quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Proença-a-Nova | Obras na Aldeia Ruiva impulsionam ocupação do Parque de Campismo

As obras de requalificação que foram realizadas na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, inauguradas na abertura da época balnear deste ano – a 26 de junho, favoreceram a taxa de ocupação do Parque de Campismo, gerido pelo Município, que se localiza junto à Ribeira da Isna. O destaque vai para a abertura do Parque de Autocaravanismo, com possibilidade de estacionamento e pernoita, uma novidade que foi procurada por 63 caravanas e autocaravanas, mobilizando 187 pessoas nos meses de julho, agosto e setembro. Quanto às restantes valências do Parque, e da análise dos meses de julho, agosto e setembro desde 2013 a 2021, excetuando 2020 pois esteve encerrado por motivo de obras, foi batido o recorde de ocupação, representando um aumento de 15% em relação ao segundo melhor ano do período analisado: 2019. Em 2021, 201 tendas passaram pelo Parque de Campismo, mobilizando 482 pessoas, enquanto que em 2019 foram 168 reservas e 418 utilizadores.

No caso dos bungalows, houve um decréscimo de 8% na taxa de ocupação, quando comparado com 2016, o melhor ano do período analisado. Se em 2021 as 85 reservas realizadas mobilizaram 337 pessoas para o concelho e para a Praia Fluvial, que registou grande afluência durante a época balnear, em 2016 as 86 reservas envolveram 368 utilizadores. Recorde-se que os bungalows foram ainda utilizados este ano, entre os dias 7 e 12 de setembro, pela residência artística da Aldeia Djembé Camp.

As obras realizadas em 2020 e 2021 permitiram reordenar o espaço ocupado pelas tendas, com a construção de arruamento para melhor servir os utilizadores e foi ainda substituída toda a parte elétrica do Parque de Campismo. Por forma a torná-lo mais versátil na gestão das reservas dos bungalows, campismo e estacionamento de caravanas, o Município irá dotar o parque de um sistema autónomo de controlo de acessos, que permitirá que as reservas sejam feitas através de um portal web, no qual será gerado automaticamente um PIN, que permitirá ao utilizador entrar sem a necessidade de um colaborador da autarquia estar presente. Enquanto esse sistema não estiver operacional, o que se prevê no decurso do próximo ano, é possível fazer as reservas diretamente na página do Município. Serão também implementados sistemas de vídeo vigilância e alarme que garantam uma maior segurança aos utentes.

Nos próximos anos, o Município irá fazer a substituição das casas de madeira, renovando os bungalows, num equipamento que beneficia da proximidade da Praia Fluvial, dos bons acessos e da envolvente natural.


Alvaiázere | Mata do Carrascal já tem um novo moinho

Um dos ícones da Mata do Carrascal é, sem dúvida nenhuma, o moinho que está instalado há várias décadas no ponto mais alto deste local, que é um dos cartões de visita não só da vila de Alvaiázere, como do concelho.

Tendo em conta o elevado estado de degradação do mesmo, o Município, através do serviço de turismo, procedeu à construção de um novo moinho, respeitando integralmente o modelo construtivo desta tipologia, em madeira, que tem a singularidade de toda a estrutura poder rodar, para melhor exposição à força motriz do vento. A construção do novo moinho da Mata do Carrascal foi financiada integralmente pelo orçamento da Câmara Municipal, ascendendo o investimento a €76.752,00.

Este investimento na valorização da Mata do Carrascal vem em linha com outros que estão a ser efetuados neste espaço. Recorde-se que o Município de Alvaiázere já contratualizou a requalificação de toda a vertente poente daquele espaço, para a instalação de um Parque Botânico, num investimento que ascenderá a cerca de meio milhão de euros, financiado por fundos comunitários.

Homem que arrastou parceira pelos cabelos vê absolvição revertida e é condenado por violência doméstica

O homem, absolvido em primeira instância, foi agora considerado culpado de violência doméstica pelo Tribunal da Relação do Porto. O agressor recebeu uma pena suspensa de quatro anos e meio de prisão.

Depois de ser absolvido em abril do crime de violência doméstica em primeira instância, o Tribunal da Relação do Porto condenou um homem apanhado pela GNR a arrastar a parceira pelo pescoço a quatro anos e meio de prisão, escreve o Jornal de Notícias.

A reversão da sentença, contudo, resultou apenas numa pena suspensa por cinco anos, desde que o homem condenado cumpra um programa de prevenção de violência doméstica e um tratamento de dependência de álcool, tendo também de pagar uma indemnização de 2500 euros à vítima.

No primeiro julgamento, o Tribunal de Paredes deu como provado que o homem, de 37 anos, tinha agarrado a mulher pelo pescoço, arrastando-a até ao carro. No entanto, a juíza Isabel Pereira Neto considerou que o ato não teve a "crueldade, insensibilidade e desprezo" necessárias para configurar um crime de violência doméstica.

Ao invés, segundo a juíza, o crime a apontar seria o de ofensa à integridade física, mas para tal seria necessária queixa da vítima para chegar a julgamento e esta recusou testemunhar — aliás, depois do caso, voltou a viver com o agressor. Por isso mesmo, o homem foi absolvido.

No entanto, escreve o JN, a decisão foi mal recebida tanto por associações de combate à violência doméstica como pelo próprio Ministério Público, que recorreu para o Tribunal da Relação para que a sentença fosse anulada e o julgamento repetido.

Os juízes desembargadores do Porto tiveram outro entendimento que a juíza do Tribunal de Paredes, considerando que com “a matéria de facto dada como provada em tribunal seria possível configurar o preenchimento da tipicidade do crime de violência doméstica pelo qual vinha o arguido acusado".

Ademais, o coletivo de juízes considerou que o ato de arrastar uma mulher pelos cabelos está "longe de qualquer ofensa à integridade física, pois o objetivo do arguido não foi unicamente o de causar ofensa corporal na ofendida, mas sim o de a submeter à sua vontade, mediante violência física e através de um conjunto de manifestações corporais, que se traduziram num tratamento humilhante e degradante".

O Tribunal da Relação do Porto deixou ainda críticas à anterior decisão, considerando que não foi tomado em conta que o agressor já tinha esmurrado a vítima numa ocasião prévia e atirado os seus bens da janela de casa.

Madremedia

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA MANHÃ DO DIA 15 DE OUTUBRO NA FREGUESIA DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água em Gregórios, Canhestros, Baralha e Fonte da Venda, será interrompido no dia 15 de outubro, entre as 9h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

MUNICÍPIO DE SILVES LEVA PARTICIPANTES À MAMAMARATONA 21


O Município de Silves vai disponibilizar, através do Centro de Marcha e Corrida (CMC), transporte aos munícipes que queiram participar na MamaMaratona 21 (MM 21), no dia 24 de outubro pelas 10h00 em Quarteira.

A iniciativa promovida pela Associação Oncológica do Algarve (AOA), tem um percurso de 7 quilómetros nas modalidades de Marcha/Corrida, no passeio das dunas em Quarteira.

A 21ª edição da MamaMaratona tem como objetivos alertar para a prevenção do cancro, em particular da mama, sensibilizar para um estilo de vida saudável, pela prática de exercício físico e angariar fundos para apoio a doentes oncológicos e familiares.

As inscrições para o transporte, são limitadas às vagas existentes, e estão disponíveis até ao dia 21 de outubro, através do e-mail: desporto@cm-silves.pt , indicando o nome, a data nascimento e o número de telemóvel. Os locais de embarque serão em Silves e São Bartolomeu de Messines em horário a divulgar oportunamente.

As inscrições para o evento têm um valor de donativo à escolha, a partir de um euro, e contempla um dorsal oficial do evento e/ou artigos promocionais.

Para quem pretender poderá também adquirir um kit solidário (saco/mochila, t-shirt e artigos promocionais) de edições anteriores da MamaMaratona, também com valor de donativo à escolha.

As inscrições encontram-se abertas, aqui: http://aoa.pt/mamamaratona/inscricoes/

 

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE PAULA VICENTE, FUNCIONÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES


O Município de Silves manifesta o seu profundo pesar pela morte de Paula Vicente, funcionária desta autarquia, desde 2007.

Paula das Dores Custódia Vicente Santos exercia funções de Assistente Operacional de Assistente Operacional no Município de Silves, na Divisão de Educação, Desporto, Juventude e Acção Social, afeta ao Agrupamento de Escolas Silves Sul, que em muito contribuíram para dignificar e valorizar a ação do Município.

As cerimónias fúnebres terão lugar no dia 14 de outubro, pelas 11h00, na Igreja de São Francisco, em Pêra.

À família e aos amigos, o Município de Silves deixa sentidas condolências neste momento de dor.

Museu Coleção Vintém reúne instrumentos musicais e tradicionais do mundo em Monsaraz

O Museu Coleção Vintém vai ser inaugurado esta tarde, pelas 18h30, na Igreja de Santiago, em Monsaraz. Este espaço reúne a coleção de instrumentos musicais e tradicionais do mundo do professor e produtor musical Fernando Vintém e pode ser visitado diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30.

O Museu Coleção Vintém tem em exposição membranofones, aerofones, cordofones e idiofones. De acordo com o colecionista, os visitantes podem apreciar um violino Antonius Stradivarius Cremonensis de 1703, um Teponaztli, que é um tipo de tambor de fenda usado no centro do México pelos astecas e culturas relacionadas, um Nyatiti, alaúde de taça de cinco a oito cordas do Quénia, uma Flauta Espírita da Guiné-Conacri que tem como curiosidade a superstição de ninguém a ter tentado tocar, um Mijwiz, que é um instrumento musical tradicional do Oriente Médio, popular na Palestina, Líbano, Jordânia e Síria, e um Dung Cheng do Tibete, trombeta usada nas cerimónias budistas tibetanas e da Mongólia.


A coleção reúne ainda uma Trombeta de Faraó do Egipto, um Bansuri da Índia, instrumento musical ancestral associado à tradição pastoral e ligado à história de amor entre Krishna e Radha, uma Ocarina do Brasil, que é um instrumento de sopro em formato oval ou oviforme feito geralmente de porcelana, terracota, madeira ou pedra e que é considerado um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, um Tbilat, instrumento de percussão de Marrocos, um Balafón do Gana, comum na África subsaariana e precursor do xilofone, mas também um Mbira, que é uma família de instrumentos musicais tradicionais do povo Shona do Zimbabué.


No Museu Coleção Vintém podem ser vistos dezenas de outros instrumentos, como um raro Sueng (Tailândia), um Duff (Marrocos), um Pellet (Nepal), uma Flauta Doce (Indonésia), uma Darbuka (Antigo Egipto), um Ngombi (Gabão), um Tambor de Joelho (África ocidental), um Tambor Yoruba (Nigéria), um Daff (Egipto), uma Zobra (Tunísia), um Assobio 4 Cabeças (Brasil), um Dombek (Egipto), um Khaen (Tailândia), um Pungi (Índia), um Tin Whistle (Irlanda) e as Castanholas Mirandesas (Portugal).








Durante o próximo fim-de-semana FIMCA – Festival Internacional de Música de Cantanhede 2021 está de regresso

Após dois anos de interregno está de volta a 3.ª edição do FIMCA – Festival Internacional de Música de Cantanhede. Agendada para os dias 15, 16 e 17 de outubro, a iniciativa contará com a presença de inúmeros artistas nas mais variadas áreas culturais apresentando-se como uma mais uma oportunidade para reafirmar a qualidade e diversidade artística, assim como a expressão musical eclética que existe em Portugal.

O evento tem o seu início na próxima sexta-feira, 15 de outubro, pela 21h00, no Pavilhão Multiusos de Febres, com um a apresentação de um concerto da prestigiada pianista francesa Monique Chenevier, que seguirá atuações de Marialva Royal Sax, Fábio Ramos, Melissa Silva e Orquestra de Bandolins de Esmoriz.

Já no sábado, 16 de outubro, às 21h00 será a vez de subir ao palco a fadista cantanhedense Yola Dinis e o cantor lírico Carlos Guilherme, no concerto que será acompanhado pela Filarmónica Marialva.

A iniciativa termina no domingo, 17 de outubro, com um desfile da Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto e da Filarmónica Marialva de Cantanhede, que se iniciará na Praça Marquês de Marialva, culminando com um concerto de ambas as filarmónicas, junto do Mercado Municipal, pelas 17h00.

Recorde-se que durante o fim de semana serão apresentadas inúmeras iniciativas relacionada com o evento, designadamente a Masterclass e apresentação do livro “CLARINETE.PT” que se realizará na Biblioteca Municipal de Cantanhede, às 9h30 de dia 16 de outubro, pelo clarinetista Nuno Silva e a Masterclass “Desenvolvimento da Musicalidade e Interpretação”, que será realizada no auditório do Museu da Pedra, também no sábado, às 10h00 pelo saxofonista Hugo Lopes.

Com organização a cargo da Filarmónica Marialva de Cantanhede, o FIMCA – Festival Internacional de Música de Cantanhede conta o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, Ministério da Cultura, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, da Gira Sol Associação De Desenvolvimento de Febres e Cardoso e Conceição, Instrumentos Musicais.

Para marcar presença neste incrível e multifacetado evento cultural, deverá para o efeito efetuar reserva prévia através dos contactos 936 261 503 ou 914 278 307, do endereço de e-mail fmarialvac.geral@gmail.com, ou ainda nos seguintes locais: Posto de turismo de Cantanhede, Junta de Freguesia de Murtede, Junta de Freguesia de Febres, Junta das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Junta de Freguesia de Cordinhã, Café "A Petisqueira", em Enxofães ou no Café Central, em Cordinhã.

Docente da ESAC é uma das cientistas selecionadas para o SoapBox Science Lisbon


Hélia Marchante, docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), é uma das cientistas que participa no SoapBox Science Lisbon, a ter lugar no próximo dia 23 de outubro, inteiramente on-line, das 15h00 às 18h00.

"Espécies Invasoras: o que podem fazer os cidadãos para reduzir esta ameaça?" é o tema da comunicação que esta docente apresentará, pelas 15h15, no evento que tem lugar pela segunda vez em Portugal e que pretende garantir que todos, desde jovens a idosos, tenham a oportunidade de desfrutar, aprender e interagir com as «melhores cientistas». Aos participantes é dada a oportunidade de ouvirem, mas também de fazerem perguntas às cientistas convidadas.
Os interessados em participar no evento devem registar-se gratuitamente em https://bit.ly/soapboxscience2021. Poderão ficar a conhecer antecipadamente as cientistas que irão compor a Arena Virtual da Soapbox Science Lisbon em https://portaldoastronomo.org/categoria/omnigraphia/.

De referir que a Soapbox Science é uma plataforma de alcance público para promover as mulheres e a ciência que elas fazem. Os eventos Soapbox Science acontecem através do trabalho dedicado de equipas organizadoras locais, que promovem eventos Soapbox Science para as suas cidades. Desde 2011, as equipas Soapbox Science têm organizado eventos em 57 cidades de todo o mundo. Actualmente, os eventos Soapbox Science acontecem em 14 países, incluindo em Portugal.

Homem constituído arguido por incêndio agrícola na Praia de Mira

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Cantanhede, no dia 11 de outubro, constituiu arguido um homem de 66 anos por incêndio agrícola, no Concelho de Mira.

No decorrer de um alerta de incêndio agrícola, os elementos do NPA apuraram que o autor da queima de sobrantes perdeu o controlo, uma vez que a área para a sua realização não se encontrava limpa em redor. Foi possível apurar-se ainda que o incêndio propagou-se para um terreno agrícola, tendo ardido uma área de cerca de 800 m2. Foi ainda constatado que o autor não tinha previamente comunicado a realização da queima ao Município de Mira.

No local compareceram os Bombeiros Voluntários de Mira que extinguiram o incêndio.

Os factos foram reportados ao Tribunal Judicial de Cantanhede.

Alunos dos J.I. e EB1 do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Carlos de Oliveira foi fonte inspiradora para exposição de trabalhos infantis

Encontra-se patente até ao próximo dia 30 de outubro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, a mostra Abelhas à chuva. A exposição é constituída por diversos trabalhos elaborados por crianças dos Jardins de Infância e Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva inspirados no título “Uma abelha na chuva”, livro de Carlos de Oliveira e uma das mais emblemáticas obras literárias do escritor.

Os pequenos artistas auxiliados pelas respetivas educadoras e professoras do 1º CEB deste agrupamento, utilizaram para a realização dos trabalhos, papel, cartão, tecidos, plástico e outros materiais de aproveitamento, representando pequenas figuras de abelhas à chuva, dando largas à sua criatividade imaginária relacionada com o título do livro do autor gandarês.

A exposição Abelhas à chuva é mais uma iniciativa a juntar a várias outras de caráter diversificado, de celebração do centenário do nascimento do escritor Carlos de Oliveira, que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver, ao longo do presente ano.




REQUALIFICAÇÂO DOS CAMPOS DE TÉNIS DE SILVES


O Município de Silves concluiu as obras de requalificação dos Campos de Ténis Municipais, onde se incluiu a reabilitação do piso, pintura das áreas envolventes (paredes e muros interiores e exteriores, e de estruturas metálicas), instalação de repelentes para aves nos topos dos postes de iluminação e a reparação e instalação das vedações interiores.
Os Campos de Ténis Municipais de Silves, já reabriram ao público, no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 17h30 e as 22h00. A sua utilização está sujeita a marcação prévia, através do Serviço de Atendimento no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, de forma presencial ou pelo telefone 282 440 270, podendo os interessados reservar um ou dois campos (associado o pagamento de taxas de utilização/hora), mediante disponibilidade dos mesmos e horário dos treinos do Clube de Ténis de Silves.
Para informações adicionais poderá contactar o Sector de Desporto através do email desporto@cm-silves.pt.

Morada
Largo da República
8300-100 Silves
Coord. GPS | 37.189162, -8.446402

Dois detidos e 70 veículos apreendidos em operação da GNR em vários concelhos

Dois homens de 61 e 69 anos foram detidos na terça-feira por falsificação de documentos, branqueamento de capitais e usurpação de funções nos concelhos de Almada, Setúbal, Sesimbra, Palmela, Montijo, Alcochete, Faro e Vendas Novas, segundo a GNR.

Hoje, em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que as detenções foram feitas no âmbito de uma investigação de falsificação de documentos, branqueamento de capitais e usurpação de funções que decorria há nove meses.

Na sequência da investigação, a GNR deu cumprimento a dois mandados de detenção, tendo ainda realizado duas buscas domiciliárias e 30 em empresas e veículos do ramo do transporte de mercadorias, reparação de veículos e transporte coletivo de crianças.

“Com esta ação foi possível cessar a prática de atividades ilegais, que duravam há cerca de três anos, em território nacional e em Espanha, no que diz respeito à instalação, manipulação, verificação e reparação dos tacógrafos a equipar os veículos sujeitos ao mesmo”, conta a GNR.

No âmbito da operação, foram apreendidos 67 veículos equipados com tacógrafo analógico, três veículos ligeiros utilizados para a atividade dos arguidos, 133 aparelhos de controlo de tacógrafos, um tacógrafo manipulado, cinco programadores de tacógrafos e 435 placas de circuitos impressos para serem instalados nos tacógrafos.

Foram igualmente apreendidos 16 sensores de movimentos, 84 placas limitadoras de velocidade, 111 placas de selagem de tacógrafos, 184 Selos de tacógrafos, software de faturação não certificado, um rolo de arame para selagem dos sensores de movimentos, diversos carimbos para falsificação de documentos e diversas cartas de condução emitidas de forma fraudulenta.

A GNR apreendeu ainda dezenas de ferramentas de manipulação de tacógrafos, 25.137 euros em numerário e centenas de documentos diversos (faturas e certificados de verificação).

Os detidos vão ser hoje presentes ao Tribunal Judicial de Setúbal.

Esta ação mobilizou 121 militares da estrutura de investigação criminal dos Comandos Territoriais de Setúbal, Aveiro, Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, bem como militares dos Destacamentos de Intervenção de Setúbal e Faro e da Unidade de Intervenção, contando ainda com o apoio da PSP e do Instituto Português e da Qualidade.

Madremedia/Lusa

Imagem: SAPO

Não ocultemos as verdades

 

  • Padre David Francisquini *

Os católicos não devem ocultar como sob um véu os preceitos mais importantes do Evangelho, temerosos de serem talvez menos ouvidos, ou até completamente abandonados, advertiu São Pio X em sua encíclica “Jucunda Sane”. Afinal, a verdade e o bem não constituem mercadoria avariada que necessita entrar de contrabando, devendo, portanto, ser ensinados integralmente pela Santa Igreja.

Contudo, o mesmo santo pontífice explicou que “sem dúvida, não será alheio à prudência, também ao propor a verdade, usar certa contemporização, quando se tratar de esclarecer homens hostis às nossas instituições e inteiramente afastados de Deus”. Sobre as feridas que devem ser tratadas, São Pio X cita São Gregório Magno, segundo o qual elas devem ser apalpadas com mão delicada.

E conclui o raciocínio desse seu ensinamento de ‘nada esconder’ com as palavras que seguem: “Mas essa mesma habilidade assumiria o aspecto de prudência carnal se erigida em norma de conduta constante e comum; e tento mais que desse modo pareceria ter-se em pouca conta a graça divina, que não é concedida apenas ao sacerdócio e aos seus ministros, mas a todos os fiéis de Cristo.”

Uma das excelências da vida é meditar sobre os desígnios de Deus na criação. Temos para isso a filosofia e a teologia da História. Como bom pai, Deus sempre velou pelos seus filhos.  Quando Jesus Cristo se incarnou no seio puríssimo da Virgem Maria, Ele veio cumprir a Lei para a salvação do gênero humano, razão para O glorificarmos hic et nunc, isto é, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos.

Assim, no Antigo Testamento, Deus suscitou patriarcas, profetas e doutores para instruir e guiar seus filhos já estabelecidos como povos. E no Novo Testamento — dando continuidade ao plano da salvação — suscitou apóstolos e discípulos para que, por sua vez, deixassem sucessores. Com efeito, esses homens de Deus disseram verdades… Detenhamos hoje num entre muitos desses apóstolos, São Luís Maria Grignion de Montfort (1673-1716).

Almas como a dele nos foram e nos são enviadas para atuar e fazer cumprir o plano de Deus num determinado período da História, atuando no plano específico da salvação para que os homens não se conformem com as máximas do século, conforme nos admoestou São Paulo, guiando os outros como os antigos profetas. Foi deste luminar francês que Deus quis se utilizar para estabelecer no mundo a forma completa e perfeita da devoção a Nossa Senhora.

Um homem para ser santo precisa praticar virtudes heroicas, e São Luís praticou, entre tantas outras, a de romper com a atmosfera otimista do contexto histórico no qual viveu; ele enfrentou com denodo a feroz intransigência dos despreocupados; suportou a não menos feroz perseguição do próprio episcopado, encerrando a sua vida missionária podendo pregar em apenas duas dioceses de seu país. Ou seja, a perseguição vinha de onde menos se esperava, mas ele tudo suportou. Por quê?

Em primeiro lugar, para a glória de Deus e, em segundo, porque sabia que assim agindo cumpria a missão que Deus lhe pedira, ou seja, pregar que “se de Maria veio Jesus Cristo, será também por Maria que Ele deve reinar na terra e nos corações. Este ensinamento veio preparar não apenas a vinda de outros homens com luzes proféticas para outras missões de guiar o Povo de Deus, mas explica a vinda da própria Mãe de Deus à Terra, tão grande a sua Misericórdia em relação aos seus filhos.

Apenas em outubro comemoramos duas dessas vindas, além de uma aparição milagrosa, a de Nossa Senhora Aparecida (1717). A primeira das vindas foi em Lepanto, no dia 7 de outubro de 1571, consagrado a Nossa Senhora do Rosário. A segunda foi bem mais recente, e com uma particularidade, Nossa Senhora falava português, ou seja, em Fátima (1917). Detenho-me nesta última, cuja última aparição ocorreu no dia 13 de outubro daquele ano.

Em suas mensagens em Portugal, veio confirmar o acerto e a necessidade dessa doutrina sobre Ela, pedindo com insistência que a difundisse pelo mundo inteiro, o que se deu 200 anos redondos depois da morte de São Luís Grignion de Montfort. Ela falou nomes de nações, inclusive que muitas delas iriam desaparecer; falou de guerras; falou de costumes e modas; por fim, que o seu Imaculado Coração triunfaria e teríamos a paz.

Com efeito, sua aparição ocorreu no dia 13 de maio, repetindo-se sempre no mesmo dia de cada mês até 13 de outubro daquele ano, com exceção do mês de agosto, quando os videntes estavam presos. Numa das aparições a Mãe de Deus mostrou aos videntes o inferno… Segundo narração da Irmã Lúcia, uma das videntes, “Nossa Senhora estende as mãos, emite um facho de luz que penetra a terra, por meio da qual as crianças puderam ver uma terrível cavidade, e nelas se via um pavoroso mar de fogo, com almas incendiadas pelo fogo que delas mesmas saía, viam-se, também, demônios, como negros carvões em chamas, neste mesmo oceano de fogo.”

Ela, portanto, Mãe nossa, nada velou às crianças, por mais aterrorizante que pudesse ter sido tal visão. Pediu a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados, a recitação do terço, a mudança de vida e a “consagração da Rússia” ao Seu Imaculado Coração.  Caso fossem acatados os pedidos d’Ela, haveria paz no mundo; caso contrário, a Rússia espalharia seus erros pelo mundo.

A última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria deu-se um mês exato antes da revolução comunista na Rússia. E como os seus pedidos não foram atendidos, ou o foram molemente, a partir dessa revolução aconteceu o que Ela predisse, ou seja, os erros comunistas grassaram e ainda continuam grassando pela Terra. Não existe um só rincão no orbe que não esteja maculado por algum de seus erros.

E Nossa Senhora continua nos avisando não apenas no íntimo de nossos corações, mas também nos acontecimentos de hoje, como com a pandemia da Covid e suas consequências; nos fatos políticos e até nos fenômenos da natureza… São parábolas? Bem que poderão ser. Lembremo-nos do ensinamento de Nosso Senhor na pena de São Mateus, 13: “Por que razão lhes falas por meio de parábolas? E ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é concedido conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não. Por isso lhes falo em parábolas, porque vendo não veem, e ouvindo não ouvem, nem entendem.”

O mês de outubro é consagrado a Nossa Senhora do Rosário, cuja festa se celebrou no dia 7. Mas temos ainda Nossa Senhora Aparecidano dia 12 e no dia 13 Nossa Senhora de Fátima. Ocasião propícia para meditarmos que no tempo em que o Filho de Deus se fez carne em Nossa Senhora, o mundo não era mais digno de receber Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, se o Padre Eterno O enviou não foi por causa do mundo, mas por causa de Nossa Senhora, foi para atender a um pedido d’Ela, tal é o poder de sua súplica.

Lembremos mais uma vez que somos seus filhos e supliquemos a Ela que nos ajude com seu maternal auxílio.

ABIM

____________

*Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

BREAKING NEWS: Congress passes short-term fix to debt limit

The House approved a $480 billion debt ceiling increase Tuesday night to avoid a breach of the nation’s borrowing limit until at least Dec. 3, when government funding is also set to expire.

President Joe Biden is expected to quickly sign the measure, thwarting an economic crisis for seven weeks that would have stemmed from the Treasury Department failing to meet its financial obligations. But the temporary reprieve has done nothing to illuminate a long-term path forward on the debt ceiling, as Senate Republicans repeatedly assert that Democrats need to raise the debt limit on their own.

See here for full coverage and here for additional coverage of Democrats’ concerns for the coming weeks.

Fonte: POLITICO