quinta-feira, 13 de abril de 2023

COLUMBÓFILIA: José Rossa Ribeiro venceu concurso de Saceruela e Nelson Rainho continua a liderar a classificação geral de concorrentes

 
Com a realização da solta de Saceruela, decorreu a quarta prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 26 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de meio-fundo, foi ganho José Rocha Ribeiro, continuando a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, Nelson Rainho, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
Prova – Saceruela - (Meio-fundo)
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 345 pontos; 2º - Fábio Cruz - 340; 3º - Humberto Carvalho - 337; 4º - Nuno & Filho - 336; 5º - Lusitano Espinhal & Irmão - 3234; 6º - Asas de Lemede - 318; 7º - Nelson Rainho – 318; 8º - Manuel Barreto - 307; 9º - Jorge Monteiro - 294; 10º - António Santos – 287.
Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Nelson Rainho – 1316 pontos; 2º - Lusitano Espinhal & Irmão - 1305; 3º - Nuno & Filho - 1302; 4º - Humberto Carvalho - 1254; 5º - Asas de Lemede - 1246; 6º - José Rossa Ribeiro - 1195; 7º - Paulo Santos – 1143; 8º - XRB & BEA – 1130; 9º - Gonçalo Paião - 1128; 10º - Jorge Monteiro – 1085; 11º - Manuel Frade - 1063; 12º - Manuel Barreto - 756; 13º - Avelino Soares - 933; 14º - José Rossa Ribeiro/B - 918; 15º - António Santos - 907; 16º - Marco Ferreira - 900; 17º - Cesar Rainho - 876; 18º - José Santos - 746; 19º - Euclides Pimenta - 744; 20º - Cidálio Salvador – 719; 21º - Vitor Ferreira - 640; 22º - Fábio Cruz – 609; 23º - Lucas Santos - 605; 24º Matias & Vila Nova - 541; 25º - Fernando Cruz - 500; 26º - António Sargaço - 478; 27º - Manuel Santos – 357; 28º Carlos Pereira – 174; 28º - Avelino Soares /B – 139.



Marinha Grande | APROVADO PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL

 No passado dia 12 de abril, decorreu, no Centro Empresarial da Marinha Grande, foi aprovado por unanimidade o Plano Operacional Municipal 2023 (POM 2023), pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
A reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, tendo contando com a presença do Vereador da Proteção Civil, António Fragoso Henriques e do Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Borges, para além dos restantes elementos que integram a Comissão.

O POM 2023 foi apresentado pelo técnico do Gabinete Técnico Florestal, Vasco Fernandes, que enumerou, descreveu e contabilizou os meios e os recursos humanos incluídos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

No documento descrevem-se os procedimentos de atuação e as funções específicas dos vários agentes envolvidos nos domínios da prevenção, fiscalização, vigilância, deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo.

O POM 2023 encontra-se disponível para consulta no site da Câmara Municipal da Marinha Grande, divulgando-se assim, junto do público, o trabalho desenvolvido pelos agentes e entidades de proteção civil.


EXPLORE O BARROCAL DO CONCELHO DE SILVES ATRAVÉS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE DESPORTIVA

 A Câmara Municipal de Silves (CMS), prossegue com a sua estratégia de fomento da prática desportiva através de atividades de exploração do concelho Silves, nomeadamente da zona Barrocal.
Os percursos pedestres enquadram-se numa atividade acessível  que se desenvolve por diversas estradas e caminhos, para todos os interessados na prática da atividade física na natureza nas vertentes de marcha e corrida onde poderá disfrutar de toda a riqueza paisagística do nosso território Aspirante Geoparque Algarvensis.
 
Entre abril e maio estão agendados as seguintes atividades e locais:
» 20 de abril: Marcha | Poço Barreto
» 26 de abril: Corrida | Amorosa – Percurso de Vale Fuzeiros
» 27 de abril: Marcha | Falacho - Ribeira de Odelouca
» 03 de maio: Corrida | Quinta Pedagógica
 
Os interessados em integrar estas atividades de exploração da natureza, poderão proceder a sua inscrição no Silves Runners em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9935  , e fazer, previamente, preparação física e técnica para se superar no decorrer das atividades ultrapassando as suas expetativas.
 
Relembramos que durante os percursos pedestres deve respeitar as normas de segurança e os cuidados ambientais, assim como não esquecer de levar água.
 
Qualquer esclarecimento poderá ser obtido junto do Setor de Desporto da CMS através do contato telefónico 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do email desporto@cm-silves.pt

Marinha Grande | FAMÍLIA INDIANA CONFECIONA PÃO NA “SEMANA DA INTERCULTURALIDADE”

 Para assinalar a Semana da Interculturalidade, que está a decorrer a nível nacional, de 3 a 16 de abril, uma família indiana a residir na Marinha Grande confecionou o seu pão tradicional denominado “chapati”, no âmbito do projeto “Pão para Tod@s”.
Trata-se de uma das atividades do programa da Semana da Interculturalidade, organizado pelo Município da Marinha Grande e pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, com a parceria da União das Freguesias de Marrazes e Barosa (UFMB), que pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural.
Uma equipa com elementos das três entidades foi recebida na casa de uma família indiana, que reside na Marinha Grande há quase uma década, para conhecer o modo de preparação do seu pão tradicional. Por entre explicações e demonstrações de ingredientes e receitas, foram feitas partilhas acerca do percurso da família até à sua chegada à capital do vidro. Atravessaram continentes, em busca de melhores condições e oportunidades de vida, que não conseguiram encontrar no país de origem, para os adultos e os dois filhos menores do casal.

Os aromas, cores e paladares dos vários tipos de “chapati”, foram acompanhados com as mensagens acerca das expectativas, determinação para enfrentar os desafios e a esperança de alcançarem os sonhos de cada membro da família, que pretende que sejam erguidos na Marinha Grande, que, segundo relataram, tão bem os recebeu e integrou.

Neste encontro intercultural e de partilha, foram realizados registos fotográficos e videográficos para a produção e realização do documentário “Há Pão Para Tod@s _ interculturalidade”, que será exibido posteriormente e incluirá também os depoimentos de famílias de outras culturas e nacionalidades, a residir noutros concelhos do distrito de Leiria.

Em data a anunciar, será realizado um encontro, num forno comunitário, entre o maior número de famílias participantes e outros parceiros e elementos das comunidades, onde serão cozinhados e partilhados os diferentes pães.

Símbolos em peregrinação pelo concelho durante três dias. Cantanhede quer deixar marca incontornável na Jornada Mundial da Juventude

 
Os símbolos que acompanham e representam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano, terminam esta quinta-feira a peregrinação no concelho de Cantanhede, onde permaneceram durante três dias.
Na passagem pelo concelho, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani passaram pelas freguesias de Ançã, União de Freguesias de Portunhos e Outil, Cordinhã, Murtede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, União de Freguesias de Sepins e Bolho, Ourentã, Tocha, Sanguinheira, Cadima, União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, São Caetano e Febres.
O movimento associativo local e a população acompanharam, de forma expressiva, esta jornada que anuncia o maior encontro mundial de jovens, no qual marcará presença Sua Santidade o Papa Francisco.
Momento simbólico da peregrinação pelo concelho de Cantanhede foi a receção dos símbolos da JMJ nos Paços do Concelho, cerimónia na qual marcaram presença a presidente do Município, Helena Teodósio, e restante Executivo Municipal, o bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e os autarcas de freguesia.
Na ocasião, a autarca congratulou-se com a “presença inequívoca” dos cantanhedenses nesta jornada de peregrinação, exortando os muitos jovens presentes a “baterem-se pelos princípios e valores que estão certos, os princípios e valores de uma ética de responsabilidade e solidariedade em todas as facetas da vida”.
Depois de reafirmar a intenção de Cantanhede em deixar uma “marca incontornável” na JMJ e ainda a disponibilidade da autarquia para dar suporte à Diocese no processo de acolhimento dos milhares de participantes que virão instalar-se na região, Helena Teodósio mostrou-se convicta de que o país acolherá “um acontecimento com uma dimensão simbólica fortemente mobilizadora dos jovens para o exercício de uma cidadania ativa na defesa da justiça e do respeito pelos direitos de todas as pessoas”.


Já o bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, agradeceu o empenho de Cantanhede na jornada preparatória do encontro mundial de jovens, recordando o êxito que constituiu o Dia Mundial da Juventude Diocesana, que decorreu a 20 de novembro último, no Pavilhão Marialvas.
Para o prelado, a JMJ contribuirá para melhorar e acentuar o sonho de uma humanidade unida, de uma humanidade em paz, solidária.



HÁ FESTA DO LIVRO NA MARINHA GRANDE

 De 22 a 28 de abril, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande promove a Festa do Livro, um evento em que as palavras são protagonistas de uma programação com cerca de 20 eventos que incluem contadores de histórias, sessões de poesia, apresentação de livros, teatro infantil, workshop de escrita criativa, sessão de biblioterapia, espetáculo de magia, feira do livro e uma tertúlia com o escritor João Tordo.
A Festa do Livro é organizada pelo Município da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, associando-se também à programação do 25 de abril, pela proximidade das efemérides e pelas temáticas a abordar.

As atividades são de participação gratuita e destinam-se a todas as idades, tendo como objetivos incentivar e promover hábitos de leitura, através de iniciativas lúdicas, divertidas e de interação com o público; aproximar crianças e famílias à Biblioteca Municipal, desenvolvendo uma ligação com a instituição; e dar a conhecer autores e ilustradores da região.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO LIVRO

22 de abril | Sala Infantil | 10h30 e 11h30
CONTOS E RECONTOS EM LIBERDADE por Liliana Gonçalves
Sessões de histórias e contos tradicionais onde serão contadas e recontadas histórias abordando, entre outros, o tema da Liberdade, com o objetivo do desenvolvimento do espírito crítico, da imaginação e do gosto pela leitura.
Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas
Duração: 50 min. / sessão
Público-alvo: crianças até aos 12 anos
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt
 

22 de abril | Auditório |15h30
Apresentação do livro infantil “OS DIAS DE UM TRAÇO”
Editora: Tigre de Papel
Texto: Dora Santos Rosa
Ilustração: João Pedro Coutinho
“Os dias de um traço” é uma história infantil escrita à volta de uma rima e apresenta as aventuras de um “traço”, uma personagem aparentemente abstracta, mas que se materializa em novas formas consoante as propostas/ desafios de cada momento.
Protagonista da ilustração, o próprio traço nasce no início da história e renasce em cada página, numa continuidade que vai construindo e desconstruindo imagens à medida que a narrativa se desenvolve.
A opção pela rima – sempre a mesma a terminar cada estrofe – pretende ir ao encontro de um registo lúdico da linguagem, assemelhando-se a uma cantilena.

João Pedro Coutinho
Leiria, 1977
Arquitecto, formado em Arquitectura de Planeamento Urbano e Territorial, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Viveu e cresceu na Marinha Grande onde completou todos os níveis de ensino até ingressar no ensino superior, em 1995, altura em que se mudou para Lisboa. Iniciou a carreira profissional como arquitecto em 2002. Em 2009, mantendo sempre a sua actividade principal como arquitecto, voltou a aproximar-se do desenho, participando em várias formações e cursos na área da ilustração e desenho. Membro da associação Urban Skechers Portugal desde 2018. Em 2020, após 25 anos como lisboeta, regressa à zona centro, vivendo em Fátima desde o início do primeiro confinamento geral. No final de 2021, publicou a sua primeira obra de ilustração infantil, “Os dias de um traço”, texto de Dora Rosa, através da editora Tigre de Papel. Exposições individuais de desenho em 2022, e 2023, em Fátima, São Pedro de Moel e Marinha Grande (em curso).
 
Dora Santos Rosa
Lisboa, 1971
Licenciada em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo, desde o início do seu percurso profissional privilegiou o trabalho de reportagem, maioritariamente como freelancer, tendo colaborado com diversas publicações, tais como a Notícias Magazine (suplemento do DN e do JN), DNa (antigo suplemento do DN), Activa, Rotas e Destinos, Tempos Livres, Nova, Imobiliária, entre outras. TVI e ZDF/ARTE são estações televisivas com as quais colaborou. Além do jornalismo, fez também incursões na assessoria de imprensa e na assessoria de comunicação, entre as quais destaca a Caritas Portuguesa, o Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Em 2007 concebe, para a Misericórdia de Lisboa, a coleção Cadernos Solidários, projeto editorial de investigação e grande reportagem. No âmbito desta coleção publica: “Saúde Materno-Infantil – Um passado de cinco séculos | O presente de um serviço exemplar” (co-autoria com Ana Gomes, 2008); “O Berço da Adopção” (2010); “Museu de São Roque – Relíquias da Arte e da História” (2010); “Renascer em Alcoitão” (2013). No final de 2020 estreia-se na literatura infantil com a publicação de “Inácia, a Galinha Sindicalista” (Editora Tigre de Papel), livro escolhido pela Sociedade Portuguesa de Autores como um dos três melhores de 2021 na categoria infanto-juvenil. Em final de 2021 publica “Os dias de um traço”. Participou recentemente no projeto Prata da Casa (Número - Arte e Cultura) e atualmente é responsável pela coordenação editorial dos Cadernos Técnicos da SCML.

22 de abril |Auditório | 16h30
ESPETÁCULO DE MAGIA com André Melão
Em 2013, com apenas 10 anos, começou a encarar e estudar a magia mais a sério.
Recebeu o Troféu Afirmação 2017, o mais elevado prémio atribuído a um mágico pela Associação Portuguesa de Ilusionismo.
Espetáculo com forte interação com os espetadores em todos os efeitos mágicos sendo estes convidados a participar.
Auditório: Capacidade para 50 pessoas
Duração: 60 min. aprox.
Entrada: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

22 de abril |18h00
Apresentação do livro de fotografia “18 CONCERTOS EM S. PEDRO DE MOEL” de Paulo Caetano
Este livro nasce de um convite feito por Carolina Santarino, em 2020, em S.Pedro de Moel, para fotografar o verão Cultural desse ano, para que fossem públicas as referidas fotos na página da Protur, o que assim aconteceu.
Em 2021 voltei para fotografar na íntegra todos os concertos realizados e, assim, dar a conhecer neste meu primeiro livro, a nossa praia, a nossa música, a nossa Cidade e o nosso verão Cultural.”
Paulo José Caetano de Sousa, nascido a 24 de agosto de 1963, natural da Marinha Grande, mais propriamente do Lugar do Engenho. Nos anos 80 compra a sua primeira câmara fotográfica analógica, numa viagem feita a Ceuta. Na altura adquiriu algum conhecimento sobre fotografia, no que diz respeito à revelação. Claro que a vida profissional o levou por outros caminhos, onde se dedicou durante muitos anos, na área de Moldes para plásticos, Indústria predominante assim como a do Vidro, na cidade da Marinha Grande. Nessa altura deixou para trás a paixão pela fotografia, ou melhor, a paixão que nunca lhe saiu da memória. Em 2019, tirou o Curso de fotografia na Academia Olhares, dedicando-se por inteiro à fotografia, até aos dias de hoje.

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR
23 de abril | Sala Infantil | 10h30
HISTÓRIA COM HISTÓRIA por Associação Toca dos Esquilos e do Pé Descalço
Duas histórias contadas por Ana Cordeiro e Marinela Fazendeiro, com teatralização, música e atividade manual.
Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas
Duração: 60 min.
Público-alvo: Crianças até aos 12 anos
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

23 de abril |11h30
Apresentação do livro infantil “PINHAL DO REI” de Adeline Grilo
Edição Textiverso
Livro de poesia narrativa, que entretece factos reais, memórias de família e lendas escutadas, procura sensibilizar os olhares e as consciências para a necessidade de proteger e preservar o ambiente e o nosso património natural. Termina com uma nota de otimismo, que revitaliza a esperança de que a natureza prevalecerá como herança legítima das gerações futuras.
Adeline Grilo nasceu em França em 1968, filha de um Marinhense e de uma Sabugalense que se encontraram em 1963 no Bidonville de Nanterre, nos arredores de Paris.
Do Sabugal guarda as mais belas recordações de infância nas férias. Na Marinha Grande e em Leiria, onde iniciou a sua vida de adulta, permaneceu durante 16 anos, regressando a França em 2008.
Licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas, é tradutora e assistente de direção.
Apaixonada pelo mundo dos livros, iniciou-se na escrita em finais de 2019, com uma primeira história para crianças, passada em Aldeia da Ribeira, a terra da mãe. Frequentou um ateliê de escrita para tentar avaliar os seus primeiros passos nesta aventura e, deste ateliê, nasce uma coletânea de 7 contos para crianças sobre os incêndios florestais de 2017, que tem como palco a aldeia do pai, o Pilado.

Dia 23 de abril | 17h00
À CONVERSA COM O ESCRITOR… JOÃO TORDO
João Tordo nasceu em 1975. Conta com uma longa lista de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro, divididos entre o romance, o policial e o ensaio. Recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago 2009 e o Prémio Fernando Namora 2021. Trabalha também como cronista, tradutor e guionista em filmes e séries de ficção.
Autor de: As três vidas; O bom inverno; A noite em que o verão acabou; Felicidade; O livro dos homens sem luz; O paraíso segundo Lars D; Águas passadas; Hotel Memória; O luto de Elias Gro; O deslumbre de Cecilia Fluss; Naufrágio; A mulher que correu atrás do vento; Cem anos de perdão, entre outros. Vive em Lisboa. Gosta de andar de bicicleta, de nadar e de tocar guitarra. “Os cães e as rosas” é o primeiro álbum de estúdio da Maria Gibson, o projeto musical do escritor, inspirado em ambientes e personagens dos seus livros.
Duração: 60 min. aprox.
Entrada: Livre  

24 de abril | Sala Infantil |09h30 e 10h30
TEATRO “RATATICES”
Por Teatro à Solta
Camambert é um gato gourmet habituado ao melhor da vida. Mas de vez em quando, gosta de sair da sua penthouse e apresentar-se aos comuns mortais para contar histórias, como a dos primos Santiago e Anacleto, dois ratos com quotidianos muito distintos, mas ambos apreciadores de boa comida.
A partir da fábula "O Rato do Campo e o Rato da Cidade", esta divertida comédia promete surpreender: com apenas uma intérprete e uma mala que se desdobra em múltiplos cenários, contamos esta história de Esopo como nunca a viram. Este mini-espetáculo tem sombras, música e as reviravoltas mirabolantes que já caracterizam o registo cómico do Teatro à Solta. Para miúdos e graúdos, as gargalhadas estão garantidas!
Produção: Teatro à Solta
Duração: 40 minutos
Classificação: M3
Dramaturgia e Cenografia: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Maria Botas

24 de abril | Auditório | 15h00
WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA
“O livro na vida: para celebrar o Dia do Livro e dos Direitos de Autor”
Com a formadora Isabel Antunes, Psicóloga Clínica. Escritora e pós-graduada em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa.
Duração: 60 min. aprox.
Entrada: Livre, sujeita a inscrição prévia e à capacidade da sala
Inscrição: Telefone 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

25 de abril |Sala Infantil |10h30
Hora do Conto e da Ilustração sobre Abril
Ana Cristina Luz e Tânia Bailão Lopes
A história do 25 de Abril contada aos mais novos pelo cachorrinho da casa, o Fred, que, certo dia, repara que algo de estranho se passa, pois o seu dono desapareceu.
Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas
Duração: 50 min.
Público-alvo: crianças até aos 12 anos
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

Ana Cristina Luz nasceu em Maceira, tem o mestrado em Mediação Cultural e Literária pela Universidade do Minho e apresentou o seu primeiro livro “Timor – Histórias com lendas”, em 2002, em Timor Leste. A convite do Instituto Camões, esteve presente na I Feira do Livro Lusófono, que decorreu em Díli, Timor Leste em Março de 2003 e em Agosto desse mesmo ano participou no “8º Foro por el Fomento del Libro y la Lectura”, em Resistência, Província de Chaco, Argentina.
É detentora de vários prémios, entre os quais, o primeiro lugar no Prémio Afonso Lopes Vieira, em 2001. Tem 40 livros editados, dos quais 33 para os mais novos, destacando-se O dia em que quase perdemos o 5, editado pela Livros Horizonte, que integra o Plano Nacional de Leitura. Tem vários contos e artigos publicados em antologias e jornais em Portugal e no estrangeiro.
Participou em diversas conferências, com a apresentação de trabalhos de diversas temáticas, desde a literatura infantil à ficção científica e fantástico e mais recentemente, participou no 13o. Congresso Alemão de Lusitanistas, em Augsburg, Alemanha, onde apresentou o seu trabalho “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, em Setembro de 2019. Da sua dissertação de mestrado, resultou o livro “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, editado em Maio de 2020, pela Textiverso.

Tânia Bailão Lopes nasceu a 11 de agosto de 1983. Abraça desde cedo o fascínio pelas pequenas coisas da vida e é nas artes que se descobre. Licenciada em Serviço Social e Mestre em Psicologia Clínica, a pintura torna-se uma ferramenta de comunicação, onde assume uma atitude interventiva e uma personalidade heterogénea.
Exerce na sua área de formação durante 10 anos, optando, em 2016, por se dedicar, exclusivamente, à criação artística, escrita e ilustração.
Desenvolve trabalho nas escolas, de norte a sul do país, promovendo a literatura, criatividade e valores humanos nos mais novos.
Premiada na área da Pintura, Literatura e Ilustração Infantil, já ilustrou mais de 70 livros.
Como adora criar histórias, embarca no mundo da escrita em 2013. Tem 11 histórias publicadas e muitas mais a aguardar publicação. “Maria Morte“ e “Piu e o Planeta” integram o Plano Nacional de Leitura.
 
25 de abril | Auditório | 11h30
SESSÃO DE BIBLIOTERAPIA
“Círculo de Biblioterapia”, por Sandra Barão Nobre (Biblioterapeuta)
 
A Biblioterapia é um método facilitador do desenvolvimento pessoal e da resolução de problemas através dos livros, que tem como objetivo primordial a mudança para melhor.
Descrição: Recolha de informação sobre o público participante mediante o preenchimento online de um breve inquérito de respostas anónimas; seleção dos textos a usar na sessão. Breve introdução à Biblioterapia: como se define, como funciona, quais são os seus benefícios.
Participantes: máximo 20 pessoas
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Duração: 90 minutos
Inscrição: Telefone 244 573322 ou para o email:  biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

25 de abril | Biblioteca Municipal |15h30
Apresentação do livro juvenil “AMANHÔ
De Rosinda Arrimar
Edição Textiverso
Rosinda Arrimar é natural da Marinha Grande, é professora licenciada em Português e Inglês. Depois da criação de um herói juvenil, Leo, bem acolhido pelo seu público, a autora criou uma narrativa dirigida aos jovens adultos, que, tendo como pano de fundo a pandemia, segue os dilemas de Kira, a nova heroína desta obra. A autora apresenta neste livro um projeto inovador com duas versões: em português e inglês.
 
Sinopse: Kira é uma adolescente tentando encontrar o seu lugar num mundo tomado pela pandemia. Os pequenos prazeres foram-lhe retirados sem aviso e em vez disso as restrições e imposições tornaram-se a nova regra. Quando voltará tudo ao normal?
Kira passou por uma crise existencial prematura devido ao seu nome verdadeiro, que pôs em causa o seu lugar no mundo. Quando é que ela começou a perder os seus sonhos e a calar a sua voz?
Uma viagem à aldeia da sua avó obriga Kira a confrontar o passado recente e esse será o início do caminho do futuro. Ela precisa de ganhar controlo do seu próprio destino e perdoar à memória da sua avó, de modo a avançar para o “amanhã”.
 
26, 27 e 28 de abril | 9h30 e 10h30
PETISCOS DE POESIA, por Andreia Sousa
Momentos de partilha de poemas, com seleção de repertório de textos poéticos, apresentando-os, enaltecendo a importância de conhecer e ser capaz de apreciar poesia e/ou lengalengas. Destacar a capacidade e o poder de transformação das palavras em arte, que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoção por meio das palavras. Promover e incentivar o gosto pela leitura poética de uma forma lúdica.
Local de realização: Auditório
Capacidade: 25 participantes
Público-alvo: 6-8 anos
Duração: 45 min.
Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia
Inscrições: Telefone 244 573322 ou email: andreia.sousa@cm-mgrande.pt ou biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt         
                                            
ÁTRIO DA BIBLIOTECA
FEIRA DO LIVRO
DE 22 A 24 DE ABRIL| das 10h00 às 23h00
25 DE ABRIL| das 10h00 às 21h00
DE 26 A 28 DE ABRIL| das 10h00 às 19h00
 
Com a presença da Livraria Livros & Companhia.

SÍTIO DA TORRE, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DO DIA 21 DE ABRIL, ENTRE AS 8H00 E AS 12H00

 
O Município de Silves informa que a circulação automóvel no arruamento localizado na zona norte do Sítio da Torre, em Armação de Pêra, estará cortada no dia 21 de abril, entre as 08h00 e as 12h00, na sequência de betonagem em obra particular. Este corte de trânsito afetará a ligação direta entre a Av. General Humberto Delgado e o número 112-F que antecede a Rua Dr. António Contreiras, ficando, no entanto, garantido o acesso aos residentes.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

França: 12º dia de protestos contra a reforma das pensões

 Esta quinta-feira é o 12º dia de protestos em França contra a reforma das pensões. Um protesto que acontece na véspera da decisão do Conselho Constitucional se pronunciar sobre a lei. A nova lei aumenta a idade de reforma de 62 para 64 anos. Os sindicatos prometem que a luta vai continuar, a não ser que um milagre aconteça.
"Posso confirmar que nos vamos ver muitas mais vezes e que vocês vão cobrir muitos outros dias de mobilização. Portanto, este certamente não é o último dia. A menos que Emmanuel Macron retire esta noite a reforma das pensões. Nesse caso, será o último dia e amanhã vamos convidar-vos para uma grande festa", afirma Sophie Binet, secretária-geral da CGT, Sophie Binet.
Há três meses que milhões de pessoas saem às ruas para protestar contra a reforma das pensões, que o presidente francês aprovou sem que esta fosse votada na Assembleia Nacional. Protestos que têm sido marcados por episódios de violência.

Euronews


Liepāja e Évora, cidades Capital Europeia da Cultura em 2027, reforçam cooperação

Cerimónia de assinatura de Memorando de entendimento realiza-se amanhã, dia 14 de abril, pelas 10h00, no Palácio D. Manuel, em Évora, no quadro da Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República da Letónia a Portugal. 
Com o objetivo de promover a cooperação no âmbito dos trabalhos enquanto Capital Europeia da Cultura, as cidades de Liepāja, na Letónia, e Évora, em Portugal, ambas designadas com o título em 2027, irão assinar amanhã, em Évora, um Memorando de Entendimento. A iniciativa integra-se na visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República da Letónia, Egils Levit, a Portugal, que terá passagem por Évora. 
O Memorando de Entendimento será assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Liepāja, Gunārs Ansiņš, e o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, numa cerimónia que contará com intervenções de Inta Šoriņa, Presidente da Fundação Liepāja 2027, e Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão de Évora 2027. 
O documento incide, em particular, na cooperação em projetos culturais que cumpram objetivos basilares da Capital Europeia da Cultura, tais como o desenvolvimento socioeconómico das cidades e o reforço da identidade local, a partir da cultura, e a partilha de valores europeus comuns. O memorando incentiva ainda a realização de programas de intercâmbio e de capacitação de organizações culturais e na área educação, entre outros aspetos. 
Assumindo-se como uma “cidade de paradoxos e opostos” Liepāja 2027 coloca o conceito de (un)rest (agitação) na base de um programa cultural e artístico audaz, desenhado para responder aos desafios da região, do país e da Europa. De maneira semelhante, cruzando diferentes escalas (local, nacional e europeia), Évora 2027 propõe o VAGAR – enquanto plena consciência de que nós, humanos, estamos sempre em relação com o universo – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta, como “uma outra arte de existência”. 
Évora 2027, Capital Europeia da Cultura, é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora 2027 conta com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.

Barcelos | São esperados mais de 1500 estudantes no Open IPCA IPCA de portas abertas durante dois dias

 O IPCA vai voltar a abrir as portas nos dias 26 e 27 de abril com a organização de mais uma edição do Open IPCA.
Para esta 9.ª edição do Open IPCA são esperados mais de 1500 estudantes vindos de escolas secundárias e profissionais dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.
Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Campus, visitar os espaços e infraestruturas do IPCA, bem como laboratórios e oficinas e conhecer recursos e serviços em prol de uma melhor experiência.
Nos dois dias abertos, os participantes vão viver de perto o ambiente do ensino, da investigação e da vida académica. Conhecer o IPCA de uma perspetiva integral, nomeadamente a oferta educativa que através das várias atividades dinamizadas pelas escolas e unidades da instituição podem experienciar workshops, palestras, feiras entre outras dinâmicas.
Acompanhados pelos seus professores, os estudantes vão ter a oportunidade de ser recebidos pelos grupos académicos do IPCA e interagirem com a comunidade estudantil que, além de os ajudar na realização das atividades, vão também dar o seu testemunho e esclarecer dúvidas sobre o que é ser estudante nesta Instituição. A visita será realizada por área de interesse dos visitantes.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostra-se satisfeita por voltar a ver a casa cheia. “O Open IPCA torna-se fundamental na missão do IPCA. Não só no que se refere à captação de novos estudantes e de potenciais candidatos, mas também na aproximação que este evento tem da academia à sociedade”, refere a Presidente.
Eduarda Gomes, estudante do IPCA será guia no Open IPCA pela primeira vez e está entusiasmada com a ideia. “Vão ser dois dias memoráveis. Eu sou embaixadora do IPCA, costumo dar o rosto pela instituição em feiras e divulgações nas escolas. Mas receber os estudantes no Campus, guiá-los e passar o meu testemunho é uma experiência gratificante”, refere a embaixadora.
O programa já é conhecido e, entre as várias atrações e atividades a realizar, estão agendados vários jogos interativos levados a cabo pela escola de tecnologia; visitas aos laboratórios de design organizados pela escola de design; simuladores de gestão e quizz´s que valem prémios ao cargo da escola de gestão; showcookings e feiras de marketing sob alçada da escola de hotelaria e turismo e visita à oficina de mecânica e CNC (Controlo Numérico Computadorizado) e metrologia dinamizada pela escola técnica superior profissional.
Este ano a feira traz algumas novidades avançadas pela Presidente da Comissão do Open IPCA, Oscarina Conceição. “A grande novidade deste ano é a feira na sala 24 que conta com a RUN, com o gabinete de relações internacionais, com o gabinete de emprego e empreendedorismo, com o gabinete de inovação pedagógica e com o Europe Direct de forma a dar a conhecer aos visitantes as potencialidades que vão encontrar no IPCA”.
Esta será uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA. O Open IPCA é já uma referência no panorama do ensino superior público e o IPCA é cada vez mais uma instituição procurada.

Programa completo: https://open.ipca.pt

Ana Teixeira

Joaquim Chaves Saúde Porto Pro dá seguimento à luta pelos títulos máximos nacionais

Fotos: Cartaz, Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

A elite do surf nacional está de volta às ondas do Porto e de Matosinhos para disputar o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que se realiza de 21 a 23 de Abril. Os melhores surfistas portugueses voltam a medir forças na 1ª divisão do surf português, que apura os títulos máximos de campeões masculino e feminino, num total de cinco etapas.
 
A etapa inaugural que decorreu na Figueira da Foz terminou com as vitórias de Gabriela Dinis e do campeão nacional em título Guilherme Ribeiro, sendo que ambos assumem assim o estatuto de competirem no Joaquim Chaves Saúde Porto Pro com a licra amarela Go Chill.
 
Guilherme Ribeiro – Campeão Nacional 2022 e Vencedor da 1ª etapa da Liga MEO Surf
A etapa do Porto e Matosinhos é diferente pela moldura urbana, com duas praias muito boas para se fazer uma competição. Tanto a Praia Internacional como Leça da Palmeira são beachbreaks que dão boas oportunidades para todos fazerem pontuações altas e onde tudo pode acontecer. O meu objetivo é não só defender o título nacional que conquistei o ano passado como vencer o maior número de etapas este ano na Liga MEO Surf. Venho de uma vitória na Figueira da Foz e vou para o Porto e Matosinhos com a mesma motivação que é vencer.”
 
Gabriela Dinis – Vencedora da 1ª etapa da Liga MEO Surf 
A vitória na Figueira da Foz foi sem dúvida muito importante porque já estava a precisar há muito tempo. Sinto que todo o trabalho valeu a pena e foi um ganho de confiança gigante. É muito bom vestir a licra amarela. Agora a prioridade para a etapa do Porto e Matosinhos é manter a consistência. É bom competir no Porto e Matosinhos. Ainda não surfei lá muitas vezes, mas espero apanhar boas ondas.”   
 
O principal espetáculo do surf nacional vai então para as águas do Norte de Portugal, onde é sempre interessante acompanhar a luta entre gerações, em particular em 2023, onde os mais novos chegaram às vitórias relegando os surfistas de nomes mais sonantes para um segundo plano de importância. O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro será a 18ª vez sem interrupções que a Liga MEO Surf visita as cidades do Porto e Matosinhos. 
 
Rui Moreira, Presidente Câmara Municipal do Porto
Além de se associar a eventos como este, importantes para a afirmação das praias do Norte como destino de eleição para a prática dos desportos de ondas, a Câmara do Porto tem vindo a atribuir uma importância crescente ao surf. Prova disso é a inclusão desta modalidade no recente programa de patrocínio a atletas de alto rendimento e de elevado potencial desportivo, lançado no início deste ano, o que demonstra mais uma vez a atenção que a Autarquia tem dado a este desporto.”
 
Vasco Pinho - Vereador Câmara Municipal de Matosinhos
O Município de Matosinhos aposta, de forma consistente, no potencial desportivo, económico e turístico associado à vertente do surf e de outros deportos de deslize, tendo presente o seu contexto geográfico, histórico e social, bem como a sua relação umbilical com o oceano atlântico e com as modalidades náuticas. Acolher uma etapa da mais importante competição nacional de surf, evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos neste setor, nomeadamente, através da valorização da qualidade das nossas águas balneares e respetiva monitorização, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de socorro balnear e da colaboração estreita com as várias escolas de surf matosinhenses na promoção e incremento desta modalidade. Estamos comprometidos com este evento desportivo e certos de que a sua realização será, à semelhança das edições anteriores, um enorme sucesso.”

Galeria Vencedores Joaquim Chaves Saúde Porto Pro  (últimos cinco anos)
2022 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot 
2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2019 – Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins
2018 – Marlon Lipke e Teresa Bonvalot

Miguel Vieira Marques - Diretor de Marketing da Joaquim Chaves Saúde
 “A Joaquim Chaves Saúde (JCS) orgulha-se de se associar, uma vez mais, à Liga MEO Surf, na medida em que esta é uma iniciativa que vai ao encontro de dois grandes compromissos assumidos pela marca: a prevenção de doença e a promoção de hábitos de vida saudáveis. A atividade da JCS assenta, atualmente, em quatro áreas distintas (Laboratórios, Clínicas Médicas, Oncologia e Fitness), através das quais disponibiliza uma oferta abrangente de serviços, que vão desde o diagnóstico até ao tratamento, sem nunca esquecer a vertente da prevenção. E é com base nesta oferta 360º que a associação da nossa marca ao desporto é incontornável, sendo o Surf um dos protagonistas desta jornada desportiva. Queremos ser a marca do Surf em Portugal e, por este motivo, temos estado ao lado dos surfistas em provas nacionais e mundiais de referência, incluindo um conceito disruptivo de nos apresentarmos como “Health Shapers”.”

Joaquim Chaves Saúde Porto Pro 2022 em números
– Campeões da Etapa: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
– 1229 ondas surfadas por 99 surfistas inscritos
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9.25 pontos de Vasco Ribeiro
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 16,75 de Vasco Ribeiro

Na 2ª etapa da Liga MEO Surf estão também em disputa o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras individualmente tanto no masculino como no feminino) e o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3). Relembre-se que as Go Chill Expression Sessions irão realizar-se duas vezes depois de se ter adiado a realização da sua disputa durante a etapa anterior na Figueira da Foz. 
 
Fantasy Surfer – Participe em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
 
Recorde-se que o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2023 onde, no próximo fim de semana, designadamente a 15 e 16 de Abril, se irá disputar a 1ª etapa do Junior Tour, reservado a surfistas de até 20 anos, na Praia Internacional do Porto, o que ajudará os mais novos a aquecer motores para a Liga MEO Surf que se seguirá na semana seguinte.
 
O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
 
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA TEM SESSÃO ORDINÁRIA NO DIA 21 DE ABRIL

 
Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção actual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, o presidente da AM, Almiro Moreira convocou uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia 21 de Abril, com início às 20h00, a realizar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:
 
Período Antes da Ordem do dia
1. Informações gerais e expediente.
2. Votação da acta da reunião extraordinária de 20 de Janeiro de 2023.
3. Votação da acta da reunião ordinária de 27 de Fevereiro de 2023.
4. Assuntos gerais de interesse municipal.
5. Apreciação da informação escrita da actividade da CM e da situação financeira do Município.
 
Período de Intervenção do Público
6. Intervenção do Público
 
Período da Ordem do dia
7. Apreciação e deliberação - Prestação de Contas 2022 – Relatório de Gestão.
8. Apreciação e deliberação - Integração do Saldo da Gerência do ano de 2022.
9. Apreciação e deliberação - Prorrogação de prazo relativo à regularização de situações de desconformidade com o Plano Director Municipal - Artigo 118º - Versão final da proposta para aprovação (RJIGT, art. 89º, n.º6).
 
Período de Intervenção do Público
10. Intervenção do Público.

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | CAMINHADA DOS MOINHOS EM S. MARTINHO REALIZA-SE NO PRÓXIMO DOMINGO

 A Junta de Freguesia de São Martinho de Sardoura, em parceria com o Centro Sol Nascente e o Município de Castelo de Paiva, vai promover a iniciativa Caminhada dos Moinhos, no próximo Domingo, dia 16 de Abril
A caminhada vai iniciar-se e terminar junto à Igreja Matriz da Freguesia, percorrendo a freguesia, sendo que, o maior destaque é a visita ao Moinho do Cabril onde o Sr. Justino Gouveia irá mostrar o moinho em funcionamento e dar a provar a típica Broa de Milho, produzida com farinha moída de forma artesanal.
 As Inscrições  são gratuitas e inclui a participação na caminhada, visita ao Moinho e lanche :
https://forms.gle/sBayhZHc1VnqWFbWA
 Os interessados podem, nesta jornada, adquirir uma T-Shirt do evento, bem como uma broa caseira produzida no Cabril.
 Sobre a caminhada, cuja partida está agendada para as 9h30, importa referir que, o tipo de percurso é circular, em terra batida e estrada, com partida e chegada no mesmo local, sendo a distância de aproximadamente 8 quilómetros: ponto no Google Maps: https://goo.gl/maps/uWAor6g8mbhUiV4QA
 Contactos para qualquer informação adicional: 939 424 512 | 919 255 978 | geral@jf-smartinhodesardoura.pt
 As Inscrições  são gratuitas e inclui a participação na caminhada, visita ao Moinho e lanche :
Os interessados podem, nesta jornada, adquirir uma T-Shirt do evento, bem como uma broa caseira produzida no Cabril.

Sobre a caminhada, cuja partida está agendada para as 9h30, importa referir que, o tipo de percurso é circular, em terra batida e estrada, com partida e chegada no mesmo local, sendo a distância de aproximadamente 8 quilómetros: ponto no Google Maps: https://goo.gl/maps/uWAor6g8mbhUiV4QA
 Contactos para qualquer informação adicional: 939 424 512 | 919 255 978 | geral@jf-smartinhodesardoura.pt

Carlos Oliveira

BAIRRO DAS FONTAINHAS, EM PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO ENTRE OS DIAS 17 E 20 DE ABRIL

 
O Município de Silves informa que, no âmbito da empreitada de reabilitação de infraestruturas na vila de Pêra, alguns arruamentos do Bairro das Fontainhas estarão encerrados à circulação automóvel entre os dias 17 e 20 de abril, na sequência de trabalhos de pavimentação a executar no local. Por forma a minimizar os constrangimentos causados, a intervenção será efetuada em três fases, cada uma com a duração previsível de um dia.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Proença-a-Nova | Maranho renova Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria Cozinha Tradicional

 
O maranho voltou a conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria Cozinha Tradicional, repartido entre os municípios de Proença-a-Nova e da Sertã. Sendo um produto transversal a todo o Pinhal Interior, os/as portugueses/as que participaram nesta consulta identificaram o maranho como o produto gastronómico de destaque do distrito de Castelo Branco. Para além desta categoria, são ainda identificados outros ícones regionais de referência nacional ao nível de arte e cultura, património, recursos naturais e marcas portuguesas. Nas últimas duas edições, a praia fluvial do Malhadal também foi distinguida na categoria de Praia.
No caso do Maranho, para além do maior maranho do mundo ter sido confecionado em Proença-a-Nova, o Município promove anualmente o Festival do Plangaio e do Maranho, por norma no terceiro fim de semana de setembro, em Sobreira Formosa, com o objetivo de potenciar um dos principais produtos do território, presença obrigatória à mesa em todos os momentos de festa, considerando, por sua vez, o predomínio de gado caprino no território. Para além do maranho, surgiram muitos outros pratos de destaque, como o afogado da boda, o queijo cabreiro ou até a tigelada que na receita original utiliza o leite de cabra.
“Para chegar às marcas vencedoras, estiveram envolvidos 436.000 consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio, sendo 41 do centro do país”, revela a organização que revelou os resultados da 6ª edição deste galardão a 10 de abril.

Proença-a-Nova | Conciliar atividade desportiva com a diabetes é possível e aconselhado

 
Os benefícios da prática regular de atividade física são transversais a pessoas de todas as idades e estão igualmente ao alcance da pessoa com diabetes tipo 2. Neste caso concreto, a enfermeira Dulce do Ó, interveniente no programa de educação Casa da Diabetes em Proença-a-Nova, refere que os/as diabéticos/as devem praticar atividade física pelo menos três vezes por semana, no mínimo 30 minutos seguidos em cada sessão ou divididos em três blocos de dez minutos cada. E devem estar preparados para possíveis casos de hipoglicemia, quando o valor do açúcar no sangue for inferior a 70 mg/dl: o corpo acaba por dar sinais destas situações, por exemplo na forma de suor excessivo, tremores, desfalecimento, palpitações, dificuldade de concentração, irritabilidade ou agressividade, entre outros. A forma mais rápida de repor os níveis de açúcar no sangue é através da ingestão direta de açúcar, muito mais eficaz do que comendo um bolo ou outro alimento, mesmo que rico em açúcar.
Sendo aconselhado que a equipa de saúde dê indicações sobre a intensidade da prática da atividade física, os/as diabéticos/as podem assim retirar benefícios para a sua saúde se incluírem regularmente nas suas rotinas a prática desportiva em grupo ou de forma isolada. Gabriel Gil Dias e Nuno Alves, do Grupo de Desporto do Município, falaram das disciplinas atualmente disponíveis, caso das aulas de ginástica sénior, natação, hidroginástica ou ginásio, e apresentaram exercícios que facilmente podem ser realizados em casa, com recurso a objetos do quotidiano, como cadeiras, vassouras, garrafões de água, entre outros. “Em Proença-a-Nova temos todos os meios físicos e humanos para podermos praticar atividade física, caso vocês queiram e tenham essa disponibilidade”. A primeira condição é haver compromisso e, ainda que no início exija mais esforço, num segundo momento a prática regular servirá como um medicamento adicional para o tratamento da diabetes.
Os professores de educação física alertaram ainda para diversas situações, desde logo para o uso de calçado adequado que proteja os pés; para o facto de outras atividades diárias, como a agricultura de subsistência, não garantirem os mesmos benefícios que a prática regular de exercício físico; que fazer algum exercício é melhor do que não fazer nenhum, até pelos benefícios secundários que permitem, nomeadamente em possíveis quedas: quem pratica exercício físico com regularidade acaba por ganhar mais agilidade que pode fazer a diferença numa situação de queda. Para gerir a motivação e os níveis de compromisso, uma das possíveis soluções é realizar exercício físico acompanhado.
Recorde-se que este programa de educação, intitulado de Casa da Diabetes, resulta de protocolo celebrado entre o Município de Proença-a-Nova e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, envolvendo 30 diabéticos/as que, desde dezembro, têm participado em conversas informais que têm como objetivo promover a capacitação das pessoas com diabetes para a sua autogestão, ou seja, para terem a capacidade de tomar decisões informadas sobre o tratamento no seu dia a dia. Faltam apenas duas sessões para este programa acabar, uma sobre pé diabético e cuidados preventivos e o encerramento com um convívio entre os/as participantes do projeto com o objetivo de saber como atuar em dias de alimentação diferente.

Proença-a-Nova | Galeria Municipal recebe workshop sobre materiais e técnicas na escultura

 
Beatriz Aboim, Eva Gonçalves, Guilherme Hitto, João Pereira, Madalena Bettencour, Marta Zagalo, Sara Bóia e Vera Vilhena são os/as alunos/as finalistas da licenciatura em Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa autores das esculturas que compõem a exposição “Método e Forma na Escultura” que está patente na Galeria Municipal Comendador João Martins, localizada no Parque Urbano de Proença-a-Nova, até ao próximo dia 3 de maio.
A Galeria Municipal recebe os/as autores das obras expostas e convida para um workshop sobre materiais e técnicas na escultura, este domingo, dia 16 de abril, a partir das 15h30 na Galeria Municipal. Os/as alunos/as finalistas serão responsáveis por proporcionar aos/às participantes a oportunidade de experimentar diferentes matérias através das três técnicas tradicionais em escultura. Os/as interessados/as em participar devem fazer a inscrição no Posto de Turismo de Proença-a-Nova (presencialmente, através do email postodeturismo@cm-proencanova.pt ou pelo número 939 623 269, com custo da chamada nacional para a rede móvel nacional).
Esta exposição, com curadoria da professora Ana Mena, e o workshop são atividades realizadas ao abrigo do protocolo que o Município de Proença-a-Nova tem com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e que inclui, entre outras iniciativas, a realização de residências artísticas ou de esculturas e medalhística associadas ao território. É igualmente uma das iniciativas que integra o Ano Municipal das Artes que a autarquia promove durante 2023.