sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Silves | APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE PÊRA

 A Câmara Municipal de Silves promove uma sessão pública de apresentação sobre a proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Pêra, no dia 26 de janeiro, pelas 21 horas, no Pavilhão Desportivo de Pêra, com o objetivo de informar a população e proprietários sobre os mecanismos de financiamento disponíveis para a reabilitação dos imóveis localizados na ARU.

A delimitação da ARU irá definir um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros para a realização de operações urbanísticas de reabilitação urbana na sua área de intervenção. Nesta sessão de apresentação ficará a conhecer os incentivos e os programas de apoio financeiro ao qual podem aceder os proprietários ou os inquilinos, bem como associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos, localizados na ARU de Pêra. Promove-se, assim, a reabilitação do aglomerado, bem como a sua regeneração e revitalização.

Até ao momento o Município de Silves já promoveu a delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana de Silves, Alcantarilha, São Bartolomeu de Messines, Algoz e São Marcos da Serra, com resultados concretos na reabilitação desses territórios.  

Venha conhecer os benefícios e incentivos à reabilitação urbana de Pêra.

Marinha Grande, | GALARDÃO ECO-ESCOLAS HASTEADO NA ESCOLA JOÃO BEARE

A Escola Básica e o Jardim de Infância João Beare, na Marinha Grande, hastearam a Bandeira Verde (Galardão Eco-Escolas), no passado dia 18 de janeiro, pelo trabalho realizado no ano letivo 2020/2021 em beneficio do ambiente e da sustentabilidade.
O momento foi assinalado simbolicamente por alunos representantes de várias turmas e por algumas docentes, tendo contado com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; da presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Susana Fonseca; da presidente da Junta de Freguesia, Cristina Sousa; da representante da Escola Segura da Polícia de Segurança Pública, Ana Pimentel; da presidente da Associação e Pais, Ana Assis; e da bióloga  da Câmara Municipal, Sónia Guerra.
A vereadora Ana Alves Monteiro congratula-se com este este reconhecimento e com a mobilização crescente da comunidade escolar para as problemáticas ambientais, o que se reflete na relevância que o tema tem atualmente para a sociedade em geral.
São vários os projetos ambientais que o JI e EB João Beare têm desenvolvido e, este ano, aproveitando o facto de se assinalar o Ano Internacional do Vidro instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), serão realizadas atividades focadas na temática do vidro.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido pela “Foundation for Environmental Education” e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).

Desenvolvido em Portugal desde 1996, o programa Eco-Escolas tem como objetivo potenciar a realização de ações de educação e sensibilização ambiental nas escolas, e na comunidade, envolvendo todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e ainda a comunidade envolvente, nomeadamente o município. Paralelamente, pretende-se premiar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino na área da proteção do meio ambiente e sustentabilidade.

Às escolas inscritas no programa Eco-escolas, a ABAE fornece um conjunto de metodologias, formações, materiais pedagógicos, e de apoio para os diversos trabalhos passíveis de desenvolver pela escola nas diversas temáticas ambientais.

Jornadas da juventude na Diocese Portalegre - Castelo Branco



Figueiró dos Vinhos - Aprovada nova Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) em Alge


No âmbito da constituição de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), Figueiró dos Vinhos, que já era um dos concelhos contemplados com a criação e financiamento da AIGP em Aguda com uma área 952ha, tem agora uma nova AIGP aprovada em Alge, na Freguesia de Campelo.

Financiadas pelo Fundo Ambiental, as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal, gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da encomia rural.
Nestas áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada, da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.

A AIGP de Alge tem uma área aprovada de 939,45ha e um financiamento global de 37.273,40 euros.

Mais informação no site da Direção Geral do Território em https://www.dgterritorio.gov.pt/paisagem/ptp/aigp

Apresentada candidatura a Itinerário Cultural Europeu da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

 

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa apresentou, na passada quarta-feira, dia 19, na Feira Internacional de Turismo FITUR, em Madrid, Espanha, a sua candidatura como Itinerário Cultural Europeu, que lhe permitirá posicionar-se como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.



A apresentação teve lugar no stand da Andaluzia e nele participaram a presidente da "Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa", María Luisa Ceballos; Júlio Grande Ibarra, coordenador do Comité Científico da Rede; María Agúndez, Subdiretor Adjunta da Secretaria-Geral para a Gestão e Coordenação dos Bens Culturais do Ministério da Cultura e do Desporto do Governo de Espanha; Sérgio Ortega, chefe do serviço de Proteção do Património e Programas Europeus da Subdireção Geral de Gestão e Coordenação de Bens Culturais do Ministério da Cultura do Governo de Espanha; Stefano Dominioni, Secretário Executivo do Acordo Parcial Alargado sobre Rotas Culturais do Conselho da Europa e Diretor do Instituto Europeu de Rotas Culturais; e Eladio Fernández-Galiano, assessor especial do Programa de Itinerários Culturais, do Conselho da Europa.

 

Estiveram também presentes Encarnación Giráldez, gestora da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa; Juan Pérez Guerrero, presidente do munícípio de Lucena, Espanha; Rosaroi Andújar, presidente do munícípio de Osuna, Espanha; David Javier García Ostos, presidente da Câmara de Écija (Sevilha, Espanha); Juan Manuel Ávila, presidente do munícípio de Carmona (Espanha); Mª Teresa Alonso Montejo, Vereadora do Turismo de Lucena (Espanha); Mariola Orellana, vereadora de Orihuela (Espanha); Fernando Priego, presidente presidente do munícípio de Cabra (Espanha); Ana Carrillo, vereadora do Puente Genil (Espanha); Francisco Casas, vereador da Cabra (Espanha); Jezabel Ramírez Soriano, vereador do Turismo Priego de Córdoba (Espanha); Francisco Morales González, Vice-Presidente da Câmara e Vereador do Turismo de Lorca (Espanha); Jesús Heredia, Vereador do Turismo de Osuna; Sérgio Gómez, vereador de Écija (Espanha); e, por Portugal, representando a Comissão da Semana Santa de Braga, o Dr. Marco Sousa.

 

A candidatura como Itinerário Cultural Europeu da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa pretende ser representativa de todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa de diferentes confissões religiosas que são celebradas na Europa, católica e também ortodoxa. Neste sentido, a Rede quer ascender como modelo de conservação e estudo para o património social, cultural e religioso que compõem estas tradições.

 

Lançadas pelo Conselho da Europa em 1987, as Rotas Culturais Europeias são um convite para viajar e descobrir o património rico e diversificado da Europa, unindo pessoas e lugares em redes partilhadas de história e património. Põem em prática os valores do Conselho da Europa: direitos humanos, diversidade cultural, diálogo intercultural e intercâmbios mútuos além-fronteiras.

 

Mais de 30 Itinerários Culturais do Conselho da Europa oferecem uma riqueza de lazer e atividades educativas para todos os cidadãos, sendo recursos fundamentais para um turismo responsável e desenvolvimento sustentável. Abrangem um vasto leque de temas, desde arquitetura, paisagem, influências religiosas, gastronomia, património imaterial, principais figuras da arte europeia, música e literatura.

 

A certificação como Itinerário Cultural do Conselho da Europa é uma garantia de excelência. As redes implementam atividades e projetos inovadores que pertencem a cinco domínios de ação prioritários: cooperação em investigação e desenvolvimento; melhorar a memória, a história e o património europeus; intercâmbios culturais e educativos para jovens europeus; prática cultural e artística contemporânea; turismo cultural e desenvolvimento cultural sustentável. Através do seu programa, o Conselho da Europa oferece um modelo de gestão cultural e turística transnacional e permite sinergias entre as autoridades nacionais, regionais e locais e um vasto leque de associações e intervenientes socioeconómicos.

 

Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.

 

Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

Proença-a-Nova | Bordados de Maria de Fátima Catarino em exposição no Posto de Turismo

Os bordados de Maria de Fátima Catarino podem ser apreciados no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, a funcionar provisoriamente na interseção da Rua de Santa Cruz com a Rua do Rossio, no centro da vila. Apresentando uma variedade de técnicas e de peças, destacam-se em todas elas a delicadeza dos pontos que dão origem a produtos únicos, herdeiros do saber do território. Toalhas de linho, naperons com diversas medidas, panos de cozinha bordados ou pintados, porta sabonetes em croché, tabuleiros ou guarda-joias com bainhas abertas são algumas das peças disponibilizadas neste espaço e que, em simultâneo, podem ser encontradas na loja online da marca Proença-a-Nova Origem uma vez que a artesã é um dos produtores desta marca que valoriza o saber fazer tradicional. Destaque ainda para os artigos que fazem referência a Proença-a-Nova ou que utilizam alguns dos seus produtos endógenos, como os sacos de cheiro.

Adicionalmente, há dois outros tipos de bordados em destaque: por um lado, o bordado de Castelo Branco, sendo Maria de Fátima Catarino uma das bordadeiras certificadas para a sua execução; e, por outro, os trabalhos em arraiolos, com uma área que apresenta as diversas fases da evolução da obra, desde a forma como se preparam as linhas até ao produto final.

Todos estes trabalhos de artesanato podem ser apreciados durante o mês de janeiro, havendo a possibilidade de serem adquiridos no próprio local, bem como qualquer outro produto da marca Proença-a-Nova Origem, considerando que o Posto de Turismo é um dos locais onde os mesmos podem ser adquiridos. Recorde-se que este espaço abriu em meados de dezembro, destacando os quatro cabazes da marca preparados especialmente para a época natalícia, tendo apresentado na altura, dentro do espírito da época, a exposição de figuras de pai Natal “Ho Ho Ho”. Para fevereiro está agendada a mostra “Artesão de Arame”, com trabalhos de Jorge Marques.

Proença-a-Nova | Município disponibiliza transporte para os eleitores no dia 30 de janeiro

O Município de Proença-a-Nova disponibiliza transporte para os eleitores das localidades mais distantes das mesas de voto, de forma a permitir que todos possam exercer o seu direito a votar no dia 30 de janeiro, principalmente a quem não dispõe de forma própria para se deslocar. À semelhança do que tem sido feito nos restantes atos eleitorais, não é necessária inscrição prévia para usufruir do transporte. Os interessados têm simplesmente de estar presentes à hora marcada na paragem de autocarro em cada localidade, de acordo com as indicações do documento que pode ser consultado aqui.

As 13 mesas de voto do concelho de Proença-a-Nova estão disponíveis em Proença-a-Nova (Paços do Concelho), Peral (Salão Paroquial), Moitas (Centro Social), Vale de Água (edifício da antiga escola primária), em Sobreira Formosa (pavilhão desportivo do antigo Instituto de S. Tiago), em Alvito da Beira (na antiga sede da Junta de Freguesia), em Atalaias (na sede da associação local), Montes da Senhora (sede da Junta de Freguesia), São Pedro do Esteval (Polo da Biblioteca Municipal). Para confirmar o local de voto, o Governo disponibiliza o portal https://www.recenseamento.mai.gov.pt que solicita o número do documento de identificação e a data de nascimento.

É também em Proença-a-Nova, nos Paços do Concelho, que está disponível a mesa para voto antecipado em mobilidade no dia 23 de janeiro para os cidadãos que optaram por esta modalidade, cumprindo-se os prazos definidos e que podem ser consultados aqui. De acordo com o anúncio da Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, os eleitores em confinamento obrigatório vão poder sair de casa no dia 30 de janeiro para votar, com a sugestão que esse momento seja no final do dia, entre as seis e as sete horas da tarde, de forma a que quem esteja nas mesas de voto possa reforçar as medidas de segurança.

Vouzela | "Os arquivos da memória rural e de montanha do projeto Binaural Nodar."


A Universidade de Coimbra em colaboração com a VOUZELAR - Associação de Promoção de Vouzela vão realizar um seminário online no âmbito do projeto F4F - Forest For Future com o tema:

Os arquivos da memória rural e de montanha do projeto Binaural Nodar.

A iniciativa conta com o orador Luís Costa. Documentarista, criador e educador sonoro trabalha no contexto geográfico da região de Viseu Dão Lafões e é o coordenador da Binaural/Nodar. O seminário será online com início às 18:00 e duração estimada de 1 hora, realizado através da plataforma zoom

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, podendo ser realizada através do link https://f4f.serq.pt/pt/event/os-arquivos-da-memoria-rural-e-de-montanha-do-projeto-binaural-nodar preferencialmente até ao dia 26 de Fevereiro de 2022.

Aos inscritos será enviado link e código de acesso para a sessão.

Miguel Manso (monitor CCVF)
Centro Ciência Viva da Floresta
Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
PORTUGAL

Tel. (+351) 274 670 220
vCard

Arouca promove debate sobre saúde mental na comunidade


A temática da saúde mental vai estar em destaque, durante a próxima semana, dias 28 e 29 de janeiro, no auditório da Loja Interativa de Turismo, a propósito do evento “A Saúde Mental e a Importância da Comunidade”. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Arouca.

Aberto à comunidade, o evento divide-se em duas partes, sob o mote “não dê um ponto final à sua vida; escolha continuar”. O encontro arranca a 28 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, abrindo o debate sobre a saúde mental na região, com o seminário “Todos Podemos Precisar de Ajuda”, dinamizado pelo médico psiquiatra e presidente da ARIS da Planície – Associação para a Promoção da Saúde Mental, Paulo R. Barbosa.

Com o evidenciar da temática dos problemas inerentes à saúde mental, em especial no contexto pandémico que se impõe nos últimos anos face à Covid-19, como um dos grandes desafios para a atualidade, o município procura, assim, alargar o debate à comunidade local. Partindo da ideia de que todos podem necessitar de ajuda, procura-se um caminho para que cada indivíduo esteja alerta a quem o rodeia e, deste modo, possa atuar como instrumento de minimização de potenciais problemas do foro psicológico e psiquiátrico.

No dia seguinte, 29, às 21h30, o evento prossegue na Loja Interativa de Turismo com o espetáculo “Desassossego”, produzido pelo Coro de Atores. A peça de teatro com música é resultado de um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental, levando ao palco “histórias das pessoas, da doença e das pessoas para lá da doença”. Durante o processo, doentes, cuidadores e restante comunidade foram chamados a participar e influenciar a sua criação e montagem, e onde a encenação, o trabalho de ator, e a visão estética do doente se cruzam na conceção do objeto artístico final.

Este espetáculo conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental.

Veleiro intercetado com mais de uma tonelada de cocaína no mar da Madeira

Condições adversas obrigaram a Marinha a resgatar os três tripulantes da embarcação.

A  Polícia Judiciária (PJ), a Marinha e a Força Aérea intercetaram, a sul da Ilha da Madeira, um veleiro com mais de uma tonelada de cocaína a bordo, foi na quinta-feira, anunciado.

Em comunicado, a direção nacional da PJ indicou que viajavam na embarcação, chamada TAEPING UURAS, dois homens e uma mulher, estrangeiros, "sobre os quais recaem fortes suspeitas da prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes".

No interior foram ainda encontradas "mais de 50 embalagens de cocaína com um peso total estimado superior a uma tonelada", complementa a informação da PJ.

Este foi o resultado de uma operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima desencadeada nos últimos dias pela PJ, Marinha e Força Aérea.

Esta operação decorreu em pleno Oceano Atlântico, a sul da Ilha da Madeira, sendo que as condições meteorológicas extremamente adversas que se faziam sentir obrigaram o navio da Marinha a resgatar os três tripulantes e parte do produto estupefaciente", lê-se no comunicado.

A PJ acrescentou que o veleiro acabou "por se afundar".

Direção da Investigação está a cargo do Departamento Central de investigação e Ação Penal, prosseguindo as diligências de investigação a cargo da Diretoria do Sul Polícia Judiciária.

Lusa

BIBLIOTECA DA COVILHÃ PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE TEMÁTICAS SOCIAIS


Integrada no ciclo de conferências denominado “Nações Unidas em Debate” e no projeto “Be Connected” realiza-se, no próximo dia 25 de janeiro, a videoconferência sobre “O que estamos a fazer para combater a pobreza e a fome?”

Trata-se de um tema atual, que exige uma grande reflexão no contexto político e social em que nos encontramos, e que contará com a participação dos seguintes convidados:

. Ana Neves (associação de desenvolvimento "Trajetos E8G";
. Arminda do Paço, chefe de loja do Banco Alimentar, responsável pelo Continente da Covilhã;
. Carlos Pimentel, projeto "Os invisíveis";
. Nuno Marques, "projeto "Os invisíveis";
. Paulo Pinheiro, presidente do Banco Alimentar da Cova da Beira;
. Cristina Maximino, responsável pela ação social na Câmara da Covilhã.

A videoconferência terá início pelas 17h00 e será transmitida online através da página do Facebook e do canal Youtube da Biblioteca Municipal da Covilhã.

RUA FRANCISCO PABLOS EM SILVES COM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 24 DE JANEIRO ENTRE AS 14H00 E AS 17H00


O Município de Silves informa que, a Rua Francisco Pablos, em Silves, sofrerá um corte de trânsito no dia 24 de janeiro entre as 14h00 e as 17h00, devido à necessidade de intervenção para descarga de material em obra particular.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

João Rendeiro volta a tribunal dia 27 de janeiro. Selo dos documentos do pedido de extradição estava partido

O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro regressou hoje ao tribunal de Verulam para o início do julgamento do processo de extradição para Portugal, após alguns dias marcados por problemas de saúde. O processo é retomado a 27 de janeiro.

A audição de hoje do caso de extradição do ex-banqueiro João Rendeiro no tribunal de Verulam, em Durban, África do Sul, começou já depois da hora prevista, já que procuradores e defesa estiveram em conversações.

A hora de referência era 09:00 (07:00 em Portugal) e apesar de o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) já estar nas instalações judiciárias, aguardava-se, pelas 10:45 (08:45 em Portugal), o início da diligência, que começou já perto da 9:00.

Tal como esperado, foi marcada nova data para o arranque do processo, uma vez que a defesa vai pedir tempo para consultar toda a informação. Assim, Rendeiro regressa a tribunal a 27 de janeiro, permanecendo até essa data em prisão preventiva.

O procurador Naveen Sewparsat entregou ao tribunal uma caixa de cartão contendo o processo de extradição enviado por Portugal, contendo dois conjuntos de documentos, um em português, outro em inglês.

A fita vermelha e verde que selava o conjunto de documentos em português estava partida, enquanto os documentos traduzidos estavam devidamente selados.

Naveen Sewparsat referiu que a procuradoria vai apresentar um pedido para que os documentos de extradição sejam enviados através de canais diplomáticos para as autoridades portuguesas, por forma a que estas os verifiquem e voltem a selar.

Por seu lado, a advogada de defesa, Kellie Hennessy, disse que a defesa só conseguiu ter acesso aos documentos hoje de manhã e que precisava de mais tempo para os estudar.

A porta-voz da National Prosecuting Authority (NPA, ministério público sul-africano), Natasha Ramkisson, disse à saída do tribunal que a equipa de procuradores sul-africanos está a trabalhar em conjunto com procuradores em Portugal.

Também à saída, Kellie Hennessy recusou-se a responder a questões sobre a saúde e condições de detenção de Rendeiro.

O ex-banqueiro entrou na sala de audiências a tossir e, questionado pelos jornalistas, disse estar "um bocadinho melhor", numa alusão a problemas de saúde enquanto detido.

À saída, levado por polícias, repetiu a mesma declaração.

O magistrado Johan Van Rooyen autorizou os jornalistas a estarem presentes e as televisões portuguesas a transmitirem as sessões que se seguirão, mas proibiu qualquer perturbação durante os trabalhos, como disse ter acontecido hoje quando interpelaram João Rendeiro. A repetir-se, a autorização será revogada, sublinhou.

A audição de João Rendeiro mudou-se hoje para uma outra sala do tribunal de Verulam, de onde logo de manhã foram retirados todos os outros casos que estavam marcados para hoje, segundo explicou fonte do tribunal.

João Rendeiro chegou hoje num carro celular sozinho, em vez do veículo com outros reclusos em que circulou em ocasiões anteriores, e com um aparente reforço de guardas armados, embora fontes do tribunal digam que se trata das mesmas medidas de outros casos.

Detido em 11 de dezembro na cidade de Durban, após quase três meses fugido à justiça portuguesa, João Rendeiro foi presente ao juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, que lhe decretou no dia 17 de dezembro a medida de coação mais gravosa, colocando-o em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Westville.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, apenas uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

João Rendeiro foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.

O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.

Madremedia

ARS Centro lança aviso importante: Projeta-se do frio!

Perante a diminuição acentuada das temperaturas extremas (em especial, a mínima), prevista para os próximos dias, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, através da coordenação regional do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2021-2022, vem alertar a população para as medidas a empreender, tendo em vista salvaguardar a sua saúde:

  • Mantenha o conforto térmico das habitações, assegurando o seu aquecimento e sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários (abertura intermitente de janelas e portas em horas do dia mais favoráveis).
  • Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão: além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações, potencialmente mortais, pelo monóxido de carbono.
  • Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e cubra as extremidades (cabeça e mãos), em especial se tiver de deslocar no exterior. Mantenha os pés quentes e confortáveis, utilizando meias e calçado apropriado.
  • Tome banho com água não muito quente e garanta que a temperatura do quarto de banho é confortável. Vá reduzindo, progressivamente, a temperatura da água do banho.
  • Depois do banho, enxugue-se rápida e vigorosamente com uma toalha seca e vista-se de seguida.
  • Reforce a sua alimentação e ingira bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás ou leite. Evite as bebidas alcoólicas.
  • Mantenha a atividade física (por exemplo, movimentos de braços, para se manter mais quente) mas evite o exercício físico intenso ou extenuante.
  • Cumpra a medicação crónica que lhe foi prescrita. Garanta uma reserva de medicamentos para vários dias: assim evitará sair à rua nos dias mais frios. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico.
  • Contacte, com regularidade, os seus familiares ou amigos que vivem isolados, em especial se idosos ou acamados. Faça-o, de preferência, telefonicamente. Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos ou outros bens essenciais.
  • Atenção às quedas: utilize calçado antiderrapante e evite saídas em períodos de chuva ou geada.
  • Caso desenvolva sinais ou sintomas de infeção (febre/arrepios de frio, dores musculares, tosse, falta de ar de início súbito ou agravada…) mantenha-se isolado em casa e contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e orientação.
Para mais informações, recomenda-se que aceda com regularidade ao sítio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera/IPMA (previsões e avisos meteorológicos) e, no respeitante às orientações em saúde, ao sítio da Direção-geral da Saúde.

Estudo avalia o impacto dos açúcares dos sumos de fruta na diabetes tipo2

 Açúcares adicionados diminuem a capacidade antioxidante na diabetes, comparativamente aos naturalmente presentes em sumos de fruta.

Coordenado por Paulo Matafomeinvestigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o estudo independente contou com o apoio de uma das principais empresas de sumos de fruta e refrigerantes no mercado nacional.

Avaliar e distinguir o impacto na diabetes tipo 2 dos açúcares naturalmente presentes em sumos de fruta e dos adicionados, foi o objetivo principal deste estudo independente que contou com o apoio da SUMOL+COMPAL, uma das principais empresas portuguesas de bebidas de sumo de fruta. Para estudar o efeito dos açucares foram investigados diversos parâmetros, como o stress oxidativo, a glicação (processo que leva à perda da função das proteínas e altera a elasticidade dos tecidos, como sejam vasos sanguíneos, pele e rim), o metabolismo da glicose e o balanço energético, processos que ocorrem naturalmente mas que, quando desregulados, estão implicados no desenvolvimento da diabetes tipo 2, um tipo de diabetes normalmente associada a uma alimentação desequilibrada e/ou falta de exercício físico.

O estudo, realizado numa população de ratos diabéticos, procurou determinar os níveis de glicémia imediatamente após a ingestão de diferentes sumos de fruta e de soluções açucaradas com quantidade e perfil semelhantes de açúcares. Uma das conclusões aponta para o facto de as soluções açucaradas causarem um maior aumento da glicémia e diminuírem a capacidade antioxidante total dos glóbulos vermelhos nesse período, quando comparado com sumos de fruta (que apenas contêm açucares naturalmente presentes).

Outra das questões avaliadas foi o impacto do consumo crónico de sumos de fruta e de um volume equivalente de soluções açucaradas no metabolismo. Ao contrário dos sumos (sem adição de açúcares), as soluções açucaradas aumentaram a glicémia, mas tiveram um impacto moderado nos marcadores de stress oxidativo e glicação, marcadores usados para avaliar a lesão dos tecidos.

Este estudo demonstrou também que o consumo sem restrições de bebidas açucaradas levou a uma desregulação do balanço energético, e a uma maior ingestão calórica em comparação com os sumos de fruta quando administrados também sem restrições. Verificou-se ainda que os animais com acesso livre a bebidas açucaradas apresentavam um aumento do peso corporal e glicémia em jejum, bem como um aumento do stress oxidativo e glicação em vários tecidos.

Sabe-se que o consumo crescente das chamadas dietas ocidentais, com quantidades elevadas de alimentos e bebidas ricas em açúcar e gordura, mas pobres em micronutrientes e fitoquímicos, está associado a um maior risco de obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2, com grande impacto na sociedade, quer do ponto de vista da saúde, quer do ponto de vista económico. A Organização Mundial de Saúde (WHO) definiu açúcares livres como aqueles que são adicionados ou estão naturalmente presentes em determinados alimentos, onde se incluem os sumos de fruta e estabeleceu o limite do seu consumo em crianças e adultos como 5-10% do consumo energético diário.

A definição de açúcares livres inclui aqueles naturalmente presentes nos alimentos, como os sumos naturais de fruta ou o mel, bem como os adicionados, não fazendo distinção entre açúcares adicionados e naturalmente presentes. Os alimentos com açúcares naturalmente presentes, têm outros compostos na sua constituição que, em muitos casos, regulam a digestão, absorção e captação celular dos açúcares; tal não se verifica no caso de matrizes simples com açúcares adicionados, como a que serviu de comparação com os sumos no presente estudo. Estes açúcares estão mais expostos a reacções que os convertem em compostos tóxicos, alguns deles associados às complicações da diabetes” acrescenta Paulo Matafome.

 

“Milionários Patriotas” querem pagar mais impostos

Os "Milionários Patriotas", o grupo que conta com mais de 100 das pessoas mais ricas do mundo, voltou a apelar aos governos para serem obrigados a pagar mais impostos e, desta forma, contribuírem para a recuperação económica global da pandemia.

Numa carta aberta ao Fórum Económico Mundial, escreveram que o "atual sistema fiscal não é justo" e lembraram que "enquanto o mundo atravessou uma carga de sofrimento nos últimos dois anos", a maioria dos membros deste grupo viu a fortuna crescer durante a pandemia.

Entre os signatários está a herdeira da Disney, Abgail Disney.

Euronews

Encontrado idoso que estava desaparecido em Monchique

A GNR de Portimão localizou um idoso de 82 anos que se encontrava desaparecido, no concelho de Monchique.

O alerta para o desaparecimento foi dado por volta das 23h00 do dia 18 de janeiro, referindo-se a "um idoso que sofria de alzheimer e que se tinha ausentado da sua residência às 13h00 desse mesmo dia". Os militares encetaram, de imediato, diligências policiais para o localizar.

Conforme indica o comunicado, "na sequência das buscas efetuadas foi possível localizar o idoso desaparecido, por volta das 11h00, no dia 19 de janeiro, numa habitação devoluta, rodeada de vegetação densa, a 2,6 quilómetros da sua residência. O homem encontrava-se consciente, mas debilitado, tendo sido assistido no local pelos Bombeiros Voluntários de Monchique, e posteriormente transportado para uma unidade hospitalar".

A ação contou com o reforço de militares e civis do Destacamento Territorial de Portimão, de um binómio cinotécnico de Busca e Salvamento do Destacamento de Intervenção de Faro, de militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Monchique e de populares.

Sete distritos sob aviso amarelo devido ao frio, no sábado serão 15

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido ao frio, subindo no sábado para 15 devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob aviso amarelo os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria, Santarém e Setúbal até às 11:00 de domingo.

O aviso amarelo devido ao tempo frio estende-se no sábado aos distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Évora, também até às 11:00 de domingo.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para o distrito de Faro entre as 12:00 de sábado e as 17:00 de domingo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, até ao final da manhã com possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas, em especial do Norte e Centro, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para formação de geada, em especial no interior, pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste e descida da máxima, em especial nas regiões do Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -3 graus Celsius na Guarda e os 8 em Aveiro e as máximas entre os 5 na Guarda e os 16 em Faro e Setúbal.

Madremedia/Lusa