terça-feira, 18 de outubro de 2022

Querubim, o Filho da Puta: António Garcia Barreto apresenta um thriller empolgante

 Provocador, intenso e salpicado de suspenseQuerubim, o Filho da Puta, o novo romance de António Garcia Barreto que tem como pano de fundo histórico o regime do Estado Novo, leva-nos a questionar o que estará afinal na mala de uma misteriosa hospedeira de bordo que seduz o protagonista. Um policial português com uma estrutura pouco canónica que testa os limites da sexualidade, da moralidade e do amor, Querubim, o Filho da Puta chega oficialmente à rede livreira nacional no próximo dia 25 de Outubro, numa edição com a chancela da Guerra e Paz.
É na cidade francesa de Annecy que o escritor António Garcia Barreto cruza os destinos de João dos Passos, o protagonista do seu novo romance Querubim, o Filho da Puta, e da jovem e elegante Malvina Bleck, uma misteriosa hospedeira de bordo que traz consigo uma mala preta, que se tornará omnipresente ao longo de todo o livro.
 
Os dois envolvem-se e Malvina convida João para ir viver com ela em Londres, oferecendo-lhe sexo, bons restaurantes e uma vida em liberdade, longe do jugo do regime de Salazar. A troco de quê? De um amor que se alimenta de silêncios, segredos e de mistérios que não mais vão abandonar a mente de João e a curiosidade dos leitores: terá esta aventura londrina contornos de cilada? O que trará afinal aquela sedutora mulher na sua inseparável mala preta, quando viaja em serviço? O que esconde? Quem a persegue?
 
Pouco ou nada nos é dito, à partida, a não ser o que João sabe: além de hospedeira, Malvina tem uma ligação a um marchand de arte, em Lisboa. Contudo não cabem naquela mala pinturas e esculturas. O que caberá? Nada que algumas boas horas de leitura não esclareçam. Ou talvez não…
 
Uma edição Guerra e Paz para Querubim, o Filho da Puta estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 25 de Outubro.
 
António Garcia Barreto
Ficção / Romance
176 páginas · 15x23 · 15,50 €
Nas livrarias a 25 de Outubro

Castelo de Paiva, | Percorrem hoje o território municipal. Símbolos da Jornada Mundial da Juventude recebidos ontem na Câmara Municipal

 
Depois da cerimónia de recepção, ontem realizada na Câmara Municipal e na Igreja Paroquial de Sobrado, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que decorre no próximo ano na cidade de Lisboa, estão a percorrer o concelho de Castelo de Paiva, parando em vários pontos do território municipal, num périplo hoje realizado, visitando todas as freguesias do concelho.

Recorde-se que, o itinerário da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani, símbolos que marcam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) atravessam as 22 Vigararias da Diocese do Porto até ao final de Outubro, numa corrente de oração, partilha e convívio, conforme referiu o Padre Jorge Nunes, na sua intervenção no Salão Nobre dos Paços do concelho, onde falou nos objectivos e alcance deste acontecimento religioso.

Ontem, ao final da tarde, aconteceu a cerimónia da recepção dos símbolos em frente ao Anjo de Portugal, na Ponte Hintze Ribeiro, seguindo até ao Largo do Conde, transportados também pelos Bombeiros Voluntários locais, cumprindo o Percurso 1, passado por S. Martinho e Fornos, sempre na companhia de uma “ escolta “ do Moto Clube Paivense.

 Na cerimónia realizada na Câmara Municipal, ao lado do Padre Jorge Nunes, do Comité Organizador da Diocese do Porto, e dos padres locais Fernando SérgioTiago SantosHugo Cunha, o presidente José Rocha falou na grande festa da juventude, numa peregrinação de grandeza mundial, uma expressão da igreja universal num momento forte da evangelização pelo Mundo, com o Papa Francisco, com milhares de jovens a celebrar a sua fé e pertença à sua igreja.

O edil paivense reforçou que, a juventude é um elo fundamental para a subsistência da igreja, e recordou a citação bíblica escolhida pelo Papa como lema destas Jornadas Mundiais, frisando que, os jovens não se devem acomodar, mas procurar ser protagonistas de um Mundo mais justo e fraterno, evidenciando orgulho por receber estes símbolos nos Paços do Concelho e no território municipal, realçando ser gratificante enquanto autarca poder participar nestes actos, num misto de alegria e emoção, partilhado por tantos paivenses, que mostram com orgulho que esta terra sabe receber.

Ainda na noite de ontem, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorreram os percursos 2 e 3, entre Sobrado e S. Martinho, com paragem no Campo de Futebol Manuel Emílio dos Santos, passando por vários lugares da freguesia de Sardoura, antes de regressar ao Auditório Municipal, em Sobrado, e à Igreja Matriz.

Hoje de manhã, a comitiva seguiu para a freguesia de Real, passando também pelo território de Bairros, rumando depois Escola Secundária onde realizou uma paragem, fazendo de seguida o trajecto pelas terras do Paraíso e Raiva, chegando a Oliveira do Arda às 11 horas, com passagem pela EB 2.3 do Couto Mineiro do Pejão.

Na sexta parte do percurso, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude partem junto da Capela da Senhora das Amoras, subindo pela estrada das cruzes, e por Serradelo até ao Santuário de S. Domingos da Serra, onde se realizou um momento de reflexão, um convívio e o almoço partilhado, seguindo depois por Pedorido, para Labercos, onde os símbolos são recolhidos para seguirem viagem até outro município do Vale do Sousa.  

Com passagens por mais de noventa países, a presença dos Símbolos da JMJ em Castelo de Paiva foi uma oportunidade única para os jovens paivenses sentirem, tão perto, esta presença religiosa, agradecendo, em primeiro lugar, a João Paulo II, o Papa que foi o principal responsável pela criação da Jornada Mundial da Juventude, em 1986.



Carlos Oliveira

Ovar | “À Mesa com Júlio Dinis” com 18 opções no menu

 Em 2022, a Câmara Municipal de Ovar promove a 2ª edição do roteiro gastronómico “À Mesa Com Júlio Dinis”, tendo por base o regresso às vivências e registos gastronómicos recolhidos pelo escritor durante a sua passagem pela então “Villa de Ovar”. De 10 a 14 de novembro, à mesa dos espaços aderentes, o público vai encontrar 18 opções de ementas inspiradas na época “dinisiana”, recriadas sob orientação do Chef Luís Lavrador.
 
Depois de uma primeira edição que deixou “água na boca” e muito sabores na memória, o roteiro gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis” regressa às mesas dos restaurantes do Concelho de Ovar para servir 18 ementas de entradas, carne, peixe, sopas e sobremesas, uma vez mais orientadas pelo Chef Luís Lavrador, numa iniciativa que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas Ovar Sul e da SEMA – Associação Empresarial.
 
Durante cinco dias de roteiro gastronómico, são muitas as oportunidades para degustar uma variedade de menus que começam já a ganhar forma nos workshops de preparação. As opções de pratos vão da enguia frita em molho de escabeche a uma caldeirada com broa esfarelada, passando por um caldo de feijão, pernil crocante, vitela no forno com arroz açaforado e um tradicional Pão-de-Ló de Ovar para a sobremesa. A aposta das recriações culinárias assenta na valorização dos ingredientes, da agricultura doméstica e de produtos do nosso mar.
 
Movidos pelo sucesso da primeira edição, no primeiro workshop marcaram presença alguns dos restaurantes que participaram na edição anterior e outros novos que já aderiram à iniciativa que, este ano, prevê chegar a mais espaços e clientes. A avaliar pelo resultado visual e pelo empratamento das primeiras receitas confecionadas, o Chef Luís Lavrador garante que “os clientes podem esperar momentos de degustação culinária que são experiências singulares e, até, se possível, irrepetíveis. Optamos por recriar pratos da época, século XIX, tal como Júlio Dinis retratou, não desvirtuando o que seriam os sabores, os alimentos, os produtos e técnicas culinárias, o modo de preparar e de servir.”
 
Após o balanço positivo feito na primeira edição, Alexandre Rosas, vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal refere “não hesitámos em promover, e até mesmo alargar, a edição deste ano porque acreditamos que é um evento que, realmente, une as pessoas e dinamiza a economia, a cultura, a gastronomia e o turismo. Reforçámos a nossa identidade com este roteiro gastronómico, dentro e fora de Ovar.”
 
Luís Lavrador garante ainda que a gastronomia é “uma forma de atrair pessoas a vir aos territórios através de receitas genuínas, autênticas, feitas com produtos da terra, que, no fundo, falam a linguagem das pessoas.” Cada restaurante dirá a forma de levar à mesa, aliando apresentação, sabor e aroma, que fazem o sucesso de um prato.
Para o público, ficam os motivos certos para reservar na agenda os dias 10 a 14 de novembro, de modo a poder almoçar ou jantar os pratos do roteiro gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis”.
 
Os próximos workshops vão realizar-se nos dias 20 e 28 de outubro, pelas 16h30, na Escola Secundária Júlio Dinis e os restaurantes ainda se podem inscrever e participar. Mais informação através de turismo@cm-ovar.pt ou 256 509 153 / 930 409 207.








Cante Alentejano, olaria e tapeçaria vão ser ensinadas aos alunos das AEC do concelho de Reguengos de Monsaraz

 As artes tradicionais do concelho de Reguengos de Monsaraz vão ser ensinadas aos alunos que frequentam as AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. A partir do final de outubro, os alunos do plano extracurricular das AEC dentro da disciplina Educ’arte vão ter contato com a tapeçaria, a olaria e o Cante Alentejano.
A primeira arte secular do concelho que vai começar a ser ensinada ainda este mês será o Cante Alentejano, com os contributos do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Estas aulas vão acontecer uma vez por mês em cada uma das oito turmas, nomeadamente nas quatro turmas em Reguengos de Monsaraz, uma em São Pedro do Corval, uma em Campinho, uma em São Marcos do Campo e uma em Perolivas.
 
O ensino da olaria tem início em novembro em São Pedro do Corval, estendendo-se às restantes turmas do concelho ainda durante o primeiro período letivo. Para o ensino desta arte e tradição vão ser convidados mestres oleiros para serem os formadores, sempre acompanhados por monitores.
A tapeçaria, os seus segredos, a história e a produção das famosas Mantas de Reguengos vão ser ensinadas durante o segundo período escolar a todas as turmas das AEC dentro da disciplina Educ’arte. A autarquia pretende assim que os alunos tenham conhecimentos e contato com as artes seculares do concelho e que são a sua tradição identitária.


Carlos Manuel Barão

Cantanhede | Empreitada orçada em 459.616 euros. Câmara consigna obra de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Cantanhede consignou esta sexta-feira, 14 de outubro, a obra de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. O auto de consignação foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pelo representante da Edibarra, empresa responsável pelos trabalhos, numa sessão que contou ainda com a presença do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.

A empreitada, orçada em 459.616 euros, é comparticipada a 85% por fundos comunitários e tem um prazo de execução de 9 meses.

O projeto de arquitetura prevê a promoção da qualidade ambiental, urbanística e paisagística desta que é uma via estrurante para as dinâmicas de mobilidade de e para o centro urbano. Como salientou a preidente da autarquia, “trata-se de uma ambição antiga da Câmara Municipal” e tem como objetivo valorizar significativamente a envolvente de uma das ruas com maior movimento e tráfego automóvel, logo com necessidades acrescidas”.

Helena Teodósio constata que “o ordenamento urbano em torno da via decorreu em diferentes fases temporais, e o que se pretende agora é reforçar a sua unidade urbanística através de uma intervenção pensada para resolver algumas incoerências e conflitos nos percursos pedonais e da ciclovia”.

O espaço de intervenção proposto inclui parte da Rua dos Bombeiros Voluntários, desde o cruzamento que apoia o acesso ao mercado municipal e o edifício da atual Loja do Cidadão até à rotunda mais a nascente, que liga a Estrada Nacional 234, na envolvente do cemitério. No entanto, o troço que consta da candidatura e integra a ARU – Área de Reabilitação Urbana, terminará na rotunda construída recentemente, que acede ao recinto da feira quinzenal no sentido norte e cujo seguimento orientado a sul liga ao atual quartel de bombeiros e ao centro escolar.

O projeto de arquitetura, da responsabilidade da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal, assenta em três premissas: por um lado requalificar os espaços de usufruição pública em particular os espaços verdes, os espaços urbanos e os equipamentos de utilização coletiva; promover a melhoria geral da mobilidade, com uma melhor gestão da via pública e dos demais espaços de circulação; e potenciar a melhoria das acessibilidades aos cidadãos de mobilidade condicionada.

A área de intervenção tem uma extensão aproximada de 460 metros e integra aproximadamente 14.000 m2, dos quais cerca de 4.500 m2 destinados a zona partilhada para peões e bicicletas, 4.800 m2 de áreas ajardinadas e 1.650 m2 em betuminoso. A restante área de intervenção destina-se a requalificar zonas de transição e uniformização da iluminação publica ao longo das zonas pedonais.


Proença-a-Nova | Obras de arte da Rota Esporo promovem novos pontos de atratividade

 
As quatro peças da Rota Esporo que foram implementadas no concelho de Proença-a-Nova receberam visitas orientadas, a 16 de outubro, pela mão de Lara Seixo Rodrigues, dando por concluído este projeto supramunicipal que envolveu ainda os municípios de Figueiró dos Vinhos e Ansião.
“A cultura transporta-nos normalmente para aquilo que é belo, faz-nos sair de dentro de nós e transmitir aos outros coisas que eventualmente nós quotidianamente não conseguimos transmitir: tem essa grandeza. Mas isto em locais que normalmente não seriam prováveis para implantar esculturas”, referiu João Lobo. O autarca incentiva agora a que as populações mais próximas destas obras de arte possam ser suas embaixadoras, de forma a potenciar a sua visitação - cumprindo-se o objetivo do projeto -, ao mesmo tempo que convidou a que conheçam as peças colocadas nos outros pontos do concelho e nos outros municípios que compõem a Rota Esporo.

Castelo de Paiva voltou a acolher desafio inédito. 4ª edição da Rampa de S. Gens foi um sucesso desportivo

 Caminhada teve mais de 600 participantes

Em dia cinzento, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 14ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se no passado Domingo, a 4ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 600 participantes, sendo que, Victor Barbosa e Beatriz Valente, ambos do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, foram os grande vencedores desta prova inaugural.
Numa organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo sem semelhança na país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigenteque este ano voltou a registar uma boa adesão de participantes.
Victor Barbosa, a representar o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva triunfou nesta prova, conseguindo um registo de 4m41,3 enquanto Pedro Magalhães, do Caldas de S, Jorge, foi segundo classificado com um tempo de 4,41,8, seguindo-se José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, com o tempo de 4,55,4 a fechar o pódio em S. Gens.

Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a jovem atleta Beatriz Valente, do Grecas, que fez o percurso em 6m,57,5 com  Ana Vieira, individual, no segundo lugar, a registar 7,13,6 , e Sandra Teixeira, do GDC de Castelo de Paiva a garantir a terceira posição, no tempo de 8,08,1com Frabicia Sales e Ana Oliveira a completar o “ Top Five “
Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, mais de 600 que enfrentaram um percurso desde a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distancia de aproximadamente sete quilómetrosonde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio e confraternização, com muita animação musical.

Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Câmara Municipal, e ambas as colectividades e da própria comunidade local, manifestando gratidão pelo sucesso alcançado nesta quarta edição, considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho.
Já o edil paivense José Rocha, que esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, valorizou este dia de festa e este evento na componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, realçando que este atractivo espaço no Monte de S. Gens seja um verdadeiro ponte de encontro e de turismo, que permite desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro.
Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio único e nesta jornada desportiva, e evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, nomeadamente a forte adesão de participantes na caminhada, louvando a organização conjunta do evento que permitiu a realização de um grande convívio, destacando o interesse para a freguesia e  para o turismo do concelho, num espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer continuar a potenciar sempre e a valorizar com outras acções e intervenções.

Por ultimo, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, considerou que este desafio voltou a ter um final feliz, porque serviu para promover o desporto e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico do município, sendo que, o dirigente paivense realçou a satisfação e a alegria de ver a comunidade local a aderir em força à iniciativa, sublinhando testemunhos extraordinários daqueles que desafiaram os limites numa corrida monte acima e que, podem no presente, transportar para o futuro o orgulho de terem estado neste momento épico do desporto em Castelo de Paiva.
                     




Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Visita orientada às peças da Rota Esporo promove novos pontos de atratividade

As quatro peças da Rota Esporo que foram implementadas no concelho de Proença-a-Nova receberam visitas orientadas, a 16 de outubro, pela mão de Lara Seixo Rodrigues, dando por concluído este projeto supramunicipal que envolveu ainda os municípios de Figueiró dos Vinhos e Ansião, num projeto financiado a 100 por cento pelo Centro 2020, Portugal2020 e Feder, sem custos para os municípios envolvidos. Cabeço dos Três Marcos, Miradouro das Corgas, Padrão e Ribeira do Vale de Água (entre as aldeias do Vale de Água e do Pergulho) são os locais onde podem ser encontradas as obras de arte, todas implementadas em locais improváveis. “O que a cultura nos pode trazer enquanto desenvolvimento, mas também do ponto de vista da sociedade, é um vetor principal de crescimento e de conhecimento”, afirmou na ocasião João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

A cultura transporta-nos normalmente para aquilo que é belo, faz-nos sair de dentro de nós e transmitir aos outros coisas que eventualmente nós quotidianamente não conseguimos transmitir: tem essa grandeza. Mas isto em locais que normalmente não seriam prováveis para implantar esculturas”. O autarca incentiva agora a que as populações mais próximas destas obras de arte possam ser suas embaixadoras, de forma a potenciar a sua visitação - cumprindo-se o objetivo do projeto -, ao mesmo tempo que convidou a que conheçam as peças colocadas nos outros pontos do concelho e nos outros municípios que compõem a Rota Esporo. João Lobo destacou a vertente intermunicipal deste projeto e a necessidade de os territórios se unirem em redes para potenciar o seu desenvolvimento, neste caso a partir da arte.

Lara Seixo Rodrigues, curadora e coordenadora do projeto, referiu que esta iniciativa estava para ser realizada em julho, tendo sido adiada devido ao impedimento de realizar atividades na floresta considerando o risco muito elevado de incêndios florestais. “A Rota Esporo apresenta-se como o resultado do trabalho realizado ao longo de 8 meses por uma dezena de artistas nacionais e internacionais que, de acordo com as suas preocupações, abordagens conceptuais e com a sua estética, desenvolveram 12 intervenções / instalações site specific, em diversos formatos, medias e temporalidades, nesses lugares singulares onde a natureza prevalece”.

No caso de Proença-a-Nova, o filme documental realizado por Mariana Vasconcelos com “todos os passos desta valorização, deste despertar do território através da arte”, foi apresentado publicamente nas aldeias de Herdade e Pergulho. Foi ainda lançado o livro “ESPORO | Disseminação Cultural e Artística”, documento que condensa todas as ações que se desenvolveram ao longo dos nove intensos meses de trabalho de construção do ESPORO. Uma construção sonhada, desenhada e concretizada como alavanca para a (re)descoberta destes territórios e das suas (novas) identidades e para constituir-se como uma marca de referência para esta região do Pinhal Interior”, refere o projeto. “Este livro é também um novo olhar ou uma coletânea de olhares, dos promotores, da organização, dos artistas que nos acompanharam ao longo destes nove meses e, não menos importantes, o olhar de cada uma das pessoas, residentes ou visitantes, que se juntaram a nós nesta permanente e sempre inacabada descoberta”. O livro está disponível para consulta na Biblioteca Municipal, Bibliomóvel e respetivos polos.

Mais informações sobre as peças da Rota Esporo: em Proença-a-Nova e em todos os municípios