segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MediaTek presenta el Helio P20 como la más reciente adición a su familia de procesadores móviles premium


por Yesica Flores 
O SoC do smartphone ultra-fino também poupar energia oferece novos recursos de multimídia para um processador 4G LTE
BARCELONA, Espanha - 22 de fevereiro de 2016 - MediaTek anunciou hoje o system-on-chip (SoC para System-on-Chip) MediaTek Helio P20, SoC poupança de ultra energia e a mais recente adição à sua família de processadores móveis high end MediaTek Helio. O P20 MediaTek Helio oferece novas experiências para os consumidores e liberdade de design para os fabricantes de aparelhos de combinar uns impressionantes características de vida da bateria, desempenho poderoso e premium para a próxima geração de smartphones.
Após o grande sucesso da MediaTek Helio P10, P20 MediaTek Helio oferece 25 por cento melhor eficiência no consumo de energia. O chipset P20 é fabricado usando tecnologia de processo de 16 nanômetros (nm) e é o primeiro SoC no mundo para suportar (memória de acesso aleatório LPDDR4X taxa de dados dupla, baixo consumo de energia, baixo consumo de energia dupla taxa de dados de acesso aleatório memória). Na melhor desempenho, funcionalidade aprimorada SoC tem CPU e arquitetura de GPU relógio Octa-Core verdadeira velocidade de até 2.3GHz, aproveitando ARM Cortex A53 núcleos. A nova unidade gráfica Mali T880 tem uma velocidade de clock de 900MHz, perfeito para aplicações exigentes e jogos de vídeo, e é atualmente os maiores ofertas ARM nível de GPU.
"Projetado para MediaTek MediaTek Helio P20 para atender as demandas atuais de consumidores à procura de dispositivos móveis elegantes e poderosas, mas também altamente eficiente em termos de tempo de consumo de energia", disse Jeffrey Ju, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Operações na MediaTek . "Para os consumidores é muito importantes características de vida da bateria e multimídia de seus smartphones. MediaTek tem respondido a este desafio com uma solução líder. "
MediaTek Helio P20 tem várias vantagens em conectividade. É equipado com a mais recente modem WorldMode tecnologia que suporta transportadora LTE Cat.6 agregação e 2x20 a taxas de 300 / 50Mbps de dados. O SoC suporta geral Dual Standby-Sim duplo para fácil conexão sempre que o usuário é. Para as regiões onde o GSM não está disponível, o SoC vai standby simultaneamente em rede WCDMA. Além disso, MediaTek Helio P20 suporta transmissão multimídia e serviço de LTE multicast, que permite que dispositivos móveis para receber vídeo HD em redes LTE.
Para poder de processamento melhorado e um desempenho ideal da bateria, MediaTek Helio P20 integra memória LPDDR4X que fornece 70 por cento mais banda do que LPDDR3 e 50 por cento de poupança de energia, reduzindo a tensão de alimentação 0.6V , o que resulta em uma experiência de usuário mais rápida e eficaz sobre as aplicações de câmera, vídeo e jogos.
Outro aspecto da P20 é o processador de sinal de imagem exclusivo (ISP para Imagem Signal Processor) imagiQ MediaTek, que utiliza o mesmo design MediaTek Helio X20, para melhorar tanto a usabilidade da câmera e a qualidade da imagem e vídeo. MediaTek imagiQ abrange as mais recentes tecnologias de ISP para satisfazer os fotógrafos smartphones mais exigentes com recursos, incluindo:
• sensores Duplo ISP Avançados e suporte Mono no Bayer 12 bits, ou aumenta para Recolher Qualidade Imagem de ruído e capturar de forma eficaz ou três vezes a luz Mais fazer isso ou sensores Bayer Bayer convencionais + 
• Detecção de fase dupla AF alcançado uma a quatro vezes mais rápido do que os sistemas tradicionais AF autofocus 
• HW Updates máquinas 3A para mais fotos naturais, sensíveis e detalhadas 
• tecnologias temporários poderosos e multi-escala de redução de ruído representação mais precisa de vídeos e fotos com menos ruído, mesmo com pouca luz

Yesica Flores  | 22 de fevereiro de 2016 em 13:06 | Tags: P20 Helio | Categorias: Produtos | URL: http://wp.me/p5cUp9-UP    

Hospitais penalizados se não reduzirem tempos de espera


Saúde quer reduzir em 25% espera nas consultas e cirurgias. Falhas nas urgências também afetarão pagamentos
Os hospitais que não cumprirem os tempos de espera para consultas, cirurgias e urgências vão ser penalizados no financiamento, havendo também prémios para aqueles que tiverem melhores resultados. Os contratos-programa de 2016 para os hospitais - que definem regras e metas para o pagamento das unidades - vão incluir pela primeira vez estes indicadores sobre o acesso dos utentes à saúde.
Segundo o plano estratégico da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), os tempos de espera vão ter de diminuir 25% até 2017, o que significa que, só na cirurgia, poderão aproximar-se da mediana de dois meses. Questionada pelo DN, a ACSS refere que serão introduzidas várias iniciativas. Vai haver ajustamento "da forma como se efetua o pagamento da atividade hospitalar - incentivando o cumprimento e penalizando o incumprimento". Neste caso, esclarece, pode haver penalizações até 1% do orçamento atribuído em cada ano mas também prémios até 5% quando as metas são cumpridas.
Por exemplo, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que inclui Santa Maria e Pulido Valente, tem um orçamento anual próximo dos 400 milhões de euros. Se falhar o compromisso, pode ser penalizado em quatro milhões, mas se cumprir ou ultrapassar as metas, pode receber até 20 milhões de euros de prémio.
Estas balizas já existiam em anos anteriores, "mas é a primeira vez que são incluídos os tempos de espera para efeitos de penalizações. Até aqui, havia penalizações para a baixa produção", exemplifica a ACSS. Os prémios têm sido atribuídos para um bolo de indicadores negociados com os hospitais, que têm incluído as cirurgias sem internamento, as dívidas a fornecedores ou o reforço do uso de genéricos.
Agora, passam a estar incluídos novos indicadores sobre os tempos de espera nas consultas, cirurgias mas também nas urgências dos hospitais. Indicadores que entram nos prémios e penalizações. "Se se concluir que há uma falha no cumprimento de várias metas haverá lugar a penalização", explica o organismo do Ministério da Saúde.
Carlos Martins, presidente do conselho de administração do CHLN, diz que, "em abstrato, estas medidas que estimulam quem cumpre e penalizam quem falha fazem sentido. Mas é preciso que estes comportamentos se verifiquem de forma sistemática. Há casos pontuais, em que é preciso tempo, como aconteceu com a saída de médicos na cirurgia plástica, que fez disparar os tempos de resposta", exemplifica. E deve ser premiado quem faz investimentos, melhora resultados e consegue travar problemas de acesso. "Na psiquiatria, por exemplo, passámos de 125 para 15 dias de espera. Devia haver incentivos para isso. Eu fi-lo, mas com recurso ao nosso orçamento."
O tempo médio de espera por primeira consulta era de 115 dias em 2014, mas de 161 dias no Algarve, acima dos 150 dias de tempo máximo por lei. Caso a redução prevista pela ACSS se cumpra, esta média poderia baixara 86 dias, além dos dois meses nas cirurgias.
Além dos pagamentos e penalizações referidos, há outras formas de conduzir à redução de 25% no tempo de atendimento. Desde logo, pretende-se "incentivar o livre acesso dos utentes às entidades que têm melhor e mais atempada resposta e fomentar a competição interna nas instituições do SNS".
A intenção é as pessoas escolherem as unidades com menor espera, para incentivar a competição. E ao que o DN apurou quem produzir mais receberá um pagamento adicional, cativado do orçamento anual, para garantir que os hospitais que produzem recebem a verba. Até aqui, os hospitais públicos acabavam frequentemente por não pagar a outros hospitais - exceto aos privados - apesar de enviarem para lá doentes por não terem capacidade.
Essa bolsa de cirurgias servirá ainda para evitar a saída de doentes para o setor convencionado, alargando a resposta do SNS. E quem tiver condições para isso poderá candidatar-se a dar resposta numa determinada especialidade, até mesmo tirando partido das horas de bloco operatório, por vezes subutilizado. É isso que, aliás, hospitais como Santa Maria têm conseguido fazer, dando apoio nas listas de espera de outros hospitais.
Em janeiro, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse no Parlamento que encontrou um saldo negativo de 260 milhões de euros. Nas metas da ACSS, a previsão é que em 2017 o resultado seja positivo. "A melhoria é um objetivo realista", "com o reforço da monitorização (designadamente um modelo de acompanhamento dos hospitais), de melhoria da eficiência (através do reforço da centralização de compras, do reprocessamento e reutilização de dispositivos médicos) ou da rentabilização da capacidade instalada."
Fonte: DN

Falso padre de Barcelos condenado a 14 anos na prisão


Detido desde 2013, no estabelecimento prisional de Paços de Ferreira, Agostinho Caridade, de 42 anos, assistiu por videoconferência à audiência onde lhe foram aplicadas duas penas únicas de cinco e nove anos de prisão, a cumprir sucessivamente.
Os dois cúmulos jurídicos abrangem sete processos, relacionados com 22 crimes de usurpação de funções, furto, burla e falsificação de documento, cometidos entre 2007 e 2013.
A juíza referiu que o arguido apresenta "uma propensão para a prática de crimes contra a propriedade" e "mostra um reduzido sentido crítico e de censura", considerando que exigências de prevenção geral e especial são "elevadas".
Na anterior audiência, Agostinho Caridade assumiu que se desviou da vida "mais ou menos digna" que levava, por culpa do vício do jogo e de outras situações que não quis relatar e que o levaram a "gastar muito dinheiro e a entrar no mundo do crime".
"Peço perdão e desculpa por esses atos tresloucados. Isto não vai voltar a acontecer, porque não tinha necessidade nenhuma disso. É uma vergonha", disse o arguido, adiantando que quando sair da cadeia pretende voltar a trabalhar como chefe de cozinha numa instituição particular de solidariedade social.
A última condenação, proferida pelo Tribunal de Aveiro, em setembro de 2015, valeu-lhe dois anos e meio de prisão efetiva, por crimes de usurpação de funções, burla e furto qualificado.
Neste processo, estava em causa o roubo de peças religiosas na Igreja Matriz de Ovar, avaliadas em cinco mil euros.
O caso ocorreu por altura da Páscoa de 2013, quando o arguido chegou à igreja de Ovar trajando um cabeção eclesiástico e apresentou-se como "padre Vítor", solicitando que lhe permitissem celebrar ali uma missa.

Segundo a acusação do Ministério Público, o arguido convenceu o sacristão a emprestar-lhe uma píxide (vaso onde se guarda as hóstias) e um cálice, conseguindo, de modo não apurado, ocultar uma outra píxide que ali se encontrava, e não devolveu os objetos.
O coletivo de juízes considerou que o arguido logrou convencer os funcionários daquela igreja e os respetivos paroquianos de que se tratava de um verdadeiro padre, pretendendo com isso, que lhe entregassem os referidos objetos.
Durante o julgamento, o arguido, conhecido por "falso padre" por ter presidido a celebrações religiosas um pouco por todo o país sem estar habilitado para o efeito, negou o furto das peças, afirmando ter participado na missa apenas como leigo.
Agostinho Caridade admitiu ainda ter pedido emprestado uma píxide e um cálice e disse que não chegou a devolver os objetos, porque teve de se deslocar à Alemanha, tendo pedido a um conhecido para os guardar.
No entanto, o seu depoimento foi integralmente contrariado pelos sacristãos e pelo pároco da igreja de Ovar, que confirmaram toda a acusação.
Além desta pena de prisão, o arguido foi condenado a pagar uma indemnização de cinco mil euros à paróquia.
 Fonte: JN

Quase 30% das empresas privadas tinham incumprimento no crédito em 2015



by Mira Online

As novas estatísticas de empréstimos concedidos pelo setor financeiro introduzidas pelo Banco de Portugal (BdP) no Boletim Estatístico de Fevereiro, revelam que quase 30% das empresas privadas estão em incumprimento no crédito.
As novas estatísticas de empréstimos concedidos pelo setor financeiro introduzidas pelo Banco de Portugal (BdP) no Boletim Estatístico de Fevereiro, hoje divulgado, revelam que quase 30% das empresas privadas estão em incumprimento no crédito.
Do total de 81,3 mil milhões de euros do ‘stock’ de financiamento concedido pela banca às empresas privadas com que se fechou o ano passado, o rácio de crédito vencido ascendeu a 16,2% (contra 15,4% no final de 2014), enquanto que a percentagem de devedores com crédito vencido situou-se nos 29,4%.
No que toca às empresas públicas, do total de 2,2 mil milhões de euros de financiamento bancário com que fecharam o exercício do ano passado, o rácio de crédito vencido era de apenas 1,2% e a percentagem de devedores com crédito vencido fixou-se nos 4,8%.
Uma das novidades das novas estatísticas disponibilizadas pelo regulador bancário passa pela desagregação das sociedades não financeiras, que passam a ter dados isolados relativamente à sua dimensão (microempresas, pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas), bem como por estatuto (públicas e privadas).
Neste campo, as microempresas destacam-se pela negativa ao apresentarem em 2015 o rácio mais alto de crédito vencido (25,1%), e 30,4% de devedores com crédito vencido. Seguem-se-lhes as pequenas empresas (14,4% e 25,8%, respetivamente), as médias empresas (12% e 23%), e as grandes empresas (3,7% e 13,4%).
No global do financiamento concedido às sociedades não financeiras, o rácio de crédito vencido corresponde a 15,8% e a percentagem de devedores com crédito vencido ascende a 29,4%.
Quanto aos particulares, que integram as famílias e as instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias (como por exemplo fundações), cujo ‘stock’ de crédito bancário ascendeu a 129,7 mil milhões de euros em 2015, em termos combinados o rácio de crédito vencido foi de 5% e a percentagem de devedores com crédito vencido foi de 14%.
As instituições sem fins lucrativos apresentavam em dezembro um rácio de crédito vencido de 1,3% e os devedores com crédito vencido ascendiam a 9,6%.
Já as famílias tinham um rácio de crédito vencido de 5,1% e a percentagem de devedores com crédito vencido era de 14%. Destes o crédito à habitação apresentou um rácio de crédito vencido de 3% e a percentagem de devedores com crédito vencido fixou-se nos 6,4%.
No crédito ao consumo e outros fins os valores de 2015 sobem consideravelmente para 14,1% e 15,4%, respetivamente.
O Banco de Portugal introduziu também as estatísticas relativas aos diferentes escalões de endividamento das famílias.
Em Dezembro último, mais de 50% dos devedores possuíam um endividamento inferior a 25 mil euros. Apenas 1% dos devedores deste setor apresentava um endividamento superior a 250 mil euros, representando, contudo, 13% do montante total do crédito.
Em termos de indicadores de incumprimento, foi nos dois escalões de menor endividamento que se registaram os rácios de crédito vencido mais elevados (15,8% e 10,6%, respetivamente), seguidos pelo escalão de maior endividamento (9,7%), no qual cerca de um em cada cinco devedores tinha crédito vencido.
Os dados do regulador indicam ainda que o endividamento médio das famílias portuguesas tem vindo a decrescer desde 2011, quando se situava nos 53,5 mil euros, até ao final do ano passado, quando atingiu os 47 mil euros, segundo os dados do Banco de Portugal.
Uma tendência de queda partilhada pelo endividamento médio das sociedades não financeiras (empresas), que passou de 466 mil euros em 2010 para 378 mil euros em 2015.
No que toca às garantias prestadas pelos beneficiários dos empréstimos, verifica-se que no final do ano passado 22% do crédito concedido às empresas não possuía nenhuma garantia associada.
Nas famílias a percentagem era de 1% no crédito à habitação e de 47% no crédito ao consumo e outros fins.

Sessão pública de apresentação do Contrato Local de Desenvolvimento Social do Concelho


A Cáritas Diocesana de Aveiro, Associação de Melhoramentos de Eixo e Santa Casa de Misericórdia de Aveiro vêm por este meio convidar V.Exa a participar na sessão pública de apresentação do Contrato Local de Desenvolvimento Social do Concelho.
A apresentação terá lugar no dia 2 de março pelas 14h30m, no Auditório do Museu de Aveiro Santa Joana.
Um momento de partilha das várias atividades e iniciativas previstas em plano de ação e reveladoras da articulação entre os diversos recursos e respostas locais.

Contando com vossa presença,
Atentamente
O Presidente da Direção
José Ferreira Alves
A Coordenadora do CLDS 3G Aveiro
Carla Fernandes

CLDS 3G Aveiro
Contrato Local de Desenvolvimento Social, 3ª Geração
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Cais da Fonte Nova
3811-904 Aveiro

234 406 445

clds3g.aveiro@caritas.pt

Hora de Fecho: Em direto/ "Direita quer ganhar lá fora o que perdeu aqui"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ORÇAMENTO 2016 
O Orçamento do Estado começa a ser discutido esta segunda-feira. À direita, PSD e CDS já anunciaram o chumbo. Pela primeira vez na história, PCP junta-se a PS e aprova Orçamento. Siga aqui em direto.
ANTÓNIO COSTA 
Entre governo e gabinetes, foram duas dezenas, até agora, as transferências do universo da autarquia lisboeta (que já foi de António Costa) para o governo (que é de António Costa).
ORÇAMENTO 2016 
Há vida para além do défice? O "virar de página" da austeridade? A culpa é de Bruxelas? Quem ganha e quem perde? Passámos o Orçamento a pente fino e algumas conclusões são (quase) surpreendentes.
ORÇAMENTO 2016 
Passos considera o diploma "irresponsável" e "incoerente", desenhado por "pirómanos" que não se cansam de regar a fogueira com gasolina. Propostas de alteração ao Orçamento fora de hipótese.
MÁRIO CENTENO 
Foram longos dias de negociação externas e internas. Nos bastidores houve conversas técnicas, muitas reuniões e muitas conversas ao telefone. Esta segunda começa a nova fase de discussão do Orçamento.
ZIKA 
A Direção-Geral de Saúde confirmou esta segunda-feira que há uma sétima pessoa infetada com o vírus zika, em Portugal. É uma cidadã que regressou do Brasil.
TAP 
O presidente executivo da companhia aérea foi chamado de urgência ao regulador do setor. A ANAC impôs um período de três meses de gestão corrente ao "chumbar" processo de privatização.
DAVID NEELEMAN 
A TAP está a reforçar presença no mercado norte-americano. Novos voos entre Lisboa e Nova Iorque e Lisboa e Boston vão arrancar entre junho e julho. Novos aviões A330 também estão a caminho.
NOVO BANCO 
"Diário Económico" diz que o Novo Banco terá prejuízos entre 600 e 700 milhões de euros em 2015, resultado direto das imparidades com créditos "herdados" do Banco Espírito Santo.
IRS 
Não se esqueça que esta segunda-feira termina o prazo para validar as faturas que quer que contem para as deduções de IRS. Mas a saga não termina aqui. Até 15 de março virá novo capítulo.
EMPRESAS 
Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Cabral, disse ao Jornal de Negócios que os dossiês com documentos pessoais vão estar disponíveis a partir de um código de acesso.
Opinião

Alexandre Homem Cristo
O sacrifício da credibilidade internacional e a escolha do risco sobre a prudência são o preço que PS se dispõe a pagar para comprar votos e legitimidade política, favorecendo quem lhe é mais próximo.

Zita Seabra
Após mais de 60 anos de comunismo, o que sobrou da Igreja Ortodoxa não perdeu os traços de submissão ao poder, herança da era soviética, consentindo e aceitando viver numa espécie de clausura monacal.

P. Vasco Pinto de Magalhães
Como é possível que, num mundo cheio de mortes por ideologias fanáticas que pretendem um mundo limpo de infiéis, sem dignidade nem lugar, estejamos nós a discutir como matar para eliminar o sofrimento

Manuel Villaverde Cabral
Todos sabemos que existe entre as elites portuguesas uma tendência soberanista que se confunde frequentemente com um apreço especial pela democracia inglesa e com a soberba que costuma acompanhá-la.

Helena Matos
Nada é mais urgente que ter a garantia de que António Costa vai continuar à frente do PS. Mesmo depois de deixar de ser primeiro-ministro? Sim, sobretudo depois de deixar de ser primeiro-ministro.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Cecília Santos sofre de Leucemia Mieloide Aguda | Necessita da nossa solidariedade

CAMPANHA DE COLHEITA DE SANGUE E REGISTO DE DADORES DE MEDULA ÓSSEA
Esta inscrição só se faz uma vez e é válida até aos 55 anos, idade a partir da qual,
de acordo com as regras internacionais dos registos,
os dadores são retirados das bases de dados.


Dia 24 de Fevereiro Colheita de Sangue e Registo para Medula Óssea das 16:00 horas às 20:00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Dêem mais sentido à vida
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, ainda que só sejam válidas nos Centros de Saúde (cuidados primários), através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133   
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano 2016 pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt, podendo ser consultado no site indicado acima.

Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro

PARTIDO COMUNISTA E BLOCO VÃO VOTAR A FAVOR DO ORÇAMENTO NA GENERALIDADE


 

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o PCP vai votar favoravelmente o Orçamento do Estado para 2016, na generalidade, mas avisa que vai marcar a sua posição contra “vários aspectos”, e “intervir com determinação” na especialidade.
Jerónimo de Sousa anunciou o acordo do PCP à proposta do Governo, mas avisa que “o partido vai lutar na especialidade por medidas que considera essenciais”.
O voto favorável comunista, revela o jornal Público, foi decidido na reunião deste domingo do Comité Central do PCP, que durou oito horas.
“O PCP votará a favor na generalidade do Orçamento do Estado”, anunciou Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa, após a reunião do Comité Central.
Este voto é inseparável da avaliação quanto ao seu enquadramento, desenvolvimento e repercussões políticas e de elementos positivos, que registamos na proposta de orçamento, e que podem dar resposta a problemas imediatos dos trabalhadores e do povo português”, acrescentou.
O secretário-geral comunista alertou, no entanto, que “o PCP vai intervir com determinação no debate na especialidade, para que o orçamento possa corresponder, o melhor possível, às necessidades, expectativas e aspirações dos trabalhadores e do povo”.
As restrições impostas aos trabalhadores e serviços da Administração Pública com impacto nos seus rendimentos, progressões, vínculos e direitos, e o não cumprimento da Lei de Finanças Locais são alguns dos aspectos que vão contar com a oposição do PCP.
Por outro lado, o aumento real do valor das pensões de reforma, o alargamento das condições de atribuição do subsídio social de desemprego, o não aumento das propinas e a redução da taxa de IMI são algumas das medidas pelas quais o PCP se vai agora bater, na discussão do orçamento.
“O que de positivo está no Orçamento do Estado não apaga as muitas limitações e insuficiências que resultam das opções do governo PS. É necessário e possível ir mais longe”, realçou Jerónimo de Sousa.
-
A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Bloco também vai viabilizar Orçamento do Estado

Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda, anunciou este domingo, em Torres Novas, que o partido vai votar favoravelmente o Orçamento do Estado para 2016 na generalidade, pois “não falha aos compromissos” que assume.
A porta-voz do Bloco diz que o OE2016 que vai ser debatido e votado na generalidade na segunda e terça-feira no parlamento “não é o orçamento do Bloco de Esquerda” mas do Governo do Partido Socialista.
Catarina Martins assegurou que, tendo resultado de um “percurso” de que o partido fez parte, este orçamento “não falha” aos seus compromissos.
“Na sua generalidade, o Orçamento do Estado vai de encontro ao que foram as negociações feitas com o Bloco de Esquerda e permite a recuperação de rendimentos pela primeira vez em cinco anos a quem trabalha ou trabalhou toda a vida em Portugal”.
“Portanto, o BE vai fazer este debate não contra ao orçamento, mas para viabilizar o orçamento”, declarou Catarina Martins.
ZAP

MARIA DE BELÉM E HENRIQUE NETO COM DIFICULDADES PARA PAGAR CAMPANHA


 
Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS
Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS
Maria de Belém e Henrique Neto estão a ter dificuldades para pagar as dívidas que contraíram nas respectivas campanhas eleitorais no âmbito da disputa pelo cargo de Presidente da República.
O Jornal de Notícias reporta que os dois candidatos estão “aflitos” para pagarem aquilo que gastaram, não tendo qualquer apoio institucional, nomeadamente partidário, nem tendo obtido votos suficientes para conseguirem o apoio do Estado.
Maria de Belém já pagou 200 mil do valor global que ascendia a 500 mil euros, apurou entretanto o Diário de Notícias.
Concorrendo como independente, a ex-presidente do PS não teve o apoio do partido e está, deste modo, a tentar pagar a campanha do seu próprio bolso ou recorrendo a donativos.
Henrique Neto, outro candidato independente, também estará a ter dificuldades para pagar os 200 mil euros gastos durante a campanha.
“Não estava à espera de ter de absorver tanta despesa sozinho”, assume ao Jornal de Notícias o empresário que teve apenas 0,84% dos votos.
Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República eleito, Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias foram os únicos candidatos a passar o limiar dos 5% que lhes permite ter acesso às subvenções estatais.
Quanto aos restantes candidatos, o PCP é que vai suportar as despesas de Edgar Silva e o calceteiro Tino de Rans conta ao Jornal de Notícias que fez “a festa” com apenas 2.500 euros gastos em “gasóleo, portagens, direitos de autor [e] aluguer da carrinha”.
Jorge Sequeira refere ao diário que foi “pagando” à medida que gastou os 5 mil euros do orçamento de campanha e Cândido Ferreira nota que “três ou quatro meses” do salário vão ser o suficiente para pagar os menos de 60 mil euros gastos.
Finalmente, Paulo Morais já terá pago metade dos 62 mil euros da campanha, tendo chegado a pedir donativos para o efeito através do seu perfil do Facebook.
ZAP

ESTUDO EM 68 DOENÇAS CONCLUI QUE A HOMEOPATIA É EFICAZ EM 0 DELAS


 


“A homeopatia é um beco-sem-saída terapêutico” declarou um cientista britânico, depois de ter feito uma análise sistemática na qual concluiu que ocontroverso tratamento não é mais eficaz do que placebos.
A conclusão foi tirada pelo professor Paul Glasziou, investigador da Universidade Bond, no Reino Unido, num estudo desenvolvido em conjunto com o Conselho de Saúde e Pesquisa Médica Nacional.
Na sua análise, o investigador analisou 176 estudos sobre homeopatia, para determinar a validade e eficácia dos respectivos tratamentos.
Num total de 57 revisões sistemáticas, feitas aos 176 estudos, e focando-se em 68 doenças diferentes, o professor Paul Glasziou não encontrou nenhuma prova de que a homeopatia fosse mais eficaz que o uso de placebos.
A homeopatia é uma medicina alternativa baseada na ideia de diluir substâncias em água.
De acordo com um overview do NHS, o sistema de saúde britânico, “os praticantes acreditam que quanto mais diluída uma substância for, maior o seu poder para tratar os sintomas” da doença.
“Muito remédios homeopáticos consistem em substâncias que foram diluídas muitas vezes em água até que não haja nada ou quase nada nela da substância original”, acrescenta o relatório.
No Reino Unido, dois hospitais do NHS fornecem tratamento homeopático.
Paul Glasziou concluiu agora também que “não há efeito discerníveis convincentesalém do placebo” e que “não há prova confiável de pesquisas em humanos de que a homeopatia tenha sido eficaz para tratamento na gama de doenças considerada”.
Num artigo no blog do British Medical Journal, o cientista diz estar “aliviado por ter acabado a árdua jornada de recolher provas” de eficácia da homeopatia.
“Comecei esta jornada com uma atitude de eu não sei, curioso para saber se estes tratamentos poderiam funcionar…”, diz.
“Mas perdi o interesse depois de ver as 57 análises sistemáticas que continham 176 estudos individuais, que não encontraram nenhum efeito convincente discernível do placebo”, conclui Glasziou.
“Posso compreender porque é que Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, estava insatisfeito com as práticas médicas do século 18, como sangrias e purgas, e porque motivo tentou encontrar uma alternativa melhor”, diz ainda o cientista.
“Mas acho que ele estaria agora muito desiludido com o fracasso colectivo da homeopatia, que em vez de seguir as suas inovadoras investigações, se encaminhou para um beco-sem-saída terapêutico”, considera o cientista.
ZAP / HypeScience

O “HOMEM-ÁRVORE” FOI OPERADO E CORREU MELHOR QUE O ESPERADO


 



Abul Bajandar, conhecido como o “homem árvore” devido às impressionantes verrugas que cresceram nas suas mãos, submeteu-se a uma operação para limpar parte delas – e não conseguiu conter as lágrimas quando lhe disseram que a operação tinha sido um sucesso.
Abul Bajandar sofre de uma doença rara, chamada “epidermodysplasia verruciformis”, que desde os 15 anos lhe cobre as mãos e pés com uma enorme camada de verrugas parecidas com as raízes de árvores – fenómeno que lhe trouxe a alcunha de “homem-árvore”.
A cirurgia decorreu no hospital público de Dhaka, o maior do Bangladesh.
Um sucesso”, disse um dos cirurgiões. O plano inicial era recuperar 60% da mão direita de Abul, intervindo nos dedos polegar e indicador.
Mas o cenário foi tão favorável, que, em duas horas, acabaram por intervir nos cinco dedos e retirar 80% das verrugas.
“Tínhamos a intenção de libertar apenas os dedos polegar e indicador da mão direita, que eram os menos afectados pela doença, e que lhe dariam uns 60% de mobilidade“, contou ao El Pais o professor Byapari, um dos cirurgiões responsáveis pela operação.
“Mas decidimos continuar, porque as condições eram boas, e afinal acabámos por conseguir libertar cerca de 80% da mão, incluindo cinco dedos”, acrescentou o médico.

Rodeada de jornalistas, a mãe de Abul Bajandar não escondeu a emoção, quando soube que tudo tinha corrido bem. O filho tem agora uma esperança concreta de ter uma vida nova.
“Não tenho mais palavras de agradecimento ao governo do Bangladesh. O meu filho vai recuperar a mobilidade, vai poder procurar trabalho”, diz a senhora, visivelmente emocionada.
Boas notícias, num país onde elas não abundam.
ZAP