terça-feira, 10 de agosto de 2021

PSD impugna em tribunal candidatura de Santana Lopes à Figueira da Foz

A candidatura do PSD ao município da Figueira da Foz entregou hoje, em tribunal, um pedido de impugnação da candidatura independente de Santana Lopes, alegando a violação da lei que regula a eleição dos órgãos das autarquias locais.

De acordo com o documento consultado pela agência Lusa, que deu entrada hoje no Tribunal Judicial da Figueira da Foz, a candidatura do PSD alega que o movimento independente tem apresentado denominações diferentes numa mesma candidatura.

"Apresenta-se com a denominação 'Pedro Santana Lopes Figueira a Primeira' e outras vezes com a denominação 'Figueira a Primeira' o que não se pode admitir e a lei não consente", lê-se na impugnação dirigida ao juiz responsável pelo processo eleitoral.

"Consequentemente, as candidaturas à Câmara Municipal da Figueira da Foz não podem ser admitidas por violarem claramente a lei, dado que os proponentes são ou devem ser exatamente os mesmos e não podem ter denominação distinta", acrescenta.

Por outro lado, o pedido de impugnação, formulado pelo advogado ligado à candidatura do PSD, liderada por Pedro Machado, argumenta que "o Grupo de Cidadãos Eleitores [o movimento independente de Santana Lopes] não comprova o cumprimento do número mínimo de proponentes, nem para estas candidaturas, nem para todas as candidaturas das freguesias do concelho da Figueira da Foz".

"E, consequentemente, não tendo feito prova desse requisito, que objetivamente não cumpre face ao número legal de recenseados no concelho, em cada freguesia, que é do conhecimento oficial, todas estas candidaturas não podem ser admitidas por ofenderem claramente a lei", adianta o pedido de impugnação.

"Face ao exposto, e muito mais se podia arguir, o PSD vem impugnar as referidas candidaturas, pelo que as mesmas não podem ser admitidas ao presente sufrágio", refere o documento, aludindo às eleições autárquicas agendadas para 26 de setembro.

De acordo com a mesma fonte, que confirmou o pedido de impugnação, esta foi entregue em tribunal pelo advogado que está a assessorar a candidatura do PSD, "que em face ao acesso possível ao processo e face ao que em última hora foi detetado, de algumas irregularidades ou eventuais irregularidades, decidiu, por uma questão de prudência e assegurar da legalidade, que deveria apresentar aquele requerimento".

"Recordo que estamos a falar de prazos extraordinariamente apertados, para fazer correções e poder apresentar reclamações. Sendo certo que cabe ao senhor juiz fazer o entendimento se são ou não [irregularidades], até porque ele tem outro tempo e outro acesso aos documentos que nós não temos", alegou a fonte oficial da candidatura do PSD.

A fonte da candidatura de Pedro Machado notou ainda "um pormenor", alegando que o advogado do PSD "não foi o único a apresentar requerimentos e reclamações sobre a candidatura e as mesmas questões da candidatura do dr. Pedro Santana Lopes".

"Impugnação com esse nome era a única, mas houve um requerimento exatamente com o mesmo teor da CDU, eu vi-o lá. Porque quando alguém faz um requerimento ou uma impugnação, os outros [candidatos] são notificados", frisou.

O juiz a quem está atribuído o processo eleitoral tem agora 24 horas para decidir sobre o pedido formulado pelo PSD e deverá avaliá-lo na quarta-feira, sendo que a decisão de admitir ou não a candidatura tem recurso para o Tribunal Constitucional "caso alguma das partes entenda não estar satisfeita com a decisão do juiz", disse a mesma fonte.

Lusa
Imagem: TSF

Mais de 60% da população residente em Portugal já tem vacinação completa

Portugal já tem 62% da população com vacinação completa contra a covid-19 e 71% com pelo menos uma dose administrada, com os maiores de 65 anos quase totalmente vacinados, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O relatório de vacinação contra a covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado, contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

O Ministério da Saúde anunciou na passada semana que o país tinha atingido a meta de ter 70% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina, um marco que foi atingido antes do prazo previsto.

Nas faixas etárias a partir dos 65 anos a vacinação abrange já a quase totalidade da população: 99% têm pelo menos uma dose administrada e entre os 65 e os 79 anos há 97% da população com a vacinação completa, percentagem que baixa para os 96% a partir dos 80 anos.

Até domingo, dia 08 de agosto, 10.178 jovens até aos 17 anos já tinham sido vacinados com uma dose.

O próximo fim de semana está reservado para a vacinação de jovens de 16 e 17 anos, sendo mais de 100 mil os que já autoagendaram o procedimento, ainda assim, abaixo das expectativas, uma vez que são mais de 200 mil os adolescentes nestas idades elegíveis para ser vacinados

Dos 18 aos 24 anos a vacinação avançou de forma significativa face à semana anterior, com 34% dos jovens adultos com pelo menos uma dose de vacina (20% na semana passada) e 19% com a vacinação completa (12% na semana passada).

Entre os 25 e os 49 anos há 79% (2.644.736) de vacinados com uma dose e 63% (2.083.342) com a vacinação completa. Já entre os 50 e os 64 anos há 95% (2.074.575) de vacinados com uma dose e 89% (1.934.812) com vacinação completa.

A análise regional mostra que a região centro e o Alentejo são as regiões com maior cobertura vacinal, com 65% e 66%, respetivamente, dos residentes com a vacinação completa.

Não existem regiões do país, incluindo as regiões autónomas, que neste momento tenham menos de 60% da população residente com a vacinação completa.

Ao nível das primeiras doses, as regiões situam-se entre os 70% e 72%.

O país já recebeu 14.398.170 doses de vacinas e distribuiu para os centros de vacinação 13.236.664 doses.

A DGS anunciou hoje que recomenda a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e 15 anos, depois de semanas de discussão pública e incerteza, com a própria DGS a pronunciar-se há cerca de duas semanas para adiar para mais tarde uma decisão definitiva sobre a matéria.

A covid-19 provocou pelo menos 4.303.610 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,3 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.502 pessoas e foram registados 990.293 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Lusa

SAÚDE NAS FÉRIAS DE VERÃO DE MONFORTE


Apesar dos tempos difíceis que vivemos, a UCC Monforte, no âmbito das atividades de promoção para a saúde e prevenção da doença, participou nas atividades promovidas pelo ATL- Férias de Verão em Monforte.

Entre os dias 12 de Julho e 3 de Agosto, a UCC Monforte promoveu duas ações distintas junto das crianças do 1º ciclo e do ensino pré escolar do concelho inscritas no ATL de Monforte, Santo Aleixo, Assumar e Vaiamonte. Ao todo, participaram cerca de 60 crianças e 12 monitores.

Na primeira ação, intitulada “+ saúde” - pretendeu-se consciencializar as crianças e monitores para a importância da higiene das mãos. Foi possível ensinar da importância da higiene pessoal na prevenção de doenças, como por exemplo o coronavírus. Após a exploração de ideias sobre a importância da higiene das mãos, foi feita uma experiência que permitiu observar as suas mãos antes e depois de lavadas. Todos participaram de forma entusiástica na ação proposta.

A segunda ação, realizada no âmbito das funções de um dos elementos da UCC Monforte, na CPCJ, intitulada “O monstro das Emoções”, teve como objetivo sensibilizar o grupo para a importância da identificação das emoções. Após a leitura e exploração da história “O Monstro das Cores”, as crianças foram convidadas a fazer “o seu monstro” e a manifestar as suas emoções através da pintura ou trabalhos.

ULSNA

Santa Clara com 10 elementos infetados

O Santa Clara, da I Liga de futebol, anunciou hoje que 10 elementos do clube, incluindo nove jogadores, tiveram teste positivo à covid-19, dois dias antes do encontro diante do Olimpija Ljubljana para a Liga Conferência Europa.

"A Santa Clara Açores, Futebol SAD informa que foram detetados dez casos positivos (nove atletas e um elemento de staff), na sequência dos mais recentes testes de diagnóstico da covid-19 realizados ao grupo de trabalho", avança o clube em nota de imprensa.

O Santa Clara realça que os "elementos infetados já foram isolados do restante grupo" e que "rapidamente foram tomadas todas as medidas exigidas pelas entidades de saúde".

"Pese embora as limitações que possam advir fruto destas baixas, a equipa irá procurar representar condignamente o país e a região, já na próxima quinta-feira, em jogo referente à Liga Conferência Europa diante do Olimpija", acrescentam os açorianos.

No comunicado, o clube açoriano destaca que desde o início da pandemia o clube tem feito testes à covid-19 de forma semanal, "sendo que a última bateria de testes foi efetuada a 03 de agosto".

O Santa Clara realça ainda que adotou várias medidas de controlo da pandemia como a realização de "viagens europeias em voos fretados, independentemente dos elevados custos inerentes", a "vacinação da totalidade do grupo de trabalho", o "uso obrigatório de máscara em todos os locais a frequentar pela equipa" e a "higienização regular dos espaços utilizados".

O Santa Clara encontra-se hoje em Penafiel, no norte do país, de onde vai viajar para a Eslovénia, para defrontar o Olimpija, na quinta-feira em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferencia Europa (LCE).

Lusa


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Andrew Cuomo pede demissão

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou na terça-feira planos de renunciar em meio à pressão pública de outros democratas, depois que um relatório bombástico do gabinete do procurador-geral do estado detalhou as alegações sobre como ele assediou sexualmente 11 mulheres, violando as leis estaduais e federais.

“A melhor maneira de ajudar agora é me afastar”, disse Cuomo. Ele planeja se afastar em 14 dias.

O governador de três mandatos, que ganhou aclamação nacional por lidar com a pandemia do coronavírus, agora enfrenta várias investigações criminais sobre sua suposta conduta. Cuomo negou as conclusões do relatório , argumentando que seus acusadores interpretaram mal gestos e comentários bem-intencionados.

A tenente-governadora Kathy Hochul, uma democrata, é a próxima na linha de sucessão.

Leia mais: https://www.politico.com/ states / new-york / albany / story / 2021/08/10 / andrew-cuomo- resigns-1389566

Fonte: Político

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Senado aprova projeto de infraestrutura bipartidário

O Senado aprovou seu projeto de infraestrutura bipartidário, um pacote de US $ 550 bilhões com dinheiro reservado para estradas, pontes, trânsito, Amtrak e muito mais.

A votação de 69-30 ocorre após meses de negociações às vezes torturantes entre o Congresso e a Casa Branca e, embora seja um marco importante para a aprovação da medida em lei, muitos outros obstáculos permanecem.

Em particular, os democratas têm insistido que o projeto seja emparelhado com um projeto de reconciliação orçamentária de US $ 3,5 trilhões que cobrirá outra “infraestrutura social” junto com energia limpa. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que não mudará o pacote de infraestrutura bipartidária até que o Senado tenha concluído seu projeto de reconciliação, o que levará qualquer aprovação final ao outono no mínimo.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/08/10 / senate-passes- bipartisan-infrastructure- bill-503265

Fonte: Político

Governo reforça linha de apoio ao turismo com mais 10 ME

 O Governo reforçou com mais 10 milhões de euros a linha de apoio às micro e pequenas empresas de turismo, para minimizar o impacto da covid-19 na sua atividade, de acordo com um despacho publicado em Diário da República.

O diploma recorda que em março de 2020 foi "criada a Linha de Apoio à Tesouraria das Microempresas do Turismo - Covid-19, destinada a minimizar o impacto económico da pandemia da doença covid-19 nas empresas do setor".

Esta linha foi "objeto de ajustamentos e reforços de dotação, fruto da evolução da situação epidemiológica e dos seus efeitos na economia e no tecido empresarial do turismo", tendo permitido "assegurar a manutenção do apoio público em contextos que continuavam a ser de elevada pressão financeira sobre a tesouraria das empresas".

Assim, "atendendo a que a procura por este instrumento de apoio se mantém constante, a circunstância de ter sido já atingida uma taxa de compromisso de 99%, com 14.219 operações aprovadas e um financiamento comprometido de 138,5 milhões de euros, aliada à forte exposição das micro e pequenas empresas do turismo à atual realidade epidemiológica vivida no país, justificam que se assegure um novo reforço da dotação global da linha de 10 milhões de euros", lê-se no diploma.

O despacho entra em vigor esta quarta-feira.

Em 27 abril, o Governo já tinha reforçado esta linha em 20 milhões de euros, tendo em conta uma procura que representava uma taxa de compromisso de cerca de 98%, revelou um despacho publicado nesse dia.

O objetivo do reforço orçamental, que é feito em contexto de reabertura da atividade económica, é dar continuidade ao apoio público financeiro às micro e pequenas empresas do setor, "ainda imprescindível na atual fase", segundo o executivo.

Esta é uma linha de apoio do Turismo de Portugal.

Lusa

Hollyman vence quinta etapa e Daniel Freitas é o novo camisola amarela

No final dos 171,3 quilómetros, entre Águeda e o alto da Senhora da Assunção, em Santo Tirso, Hollyman cortou a meta em 4:11.47 horas.

O português Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista) subiu hoje à liderança da Volta a Portugal em bicicleta, após a quinta etapa, ganha em Santo Tirso pelo britânico Mason Hollyman (Israel Cycling Academy).

No final dos 171,3 quilómetros, entre Águeda e o alto da Senhora da Assunção, em Santo Tirso, Hollyman cortou a meta em 4:11.47 horas, menos 35 segundos do que o português Ricardo Mestre (W52-FC Porto) e um minuto do que o argentino Tomas Contte (Louletano-Loulé Concelho).

Na geral, Daniel Freitas, que integrava a fuga do dia, subiu à liderança, com 42 segundos de avanço sobre o espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), anterior líder, e 47 sobre o português Amaro Antunes (W52-FC Porto), vencedor da prova em 2020.

Na quarta-feira, corre-se a sexta etapa, com uma ligação de 182,4 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe.

Lusa / TSF


“Tudo está a postos” para vacinar crianças antes do início do ano letivo

 Líder do Governo reforça objetivo de vacinar todos os jovens entre os 12 e os 17 anos até 19 de setembro.

O primeiro-ministro António Costa congratulou-se, esta terça-feira, com a luz verde dada pela Direção-Geral da Saúde à vacinação universal de jovens entre os 12 e os 15 anos, afirmando que "tudo está a postos" para garantir a vacinação dessa faixa etária antes do ano letivo.

"Congratulo-me que a ciência tenha confirmado ser possível cumprir o nosso dever de garantir proteção universal a todas as crianças maiores de 12 anos. #vacinaçãoCOVID19 #COVID19", partilhou o primeiro-ministro no Twitter, antes de sublinhar que o próprio anunciou "a 21 de julho, no debate sobre o estado da Nação" que tudo está pronto para "garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo".

"As vacinas foram compradas, a logística aprontada e o calendário definido: jovens entre 12 e 17 anos podem ter vacinação completa até 19 de setembro", aponta também.

A Direção-Geral da Saúde recomendou esta terça-feira a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou em conferência de imprensa em Lisboa que "a DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade", sem necessidade de indicação médica.

Marinha Grande | “COSMOS 88” EM FOTOGRAFIA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Cosmos 88”, que apresenta fotografias de Cristiano Justino” na próxima sexta-feira, dia 13 de agosto, pelas 21h00. A entrada é gratuita.

Esta exposição de astrofotografia é um convite ao prazer da descoberta, da exploração e da evasão. O Homem virou o seu olhar para o céu já no alvor dos tempos. Desse constante olhar nasceram os mitos, os deuses e as religiões, a astrologia e também a ciência: a Astronomia.

Reside na mitologia grega a origem de muitas constelações, muitas vezes ligadas aos seus deuses. Frequentemente, os deuses lançavam às estrelas heróis, criaturas e representações de feitos,  com o intuito de os imortalizar. Foi por isso que Zeus, Júpiter para os romanos, colocou entre as estrelas a Lira de Orfeu, o jovem apaixonado.  A cauda da lira, Vega, é uma das estrelas mais proeminentes do céu noturno que, com Deneb e Altair, forma o triângulo de verão. Além da Lira, temos a Cassiopeia, Cefeu e a sua filha Andrómeda, o semideus Perseu e o Pégaso, entre muitos outros.
O céu noturno mostra-se magnífico e convidativo, desafiando-nos à reflexão e observação do infinito onde quer que estejamos, a partir dessa janela que é a noite.  Este infinito está dividido em 88 constelações e faz-nos olhar para dentro e encontrar respostas, até para perguntas que não ousamos fazer.

Cristiano Justino nasceu em 1980, na Alemanha, tendo sido com 10 anos que adotou Portugal como o seu país.

A fotografia trouxe uma luz especial à sua vida em 2012, ano em que realizou a primeira formação em fotografia digital. Depois disso, multiplicaram-se as formações técnicas, artísticas e temáticas; as expedições fotográficas internacionais; os prémios nacionais e os de além fronteiras;  e as exposições coletivas.

Durante esse trajeto, descobriu a paixão pelas estrelas, passando a depositar a sua energia na astrofotografia. E é nessa paixão que repousa e tranquiliza a mente, fazendo passeios e caçadas noturnas em pontos e momentos estratégicos.

É autor do projeto Magnificent Skies ,que visa a sensibilização para a defesa do céu noturno e o direito à luz das estrelas, isto é, que possamos todos ter o céu escuro com muitas estrelas para ver. A poesia é a da natureza, o olhar é o dele.

A exposição “Cosmos 88” pode ser visitada no Museu Joaquim Correia, de 13 de agosto a 23 de outubro de 2021, de quarta a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).


Proença-a-Nova | Renovada frota de veículos pesados da autarquia

O Município de Proença-a-Nova investiu mais de 310 mil euros na aquisição de três veículos pesados no âmbito da renovação da sua frota. O investimento mais significativo foi a aquisição de um veículo para recolha de resíduos urbanos, com capacidade de 16 metros cúbicos e sistema de lavagem integrado de alta pressão – que permite a lavagem dos contentores no local -, que representou um investimento de 226.110,90 €. Com duas rotas de recolha de resíduos no concelho, este é o segundo dos quatros pesados que realizam este trabalho a dispor desta funcionalidade. Adicionalmente, o Município dispõe ainda de uma carrinha mais pequena para recolha de resíduos nas localidades com núcleos residenciais de ruas mais estreitas.

Também foi adquirido um pesado de 19 toneladas e um trator industrial: o primeiro está a ser utilizado no transporte de materiais para apoio às equipas exteriores do Município, nomeadamente terras, alcatrão ou britas; o segundo é utilizado no transporte de máquinas para onde quer que sejam necessárias, trabalho especialmente necessário durante a ocorrência de incêndios florestais já que permite o transporte da máquina de rastos de imediato.

Proença-a-Nova | Câmara Municipal adia atividades até dia 16 de agosto


A Câmara Municipal de Proença-a-Nova decidiu, após auscultação dos membros da Comissão Municipal de Proteção Civil, adiar todos os eventos com participação aberta ao público previstos até dia 16 de agosto. Esta medida surge no seguimento do surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova e do posterior aumento de casos no concelho. A decisão tomada serve assim a intenção de mitigar a propagação do vírus SARS-CoV-2, preservando o bem-estar de toda a comunidade.

De todas as atividades mantém-se a rota habitual da Unidade Móvel de Saúde, pelos diferentes espaços balneares; a iniciativa “Carreira de Praia” e o Festival da Tigelada, a realizar junto dos restaurantes aderentes a partir de dia 14. Por outro lado, os eventos adiados foram: as sessões de hidroginástica de terça (10) e quarta-feira (11); a sessão de ginástica ao ar livre, de quinta-feira (12); a atividade do Centro de Ciência Viva de sexta-feira, dia 13 de agosto, Os Segredos do Vale do Almourão via “Menina dos Medos”; a iniciativa “Tarde bem Passada”, com datas previstas para os Montes da Senhora (dia 14), Rabacinas e Padrão (dia 15); os Sunsets Cortiçada na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva (dia 13) e Praia Fluvial do Malhadal (dia 14); o concerto da Orquestra “Big Gang”, de dia 14 e ainda o 175º Passeio Pedestre, previsto para dia 15. As datas para voltar a realizar cada um destes eventos/atividades estão ainda por definir e serão comunicadas brevemente.

A autarquia reavaliará o ponto de situação quanto aos eventos no dia 16 de agosto, mediante a evolução do número de casos positivos de Covid-19 no concelho de Proença-a-Nova. Apela-se ainda para que sejam cumpridas as medidas de segurança indicadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o uso de máscara, que seja mantida a distância de segurança e desinfeção das mãos.


PJ detém suspeito de causar incêndios em Santa Maria da Feira

Pedreiro reformado, de 76 anos e sem antecedentes criminais, é suspeito de ter ateado, pelo menos, quatro fogos.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 73 anos, suspeito de ter ateado vários incêndios florestais em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, informou nesta terça-feira aquele órgão de polícia criminal.

Em comunicado, a PJ refere que o septuagenário é o presumível autor de, pelo menos, quatro incêndios florestais ocorridos na freguesia de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, existindo ainda suspeitas de que tenha ateado vários outros incêndios, naquela localidade, cuja investigação se encontra a decorrer.

"Os fogos foram provocados durante o dia com recurso a isqueiro, tendo sido ateados em zonas de caminhos, confinantes com povoamento florestal", refere a mesma nota.

Mulher de 46 anos morre após queda de falésia no Cabo da Roca em Sintra enquanto passeava

Uma mulher de 46 anos morreu na sequência de uma queda de uma falésia quando passeava num trilho na zona do Cabo da Roca, em Sintra, no distrito de Lisboa, divulgou a Autoridade Marítima Nacional.

Em comunicado, a AMN explicou que o alerta foi dado por volta das 18:15 de segunda-feira e que quando os meios de socorro chegaram ao local a vítima já se encontrava sem vida.

Para além da vítima, foram ainda transportados para Cascais, pela embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais, o marido e uma amiga da vítima, que apresentavam sinais de hipotermia e estavam em estado de choque, pode ler-se.

Foi também ativado o gabinete de psicologia da Polícia Marítima que se encontra a acompanhar os familiares da vítima.

O acidente aconteceu na zona do Cabo da Roca, ainda em zona seca, tendo sido chamados para o local elementos da Polícia Marítima, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais e uma aeronave da Força Aérea, bem como os Bombeiros Voluntários de Almoçageme e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O corpo foi recolhido e transportado pelos elementos da Estação Salva-vidas para Cascais, tendo sido depois encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.

O comando-local da Polícia Marítima de Cascais tomou conta da ocorrência, revela ainda o comunicado.

Lusa

Imagem: Jornal de Mafra

Nossa Senhora intacta após explosão de carro-bomba

Um carro-bomba jogado contra a sede do exército colombiano na cidade de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, feriu 36 soldados. A 20 metros do carro carbonizado, ficou intacta a imagem de Nossa Senhora instalada em um nicho de vidro.

O bispado castrense declarou ser milagre. A Virgem da Proteção foi confeccionada por militares feridos em combate e colocada naquela unidade em 2018 pelo general da 30ª Brigada.

A ausência de mortos é atribuída à devoção mariana dos soldados. No caos hodierno, diante da sensação de estar tudo perdido, o caso da Virgem da Proteção nos enche de esperança. Como nosso escudo, Ela nos protege das insídias do mal.

ABIM

Lojas Colibri doam refeições a IPSSs em projeto de economia circular com o apoio da Phenix


  • A Brisa Áreas de Serviço vai beneficiar instituições de solidariedade social ao doar excedentes alimentares através do programa de Doações da Phenix;

  • Cabazes de alimentos acessíveis ao público em geral, com descontos até 60%, na aplicação anti-desperdício da Phenix;

  • Phenix estima evitar o desperdício de cerca de 111 toneladas de produtos alimentares, o equivalente a 222 mil refeições, só no primeiro ano.

Lisboa, 10 de agosto de 2021 – A rede de lojas Colibri Via Verde, da Brisa Áreas de Serviço, e a Phenix, empresa líder no combate ao desperdício na Europa, juntaram-se no combate ao desperdício alimentar, num projeto de solidariedade social e de economia circular.

Ao abrigo desta parceria, as lojas Colibri, através do programa de Doações da Phenix, vão doar a instituições privadas de solidariedade social produtos alimentares não vendidos nas suas unidades de restauração das Áreas de Serviço e, assim, contribuir para dar resposta às necessidades de comunidades locais carenciadas. Para o público em geral, os produtos excedentes serão disponibilizados em cabazes para venda com preços reduzidos na aplicação contra o desperdício alimentar da Phenix.

As lojas Colibri vão beneficiar, numa primeira fase, treze instituições de apoio a famílias em situação de carência, idosos, pessoas sem-abrigo, crianças e jovens, e cidadãos portadores de deficiências, através da doação de produtos alimentares das Áreas de Serviço de Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal e Mealhada, localizadas na A1 – Autoestrada do Norte, e ainda da unidade de restauração da área de serviço de Antuã, na mesma autoestrada. Num futuro próximo, o objetivo é alargar o projeto a mais Áreas de Serviço Colibri.

Os utilizadores da app da Phenix poderão igualmente adquirir cabazes de alimentos não vendidos nas lojas Colibri. Os primeiros pontos de recolha estão nas Áreas de Serviço de Aveiras e Vila Nova de Gaia, na A1, e do Seixal, na A2 – Autoestrada do Sul. Os utilizadores da app poderão escolher várias combinações de produtos de pastelaria, salgados, sanduíches, saladas, sopas e sobremesas, com descontos entre 50 e 60%.

No conjunto das operações – doações e venda de cabazes na aplicação –, a Phenix estima que será evitado o desperdício de cerca de 111 toneladas de alimentos, o que equivale a aproximadamente 222 mil refeições, só no primeiro ano. Estes valores correspondem a evitar a emissão de 250 toneladas de CO2 para a atmosfera.

De acordo com Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal, “é com muita satisfação que abraçamos o desafio de apoiar a BAS a alcançar o seu objetivo de evitar o desperdício alimentar, através de doações a instituições privadas de solidariedade social. Esta parceria terá um impacto muito positivo também ao nível da sustentabilidade ambiental, pois evitar o desperdício alimentar é evitar também emissões de CO2”.

Para José Maria Almeida Lima, Diretor-Geral da BAS, “queremos dizer não ao desperdício alimentar e encontrámos na Phenix o parceiro ideal para o fazer. Esta parceria cimenta o compromisso que temos com a sustentabilidade, que é um valor transversal a todas as empresas do Grupo Brisa. É com orgulho que damos início a este projeto de economia circular, que vai permitir combater o desperdício alimentar e apoiar instituições privadas de solidariedade social”.

Montante do fundo de reconstução do oeste da Alemanha pode atingir 30 MMEuro

O montante do fundo de ajuda à reconstrução pós-inundações no oeste da Alemanha pode situar-se entre os 20 mil milhões e os 30 mil milhões de euros, disse o primeiro-ministro do Estado da Renânia do Norte -- Vestefália.

Pelas contas de Armin Laschet, que também é candidato à chefia do governo alemão, só no que respeita a este Estado o custo da catástrofe está estimado em 13 mil milhões de euros. O montante restante respeita ao Estado vizinho, Renânia Palatinado, que foi o mais afetado e onde morreram 140 das 180 vítimas mortais.

Laschet fez estas estimativas no parlmento regional da Renânia do Norte -- Vestefália, o Estado mais populoso do país. Segundo cálculos ainda provisórios, ficaram destruídas mais de 150 escolas, 200 creches e várias instalações médicas, e registaram-se importantes estragos na rede ferroviária, estradas, autoestradas e pontes.

No Estado vizinho, as águas arrastaram casas e quarteirões de algumas localidades, em particular no vale do rio Ahr, afluente do Reno.

Aqui ocorreram 140 mortes, atribuídas à catástrofe, mas eventualmente multiplicadas por erros humanos, assunto que está nas mãos da justiça.

A procuradoria de Coblenza, a capital desse distrito, iniciou diligências por suspeita de homicídio por negligência contra um dirigente local, que alegadamente não lançou o alerta em devido tempo nem ativou a retirada dos habitantes.

Lusa

Campanha “Viajar sem pressa” arranca hoje nas estradas mais concorridas

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançam hoje a Campanha de Segurança Rodoviária "Viajar sem pressa" nas estradas com mais trânsito.

Segundo a PSP, a campanha pretende "alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas, e é responsável por mais de 50% das infrações registadas".

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a ação de fiscalização e sensibilização vai decorrer em várias cidades do país até 16 de agosto.

"De forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores", a campanha integrará ações de sensibilização pela ANSR e operações de fiscalização pela PSP e pela GNR "com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário" onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes, anunciou a PSP em comunicado.

Lusa

12 de agosto | Dia Internacional da Juventude Ofertas, descontos e benefícios para a população jovem em atividades no Distrito de Aveiro

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) assinalam o Dia Internacional da Juventude com um programa completo de atividades que passam por tertúlias, exposições, brigadas jovens de sensibilização, workshops, showcookings, um bootcamp, entre outras novidades.

O tema das comemorações de 2021, definido pelas Nações Unidas, «Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária», abre espaço a atividades vocacionadas para o aproveitamento de alimentos; economia circular; nutrição, com a utilização de alimentos oriundos de produtores locais, sazonais e com uma pegada ecológica baixa; compostagem, hortas verticais e outros mecanismos em que cada pessoa pode reduzir o desperdício alimentar e produzir os seus próprios alimentos.

12 de agosto | Dia Internacional da Juventude
Ofertas, descontos e benefícios para a população jovem em atividades por todo o continente.

Direção Regional do Centro | Distrito de Aveiro
Um vasto conjunto de entidades públicas e privadas associaram-se ao Instituto Português da Juventude, ao Conselho Nacional da Juventude e à Federação Nacional das Associações Juvenis proporcionando, no âmbito do Dia Internacional da Juventude, gratuitidades, descontos e benefícios em atividades/serviços de norte a sul do país.

(as ofertas disponíveis, por distrito, serão atualizadas até ao dia 12 de agosto).


IPDJ, CNJ e FNAJ promovem comemorações do Dia Internacional da Juventude em todo o continente

O impacto catalisador da juventude como força motriz da transformação dos sistemas alimentares é o mote para 2021.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) assinalam o Dia Internacional da Juventude com um programa completo de atividades que passam por tertúlias, exposições, brigadas jovens de sensibilização, workshops, showcookings, um bootcamp, entre outras novidades.

O tema das comemorações de 2021, definido pelas Nações Unidas, «Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária», abre espaço a atividades vocacionadas para o aproveitamento de alimentos; economia circular; nutrição, com a utilização de alimentos oriundos de produtores locais, sazonais e com uma pegada ecológica baixa; compostagem, hortas verticais e outros mecanismos em que cada pessoa pode reduzir o desperdício alimentar e produzir os seus próprios alimentos.

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

A juventude tem sido a principal reivindicadora da adoção de medidas e ações políticas de mitigação das alterações climáticas e do esforço e articulação internacional necessários para uma efetiva proteção do planeta.

Os objetivos deste dia que celebra a juventude são de consciencializar para formas de reduzir a pegada ecológica; promover estilos de vida mais saudáveis e ecologicamente sustentáveis; incentivar a juventude a desenvolver ações inovadoras na área da proteção do planeta e da biodiversidade; e conhecer melhor a economia circular.
Conheça o programa nacional de atividades no Portal do IPDJ:

COSMOS TEM PATENTE EXPOSIÇÕES “EXPRESSÕES” E “ANTES & DEPOIS”

O Cosmos Azul e Mar, localizado em São Pedro de Moel, tem patente as exposições “Expressões” e "Antes & Depois”, organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande, até ao dia 18 de agosto, cuja entrada é gratuita.

A Exposição Coletiva “Expressões” pode ser observada na Sala Azul, situada no rés-do-chão do centro cultural, na qual são apresentados trabalhos que refletem diferentes olhares sobre S. Pedro de Moel, o mar e a natureza.
Estão patentes fotografias e pinturas em aguarela e acrílico sobre tela, ao longo das quais o objetivo é captar o efémero, o momento que flui, embalado pelas ondas do mar, pelo sussurro do vento, de cinco artistas: Álvaro Pereira (fotografia), Ana Cristina Luz (aguarela), Ana Filipa Correia (acrílico sobre tela), José Manuel Barbosa (aguarela) e Luísa Maria Lopes (acrílico sobre tela).

Na Sala Mar e na Sala Cosmos, situadas no 1º andar do edifício, estão expostas as pinturas de António Pedro sob o título"Antes & Depois, com vários trechos do Pinhal de Leiria, antes e depois do incêndio de 2017. As obras revelam a utilização de técnicas artísticas como aguarela, tinta da China e tinta da China aguarelada.

As exposições “Expressões” e "Antes & Depois" estão patentes no Cosmos Azul e Mar, desde o passado dia 6 e até ao 18 de agosto, podendo ser visitadas de segunda a sexta-feira (exceto quintas-feiras) das 15h00 às 22h00; e ao sábado e domingo, das 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

México | Seguridad Informática, La Nueva Obligación De Las Instituciones Educativas Y Lo Que Necesitan Para Garantizarla



por Yesica Flores

En un mundo en el que la mayoría de los ciudadanos cuentan con decenas de dispositivos y servicios digitales, en uno de los países que forma parte de la lista de los más vulnerables a un ciberataque, de acuerdo con datos del INAI, asegurar la confidencialidad, integridad y disponibilidad de la información es una tarea prioritaria para cualquier organización. Es común pensar en ciberseguridad en sectores como el bancario o el gobierno, pero poco se habla de las instituciones educativas.

Debido a los acelerados cambios provocados por la crisis sanitaria que inició el 2020 para mantener la continuidad de la educación; la transformación digital se vio forzada a acelerarse y la prioridad fue mantener la comunicación para llevar a cabo los planes de estudios y que los alumnos continuaran con el ciclo escolar. Ahora, con un poco más de calma, sabiendo que la educación como la conocíamos no volverá y los modelos a distancia o híbridos se vislumbran como la nueva norma, no se deben obviar las posibles amenazas que conlleva este cambio. La seguridad informática es la nueva prioridad.

Según la Universidad de Maryland, en Estados Unidos, cada 39 segundos ocurre un ciberataque. Sucesos recientes en todo tipo de industrias han demostrado las consecuencias reales de las brechas de seguridad. Ninguna industria escapa al riesgo de un ataque informático, porque ninguna industria puede prescindir del uso de redes y software. Según el último informe de Infosecurity México, a nuestro país este delito le cuesta alrededor de 8,000 millones de dólares al año, además de que ha sido el principal objetivo de los intentos de ataques que se realizan en América Latina, con el 34%, según Fortinet.

Basta recordar las amenazas a las que se enfrentan las instituciones educativas y sus usuarios, tales como el robo de identidad, así como el acceso a los datos de los alumnos, la información financiera o las investigaciones de las universidades, entre otros, para determinar el peso correspondiente de este rubro al momento de implementar las estrategias de transformación digital en la institución. La propagación de estas amenazas, obliga a la puesta en marcha de buenas prácticas y estándares de seguridad de la información a través de múltiples mecanismos, pero comenzando con una adecuada planificación, organización, fondos y gobierno institucional.

La seguridad de los datos es una responsabilidad que las instituciones no pueden delegar únicamente a los departamentos de tecnología, o trivializar y reducir la seguridad a la elección de un proveedor, plataforma, o tecnología específica. Las instituciones deben conocer los estándares de seguridad del proveedor, comenzando por la seguridad física, es decir, qué nivel de seguridad tienen los centros de datos en donde se alojan los servicios del proveedor incluyendo el hosting, si cuentan con auditorías y cumplen con todas las normas. Del mismo modo hay que conocer la frecuencia del monitoreo de la seguridad, lo ideal es que se monitoree la información en tiempo real para determinar e informar sobre potenciales eventos.

El LMS, sistema de gestión del aprendizaje, es uno de los elementos más críticos para una institución de educación, ya que en su ámbito ocurren todo tipo de interacciones de enseñanza y aprendizaje de forma coordinada y efectiva. Por la importancia de este sistema es que D2L, compañía líder en este tipo de soluciones, cuya plataforma Brightspace es utilizada por importantes Universidades e instituciones del país destaca los factores fundamentales que cualquier institución educativa debe tener en cuenta para garantizar la seguridad de la información en su sistema de gestión de aprendizaje:

1.         Acceso y autenticación: inicio de sesión único.

2.         Transmisión segura: conexión para que los datos se compartan de forma segura.

3.         Seguridad de la aplicación: garantiza la usabilidad de la aplicación.

4.         Copias de seguridad y recuperación: transferencia de datos para el almacenamiento de información.

La filosofía de seguridad debe basarse en aplicar principios de confidencialidad, integralidad y disponibilidad buscando asegurar que la información sea preservada para su uso en el futuro y garantizando el acceso al servicio de manera coordinada.

La seguridad de los datos para D2L comprende desde la seguridad física de sus centros de datos e infraestructura de nube, mejores prácticas en todo tipo de aspectos, el cumplimiento de los estándares de seguridad más exigentes como ISO27001, ISO27018, SOC2 Type 2 y CSA STAR. Además de múltiples políticas de privacidad, protección al cliente, manejo de personal y manejo de incidentes. Todas las medidas, en perfecta consonancia con cualquier institución que tome su seguridad informática con la mayor seriedad.

En un mundo en el que la vida ya no puede mantenerse fuera del ciberespacio, la seguridad informática es no sólo una prioridad sino una responsabilidad que las instituciones deben asumir para mantener su integridad, competitividad y la confianza de los usuarios.

México | Principal Impulsa La Diversidad E Inclusión En El Sector Financiero

 


por Yesica Flores

En su compromiso por fomentar una cultura de liderazgo basada en la diversidad e inclusión, las empresas integrantes del grupo como son Afore y Fondos de Inversión crearon “Talento en todas sus formas”, una iniciativa que busca establecer las bases hacia un sector financiero más diverso, equitativo e incluyente.

En los últimos años han existido avances significativos en la materia y tenemos el propósito de mejorar día a día. Ejemplo de ello es que, del total de la plantilla actual de Principal en México el 53% son mujeres; de las cuales, el 42% ocupan posiciones de liderazgo con personas a su cargo. A lo anterior se suma a que el comité ejecutivo en México está conformado por 8 personas, de las cuales 3 son mujeres”, comentó Jaime Santibáñez, Country Head de Principal México. “A través de esta iniciativa, buscamos ser un referente en la industria, definiendo acciones que nos ayuden a fortalecer nuestro camino hacia la diversidad e inclusión”, agregó.

Entre los objetivos que Principal busca alcanzar a través de esta iniciativa está el generar conciencia y sensibilizar a las comunidades en las que opera, iniciando por sus colaboradores, acerca de la importancia que tiene la no discriminación en la sociedad. Asimismo, aspira a fomentar un ambiente de respeto en donde las personas sean reconocidas por su talento, profesionalismo y potencial humano.

Una transformación integral

El desarrollo de esta iniciativa considera cuatro ejes, los cuales son complementarios y permean a todos los niveles de la compañía.

  • Decide e Incluye.  – Tiene el objetivo de minimizar el sesgo informativo para que todos los empleados sean capaces de tomar decisiones efectivas y romper con las barreras que limitan el desarrollo de los equipos diversos e inclusivos.
  • Mujer Principal LATAM. –Apunta a garantizar una igualdad de oportunidades y condiciones de trabajo para hombres y mujeres, con énfasis en generar planes de desarrollo para mujeres de alto potencial.
  • Voluntariado. –Destinado a impartir cursos, talleres y tutoriales financieros a organizaciones y personas de bajos recursos.
  • Atracción de talento. – Abrirá oportunidades de trabajo para personas con discapacidad y se realizarán adecuaciones al interior de las instalaciones, facilitando la movilidad y accesibilidad. 

Talento en todas sus formas” refuerza el compromiso que Principal ha tenido por ofrecer alternativas que favorezcan a un sector financiero asequible para todos y alcanzar mayor diversidad e inclusión dentro y fuera de la organización.