segunda-feira, 30 de outubro de 2023

SESSÃO PARA A DÁDIVA DE SANGUE NA ESSUA (UA)

Deixe-se levar pelo coração
O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda!
Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue.

- 3ª. Feira | 11 de Abril | ESSUA das 09:30 horas às 13:00 horas na Escola Superior de Saúde de Aveiro Edf. essua, salas 30B.1.59 E 30B.1.57 do Edf. b-Campus Crasto

Site: www.adasca.pt, geral@adasca.pt, Tm: 964 470 432

SESSÕES PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM NOVEMBRO NO POSTO FIXO DA ADASCA (Aveiro)

Deixe-se levar pelo coração
O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda!

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue.

Investigadores da Universidade de Coimbra apostam na criação de sistema para prever tipo de parto

 
Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em conjunto com a Faculdade de Medicina da UC (FMUC), apostam no desenvolvimento de um sistema que tem como objetivo prever, através de análise computacional, a possibilidade/probabilidade de um parto vaginal após a indução do mesmo.
Atualmente, as induções de trabalho de parto são realizadas cada vez mais frequentemente, mas nem sempre terminam num parto vaginal. Foi precisamente este o ponto de partida para a investigação “Predicting Vaginal Delivery After Labor Induction with Machine Learning", da autoria de Iolanda Ferreira, doutoranda de Ciências da Saúde, orientada por Ana Luísa Areia, professora da FMUC, e coorientada por João Nuno Correia, docente da FCTUC.

«Logo à partida, todas as induções têm 30 a 35% de probabilidade de acabar em cesariana, portanto, sabemos de antemão que 70% das mulheres vão ter um parto vaginal. No entanto, se dessas 30% conseguíssemos precisar que vão realmente terminar em cesariana, poder-se-ia aconselhar de forma adequada e proactiva sobre a necessidade de indução de trabalho de parto, um processo árduo para a mãe, o feto e que, de facto, pode acrescer na carga emocional e económica associadas a este procedimento», explica Iolanda Ferreira

Assim, «sendo um procedimento tão frequente, que gera tantos dados, pensámos que talvez pudéssemos utilizar uma técnica que fizesse a sua análise para ajudar os médicos a perceber se vale a pena ou quando vale a pena investir numa indução para obter um parto vaginal», revela a doutoranda, realçando que, neste momento, os obstetras investem na indução de parto em todas as mulheres, sabendo à partida, por determinadas caraterísticas, em quais este poderá ou não acontecer por via vaginal.

Portanto, de acordo com João Nuno Correia, «a ideia é chegar a algo que, através da fusão de dados (tabulares e imagens), forme um módulo de apoio que forneça informação personalizada sobre cada grávida, acerca da elevada probabilidade de parto vaginal após indução. Se esta for elevada, a indução será executada com maior confiança. Caso contrário, ou seja, exista uma probabilidade de cesariana bastante elevada, a grávida pode ser aconselhada de outra forma».

Apesar deste ser um tema já estudado, «a inovação nesta investigação é prever o tipo de parto também utilizando os dados de imagem ecográfica. O clínico baseia-se na história clínica da pessoa e nas suas características no seguimento daquela gravidez, e queremos ver se o sistema, ao analisar aquela combinação de dados clínicos e imagens, percebe de uma forma que posteriormente ajude ou não a tirar alguma conclusão», realçam os investigadores.

Até ao momento, a equipa de investigadores já tem analisados os dados de 2600 mulheres, seguidas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que apontam para resultados promissores. O próximo passo é analisar as ecografias recolhidas e, posteriormente, criar uma ferramenta com todos estes dados e testá-la em pessoas reais.

De acordo com os investigadores, «esta colaboração entre o DEI e a FMUC é fundamental, porque futuramente vai apoiar a decisão dos médicos antes do parto, e consequentemente, permitir melhorar tanto os desfechos neonatais como as experiências das mulheres no parto», concluem.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

EB dos Areais em obra de requalificação e ampliação por 1,4 milhões de euros; Semana dedicada à alimentação promovida pela Câmara de Aveiro junto dos mais novos


I – EB dos Areais em obra de requalificação e ampliaçãopor 1,4 milhões de euros
Teve início na última semana, a obra de de requalificação e ampliação EB dos Areais, num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 1.461.566,44€, em execução pela empresa World Structure Engineering, Lda..
Os trabalhos vão permitir a reabilitação das atuais quatro salas do 1.º Ciclo e a sala do Pré-Escolar em toda a linha, com prioridade à criação das devidas condições de eficiência energética, conforto térmico e acústico, execução da renovação das infraestruturas de iluminação e rede de águas. A empreitada vai tratar ainda da qualificação dos espaços exteriores de recreio.

A requalificação e ampliação da EB dos Areais faz parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019 e prevê a reorganização profunda da rede escolar municipal e a requalificação dos estabelecimentos de ensino, dotando-os de todos os requisitos de conforto, segurança e qualidade para alunos, funcionários e corpo docente.
II – Semana dedicada à alimentação promovida pela Câmara de Aveiro junto dos mais novos
Na semana de 16 a 20 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em parceria com a Gertal, S.A. dinamizou uma semana dedicada à Alimentação, junto da Comunidade Educativa. Nesse âmbito, foram promovidas ações de sensibilização, orientadas pela equipa de Nutricionistas da empresa prestadora do serviço de refeições, subordinadas a dois temas centrais: “A origem dos Alimentos – de onde vem a comida?” (destinada às Crianças da Educação Pré-Escolar e Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e “A Segurança Alimentar ao longo da cadeia de abastecimento” (dedicada aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico).
No dia 17 de outubro contámos com a presença do Chef Hélio Loureiro na dinamização de um showcooking intitulado “100% Alimento”, no qual sensibilizou para a importância de adotarmos pequenos gestos no nosso dia-a-dia para promover a mudança necessária para o combate ao desperdício alimentar. Esta atividade teve lugar no Refeitório da Escola Básica de Eixo.
No dia 20 de outubro, algumas turmas do 1.º Ciclo participaram nas atividades dinamizadas no Mercado Manuel Firmino, sob o tema “Na Tua Boca, a Tua Saúde”, promovidas CMA em parceria com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Universidade de Aveiro – Escola Superior de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga.
Na sua globalidade foram abrangidos mais de 1200 alunos nas atividades que contemplam a Semana da Alimentação.
De realçar que esta é uma de várias iniciativas que integram o plano de atividades dirigido à Comunidade Educativa, apresentado pela Gertal, S.A. no âmbito do contrato em vigor, com grande enfoque nas ações de sensibilização que visam a disseminação de informações relacionadas com a prática de uma Alimentação Saudável e que constam no Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro / PAEMA, para o ano letivo de 2023/2024, que pode ser consultado aqui<https://www.cm-aveiro.pt/cmaveiro/uploads/writer_file/document/3941/paema_2023_2024_vf.pdf>.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Semana Mundial da Literacia Mediática e da Informação

 Desde 2012, sob a égide da UNESCO, assinala-se 24 a 31 de outubro como a Semana Mundial da Literacia Mediática e da Informação.

A Organização Mundial de Saúde afirma que há 70% de mais probabilidade de informações falsas serem partilhadas em redes sociais do que notícias exatas.

Se na vossa agenda, estiver contemplado um trabalho sobre esta temática, certamente apreciam saber dos esforços das Testemunhas de Jeová em promover a literacia mediática. Conteúdos relacionados disponíveis no site jw.org incluem:

 

Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

SILVES | TRINETO DE JOÃO DE DEUS VISITA CASA MUSEU NO 26º ANIVERSÁRIO DE ABERTURA AO PÚBLICO


A comemoração dos 26 anos de existência da Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, que ocorreu no passado dia 25 de outubro, contou com a especial visita do trineto do Poeta-Educador, João de Deus Battaglia Ramos (4.º visconde de São Bartolomeu de Messines) e de Ana de Sacadura Bote de Mello Bramão Ramos.
Na visita houve oportunidade de dar a conhecer o espaço museológico dedicado à vida do autor da “cartilha maternal “assim como de apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pelo Município Silves, no sentido de manter de viva a memória do maior pedagogo português.

A acompanhar o momento, estiveram presentes a Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência do Município de Silves, Telma Caroço, a Adjunta do Gabinete de Apoio, Gabriela Brígida, a Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Carla Benedito, e a equipa de trabalho da Casa Museu João de Deus, nomeadamente a técnica Hélia Coelho.

Relembramos que a Casa Museu João de Deus reabriu as suas portas ao público, no dia 25 de outubro de 1997, encontra-se instalada num edifício oitocentista, junto à igreja matriz de São Bartolomeu de Messines. Aqui morou o poeta e pedagogo João de Deus, durante a sua infância e juventude, entre 1841 e 1849, mantendo a sua residência até 1868.

De todo o acervo deste equipamento cultural, a Casa constitui o mais importante e significativo legado da família do poeta e pedagogo.

Neste espaço, o seu pai, Pedro José Ramos, manteve uma pequena loja, um típico comércio dos meados do século XIX, em que os messinenses compravam tecidos, solas, couros, vinho, entre outros artigos. João de Deus aí conviveu com os fregueses, ouvindo os seus relatos e histórias pitorescas que estimularam o seu humor, imaginação e riquíssimo vocabulário popular tão presentes em toda a sua obra escrita.

Inaugurada em 1997, a Casa Museu João de Deus está disponível para visita ao público e tem entrada gratuita.

Uma exposição permanente reconstitui cenograficamente uma casa do interior algarvio, na qual a sala de estar, o quarto e a cozinha estão em íntima convivência com poemas, móveis de época, fotografias, obras de arte, primeiras edições da ‘Cartilha Maternal’ e do ‘Campo de Flores’. Possui também uma valiosa coleção de documentos e edições únicas sobre a vida e obra deste ilustre messinense.

Convidamo-lo a visitar a Casa Museu João de Deus e a conhecer melhor esta figura ímpar da história de Portugal!

1 de Outubro – Dia das Cidades.Tecnologia: a ajuda para a melhorar o estacionamento nas grandes cidades

 A utilização da tecnologia torna mais eficiente a condução e ajuda a reduzir as emissões de gases para a atmosfera

Lisboa, 30 de Outubro de 2023 - De acordo com os últimos dados da PorData[1], em Portugal existem mais de 7 milhões de veículos em circulação, dos quais 6.9 milhões são ligeiros, alcançando os de passageiros mais de 5.5 milhões. Estes dados revelam um impacto acentuado na rede rodoviária nacional, mais ainda nos centros urbanos, o que origina, diariamente, não apenas condicionamentos no trânsito, como engarrafamentos e problemas de estacionamento.
Para marcar o Dia Mundial das Cidades, que se celebra no dia 31 de Outubro, a aplicação de estacionamento EasyPark convida os condutores e as administrações locais a parar para refletir em como a tecnologia e a planificação podem ser aliados na melhoria das condições de vida e ambientais das cidades, procurando torna-las mais habitáveis.
Na hora de estacionar nas grandes cidades, é importante não só a dimensão do ecossistema de estacionamento, como também a utilização de ferramentas que só a tecnologia pode trazer. Soluções como a Find da EasyPark, por exemplo, mostram-nos as ruas com maior probabilidade de encontrar lugar de estacionamento. Esta ferramenta, não apenas nos permite poupar tempo, como energia, combustível e reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera.
Está também disponível a tecnologia que nos permite reserva um lugar em parques de estacionamento cobertos. Através da página online da aplicação EasyPark consegue garantir um lugar de estacionamento, evitando deambular pelas ruas à procura de um lugar livre, e poupar as emissões que tal pode acarretar.
Utilizar o lugar de estacionamento, e pagar, apenas o tempo necessário é também possível graças à tecnologia. Assim, há mais rotação dos lugares de estacionamento, e mais lugares livres. Tal é possível com a aplicação EasyPark na qual pode iniciar, prolongar ou parar o estacionamento, assim como pagar, tudo através do telemóvel ou, até, diretamente no computador de bordo do seu veículo.
Como todas estas possibilidades, os dados que as aplicações móveis recolhem são muito úteis para as administrações locais na hora de tomar decisões sobre a mobilidade, como a extensão de zonas de emissões reduzidas, as zonas de residentes, de bilhete diário, entre outras.
Além do mais, para quem já possui um veículo elétrico, é possível até gerir o carregamento do mesmo diretamente na mesma aplicação em muitos dos países em que a EasyPark está presente.
A EasyPark oferece serviços que apostam na sustentabilidade e mobilidade em mais de 4000 cidades e 20 países.
Sobre a EasyPark™
O EasyPark Group  é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 3200 cidades em 25 países.
Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.
O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Newsline
Inês Fernandes

OPINIÃO: OS JOVENS DA TINTA VERDE

 
Atirar tinta aos governantes não é uma manifestação recomendável. São jovens e querem que os levem a sério. Mas, há que respeitar os deveres de manifestação, de segurança e o direito à integridade física e moral.
Os jovens que se têm multiplicado em manifestações de protesto (sensibilização…) sobre as alterações climáticas lutam por uma causa que interessa a todos.
Portugal tem estado na linha da frente no combate às alterações climáticas. Fomos o quarto país da União Europeia a banir o uso de carvão na geração de energia. O país havia-se comprometido a eliminar o uso de combustíveis fósseis até 2030. Antecipou em uma década esse compromisso.
Portugal integra a chamada Região Mediterrânica, mais sensível às alterações climáticas. Com a consequente desertificação, a seca, os fogos florestais, a erosão da linha de costa devido à subida do nível médio do mar e ao aumento de tempestades, a dificuldade na manutenção de sistemas agrícolas mais sensíveis a limitações hídricas ou de produção tradicional com consequente diminuição da produtividade agrícola, a propagação de doenças transmitidas por vetores, entre outros. 
Queremos ser um país que não tenha que importar combustíveis fósseis. Beneficiando de condições únicas na produção de energia solar e eólica e poderá ser um exportador de energia renovável, chamada energia verde, cuja produção vem a concentrar um grande investimento”.
Quanto aos jovens, continuem a lembrar essa prioridade global. Mas, já agora, sem atirar tinta a cidadãos, mesmo que seja verde.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional
Destaque:
Queremos ser um país que não importe combustíveis fósseis.”

MUNICÍPIO DE SILVES COM CANDIDATURA AO PROGRAMA PROMUSEUS APROVADA


No âmbito da candidatura do Museu Municipal de Arqueologia de Silves ao Programa de Apoio a Museus Financiamento PROMUSEUS 2023, promovido pela Rede Portuguesa de Museus que integramos desde 2022, a Diretora do Museu de Arqueologia, Maria José Gonçalves, esteve no passado dia 26 de outubro, no Museu de Marinha, em Lisboa, em representação do Município de Silves, para receber o contrato de Financiamento. 
O apoio financeiro referido destina-se à realização do projeto “Renovação cénica de vitrinas e diversificação dos canais de comunicação de conteúdos expositivos do Museu Municipal de Arqueologia de Silves”, que objetiva remodelar a sua exposição permanente atualizando os seus conteúdos e recorrendo a meios de comunicação multimédia.

Câmara de Águeda apoia 40 estudantes universitários do concelho com bolsas de estudo


Medida apoia estudantes em situação de fragilidade económica e as candidaturas decorrem entre os dias 2 e 22 de novembro próximo

A Câmara Municipal de Águeda vai voltar a apoiar 40 jovens do concelho com Bolsas de Estudo para o Ensino Superior para o presente ano letivo (2023/2024).

Este apoio, que traduz uma aposta municipal na Educação e na qualificação superior, destina-se aos estudantes de qualquer instituição de Ensino Superior do território nacional, residentes no concelho, provenientes de famílias carenciadas.

Os candidatos selecionados vão beneficiar de um apoio anual de 1.500 euros, repartidos em 10 mensalidades de 150 euros, ao longo do número dos anos letivos do curso em que o aluno está matriculado. Ao iniciar cada ano, o candidato selecionado e já beneficiário da bolsa deve proceder ao pedido de renovação do apoio.

A atribuição destas bolsas consubstanciam um investimento do Município de 60 mil euros e visa contribuir para o combate das desigualdades sociais que impeçam o acesso a formação de nível superior e, por outro lado, promover o desenvolvimento social, económico e cultural do território.

A este investimento somam-se outros que o Município assume na área da Educação, como o pessoal não docente, os transportes escolares e a prestação de um conjunto alargado de serviços aos alunos, nomeadamente a formação em competências emocionais, a terapia da fala, o apoio psicológico, o desporto escolar, a semana do Teatro, as viagens de estudo, a astronomia nas Escolas, o Águeda Living Lab, entre outros.

Estas bolsas ajudam de forma muito direta os alunos com maior dificuldade económica, sendo que são cumulativas com outras facultadas pela Direção-Geral de Ensino Superior.

Refira-se que a par do Programa de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, a Câmara de Águeda proporciona também o Programa para Pagamento de Propinas, que se destina a alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

O período de candidaturas decorrerá entre 2 e 22 de novembro, através do preenchimento de formulário, disponível na página do Município, em www.cm-agueda.pt/pages/119 e no GAM – Gabinete de Atendimento do Munícipe, ou através do e-mail geral@cm-agueda.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


Os Anjos vão cantar na passagem de ano em Reguengos de Monsaraz


O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar um espetáculo de passagem de ano no centro da cidade com os Anjos. A banda dos irmãos Sérgio e Nelson Rosado vai subir ao palco no dia 31 de dezembro, pelas 22h, para atuar até próximo da meia-noite.
A passagem para o novo ano vai ser celebrada com fogo de artifício e depois o espaço será uma pista de dança com a animação assegurada por um DJ durante as primeiras horas da madrugada. A autarquia vai preparar a zona do Campo 25 de Abril e da Avenida António José de Almeida com bares e entretenimento para todas as idades.
Os Anjos vão cantar em Reguengos de Monsaraz os sucessos musicais que editaram durante os 24 anos de carreira. No concerto vão poder ouvir-se músicas desde o primeiro álbum de originais da banda, “Ficarei”, de 1999, que atingiu a tripla platina, passando pelo disco “Espelho” (2001), “Segredos” (2004), “Alma” (2005), “Vingança” (2007), “Virar a página” (2009) e “Longe” (2017).
Nessa noite, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado vão cantar músicas que atingiram grande sucesso em Portugal, como “Ficarei”, “Perdoa”, “Quero Voltar”, “Eterno”, “Bem longe, num sonho meu”, “Soprar Estrelas”, “A vida faz-me bem” e “Numa noite ao luar”. O espetáculo de passagem de ano tem entrada gratuita.

*Carlos Manuel Barão 
/ Comunicação e Imagem

Águeda | Exposição exibe uma “casa” de mais de uma centena de artistas de todo o mundo

 Mostra representa uma coletânea dos 108 artistas que estiveram, ao longo deste ano, em residência artística em Águeda
“A Casa é sua: prazer em conhecer-te” é a exposição promovida pela Câmara Municipal de Águeda, através do AgitLAB – Residências Artísticas de Águeda, que vai ficar patente de 4 a 30 de novembro, na casa da Incubadora Cultural (InCA) do Parque Municipal de Alta Vila.
Esta exposição, de cariz anual e que vai na sua terceira edição, reflete uma coletânea do trabalho realizado pelos 108 artistas de todo o mundo que estiveram em residência artística na InCA, ao longo deste ano.
“As residências artísticas são um espaço de liberdade para que os artistas possam criar, tendo como ponto de partida o nosso território e trabalho com a comunidade”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que convida a população a visitar a exposição, participando ativamente neste (inter)conhecimento com a arte e os artistas.
“Prazer em conhecer-te” é a expressão que marca o início da relação entre os artistas sempre que chegam à Casa da InCA e onde ficam, por um determinado período de tempo, em residência.
A exposição exibe os traços artísticos de cada um dos 108 residentes que fizeram de Águeda a sua casa durante este ano, onde “observaram, coletaram, entrevistaram, criaram e documentaram marcas das suas narrativas individuais, coletivas e locais como uma adição artística ao nosso mundo”, disse a curadora da exposição, Marieke Leene.
Mais do que um palco para as suas criações, esta exposição pretende estimular uma ligação mais profunda com a comunidade envolvente, promovendo visitas guiadas ao espaço, incluindo escolas.
“Queremos que a InCA seja muito mais do que um espaço que representa o artista; queremos que seja um lugar para discutir e analisar a arte e o espaço público, onde escutamos, falamos e, em última análise, nos encontramos”, refere a curadora.
A exposição poderá ser visitada aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas. As escolas poderão visitar a exposição de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia, através do e-mail agitlab.residencias@cm-agueda.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

OPINIÃO: A geração "rasca" já é idosa por inércia de ministros compreensivos

 No meu décimo ano de escolaridade, eu e um pequeno grupo de amigos minha da turma de Humanidades do colégio Salesiano de Lisboa, organizou-se para participar na manifestação que viria a apelidar a minha geração de "rasca". 

Esta manifestação tinha como objetivo contestar a decisão da ministra da educação do governo de Cavaco Silva, na intenção de introduzir as provas globais no ensino secundário com um grande peso na avaliação que era necessária na altura para entrar na faculdade.
Éramos na altura, uns meninos do colégio, colegas do atual ministro socialista Duarte Cordeiro que infelizmente ficou nas aulas. No  entanto este pequeno grupo a que eu pertencia, sentimos e compreendiamos verdadeiramente que o ativismo da juventude era necessário para a educação e por isso não nos importamos de ter uns carimbos vermelhos de faltas na nossa caderneta salesiana e lá fomos manifestarmo-nos contra a maioria laranja e contra a decisão de Manuela Ferreira Leite.

Não nos passava pela cabeça que esta manifestação iria apelidar a nossa geração praticamente durante a vida toda pois somos uma geração à rasca durante toda a nossa vida neste país. 

Senão vejamos: apanhámos a explosão de licenciados que nos bloqueou o acesso ao emprego em 2001, apanhámos pouco depois de organizarmos a vida, casarmos, etc...a crise imobiliária de 2008 que estoirou com as nossas residuais poupanças, depois apanhámos a troika em 2011 até 2015 que ainda nos deixou mais de rastos, depois foi a pandemia em 2019 e agora as guerras em 2023...

O único sonho que ainda resta a esta geração que é filha dos revolucionários de Abril e que prometeram aos sete ventos construir um Portugal melhor, é ambicionar um pouco de dignidade na sua reforma pois estes governos que mandam no país mostram muita compreensão por quem sofre dizem-se compreensivos mas continuam "sem sair da sala" para irem saberem realmente o sentimento de quem sofre...

Os partidos responsáveis por nos trazerem até aqui não podem continuar a ser vistos pelos portugueses como um clube de futebol que se torce durante toda uma vida porque senão do outro lado da barricada, onde está o povo, também haverá quem toda a vida viva em sofrimento e esteja até aos últimos dias numa geração idosa mas ainda "à rasca"...

*Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 

TORRES VEDRAS VOLTA A ACOLHER UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS CROSSES NACIONAIS

O Cross de Torres Vedras / 41.º Corta-Mato de Matos Velhos realiza-se na manhã do próximo dia 12 de novembro, no Parque Verde da Várzea.

Uma vez mais este cross volta a ser utilizado pela Federação Portuguesa de Atletismo como espaço de observação e seleção de atletas (juniores e seniores, femininos e masculinos) para o Campeonato da Europa de Cross Country, que se realiza este ano em Bruxelas (Bélgica), no dia 10 de dezembro.

Sendo que um dos critérios que os atletas portugueses têm de cumprir para a participação nesse campeonato passa pela sua observação no Cross de Torres Vedras, espera-se a presença na edição deste ano do mesmo de nomes sonantes do atletismo nacional (tendo alguns já realizado inclusivamente a sua pré-inscrição), bem como de atletas que não sendo tão cotados, tentarão concretizar o seu sonho de participar no Campeonato da Europa de Cross Country.

Por outro lado, realizando-se em 2023 o Cross de Torres Vedras duas semanas antes do Campeonato Nacional de Corta-Mato, muitos serão os atletas que utilizarão a competição torriense como espaço para avaliar a sua forma.

Em termos coletivos, espera-se a presença na próxima edição do Cross de Torres Vedras de dezenas de clubes dos mais diversos locais do país, de entre os quais os principais emblemas do atletismo nacional - SL Benfica, SC Braga e Sporting CP.

A organização do evento prevê a participação de cerca de um milhar de atletas na edição de 2023 do mesmo, o qual se realiza num local com excelentes condições para a prática do cross e que tem também como mais-valia o seu belo enquadramento.

O início das provas está marcado para as 9h00, com a prova de veteranos, estendendo-se as mesmas até às 12h00, altura em que será dado o tiro de partida da prova de seniores masculinos.

O Cross de Torres Vedras / 41.º Corta-Mato de Matos Velhos é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, do Grupo Desportivo de Matos Velhos e da União Desportiva do Oeste.

Recorde-se que o Cross de Torres Vedras / Corta-Mato de Matos Velhos é um dos mais importantes e emblemáticos crosses nacionais, sendo que têm participado no mesmo atletas de gabarito internacional, alguns deles com passagens por campeonatos da Europa e do Mundo de Atletismo e por Jogos Olímpicos.

Barcelos | Cerca de 100 estudantes do Conservatório de Música de Barcelos aprendem a programar robôs com o IPCA


É já hoje, dia 30 de outubro, que a Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai ensinar os jovens do Conservatório de Música de Barcelos a programar robôs.

Trata-se de um evento pedagógico que coloca crianças e jovens a programar robôs móveis autónomos de forma simples e divertida.

O evento, que iniciou pelas 9h30 e se prevê terminar pelas 17 horas, terá lugar nas instalações do Conservatório de Música de Barcelos e conta com a presença de cerca de 100 participantes, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos. Os intervenientes serão divididos em equipas e irão receber um kit lego mindstorms. Seguir-se-á uma formação de nível básico em programação que permitirá o desenvolvimento de um robô móvel seguidor de linha, sempre com a orientação e supervisão de estudantes e docentes dos cursos Técnicos Superiores Profissionais, da ETeSP.

O dia encerra com uma competição final, numa prova onde a equipa que construir o robô mais rápido sairá vencedora.

A coordenação do evento estará a cargo dos professores António Moreira, Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA, e João Borges, Diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da ETeSP.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

CANTANHEDE | JOÃO CAVADAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU NA CORRIDA DE OUTONO DAS 4 ESTAÇÕES

 
A aldeia da Venda da Luísa, localizada na freguesia de Anobra e Sebal, no concelho de Condeixa-a-Nova, na manhã do passado domingo dia 29 de outubro, pelas 10h30, foi palco de mais uma etapa do Circuito de outono, da Corrida 4 Estações Portugal, organizada mais uma vez pela ADR4Eventos, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Com partida e chegada ao Pavilhão ARCD Venda da Luísa, o circuito, como o nome indica, engloba competições que se dividem pelas quatro estações do ano e tornou-se uma referência para os amantes da corrida de estrada e é destinada a atletas federados e não federados.
Participou nesta competição João Cavadas, atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, cumprindo os 10 km, em 52min 37s, obtendo no final, o 175° lugar da classificação geral masculina e 16° lugar do escalão M55.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)