quarta-feira, 11 de abril de 2018

Colheita de sangue dia 12 de Abril no Auditório da AlticeLabs em Aveiro das 9 horas às 12:30 horas

Amanhã (dia 12 do mês em curso) a ADASCA em Parceria com a AlticeLabs de Aveiro vai realizar uma sessão de colheitas de sangue, entre as 9 horas e as 12:30 horas no Auditório da referida empresa.
 Os dadores do exterior tem acesso desde que se identifiquem junto da segurança à entrada, informando para o que vão.
O Atendimento é feito por ordem de chegada.
Compareçam, nunca somos de mais!





Empresa da Figueira da Foz desenvolve aplicação para crianças com doenças crónicas

Empresa da Figueira da Foz desenvolve aplicação para crianças com doenças crónicas
Uma aplicação móvel e ‘web’ destinada ao acompanhamento de crianças com doenças crónicas vai ser desenvolvida durante os próximos três anos por uma consultora portuguesa, em parceria com empresas de Espanha e França, foi hoje anunciado.
Queremos fazer chegar aos jovens com doenças como asma, diabetes e obesidade uma ferramenta útil e poderosa que permita a monitorização do seu estado de saúde, evitando ao máximo a perturbação da vida diária com deslocações ao médico e internamentos", explica Clara Rodrigues, gestora de projetos na consultora Future Balloons.
Com início oficial no dia 01 de abril, o projeto Tichron decorre de uma candidatura conjunta ao programa Interreg Sudoe, sob a iniciativa do Instituto de Investigação Sanitária IDIVAL, em Santander, Espanha.
O projeto, que numa primeira fase abrange 75 crianças, é suportado financeiramente por fundos comunitários num valor superior a 700 mil euros. Em Portugal, o projeto-piloto vai debruçar-se sobre asma e doenças respiratórias, na França a prioridade será a obesidade infantil e na Espanha os diabetes.
“A médio prazo, estamos a falar no envolvimento de duas mil pessoas, entre os jovens e respetivas famílias", garante Clara Rodrigues, em declarações à agência Lusa, adiantando que "a intenção é criar uma atmosfera positiva junto das crianças e famílias no seu ambiente escolar e quotidiano, bem como facilitar o uso das novas tecnologias no acompanhamento da sua própria saúde".
As ferramentas digitais irão para além da simples monitorização, sendo provável a criação de aparelhos e acessórios que permitam manter uma atualização constante da evolução da doença.
Em Portugal, o Hospital Pediátrico de Coimbra participa como conselho consultivo, "associando-se no sentido de estabelecer uma relação mais forte com os utilizadores dada a sua vasta experiência com pacientes crónicos infantis", explica a consultora.
Fundada em 2010, a Future Balloons é uma empresa de consultoria e investigação na área da tecnologia, com sede na Figueira da Foz e ligações à região Centro. Presta serviços nas áreas de formação e apoio de projetos, desenvolvimento de software e design para a educação e inovação social.
Fonte: MadreMedia/Lusa

Hora de Fecho: Trump ameaça Rússia com mísseis na Síria

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Presidente dos EUA diz que mísseis "estão a chegar, bons, novos e inteligentes", ao território sírio. Rússia garante que vai atacar posições a partir das quais sejam lançados estes mísseis.
O líder do Facebook tem esta quarta-feira a segunda audição no Congresso norte-americano, desta vez na Câmara dos Representantes. A audição de terça-feira durou 5 horas.
O avião militar caiu durante a manhã desta quarta-feira, perto da capital argelina. As causas ainda não foram apuradas. O acidente é o pior desde a queda do MH17 da Malaysia Airlines, em 2014.
O BE avisou que o Governo não pode ir além dos compromissos assumidos por Bruxelas terá de inscrever até sexta-feira no Programa de Estabilidade a meta de 1% de défice para 2018.
O ministro das Finanças disse que a questão da ala pediátrica do Hospital de São João tem sido empurrada por vários governos sem ser resolvido. Investimento vai avançar, mas não diz quando, nem como.
Presidente do LNEC admite que se não houver obra em quatro anos, será necessário impor restrições ao comboio na Ponte 25 de Abril. "Risco de colapso" refere-se a alguns elementos e não à ponte.
É uma história de guerra sobre Aníbal Milhais e a vida nas trincheiras, cem anos depois. Falámos com Jorge Carvalho, um dos responsáveis pelos efeitos visuais do filme que chega esta semana às salas.
Desvios do olhar, toques no microfone, lábios enrolados e o uso da expressão "aquele post". Veja a descodificação dos gestos do treinador e do presidente do Sporting durante estes dias da crise.
Presidente da Casa dos Representantes confirma que está de saída, quase 20 anos depois de se sentar pela primeira vez naquele órgão. Republicano chegou à presidência dos Representantes em 2015.
Um estudo científico do Environmental Working Group selecionou a lista de "comidas sujas" (mais sujeitas a químicos) onde aparecem tanto frutas como legumes. Morangos lideram o 'ranking'.
Na semana em que a coleção Kendall + Kylie chega à Forever 21, os unicórnios tomam de assalto o estojo de maquilhagem. A arte urbana deixou os murais, agora também dá cor a lenços e a óculos. 
Opinião

Miguel Pinheiro
Se a Lava Jato é uma invenção da "direita" para prender Lula, então porque é que encheu presídios com políticos, imagine-se, da "direita" e com os responsáveis das maiores construtoras?

Luís Aguiar-Conraria
A desigualdade resulta do próprio mercado e não apesar do mercado. E, sendo assim, e se quisermos viver num mundo com menos discriminações arbitrárias, algumas medidas correctivas são necessárias.

Maria João Marques
Demos graças por termos tribunais superiores em Portugal que percebem que se uma mulher não morre nem fica paraplégica é porque uma violação não lhe causa grande dano. Pior seria alguém fugir ao IRS.

Manuel Villaverde Cabral
É muito difícil acreditar que Lula ignorasse a corrupção promovida pelo PT logo em 2005, pelo que, do ponto de vista da reconstrução de uma democracia viável no Brasil, o seu tempo e do PT já passou.

Rui Ramos
Por piores que sejam os actuais governantes, nenhum pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula. Basta que consiga divorciar uma parte da população da legalidade e da democracia. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

António Reis: “O peixe é o meu prato preferido!”

Trinta e três anos de idade. Filho de pescador e neto de pescador. Eis, António Reis, um homem que "apanhou o vício do avô" e descobriu que é "incapaz de largá-lo" (e, que adora peixe no prato, também)...
António Reis participou em um Grupo de TT, jogou futebol no Touring e no Seixo, mas foi na pesca que este simpático rapaz mirense encontrou o seu habitat natural. A fazer a sua 6ª época desportiva, atualmente, primeiro no Sepins (para onde foi convidado por Messias Oliveira) e depois pelo Clube de Campismo de São João da Madeira, ele já conquistou posições a nível regional e nacional que, se calhar, ao iniciar a carreira, nem sequer lhe passava pela cabeça!
António Reis é daquelas pessoas que se orgulham daquilo que fazem. Sem falsas modéstias, vai desfiando um rol de classificações dignas de se registar. "Eu, até ser desafiado pelo Messias, só praticava a pesca lúdica. Mas, quando assumi o compromisso com ele, com o clube e comigo mesmo, foi para tentar ir o mais longe possível" , diz ele.
"Tendo conquistado um 3º lugar no Regional e que dava acesso à 3ª divisão nacional na zona norte, tive um excelente incentivo pessoal para quem estava em início de carreira. Participei na 1ª divisão de clubes, onde fui vice-campeão, fui chamado para a seleção nacional que participou no Mundial em Espanha e obtivemos o 3º lugar... pedir mais, era impossível!".
Desde 2015 a concorrer pela equipa de São João da Madeira, António conquistou - naquele ano - o acesso ao escalão principal a nível nacional. Apesar do mau arranque naquela competição, ainda assim conseguiu "garantir a manutenção com um honroso 8º lugar" tendo ficado somente a 2 pontos do Mundial que ser realizaria na Irlanda.
Mas, 2017 foi o ano da consagração definitiva deste mirense: A disputar provas em Tavira, na Costa Nova e em Tróia, António Reis conseguiu "chegar ao ponto mais alto em que um pescador pretende chegar": ao título de Campeão Nacional!
"Indescritível" - afirma - "A minha chegada até ali foi construída com muito trabalho e aprendizado. Não foi ao acaso, e isto me deixa orgulhoso e agradecido a todos os que me incentivaram a ir sempre mais longe!".
Daí a partir para a África do Sul a representar Portugal, numa seleção recheada de bons valores foi um ápice... mas, desengane-se quem pense que era só entrar no avião e partir! "Cada um de nós, tirou do próprio bolso, 370,00 euros para poder participar, uma vez que o que foi angariado não cobriu as despesas". Puro amor ao desporto!
Com a seleção a terminar em 8º lugar no Campeonato, cuja taça foi levantada pelo Brasil, António, que foi o 2º melhor português da competição, tendo ficado na 31ª posição individual, trouxe "a grande lição de conhecer um ambiente extremamente competitivo, porém, repleto de companheirismo e excelente interação entre os competidores que vinham de 20 países diferentes... o desporto pode ser isso mesmo: competição e amizade entre todos!".
OBJETIVOS
Mesmo tendo atingido o topo, António Reis sabe que, a cada ano a cada competição, a concorrência é mais forte e quer crescer. Por isso, não desarma: "Meu objetivo é sempre o de conseguir a manutenção... não importa se ganhamos num ano, pois no ano seguinte podemos descer de divisão se as coisas correrem mal". E, sabedor das dificuldades que existem para chegar ao topo, ele também sabe que "manter-se é ainda mais difícil que conseguirmos chegar a um lugar cimeiro". Esse é, seguramente, um dos motivos pelo qual ele gosta mais do mar do sul de Portugal, que do norte: "Para dizer a verdade, as condições lá para baixo são melhores, o que acaba por se traduzir numa maior verdade desportiva"  Desta forma, as possibilidades de manter-se no TOP são ainda maiores...
Coletivamente, a subida de divisão é o objetivo a seguir pelos atletas de São João da Madeira: "Chegarmos ao escalão mais alto e conseguirmos ficar por lá é o nosso sonho. Para isso o clube vai tentando se reforçar, como é exemplo, a contratação de outro mirense, o Fernando Regateiro, da Lentisqueira, que também faz parte, a partir de agora, dos nossos quadros!".

O "SONHO" DO RECONHECIMENTO
"Nossa maior tristeza é o Estado dar muito pouco apoio a este desporto", fala com amargura, este atleta. "No fundo, o que tentamos é lutar dia após dia para dar a conhecer ainda mais a modalidade. Temos poucos atletas jovens a competir na Zona Norte e isto é um claro sintoma de falta de investimento!". Mais grave é, segundoAntónio Reis, o facto de que "as mulheres foram campeãs do mundo naquela altura, e as pessoas darem muito pouca importância a isto pelo facto de que pouco ou nada foi divulgado. Podem não acreditar, mas esta é uma modalidade que traz muitos títulos a Portugal!"
APOIOS
Câmara Municipal de Mira, a Junta de Freguesia da Praia de Mira, a Mafipro, oSalgaboca e a Cormoura "Que acreditou em mim e no meu valor desde o princípio" são entidades e empresas que "estão no coração e a quem muito agradeço". Sem elas, sem apoios de vária ordem, António Reis seria apenas um pescador a mais à beira do mar a fazer o que gosta: pescar.
Sem apoios, sem incentivos, sem uma lógica de reconhecimento, os atletas dificilmente conseguirão mostrar ao mundo e aos mais próximos todo o seu potencial.
Eles necessitam de quem confie nas suas capacidades (principalmente aqueles que praticam desportos com menos impacto na sociedade). É isso o que eles pedem: que empresas privadas, o governo central e outras entidades públicas lhes dê a mão para que possam aprimorar mais e mais o talento já adquirido.
Em Portugal há muito talento ainda escondido longe dos holofotes. É só o que eles necessitam para sair da escuridão: que não lhes falte apoio!
Mira Online

Viseu vai ter o primeiro transporte público autónomo

Resultado de imagem para Viseu vai ter o primeiro transporte público autónomo
Viseu vai ser a primeira cidade portuguesa a ter em operação de transporte público um veículo totalmente elétrico e autónomo: o Viriato. Criado pela TULAlabs, o pequeno veículo, com capacidade para 24 passageiros (sentados e de pé), vai circular, em breve, na capital da Beira Alta.

A Câmara Municipal de Viseu apresenta hoje, no âmbito do evento Portugal Smart Cities Summit, em Lisboa, uma maquete deste veículo que, segundo o município, é “um transporte público não poluente, autónomo, disponível em permanência que, além dos benefícios para o ambiente, vai gerar poupança para o município substituindo o funicular. E uma vez que é silencioso, vai poder andar durante a noite”.

À Transportes em Revista, Jorge Saraiva, gerente da TULAlabs, adianta que o veículo vai circular «numa via segregada, porque é isso que a legislação permite, onde se cruzará com outros carros apenas em cruzamentos com semáforos. Haverá peões nessa via». O mesmo responsável diz ainda que «a tecnologia utilizada neste veículo foi desenvolvida há nove anos e há três anos que veículos semelhantes circulam na Suíça sem qualquer problema». Jorge Saraiva acrescenta que «há sempre riscos, mas são controlados. Existe um sistema de deteção. O risco é o mesmo de um veículo com condutor».

O gerente da TULAlabs salientou ainda que «o veículo carrega em cinco minutos e tem autonomia para 100 quilómetros».
A operação deste carro é assegurada por um sistema de gestão e monitorização para veículos autónomos, que apresenta informação sobe a posição, a velocidade e distância percorrida de cada veículo em tempo real, permitindo, por exemplo, definir intervenções preventivas das componentes mecânicas, informações sobre ciclos de carga e descarga das baterias, entre outros.

O Viriato tem um nível cinco de automação, ou seja, é o nível máximo na escala criada pela Society of Automotive Engineers (SAE). A escala foi baseada no grau de autonomia da máquina e na necessidade de intervenção do homem no veículo. No nível cinco, a inteligência artificial assume na totalidade o controlo do automóvel, que está desprovido de pedais e volante.

De referir que o veículo desenvolvido pela TULAlabs estará em exposição, nos dias 24 e 25 de maio, no Mobitrans – 12.º Encontro Transportes em Revista, que terá lugar na cidade do Porto.

Fonte: Transporte em revista

VIII Aniversário Pequenas vozes de Febres


_______________________________________________


Atualização: Morreram 257 pessoas na queda de avião militar na Argélia

Resultado de imagem para Atualização: Morreram 257 pessoas na queda de avião militar na Argélia
A queda de um avião militar da Força Aérea da Argélia matou hoje 257 pessoas, anunciou o Ministério da Defesa em comunicado.

Os mortos são 247 passageiros, militares e membros das suas famílias e 10 tripulantes, segundo o texto, que não faz referência a sobreviventes.
Anteriormente, um porta-voz da proteção civil, Farouk Achour, tinha dado um balanço provisório de 181 mortos e dito que foram resgatados alguns sobreviventes, "retirados com queimaduras profundas provocadas pelas chamas na fuselagem".
O avião militar, um Iliushin, e dirigia-se à cidade de Tindouf, perto da fronteira com Marrocos, com uma escala em Bechar.
O acidente deu-se poucos minutos após a descolagem da base aérea de Bourarik, a cerca de 25 quilómetros da capital, Argel, sobre um terreno agrícola.

Fonte: Lusa

Mãe suspeita de matar filha recém-nascida teve alta. Vai ser ouvida hoje

Resultado de imagem para Mãe suspeita de matar filha recém-nascida teve alta. Vai ser ouvida hoje

Jovem de 25 anos é suspeita de ter assassinado a filha recém-nascida com uma facada na zona do peito.

A mulher que é suspeita de ter esfaqueado a filha bebé até à morte logo após ter dado à luz em casa em Corroios, distrito de Setúbal, já teve alta hospitalar.

Informação avançada pela TVI24 revela que a jovem vai ser presente a tribunal ainda no decorrer da tarde desta quarta-feira.

Rafaela, recorde-se, deu à luz em casa uma menina que terá matado com uma faca, isto depois de ter escondido a gravidez do companheiro e dos familiares.

Mãe de gémeos com 20 meses, Rafaela guardou o cadáver da bebé num saco de plástico, deixando-o na cozinha.

O caso só foi descoberto porque a jovem sofreu uma grave hemorragia, tendo precisado de assistência médica.

Rafaela já teve alta hospitalar e já foi formalmente detida pela Polícia Judiciária. Tal como Rafaela, também a irmã será hoje presente a tribunal, pois é suspeita de ser cúmplice do crime, sendo as duas irmãs suspeitas de homicídio.

Fonte: TVi

Comentário: Que espécie de raça humana vem a ser esta? Com que nos cruzamos na rua? Quem temos a nosso lado em casa, no café, no trabalho ou com quem convivemos?
Estamos nós a ser destituídos de sentimentos ditos humanos? Afinal, analisando as noticias vindas na imprensa diária estamo-nos a tornar em animais irracionais, a agir por instintos atávicos?
J. Carlos

Trump prepara-se para bombardear Síria. "Os mísseis estão a chegar"


Presidente norte-americano foi ao Twitter avisar a Rússia de que os mísseis contra o regime de Assad, em resposta ao alegado ataque químico que matou dezenas de pessoas no passado sábado, estão a caminho. Moscovo diz que "mísseis inteligentes" de que Trump fala deveriam ser usados contra terroristas e não contra "um governo legítimo".

Trump prepara-se para bombardear Síria. "Os mísseis estão a chegar"
Com o clima de tensão na Síria a um nível sem precedentes, Donald Trump utilizou a rede social Twitter para afirmar que os mísseis "estão a chegar à Síria", deixando um aviso a Moscovo. 
Depois de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas que chegou ao fim sem entendimentos entre Washington e Moscovo, Estados Unidos e Rússia continuam a trocar acusações relativamente à guerra na Síria, nomeadamente sobre o alegado ataque com armas químicas em Douma, que causou dezenas de mortos. 
Trump, com o apoio do Reino Unido e da França, prometeu uma resposta, cuja iminência é cada vez maior, como confirmam os últimos tweets do presidente norte-americano.
"A Rússia diz que vai abater qualquer míssil disparado contra a Síria. Prepara-te, Rússia, porque eles estão a chegar, suaves, novos e 'inteligentes'. Não deviam ser aliados de um animal assassino que mata o seu povo com gás e desfruta com isso", escreveu Trump. 
Russia vows to shoot down any and all missiles fired at Syria. Get ready Russia, because they will be coming, nice and new and “smart!” You shouldn’t be partners with a Gas Killing Animal who kills his people and enjoys it!
Entretanto, um porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros disse que o lançamento de mísseis contra a Síria poderá ser uma forma de os Estados Unido destruírem provas relativamente ao alegado ataque químicos. Para além disso, disse a mesma fonte citada pela Associated Press, os "mísseis inteligentes deveriam ser utilizados conta terroristas e não contra um governo legítimo"

Cerca de 40 minutos depois do tweet em que Trump praticamente anuncia o lançamento de mísseis contra a Síria, o presidente norte-americano deixou uma possibilidade de trégua no ar: "vamos parar com a corrida ao armamento?".
Fonte:noticiasaominuto.com/mundo

Ryanair ameaça processar sindicato português

Resultado de imagem para Ryanair ameaça processar sindicato português
A transportadora aérea Ryanair admite avançar com um processo contra o sindicato de tripulantes de cabine se continuarem com as "falsas alegações" de violação da lei portuguesa.
O presidente executivo da Ryanair explica que a companhia não está disposta a ver o nome e a reputação manchados por alegações falsas.
Em declarações à agência Lusa, Michael O'Leary avisa que vai avançar para tribunal caso o sindicato de tripulantes de cabine continue a acusar a companhia de violar a lei portuguesa.
"Somos um grande empregador, um grande investidor em Portugal (...) e não estamos dispostos a ter o nosso bom nome e reputação manchados por alegações falsas feitas por um sindicato com representantes da TAP", explicou Michael O'Leary.
O responsável adiantou ainda à agência Lusa que ainda esta quarta-feira vai enviar cartas ao Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e à Autoridade para as Condições de Trabalho, enquanto entidade inspetora, garantindo que a lei portuguesa foi cumprida.
Os trabalhadores da Ryanair fizeram um protesto de três dias na Páscoa. Na altura, o sindicato de tripulantes de cabine acusou a companhia aérea de substituir trabalhadores em greve, violando assim a lei do Trabalho em Portugal.
Fonte: Lusa
Foto: Gleb Garanich/Reuters


Sociedade Portuguesa de Autores atribui a Diogo Piçarra o Prémio José da Ponte esta quinta-feira


No ano em que se retirou do Festival da Canção, Diogo Piçarra recebe galardão para jovens criadores musicais, sucedendo a D.A.M.A., Agir e Capicua

Diogo Piçarra vai receber esta quinta-feira o Prémio José da Ponte, atribuído anualmente desde 2015 pela Sociedade Portuguesa de Autores a "jovens criadores musicais portugueses".

O cantor sucede a D.A.M.A., Agir e Capicua como vencedor deste galardão. A cerimónia de entrega do prémio está marcada para as 18h30 no Auditório Maestro Frederico de Freitas e é de entrada livre.

Recorde-se que Diogo Piçarra era o grande favorito à vitória na edição deste ano do Festival da Canção, com o tema 'Canção do Fim', mas resolveu desistir depois de ser acusado de plagiar o tema evangélico 'Abre os Teus Olhos'.

O cantor tornou-se conhecido no programa de talentos "Ídolos", que venceu em 2012, e editou até ao momento dois álbuns de originais. 'História', 'Tu e Eu' e 'Dialeto' estão entre os temas mais conhecidos de Piçarra.

Fonte/Foto: Blitz

Trabalhadores do Lidl em greve a partir de hoje ao trabalho suplementar

Resultado de imagem para Trabalhadores do Lidl em greve a partir de hoje ao trabalho suplementar
Os trabalhadores do Lidl realizam hoje o primeiro dia de greve ao trabalho suplementar, protesto que se prolonga até dia 30 e que integra a quinzena de luta que decorre nas empresas do setor da distribuição.
A quinzena de luta convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) iniciou-se segunda-feira e o calendário de ações prolonga-se até à greve dos trabalhadores de todas as empresas de distribuição, no dia 01 de maio, feriado.
Além do protesto no Lidl, na quinta-feira os trabalhadores do Auchan fazem greve, estando prevista uma concentração na sede da empresa, em Alcântara, Lisboa.
O calendário de ações prossegue e para dia 17 está marcada uma greve dos trabalhadores do Pingo Doce/Jerónimo Martins.
De acordo com o CESP, com esta quinzena de luta, os trabalhadores do setor da distribuição pretendem a revisão do contrato coletivo de trabalho, sem redução do valor pago pelo trabalho suplementar, trabalho em dia feriado e sem banco de horas, bem como o aumento dos salários de todos os trabalhadores.
Os funcionários reivindicam ainda o fim da tabela salarial B e a equiparação da carreira profissional dos operadores de armazém à carreira dos operadores de loja bem como o encerramento do comércio no 1º de Maio.

Fonte: Lusa

360º Os milhões, as polémicas e as desculpas de Zuckerberg; os 7 pontos que marcaram a audição no Congresso; e Ricciardi rompe com Bruno de Carvalho

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um avião militar caiu na Argélia com mais de 100 pessoas a bordoAinda não se sabe mais pormenores deste desastre que vamos acompanhar ao longo do dia.

Mark Zuckerberg esteve quase cinco horas a ser ouvido no Senado dos EUA sobre o escândalo do uso de dados do Facebook. Entre regulação, Cambridge Analytica, inteligência artificial, dados e publicidade, foram estes os sete pontos essenciais que marcaram a sua primeira audição (hoje estará na Câmara dos Representantes). Dos 100 senadores, 45 quiseram questionar o fundador da maior rede social do mundo. Zuckerberg pediu desculpas, assumiu erros e anunciou medidas de controlo. Mas até lhe perguntaram se estava preocupado sobre se os seus filhos podiam ficar viciados em redes sociais. Está tudo registado no nosso liveblog. 

 
O Facebook disponibilizou entretanto uma hiperligação que permite saber se os nossos dados foram ou não usados pela Cambridge Analytica. Na ferramenta, disponível apenas em inglês (para já), a plataforma informa o utilizador se as informações do seu feed foram ou não recolhidas pela aplicação This Is Your Digital Life e usadas para criar publicidade política. Se quer (mesmo) saber, é só carregar neste link.

A agência que controla o tráfego aéreo na Europa já alertou as várias companhias para possíveis bombardeamentos na SíriaOs ataques, que podem estar assim iminentes, podem interferir com o equipamento de navegação dos aviões. As operações da TAP não devem ser afectadas.

A ordem de Donald Trump pode ser dada nas próximas horas. Ontem o presidente norte-americano cancelou a participação na Cimeira das Américas no Peru "para supervisionar pessoalmente a resposta" à situação na Síria e recebeu um telefonema de Theresa May a dar-lhe apoio (diz o Telegraph). Mas Macron diz que a haver ataque será apenas contra as "capacidades químicas" de Al Asad

A fúria de Trump cresceu ainda mais depois de a Rússia ter votado contra o projeto de resolução dos EUA no Conselho de Segurança da ONU para uma investigação independente.

Na Liga dos Campeões, a reviravolta que se esperava aconteceu onde não se esperava. Depois de ter perdido por 4-1 em Barcelona, a Roma fez o que parecia impossível e conseguiu bater a equipa de Messi por 3-0 em casa, eliminar os catalães, e chegar pela segunda vez na história às meias-finais da Champions

Já o Manchester City, que muitos pensavam poder dar a volta à derrota por 3-0 em Liverpool, bem o tentou, mas depois do 1-0 aos dois minutos, uma bola no poste e um golo mal invalidado, acabou por ver Pep Guardiola expulso e perder por 2-1. E quem segue para as meias-finais são mesmo os reds. Hoje há um Bayern-Sevilha (os alemães têm vantagem de 2-1) e um Real-Juventus (Ronaldo ganha de bicicleta por 3-0).




Outra informação relevante

José Maria Ricciardi demitiu-se do Conselho Leonino e retirou o apoio a Bruno de CarvalhoÉ a baixa de 'maior peso' entre os apoiantes do presidente do Sporting, que já vira a principal accionista do clube, a Holdimo de Álvaro Sobrinho, virar-lhe as costas. A notícia é do Record (só para assinantes).

Por causa da tomada de posição de Sobrinho e de outros críticos, o Sporting contra-atacou e disse que o maior problema do clube passou agora a ser o empréstimo obrigacionista. Num comunicado enviado à CMVM, a SAD admitiu que as recentes polémicas prejudicaram a emissão obrigacionista de 30 milhões de euros e solicitou uma Assembleia Geral de acionistas. A operação, prevista para maio, é fundamental para o cumprimento dos compromissos financeiros. E tornou-se uma arma de arremesso de Bruno de Carvalho. Entretanto, Figo negou qualquer interesse em candidatar-se.

A PGR criou entretanto uma equipa para investigar crimes no futebol. Sabe-se que inclui a Procuradoria-Geral da República, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa e o Departamento Central de Investigação e Acção Penal e que será composta por três magistrados mas, de resto, “nada está decidido”, segundo a Sábado.

Mário Centeno vai hoje de manhã ao Parlamento falar das dívidas na Saúde. E será confrontado com aquelas imagens que o JN mostrou de crianças a fazer quimioterapia nos corredores do hospital S. João no Porto. PSD, Bloco e PCP já anunciaram que querem explicações, depois de o presidente do hospital ter vindo lamentar que a verba para a construção da nova unidade pediátrica ainda não tenha sido desbloqueada: segundo o JN, são 22 milhões de euros que existem mas não podem ser usados.

Centeno que está sobre pressão do Bloco por causa de querer ir além das metas do défice acordadas com a troika, perdão, com Bruxelas. Segundo o Público há mesmo um ultimato bloquista para que o ministro recue até sexta-feira. O i fala em choque e de um Governo com “tiques de maioria absoluta que não tem”.

À tarde será a vez de ser ouvido o ministro da Educação. Além de ter falar das exigências dos professores, apesar da simpática greve (a um sábado, para não causar grande estorvo), Brandão Rodrigues será seguramente confrontado com o pedido de mudança de revisão urgente dos programas de matemática do ensino básico e do secundário.

Sobre os fogos, há uma nova proposta do PSD. A criação de um observatório técnico independente, com os especialistas dos últimos relatórios, para responder e acompanhar “o que se passa no terreno” na prevenção e no combate.

Os militares vão ser envolvidos no combate ao terrorismo. A Secretária-geral do Sistema de Segurança Interna quer as Forças Armadas no terreno, ao lado e sob comando das polícias. Vão dar apoio logístico e de patrulhamento, mas sem autorização para disparar, escreve o DN.

A guerra da Nos contra a compra da Media Capital pela Altice continua. O alerta agora é de que o negócio pode gerar um duopólio, que coloca em risco a concorrência e que pode levar ao aumento de preços para os clientes. Diz a Nos, claro.

Depois de 3.800 passageiros da TAP terem sido afetados por cancelamentos de voos em Lisboa entre 26 e 28 de março, e das críticas não pararem de crescer, a companhia aérea anunciou a contratação de mais 170 pilotos de 300 tripulantes.

Costa esteve em Downing Street e prometeu a Theresa May relações luso-britânicas “o mais próximas possível” após o Brexit. Sobre o caso do envenenamento do ex-espião russo, limitou-se a expressar uma diplomática "solidariedade". Entretanto, o embaixador português em Moscovo chamado a Lisboa continuará por cá... “pelo menos” até segunda-feira.

Na Casa Branca, houve mais uma demissãoTrump perdeu agora o conselheiro de segurança interna Tom Bossert. E estará a pensar demitir o vice-procurador-geral Rod Rosenstein, depois das buscas ao escritório do seu advogado, diz a CNN.

Os nossos Especiais

A violação do segredo de justiça tornou-se uma rotina. Mas que condições a podem legitimar? E quais são os seus limites? Mais um ensaio do Observador, assinado por Nuno Gonçalo Poças, revê o que está em causa - e ajuda a colocar os pratos na balança. Afinal, até onde pode ir o sigilo e o que (realmente) está a proteger?

O sexto episódio d’”O Meu Fracasso Antes do Meu Sucesso” conta a história de André JordãoO falhanço que viveu com a Foodzai não o impediu de fundar uma empresa na Alemanha, a Wunder (que está em três países da Europa de Leste) e a portuguesa Barkyn, que hoje vende 12 toneladas de ração para cães por mês. Mais uma história com final feliz, como gosta a Ana Pimentel. 


A nossa opinião

  • Miguel Pinheiro escreve sobre o Brasil: "Se a Lava Jato é uma invenção da "direita" para prender Lula, então porque é que encheu presídios com políticos, imagine-se, da "direita" e com os responsáveis das maiores construtoras?".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre racismo, sexismo e jogos de mercado: "A desigualdade resulta do próprio mercado e não apesar do mercado. E, sendo assim, e se quisermos viver num mundo com menos discriminações arbitrárias, algumas medidas correctivas são necessárias". 
  • Maria João Marques escreve sobre as prioridades penais em Portugal: "Demos graças por termos tribunais superiores em Portugal que percebem que se uma mulher não morre nem fica paraplégica é porque uma violação não lhe causa grande dano. Pior seria alguém fugir ao IRS".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre Lula: "É muito difícil acreditar que Lula ignorasse a corrupção promovida pelo PT logo em 2005, pelo que, do ponto de vista da reconstrução de uma democracia viável no Brasil, o seu tempo e do PT já passou".
Notícias surpreendentes
O casamento do príncipe Harry de Inglaterra com Meghan Markle não vai ter políticos convidados. Nem Theresa May, nem os Obama ou os Trump assistirão à boda real.

O que separa as crianças ricas das pobres? 35 milhões de palavras. Isso mesmo é o que diz um estudo recente: as crianças com maior nível socioeconómico ouvem 48 milhões de palavras em média, enquanto as que vivem em famílias mais humildes apenas 13 milhões.

O achado de uma pequena falange de um dedo lançou uma imensa dúvida históricaAfinal o Homo Sapiens terá migrado de África 25 mil anos antes do que se supunha.

"Lisboa, cidade triste e alegre”, o livro mítico, vai dar lugar a uma exposição imperdível no Museu de Lisboa. O Vasco Rosa escreve sobre as imagens, os autores e a mostra da vida intemporal de um dos mais importantes fotolivros de sempre, sessenta anos após a sua publicação. Quer espreitar?

Entre Centeno e Brandão Rodrigues no Parlamento a falar de (dívidas na) Saúde e Educação, Zuckerberg (de novo) a ser ouvido sobre o roubo de dados do Facebook (agora na Câmara dos Representantes), a crise no Sporting e mais Liga dos Campeões, não faltará atualidade para seguir ao longo do dia no Observador. E claro, boas histórias e muitas outras notícias

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa