segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FDA dá total aprovação à vacina Covid-19 da Pfizer

 

A Food and Drug Administration aprovou a vacina Covid-19 da Pfizer e da BioNTech para pessoas com 16 anos ou mais - tornando-a a primeira a ser totalmente licenciada para uso nos Estados Unidos.

A decisão da FDA de aprovar totalmente a injeção, agora conhecida como Comirnaty, tornará mais fácil para escolas e locais de trabalho exigirem a vacinação contra o coronavírus, e é um passo crucial para permitir que os planos do governo Biden ofereçam doses de reforço a adultos a partir de setembro.

Especialistas em saúde pública também esperam que a aprovação convença um número significativo de resistentes à vacina a tomar a vacina, aumentando a taxa de vacinação do país enquanto luta contra a variante Delta, altamente contagiosa.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/08/23 / fda -give-full-approval-to-pfizers-covid-19- shot-506584

Fonte: POLÍTICO

Cantanhede | Dias 𝟮𝟰 - 𝟴 - 𝟭𝟵𝟱𝟬 / 𝟮𝟰 - 𝟴 – 𝟮𝟬𝟮1 COLUMBÓFILA COMPLETA 71 ANOS!

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, ao comemorar o seu 71.º aniversário da sua fundação, marcado, por conseguir num período tão difícil, não interromper as suas atividades, continuando dessa forma, há 71 anos de forma ininterrupta a marcar espaço no associativismo do concelho.

Apesar das muitas incertezas que a pandemia da covid-19 ainda nos deixa, é nossa determinação continuar a dar o nosso melhor, enfrentando e contornando os obstáculos para mais um ano de atividade associativa.

Naturalmente, que todos e sem exceção, continuaremos a aceitar essa responsabilidade com o espírito de missão, que caracterizou, a garra daqueles que há 71 anos fundaram a Sociedade Columbófila Cantanhedense.

A Assembleia Geral, o Conselho Fiscal, a Direção Geral e todas as Secções da Associação, estão cada vez conscientes da necessidade de continuar a marcar o seu espaço, por um associativismo mais forte, ainda mais saudável, e sobretudo, ainda mais coeso.

Fomentar e servir o desporto, a cultura o lazer e sobretudo as respostas sociais aos mais vulneráveis, são os objetivos que nos vão nortear, nos próximos desafios.

Os anos passam, mas estes, mantém-se inalterados!!!

Como inalterado se mantém a devida gratidão, a todos as entidades, empresas, e pessoas, que ao longo do ano nos vão ajudando!

A todos, fico reconhecidamente grata.

Lurdes Silva – Presidente da Direção Geral

“𝒆𝒔𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒄𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒋𝒖𝒗𝒆𝒏𝒕𝒖𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒏𝒅𝒐𝒖𝒓𝒂 𝒊𝒓á 𝒄𝒐𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒂𝒒𝒖𝒊𝒍𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂 𝒂 𝒄𝒖𝒔𝒕𝒐 𝒔𝒆𝒎𝒆𝒂𝒎𝒐𝒔; é 𝒊𝒔𝒕𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒓𝒆𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆𝒎𝒐𝒔

“𝑨𝒍𝒃𝒆𝒓𝒕𝒐 𝑨𝒃𝒓𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔” - 𝒋𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 1986





Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Transporte público a pedido começa no concelho de Cantanhede


Começa na próxima segunda-feira, 23 de agosto, no concelho de Cantanhede o SIT FLEXI, projeto piloto de transporte público a pedido que tem como principal objetivo alargar e reforçar a oferta de transporte público de passageiros, garantindo uma cobertura adequada em zonas de menor densidade demográfica, nomeadamente as que não dispõe de um serviço regular a esse nível. Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que está a ser operacionalizada através dos meios disponibilizados para o efeito pela autarquia cantanhedense, com o apoio das juntas de freguesia cujos territórios são abrangidos pela rede.

Assim, os setores da população mais isolados e com maior dificuldade de deslocação podem aceder de forma cómoda e economicamente vantajosa aos serviços disponíveis na cidade sede do concelho, bastando para isso agendar o transporte de de táxi através de uma chamada gratuita para o número de telefone 800 200 201, até às 15h00 do dia anterior à deslocação.

Com uma tarifa que pode oscilar entre os 1,45 euros e os 2,45 euros por viagem, este projeto inovador terá a duração de seis meses, contemplando numa primeira fase quatro circuitos definidos de forma a responderem cabalmente às necessidades dos utilizadores. Podem recorrer ao serviço de transporte flexível a pedido previsto na Rota 1 os residentes nos lugares de Casal do Bolho, Bolho, Venda Nova, Póvoa do Bispo, Ourentã, Sete Fontes e Ourentela, às segundas e quintas-feiras. Também nestes dias está ativa a Rota 2 para quem vive em Sepins, Escapães, Murtede, Enxofães, Porto de Carros, Carvalho e Cordinhã.

Já as Rotas 3 e 4 funcionam terças e sextas-feiras estão previstas, a primeira para atender passageiros de Corticeiro de Cima, Vilamar, Chorosa, Cabeços, Febres e Fontinha, e a segunda para os de Barracão, Perboi, Sardão, São Caetano, Franciscas e Varziela.

Pintura “Santa Francisca Romana” restaurada e exposta ao público no Palácio de D. Manuel

A Oficina de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Évora terminou a intervenção de recuperação da obra denominada “Santa Francisca Romana”, proveniente da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, e que pertence ao espólio municipal. A pintura pode agora ser visitada pelo público no recém-inaugurado Palácio de D. Manuel.

 A obra em causa é uma pintura a óleo sobre tela de linho datada da primeira metade do séc. XVII, e representa Santa Francisca Romana vestida com o hábito da Ordem Beneditina – manto branco e túnica negra - e o seu anjo da guarda, que segundo a sua iconografia a acompanhava e guiava. 
A Oficina de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Évora terminou a intervenção de recuperação da obra denominada “Santa Francisca Romana”, proveniente da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, e que pertence ao espólio municipal. A pintura pode agora ser visitada pelo público no recém-inaugurado Palácio de D. Manuel. A obra em causa é uma pintura a óleo sobre tela de linho datada da primeira metade do séc. XVII, e representa Santa Francisca Romana vestida com o hábito da Ordem Beneditina – manto branco e túnica negra - e o seu anjo da guarda, que segundo a sua iconografia a acompanhava e guiava. A intervenção executada pela autarquia teve um cariz sobretudo conservativo, tendo sido realizada segundo os princípios da intervenção mínima e da compatibilidade e reversibilidade dos materiais. Os trabalhos de restauro focaram-se, particularmente,no reforço estrutural da tela - que se encontrava bastante fragilizada - e na estabilização da camada cromática que apresentava destacamento. Foi também efetuada a limpeza mecânica e química, o preenchimento de lacunas, a substituição do bastidor, a reintegração cromática e, finalmente, a aplicação de uma camada de proteção.

Águeda | Jovens vigiaram floresta do concelho durante a época crítica de incêndios

 Programa de voluntariado decorreu durante três semanas, de 2 a 20 de agosto, em quatro zonas florestais do concelho

A Câmara Municipal de Águeda, em colaboração com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), com a candidatura ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – 2021”, levou a cabo uma vez mais uma ação de vigilância da floresta do concelho, numa experiência que envolveu cinco jovens voluntários, a quem a Autarquia agradece o contributo.

Ao longo de três semanas (de 2 a 20 agosto), e sob o lema “Aprende a Amar a Floresta”, estes jovens tiveram um papel determinante em ações de vigilância, sensibilização e prevenção na defesa da floresta durante a época crítica. Numa altura em que as temperaturas são elevadas e o risco de incêndio é uma preocupação diária, estes jovens reforçaram a vigilância da floresta no concelho em áreas pré-definidas pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Autarquia.

Tendo em conta a vasta área florestal existente, as ações incidiram em quatro percursos: Águeda, Lamas do Vouga, Fujacos/Recardães e Vale-Grande/Aguada de Cima. No âmbito do programa, os voluntários tinham como função sensibilizar as populações para a importância da salvaguarda da floresta, da prevenção de incêndios rurais, sobretudo durante o período crítico, deteção de colunas de fumo, bem como assinalar e documentar com fotografias o lixo deixado “irresponsavelmente” na floresta.

Por se tratar de um programa de vigilância em época crítica, todos os dias era necessário dar conhecimento do percurso a efetuar, da entrada, saída, e quilómetros percorridos pelos jovens à Equipa de Manutenção e Exploração Informação Florestal (EMEIF) de Aveiro.

A Câmara de Águeda agradece aos voluntários o bom registo de cidadania e participação ambiental na defesa e preservação do que é de todos.

Dez distritos do continente em situação de alerta na terça-feira devido ao risco de incêndio

Aveiro e Coimbra estão entre os distritos em situação de alerta

Num comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna afirma-se que a Declaração da Situação de Alerta, durante as 24 horas de terça-feira, abrange os distritos de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Santarém, Vila Real e Viseu.

"Esta Declaração decorre da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio" previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera "em muitos dos concelhos do continente nos próximos dias", diz-se no comunicado.

No âmbito da situação de alerta, relembra o Governo no comunicado, são implementadas medidas excecionais como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A mesma proibição aplica-se a caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

É também proibido fazer queimadas e queimas de sobrantes, fazer trabalhos em espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, e usar em espaços rurais ferramentas como motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

É ainda totalmente proibido usar "fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão", diz-se no comunicado, no qual se acrescenta que estão suspensas autorizações que tenham sido emitidas nos distritos declarados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil como em maior risco de incêndio.

No comunicado o Governo lembra também que as proibições não se aplicam a trabalhos como os relacionados com animais e agricultura, desde que essenciais e não em zonas de floresta, tirar cortiça (manualmente) ou mel (sem métodos de fumigação por material incandescente), ou construção civil não adiável.

A declaração da situação de alerta implica, por exemplo, a elevação do grau de prontidão e resposta operacional da GNR e PSP, com reforço dos meios para operações de vigilância e outras, podendo ser interrompidas férias e folgas.

Implica também o aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, ou a mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais, do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza.

Aumentam também as ações de patrulhamento e fiscalização aérea, e os trabalhadores que sejam ao mesmo tempo bombeiros voluntários podem ser dispensados do serviço ou ter faltas justificadas.

Lusa

Imagem: Jornal Sol

Viver em Espanha e trabalhar em Portugal. Preço das casas faz com que portugueses passem a fronteira

O aumento dos preços das casas está a levar os portugueses a procurar habitação do lado de lá da fronteira, uma vez que em Espanha se chegam a atingir valores que são metade dos praticados em Portugal.

De acordo com o Expresso, quem trabalha na linha da fronteira opta por morar em Espanha e trabalhar em Portugal devido à diferença dos preços da habitação entre os dois países.

A título de exemplo é referida a grande diferença a sul: no Algarve uma casa pode ser arrendada por 600€ mensais, enquanto passando a fronteira este valor cai para metade, pelo que "as idas e vindas" se tornam mais rotineiras. Num caso mais extremo, viver num num condomínio com piscina, jardins e campo de jogos é possível por cerca de 450€ em Espanha, o que do lado de cá rondaria nunca menos do que 650€.

Mas o que provoca este fenómeno? Em Ayamonte, na Andaluzia, muitos dos edifícios que estavam previstos para turismo e ficaram abandonados devido à crise "começam agora a ser recuperados e acabados", diz o jornal, pelo que assim são colocados no mercado a preços convidativos — a que se juntam os já sabidos preços de alguns produtos, como o combustível e até os carros.

Além disso, fazer vida entre os dois países da Península Ibérica tem poucas burocracias: apenas é necessário o registo na autarquia espanhola em causa e o registo fiscal se o período de residência for maior do que 183 dias.

Também no que diz respeito à compra de casa os valores são bastante diferentes. Mais a norte, em Orense, perto de Chaves, uma habitação pode custar cerca de 44 mil euros — face aos 120 mil do lado português. O mesmo acontece na região de Vigo, onde apartamentos de 170 m2 rondam os 39.500€.

Lusa

Tribunal da Figueira da Foz rejeita nova reclamação do PSD contra Santana Lopes

O Tribunal decidiu "julgar improcedente, por falta de fundamento", a reclamação apresentada pela lista candidata do PSD, encabeçada por Pedro Machado, à candidatura apresentada pelo Grupo de Cidadãos Eleitores - Figueira à Primeira, liderada por Pedro Santana Lopes.

Tribunal da Figueira da Foz julgou esta segunda-feira improcedente a segunda reclamação apresentada pelo PSD contra a candidatura de Santana Lopes às eleições autárquicas e os sociais-democratas vão recorrer para o Tribunal Constitucional.

No acórdão, a que a agência Lusa teve acesso, o Tribunal da Figueira da Foz decidiu "julgar improcedente, por falta de fundamento", a reclamação apresentada pela lista candidata do PSD, encabeçada por Pedro Machado, à candidatura apresentada pelo Grupo de Cidadãos Eleitores - Figueira à Primeira, liderada por Pedro Santana Lopes, que já presidiu a esta câmara municipal entre 1998 e 2001, então eleito pelo PSD.

O tribunal daquele município do distrito de Coimbra sustentou que "não é em sede de primeira instância, nem em sede de apreciação de reclamações, que cabe aferir da existência ou não da omissão de pronúncia" na decisão judicial proferida no dia 13 de motivos invocados pelo PSD na primeira reclamação, entregue no dia 10.

O PSD recorreu da impugnação por si apresentada, defendendo que o despacho judicial não analisou todas as questões levantadas, nomeadamente a inexistência do nome do candidato à câmara, nem da lista de candidatos do movimento independente nas folhas de recolha de assinaturas junto dos eventuais apoiantes.

O movimento "Figueira à Primeira" contestou haver qualquer irregularidade, depois de todo o processo de candidatura ter sido "escrutinado pelo tribunal".

Apesar de não ser da sua competência, o Tribunal da Figueira da Foz veio confirmar que os nomes dos candidatos foram identificados nas folhas de recolha de candidaturas, concluindo que os apoiantes do movimento "tiveram conhecimento da lista dos candidatos por vir mencionada na declaração de honra que todos assinaram", não existindo por isso qualquer irregularidade.

Em comunicado, a candidatura de Pedro Machado pelo PSD informou hoje que vai recorrer para o Tribunal Constitucional, por "persistirem irregularidades" na candidatura de Santana Lopes quando à omissão da lista de candidatos no processo de recolha de assinaturas.

"Em causa estão milhares de assinaturas de cidadãos figueirenses existentes nas folhas de propositura, sem que estes tivessem o conhecimento de quem estavam a propor para se candidatar aos vários órgãos, o que viola de forma gritante os fundamentos das candidaturas de grupos de cidadãos e vicia, a partir daí, todo processo eleitoral", explica o comunicado.

Apesar de satisfeito com recente decisão judicial de concluir pela legalidade da candidatura, questionado pela Lusa, o movimento independente 'Figueira à Primeira' "lamentou a postura deste PSD", considerando que o partido "deve tirar ilações" e que o "medo da derrota não pode ser motivo para tudo".

Com o recurso ao Tribunal Constitucional, o PSD "não quer obter qualquer ganho político", mas apenas o cumprimento da lei, defendem os sociais-democratas.

O PSD pode continuar a seguir o caminho que bem entender, mas que assuma que quer impugnar a nossa candidatura, pois parece mais preocupado em impugnar a candidatura do que em ganhar eleições", reagiu o movimento independente a propósito do recurso para o Tribunal Constitucional.

Na Figueira da Foz, estão anunciadas as candidaturas de Rui Curado Silva (BE), Pedro Machado (PSD), Miguel Mattos Chaves (CDS-PP), João Carlos Domingues (Chega), Pedro Santana Lopes (independente) e Carlos Monteiro (PS), atual presidente da autarquia.

O executivo municipal da Figueira da Foz é liderado pelo PS, com seis mandatos, contra três do PSD, sendo que o partido retirou a confiança política a dois dos seus vereadores.

As eleições autárquicas estão agendadas para 26 de setembro.

Lusa

CANTANHEDE: Apreendidos mais de 900 artigos contrafeitos

A GNR, através do Posto Territorial da Tocha, no Domingo, apreendeu mais de 900 artigos contrafeitos, no concelho de Cantanhede.

No âmbito de uma ação de fiscalização que visou o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, os militares da Guarda detetaram e apreenderam 967 artigos contrafeitos, nomeadamente de roupa e calçado de diversas marcas.

Na sequência da ação foram identificados e constituídos arguidos três suspeitos, de 20, 47 e 51 anos, pelo crime de contrafação.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Cantanhede.

A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos.


Procuradora pede prisão perpétua e expulsão da Suíça para homicida português de Payerne

A procuradora que acusou o emigrante português de 53 anos, natural de Santa Maria da Feira, pelos homicídios da mulher e do filho pediu a prisão perpétua e expulsão da Suíça para o arguido, que conhece hoje a sentença. 

O Tribunal Distrital do Broye e Nord Vaudois tem estado a julgar um dos casos mais sangrentos dos últimos anos. O autor da tragédia, natural de Santa Maria da Feira, pedreiro de profissão, vivia na Suíça desde 2006 com a sua família.

O português é acusado de ter alvejado a sua mulher e o seu filho mais velho, em Payerne, em 25 de Abril de 2018, após uma violenta discussão.

Questionado pelo presidente do tribunal, na audiência de 16 de agosto, o português reconheceu "desentendimentos" com a sua mulher, mas assegurou que não imaginava que poderia ter-se transformado em tal "barbaridade".

O emigrante negou ainda ter ido na noite do crime ao apartamento da mulher, de quem vivia separado há cerca de um ano, para a matar. No entanto, o homicida não conseguiu explicar os motivos pelos quais estava munido de uma arma carregada e um segundo carregador no dia do crime.

A mulher do acusado, também portuguesa, vivia com os seus dois filhos, de 13 e 18 anos, num apartamento no centro da cidade de Payerne. A vítima tinha deixado a casa familiar em setembro de 2017, por não suportar as agressões, insultos e ameaças de morte a que tinha sido sujeita durante vários anos pelo marido.

O Ministério Público afirma que nos dias que antecederam a tragédia, o homicida terá enviado várias mensagens de texto nas quais insultava a mulher, após uma visita a casa da vítima, onde houve uma violenta discussão. Sem resposta às mensagens enviadas, o homem terá decidido ir a casa da vítima onde acaba por matar o seu filho mais velho e a mulher com 30 tiros.

Na noite do crime, o emigrante português terá confessado ter matado a mulher e o filho a pessoas próximas e, após uma negociação com a polícia, rendeu-se na madrugada do dia seguinte.

O Ministério Público descreve o homicida como um marido "ciumento e possessivo", que, depois de ter sido abandonado pela mulher, planeou os homicídios. "Ele não disparou para todo o lado. Apontou para a cabeça, o tórax e o abdómen. Disparou prolongadamente e de forma metódica", alegou a procuradora que acompanha o caso, no última audiência.

Segundo a alegação da representante do Ministério Público, o castigo a aplicar ao pai de família não está aberto a discussão: é necessária a prisão perpétua.

Uma medida terapêutica ou internamento não é uma opção, acrescentou, visto que o psiquiatra não detetou qualquer perturbação mental grave no homem. Por uma questão de forma, a procuradora também solicitou a sua expulsão da Suíça pelo período máximo de 15 anos, previsto no Código Penal.

De acordo com o jornal La Liberté, a defesa da vítima convidou os juízes a afastarem-se da imagem estereotipada do tirano da família e assassino a sangue frio esboçada pela acusação, a fim de abordar a personagem como um todo, tendo em conta as suas experiências de vida e a natureza disfuncional da sua casa.

"Compreender não é desculpar ou perdoar", salientou um dos advogados do homicida. Para a defesa, é impossível ignorar a infância do arguido, nem a dinâmica familiar disfuncional que levou a esta conclusão desastrosa.

A defesa acrescentou ainda que no seio familiar a "brutalidade tinha substituído o amor, os códigos foram distorcidos, as relações foram quebradas". O acusado tentou em vão criar o casulo de família que lhe faltava quando era criança.

O Tribunal Distrital de Broye e Nord Vaudois emitirá hoje o seu veredicto. A leitura da sentença será pronunciada no Tribunal de Medidas Coercivas e Execução de Sentenças em Renens.

Lusa

Entrega de vales para manuais escolares dos 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos começa hoje

Os vales para a aquisição dos manuais escolares dos alunos dos 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos das escolas públicas começam hoje a ser disponibilizados.

Depois da distribuição dos vales para os alunos dos anos de continuidade, começa agora a distribuição de senhas para os estudantes que vão iniciar um novo ciclo.

Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, até 11 de agosto tinham sido distribuídos 1,2 milhões de vales que permitem às famílias ter acesso gratuito aos manuais.

Estes vales vão sendo disponibilizados gradualmente, à medida que as turmas são constituídas e que a informação é disponibilizada pelas escolas.

O ministério pede aos encarregados de educação que estejam atentos à plataforma MEGA e ao correio eletrónico, onde chega uma mensagem a avisar que os vales já foram disponibilizados.

Para aceder aos vales, os encarregados de educação devem registar-se na plataforma MEGA (www.manuaisescolares.pt) ou descarregar a 'app' "Edu Rede Escolar", onde os vales ficam disponíveis a partir do momento em que as escolas exportam todos os dados necessários para a plataforma.

A partir destes dispositivos, passam a ter acesso aos dados escolares dos seus educandos e aos respetivos vales para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde pode ser feito o levantamento dos manuais de forma gratuita.

Para proceder ao levantamento dos manuais pode imprimir-se os vales ou apresentá-los em formato digital.

Nos casos em que as famílias não conseguem aceder à internet, devem dirigir-se à escola e solicitar os vales em papel.

Lusa

Regras da segunda fase do plano de desconfinamento entram esta segunda-feira em vigor

O setor da restauração é um dos maiores beneficiados, já que a partir de hoje os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter até oito pessoas por grupo no interior dos espaços e até 15 pessoas por grupo em esplanadas.

As regras previstas para na segunda fase do plano de desconfinamento do governo entram esta segunda-feira em vigor, com exceção do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, cuja lei vigora até 12 de setembro.

Com o anúncio na quinta-feira de que Portugal tinha atingido no final do dia anterior a meta dos 70% de população vacinada contra a covid-19, o executivo avançou com um conselho de ministros extraordinário, realizado na sexta-feira por via eletrónica, para antecipar a passagem do país à segunda fase do plano de desconfinamento. A previsão do governo apontava esta meta para 05 de setembro, mas a vacinação voltou a acelerar nas últimas semanas.

O setor da restauração é um dos maiores beneficiados, já que a partir de hoje os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter até oito pessoas (em vez de seis) por grupo no interior dos espaços e até 15 pessoas (em vez de 10) por grupo em esplanadas.

Os eventos, quer de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer os espetáculos culturais, passam a ter o limite de ocupação de 75%.

Quanto aos espaços comerciais, a lotação passa de cinco para oito pessoas por cada 100 metros quadrados (indicação de distanciamento físico de uma pessoa por cada 12,5 metros quadrados).

Os transportes públicos coletivos deixam de ter limitações de lotação e nos táxis e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE) passa a ser possível a utilização do banco dianteiro.

Conselho de Ministros de sexta-feira definiu ainda que a partir de 01 de setembro, as Lojas de Cidadão passam a fazer atendimento presencial sem ser preciso recorrer a marcação prévia.

Apesar destas mudanças, continua a exigência de apresentação do certificado digital ou de teste negativo para realizar viagens aéreas ou marítimas; aceder a estabelecimentos turísticos e alojamento local; entrar no interior de restaurantes aos fins de semana e feriados; em aulas de grupo nos ginásios, termas e 'spas', casinos e bingos, casamentos e batizados com mais de 10 pessoas, e eventos culturais, desportivos ou corporativos para mais de 1.000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 pessoas (em ambiente fechado).

Na sequência destas alterações, foi também decretada a passagem do país do estado de calamidade para situação de contingência, que vai vigorar, pelo menos, até às 23:59 de dia 30 de setembro de 2021.

Lusa

“Allende voltou”, clamam esquerdistas pensando no Brasil

 


Atos violentos tomaram as ruas do Chile no início dos debates para uma nova Constituinte visando impor uma lei fundamental anárquica e comuno-tribalista.

Nas eleições, os candidatos das esquerdas prevaleceram sobre os “conservadores”, que, após tantas décadas de liberalismo econômico, julgavam consolidadas suas posições.

Na Colômbia, o líder da esquerda, Gustavo Petro, puxa o slogan “Allende revive” e estimula imitar as arruaças anárquicas no Chile.

No Peru, depois de dois meses da votação, foi oficialmente proclamado vencedor o candidato comunista Pedro Castillo.

Na Venezuela, Maduro anuncia um comunismo continental rotulado ‘pátria grande’. “Allende voltou”, exclamam as esquerdas chilenas, “muy amigas” dos esquerdistas que aspiram retomar o poder no Brasil.

ABIM

SATURAÇÃO FUNESTA

  • Péricles Capanema

Cansaço ameaçador. Provocada pelo cansaço, a retirada vergonhosa dos Estados Unidos do Afeganistão significou a derrota do forte sonhador pelo fraco fanatizado. Um calafrio de insegurança percorreu de alto a baixo a coluna vertebral de todos os aliados dos Estados Unidos na região. A opinião pública dos Estados Unidos, no geral, cansou-se da guerra do Afeganistão. Bateu o desalento. Não aceita mais sacrifícios. Em especial, os contribuintes, que lá enterraram cerca de 2 trilhões de dólares. Tudo isso estrila nos ouvidos da classe política. Lamento supor, desejaria que acontecesse o contrário, mas os norte-americanos não fugirão da dor. Não vai demorar, despencarão multiplicados os sacrifícios sobre o povo dos Estados Unidos em decorrência da presente atitude do governo de Washington. De passagem, o maior e mais importante campo de batalha de momento e nos meses futuros não estará no Afeganistão, mas no interior da opinião pública norte-americana. Ali se estará decidindo em larga medida o futuro próximo do povo afegão. E até dos aliados dos Estados Unidos, se não da própria nação do norte.

Celebrações reveladoras. Estamos assistindo a uma das maiores derrotas dos Estados Unidos em sua história. E é o primeiro grande fracasso de política exterior do governo Biden. Mais: o fracasso não é apenas dos Estados Unidos, é também do Ocidente. Estão sendo evacuados os cidadãos dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha. Nenhum chinês, nenhum russo. A China saudou simpática o novo regime talibã — na língua pashtun, talibã significa estudante; serão os estudantes e praticantes da lei de Maomé. A Rússia já declarou que vai manter a embaixada em Cabul trabalhando normalmente. No Brasil, o Partido da Causa Operária, marxista-leninista, celebrou a vitória talibã por representar derrota acachapante do “imperialismo norte-americano”. Em Cabul comboios de talibãs gritam “Death to America” — morte aos Estados Unidos. Daqui a pouco, temor generalizado, com vivas de correntes que se proclamam progressistas, o Afeganistão retrocederá por tempo indeterminado para o horror obscurantista.

Continua letalmente ativo o perigo principal. A guerra do Afeganistão tem 20 anos, começou em 7 de outubro de 2001 com a Operação Liberdade Duradoura desencadeada pelo presidente George W. Bush; ele queria impedir que o país asiático servisse de santuário para agrupações terroristas, na ocasião em especial a Al-Qaeda — hoje são várias de letalidade parecida com aquela — que havia perpetrado em 11 de setembro o atentado contra as Torres Gêmeas, pertencentes ao complexo comercial do World Trade Center. Outras nações participaram do referido esforço militar, como a França, Alemanha e Reino Unido. O grupo islâmico terrorista foi rapidamente apeado do poder, mas infelizmente continuou subjugando e aterrorizando extensas áreas. Com a retirada das tropas norte-americanas, a intimidação moral prevaleceu de novo, e os talibãs dominaram rapidamente o país inteiro. E o que agora provavelmente acontecerá? O Afeganistão será de novo santuário de organizações terroristas que ali se prepararão para atacar países do Ocidente, em especial Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra. É questão de ano, ano e pouco. Contudo, nenhum atentado ali será planejado contra instalações da Rússia ou da China. O motivo determinante da invasão da 2001 continua inteiro.

Passivo pesado. A guerra custou quase 2 trilhões de dólares. Os Estados Unidos gastaram 82 bilhões de dólares na modernização das forças de segurança do Afeganistão treinamentos e equipamentos. Todo esse arsenal moderno caiu nas mãos do Talibã que agora tem presença militar forte na região. Morreram nos 20 anos de presença norte-americana no Afeganistão mais de 2 mil soldados dos Estados Unidos (fora feridos, adoecidos e amputados da guerra), quase 80 mil militares e membros das forças policiais, por volta de 80 mil civis, em torno de 90 mil afegãos de grupos contrários aos Estados Unidos. Erros de avaliação dos setores dirigentes norte-americanos, dos seus serviços de informação, além de concepções ingênuas e otimistas, ameaçam tornar inútil todo esse sacrifício.

Perspectivas. O Talibã, segundo cálculos de organizações norte-americanas, tem negócios oriundos do tráfico de drogas (ópio, em especial), extorsão de proprietários nas regiões subjugadas, cobrança de “pedágio” de fazendeiros plantadores de papoula, de donos de minas. E ainda recebem doações provenientes dos países do Golfo, ricos em petróleo, em geral com base em motivos religiosos. O maior produtor de ópio no mundo é o Afeganistão, e aqui está a grande fonte de renda dos talibãs. À maneira dos narcoterroristas colombianos, temos dirigentes talibãs metidos no tráfico de drogas, useiros com os métodos das máfias, gestores de fundos provenientes do Golfo Pérsico. De outra forma, constituiu-se em Cabul um governo composto de grupos celerados, sem escrúpulos, com histórico macabro; já tiranizou o país vinte anos atrás.

Desengajamento indisfarçado. Na 2ª feira, 16 de agosto, o presidente Joe Biden fez discurso circunstanciado à nação americana no qual foi tragicamente claro:

“Nossa missão nunca foi construir uma nação. Vamos focar nas ameaças de 2021, o terror deitou metástases além do Afeganistão. Conduzimos ações antiterroristas em muitos países onde não temos presença militar permanente. Se necessário, faremos o mesmo no Afeganistão. Mantenho minha decisão [de abandonar o Afeganistão]. O que aconteceu no Afeganistão é que a liderança política se entregou e fugiu. As forças norte-americanas não podem e não devem lutar em uma guerra na qual as forças afegãs não querem lutar. Gastamos mais de um trilhão de dólares. Treinamos e equipamos uma força militar de 300 mil homens. Incrivelmente bem treinada, maior que a força militar de muitos de nossos aliados na NATO, demos a ela todos os equipamentos pelos quais precisariam pagar. Salários da força aérea, equipamentos que o talibã não tem, o talibã não tem força aérea. Demos a eles todas as condições para determinar seu próprio futuro. O que não lhes podíamos dar era a vontade de lutar pelo seu futuro. Embora haja soldados valentes nas armas afegãs, aquele é incapaz de fazer frente real aos talibãs. É errado ordenar que tropas americanas façam um serviço que as próprias forças afegãs não querem fazer”.

“Manifest destiny”. Correntes da opinião pública dos Estados Unidos reconhecem que seu país tem vocação universal, nascida dos fatos, na preservação das liberdades no mundo. Tal destino manifesto naturalmente traz engajamento, reclama o fim da funesta e dissolvente saturação, que intoxica parte enorme do público. Outras correntes vão por rumo oposto, são isolacionistas, recusam tal dever, colocam de forma inadequada os Estados Unidos em primeiro lugar, esquecendo-se pelo menos na prática os deveres do destino comum partilhado com as demais nações. Tal vocação de proteção natural não deve ser renegada. A lógica o exige, os maiores interesses humanos o exigem. Trata-se agora de estimulá-la. Substituir o cansaço, postura derrotista, por ânimo e determinação, posição que leva à vitória.

ABIM