terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Marinha Grande | MUNICÍPIO ADQUIRE IMÓVEL PARA FUTURA CASA-MUSEU NORBERTO BARROCA

A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 27 de dezembro, adquirir a antiga casa do encenador Norberto Barroca, com o objetivo de ali edificar a futura Casa-Museu Norberto Barroca.

A aquisição do imóvel, situado na Rua dos Bombeiros Voluntários, vai representar um investimento para o Município de 168 mil euros. A casa possui rés-do-chão e logradouro e tem a área total de 755,00 m2.

Para a Vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, “a aquisição da Casa Barroca, espaço onde viveu Norberto Barroca, constitui-se como o elemento material mais relevante na estratégia de preservação e valorização do património material e imaterial do concelho, associada a umas das pessoas que levou o nome da Marinha Grande aos espaços artísticos mais expressivos do país.”

Ana Alves Monteiro acrescenta que “esta decisão permitirá a criação da Casa-Museu Norberto Barroca, espaço cultural de interesse municipal, onde se poderão expor as peças em contexto e cumprir o desígnio do artista, na circunstância que poderá vir a realizar-se um programa museológico que integre a pretensão do autor quanto às doações da Biblioteca, Arquivo, Diplomas e Troféus, Obras de Arte, Objetos Pessoais e Espólio de Mário Garcia”.

A criação da “Casa-Museu Norberto Barroca” terá como missão fundamental proporcionar ao público o conhecimento integral da vida e obra, percurso profissional e artístico de um dos marinhenses mais ilustres da sua história recente.

Para o efeito, a aquisição da “antiga casa Barroca”, é apenas um primeiro passo, que terá de ser consubstanciada num projeto de requalificação que englobe um estudo museológico e um programa museográfico.

Norberto José Guerra Barroca nasceu na Marinha Grande, em 1937, vindo a falecer em Lisboa, a 2 de janeiro de 2020.

A sua formação académica iniciou-se na Faculdade de Belas Artes na Universidade de Lisboa, no curso de Arquitetura, sendo depois complementada com uma licenciatura em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e um mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apesar de todo este percurso académico, Norberto Barroca notabilizou-se, sobretudo, pela múltipla atividade teatral enquanto ator, declamador, encenador, cenógrafo, figurinista, professor e autor.


Alvaiázere | TODO O CONCELHO DE ALVAIÁZERE PASSA A CONTAR COM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS FLEXÍVEL A PEDIDO (Projeto MOBI)

Através de um Protocolo celebrado no dia 23 de dezembro de 2022, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a Câmara Municipal, envolvendo uma dezena de taxistas do Concelho, garante que Alvaiázere passa a contar com um serviço de transporte público de passageiros flexível e a pedido. 

A entrada em vigor deste novo serviço terá lugar no dia 2 de janeiro e substitui o projeto MOVE. Este último foi uma solução importante para os alvaiazerenses, contudo o Executivo liderado por João Paulo Guerreiro, pretendia a melhoria desta solução de mobilidade no concelho. 
Desta forma, através do MOBI, é possível colmatar a lacuna existente no que diz respeito aos transportes públicos no concelho, e simultaneamente proporcionar um serviço que funciona desde casa do munícipe até à sede de concelho e o seu retorno. 

Destaca-se o facto de ser um serviço que agora funciona todos os dias em todas as freguesias, em qualquer lugar do concelho, sem paragens marcadas, funcionando em regime de porta a porta, numa tarifa equivalente à do MOVE garantindo mobilidade a custos muito reduzidos. 

Os que pretendam deslocar-se têm que proceder a uma marcação, feita até ás 15 horas, do dia anterior ao serviço de transporte pedido através de chamada gratuita para o 800 24 25 26.









PROJETO DE EXECUÇÃO DA NOVA PISCINA MUNICIPAL APROVADO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, na sua reunião de 27 de dezembro, o projeto de  execução para a nova Piscina Municipal, cuja construção está prevista para a Avenida Dr. José Henriques Vareda, na Zona Desportiva da Marinha Grande.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande congratula-se com “a aprovação do projeto de execução, por representar mais um passo na concretização desta aspiração de há muitos anos dos marinhenses que, infelizmente, não foi atendida no passado, mesmo quando existiam fundos comunitários para a construção deste tipo de equipamentos”.

Pretendemos “a criação de uma estrutura desportiva que permita, de forma mais abrangente, desenvolver atividades na área do ensino da natação para crianças, jovens, idosos e deficientes”, acrescenta o Presidente da Câmara.

A estimativa orçamental resultante do projeto de execução é de 6.678.517.12 €. O complexo das Piscinas Municipais de Marinha Grande é destinado à prática de atividades aquáticas vocacionadas para o desenvolvimento das vertentes da aprendizagem da natação, das atividades desportivas e da prestação de serviços desportivos e de lazer, bem como na área da competição.

Oportunamente, será feita uma apresentação pública do projeto, para conhecimento do que se preconiza para o referido equipamento.

Integrando o evento Silves Alegria do Natal. XX ENCONTRO DE JANEIRAS TEM LUGAR A 05 DE JANEIRO

 Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, a Praça Al-Muthamid volta a ser palco do XX Encontro de Janeiras, que se realizará no próximo dia 05 de janeiro, pelas 18h30. O espetáculo integra a programação do Silves Alegria do Natal e tem entrada livre.
Participam neste encontro seis grupos, sendo eles: o Grupo de Cantares das Janeiras da Casa do Povo de SB Messines, o Grupo de Cantares das Janeiras "Amigos da Pedreira", o Grupo de Cantares das Janeiras das Comunidades de Tunes, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Recreativa Alcantarilhense, o Grupo de Cantares das Janeiras da Sociedade Filarmónica Silvense e o Grupo de Cantares «Os Alegres».
Informações adicionais poderão ser recolhidas junto do sector de Cultura do Município de Silves, através do contacto telefónico 282 440 856 ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt.

 

Cantanhede |Imóvel cedido pelo Município. Bónus Medieval instala-se na escola primária de Vila Nova

A antiga escola primária de Vila Nova vai continuar a estar no centro das atenções do associativismo cultural, agora com a cedência do imóvel à Bónus Medieval – Associação Teatro e Recreação Cultural, que aí vai continuar instalada e a dinamizar atividades culturais e recreativas, no âmbito de um protocolo que envolve o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, e que colhe a total concordância do Clube União Vilanovense (CUV).

O documento foi aprovado na última reunião camarária.

Recorde-se que já em novembro passado um protocolo idêntico havia sido assinado nesta freguesia com vista à instalação da Associação Desportiva Cantanhede Cycling na antiga escola primária da Pena.

Como realçou o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, “esta é uma forma de dar uma nova vida às escolas e colocá-las ao serviço da comunidade”.

Para além de preservar a ligação afetiva que as populações locais têm com as antigas escolas primárias, ao mesmo tempo promove-se a rentabilização de recursos e assegura-se a conservação dos imóveis e a preservação do seu valor patrimonial”, reforçou, adiantando que desta maneira, “a autarquia prossegue a sua política de colocação de antigos edifícios escolares desativados ao serviço das populações, permitindo a sua utilização por parte da Junta respetiva e das associações que a partir desse novo espaço passam a dinamizar as suas atividades de interesse público a desenvolver no âmbito das suas atribuições e finalidades”.

A EB1 de Vila Nova esteve cedida ao CUV, no qual a Bónus Medieval foi criada como secção - embora agora já seja uma associação autónoma. Uma vez que o CUV pretende investir nas suas próprias instalações e reconhece a maior necessidade da utilização daquele espaço para a concretização das atividades pela Bónus Medieval, o clube prescindiu da utilização das instalações em favor da sua anterior secção, sabendo que assim está também a servir melhor a comunidade, potenciando as diferentes entidades.

O protocolo agora aprovado pelo Executivo Municipal vem resolver o problema de falta de um espaço condigno para a associação guardar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais. Permitirá também a realização de atividades e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva.

De acordo com o protocolo de cedência e utilização da EB1 de Vila Nova, a manutenção, limpeza e boa conservação do edifício e espaço exterior são da responsabilidade da Bónus Medieval, assim como os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança e vigilância, limpeza, seguros ou outras despesas referentes à sua utilização e manutenção.

Fica também salvaguardada a utilização das instalações do antigo estabelecimento de ensino para atos eleitorais.

Concurso pioneiro promovido pela Escola Superior de Biotecnologia. Alunos do Secundário imaginam a alimentação do futuro e criam pratos inovadores

 
Entre guerras, alterações climáticas e o crescimento da população humana, o direito básico à alimentação não é garantido. Há mais de 800 milhões de pessoas (duas vezes a União Europeia) que passam fome diariamente e os números não cessam de aumentar. Para criar um futuro diferente do presente a alimentação vai ter de conjugar três grandes prioridades: um elevado valor nutricional, um baixo custo económico e uma pegada ecológica reduzida. E esta é uma mudança de perspetiva que exige novos olhares sobre a alimentação: precisamente a premissa por detrás do concurso que agora anuncia os seus premiados.
 
Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, salienta “criámos este desafio para perguntar qual é a melhor forma de nos alimentarmos. Não há verdadeiramente direito a comer quando os alimentos são nutricionalmente pobres, caros demais - resultando em malnutrição - ou degradam o ambiente, comprometendo o direito das gerações futuras a alimentar-se. Existe uma teia invisível de implicações em cada escolha alimentar e precisamos urgentemente de encontrar respostas sustentáveis.” A diretora acrescenta ainda “ficamos muito satisfeitos ao perceber que há tantas escolas secundárias alinhadas com as nossas preocupações e tantos jovens sagazes a contribuir para as soluções.
 
No total cerca de 600 estudantes de 66 escolas secundárias a nível nacional, incluindo Madeira e Açores, responderam ao desafio lançado pela Escola Superior de Biotecnologia. Cada grupo (um professor e 1 a 4 alunos) desenvolveu a receita (que tem de ser original embora possa ser uma adaptação de outra já existente), preparou o prato e documentou o processo. Além disso submeteu um pequeno dossier com a justificação das várias escolhas e resultado.
 
Em cada categoria – entrada, prato principal e sobremesa – os melhores trabalhos foram escolhidos por uma triagem em duas fases. Na primeira um júri composto por quatro especialistas em nutrição selecionou as 30 receitas finalistas. Seguidamente um outro júri com cinco elementos distintos, especialistas em ambiente, transição alimentar e sustentabilidade, escolheu os premiados. Este método maximiza a credibilidade do processo de seleção. Cada 1º lugar recebe 100€, os 2ºs recebem 60€ e os 3ºs lugares recebem 40€ cada, além de diplomas. Apresentam-se abaixo os trabalhos premiados. Estão disponíveis fotos e as receitas detalhadas de todos eles.

 

Marinha Grande | TAXAS DE IRS E DERRAMA FIXADAS

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande deliberou, no dia 23 de dezembro, sob proposta da Câmara, fixar os valores das taxas do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e da Derrama.

Foi aprovada a percentagem de 5% na participação variável do Município no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), no que respeita aos rendimentos relativos ao ano de 2023 a liquidar em 2024.

Relativamente à Derrama (o imposto aplicado às pessoas coletivas), relativa ao ano de 2022 a cobrar em 2023, foram fixados os seguintes valores:
• 1,5% para os sujeitos passivos com lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que registem, no ano anterior, um volume de negócios que ultrapasse os 150.000,00 euros;

• 0,01% para os sujeitos passivos com lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que, no ano anterior, registem um volume de negócios que não ultrapasse os 150.000 euros.

Marinha Grande | ANTE-PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO AUDITÓRIO ANTÓNIO CAMPOS APROVADO

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, na sua reunião de 27 de dezembro, o anteprojeto de requalificação do Auditório António Campos, situado na Praia da Vieira.

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, recorda que “o espaço municipal encontra-se a carecer de beneficiação, para voltar a acolher programação cultural e outros eventos, que continuem a perpetuar a memória coletiva da sua população. Pretendemos que venha a ter uma utilização polivalente, por forma a ser possível a dinamização de diferentes utilizações e necessidades logísticas e técnicas, que poderão ser palestras, projeção de cinema, apresentação de espectáculos de teatro ou música, exposições e outros eventos”.  

O edifício foi mandado construir em 1962, pelo seu então proprietário Ângelo Rodrigues Valgode, para ser uma “Casa de Espectáculos” destinada a cinema, bailes públicos e variedades e restauração. Em 1996 a parte do complexo original, entretanto destacada, onde hoje existe o Auditório António Campos, foi adquirida pelo Município da Marinha Grande, que ali realizou obras de melhoramento, para o reabrir ao público entre 2001 e 2018.

Contempla-se um auditório com 100 lugares de plateia; uma área de base do palco com espaço livre, que poderá funcionar como sala de ensaio ou área expositiva temporária. Existirá uma área expositiva permanente divida em duas salas e bilheteira com possibilidade de inclusão de copa com acesso interior e exterior. Estão projetadas instalações sanitárias, as áreas de arrumos e técnica junto ao núcleo central.

No interior será feita uma intervenção de novos elementos estruturais em madeira, lembrando as antigas habitações da Praia da Vieira, também elas construídas em madeira. Também se prevê a beneficiação do pequeno largo exterior. 

Marinha Grande | FUNDO DE COESÃO SOCIAL APOIA FAMÍLIAS COM CARÊNCIA ECONÓMICA

 Foi aprovado o Regulamento Municipal do Fundo de Coesão Social, na reunião da Assembleia Municipal da Marinha Grande, do dia 23 de dezembro, sob proposta da Câmara Municipal, que vai permitir a atribuição de apoio económico a pessoas ou famílias em situação de carência económica, risco social ou emergência social de caráter eventual, residentes no concelho.

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, regozija-se com esta medida, “que vai permitir ao Município ajudar as famílias que se encontrem numa situação socioeconómica vulnerável.

O Regulamento estabelece os critérios de acesso e atribuição de prestações pecuniárias de caráter eventual e excecional, através do Fundo de Coesão Social, que visam colmatar carências económicas, pontuais e devidamente comprovadas, para aquisição de bens e serviços, que se destinam a satisfazer necessidades básicas da pessoa que requer o apoio ou do seu agregado familiar.

A ajuda económica destina-se a contribuir para a realização de despesas inadiáveis, aquisição e pagamento de bens e serviços considerados indispensáveis para satisfação das suas necessidades básicas, nomeadamente:
a) Alimentação;
b) Alojamento em quarto ou unidade hoteleira;
c) Eletricidade, água e resíduos, gás e internet, desde que esta última seja comprovadamente
utilizada para fins escolares e profissionais;
d) Medicação e meios complementares de diagnóstico;
e) Mobiliário e equipamentos domésticos básicos;
f) Produtos de higiene pessoal e doméstica;
g) Renda de casa ou prestação de crédito à habitação;
h) Transportes públicos.


Estarreja | Campanha "Separe, o seu papel volta a ser presente" é prolongada até sábado


Ainda pode participar até ao próximo sábado na campanha “Separe, o seu papel volta a ser presente” e assim contribuir para a humanização dos serviços de oncologia pediátrica. Entregue o papel e cartão no Eco Centro, localizado no Eco Parque Empresarial, fazendo referência à campanha.
 
A Câmara Municipal de Estarreja promoveu pela primeira vez a campanha “Separe, o seu papel volta a ser presente”, de separação e recolha de papel que alia o compromisso verde do Município a uma causa social. No dia 26 de dezembro, após as festividades de Natal, os serviços municipais fizeram a recolha porta a porta de papel e cartão.
 
Nesta fase, durante esta semana, pretende-se reforçar as quantidades recolhidas, convidando os Munícipes a entregarem diretamente o papel e cartão no Eco Centro, um parque equipado com contentores de grandes dimensões, destinados a receber, separadamente, diversos tipos de resíduos para posterior encaminhamento, com vista à sua posterior valorização e/ou reciclagem.
 
Para além de ser enviado para o destino correto - a reciclagem e reutilização -, o papel dos embrulhos volta a ter valor para quem mais precisa uma vez que o resultado da campanha solidária será direcionado para melhorar a qualidade dos serviços das crianças que recebem tratamento no Hospital Pediátrico de Coimbra.
 
A campanha municipal conta com a parceria da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A. e do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
Inserida no Compromisso Verde do Município de Estarreja, esta ação faz parte da estratégia focada na prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, na separação de embalagens, bem como na recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem.
 
Por um planeta mais sustentável, apela-se à população que seja mais consciente nas suas escolhas e inclua as ações “reduzir, reutilizar e reciclar” na sua lista de desígnios para 2023.
 
Mais informações 964761777 / das@cm-estarreja.pt 
 
 
 
 
Carla Miranda

Eletricidade, gás, portagens e pão: novo ano traz aumentos generalizados

O ano que se aproxima vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia, com a inflação em novembro a atingir os 9,9%.
A eletricidade vai aumentar para quem está no mercado regulado, mas também para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade.
As portagens também registam acréscimos, assim como as rendas, ainda que limitadas pelo Governo, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.
As atualizações de preços já conhecidas para 2023:

Eletricidade
O preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6% em janeiro de 2023, em relação a dezembro, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média deste ano, valores superiores aos propostos em outubro, anunciou a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
De acordo com os dados publicados pela ERSE, com este aumento, a fatura média mensal, a partir de janeiro 2023, para um casal sem filhos (potência 3,45 kVA, consumo 1.900 kWh/ano) aumenta 0,54 euros, e para um casal com dois filhos (potência 6,9 kVA, consumo 5.000 kWh/ano) sobe 1,41 euros.
No mercado liberalizado, a EDP Comercial anunciou que vai aumentar em cerca de 3%, em média, o valor da fatura da eletricidade dos clientes residenciais, a partir de 01 de janeiro, refletindo a volatilidade do custo de aquisição de energia.
Por sua vez, a Endesa prevê manter o valor global das faturas de eletricidade dos clientes em 2023, passando a incluir o custo do mecanismo ibérico, mas reduzindo os preços da eletricidade, avisou a empresa em nota aos clientes.

Rendas
As rendas só poderão subir, a partir de janeiro, até 2%, depois de o Governo ter publicado uma lei nesse sentido, em Diário da República, em outubro, no âmbito das medidas de mitigação do impacto da subida dos preços.
Nos termos da lei n.º 19/2022, "durante o ano civil de 2023 não se aplica o coeficiente de atualização anual de renda dos diversos tipos de arrendamento previsto no artigo 24.º da lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro", sendo o coeficiente a vigorar nos diversos tipos de arrendamento urbano e rural abrangidos de 1,02, "sem prejuízo de estipulação diferente entre as partes".
Ainda assim, o coeficiente de atualização das rendas definido para 2023 (1,02) é o mais alto dos últimos nove anos. Em 2022, foi aplicado um coeficiente de 1,0043 e em 2021 de 0,9997.Portagens
As portagens vão aumentar 4,9% a partir de janeiro, anunciou o ministro das Infraestruturas, considerando "equilibrada" a solução a que foi possível chegar.
"Era para nós claro que um aumento de 9,5% e 10,5% era insuportável, mas também há contratos e responsabilidades e tentámos encontrar uma solução equilibrada que permitisse um aumento menor", disse o ministro Pedro Nuno Santos.
Assim, a partir de 01 de janeiro de 2023, as taxas de portagens terão um aumento que será de 4,9% no valor suportado pelos utilizadores. Acima deste valor, precisou o governante, "2,8% serão responsabilidade do Estado e o remanescente, até 9,5% ou 10,5%, será suportado pelas concessionárias".
Esta solução resulta de uma "partilha de responsabilidades" e evita que o preço das taxas das portagens que decorre dos contratos de concessão aumentassem em 9,5% e 10,5% em 2023, devido ao atual contexto de inflação elevada.

Transportes
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou em outubro que a atualização dos tarifários dos transportes prevista era de 6,11%, recordando que a mesma tem como valor máximo a taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, nos 12 meses que decorrem entre outubro do 2021 e setembro de 2022, ou 0 quando esta taxa for negativa.
No entanto, destacou numa nota publicada no seu 'site', para 2023, "no atual contexto macroeconómico, tendo em conta a taxa da inflação, determina a Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2022, de 6 de setembro, e sem prejuízo da respetiva compensação a atribuir pelas autoridades de transportes competentes", o "não aumento de 'passes do transporte público'" e "a manutenção, durante esse ano, do tarifário vigente em 2022 para os títulos de transporte da CP" referente aos serviços regulares, ou seja, o aumento tarifário de 6,11%, apenas se poderá aplicar "a títulos e tarifas de transporte ocasionais".
Assim, os passes do tarifário Navegante e os bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana vão manter em 2023 os preços que são praticados este ano.
Já os bilhetes ocasionais do tarifário intermodal Andante, da Área Metropolitana do Porto (AMP), vão sofrer um aumento médio de 1% a partir de janeiro, adiantaram os Transportes Intermodais do Porto (TIP). Os passes mensais não sofrerão aumento.

SIC Notícias

Assembleia Municipal de Anadia reúne em sessão ordinária

 A Assembleia Municipal de Anadia vai reunir em sessão ordinária, esta quarta-feira, 28 de dezembro, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. À semelhança de sessões anteriores será transmitida pelos canais digitais do Município.
Da ordem de trabalhos faz parte a discussão e votação da proposta de Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal do Município para o ano de 2023.
O plenário irá ainda analisar e votar a proposta do Presidente da Assembleia Municipal, de retificação da deliberação tomada na sessão ordinária realizada no passado dia 29 de setembro, respeitante à “proposta da Câmara Municipal de pedido de autorização para a contratação de um empréstimo a média e longo prazos”.
No final da sessão está previsto um período para a intervenção do público.

Câmara de Pombal promove Passagem de Ano com espetáculo musical e de fogo de artifício

 A Câmara Municipal de Pombal, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom), promove a comemoração da Passagem de Ano com espetáculos musicais, com entrada gratuita, e dirigidos a toda a comunidade. O epicentro será a tenda instalada no Jardim do Cardal, em pleno centro da cidade.
O primeiro concerto da noite tem início às 22h00, com a atuação da Banda Nice, que animará os presentes até à tradicional contagem decrescente para a transição de ano. A chegada do novo ano será saudada com lançamento de fogo de artifício, a partir do Castelo de Pombal, enchendo de cor e brilho os céus da cidade.
A noite prosseguirá com a atuação do grupo Akunamatata, que antecederá o Dj Eduardo que animará a pista de dança pela madrugada dentro.
Para garantir melhores condições de festejos em segurança, o trânsito automóvel estará encerrado na zona do Largo do Cardal (entre a rotunda da fonte luminosa e o Largo 25 de Abril) entre as 22h00 do dia 31 de dezembro de 2022 e as 04h00 do dia 1 de janeiro de 2023.

Portugueses estão pouco otimistas para 2023

 
  • 54% consideram que será um ano pior e 17% perspetivam que será igual.
  • Maioria continua a preferir celebrar a passagem de ano em casa.
  • Este ano tencionam gastar em média 83 euros nos festejos, menos 22% que no ano anterior.
Enquanto no ano passado a expetativa dos portugueses era a de que 2022 fosse melhor ou igual ao ano anterior, no final deste ano muitos preveem que o ano de 2023 não seja de todo fácil. No rescaldo da pandemia, as circunstâncias atuais – guerra na Europa e o aumento do custo de vida com impacto no orçamento das famílias – estarão a influenciar a forma como os portugueses perspetivam o novo ano.
De acordo com inquérito realizado pelo Observador Cetelem, mais de metade dos inquiridos, 54%, consideram que o novo ano será um ano pior. Na distribuição por cada resposta, 42% dos entrevistados consideram que será um ano pior e 12% “muito pior”. Ainda assim, 24% dos portugueses inquiridos perspetivam que o novo ano será um ano melhor – 5% dos quais “muito melhor”. 17% consideram que será um ano igual.
Segundo os dados, os mais pessimistas relativamente ao novo ano são os inquiridos dos 35 aos 44 anos e os mais velhos, dos 55 aos 74 anos (65% de cada um dos grupos etários). Os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, são os que têm uma atitude mais positiva (51%).
Mais portugueses festejam em casa de familiares e amigos
Este ano, os portugueses continuam a preferir festejar a Passagem de Ano em casa (60%), sobretudo, os inquiridos com mais de 55 anos (67%). No entanto, face ao ano anterior, pautado por cautelas relacionadas com a pandemia, verifica-se que mais inquiridos (37%) tencionam celebrar em casa de familiares e amigos (+14p.p. face ao ano anterior), nomeadamente, os inquiridos dos 25 aos 34 anos (51%). 8% dos entrevistados farão ainda parte das celebrações num restaurante, 6% na rua e 2% num hotel.
Observando os dados por região, verifica-se que os inquiridos residentes na região Centro demonstram ter a maior preferência em passar a Passagem de Ano nas suas casas (64%), enquanto mais inquiridos das regiões Norte e Sul dizem passar a festividade em casa de amigos e familiares (38%, respetivamente). Nas Áreas Metropolitanas, a preferência é semelhante, com 38% e 40%, em Lisboa e no Porto, respetivamente, a preferirem celebrar em casa de amigos e familiares e 60% e 57% em suas casas.
No que respeita aos gastos na Passagem de Ano, os portugueses tencionam gastar em média 83 euros, menos 24 euros do que em 2021. Os mais velhos, dos 55 aos 74 anos, são os que tencionam gastar mais nas celebrações (91 euros). Já os mais jovens, com menos de 25 anos, são os que tencionam gastar menos (74 euros).
Os entrevistados residentes na zona metropolitana do Porto e de Lisboa preveem gastar valores semelhantes, respetivamente 84 e 81 euros. Já os inquiridos da região Sul (92€) tencionam gastar, em média, mais 12 euros na Passagem de Ano do que os inquiridos das regiões Norte e Centro (80 euros respetivamente).

Metodologia
 O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE MANTÉM REDUÇÃO DA TAXA DE IMI

 O Município da Marinha Grande vai continuar a apoiar as famílias do concelho, em 2023, através da redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), assumindo uma despesa fiscal no montante de 106.090 euros.

Sob proposta da Câmara, a Assembleia Municipal, reunida no dia 23 de dezembro, aprovou a redução da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, para prédios ou parte de prédios urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes que compõem o respetivo agregado familiar, respeitante ao ano de 2022 a liquidar em 2023.

A redução é de 20,00 euros para agregados familiares com um dependente, de 40,00 euros para dois dependentes e de 70,00 euros para três ou mais dependentes.

Para o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, “esta medida, que volta a ser implementada, vai no sentido de apoiar as famílias, através da discriminação positiva em função do número de filhos, numa conjuntura de imprevisibilidade em que assistimos à perda de poder de compra”.

Foi também aprovada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para os prédios urbanos, pelo valor mínimo de 0,3%, respeitante ao ano de 2022 a liquidar em 2023. A receita deste imposto tem em consideração os investimentos em curso e que se perspetivam lançar no concelho da Marinha Grande, nas áreas das infraestruturas de redes municipais, tais como rede de águas, saneamento, rede viária, requalificação urbana, entre outros, cuja execução física e financeira terá um forte impacto na estrutura da despesa do orçamento camarário do ano de 2023.

O presidente Aurélio Ferreira justifica que, “não obstante a redução de receita municipal que tal medida representa, mantemos a taxa do IMI no valor mínimo, quando a lei prevê que essa variação possa ocorrer entre 0,3% e 0,45%, como forma de não onerarmos os encargos das famílias com imóveis, uma vez que, muitas das quais, já sentem o aumento das despesas com a habitação”.

Cinco blocos de parto encerrados entre 30 de dezembro e 2 de janeiro


Saiba quais são os blocos de parto que vão fechar e os que vão estar a funcionar normalmente.

Os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro, Beja e Portimão vão estar encerrados entre as 08:00 de sexta-feira e as 08:00 de 2 de janeiro, divulgou esta segunda-feira a tutela.

O encerramento destes blocos de parto consta do plano hoje divulgado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o funcionamento das maternidades em Portugal continental durante a quadra festiva do Ano Novo.

Segundo o plano, designado como segunda fase de "Nascer em segurança no SNS", os blocos de parto dos hospitais das Caldas da Rainha, de Loures, do Barreiro, de Beja e de Portimão estarão encerrados entre as 08:00 de 30 de dezembro e as 08:00 de 2 de janeiro.

A funcionarem sem interrupção estarão 33 maternidades - 13 no Norte, sete no Centro, 10 em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Algarve.

Nestas condições, na região Norte, serão as maternidades de Bragança, Vila Real, Viana Castelo, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Penafiel, Porto (hospitais São João e Santo António), Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

Na região Centro estarão abertas sem condicionamentos as maternidades de Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Covilhã.

Nos mesmos termos, em Lisboa e Vale do Tejo, constam as maternidades de Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa (hospitais de Santa Maria e São Francisco Xavier e Maternidade Alfredo da Costa), Amadora-Sintra, Cascais, Almada e Setúbal. Sem constrangimentos estarão também as maternidades de Évora e Portalegre, na região do Alentejo, e de Faro, no Algarve.

Em comunicado, a direção executiva do SNS refere que na primeira fase da operação "Nascer em segurança no SNS", que decorreu no período do Natal, entre as 08:00 de sexta-feira passada e as 08:00 de hoje, estiveram a funcionar ininterruptamente 29 blocos de parto, "tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde".

Segundo a nota, não se verificaram irregularidades e nasceram neste período, no SNS, 366 bebés.

A direção executiva do SNS irá avaliar os resultados da organização da rede de obstetrícia feita para o Natal e Ano Novo para efeitos de "decisões seguintes", nomeadamente "o funcionamento desta rede de referenciação no primeiro trimestre de 2023".

SIC Notícias/Lusa