quinta-feira, 1 de julho de 2021

Mais de 400 mil portugueses pediram estatuto de residência no Reino Unido

Apesar de o prazo ter terminado esta quarta-feira, entrevistada pela TSF, a cônsul geral em Londres assegura que a porta não está fechada.

Ainda falta fechar as contas, mas a embaixada portuguesa estima que os pedidos de estatuto de residente no Reino Unido ultrapassem os 400 mil. Cristina Pucarinho, a cônsul-geral, revela que desde o início do processo a 30 de março de 2019, os portugueses foram dos cidadãos da União Europeia que mais candidaturas apresentaram.

"Os portugueses foram sempre desde o mês um, a quarta nacionalidade com mais candidaturas ao estatuto de residente, a seguir aos polacos, que, de facto, têm aqui a maior comunidade, aos romenos e aos italianos", afirma.

Quem não apresentou a candidatura dentro do prazo, ainda pode fazê-lo. "O UK Settlement Scheme vai manter-se ainda aberto. Nos moldes em que esteve em implementação, de facto, acabou, mas o sistema vai continuar aberto e aqueles que não se candidataram até ontem ainda podem fazê-lo se tiverem um motivo atendível que possam invocar a título de justificação para o não cumprimento oportuno dessa obrigação", assegura Cristina Pucarinho.

Há uma lista não exaustiva de situações perante as quais o pedido pode ser feito fora do prazo. Trata-se de uma lista que prevê, por exemplo, a candidatura de menores, pessoas com doença mental, vítimas de violência doméstica ou cidadãos que se ausentaram do país nomeadamente devido à pandemia, mas a cônsul geral em Londres revela que o governo britânico pediu flexibilidade aos funcionários que vão avaliar os pedidos e, por isso, há abertura para outras situações. Cristina Pucarinho classifica de globalmente generosa esta decisão do executivo de Boris Johnson.

"Esta abertura e flexibilidade que foi manifestada foi encarada por todos nós com agrado", confessa Cristina Pucarinho, que faz um balanço positivo do processo, apesar de o governo britânico ter rejeitado os apelos da sociedade civil para alargar o prazo do UK Settlement Scheme.

Das candidaturas já avaliadas, a maior parte foi aceite: 57% dos imigrantes portugueses conseguiram o estatuto de residente permanente por viverem há mais de cinco anos no país e 43% o estatuto temporário que, lembra a diplomata, pode ser mais tarde convertido em permanente.

Por avaliar estão ainda cerca de 10 mil pedidos. Uns porque só foram apresentados nos últimos dias e outros porque têm algum tipo de problema. "Normalmente, são casos em que as candidaturas foram mal instruídas, foi solicitada documentação adicional que as pessoas não entregaram e também casos de antecedentes criminais que têm relevância e que poderão levar à rejeição da candidatura e à não-atribuição do estatuto", explica a cônsul, que revela que haverá algumas largas centenas de casos deste tipo e lembra que a margem de influência da diplomacia nestas situações praticamente não existe. "Havendo antecedentes criminais relevantes, o estatuto poderá não ser concedido."

Rita Costa / TSF

Governo agracia Sporting com colar de honra ao mérito desportivo

O Governo agraciou hoje o Sporting com o colar de honra ao mérito desportivo, durante uma cerimónia de homenagem aos atletas olímpicos e paralímpicos do clube e ao professor Moniz Pereira, no âmbito do 115.º aniversário dos 'leões'.

A mais alta distinção desportiva em Portugal foi entregue pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, presente na sessão em representação do Estado português, ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, durante o evento.

"São 115 anos a contribuir para o desporto nacional. Os clubes são uma célula-base do movimento desportivo e é óbvio que o Sporting é uma célula muito importante. O Sporting contribuiu para a melhoria da competitividade desportiva no nosso país, produzindo dos maiores ídolos do nosso desporto", expressou João Paulo Rebelo.

Num ano "particularmente feliz" na história do clube, como frisou o governante, esta distinção engloba igualmente "a regular participação de atletas do Sporting nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o que traduz a grandeza do clube", acrescentou no discurso.

"Quando vemos a história do olimpismo em Portugal, é inevitável analisarmos que se cruza com a história do Sporting, que é o clube português com mais medalhados olímpicos e com mais atletas olímpicos. Isto diz muito do que é o Sporting e do papel que, em 115 anos, tem tido na história do desporto em Portugal", afirmou Varandas.

O presidente sportinguista considerou o Sporting "um clube que promove o desporto em Portugal, com milhares e milhares de atletas, tendo um papel fundamental na saúde da população portuguesa, por promover o desporto", apelando às entidades governamentais para que "não se esqueçam dos clubes com esta missão social".

Na cerimónia, discursaram os presidentes do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, e da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), Luís Alves Monteiro.

"O grande serviço que se presta à comunidade é criar condições para que a sua população possa exercer o direito ao desporto. O Sporting tem-no feito através da sua atividade multifacetada e do ecletismo. É o grande serviço que o Sporting tem prestado ao seu país e tem de ser reconhecido", ressalvou José Manuel Constantino.

O dirigente não é "insensível ao contributo dado em particular ao movimento olímpico", que se prepara para "uns Jogos [Olímpicos] difíceis, que desafiam a paciência, calma e serenidade", mas que podem ser "os Jogos da esperança e de conseguir, apesar das dificuldades, vencer a situação difícil que o mundo está a viver".

Nos Jogos Olímpicos, de 23 de julho a 08 de agosto, o Sporting conta com 23 atletas, aos quais ainda se podem juntar mais em breve, enquanto, nos Jogos Paralímpicos, de 24 de agosto a 05 de setembro, estão assegurados 15 atletas com ligação aos 'leões'.

"Realço o papel do Sporting na divulgação e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência e encorajo para continuarem este trabalho. Temos um grave problema de renovação de pessoas e é importante que a mensagem seja passada através de clubes grandes, que possam alertar para a vantagem de as pessoas com deficiência praticarem desporto", apelou o presidente do CPP, José Manuel Lourenço.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, e os representantes do COP, CPP e AAOP assinaram um protocolo de cooperação entre o clube e as diversas associações.

Na segunda parte da sessão, procedeu-se a uma homenagem ao professor Mário Moniz Pereira, figura incontornável do atletismo 'leonino', num ano em que também se celebra o centenário do nascimento do 'Senhor Atletismo', falecido em 2016.

Lusa

Governo marca eleições para 26 de setembro

O Conselho de Ministros marcou hoje as eleições autárquicas para 26 de setembro, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

"O Conselho de Ministros fixou hoje a data de 26 de setembro de 2021 para a realização das eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais", afirmou.

Na sexta-feira, no final de uma ronda de audiências com os partidos com representação parlamentar, na Assembleia da República, sobre a marcação deste ato eleitoral, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, adiantou que as associações nacionais de municípios e de freguesias preferiam as eleições autárquicas em 26 de setembro, enquanto os partidos se dividiam basicamente entre esta data e 10 de outubro.

De acordo com a lei eleitoral para os órgãos das autarquias locais, estas eleições são marcadas "por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência" e realizam-se "entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato".

"Ouvimos hoje, esta manhã, quer a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), quer da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). De entre as datas possíveis, que se colocam no intervalo legal entre 22 de setembro e 14 de outubro, da parte das associações de autarcas houve uma manifestação de preferência pela data de 26 de setembro", indicou Eduardo Cabrita.

Em relação aos partidos com representação parlamentar, o ministro da Administração Interna assinalou que se pronunciaram "de uma forma distribuída, fundamentalmente entre 26 de setembro e 10 de outubro".

"O Governo irá ponderar os argumentos aduzidos e certamente que no Conselho de Ministros da próxima semana, dia 01 de julho, tomará uma opção tendo em conta os argumentos apresentados, quer pelos partidos representados na Assembleia da República, quer pelas associações representativas dos municípios e das freguesias", acrescentou então.

Lusa

Governo prorroga proibição de cortes de energia e comunicações

O Governo anunciou hoje a prorrogação da suspensão do corte de serviços essenciais de água, energia elétrica, gás natural e comunicações eletrónicas, uma medida que tinha terminado em 30 de junho.

"Foi também prorrogada a proibição de suspensão do fornecimento de serviços essenciais de água, energia elétrica, gás natural e comunicações eletrónicas", anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Da mesma forma, foi também aprovado o decreto-lei que "salvaguarda que os atuais beneficiários do regime de apoio ao pagamento de rendas podem aceder ao mesmo até 01 de outubro de 2021", acrescentou a governante.

Estas medidas terminaram em 30 de junho, e, desde a sua adoção, foram alvo de várias atualizações e prorrogações durante o último ano, com o objetivo de proteger as famílias e arrendatários habitacionais e comerciais.

Tendo em conta o recuo no plano de desconfinamento, devido ao aumento da incidência de casos de coronavírus, o Conselho de Ministros decidiu prorrogar aquelas medidas de apoio.

Lusa

Marco Silva é o novo treinador dos ingleses do Fulham

O português Marco Silva foi hoje anunciado como novo treinador do Fulham, equipa que milita no Championship, segundo escalão do futebol inglês, tendo assinado contrato válido por 3 temporadas.

"Estamos muito satisfeitos por anunciar que Marco Silva é o novo treinador. Marco Silva acordou um contrato de três anos com o Fulham, que o vai manter em Craven Cottage até ao fim da época 2023/24", refere o clube em comunicado.

Marco Silva está sem treinar desde que saiu do comando técnico do Everton, em dezembro de 2019, e regressa agora ao futebol inglês, onde já orientou também o Hull City e o Watford, mas desta vez para se estrear no segundo escalão, já que o Fulham foi uma das equipas despromovidas em 2020/21.

No Fulham, o treinador português vai substituir no cargo Scott Parker, que deixou o clube e vai orientar o Bournemouth, também do Championship.

O técnico, de 43 anos, já orientou os gregos do Olympiacos, em 2015/16, sagrando-se campeão, tendo trabalhado também no Sporting, conquistando a Taça de Portugal, e no Estoril Praia, onde venceu a II Liga e subiu de divisão.

Lusa

Aveiro | Reunião de Câmara – 01 de julho de 2021


Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 01 de julho, nos Paços do Concelho.

  1. Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC) e o processo de consulta pública que vai decorrer de 02 a 22 de julho, como forma de sensibilizar e mobilizar a população para a questão da resiliência do território e a necessidade de prever mecanismos de adaptação e combate às alterações climáticas com a recolha de contributos que possam melhorar o documento em causa.

A crise climática exige naturalmente uma ação concertada à escala global, onde a União Europeia está a ter um papel pioneiro, mas, cujo sucesso pleno dependerá das medidas à escala local, que por sua vez exige a mudança de mentalidade e comportamento de cada individuo, nas suas múltiplas opções e ações do dia-a-dia como transportes, alimentação, uso de recursos como água, energia, entre outros.

Face aos cenários das alterações climáticas, com ocorrência de fenómenos extremos com cada vez maior frequência e intensidade, áreas urbanas e territórios rurais, florestais e com outras ocupações, têm de adotar mecanismos de adaptação que promovam a resiliência dos seus territórios e segurança das suas populações.

Integrando o projeto “Rede Cencyl – Cidades Verdes”, em parceria com as cidades Salamanca, Cidade Rodrigo, Figueira da Foz, Guarda, Valladolid e Viseu, com financiamento do Programa INTERREG V Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020, foi desenvolvido o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC) da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com a consultoria técnica da empresa IrRADIARE

O PMAAC da CMA constitui-se como um instrumento de gestão do território que consideramos de relevante importância, que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação às alterações climáticas.

O PMAAC é um instrumento de sensibilização, mobilização, ação e investimento, seguramente dinâmico, em relação ao qual vamos ativar um mecanismo permanente de monitorização e reformulação anual, no quadro da gestão do território com o cuidado do devido acompanhamento da evolução das alterações climáticas.

Todas as informações acerca desta consulta pública ficarão disponíveis em: www.cm-aveiro.pt/. A participação de todos neste processo é muito importante.

  1. Concurso público para requalificação urbana da Avenida 25 de Abril

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 01 de julho, o Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público para a requalificação urbana da Avenida 25 de Abril, em Aveiro, com o valor base de 1.819.808€, com um prazo de execução previsto de 540 dias.

A obra tem como objetivo primordial a valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes.

O projeto prevê também o cuidado com as zonas de acesso às duas Escolas (Mário Sacramento e José Estevão) e a construção de novos espaços de estadia por forma a aumentar atratividade da zona, vetores fundamentais para captar novas dinâmicas na utilização do espaço público.

  1. Qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa em concurso público

De acordo com o divulgado na Nota de Imprensa desta quarta-feira, 30 de junho, o Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e a abertura do concurso público para qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, com o valor base de 2.709.921,80€ e um prazo de execução previsto de nove meses.

  1. 1,1 milhões de euros para a requalificação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso, à empresa Edibarra – Engenharia e Construção, S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 1.162.820€.

A empreitada vai permitir a junção do edifício dedicado ao Jardim de Infância com o do 1.º Ciclo, criando assim mais e melhores condições para o bom funcionamento de cada valência. Está previsto a construção de uma nova cantina, um novo espaço de biblioteca, uma sala de professores, uma zona de arrumos e de receção aos Encarregados de Educação, entre outros.

No que respeita aos novos espaços exteriores, vai ser edificado um recreio coberto, e teremos ainda um polidesportivo e um parque infantil. Com a ampliação e requalificação desta Escola, a CMA garante mais e melhores condições de segurança, conforto térmico, acústico e de acessibilidades para toda a Comunidade Escolar.

  1. Avança concurso público para requalificação e ampliação da Escola Básica dos Areais

O concurso público para a requalificação e ampliação da Escola Básica (EB) dos Areais, em Santa Joana, aberto em Reunião de Câmara de 04MAR21, foi agora revogado pelo Executivo Municipal, pelo facto de que nenhuma das propostas apresentadas cumpria os preceitos legais para serem consideradas válidas.

Assim, o Executivo Municipal deliberou proceder ao lançamento de um novo concurso público para a requalificação e ampliação EB dos Areais, com o valor base de 1.484.000€.

Recordamos que o projeto prevê a reabilitação das atuais quatro salas do 1.º Ciclo e a sala do Pré-Escolar em toda a linha, com prioridade à criação de condições térmicas e de conforto adequadas, executar a renovação das infraestruturas de iluminação e rede de águas. A empreitada vai tratar ainda da qualificação dos espaços exteriores de recreio.

A requalificação e ampliação da EB dos Areais faz parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019 e prevê a reorganização profunda da rede escolar municipal e a requalificação dos estabelecimentos de ensino, dotando-os de todos os requisitos de conforto, segurança e qualidade para alunos, funcionários e corpo docente.

  1. Adjudicação do concurso público da Escola Básica do Solposto

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana à empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 2.755.208,95€.

Com esta obra a Escola vai passar a ter oito salas para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar e serão resolvidas carências de diversas tipologias que apresenta atualmente, como são as questões relacionadas com a segurança, a eficiência energética do edifício, a qualidade e o conforto do espaço do edifício e do recreio.

  1. Cooperação com as Corporações de Bombeiros – adendas aos Protocolos

Integrado no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro (PAAASE 2021), na sua Ação 3 (Cooperação com as Corporações de Bombeiros), visando um apoio financeiro extraordinário às duas Corporações de Bombeiros dos Município de Aveiro no âmbito do aumento das suas despesas e da redução de receitas em consequência da Pandemia do Covid-19, o Executivo Municipal deliberou aprovar as seguintes adendas aos Protocolos assinados no passado dia 26 de março:

» Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro | comparticipação financeira no valor de 25.000€, totalizando um apoio no ano de 2021 de 207.104,83€;

» Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro | comparticipação financeira no valor de 30.000€, totalizando um apoio no ano de 2021 de 195.895,17€.

  1. Reversão das competências transferidas para a Junta de Freguesia de São Jacinto

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) formalizou a 26 de março com a Junta de Freguesia de São Jacinto o Auto de Transferência de Recursos e o Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências. Ao abrigo do referido Auto, ficou previsto a CMA transferir para a Junta de São Jacinto o montante de 17.500€ para a gestão e manutenção de espaços verdes e o montante de €35.560,00 para a limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros.

No entanto, a CMA foi recentemente notificada da penhora de créditos presentes e/ou futuros, vencidos e/ou vincendos sobre a Junta de Freguesia de São Jacinto, em mais cinco processos distintos no valor global de 95.432,90 € (num dos processos a CMA já fez pagamentos de cerca de 21.862,50€).

As notificações em causa são de Agentes de Execução (como já vem acontecendo há cerca de dois anos) existindo agora a situação nova e recente de três de sentenças judiciais a determinar à CMA a execução imediata das penhoras, dado que até então a CMA conseguiu proteger as verbas em causa das muitas penhoras que forma surgindo.

Perante tal situação a CMA realizou diversas interações com a Junta de Freguesia de São Jacinto e o seu Presidente, na pessoa do seu Presidente Ribau Esteves e do Vice-Presidente Jorge Ratola, no sentido de auscultar quanto à possibilidade deste órgão honrar os compromissos que assumiu com as entidades executantes, mediante o pagamento dos valores em dívida. Apesar disso, esses contactos revelaram-se infrutíferos, não dispondo a Junta de Freguesia de São Jacinto de meios financeiros para proceder aos pagamentos em causa, o que foi assumido mais uma vez pelo Presidente da Junta de Freguesia, António Aguiar, em reunião tida com o Presidente da CMA a 18JUN21.

Deste modo e apesar dos esforços da CMA para evitar tal situação, tornou-se inevitável a execução dos referidos autos de penhora das verbas da CMA a transferir à Junta de Freguesia de São Jacinto, mediante o depósito dos montantes vencidos e que se venham a vencer – os quais, em bom rigor, consubstanciam valores superiores aos recursos financeiros a transferir por conta daquele Auto de Transferência de Recursos 2021 e do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências 2021.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a reversão das competências elencadas no Auto de Transferências de Recursos 2021 celebrado com a Junta de Freguesia de São Jacinto na parte ainda não executada, cuja concretização, sem mais danos para o serviço público aos Cidadãos e para as empresas prestadoras de serviços à Junta, está dependente também da aprovação dos Órgãos Autárquicos da Freguesia e da Assembleia Municipal. O Executivo aprovou também e nos termos definidos na Lei, que estando a reversão dependente de acordo, na falta de decisão nesse sentido por parte da Junta de Freguesia de São Jacinto, as competências transferidas continuem a ser exercidas por ela, pese embora os recursos financeiros estejam suscetíveis de penhora e por isso não podem ser transferidos para a Junta pela CMA.

A CMA considera que a situação financeira da Junta de Freguesia de São Jacinto é muito grave e compromete irremediavelmente o exercício das competências constantes do Auto de Transferência (e ainda não executadas) para o ano de 2021 e, eventualmente, para o futuro ano de 2022, bem como a prossecução dos interesses e finalidades públicas dessa Junta de Freguesia, num prejuízo notório para a população de São Jacinto, já que não se verificam minimamente acautelados os princípios e garantias subjacentes à transferência de competências, designadamente, a eficiência e eficácia da gestão pública e a estabilidade de financiamento no exercício das atribuições cometidas.

Neste quadro impõe-se garantir a continuidade do serviço público, assumindo a Câmara Municipal de Aveiro, diretamente, o exercício das competências até agora delegadas na Junta de Freguesia de São Jacinto.

O processo segue para deliberação em sede de Assembleia Municipal.

  1. Loteamento Municipal de Santa Joana

O Executivo Municipal tomou conhecimento do despacho do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, que autorizou a abertura de um procedimento por consulta prévia com o valor base de 144.499,20€, para a construção de um novo loteamento na Rua das Azenhas e Rua D. José I, em Santa Joana, com a área global de 3.541m2.

Com sete novos lotes, esta operação tem suporte nos dois arruamentos referidos, sendo que para na Rua das Azenhas não se irão verificar alterações na dimensão da faixa de rodagem, contemplando no entanto passeios, quatro estacionamentos públicos e cinco caldeiras para árvores a plantar. Já na rua D. José I será reduzida a largura dos passeios pedonais para 5,50m.

Os lotes são destinados à construção de habitações unifamiliares até dois pisos acima da cota de soleira, mais sótão e cave. As dimensões dos lotes permitem a criação de um recuo de cinco metros e afastamentos laterais de 3 metros, garantindo uma insolação adequada face à exposição solar e a possibilidade de abertura regulamentar de vãos de compartimentos habitáveis.

Esta operação vai permitir ainda resolução de problemas relacionados com a recolha e drenagem de águas pluviais, fazendo a devida e adequada ligação à rede de recolha de águas que afeta a população local.

  1. PAAASE 2021 – Isenção de taxas a feirantes de janeiro a junho

O Executivo Municipal deliberou aprovar, no âmbito do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica Social e Económica / Operação Anti Covid-19, a isenção do pagamento a feirantes da Feira dos 28, da Feira das Velharias, Artesanato na Praça e Artes no Canal dos meses de janeiro a junho de 2021, com pagamentos trimestrais a partir de julho.

A CMA sensível à situação de manifesta fragilidade económica deste setor decidiu assim prorrogar por mais dois meses do que o previsto inicialmente (janeiro a abril 2021) a isenção aos feirantes.

  1. CodeHero – Pagamento aos participantes vencedores

O Executivo Municipal deliberou aprovar o pagamento dos prémios aos vencedores da segunda edição do CodeHero, no valor global de 600€.

O CodeHero é uma iniciativa integrada no Aveiro Tech City e consiste num curso online que permite o desenvolvimento do pensamento lógico e computacional, proporcionando bases sólidas de programação, que serão essenciais para aprender de forma mais profunda qualquer outra linguagem de programação.

Com um prémio de 200€, o grande vencedor da categoria “Estudantes” foi Henrique da Rocha Rodrigues e João Nuno da Silva Luís recebeu uma Menção Honrosa, também nesta categoria, no valor de 100€.

Na categoria “Cidadãos”, o grande vencedor foi Lucian Orlanda Ferreira Nunez, com um prémio de 200€, e a Menção Honrosa foi para Dária Manskaia Gonçalves, com o prémio de 100€.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER de 4.892.732€.

  1. Concurso “A Tua Ideia Conta”

Integrado na nova Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou autorizar o pagamento dos prémios atribuídos às três ideias vencedoras do concurso “A Tua Ideia Conta”, no valor total de 458,32€, cuja final do concurso decorreu no passado dia 09 de junho contanto com a apresentação de 12 ideias finalistas.

Na edição deste ano o primeiro prémio foi atribuído ao projeto “Acqua Saver” da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e as Menções Honrosas aos projetos “Arte e Sal” da Escola Profissional de Aveiro e “H2OZone” da Escola Secundária José Estevão.

O Concurso “A Tua Ideia Conta” é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e cofinanciado pelo Centro 2020 no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Aveiro / Educ@RA” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

  1. Aprovadas normas de participação no Aveiro Tech City Living Lab 2021

O Aveiro Tech City Living Lab, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá fazer parte do programa da Aveiro Tech Week, que de 11 a 17 de outubro de 2021, nomeadamente do Techdays, que a par do Prisma/ Art Ligh Tech e do Criatech, compõe esta semana ligada à tecnologia, à inovação e à cultura.

Neste sentido o Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação no concurso do Living Lab que fará parte do programa do Techdays 2021. Os interessados devem consultar o site www.aveirotechcity.pt para formalizarem a sua candidatura.

O Aveiro Tech City Living Lab trata-se de um Laboratório de Experimentação e Inovação Tecnológica que potencia em Aveiro desde outubro de 2020, o desenvolvimento de soluções inovadoras, em contexto real, utilizando a Cidade de Aveiro como testbed destas novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações.

As entidades parceiras principais deste projeto são a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, a que se juntam várias outras muito relevante para a dinamização dos projetos integrados no âmbito da ação do Aveiro Tech City.

A infraestrutura de acesso está suportada em tecnologia de fibra de última geração, unidades de rádio reconfiguráveis, rádio 5G-NR e serviços de rede 5G, agregando e interligando uma panóplia de sensores e unidades remotas de recolha de informação que se estende por toda a área urbana da Cidade.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER de 4.892.732€.

  1. PAAASE 2021 apoia mais 2 famílias e 6 Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais 2 famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais 6 Cidadãos ajudados no valor global de 1.170,16€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a Câmara Municipal de Aveiro utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2021 uma verba total de 150.000€, um valor superior em 50% ao de definido para mesmo Programa em 2020, mas que será dotado do valor que se verificar necessário.

Os apoios do PAAASE 2021, que integram a área social e muitas outras, estão disponíveis em: https://covid19.cm-aveiro.pt/ .

  1. Protocolo de colaboração entre a Câmara de Aveiro e a Faculdade de Belas Artes da Universidade Lisboa

A 18 de junho de 2021 a Câmara Municipal de Aveiro e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa firmaram um protocolo de colaboração que visa estabelecer as bases gerais de cooperação científica, artística e pedagógica, tendo o Executivo Municipal tomado conhecimento do mesmo.

O presente protocolo prevê a cooperação das duas entidades na realização da Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro, de projetos de investigação, documentação e curadoria, de projetos de conservação e restauro de obras de arte sob a tutela da CMA, de projetos de implementação de novas tecnologias na área da museologia e museografia nos Museus de Aveiro, entre outros.

  1. Câmara reforça verba para cuidar animais errantes e animais de companhia de famílias carenciadas

O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente, Ribau Esteves, que autorizou novo reforço da verba referente ao protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Ordem dos Médicos Veterinários, no valor de 5.000€.

Este valor será utilizado no âmbito da Campanha Animais de Companhia e do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco (PNASVACR), para atribuição de Cheques Veterinários referentes aos animais errantes capturados e para animais de famílias carenciadas.

Em 2021 e até ao momento, foram esterilizados 125 animais, além de terem sido colocados microchips, administradas vacinas antirrábicas, realizados tratamentos e análises pontuais, assumindo a Câmara um investimento crescente nesta nova e importante área da vida do nosso Município.

A Campanha Animais de Companhia da CMA, iniciada em junho de 2018, tem como objetivo a sensibilização dos Cidadãos assente em cinco eixos: “não ao abandono”, “adote um animal”, “vacinação, legalização e identificação eletrónica”, “esterilização de animais abandonados” e “não fique indiferente”, além de uma linha dedicada, viatura própria e este protocolo com a Ordem dos Veterinários relativo ao PNASVACR.

  1. Aquisição de terreno para aumento da área de recreio da Escola Básica da Póvoa do Paço

No âmbito das obras em curso de requalificação e ampliação da Escola Básica (EB) da Póvoa do Paço, em Cacia e para levar a cabo a construção do recreio que suporte a utilização por duas salas do Ensino Pré-Escolar e quatro salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, torna-se necessário a aquisição, já prevista, de um terreno rústico com a área de 800 m2.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição do referido terreno com a área bruta total de 800 m2, no valor de 7.700€.

A obra de requalificação e ampliação da EB da Póvoa do Paço, é um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro, que se encontra em plena execução, no valor de 1.375.880€ e que vai dotar o edifício de conforto e qualidade térmica necessárias, com novos espaços de refeitório e biblioteca, além do referido aumento da área de recreio da Escola.


Bairrada com espaço dedicado ao espumante (e ostras) no ‘Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão’

De 02 a 04 de Julho, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto

Com um bar de espumantes e ostras, a Bairrada vai estar presente na estreia do ‘Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão’, uma versão ao ar livre de um dos mais aguardados e conceituados eventos de vinhos em Portugal. É já este fim-de-semana, de 02 a 04 de Julho, no Jardim das Camélias do Palácio de Cristal, no Porto. Um acontecimento que celebra o vinho e que vai reunir cerca de 150 produtores e uma zona de restaurantes.

Focada nos espumantes, esta é uma das ações que a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) tem prevista para assinalar as três décadas de Denominação de Origem Controlada deste que é o produtor bandeira da região. Há trinta anos era atribuída a primeira DOC para vinhos espumantes em Portugal, uma honra que coube à Bairrada, região que desde 1890 se dedica com sabedoria e êxito à produção de vinhos espumantes. Não é por acaso que a Bairrada é a maior produtora de espumantes em Portugal.

No Bar Espumantes Bairrada & Ostraveiro vai poder encontrar uma variedade de espumantes da região, em dois segmentos distintos de preço, mas sempre com a garantia de qualidade e o cunho de certificação DOC Bairrada. Disponíveis a copo (2 ou 3 euros) ou à garrafa (10 ou 20 euros), a solo, ou com a possibilidade de serem harmonizados com as famosas ostras da ria de Aveiro, numa parceria com a Ostraveiro, produtora de bivalves, salicórnia e promotora de atividades turísticas, como visitas guiadas, passeios de barco, degustações, eventos, alojamento em barco casa e, mais recentemente, em um nino de sal.

O local eleito para o evento não foi ao acaso: destacam-se o facto de ser um dos lugares mais românticos da cidade Invicta e de ser ao ar livre, permitindo a degustação de forma mais segura, tendo em conta as condicionantes da pandemia. Apesar de o evento acontecer ao ar livre, há restrições de lotação e cumprimento obrigatório das diretrizes de segurança e higiene da Direção-Geral da Saúde. A entrada no recinto faz-se após a realização, no local, de um teste à Covid-19 (4 euros), ou mediante a apresentação de Certificado Digital Covid, comprovativo de teste PCR negativo realizado nas últimas 72h ou comprovativo de teste rápido antigénio realizado nas últimas 48h.

A entrada para o ‘Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão’ é gratuita, sendo, contudo, obrigatória a aquisição de um copo de provas Riedel, no valor de 5 euros, onde estão incluídas duas degustações de vinhos.


Marcelo diz que “governo está a desenvolver caminho “diferente” e “alternativo” ao confinamento”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que o Governo está a desenvolver um caminho "diferente" e "alternativo" no combate à pandemia da covid-19, afastando um possível confinamento em todo o território.

"Eu penso que estas soluções encontradas pelo Governo procuram exatamente um caminho diferente, um caminho alternativo, não é estar a adotar um caminho que se adotou numa situação muitíssimo mais grave, com seis mil, sete mil, chegou a 16 mil casos por dia, com dois mil, três mil, quatro mil internados, chegou a seis mil internados, 900 nos cuidados intensivos, 300 mortos, não é isso que se trata", disse.

"Para situações diferentes tem de se encontrar soluções diferentes e a solução diferente que é encontrada agora, não é uma solução nem de estado de emergência de confinamento total em todo o território, mas intervenções que são seletivas em função da situação dos municípios", acrescentou.

O Presidente da República, que falava aos jornalistas em Castelo de Vide (Portalegre), no final da cerimónia de inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, projeto que envolve um investimento global de três milhões de euros, reagia ao anúncio do Governo sobre o número de concelhos que se encontram no nível de risco elevado ou muito elevado.

Dos 278 concelhos de Portugal continental, há 45 no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive a limitação da circulação na via pública a partir das 23:00, anunciou hoje o Governo.

Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que nos concelhos de risco elevado ou muito elevado passará a existir uma limitação da circulação na via pública "a partir das 23:00 e até às 05:00", explicando que a medida visa reduzir ajuntamentos, pelo que "não tem nenhuma exceção" relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.

A intenção do Governo é que a medida entre em vigor o mais rápido possível, prevendo que isso possa acontecer a partir de sexta-feira.

Sobre a atualização do mapa de risco, Mariana Vieira da Silva informou que aumentaram de três para 19 os concelhos de risco muito elevado de incidência de covid-19, juntando-se a Albufeira, Lisboa e Sesimbra outros 16 municípios que agora recuam no plano de desconfinamento, designadamente Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sintra e Sobral de Monte Agraço.

O nível de risco muito elevado de transmissibilidade da covid-19 identifica os concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Quanto aos concelhos no nível de risco elevado de incidência de covid-19, passaram a ser 26, nomeadamente Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Além destes 45 concelhos no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, por registarem pela primeira vez uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional), há 21 municípios em situação de alerta: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Azambuja, Cartaxo, Bombarral, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Lourinhã, Matosinhos, Mourão, Nazaré, Óbidos, Salvaterra de Magos, Santo Tirso, Trancoso, Trofa, Vagos, Viana do Alentejo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Lusa

Pessoas com 30 ou mais anos já podem fazer autoagendamento da vacina

As pessoas com 30 ou mais anos já podem agendar a vacinação contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde.

Esta possibilidade ficou hoje acessível, depois de ter aberto na segunda-feira o autoagendamento para pessoas com 33 ou mais anos.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 30 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com mais de 65, 60, 55, 50, 45, 43, 37, 35 e 33 anos.

Segundo o último relatório semanal da vacinação divulgado pela DGS, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa, o que representa 32% da população.

Por grupos etários, não se registou, na última semana, alterações significativas na faixa dos idosos com mais de 80 anos, na qual 98% (666.831 pessoas) já tem a vacinação iniciada e 93% (634.488) completa, refere a autoridade de saúde nacional.

A quase totalidade das pessoas do grupo entre os 65 e os 79 anos (98%) também já tem pelo menos uma dose tomada, percentagem que baixa para os 64% (1.043.836) no que se refere à vacinação completa contra a covid-19.

A maior subida percentual registou-se esta semana na faixa entre 50 e 64 anos, estando agora 85% (1.847.758) das pessoas deste grupo já com a vacinação iniciada e 51% (1.103.443) com o seu processo vacinal completo.

Lusa

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 11 de Julho de 2021

“A razão é a lei da Liberdade, o conflito é a mutilação da liberdade”, frase da autoria Harold Lasky com a qual estou inteiramente de acordo.
É nossa intenção, nas difíceis circunstâncias da hora actual, conservar a personalidade das nossas opiniões com todas as suas nuances, quer seja como a liberdade de pensamento ou de imprensa.

Disponibilizamos aqui neste site mais uma edição do Boletim InfoADASCA, nº. 11 do mês de Julho de 2021, cujo título de capa é: “ Entre 2011 e 2021 Portugal perdeu 40 mil dadores”.

Sobre este assunto não vamos entrar em detalhes para além daqueles que constam no editorial, porque consideramos ser tempo perdido. Há quem se tenha especializado em encontrar desculpas para tudo. A ADASCA com outras associações no decorrer das famigeradas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue, alertou para a eventualidade de se perder dadores regulares por causa das medidas que vinham sendo implementadas. O tempo acabou por nos dar razão. O que foi feito para inverter a situação? NADA. Lamentavelmente vamos perder mais dadores...

Posto isto, os leitores vão encontrar nesta edição bons artigos da área da saúde, e não só, a cujos autores muito agradecemos a sua especial colaboração, como ainda à nossa distinta Amiga Dra. Lúcia Borges pelo seu empenho neste Projecto editorial. Bem- Haja!

Se desejarem, enviem a vossa poesia, artigos de opinião como também comentários dentro dos mais elementares princípios de educação e civismo, nós tratamos do que consideramos necessários.

O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1464

Boa leitura!
Joaquim Carlos
(Director do Boletim InfoADASCA)

Marinha Grande | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA VISITÁVEL NO VERÃO

 A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em São Pedro de Moel, está aberta ao público de 1 de julho a 31 de agosto.

A Casa-Museu, também conhecida como “Casa-Nau", pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), tendo sido o seu local de criação de eleição. É constituída por um edifício residencial principal situado junto ao mar, onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e no rés-do-chão, parte das instalações da Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira. Integra ainda a capela e o edifício anexo, situado a Norte, onde funcionam os dormitórios da Colónia Balnear.
Afonso Lopes Vieira, ilustre poeta português, é um dos primeiros representantes do Neogarretismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa. O seu nome está ligado a obras de poesia, prosa, literatura infantil, ensaio, restituições e adaptações, tendo ainda realizado algumas incursões pelo cinema e fotografia.
Por esta casa passaram personalidades ilustres da época, chegando mesmo a refugiarem-se nela para as suas criações pessoais – o poeta chegou mesmo a comparar a serenidade própria do lugar a um sanatório de almas, através de uma cura de “contemploterapia”.
Foi doada pelo poeta para instalação de uma colónia balnear infantil para os filhos dos operários vidreiros e trabalhadores das Matas Nacionais, e pela sua esposa, D. Helena de Aboim Lopes Vieira, com a condição de que a varanda e escritório do primeiro andar frente ao mar se conservassem como estavam à época, no que respeita a adorno e recheio.
Integra ainda um circuito museológico de interpretação de bens culturais aplicados nos vários edifícios (azulejaria e cantaria), relacionando-os com a vida e obra do escritor.

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira pode ser visitada de 1 de julho a 31 de agosto, de terça a domingo (incluindo feriados), das 15h00 às 21h00.

As visitas estão sujeitas às normas impostas pela Difração-Geral de Saúde

Entra em vigor o Certificado Digital Covid

 Os cidadãos europeus terão agora a oportunidade de viajar mais rapidamente provando que estão seguros para atravessar fronteiras. O Certificado Digital Covid entra em vigor em todos os estados membros da UE nesta quinta-feira. O certificado pode ser utilizado em versão electrónica ou em papel. Este tipo de documento foi proposto pela primeira vez pelo primeiro-ministro da Grécia, em Março.

O certificado digital europeu, que foi uma sugestão do primeiro-ministro grego, é algo que todos os ministros europeus estavam a tentar fazer avançar na última reunião no Luxemburgo. Compreendemos que é uma necessidade e uma grande conquista chegar a acordo sobre este objetivo comum, que ajudará cada cidadão europeu a mover-se de país para país da melhor maneira possível.

VASILIS KIKILIAS - Ministro da Saúde da Grécia

Um Certificado Digital COVID da UE é a prova, através de códigos QR, de que uma pessoa: ou foi vacinada contra a COVID-19. Recebeu um resultado negativo ou teste; recuperou do vírus. Os detentores deste certificado estarão, em princípio, isentos de restrições à livre circulação, a menos que sejam implementadas por razões de segurança.

Funciona como uma via rápida nas fronteiras, onde se pode atravessar mais facilmente, e isto é muito significativo para o restabelecimento das viagens e o normal funcionamento do turismo, que é extremamente importante para nós.

KYRIAKOS PIERRAKAKIS - Primeiro-ministro da Grécia

O ministro para a Governação Digital da Grécia disse à Euronews que este tipo de certificado poderia ser implementado noutros sectores dentro da União Europeia.

É provavelmente um dos maiores projectos de interoperabilidade em toda a UE e isto revelar-se-á muito significativo quando avançarmos com a nossa política digital global. Por exemplo, precisamos de interoperabilidade nos nossos sistemas de pensões, nos nossos sistemas de saúde e quando se viaja de um Estado membro para outro. Temos provado muito rapidamente que conseguimos estabelecer a interoperabilidade nos nossos sistemas nacionais. Fizemo-lo neste estudo de caso da COVID-19 com o Certificado Digital Covid - é preciso fazê-lo em todos os sectores.

KYRIAKOS PIERRAKAKIS - Ministro para a Governação Digital da Grécia

Mas as maiores companhias aéreas e aeroportos da Europa expressaram preocupação em relação às longas filas de espera nos próximos dias, porque vão ser necessários controlos extra nas viagens dos cidadãos europeus.

Condições climatéricas extremas na Europa


A Europa enfrenta condições climatéricas extremas Tempestades violentas, com ventos fortes, chuva intensa e granizo causaram estragos em várias regiões da Suíça. O país foi novamente atingido pelo mau tempo.


Na Alemanha também caíram chuvas torrenciais. Vários túneis de metro e de comboios suburbanos ficaram inundados na terça-feira em Estugarda, paralisando parte do tráfego.

Também houve inundações no metro de Moscovo. A chuva, acompanhada por ventos fortes provocou a queda de árvores. Num só dia, caiu quase 70 por cento da precipitação média mensal na capital russa.
Cenário bem diferente na Hungria que enfrenta um alerta devido ao calor. As temperaturas podem atingir 38 graus e as autoridades aconselham as pessoas a permanecerem em casa durante as horas mais quentes.

Euronews

Coimbra – Detido em flagrante por furto de veículo


O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, ontem, dia 30 de junho, deteve em flagrante um homem de 45 anos por furto de veículo, no concelho de Coimbra.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda avistaram o indivíduo a tentar forçar a entrada num veículo. No decorrer das diligências policiais, foi possível apurar que o suspeito é referenciado por crimes de furto em veículo, furto de matrículas e furto de combustíveis nas localidades de Cantanhede e Coimbra.

O detido, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Coimbra, ficou sujeito à medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da sua área de residência.

Viseu oferece “jardins” a quem dormir no concelho nos próximos dias

Iniciativa decorre durante o festival Jardins Efémeros, entre 3 e 12 de julho.

Todos os turistas que durmam em Viseu, entre os dias 3 e 12 de julho, vão ter à sua espera no quarto uma planta, que podem levar para casa. A oferta prende-se com a realização do festival Jardins Efémeros, que se realiza durante aquelas datas na cidade de Viriato.

A planta escolhida foi uma tradicional “suculenta” e está inserida numa maquete de papel, que contém um poema, em português e inglês, alusivo a Viseu e aos seus jardins. Recorde-se que Viseu adotou o mote de Cidade-Jardim durante o ano de 2021.

A iniciativa junta a organização dos Jardins Efémeros, o Teatro Viriato, a ARPTCP - Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, explica os contornos desta iniciativa. “A ideia foi apresentada pela organização dos Jardins Efémeros e desde a primeira hora que a AHRESP e a ARPTCP aderiram, com grande entusiasmo. A ARPTCP adquiriu os 3.000 exemplares da planta, que vão estar à espera dos visitantes em todos os quartos de alojamento do concelho de Viseu, durante os 10 dias do festival. Como Viseu é este ano a Cidade-Jardim, esta oportunidade surge na altura certa”, diz.

“A aceitação por parte dos empresários de alojamento turístico foi imediata, pelo que esta ação reúne todas as condições para ser um grande sucesso”, acrescenta Jorge Loureiro.

Pedro Machado, presidente da ARPTCP, destaca o carácter inovador da iniciativa. “Vivemos uma fase da atividade turística em que, por força da pandemia ainda em curso, todas as ações que promovam o destino são bem-vindas. Por vezes, as ideias mais simples são aquelas que perduram na memória e estou certo de que esse será o caso da oferta desta planta”, considera Pedro Machado.

A nona edição dos Jardins Efémeros, evento multidisciplinar que se realiza entre 3 e 11 de julho, em Viseu, tem como mote "A Palavra e as Linguagens". A edição deste ano do festival contempla oito categorias: Artes Visuais, Arquitetura, Som, Cinema, Pólis, Oficinas, Mercados e Teatro & Dança. Mais informações em https://jardinsefemeros.pt.

Mais cinco mortes e 2449 casos de Covid-19 em Portugal

Nas últimas 24 horas recuperaram 1234 pessoas.

Estão confirmadas 17.101 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais cinco do que no último boletim epidemiológico. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 882.006, mais 2449 nas últimas 24 horas.

Há, neste momento, 34.681 casos ativos. 54,6% (1339) dos casos registados esta quinta-feira pertencem a Lisboa e Vale do Tejo (LVT). O Norte registou um aumento do número de novos casos tendo sido notificados 566 nas últimas 24 horas, o que representa 23,1% do total nacional.

Desde o dia 13 de fevereiro, quando se registaram 2856 contágios, que o número de novos casos diários não era tão elevado. Das cinco mortes registadas, quatro aconteceram em LVT e uma no Norte.

Até ao momento, 830.224 pessoas conseguiram recuperar, das quais 1234 nas últimas 24 horas.

Há ainda 53.260 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Há agora 509 pessoas internadas (mais cinco do que nas últimas 24 horas), 113 das quais em cuidados intensivos (menos sete do que no último registo).

De acordo com os últimos dados da DGS, atualizados na quarta-feira, o índice de transmissibilidade situa-se em 1,14 a nível nacional. A taxa de incidência nacional está em 172,8 casos por 100 mil habitantes.

Carolina Quaresma / TSF