sábado, 3 de dezembro de 2016

Disseram-me que iria morrer com SIDA, mas aqui estou

Eu sou a Sofia* e disseram-me que iria morrer com SIDA
09 Novembro 2016
Tinha 20 anos quando fui diagnosticada com VIH. Foi um diagnóstico complicado e tardio, já que não me enquadrava em nenhum dos denominados “grupos de risco”. Como nunca tinha consumido drogas por via injetada, feito uma transfusão de sangue, nem era um homem gay, no meu Hospital nunca fizeram um despiste para o VIH. Eu estava cada vez mais doente, mas ninguém sabia o que eu tinha.
Um dia caí num passeio em Lisboa e já não me consegui levantar. Não me lembro bem do que aconteceu, mas fui internada num hospital e uma médica de medicina interna descobriu o que eu tinha. Foi então que soube que tinha VIH, que este era uma doença mortal e que se vivia no máximo 10 anos após a infeção. Mas no meu caso já teriam passado 2 ou 3…  A minha mãe passou a odiá-la. Ninguém tinha o direito de dizer à minha mãe que a sua filha de 20 anos iria morrer antes dela, ainda para mais em tão curto espaço de tempo.  Mas eu agradeço-lhe a vida. Se não fosse o seu diagnóstico eu teria morrido há 22 anos. Esta médica, pragmática, conseguiu ver para além dos “grupos de risco”. Ela sabia que para se estar infectada bastava ter um “comportamento de risco” e que para isso bastava ter relações sexuais sem preservativo.
Naquele tempo os medicamentos eram muito maus, vomitava todos os dias, perdi 20kg, fiquei quase sem cabelo, sem sobrancelhas, sem pestanas, tinha feridas na pele, pesadelos e sentia-me muito cansada.
Paradoxalmente, comecei a apreciar mais a vida e a dar valor a todos os momentos de descanso do sofrimento físico provocado pelos efeitos secundários da medicação. Se não estava a sofrer, naquele minuto era feliz!
Naquele tempo viver com a infeção pelo VIH era igual a SIDA e esta era igual a morte – e  num curto espaço de tempo. Os medicamentos iriam dar-me mais 3 anos de vida, mas eu não queria mais 3 anos assim. Eu sabia que ia morrer, mas queria aproveitar a vida.  Então decidi que o melhor a fazer seria não tomar medicação! E assim conseguia fazer umas coisitas…
Já que ia morrer, resolvi contar a toda a gente que conhecia e sensibilizá-los.  Queria sobretudo que outras mulheres como eu soubessem que os homens bonitos e aparentemente saudáveis com os quais se cruzavam poderiam estar infetados e – mesmo sem saberem – transmitir-lhes a infeção. O preservativo era a única hipótese!
Como sabia que ia morrer, toda a minha vida se alterou. Deixei de ter projetos para o futuro e passei a viver dia-a-dia.
Entretanto vieram medicamentos melhores. Mas eu estava tão fraca que já não tolerava nada, tudo me fazia intolerâncias e alergias: eu tinha entrado em estadio de SIDA! Houve uma altura em que, embora não quisesse morrer, também já não queria viver! Queria deixar de viver no sofrimento físico profundo em que vivia. Só queria dormir e não acordar.
Com a descoberta de novos medicamentos o VIH tinha deixado de ser mortal, tornando-se uma doença crónica. Só que a mim diziam que isso era só para os novos infetados e não para aqueles que já tinham SIDA, como eu.
Só que até eu melhorei com a nova medicação e com isso percebi que afinal não iria morrer tão cedo. Só que nesses anos não tinha descontado para uma reforma que nunca pensei vir a receber. Não continuei a estudar porque isso não iria valer a pena e agora encontrava-me sem trabalho e sem currículo. O que iria dizer a um possível empregador? Contar-lhe que tinha passado os últimos 20 anos a dormir numa redoma de vidro?
Fui sempre bem tratada pelos meus familiares, pelos meus amigos, conhecidos e vizinhos. Talvez isso tenha acontecido porque são maioritariamente de classe média, talvez por viver numa cidade grande, talvez porque tenha uma personalidade forte que não permite que me tratem mal…
Tive sempre namorados ao longo destes 20 anos e, à exceção daquele com quem estava quando me infetei, nenhum deles é seropositivo. Utilizámos sempre preservativo – alguns rebentaram, mas nunca infetei ninguém. Continuo amiga dos meus quatro ex namorados.
Hoje é tudo muito diferente: os medicamentos são ótimos, fáceis de tomar e com pouquíssimos efeitos secundários. Sabe-se hoje que a toma correta e consistente da medicação reduz a probabilidade de infetar outras pessoas em mais de 99%. Não é fácil ter uma infeção crónica, mas é melhor ser-se uma pessoa que vive com VIH do que doente com SIDA.
Nestes 22 anos, penso que a forma como sempre me vi e aceitei foi determinante para não ser, nem me sentir, discriminada. A minha atitude, inclusive perante os relacionamentos amorosos, foi diferente da maioria das pessoas infetadas, já que eu não resolvi deixar de ter sexo, nem escolho os meus parceiros por terem ou não VIH.
Hoje vendo em retrospectiva, e tendo conhecido outras pessoas seropositivas, percebo o quanto fui, e sou, uma privilegiada. Os meus amigos nunca se afastaram, nunca deixei de fazer novos amigos, os meus vizinhos nunca me discriminaram e os namorados nunca se detiveram, fosse por eu ter VIH ou um fungo no pé.
Pensei que não chegava aos 30. Já tenho 42.  Afinal sou imortal e sou feliz!

*Sofia é um pseudónimo. 
Este texto é da exclusiva responsabilidade da autora.
Fonte: gatportugal

Associações de doentes propõem alterações a Orçamento do Estado

14 Novembro 2016
No âmbito do projeto MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde e na sequência do Fórum MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde, pessoas com doença, utentes e consumidores de saúde apresentaram na passada sexta feira, dia 11 de novembro, à Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa duas propostas de alteração e aditamento ao Orçamento do Estado (OE) para 2017 na área da saúde. Com vista à inclusão em sede de discussão na especialidade do OE, estas visam promover a capacitação na área da participação em saúde e na área da promoção da saúde/prevenção da doença. 
Face à estimativa da receita extraordinária no Orçamento de Estado para 2017, (página 29) a primeira proposta é referente à contribuição da indústria farmacêutica no artigo 116º da proposta de leite N.º37/XIII. 

Contribuição sobre a indústria farmacêutica
1 - (anterior corpo do artigo)
2 - No ano 2017. 2,5% da receita obtida com a contribuição extraordinária sobre a indústria farmacêutica, até ao momento de 250 000€, é transferida para a Direção-Geral da Saúde para o financiamento de programas de capacitação para a participação pública em saúde, dirigidos a pessoas com doença e utentes de saúde, seus representantes, profissionais de saúde e gestores de serviços integrados na administração direta do Estado, de organismos integrados na administração indireta do Estado, de órgãos consultivos, de outras estruturas e entidades integradas no setor empresarial do Estado. 
Tal medida iria ao encontro da necessidade de promoção da participação dos cidadãos e dos seus representantes na decisão em saúde (individual, institucional e política), tal como preconizado pelo Plano Nacional de Saúde. 
A segunda proposta vai no sentido de fomentar a promoção da saúde e prevenção da doença. Pretende-se que na discussão da especialidade se debata o acrescento do artigo 113º A:
Artigo 113.º A
Encargos com programas de promoção da saúde e prevenção da doença
1 - No ano 2017, 50% da receita adicional obtida com o imposto sobre o álcool, as bebidas alcoólicas e as bebidas adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes (IABA), até ao montante de 50 000 000€, é transferida para a Direção-Geral da Saúde para o financiamento de programas de promoção da saúde e prevenção da doença. 

Fonte: gatportugal

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites na SIC Notícias

22 Novembro 2016
Ricardo Fernandes, diretor executivo do GAT e porta-voz da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites em Portugal, esteve hoje na SIC Notícias a promover a iniciativa. Saiba onde fazer os testes ao VIH e hepatites virais e promova-os entre os seus contactos! 

Inauguração do Espaço Intendente

Inauguração do Espaço Intendente

28 Novembro 2016
Espaço Intendente foi inaugurado no passado dia 25 de novembro pelo vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, João Afonso e pela veradora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques. A inauguração contou também com a presença do Dr. Kamal Mansinho, diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida e Tuberculose. 
O Espaço Intendente é um centro de rastreio de base comunitária dirigido a algumas das populações mais vulneráveis ao VIH e a outras IST, nomeadamente trabalhadores do sexo, pessoas trans, migrantes e a pessoas que dormem nas ruas, e conta com o apoio financeiro do Regulamento de atribuição de apoios pelo município de Lisboa (RAAML). Este é o terceiro centro de rastreio do GAT na cidade de Lisboa, a par do CheckpointLX e ao IN-Mouraria

Lara Melissa Moutinho: Campanha para inscrição de dadores de medula óssea no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Lara Melissa Moutinho, tem apenas 4 meses de idade, encontra-se internada à 1 mês e meio no Hospital Amadora – Sintra, e procura um dador de medula óssea compatível consigo.

Sejam generosos e ajudem a Lara nesta Caminhada. Enquanto não aparecer um doador compatível ela precisa de dadores de sangue ORH+ “ esta é a mensagem que os seus familiares inseriram na rede social facebook.

O Litoral Centro contactou com um familiar da menina no sentido de conhecer melhor a situação, manifestando toda a disponibilidade de associar-se à campanha que já está a decorrer com o objectivo de sensibilizar e motivar potenciais dadores de medula a óssea a inscreverem-se na base de dados do CEDACE.

Dadores de Medula Óssea – Sabia que?
Há doenças como as Leucemias e alguns Linfomas, entre outras que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea? 

Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível aparentado é de 1/10000.

Registo Português de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para estes casos.

Para ser potencial dador, basta preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, cerca de mais ou menos 6 ml, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de transplante.

Só precisa de
- Ter pelo menos 50kgs
- Ter entre 18 e 45 anos de idade
- Ser saudável
- Fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar o preenchimento do questionário. 

A inscrição só se faz uma vez e é válida até aos 55 anos, idade a parir da qual, de acordo com as regras dos registos, os dadores são retirados das bases de dados.

Os interessados em aderir a esta Campanha, tanto para medula como para a dádiva de sangue, podem comparecer nas datas indicadas no cartaz abaixo e no local procedem ao preenchimento da inscrição vs questionário.
Os interessados em aderir à dádiva de sangue devem reunir os seguintes requisitos:

Ter pelo menos 50kgs
Ter idade superior a 18 anos, podendo a primeira dádiva ser efectuada até aos 60 anos de idade
Ser saudável, e ter hábitos de vida saudáveis
Doar sangue não engorda, não cria habituação nem emagrece, mas, faz bem à saúde, além de ajudar a salvar vidas.
Não se deve doar sangue em jejum, e após o almoço convém fazê-lo quand decorridas 2:30h tempo considerado suficiente para a digestão.

Todos os candidatos à dádiva são avaliados por um médico do IPST. Face a este esclarecimento, esperamos que se sintam motivados a comparecer.

Ajudem a partilhar... todos dependemos de todos.

J. Carlos

OPINIÃO: Ou a RTP muda, ou teremos de mudar a RTP


Quem manda na RTP não se dará conta disso; mas, se não fosse o 1.º de Dezembro, a Rádio e Televisão de Portugal não existiria — teríamos a TVE.
José Ribeiro e Castro
JOSÉ RIBEIRO E CASTRO

A Lei da Televisão fixa como fins da actividade televisiva contribuir para a informação, formação e entretenimento do público”promover a cidadania” difundir a cultura portuguesa e os valores que exprimam a identidade nacional”. Ora, se tivéssemos que nos deitar a pensar num evento que reunisse tudo isto ao mesmo tempo, o Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas 1.º de Dezembro está nesse elenco reduzido: informa, forma e entretém; promove a cidadania; difunde cultura portuguesa; difunde os valores da identidade nacional.

A RTP deve, portanto, transmitir o desfile, na íntegra e em directo, como fez, com agrado geral, em 2013 e 2014. Há um ano, recuou para um diferido muito mal tratado. Agora, nem isso. Irá fazer ligação a alguns momentos, em doses homeopáticas, um poucochinho de vez em quando, recuando, contrariada, para o improviso a que recorreu na estreia, em 2012. Está mal. Está mesmo muito mal.

Aquele preceito da lei aplica-se a todas as televisões, pelo que, dirão, todas deveriam estar no desfile. É uma boa observação e um bom argumento. Mas a RTP tem um dever superlativo, uma obrigação acrescida em tudo o que respeita ao interesse público. É o que resulta da lei e da própria noção de serviço público. Aí se enquadra a obrigação legal de a RTP ter “uma programação que promova a formação cultural e cívica dos telespectadores” e a incumbência de “promover o acesso do público às manifestações culturais portuguesas”. Não é que o 1.º de Dezembro e o Desfile Nacional de Bandas aqui estão a espreitar outra vez?

Se lermos o Contrato de Concessão de 2015, encontramos, como é natural, mais numerosos pontos de apoio a que a RTP não desvalorize o 1.º de Dezembro e transmita em directo um acontecimento com a grandiosidade do desfile nacional. Neste ano, irão estar na Avenida da Liberdade e Praça dos Restauradores 35 bandas filarmónicas e grupos de todo o país, incluindo, pela primeira vez, dos Açores, encerrando com um final espectacular, que congrega em orquestra gigante mais de 1700 músicos tocando ao mesmo tempo. O país não poderá seguir o desfile, porque esta administração e esta direcção decidiram não transmitir.

Quem manda na RTP não se dará conta disso; mas, se não fosse o 1.º de Dezembro, a Rádio e Televisão de Portugal não existiria — teríamos a TVE. Não haveria 1.º de Dezembro, é certo; e não haveria RTP também. É assim tão simples. É por isso particularmente deplorável este recuo decadente da cultura dirigente da estação pública, um recuo que é o regresso, por outra porta, do mesmo espírito que desvalorizou a data para matar o feriado. Agora, ironia do destino, temos feriado e celebrações para a frente; e temos RTP para trás.


É reprovável ainda a desconsideração e a ofensa feitas, em geral, às bandas filarmónicas e, em paralelo, aos municípios.

Fonte: Publico

Desemprego em Espanha aumenta pelo quarto mês consecutivo

Desemprego em Espanha aumenta pelo quarto mês consecutivo
O número de desempregados registados aumentou em 24.841, em Novembro, para um total de 3.789.823. Ainda assim, em termos homólogos, foi o 38º mês consecutivo de descidas.

O desemprego em Espanha aumentou, em Novembro, pelo quarto mês consecutivo, revela esta sexta-feira, 2 de Dezembro, o ministério do Emprego e Segurança Social.


No mês passado, o número de desempregados registados cresceu em 24.841 pessoas, para um total de 3.789.823.

Ainda que Novembro seja, tradicionalmente, um mês negativo para o mercado de trabalho, nos últimos três anos, os números haviam melhorado. Segundo o Expansión, em 2013, 2014 e 2015, o número de desempregados desceu em 2.475, 14.688 e 27.071, respectivamente.


No entanto, em relação a Novembro de 2015, o desemprego desceu 8,66% (menos 359.475 desempregados registados). Este é o 38º mês consecutivo de quedas homólogas no desemprego.


Ao mesmo tempo, caiu também o número de inscritos na Segurança Social. A descida foi de 0,18% face ao mês anterior, o que significa menos 32.832 pessoas.


Em termos sectoriais, a indústria e a construção foram os mais afectados, ao passo que na agricultura e nos serviços o emprego aumentou.


Os dados são revelados no dia em que o Conselho de Ministros deverá aprovar um aumento do salário mínimo de 52,4 euros por mês para 707,6 euros.

Fonte: Jornaldenegocios

_______________________________



Fernanda Mateus reivindica avanços nas pensões em 2017 e ataca anterior Governo

 | Política

Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal, 03 dez (Lusa) - A dirigente comunista Fernanda Mateus reivindicou hoje que o PCP foi decisivo primeiro para interromper o desmantelamento da Segurança Social com o anterior executivo PSD/CDS-PP e, mais recentemente, para o aumento extraordinário de dez euros nas pensões.

Discursando no segundo de três dias do XX Congresso do PCP, em Almada, Fernanda Mateus, que faz parte da Comissão Política dos comunistas, fez uma distinção entre a legislatura passada com um Governo PSD/CDS-PP e o novo quadro político vigente no país.

Fernanda Mateus defendeu que a inclusão no Orçamento do Estado para 2017 de um aumento extraordinário de dez euros, a partir de agosto, para as pensões até 628,3 euros, partiu de uma proposta e de uma pressão política exercida pelo seu partido junto do Governo.

No novo quadro político, com um Governo minoritário socialista, Fernanda Mateus disse que o PCP irá bater-se por medidas como "o alargamento das fontes de financiamento" da Segurança Social, mas salientou logo a seguir avanços já concretizados, como o "alargamento" dos beneficiários de abono de família.

Em relação à legislatura passada, com o Governo PSD/CDS-PP, Fernanda Mateus fez uma análise oposta, acusando o anterior executivo de ter procurado quebrar o princípio da solidariedade no sistema de providência, substituindo-o por lógica "assistencialistas e caritativas".

"O anterior Governo tentou fazer corroer a justiça contributiva, cortando o valor das pensões e aumentando a idade da reforma. Abalou ainda as fontes de financiamento da Segurança Social, através de uma perda de receitas em consequência da destruição do aparelho produtivo, do aumento do desemprego e da emigração", acrescentou.

PMF // ZO
Lusa/fim

QUIM BARREIROS ASSALTADO E AGREDIDO

Artista popular e amigos foram surpreendidos por dois homens, na cidade de Newark.
RITA MONTENEGRO




Umas miniférias com amigos nos EUA acabaram da pior forma para Quim Barreiros. Na passada quinta-feira, em Newark, o cantor foi agredido e assaltado por dois indivíduos, que já terão sido detidos. 

Além do artista popular, de 69 anos, também os amigos que o acompanhavam foram espancados. 

Fonte: CM

Comete suicídio em frente à familia devido a bullying


Jovem de 18 anos atormentada por colegas que criaram perfil falso a oferecer sexo.

Por Pedro Zagacho Gonçalves|14:52

A família de Brandy Vela tem sido acompanhada diariamente por psicólogos e pode nunca recuperar da experiência traumática. A jovem, de 18 anos, natural da cidade do Texas, nos EUA, cometeu suicídio em frente à família, após meses e meses de sofrimento com bullying nas redes sociais.

Esta terça-feira, Brandy Vela chegou ao seu limite psicológico e enviou um email de despedida aos pais e avós. Explicou que estava pronta a morrer. Imediatamente os familiares correram para casa e encontraram a jovem com uma pistola apontada ao peito.

O pai de Brandy, Raul Vela, contou ao canal KHOU os últimos momentos da filha e não conteve as lágrimas. "Tentámos demovê-la, pedimos-lhe para baixar a arma  mas ela estava determinada. Disse que já tinha ido demasiado longe para voltar atrás. Foi horrível ter que viver aquilo, foi um pesadelo. É muito difícil quando a tua filha te diz ‘vira-te de costas’. Senti-me incapaz.

Raul Vela contou o que levou a filha a fazer um ato tão deseperado. A jovem confidenciava-lhe regularmente que era vítima de bullying. Os colegas chamavam-lhe gorda e gozavam com o peso de Grandy e, há cerca de seis meses, criaram contas falsas nas redes sociais em que se faziam passar por ela.

"Chegaram a criar uma conta em que dizia que ela oferecia sexo. Foi muito assediada por causa disso", conta entre soluços o pai de Brandy.

"Apesar de ter sido feita queixa na polícia, as autoridades nada fizeram porque os suspeitos usaram uma aplicação que não permitia que fossem identificados", conta a irmã de Grandy, Jackie Vera à CNN.

Na última mensagem que enviou à irmã, logo depois de ter enviado o email aos outros familiares, pode ler-se: "Amo-te tanto. Lembra-te sempre disso. Peço desculpa por tudo".

A polícia do Texas está a investigar a morte de Brandy Vera e dos suspeitos do crime de ciber bullying.

Fonte: CM

____________________________________________________


Hora de Fecho: As personagens malditas da História

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A História não era a mesma sem eles, mas guarda-lhes rancor. O livro de André Canhoto Costa, "Personagens Malditas da História", debruça-se sobre a herança deixada pelos homens mais odiados de sempre.
Donald Trump tem tido conversas ao telefone com líderes de todo o mundo. Nalguns casos, levantou sobrolhos e pôs a diplomacia em alerta. Foi o caso do Taiwan, Paquistão, Cazaquistão e Filipinas.
Em dezembro, chegam os concertos e espectáculos de Natal. De norte a sul do país, há muito para ver e ouvir. Incluindo o clássico de Tchaikovski, claro.
Na semana do XX Congresso do PCP, o deputado António Filipe diz que Cuba não é uma ditadura, fala em eleições "participadas" e nega a existência de presos políticos. São "mitos". Leia a entrevista.
O eurodeputado João Ferreira afirma que esta solução política é "difícil engolir" para quem andou anos a dizer que o PCP "era um partido de protesto, que estava fora de poder determinar um Governo".
No segundo dia do Congresso do PCP, em Almada, o deputado Paulo Sá diz que o PS não enfrenta os grandes interesses. O antigo líder, Carlos Carvalhas, disse que é preciso reestruturar a dívida.
Filha do último director da PIDE, casada com um diplomata suíço, passou-se para o lado dos comunistas na Cuba de Fidel. A desconcertante história de Annie Silva Pais, que faria 81 anos esta semana.
Entrar de cadeira de rodas no Palácio Nacional de Mafra? Visitar o Mosteiro dos Jerónimos? No dia internacional das Pessoas com Deficiência, mostramos a viagem de Luís e Ricardo.
O fadista Carlos do Carmo foi condecorado com o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito. Ao Observador, diz que está "muito honrado" e fala da amizade com Marcelo. E prefere não falar de Cavaco.
A Sonae celebrou um acordo para adquirir 51% da empresa que detém a marca de restauração saudável Go Natural. Aquisição depende da aprovação da Autoridade da Concorrência.
Cristiano Ronaldo e José Mourinho investigados por um consórcio europeu de jornalistas por alegadas transações financeiras suspeitas para paraísos fiscais. Em causa rendimentos publicitários. 
Opinião

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os regimes não se medem pelas suas belezas retóricas mas pelas suas obras. O sonho revolucionário de Fidel, um terrível pesadelo para os cubanos, não o exime das atrocidades perpetradas pelo castrismo

André Azevedo Alves
O legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas ele e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo.

P. José Maria Brito, SJ
Pode um filme que narra a experiência de alguém que, aparentemente, renúncia à fé ensinar-nos alguma coisa sobre o que significa confiar em Deus? Pode esse filme ser aceite sem sobressalto?

Rui Ramos
Que acontecerá nas eleições do próximo ano em França e na Alemanha, se o ditador turco Erdogan lançar outro milhão de refugiados na Europa? Poderá Erdogan eleger Marine Le Pen?

José Manuel Fernandes
Tal como uma andorinha não faz a primavera, dois homens competentes – António Domingues e Paulo Macedo – não garantem só por si que o ADN do sistema deixa de ser o que é. Como se tem visto até agora.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_______________________________________________________________


"O Amor está dissolvendo os últimos bastiões de amargura e ódio que estiveram envolvendo a Humanidade"


 
O despertar da Humanidade está se acelerando. Não se distraiam com as notícias mundanas de conflito, traição e intenso sofrimento. Sim, está em andamento e, agora, claramente percebido pelo é, uma liberação maciça de um estado coletivo, de enorme, muita amargura e ressentimentos, que forneceu a energia corruptora que, por eras, trouxe o sofrimento que a ilusão causou em suas vidas. O Amor está dissolvendo os últimos bastiões de amargura e ódio que estiveram envolvendo a Humanidade e, na medida em que isso acontece, os pesos que arrastam para baixo, para as amargas e dolorosas distrações da ilusão e, aparentemente ancorados lá estão sendo liberados.
Resta muito pouco para que ainda permaneçam, coletivamente, emaranhados na ilusão. Ela serviu o seu propósito - permitindo-lhes experimentar a separação da Fonte – e, agora está se desintegrando as suas volta. Na medida em que se habituam a se engajar única e amorosamente consigo mesmos em suas próprias e individuais vidas humanas, deixando de lado seus negativos e nulos julgamentos, suas experiências de vida estão se iluminando, libertando-os da culpa autoimposta e exílio de eras. Uma vasta limpeza do campo de energia humana está em curso, enquanto o seu processo de despertar  está a chamá-los sem parar em frente em direção aos seus divino e celestiais destinos – A Realidade, A Fonte de Tudo Que Existe – da qual, na verdade, nunca saíram.
As mudanças que cada um de vocês está experimentando e submetidos, seja pessoal ou coletivamente e, que a grande mídia está completamente inconsciente, são fenomenais. O Amor é a a natureza de cada um de vocês e, diariamente, cada vez mais membros da família humana estão percebendo isso e se tornando mais desejosos de se envolverem de forma única e amorosamente uns com os outros, todavia, ainda temerosos de que, cada um deles, sejam os únicos a estarem sentindo isso.  Essa é a separação. E assim, a separação é um estado temor, porque se baseia no cuidado que, naturalmente, nada mais é do que uma falta de confiança. Como seres humanos, toda traição sofrida, resultou da confiança depositada em alguém ou alguma coisa e, assim, entendem que se envolver com Amor e jogar a precaução pela janela parece ser imprudente e perigoso.
No entanto, felizmente, muitos já escolheram fazer, precisamente isso e, exultantes, jogando o cuidado aos ventos, estão praticando a intenção de constantemente se comportar amorosamente e de estarem abertos com todos com quem interagem, em qualquer lugar e hora. Fazer isso é contagiante. O Tsunami do Amor está com todos, a todo o momento e, diariamente, está inundando cada vez mais e mais corações. Hoje, sendo o dia em que aqueles nos Estados Unidos da América celebram a Ação de Graças, uma enorme intensificação do Tsunami está acontecendo em todo o mundo e, isso irá encorajar muitos mais aqueles que, realmente. Querem abrir seus corações para que todos possam apenas fazê-lo.

Como já observamos a todos vocês - lembrem-se de que, daqui, nos reinos espirituais, sabemos o que cada um de vocês são intimamente, porque nada está escondido. Amando-se carinhosamente e, claramente, reconhecendo o Cristo dentro de cada um de vocês e, é claro, sem julgamentos - estamos em alegria ao vê-los se remexendo em seu sono, preparando-se para despertar e entrar mais uma vez na Luz brilhante do dia eterno. O estado que é a Realidade, a casa eterna, onde o despertar para ela está divinamente garantido e, portanto, inevitável.
Enquanto vasculham a internet, em todo o mundo, procurando e encontrando confirmações destas palavras em muitos lugares, abram seus corações! Vocês estão seguros!
São todos, seres divinos que experimentam fisicalidade como seres humanos por suas próprias escolhas. Quando optaram por encarnar estavam plenamente conscientes de que estariam num estado de intensa amnésia e que esse estado tornaria muito difícil para se lembrarem que estariam numa missão para ajudar no despertar da Humanidade. Então, quando sentirem, mesmo a menor cotovelada, um sentido intuitivo quase imperceptível de propósito em suas vidas, muito possivelmente, um propósito que seja completamente diferente do que estiveram envolvidos em todas suas vidas, sigam com ele, é a chamada para ação.
E que estas ações poderiam ser qualquer envolvimento com outros para discutir o estado do planeta, com vistas à sua limpeza e cura, para trabalhar com doentes e pobres em outros países, a fazer o mesmo em seu próprio país, ou apenas, discretamente, ser uma presença amorosa no ambiente que atualmente descrever como suas próprias áreas residenciais.
Todos, nesse mundo de superfície, têm a sua própria vocação e finalidade de vida, escolhida antes de encarnar. E antes der encarnarem, também, sabiam que, inicialmente, viveriam vidas de intenso desconhecimento, para que pudessem plenamente se desenvolver com seres humanos separados e com essa experiência, aprenderem o que precisavam saber magnificamente poderem ajudar no despertar da humanidade. Como a maioria de vocês já estão bem conscientes, nada acontece por acaso ou coincidência, apenas aparenta por causa de suas amnésias. Todavia, muitos de vocês já tiveram a experiência recente de conhecer alguém e descobrir que sentem que não só conhece essa pessoa por um longo tempo e que também, realmente, são velhos conhecidos.
Que, profundamente, irão sentir e confirmar em seus conhecimentos interiores de que existe, apenas, a Unidade e que não existem encontros casuais, nem coincidências, que tudo, todo evento que acontece, é parte do plano que criaram antes de encarnar. Suas tarefas é reconhecerem isso, honrá-las e agirem em obediência a elas. Não tentar rejeitá-las, na medida em que suas mentes ficam pregando peças em vocês, porque isso, definitivamente, não existe. É a chamada para seus despertares, a chamada que estiveram aguardando, a sábia chamada que iriam receber, ouvir, entender e mais... de bom grado e com entusiasmo aceitá-la.
Agora, chegou o momento pelo qual têm ansiosamente esperado com fidelidade e esperança. O momento em que estão despertando. Em termos humanos, dentro da ilusão, onde o tempo linear parece ser tão real e que flui numa única direção, vai demorar um pouco para que todos os benefícios desse despertar venha a se concretizar. Portanto conectem-se poderosamente com a Divina Chama do Amor Eterno que, continuamente, está queimando em seus sagrados altares interiores, o lugar dentro de cada um de vocês, onde Deus está sempre presente, bem-vindo e honrado, suas próprias consciências de conhecimento interior, Cristo, que é a eterna, imutável e divina natureza de cada um.
E, na medida em que o Despertar da Humanidade avança e, as pessoas em todo o mundo se tornam cada vez mais conscientes do imenso poder do Amor, verão maravilhosos eventos se desenrolarem que, claramente, irão demonstrar que as velhas formas de conflito, traição e sofrimento estão chegando ao fim. Um novo mundo, que tem estado gestação nos corações da humanidade por muitas décadas, está prestes a nascer, trazendo com ele a solução para todos seus problemas não resolvidos e que para muitos parecem absolutamente incontestáveis. E, escusado será dizer, que a resposta é, como sempre foi, o Amor Incondicional que abraça a tudo. Estão removendo o véu que escondeu o Amor por tanto tempo, oportunidade em que ficarão gloriosamente deslumbrados. O que, por eras têm procurado já está com vocês, sempre esteve e, agora irão conhecer, avistar, reconhecer e, morar em extasiada e animado abraço, UM com tudo e, sabendo que, sem a menor dúvida de que você estão em casa para sempre, na presença da Fonte Divina.

Com muito Amor, 
Saul.

Canal: John Smallman 
Tradução: Sementes das Estrelas / Cândido Pedro Jorge