Reciclar ou usar materiais reciclados, usar energias renováveis, poupar água, andar mais a pé ou de bicicleta, reduzir o desperdício e a utilização de plásticos são alguns dos comportamentos que o projeto de comunicação e sensibilização para as alterações climáticas, da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, levou às crianças em idade escolar do Concelho de Penacova, na primeira ação do ano.
Ações em Penacova, VN Poiares e Mealhada
A ação em Penacova ficou marcada por uma sessão de Plantação, com a participação de 60 alunos da EBA- Escola Profissional Beira Aguieira, que plantaram 162 sobreiros, na Serra da Atalhada.
O ClimAgir esteve também em Vila Nova de Poiares, nos Centros Escolares de Santo André, São Miguel e Arrifana e na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, num total de 13 turmas e 240 alunos. Mais de 170 sobreiros foram distribuídos a alunos e professores, tendo sido quatro sobreiros plantados na Escola Daniel de Matos, também no âmbito do projeto escolar local Floresta Pedagógica, que consiste na plantação de árvores autóctones no recinto escolar identificando-as por regiões de Portugal.
Esta semana, de 21 a 24 de Janeiro, o ClimAgir está a percorrer o Município da Mealhada com a viatura 100 por cento elétrica, dando o exemplo de boas práticas ambientais.
O ClimAgir surge como uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana), avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM Região de Coimbra.
O ClimAgir é executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.