segunda-feira, 27 de março de 2023

Taça GarciCup - Torneio de Andebol de Seleções Regionais Sub-14 / Masculino e Feminino

 Estarreja é o palco da competição nos dias 1 e 2 de abril

Estarreja recebe no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de abril, a Taça GarciCup - Torneio de Andebol de Seleções Regionais – sub-14, em masculinos e femininos. A competição vai juntar cerca de 250 participantes, em representação das Seleções de Aveiro, Braga, Viseu, Leiria, Porto e Lisboa.
 
Numa organização do Município de Estarreja e da Associação de Andebol de Aveiro, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, a autarquia estarrejense tem como objetivo promover o torneio internacional de andebol GarciCup (que se realiza de 5 a 9 de julho 2023) junto dos melhores atletas portugueses, que fazem parte das seleções regionais no escalão de sub-14, ao mesmo tempo que proporciona dois dias de espetáculo de andebol para todos os fãs da modalidade, que contempla a realização de 18 jogos ao longo dos dois dias.
 
No Pavilhão Municipal de Estarreja, no domingo entre as 10h e as 12h, decorrerá também um momento de formação específico, para todos os guarda-redes das seleções presentes, com a realização de um workshop com orientação de treinadores de guarda-redes das seleções nacionais de andebol.
 
Os jogos realizam-se nos Pavilhão Municipal de Estarreja e da Escola Secundária e as entradas são livres.
 
Calendário de Jogos
 
Dia 1 de Abril
PAVILHÃO MUNICIPAL
10h00 - Jogo 1 - Aveiro vs Braga - FEM
11h30 - Jogo 10 - Aveiro vs Braga - MASC
 
14h30 - Jogo 3 - Braga vs Viseu - FEM
16h00 - Jogo 12 - Braga vs Viseu - MASC
 
18h00 - Jogo 5 - Viseu vs Aveiro - FEM
19h30 - Jogo 14 - Viseu vs Aveiro – MASC
 
PAVILHÃO ESCOLA SECUNDÁRIA
10h00 - Jogo 2 - Leiria vs Porto - FEM
11h30 - Jogo 11 - Leiria vs Porto - MASC
 
14h30 - Jogo 4 - Porto vs Lisboa - FEM
16h00 - Jogo 13 - Porto vs Lisboa - MASC
 
18h00 - Jogo 6 - Lisboa vs Leiria - FEM
19h30 - Jogo 15 - Lisboa vs Leiria - MASC
 
Dia 2 de Abril
PAVILHÃO MUNICIPAL
14h00 - Jogo n.º 17 – apuramento 3º e 4º - MASC
15h30 - Jogo n.º 9 – Final 1º e 2º - FEM
17h00 - Jogo n.º 18 – Final 1º e 2º - MASC
 
PAVILHÃO ESCOLA SECUNDÁRIA
14h00 - Jogo n.º 7 – apuramento 5º e 6º - FEM
15h30 - Jogo n.º 16 – apuramento 5º e 6º - MASC
17h00 - Jogo n.º 8 – apuramento 3º e 4º - FEM

Carla Miranda

Marinha Grande | TERTÚLIA REUNIU MULHERES PARA REFLETIREM SOBRE VIVÊNCIAS NO FEMININO

 Decorreu no passado sábado, 25 de março, a tertúlia “Para ti, Maria”, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
A sessão contou com a presença do vereador João Brito e da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa, tendo sido moderada pelo psicólogo João Lázaro.
A tertúlia foi iniciada com a atuação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro.  Participaram com os seus testemunhos, Carlota Alves, Matilde Lopes, Laura Pereira, Nádia Shkuro, Carina Fora, Sónia Santos, Susana Rodrigues, Júlia Bacalhau, Helena Rocha, Olinda Colaço e Isabel Polido, que abordaram as suas vivências enquanto mulheres, e as consequentes dificuldades, desafios, conquistas e sonhos.
Com intermediação assídua de João Lázaro, as palestrantes mais jovens mencionaram a sua experiência enquanto mulheres num mundo em que consideram cada vez menos frequentes as barreiras colocadas a esta condição. Para outras participantes de outras gerações, a sessão permitiu que partilhassem as adversidades e os entraves que lhes foram colocados pelo facto de serem mulheres, num cenário em que estas se faziam ver de forma bem distinta da dos homens.

Ao longo da tarde, os palestrantes e a audiência puderam fazer parte de um encontro descontraído, onde se conversou sobre as diferentes fases da vida da Mulher, com as suas angústias e encantos próprios.

Núcleo do Centro da LPCC e CHUC realizam Jornadas “Vida saudável depois do cancro”

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizam, no dia 15 de abril de 2023, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, as Jornadas "Vida saudável depois do cancro".



O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizam, no dia 15 de abril de 2023, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, as Jornadas "Vida saudável depois do cancro”.  

Trata-se de uma das iniciativas levadas a cabo pelo NRC.LPCC e CHUC no âmbito do projeto europeu “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUS), co-financiado pelo programa EU4Health e enquadrado no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, que pretende criar uma rede europeia para jovens sobreviventes de cancro. Com o mote “CHOOSE the HEALTHy way!”, é dirigido a jovens sobreviventes de cancro, entre os 15 e os 39 anos e assenta em quatro pilares: atividade física e desporto ao ar livre; alimentação equilibrada; sustentabilidade e natureza; bem-estar físico e mental.

Integram o Consórcio seis países da Europa, entre os quais Portugal, representado pelo Hospital Pediátrico de Coimbra (CHUC), o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) e pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC).

As Jornadas “Vida saudável depois do cancro” pretendem promover a reflexão sobre os desafios e necessidades dos sobreviventes de cancro para uma vida saudável e para a integração na vida social, laboral, entre outros aspetos. O evento é dirigido, sobretudo, a jovens sobreviventes de cancro e familiares, profissionais de saúde, investigadores e população em geral interessada nestas temáticas. Ao longo deste dia (15 de abril) vão realizar-se workshops, um showcooking e quatro mesas-redondas, em alusão aos pilares do projeto, que contam com os testemunhos marcantes de alguns jovens sobreviventes de cancro, além da intervenção de profissionais especializados, tanto na qualidade de moderadores como de oradores.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas limitadas à lotação do auditório e, tal como o programa do evento com a referência dos palestrantes envolvidos, estão disponíveis em www.ligacontracancro.pt/jornadasoaccus/.

Silves | MÚSICA E LIVROS DÃO MOTE À PRÓXIMA SESSÃO DE “MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS”

 A Biblioteca Municipal de Silves promove no próximo dia 1 de abril mais duas sessões de Música para Bebés e Crianças. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 0 e os 5 anos, tem entrada gratuita, estando sujeita a inscrição prévia até dia 30 de março.
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades sensoriais dos bebés e das crianças, e proporcionar uma experiência orientada com vivências artísticas e expressivas conduzidas pela música, através de melodias e movimentos, favorecendo o desenvolvimento da sua coordenação motora, cognitiva e linguística são os principais objetivos destas sessões, dinamizadas por Pedro Branco.
Com duração aproximada de 60 minutos, cada sessão é limitada à participação de 15 crianças (acompanhadas por um adulto), de acordo com o seguinte horário:
» 15h00 para bebés dos 0 aos 2 anos
» 16h00 para crianças dos 2 aos 5 anos
O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para inscrições e fornecimento de informações adicionais.
 
+ SOBRE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS
Desde os primeiros dias de vida que a música possui um papel importante na educação das crianças. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado por pais e educadores. Estas sessões proporcionam uma experiência orientada com vivências artísticas e expressivas conduzidas pela música, através de melodias e movimentos, favorecendo o desenvolvimento da sua coordenação motora, cognitiva e linguística.
A música para bebés tem como objetivo ajudar a criança a desenvolver as suas capacidades sensoriais permitindo-se desafiar no meio coletivo e pessoal. Estas atividades têm como objetivo estimular a audição, ajudar a criar uma interação entre pais e filhos e interação entre crianças e instrumentos musicais promovendo assim o conhecimento dos mesmos.
 
 
+ SOBRE PEDRO BRANCO
Pedro Branco, nasceu a 1 de Outubro de 1993, tendo iniciado a sua vida musical aos 6 anos de idade na Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé. Aprofundou os seus estudos de Percussão no Conservatório Joly Braga Santos, em Portimão, na Classe do Prof.º Vasco Ramalho, tendo seguido mais tarde para a Universidade de Évora, para concluir a sua Licenciatura em Música com o Prof.º Eduardo Lopes.
Atualmente encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino da Música em Évora, a dar aulas na Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé, sendo o Professor responsável da Banda Escolar de Loulé e Coordenador da Escola, e tem um projeto social de Orquestra de Bombos na Aldeia de Alte com o nome de “Rufos”. Desde o ano 2015 que já realizou diversas atividades relacionadas com a Música para Bebés em diversas Escolas e Municípios.

 

Marinha Grande | CAMINHANTES PERCORRERAM “TERRAS DE D. DINIS”

 Realizou-se no dia 26 de março, o passeio pedestre “Por terras de D. Dinis”, organizado pelo Município da Marinha Grande.

O passeio percorreu um trilho do Pinhal do Rei com a extensão de 8,5 km e com grau de dificuldade moderado, no qual participaram cerca de 60 pessoas. Com início no Ramal das Eras, os participantes caminharam ao longo da "Rota do Ponto da Crastinha", terminando o percurso junto ao marco oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos da América, que simboliza a reflorestação da Mata Nacional.
O próximo passeio decorre no dia 30 de abril, com concentração pelas 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande. Será realizado o “Passeio Pedestre no Pilado – Rota das Carvoeiras”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Marinha Grande e da Sociedade Desportiva e Recreativa Pilado e Escoura.
O itinerário de grau de dificuldade reduzido, com a extensão de 6,5 km, compreenderá caminhos de terra batida e estrada, nos lugares de Pilado e Escoura e levará os participantes a conhecer os fornos de produção de carvão, lavadouros e demais pontos de interesse.
Sendo um evento com participação gratuita, esta iniciativa tem como objetivos: promover a atividade física (andar a pé é uma atividade física de baixo impacto que pode ser realizada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico); prevenir doenças (a atividade física regular, como passear a pé, pode ajudar a prevenir doenças como obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2); melhorar a saúde mental; fortalecer a comunidade (caminhar em grupo ou com amigos pode ajudar a fortalecer os laços da comunidade e promover a interação social); e preservar o meio ambiente (caminhar em vez de usar o carro pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a preservar o meio ambiente).

Para obter mais informações sobre os passeios pedestres, poderá ser consultada a página https://www.cm-mgrande.pt/p/passeiospedestres 

A GUERRA AOS SUPERMERCADOS

 A ASAE e o ministro da Economia abriram guerra aos hipermercados. Estes queixam-se de “uma campanha de desinformação, com danos gravosos para a reputação do setor da distribuição alimentar”.

O facto é que a ASAE descobriu uma prática pouco abonatória: especulação, essencialmente por diferenças entre preço de prateleira e o cobrado na caixa, que chegarão aos 40 por cento! 17 processos-crime de delito Económico foram instaurados por esta prática. Muito grave e nada abonatória para as empresas.

Diz ainda a ASAE que, no ano passado, as cadeias de distribuição tiveram à venda produtos com margens de lucro brutas a rondar os 50%. O certo também é que a inflação alimentar é três vezes superior à geral.

Apesar disso, o Continente diz que empresa que lidera absorveu "parte dos aumentos de preço apresentados pelos nossos fornecedores. “Também nós sofremos, disse a líder da SONAE dirigindo-se aos trabalhadores, “nesta altura em que a sua reputação está a ser atacada”.

Por seu lado, a segunda cadeia alimentar, o Pingo Doce, registou no ano passado um incremento nos lucros de cerca de 30 por cento.

Neste fim de semana fui às compras. Tive o cuidado de anotar uma dúzia de preços nas prateleiras e comparar com o que paguei na caixa. Não registei qualquer diferença.

Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade. Ficamos também mais confiantes por sabermos que as entidades que tem que fiscalizar, fazem o seu trabalho, não se deixando influenciar ou corromper.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:

“Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade”

Portugal Digital Awards®: vêm aí os “óscares” da transformação digital

 Estão abertas as candidaturas da 8ª edição dos prémios que reconhecem e premeiam os melhores projetos em Portugal de transformação digital.
As organizações que pretendam candidatar os seus trabalhos devem fazê-lo, desde já, através do preenchimento do formulário disponibilizado no site.
Os Portugal Digital Awards® tornaram-se ao longo dos anos num espaço único de destaque para os profissionais e as organizações que estão a transformar verdadeiramente o País. Contam com um painel alargado de jurados e observadores dos mais variados setores – públicos e privados, académicos, associativos e empresariais – que, a partir de um conceito metodológico IDC, avaliam, certificam e credibilizam todos os projetos a concurso.
A IDC acredita que o digital vai continuar a desempenhar um papel relevante na competitividade das organizações nos próximos anos, e prevê que os investimentos em projetos de transformação digital irão crescer 16%, em 2023. Neste contexto, estamos expetantes com a edição deste ano do Portugal Digital Awards® para conhecer os projetos disruptivos e inovadores que estão a ser desenvolvidos no país”, sublinha Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager na IDC Portugal.
Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, refere que “pretendemos continuar a reconhecer e premiar a excelência das organizações, suas equipas e lideranças que, através do Digital, transformam os seus produtos e serviços, proporcionando aos seus clientes ou cidadãos, um contexto e experiências muito positivas. E acrescenta: “A análise, pelo júri, dos projetos que se candidatam é cada vez mais ampla, sendo avaliado o impacto que o projeto tem na organização, bem como o impacto social e ambiental.”
O que esperar da edição de 2023?
A 8ª edição dos Portugal Digital Awards® divide-se em 3 categorias – Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards –, as quais contemplam um total de 21 prémios. Para certificar e credibilizar todos os projetos a concurso, esta edição conta com um painel de 17 jurados, entre eles, António Gameiro Marques, Diretor Geral no Gabinete Nacional de Segurança; João Duque, Professor Catedrático no ISEG; José Crespo de Carvalho, Presidente e Membro no Quadro Executivo do ISCTE; José Esteves, Dean na Porto Business School; Margarida Couto, Presidente na GRACE, e Pedro Santa Clara, Diretor na 42 Lisboa e Porto.  
O regulamento da 8ª edição dos Portugal Digital Awards® e outras informações adicionais podem ser consultadas aqui.
 
CATEGORIAS PORTUGAL DIGITAL AWARDS® 2023
Grupo 1: Digital Transformation Awards
Best Future of Intelligence Project (melhor projeto relacionados com analytics, big data e data monetization)
Best Future of Customer & Consumers Project (melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente)
Best Future of Work Project (melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores)
Best Future of Operations Project (melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio)
Best Digital Ecosystem Project (melhor projeto de transformação desenvolvido em parceria)
Best Digital Sustainability Project (a iniciativa de Transformação Digital mais sustentável)
Best Startup (a melhor start-up B2B a potenciar a transformação das grandes organizações)
Best Digital Academic Idea (a melhor start-up B2B a potenciar a transformação das grandes organizações)
Grupo 2: Digital Industry Awards
Best Government Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública)
Best Banking Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Banca)
Best Insurance Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Seguros)
Best Manufacturing Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Indústria)
Best Energy & Utilities Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Energia & Utilities)
Best Retail & Distribution Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Distribuição e Retalho)
Best Consumer & Professional Services Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Serviços)
Best Health Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde)
Best Education Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Educação)
Best Cultural & Media Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Media e Cultura)
Best Tourism Project (melhor projeto de transformação digital no setor do Turismo)
Grupo 3: Digital Grand Awards
Best Digital Transformation Project (o projeto de Transformação Digital com maior impacto)
Best Digital Leader (a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional).

Sara Piteira Mota | PR & Communications Manager

Marinha Grande | LIVRO E DOCUMENTÁRIO RECORDAM LUTAS ANTIFASCISTAS

 A Marinha Grande recebe a iniciativa “Memória e Utopia - Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais”, no dia 30 de março, no arranque das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril. Serão apresentados um livro e um documentário sobre as lutas e vivências antes da revolução.
Trata-se de uma parceria entre o Município da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Agrupamentos de Escolas do concelho, EPAMG, KINTOP Filmes, ACI (Associação Centro InterCulturaCidade), ODTI (Observatoire des Discriminations et des Territoires Interculturels) e Associação Mémoire Vive/Memória Viva.

O programa é o seguinte:

MEMÓRIA E UTOPIA
Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais
30 de março de 2023

17h30 | LIVRARIA LIVROS & COMPANHIA

Apresentação do Livro “Luttes AntiColoniales / Lutas Anti-coloniais (bilingue), com a participação de Fernando Cardoso, Luís Farinha e convidados
A 24 de setembro de 2021 teve lugar em Grenoble, a conferência internacional“Luttes Anticoloniales / Lutas Anti-Coloniais”, promovida pelo ODTI– Observatório das Discriminações e dos Territórios Interculturais por ocasião do seu 50º aniversário. O livro que agora se apresenta (em edição bilingue português/francês) é o relato dessa conferência, com reprodução das intervenções dos participantes, registos fotográficos e outra documentação relacionada com as lutas anti-coloniais no Vietname, na Argélia e nas ex-colónias portuguesas em África.

20h30 | CASA DA CULTURA TEATRO STEPHENS
Exibição do documentário “As Mãos Invisíveis”, de Hugo dos Santos, seguida de debate com participação de Luis Farinha e Fernando Cardoso
O documentário retrata que, nos anos 1970, uma casa em Paris acolhia dezenas de desertores portugueses que fugiam da guerra colonial. Apenas os arquivos da PIDE guardaram vestígios das suas atividades anti-coloniais. De um personagem ao outro, juntando testemunhos e imagens amadoras, o filme reconstrói esta memória clandestina.

Momento musical, com Tino Flores (ex-exilado político e participante no filme).

  Às 10h15 e 14h30, decorrem sessões para os estabelecimentos de ensino.

Investigadores da UC criam novos materiais sustentáveis para aplicação na indústria automóvel

 Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a empresa TMG Automotive, está a desenvolver novos produtos com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis para aplicação na indústria automóvel.
Estas atividades têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do projeto “DeVOC – Novos produtos plastificados funcionais, mais verdes e sustentáveis, à base de PVC, e com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs)”, liderado pela TMG Automotive em co-promoção com o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), do DEQ.
 
Tal como o nome indica, «o principal objetivo deste projeto é desenvolver processos inovadores, tendo por base o uso de matérias-primas mais sustentáveis e de processos mais verdes e seguros, que permitam a obtenção de materiais plastificados com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis, os chamados VOCs, que são responsáveis por aquilo a que, normalmente, associamos ao “cheiro a carro novo”», especifica Hermínio Sousa, o responsável pelo projeto na FCTUC.
 
Portanto, prossegue o docente do DEQ, «o foco é reduzir o total destas emissões em cerca de 25%, bem como reduzir ao mínimo a emissão de certos VOCs específicos, que são considerados pela indústria e pelos consumidores como sendo os principais responsáveis por alguns dos odores mais indesejáveis e desagradáveis». 
Assim, «esta redução é perfeitamente justificada por questões relacionadas à perceção sensorial dos consumidores em termos dos odores emitidos e da qualidade do ar interior nos veículos automóveis», esclarecem os investigadores.  
 
Segundo a equipa da FCTUC, devido aos resultados promissores obtidos até então, ainda não podem ser revelados publicamente muitos detalhes sobre as abordagens inovadoras utilizadas. «Neste momento, estamos a tratar de várias questões relacionadas com a proteção da propriedade industrial criada neste projeto. No entanto, podemos revelar que conseguimos obter reduções globais de emissões de VOCs que variam entre 10 a 40% e, em alguns compostos voláteis específicos, responsáveis pelos odores mais indesejáveis, estamos a conseguir também reduções muito significativas», assegura.
 
«Os resultados estão já consolidados, tanto à escala laboratorial como à escala semi-piloto. Além disso, os mecanismos fundamentais associados a estes resultados estão a ser estudados por simulação molecular, o que é uma abordagem tipicamente inexplorada em projetos de cariz industrial», conclui.
 
Com anos de experiência em materiais de superfície para interiores de automóveis, a TMG Automotive está cada vez mais consolidada como líder em soluções inovadoras e sustentáveis, atendendo às normas cada vez mais rigorosas do mercado automóvel. De acordo com esta empresa, o crescimento da indústria automobilística na Ásia tem impulsionado a procura por uma melhor qualidade do ar no interior dos veículos, sendo uma preocupação crescente e um verdadeiro desafio para este setor a emissão de VOCs pelos materiais poliméricos existentes no interior do veículo.
 
As Original Equipment Manufacturers (OEMs) e os fabricantes de componentes, como a TMG, estão empenhadas em reduzir as emissões de VOCs e alcançar a neutralidade olfativa nos interiores dos automóveis, ao mesmo tempo que procuram uma maior sustentabilidade dos seus produtos. Para tal, estão a desenvolver novos processos produtivos e materiais baseados em matérias-primas de base natural e/ou com baixo impacto ambiental, com o objetivo de reduzir a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos materiais plastificados, para desta forma, promover a economia circular e proteger o meio ambiente.
 
Este projeto, financiado pelo Programa Portugal 2020/COMPETE 2020 (Projetos em co-promoção SII&DT - I&D Empresarial), reflete e complementa uma longa e frutífera parceria estratégica entre a TMG Automotive e alguns dos investigadores do CIEPQPF da FCTUC nele envolvidos, nomeadamente Hermínio Sousa, Ana Dias, Pedro Simões e Maria da Graça Rasteiro.

Sara Machado
Assessora de Imprensa  
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marinha Grande | QUEIMAS DE SOBRANTES COM REGRAS A CUMPRIR

 A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, alerta a população para a necessidade de serem cumpridas as regras para a realização de queimas e queimadas, para prevenir a posterior ocorrência de um incêndio rural.
Para efetuar uma queima para eliminação de sobrantes de exploração ou gestão de vegetação, agrícola ou florestal, totalmente cortados e depois amontoados num espaço limitado é obrigatória a comunicação na plataforma:

Para realizar uma queima evite períodos de vento forte, os dias mais quentes e a proximidade de pastos, silvados, matos ou árvores; deve queimar amontoados de pequena dimensão e queime os sobrantes pouco a pouco; tenha um recipiente com água ou uma mangueira junto do local. Mantenha-se atento e vigilante e não abandone o local até a queima estar terminada. Se a queima ficar descontrolada, mantenha-se em segurança e ligue o 112.
São vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam incêndios com graves consequências pessoais, ambientais e socioeconómicas. Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade, de modo a que possam ser realizadas com um menor risco e com menor probabilidade de originar incêndios rurais.

A realização de queimas de amontoados quando se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», constitui contraordenação punível com coima de valor entre 500€ e 5000€, no caso de pessoas singulares e entre 2500€ e 25000€, no caso de pessoas coletivas.

Em caso de dúvida ligue para a linha de apoio da GNR - SOS Ambiente (808 200 520), para a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00) ou para a Junta de Freguesia da sua área de residência.


Ministro inaugurou requalificação do Quartel da GNR de Anadia

As obras de requalificação e ampliação do quartel do Destacamento Territorial da GNR de Anadia foram inauguradas, no dia 24 de março, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Um investimento superior a um milhão e duzentos mil euros.
A intervenção permitiu uma reorganização de todo o espaço interior, criando assim uma maior funcionalidade dos serviços, tanto para os militares como para os cidadãos. No rés-do-chão funcionam os serviços adstritos ao Posto Territorial e os serviços gerais do quartel, enquanto que, no primeiro andar, encontram-se as valências afetas ao Comando do Destacamento Territorial e o dormitório. Na parte de trás do edifício, foi criado um novo espaço de apoio, nomeadamente garagens, áreas técnicas e arrecadações.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de agradecimento público à Secretaria Geral da Administração Interna e à Guarda Nacional Republicana pela disponibilidade e colaboração institucional, bem como ao Ministério da Administração Interna, que autorizou e homologou todos os contratos que foram estabelecidos.
Maria Teresa Cardoso realçou “as excelentes condições de trabalho” que os militares da GNR têm a partir de agora, com o renovado espaço, contudo, alertou o Ministro da Administração Interna para a necessidade de se recrutarem “mais efetivos” para o Posto, assim como para a necessidade de dotá-lo de mais e melhores equipamentos, nomeadamente de “viaturas novas”, para que, dessa forma, “possam responder a todos os níveis de intervenção como o patrulhamento, fiscalização ambiental, investigação policial ou criminal, e também reforço e apoio na vigilância e deteção de incêndios”.
A autarca reiterou ainda que o Município de Anadia tem em curso um projeto para a instalação de videovigilância no Parque Urbano da cidade. “Aguardamos que seja aprovado e autorizada a sua execução, uma vez que, está em causa a salvaguarda e a proteção de bens e pessoas num espaço urbano, recentemente construído”, adiantou.
Na sua intervenção, José Luis Carneiro deixou também um agradecimento público à autarquia pela disponibilidade para o estabelecimento deste tipo de acordo para a requalificação das instalações, bem como toda a agilização dos procedimentos para a concretização da intervenção. Relativamente à necessidade de novas viaturas, o membro do Governo anunciou que, neste momento, está a decorrer o respetivo procedimento para a aquisição das mesmas.
De salientar que a requalificação e ampliação do quartel decorreu, no âmbito de um Contrato de Cooperação Interadministrativa, entre o município, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana. Durante o período em que decorreram as obras, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia funcionou, provisoriamente, na antiga Escola Smecundária de Anadia (Colégio Nacional).

Pelo menos um morto e quatro feridos em ataque com faca numa escola em São Paulo

 Uma professora de 71 anos teve uma paragem cardíaca e acabou por falecer no Hospital Universitário.
Quatro professoras e um aluno foram atacados esta segunda-feira dentro da escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, no Brasil, informa a Globo. Uma das docentes, de 71 anos, acabou por falecer no hospital na sequência de um ataque cardíaco. O agressor, um aluno do 8.º ano, já foi detido pelas autoridades.
A polícia tinha informado inicialmente que dois alunos tinham sido atingidos. Porém, um deles foi socorrido em estado de choque, mas sem ferimentos.
A outra criança sofreu um corte no braço, na tentativa de defender uma professora e foi encaminhada para um hospital da região.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que cumpre agenda fora do país, lamentou nas redes sociais "Não tenho palavras para expressar a minha tristeza", escreveu.
Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) March 27, 2023
O autarca da capital paulista, Ricardo Nunes (Movimento Democrático Brasileiro) também lamentou o ataque: "Uma tragédia que nos deixa sem palavras".
Na porta da escola, os pais relataram à TV Globo que as agressões físicas entre os alunos são constantes na escola.

SIC Notícias
 

Morte de Sara Carreira: Ivo Lucas, Cristina Branco e Paulo Neves vão a julgamento

Os três arguidos, Ivo Lucas, Cristina Branco e Paulo Neves vão a julgamento por homicídio por negligência. Em causa está o acidente que vitimou a filha do músico Tony Carreira.
Terminado o debate instrutório do acidente que provocou a morte de Sara Carreira, o tribunal decidiu levar Ivo Lucas, Cristina Branco e Paulo Neves a julgamento por homicídio por negligência.
A noite do acidente
A 5 de dezembro de 2020 tinha estado a chover e o piso estava molhado. O carro conduzido pela fadista Cristina Branco embateu num outro onde seguia Paulo Neves, que estava sob o efeito de álcool e circulava a cerca de 30 km por hora, uma velocidade inferior á mínima permitida nas autoestradas.
Ivo Luvas conduzia o carro onde seguia Sara Carreira. As perícias revelaram que seguia em excesso de velocidade e estava na faixa central quando embateu no carro da fadista atravessado na autoestrada.
O carro capotou e minutos depois foi atingido por outro carro conduzido por Tiago Pacheco, o 4º arguido, que seguia em excesso de velocidade e não se conseguiu desviar.
A morte de Sara Carreira foi declarada no local. Ivo Lucas foi para o hospital em estado grave.

SIC Notícias

677 cuidadores informais registados no concelho de Cantanhede

 A decorrer em Cantanhede desde julho de 2020, o projeto CuidIn registou, até ao momento, 677 cuidadores informais no concelho. Em conformidade com os dados recolhidos nas 402 entrevistas de diagnóstico aplicadas, foi possível traçar o perfil destes.
A partir do segundo semestre de 2022, o CuidIn desenvolveu ações de capacitação/formação gratuitas, dinamizadas por técnicos da Rede Local CuidIn, junto dos cuidadores informais distribuídos pelas 14 freguesias do concelho.
As sessões foram dinamizadas por uma equipa multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, gerontólogos, animadores socioculturais, entre outros) tendo por base um programa psicoeducativo. Destas ações resultaram 194 cuidadores informais capacitados, dos quais 169 já foram alvo de uma entrevista de avaliação de impacto após a capacitação.
O MUNICÍPIO DE CANTANHEDE, ENQUANTO UM DOS INVESTIDORES SOCIAIS DO PROJETO CUIDIN, RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DAS PESSOAS QUE CUIDAM, POIS DESTA FORMA ESTÁ TAMBÉM A DAR MELHOR QUALIDADE DE VIDA ÀS PESSOAS CUIDADAS”, DESTACA A VEREADORA DA AÇÃO SOCIAL E SAÚDE, CÉLIA SIMÕES.
Ainda de acordo com a autarca, foi essa estratégia que levou já à distinção da Câmara Municipal de Cantanhede como uma das autarquias "que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais".
O CuidIn tem como objetivo dignificar e capacitar os cuidadores informais para o processo de cuidar da pessoa em situação de dependência, visando tornar-se ainda numa referência ao nível das boas práticas no âmbito dos cuidados informais.
O projeto resulta da parceria entre o promotor Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEIS-UC), o parceiro Centro de Estudos e Desenvolvimento em Cuidados Continuados e Paliativos (CEDCCP) e os investidores sociais Município de Cantanhede e Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia.

Conheça alguns dos produtos que vão passar a ter IVA zero

O comentarista Luís Marques Mendes revelou na noite de Domingo, uma parte da lista de produtos de bens essenciais com taxa de IVA zero.
O cabaz de alimentos cujo preço estará isento de IVA vai ser composto por 35 a 40 produtos. Todos os alimentos fazem parte da chamada roda da alimentação saudável: cereais e derivados, hortícolas, fruta, gorduras, lacticínios, carne, pescado, ovos e leguminosas.
A lista de alimentos já conhecida:
  • Batata
  • Massa
  • Arroz
  • Cenoura
  • Cebola
  • Tomate
  • Fruta (maçã, banana, laranja)
  • Leite Meio Gordo
  • Frango
  • Carne de porco
  • Pão
  • Feijão
  • Legumes (brócolos e curgetes)
  • Peixes (salmão e pescada)
  • Ovos
  • Azeite
O IVA nestes produtos irá manter-se a 0% durante seis meses. O Governo está a negociar um acordo tripartido com a produção e a distribuição alimentar para garantir que a isenção do IVA se refletirá integralmente no preço.
O que fica de fora desta lista?

No documento a que a SIC teve acesso enviado pelo Ministério da Saúde para o Ministério das Finanças, são definidos os critérios para a escolha e são excluídas, por exemplo, as conservas feitas à base de peixe e moluscos salgados e fumados. Enchidos e algumas comidas enlatadas também deverão ficar de fora da lista de produtos isentos de IVA.

A lista completa deverá ser conhecida esta semana.

Recorde-se que a taxa de IVA aplicada atualmente a bens alimentares de primeira necessidade já é a reduzida: 6% no continente, 5% na Madeira e 4% nos Açores - com a nova medida, estes valores passarão a 0%. Na prática, significa que as compras vão ficar 6% mais baratas.

Na quinta-feira, ainda antes do anúncio oficial, o Pingo Doce já se tinha pronunciado sobre a eventual medida, garantindo que irá cumprir e que vai refletir integralmente a descida do IVA nos bens alimentares.

Até agora, o grupo Jerónimo Martins foi o único distribuidor a reagir à medida.

SIC Notícias