sábado, 22 de dezembro de 2018

Garoto que dá show na viola vai ganhar presente do Sérgio Reis

MORADORES DE RUA EMOCIONAM PLATEIA COM ESPECIAL CORAL DE RUA 2012. CONFI...

Samaritana ( Fado )

Balada de Despedida do 5º Ano Jurídico 88/89 - Queima das Fitas Coimbra ...

Alma de Coimbra no Casino da Figueira da Foz




"A Gente Vai Continuar"



"A Gente Vai Continuar" de Jorge Palma
Uma das faixas do ALMA 3, disponivel a 15 de dezembro
Arranjos corais e instrumentais de Augusto Mesquita

Brasil com mandioca e as coisas boas que conhecemos em 2018

Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Eu sei que não devem estar com grande paciência para me ler, mas façam lá mais um esforço: é Natal, e ainda por cima para a semana não têm que me aturar. Mas prometo que vou tratar dos nossos assuntos com brevidade, aposto que desse lado ainda há quem tenha que fazer compras de última hora. Vamos a isto.
No Brasil, está na hora de se dizer sim à mandioca. E a muitos outros produtos. Dos produtores mais pequenos situados na zona do Vale do Paraíba, na Mata Atlântica, aos restaurantes de estrelas Michelin em São Paulo, o país redescobre em força os seus produtos nativos. O grito do Ipiranga da independência gastronómica está lançado: o que é bom não é o importado, é o nacional, conta-nos a Rita Machado, que participou no festival Mesa São Paulo e voltou cheia de histórias saborosas para contar.


A viagem da Mara Gonçalves foi mais curta: até Rio Maior, onde foi conversar com o protagonista da semana. Chama-se Pedro Mira e há 13 anos que corre o mundo para criar grandes esculturas em areia ou em gelo, das quais não guarda mais do que memórias e algumas fotografias. Em Rio Maior, esculpiu o presépio de areia que se mostra até 26 de Dezembro. O texto é para ler aqui.

Convido-o também a conhecer as coisas boas que nós conhecemos em 2018. A equipa da Fugas foi ao arquivo e escolheu as experiências que mais marcaram o ano. Vão de um cruzeiro no Nilo a um passeio à volta do linho da aldeia de Janeiro de Cima. Pelo meio, há castanhas, um Porto Vintage de outro mundo e um delicioso sumo de figo-da-Índia. Ora espreite.

A época é de festa, que por cá costuma rimar muito com mesa, mas não perdemos de vista aqueles que nunca, mas nunca, se esquecem dos seus melhores amigos. Foi a pensar neles que o Rui Pedro Paiva compilou esta lista de restaurantes onde os animais entram mesmo e não ficam confinados à esplanada.

Temos mais coisas boas para si, quem sabe para ler à lareira enquanto descansa do almoço para o jantar, mas eu prometi ser breve. Por isso, cá vai, de forma mais telegráfica: a Maria José Santana desvenda os segredos para escolher um bom bacalhau e o Miguel Esteves Cardoso explica como se torra o melhor caju do mundo.

Agora vou mesmo à minha vida – e às minhas férias. Volto à sua companhia no dia 5 de Janeiro, para a semana fica muito bem entregue aos cuidados da Alexandra Prado Coelho. Até lá, boas viagens e, mais importante ainda, boas festas!

Hora de Fecho: Como o maior circo anda com a casa às costas /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Precisa de 25 a 60 camiões para viajar. Os artistas ficam tão fechados que tomam suplementos de vitamina D. E o Natal faz-se entre atuações em mesas corridas. Nos bastidores do Cirque du Soleil.
Procurador insiste no julgamento do Benfica e vai recorrer da decisão da juíza Ana Peres, que ilibou a SAD de todos os trinta crimes de que era acusada.
Procuradora-geral diz que Amadeu lhe propôs ser coordenador do MP no Supremo. Tomada de posse do novo procurador distrital de Lisboa será a 7 de janeiro no Tribunal da Relação -- e não na PGR.
Na sua mensagem de Natal, líder do PSD destacou momentos em que o Estado "não garantiu a segurança das pessoas" este ano e atacou falhas "na área social" de um Governo que se diz "de esquerda".
Condutor chocou contra camião que estava parado por causa de um bloqueio relacionado com protesto dos "Coletes Amarelos". Manifestação deste sábado em Paris regista pouca adesão.
Líder do Partido Trabalhista explica que a sua posição é a de avançar com Brexit — mas não através do acordo proposto pela primeira-ministra, Theresa May. Mesmo se vencer eleições antecipadas.
Matteo Salvini declara que Itália não irá acolher barco da ONG Open Arms que resgatou mais de 300 migrantes no Mediterrâneo. Embarcação já tinha sido proibida de atracar em Malta.
Quando tocou com eles, "estava apenas a começar a compreender o mundo que ficava para lá de África", conta em entrevista o guitarrista tuaregue, que atua este sábado em Portugal.
Agência Espacial Europeia captou fotografias incríveis da cratera Korolev, em Marte, totalmente coberta por gelo. A camada tem quase 2 km de profundidade e mantém-se ali todo o ano.
É tempo de olhar para trás e escolher o melhor de 2018. Na literatura, a lista é variada: inclui romances, poesia, ensaios, livros com graça e outros que nem tanto. E Proust. Muito Proust. 
Opinião

Rui Ramos
O ideal era que houvesse nas europeias um qualquer fenómeno a que pudessem colar o rótulo de “populismo”, de modo a fazerem correr as legislativas em ambiente de pânico anti-fascista, à brasileira.
Miguel Pinheiro
Pedro Nuno Santos invocou a "inteligência" para defender Maria Begonha. O deputado Nuno Sá argumentou com a "inteligência" para justificar a sua presença-fantasma no Parlamento. Somos nós os burros?
Helena Garrido
Ao Pai Natal ficam aqui pedidos de ajuda para nos apoiar a combater os novos modelos de censura e perseguição das diferenças, em nome da igualdade e da democracia.
Paulo Tunhas
Costa paira sobre tudo a uma altura em que não arrisca visão de detalhe algum. Enquanto isso manda os seus ministros da Saúde, os pobres, prometerem o que sabem não poder cumprir. No meio ficamos nós.
Luis Teixeira
Quantos anos tardará a apagar-se a diferença entre nós e os que estão a encher a Europa e não partilham connosco a herança cristã, a Guerra dos 30 Anos ou a Revolução Francesa? Isto não vai correr bem
MAGG

Marta Cerqueira
Sabia que, em média, passamos quase cem horas por ano no supermercado? Mas há uma empresa que faz isso por si.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

A Civiparts deseja-lhe um Feliz Natal e Bom Ano de 2019 |Civiparts wishes you a Merry Christmas and Happy New Year 2019


O Grupo Nors está presente em 17 países, distribuídos por 4 continentes, com mais de 3.600 colaboradores e um volume de negócios superior a 1,5 mil milhões de euros.
A Nors abrange as marcas Auto Sueco, Grupo Ascendum, Galius, Auto Maquinaria, Auto Sueco Automóveis, Agro New, Civiparts, AS Parts, ONEDRIVE, Biosafe, Sotkon, Amplitude Seguros.

Stille Nacht — Uma melodia celestial

Em Oberndorf, pequena cidade austríaca, a capela construída no lugar da antiga igreja de São Nicolau, onde foi interpretado pela primeira vez o Stille Nacht, e o selo comemorativo do bicentenário da canção.
Em Oberndorf, pequena cidade austríaca, a capela construída no lugar da antiga igreja de São Nicolau, onde foi interpretado pela primeira vez o Stille Nacht, e o selo comemorativo do bicentenário da canção.

“Noite silenciosa, noite Santa, tudo dorme, somente o fiel e santíssimo casal está desperto”

♦  Paulo Corrêa de Brito Filho
Diretor da revista Catolicismo
Uma canção suave, simples e inocente toca profundamente todos os corações: Stille Nacht (Noite Silenciosa) — a melodia da noite bendita entre todas, traduzida para o português como “Noite Feliz”.
Ouvindo-a, até mesmo muitos corações endurecidos pelo pragmatismo moderno ficam tocados por uma graça primaveril, que tem o dom de transportar as pessoas para os Natais de suas infâncias, quando uma alegria sobrenatural impregnava os ambientes. Uma alegria que é a fonte de todas as alegrias: na Gruta de Belém, numa noite fria, nascera o Menino Jesus.
Celebramos neste ano o bicentenário dessa maravilhosa e angélica canção, entoada pela primeira vez na Noite de Natal de 1818, na aldeia de Oberndorf, vizinha de Salzburg, na Áustria. Sua melodia celestial ecoa até hoje em todos os povos da Cristandade, ora em uma esplendorosa catedral, ora em uma simples capelinha; em palácios como em casinhas populares; em qualquer ambiente, rico ou pobre. Todos ficam transformados por algo imponderável, atraindo os anjos e aproximando o Céu da Terra.
De São Francisco de Assis, no século XIII, pode-se afirmar que foi o primeiro a montar um presépio com figuras vivas, representando Maria Santíssima, São José, o Menino Jesus, os Reis Magos, os pastores e os animais. Foi a origem dos vários estilos de presépios da arte sacra disseminada por todas as nações. Do Stille Nachtpode-se afirmar que é por excelência a canção natalina.

Sem menosprezar as numerosas, belíssimas e até sublimes canções de Natal compostas ao longo dos séculos em todo o orbe, não parece exagerado dizer que a mais sublime, famosa e imortal é o Stille Nacht, cantado não apenas em alemão, mas transcrito para todas as línguas. “Stille Nacht, heilige Nacht, Alles schläft, einsam wacht, nur das traute hochheilige Paar” (Noite silenciosa, noite Santa, tudo dorme, somente o fiel e santíssimo casal está desperto).
Na revista Catolicismo deste mês [no alto, foto da capa], comemorativa do Santo Natal, a matéria principal apresenta a origem e o histórico da canção, e seu autor tece comentários transcendentais a respeito desse evocativo cântico natalino.
Além de uma boa apreciação desta edição (disponível no site www.catolicismo.com.br), desejo aos diletos leitores um Feliz Natal, com as bênçãos e graças da Sagrada Família, as quais se estendam ao longo do Ano Novo.

Fonte: ABIM

COIMBRA · SAÚDE | Forma “criativa” de financiar greve dos enfermeiros cumpre regras do crowdfunding

Especialistas ouvidos pela Lusa consideram que a forma de financiamento da greve dos enfermeiros é “criativa” e “nova do ponto de vista juslaboral”, levanta “dúvidas fundadas e legítimas”, mas cumpre os requisitos legais do financiamento colaborativo (‘crowdfunding’).

A forma de financiamento da greve dos enfermeiros, que dura há cerca de um mês, tem levantado dúvidas sobre a sua legalidade. A recolha de fundos ‘online’ reuniu 360 mil euros e já está em marcha uma nova campanha destinada a financiar uma nova paralisação.
“Na realidade, a presente greve dos enfermeiros, que apelidaram de “cirúrgica”, é também ela criativa, na medida em que o financiamento da mesma tem como respaldo o Regime Jurídico do Financiamento Colaborativo”, considera Pedro da Quitéria Faria, sócio responsável pela Área de Prática de Direito Laboral da Antas da Cunha Ecija.
O financiamento colaborativo, ou ‘crowdfunding’, é o tipo de financiamento de entidades, nomeadamente pessoas coletivas (nas quais se incluem os sindicatos), das suas atividades e projetos, através do seu registo em plataformas eletrónicas acessíveis na Internet, com o objetivo de angariar investimento proveniente de investidores individuais.
O ‘crowdfunding’ é regulado pelo Regime Jurídico do Financiamento Colaborativo, previsto na Lei 102/2015, de 24 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei nº 3/2018, de 09 de fevereiro.
Existem várias modalidades de financiamento colaborativo: donativo, recompensa, capital e empréstimo, sendo que os enfermeiros recorreram ao financiamento colaborativo através de donativo, sem entrega de contrapartida pecuniária.
António Monteiro Fernandes, professor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, considera que, “em matéria de greves, como noutros domínios, o princípio é o de que o que não é proibido é permitido”, mas alerta para que “o financiamento de terceiros pode ser, em si mesmo, ilegal se, por exemplo, provier de concorrentes da entidade empregadora atingida pela greve, configurando concorrência desleal”.
Pedro da Quitéria Faria admite que esta “forma de financiamento de um movimento grevista é, de facto, nova do ponto de vista juslaboral e, nessa medida, levanta novas questões e dúvidas fundadas e legítimas sobre a aplicabilidade deste modelo de financiamento”.
Também Marta Carvalho Esteves, advogada da JPAB especializada em Direito do Trabalho, indica que se trata “de uma questão que, por ser uma novidade, ainda não se encontra respondida e levanta diversas dúvidas e opiniões díspares”, razão pela qual já foi solicitado pelo Ministério da Saúde à Procuradoria Geral da República um parecer sobre a sua legalidade.
Para Pedro da Quitéria Faria, a questão sobre o financiamento de greves através do ‘crowdfunding’, “é de facto controvertida e por ora não pode existir uma resposta perentória e indiscutível sobre a legalidade do processo”.
Contudo, o especialista em Direito Laboral considera que “todos os pressupostos do Regime Jurídico do Financiamento Colaborativo foram integralmente cumpridos”, e, nessa medida, antevê “alguma dificuldade em poder classificar-se o processo como sendo ilegal, porque não foi financiado nos termos clássicos através de fundos de greve”.
Foram cumpridos os pressupostos de titularidade e registo, deveres da plataforma, onde devem constar a identificação das partes, a modalidade de financiamento colaborativo a utilizar, a identificação da atividade a financiar e o montante e prazo da angariação.
Foram igualmente observados os requisitos relativos à identificação dos instrumentos financeiros a utilizar para proceder à angariação de fundos, o dever de comunicação de início de atividade à autoridade competente (a Direção Geral das Atividades Económicas), a taxa de utilização da PPL (plataforma legalmente reconhecida para o processo), as características da oferta, a sujeição aos limites máximos de angariação e ao dever de informação sobre a atividade a financiar.
A greve dos enfermeiros nos blocos operatórios de cinco hospitais foi convocada pela Associação Sindical Portuguesa de Enfermeiros (ASPE) e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor).
A paralisação, que decorre até ao fim do ano, já levou ao cancelamento de mais de sete mil cirurgias programadas no Centro Hospitalar Universitário de S. João (Porto), no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e no Centro Hospitalar de Setúbal.

Fonte: NDC

Morreu Catalina Pestana, a antiga provedora da Casa Pia

Rosto da defesa das crianças, vítimas de abusos sexuais, Catalina Pestana morreu aos 72 anos.
Resultado de imagem para Morreu Catalina Pestana, a antiga provedora da Casa Pia
A antiga provedora da Casa Pia de Lisboa morreu esta sexta-feira, confirmou à TSF fonte próxima da família. Catalina Pestana foi nomeada diretora da instituição em 2002 e tornou-se numa das principais vozes de apoio às crianças e jovens que diziam ter sido abusadas. A mesma fonte adiantou ainda que a antiga provedora estava doente há vários anos mas a situação clínica piorou por causa de uma infeção hospitalar.

Nascida em 1946, Catalina Pestana liderou a instituição durante quatro anos e meio até 2007. Antes, em 1975, assumiu a direção do Colégio de Santa Catarina da Casa Pia. Exerceu essas funções durante doze anos, até 1987, naquele que era o único estabelecimento misto da instituição.
Depois disso foi coordenadora nacional do Projeto Vida de Prevenção da Toxicodependência em Meio Escolar e foi diretora do Plano para a Eliminação de Exploração do Trabalho Infantil. Em 2002 chegou a provedora da Casa Pia, escolhida pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho, liderado por Bagão Félix, no Governo PSD/CDS.
Rui Tukayana / TSF

Manhã de sábado: A guerra com magistrados que deixou Rio sozinho /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Costa começou por dar gás à ideia de Rio de reduzir magistrados no CSMP. Deputado do PS até era a favor. PGR ameaçou sair. Costa esvaziou: é contra. A história de uma polémica em que Rio ficou sozinho
A antiga provedora da instituição, que se tornou um dos rostos de defesa das crianças da Casa Pia aquando do escândalo de abusos sexuais, morreu este sábado.
O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e a líder democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmaram que Trump "conseguiu o que queria". Shutdown aconteceu mesmo.
Espera-se que cerca de 380 mil pessoas sejam colocadas no desemprego técnico, incluindo 95% dos funcionários da NASA e do Ministério da Habitação, bem como 52 mil funcionários dos serviços fiscais.
A polícia não divulgou a idade ou o sexo dos dois suspeitos e não forneceu detalhes sobre os locais onde ocorreram as detenções.
Santos Oliveira, advogado dos dois agentes da PSP, indicou que um dos seus clientes ficou em prisão preventiva e o outro com termo de identidade e residência, a medida de coação menos gravosa.
Depois da polémica com as três novas vacinas incluídas no plano nacional por decisão do Parlamento, versão final do OE introduz "articulação com a DGS". Afinal, organismo terá uma palavra a dizer.
João Conceição esteve no gabinete do ex-ministro a dar apoio técnico na energia como consultor da Boston Consulting. Mas ninguém sabe onde está o contrato de prestação de serviços e quem pagou.
Chama-se Regina Mateus, e fez história esta sexta-feira. Um despacho de promoção do ministro da Defesa fez dela a primeira mulher general das Forças Armadas portuguesas.
Marcelo concorda com Centeno. Com um panorama "muito bom internacional em 2018", pode ser possível "rever em baixa os números do défice", e ter em 2019 não só défice zero como também superavit.
A Ordem dos Médicos exige saber quantas cirurgias foram adiadas para fazer um retrato exato das repercussões que a paralisação dos enfermeiros teve. Os hospitais afetados terão 10 dias para responder. 

Opinião

Rui Ramos
O ideal era que houvesse nas europeias um qualquer fenómeno a que pudessem colar o rótulo de “populismo”, de modo a fazerem correr as legislativas em ambiente de pânico anti-fascista, à brasileira.
Miguel Pinheiro
Pedro Nuno Santos invocou a "inteligência" para defender Maria Begonha. O deputado Nuno Sá argumentou com a "inteligência" para justificar a sua presença-fantasma no Parlamento. Somos nós os burros?
Helena Garrido
Ao Pai Natal ficam aqui pedidos de ajuda para nos apoiar a combater os novos modelos de censura e perseguição das diferenças, em nome da igualdade e da democracia.
Paulo Tunhas
Costa paira sobre tudo a uma altura em que não arrisca visão de detalhe algum. Enquanto isso manda os seus ministros da Saúde, os pobres, prometerem o que sabem não poder cumprir. No meio ficamos nós.
Luis Teixeira
Quantos anos tardará a apagar-se a diferença entre nós e os que estão a encher a Europa e não partilham connosco a herança cristã, a Guerra dos 30 Anos ou a Revolução Francesa? Isto não vai correr bem
MAGG

Marta Cerqueira
Sabia que, em média, passamos quase cem horas por ano no supermercado? Mas há uma empresa que faz isso por si.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa