A ULS do Nordeste adianta ainda que na mesma área, os Cuidados de Saúde Primários estão “a perspetivar a criação de um programa específico de abordagem à saúde sexual”.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/

Coimbra | Procedimento pioneiro

Substituição de válvula no coração sem recurso a cirurgia.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez, a substituição de uma prótese valvular percutânea no coração de uma doente que não podia ser novamente sujeita a cirurgia, por método não invasivo, devido ao elevado risco operatório.

O procedimento consistiu na colocação de uma prótese valvular biológica por via minimamente invasiva não cirúrgica, com vista ao tratamento da regurgitação valvular tricúspide grave e sintomática.

A intervenção foi realizada com sucesso pela equipa de cardiologia de intervenção do Serviço de Cardiologia do CHUC, constituída por Marco Costa, Luis Paiva e Manuel Santos, com o apoio do Serviço de Cirurgia Cardíaca.

Este procedimento vai permitir a esta doente a melhoria das queixas de insuficiência cardíaca, o aumento da sua qualidade de vida e a redução do risco de reinternamento hospitalar.

 “A regurgitação desta válvula cardíaca provoca o refluxo de sangue do ventrículo direito para a aurícula direita, tendo impacto na qualidade de vida destes doentes. Estes doentes referem dificuldade progressiva para realizar esforços físicos, edemas generalizados no corpo e predispõem a internamentos hospitalares frequentes por descompensação cardíaca”, explicou Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia.

De acordo com Lino Gonçalves, esta “opção terapêutica menos invasiva possibilita o tratamento de mais doentes com esta patologia, sobretudo naqueles mais idosos, frágeis e com elevado risco cirúrgico e que frequentemente não tinham acesso a qualquer tratamento valvular para ajudar à sua estabilização clínica. Abre-se, assim, uma porta para o futuro que vai permitir a outros doentes poder beneficiar deste tipo de intervenção”.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/

Ovar | Novo ecógrafo

Serviço Medicina Física de Reabilitação ganha funcionalidades.

O serviço de Medicina Física de Reabilitação (MFR) do Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar dispõe de um novo ecógrafo, utilizado na área da fisiatria de intervenção, que permite uma maior operacionalidade de processos.   

O Coordenador do serviço de MFR, Amílcar Cordeiro, afirma que este “equipamento vem dar mais armas terapêuticas para se conseguir orientar e tratar melhor os doentes”, salientando a importância da “diferenciação e inovação” dos serviços e na melhoria dos cuidados prestados.   

“Se o doente tiver muita dor, porque tem uma inflamação, nós podemos fazer uma infiltração para controlar a referida inflamação de uma forma mais célere e complementar com o trabalho de fisioterapia”, explica o médico fisiatra.      

A nova funcionalidade insere-se num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito do Serviço de MFR, incluindo uma maior interligação com as outras áreas de intervenção do hospital, como acontece com a ortopedia.  

“Estamos a proceder a algumas melhorias que se irão traduzir na qualidade dos serviços que prestamos aos nossos doentes”, sublinha Amílcar Cordeiro. 

O presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira, salienta que “está a ser feito um enorme esforço de reforço dos vários serviços de implementação de novas técnicas, aquisição de novos equipamentos e adaptação de espaços, sempre focados na prestação de melhores cuidados de saúde aos utentes que servimos”.

Reforço de profissionais de saúde

HDS tem autorização da tutela para contratar 72 profissionais

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi autorizado pela tutela a contratar 72 profissionais, incluindo 60 enfermeiros especialistas, nove enfermeiros gestores, dois assessores da carreira de técnico superior de saúde, e um farmacêutico assessor.

Com a contratação destes 72 profissionais de saúde, o HDS vai fortalecer os seus recursos humanos e aumentar a sua capacidade de prestar cuidados de saúde a uma população residente de cerca de 200 mil habitantes, distribuídos por nove concelhos na Lezíria do Tejo.

Reforço de profissionais de saúde

HVFX autorizado a contratar 77 enfermeiros especialista e gestores.

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) recebeu autorização da Tutela para a contratação de 70 Enfermeiros Especialistas e sete Enfermeiros Gestores.

A atribuição destas 77 vagas permitirá ao HVFX reforçar o número de Enfermeiros Especialistas. Atualmente, apenas cerca de 5% dos enfermeiros no HVFX possuem a categoria de enfermeiro especialista, situação que se irá alterar com a atribuição das respetivas 70 vagas.

De acordo com a instituição, “o preenchimento das 77 vagas de enfermeiros especialistas e gestores vem robustecer as equipas de profissionais de prestação de cuidados de saúde, contribuindo para uma contínua melhoria dos serviços prestados à população dos cinco concelhos abrangidos pela área de referência do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE”.

Ana Paula Eusébio, enfermeira diretora do HVFX, considera que “o saber especializado permite uma diferenciação dos cuidados de enfermagem, contribuindo para a melhoria da qualidade dos mesmos”.

A responsável, por outro lado, também se congratula com “o reconhecimento das competências dos enfermeiros que contribui para a motivação profissional e pessoal, estimulando-os a investirem, cada vez mais, em novos conhecimentos e, assim, desenvolverem novas competências diferenciadoras na arte do cuidar e promovendo, ativamente, a melhoria dos ganhos em saúde”.

Atividade assistencial

A atividade de cuidados de saúde primários e hospitalares no SNS continua a recuperar em 2022.

A atividade de cuidados de saúde primários e hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) regista uma visível recuperação até ao final de fevereiro, de acordo com os dados ainda provisórios da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Nos primeiros dois meses de 2022, foram realizadas 121.863 cirurgias, o que corresponde a um aumento de 40,4% relativamente ao ano passado. A mediana do tempo de espera da Lista de Inscritos em Cirurgia era de 3,1 meses no final de fevereiro, o que significa uma redução de 24,8% em relação a 2021.

Os hospitais do SNS realizaram 2,16 milhões de consultas, o que representa um crescimento de 15,6% face ao período homólogo de 2021. Este número está ainda em linha com os valores registados em igual período de 2020 e 2019.

Os dados da ACSS indicam ainda que se registaram 886.387 episódios de urgência até fevereiro, um número acima (55,2%) do verificado em 2021 mas ainda abaixo (-19%) dos valores pré-pandemia.

Na área dos cuidados de saúde primários registaram-se cerca de 6 milhões de consultas até ao final de fevereiro, ou seja, menos 5,3% do que em 2021 mas mais 10,4% do que em 2020. Deste total, 2,6 milhões de consultas foram presenciais, mais 38,4% do que em igual período de 2021.

15 de abril de 2022

Saúde | Principais medidas do OE

Robustecimento do SNS e da recuperação da atividade assistencial.

O Orçamento do Estado para 2022 apresenta um conjunto de medidas na área da Saúde, que visam prosseguir o esforço de robustecimento do SNS e da recuperação da atividade assistencial.

Com um aumento de cerca de 700 milhões de euros face a 2021, o OE2022 prevê um montante global para a despesa de 13.578 milhões de euros, que permitem melhorar a oferta e qualidade dos serviços prestados aos utentes, mas também a satisfação com o trabalho no SNS.

O Governo compromete-se a avançar, no contexto da aprovação do novo Estatuto do SNS, com o regime de dedicação plena, criando, desde já e em termos orçamentais, as condições para a sua negociação e adoção gradual.

No reforço da política de recursos humanos do SNS, destaca-se igualmente a valorização das carreiras dos enfermeiros, designadamente através da reposição dos pontos, e a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde. 

No OE2022, o Governo avança na criação das condições necessárias para substituir gradualmente o recurso a empresas de trabalho temporário e de subcontratação de profissionais de saúde nos serviços de urgência.

Face à dinâmica específica e relevância social dos estabelecimentos de saúde, é-lhes atribuída autonomia para procederem à substituição de profissionais de saúde e à contratação de novos trabalhadores.

Destaca-se, igualmente, a dotação do Fundo de Financiamento da Descentralização de verbas para o financiamento das competências descentralizadas na área da saúde, garantindo o reforço do papel das autarquias locais na prestação dos cuidados de saúde primários. 

O Orçamento do Estado para 2022 prevê, ainda, a criação da Direção Executiva do SNS, com o papel de dirigir o SNS a nível central, coordenando a resposta assistencial das suas unidades de saúde, assegurando o seu funcionamento em rede e monitorizando o seu desempenho e resposta.

Centro de Portugal foi visitado por milhares de turistas no fim de semana da Páscoa

Aveiro, Beira Baixa, Oeste e Médio Tejo foram as sub-regiões com mais procura.

O fim de semana da Páscoa foi muito positivo para a atividade turística no Centro de Portugal, que registou taxas de ocupação elevadas em toda a região. Essa é a indicação que resulta de um levantamento realizado pelo Turismo Centro de Portugal junto das unidades hoteleiras e de turismo em espaço rural.

Os dados mostram que a procura para estes dias foi grande em todo o território do Centro de Portugal, com a taxa de ocupação a atingir, na globalidade da região, os 58,1% na sexta-feira e os 50,8%% no sábado. A amostra, que corresponde a cerca de um terço dos estabelecimentos hoteleiros e de turismo no espaço rural da região, foi feita antes do fim de semana, pelo que previsivelmente os números finais terão sido ainda mais significativos. A procura registou um impacto particularmente expressivo nas sub-regiões de Aveiro, que apresentou uma taxa de ocupação de 78,7%, na sexta-feira, e de 70,7%, no sábado; da Beira Baixa, respetivamente com 61,8% e 66,9%; e Oeste, com 61,6%, na sexta-feira, e 60,8%, no sábado.

Mas esta foi também uma Páscoa muito gratificante para os empresários de turismo das sub-regiões do Médio Tejo (70,0% na sexta-feira e 42,1% no sábado), Coimbra (49,9% e 45,3%), Viseu Dão Lafões (44,5% e 45,1%), e Beiras e Serra da Estrela (47,3% e 45,1%).

Relativamente à origem dos visitantes, há a assinalar uma grande afluência de cidadãos espanhóis nos postos de turismo da Turismo Centro de Portugal – em Aveiro, por exemplo, 80,3% dos contactos no posto de turismo foram por parte dos “nuestros hermanos”. França, Brasil, Alemanha e Estados Unidos foram outros mercados emissores importantes, além, naturalmente, do mercado nacional. Uma nota para os 54 cidadãos de Israel que procuraram o posto de turismo de Aveiro na Sexta-Feira Santa.

Para Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “estes números do fim de semana de Páscoa, positivos em praticamente toda a região, levam-nos a acreditar que 2022 será, finalmente, o ano do início da recuperação da atividade turística. Apesar dos condicionalismos que limitam esta atividade – desde logo a pandemia, que ainda não acabou, a guerra na Europa e a subida do custo de vida –, a vontade de viajar e sair de casa por parte de todos é inabalável. Se nada de anormal acontecer até lá, cremos que o verão vai ser gratificante para os empresários da atividade turística da região. Mais do que ninguém, eles merecem que assim seja, depois de dois anos tão difíceis”.

Imagem: Litoral Centro

Sons do Sagrado animam Terras da Chanfana no fim de semana

‘Sons do Sagrado’ enchem de beleza musical Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

Melodias de encantar vão ecoar no próximo fim-de-semana nas Terras da Chanfana. Os ‘Sons do Sagrado’ levam a música de Pedro Caldeira Cabral e Duncan Fox a Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares (dias 23 e 25 de abril), e o ‘Toque’ de Eugénio Rodrigues, Nova Era Ensemble e João de Barros à Lousã (dia 22 de abril). Os espetáculos são gratuitos mas requerem reserva de participação. ‘Sons do Sagrado’ é um projeto de animação e dinamização artística do património classificado, através da música erudita, inserindo-se na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana - Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Música para desfrutar da melhor forma do fim-de-semana grande. É a proposta da Rede Cultural Terras da Chanfana para os próximos dias 22, 23 e 25 de abril. Em Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares, a Cítara Portuguesa promete
espalhar magia através das mãos de Pedro Caldeira Cabral que, nestes espetáculos, é acompanhado pelo contrabaixo do inglês Duncan Fox. Os concertos têm lugar nos dias 23 de abril, pelas 21h00, no Mosteiro de Santa Maria de Semide (Miranda do Corvo) e dia 25, pelas 16h00, na Igreja Matriz de Vila Nova de Poiares.

A Cítara Portuguesa tem vindo a conquistar novos públicos, atentos à fruição de géneros musicais diferentes do uso popular deste instrumento no tradicional contexto do fado. É cada vez mais frequente a sua presença em salas de
concertos e festivais de música clássica por todo o mundo. Pedro Caldeira Cabral tem vindo a encantar e atrair um número crescente de apreciadores deste instrumento que toca com mestria. O artista nasceu em Lisboa, em 1950.
Iniciou a aprendizagem na infância, em ambiente familiar, tocando flauta de bisel, guitarra clássica e cítara portuguesa. Estudou teoria musical, composição, história da música e música antiga e desenvolveu, enquanto compositor, um estilo original para cítara solista, compondo música de câmara para teatro, cinema e bailado. Entre outros passos importantes, fundou o Centro de Estudos e Difusão de Música Antiga que ainda dirige. Em 2019, fez a curadoria da exposição “O Som da Saudade – A Cítara Portuguesa”, em Lisboa.

Da sua vasta e variada discografia, salienta-se a conceção e publicação de 16 CDs como solista de cítara portuguesa, para várias editoras internacionais. Já Duncan Fox nasceu em Inglaterra, em 1970, tendo feito estudos musicais
entre 1985 e 1988, na Junior School-Royal Academy of Music, frequentando a classe de Contrabaixo. Entre 1988 e 1992, efetuou estudos superiores no Royal Northern College of Music, em Manchester, trabalhando o Contrabaixo, o Piano e a Viola da Gamba. Concluiu, em 2013, o mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, com uma tese sobre o ‘Ensino da Criatividade’. Integrou a Manchester Camerata,Goldberg Ensemble e a Opera North Orchestra.
Desde 1993, vive e trabalha em Lisboa, integrando a Orquestra Sinfónica Portuguesa (Coordenador de Naipe Adjunto) e o Concerto Atlântico.