quarta-feira, 6 de abril de 2022

Anadia na Final do Concurso Intermunicipal de Leitura


Pedro Leitão, do Centro Escolar de Sangalhos (1º CEB), Joana Magalhães e Íris Silva, do Colégio Salesianos de Mogofores (2º e 3º CEB, respetivamente) e Constança Seabra, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção (Secundário) vão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar, no próximo dia 23 de abril, pelas 10h00, no Cine-Teatro de Estarreja.

Os participantes irão prestar provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino, designadamente “O avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink (1º CEB), “A música dos ossos”, de David Almond (2º CEB), “A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge (3º CEB) e “Almoço de domingo”, de José Luís Peixoto (Secundário).

O júri da fase final do CIL é composto por três elementos, nomeadamente a Consultora de Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades da Casa Civil do Presidente da República, Maria João Ruela, o escritor Pedro Chagas Freitas e o contador de livros e de histórias, Ivo Prata. A classificação da prestação dos concorrentes irá ter em conta um conjunto de critérios de avaliação. No que respeita à prova de leitura: expressividade, inteligibilidade, entoação e regras de pontuação. Relativamente à prova de compreensão o júri terá em conta a adequação temática, a fluência, a correção linguística e o vocabulário. Os vencedores terão direito a um prémio pecuniário. Todos os alunos e escolas concorrentes receberão um Certificado de Participação.

Recorde-se que os finalistas foram apurados na Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura, que decorreu, no passado dia 18 de fevereiro, no Cineteatro Anadia, na qual participaram 19 alunos.

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.

Castelo de Paiva vai acolher Sessão de Dinamização e Sensibilização. A propósito do “Turismo de Natureza “


Realiza-se na próxima Sexta-Feira, dia 8, no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, uma Sessão de Dinamização e Sensibilização para a importância do “turismo da natureza” na região do Douro, Tâmega e Sousa, dinamizada pela Associação dos Municípios do Baixo Tâmega, em articulação com a CIM do Tâmega e Sousa e os 11 municípios que integram a comunidade.

Esta será a ultima de um ciclo de sessões que se enquadram-se no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE – Turismo para Todos, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com AM Baixo Tâmega, a Ader-Sousa, a Dolmen.pt, a Associação de Municípios do Vale do Sousa - Rota do Românico e a ADRIMAG.

Para a Vereadora do Turismo Liliana Vieira, é extremamente importante e crucial, que Castelo de Paiva possa dar a conhecer as suas potencialidades, através do turismo sustentável e de natureza, os seus recursos endógenos, insistindo no interesse dos projectos orientados para os Percursos Pedestres e relacionados para as temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando ao mesmo tempo, dar a conhecer aos visitantes um conjunto de grandes eventos e certames, bem como actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, destacando em particular a gastronomia e vinhos, e a beleza paisagística do território.

Carlos Oliveira

ÓRGÃO EXECUTIVO DA ADRIMAG REÚNE HOJE EM CASTELO DE PAIVA. A propósito do 30º aniversário


Na sequencia da proposta apresentada e aprovada na ultima reunião da direcção da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, o Município de Castelo de Paiva, pela iniciativa do presidente José Rocha, será hoje o anfitrião da reunião do órgão executivo desta entidade, bem como das demais iniciativas que, no dia de hoje, estão inseridas no programa das comemorações dos 30 anos de existência da ADRIMAG.

Do programa delineado, consta a partir das 10 horas, a reunião da Direcção da ADRIMAG, nas instalações dos Paços do Concelho, seguindo-se mais tarde um almoço comemorativo, e da parte da tarde, pelas 15 horas, tem lugar a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Fotografia “ Montanhas Mágicas 2021 – Património, Paisagens e Pessoas “ e inauguração da respectiva exposição, que será realizada no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local.

Mais tarde, pelas 16 horas, será realizada uma visita ao “ Payva Wine Welcome Center “, no Mercado Municipal, com a realização de um Verde de Honra, com apresentação dos melhores vinhos da Sub-Região de Paiva.

Carlos Oliveira

Ançã vai ser o epicentro do Dia Nacional dos Moinhos. Programa estende-se entre os dias 7 e 10 de abril


O moinho da Fonte de Ançã vai ser o epicentro das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala esta quinta-feira, 7 de abril, e do Dia dos Moinhos Abertos, que se comemora no sábado, 9 de abril.

Desta forma, o Município de Cantanhede, em parceria com a Freguesia de Ançã e a Patrimonium - secção cultural do Grupo de Teatro "Novo Rumo” – que dinamiza este valioso património -, organizam uma série de atividades, entre as quais visitas de crianças do pré-escolar do 1.º ciclo da freguesia.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, “esta iniciativa, para além de sublinhar a importância dos moinhos enquanto património histórico-cultural e de elevada relevância para o ecoturismo, constitui uma oportunidade para dar a conhecer o funcionamento de um moinho, um dos mais importantes instrumentos na economia rural tradicional, e potenciar as atividades, educativas e culturais, ligadas à sua visitação”.

Ainda de acordo com o autarca, que tutela o setor da Cultura no Município, “este é um bom exemplo da recuperação, salvaguarda e preservação do património molinológico concelhio, para memória futura, numa perspetiva de desenvolvimento local sustentável”.

O programa arranca dia 7 de abril, pelas 15h00, com a abertura, moagem e venda de farinha no moinho da Fonte de Ançã e com visitas de crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo, que decorrem ao longo de dois dias.

No dia 9 de abril, pelas 16h00, decorre uma limpeza do cano e rodízios – a roda ligada à mó por um veio -, iniciativa que é aberta a voluntários. Para as 20h47 está agendada o foto-concerto “Som”, no átrio do moinho, terminando o dia com um Ançã de Honra.

As comemorações terminam no dia 10, novamente com a moagem e venda de farinha no moinho.

As celebrações destas efemérides visam chamar a atenção para o inquestionável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, estimulando vontades e coordenando esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.

Estes dias podem também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projetos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de ativistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando novas dinâmicas em torno deles.


Apreendido meixão no valor 15 mil euros no aeroporto Sá Carneiro

Dez quilogramas de meixão, espécie de enguia europeia, no valor estimado de 15 mil euros foram apreendidos em 31 de março, em estado vivo, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, anunciou hoje a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Em comunicado, a AT informou que o meixão foi encontrado em “duas malas de porão”, transportadas por “um viajante nacional da Malásia, com destino [à capital daquele país do sudeste asiático] Kuala Lumpur”.

“O meixão encontrava-se dentro de sacos de plástico com água, intercalados com sacos térmicos, de forma a manter a temperatura adequada para manter a vida”, descreve a nota de imprensa.

Segundo a AT, trata-se de “uma das espécies mais traficadas no mercado negro para efeitos de consumo alimentar, em particular nos mercados asiáticos, principal causa do colapso da população desta espécie, que faz parte do Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, denominada Convenção CITES”.

Acrescenta a Autoridade Tributária que “a quantidade de meixão apreendida corresponde a cerca de 35.000 (trinta e cinco mil) exemplares que foram retirados do seu meio natural”.

O meixão foi entregue ao ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) que assegurou a sua libertação no meio aquático de forma a preservar a vida dos espécimes e proteção da espécie, acrescenta o comunicado.

De acordo com a AT, o viajante foi “detido e apresentado em tribunal no dia imediato à sua detenção”, não tendo sido divulgada as eventuais medidas de coação ou multa.

A AT frisa que estas ações “resultaram do controlo aduaneiro exercido no âmbito da missão de defesa da fronteira externa comunitária, com especial incidência na proteção da natureza”.

Papa condena “atrocidades” na Ucrânia segurando bandeira levada de Bucha

O símbolo da nação ucraniana foi-lhe enviado de Bucha, onde estão a ser investigados crimes de guerra.

O Papa condenou hoje “novas atrocidades, como o massacre de Bucha”, enquanto segurava uma bandeira ucraniana que lhe foi levada da cidade perto de Kiev.

Numa audiência no Vaticano, na presença de um grupo de crianças refugiadas que ontem chegou a Itália, Francisco segurou uma bandeira azul e amarela que toda a igreja aplaudiu. O símbolo da nação ucraniana foi-lhe enviado de Bucha, onde estão a ser investigados crimes de guerra.

O Papa Francisco criticou várias vezes a invasão da Ucrânia pela Rússia e condenou implicitamente Vladimir Putin, embora nunca o tenha mencionado pelo nome.

As recentes notícias da guerra na Ucrânia (…) testemunham novas atrocidades, como o massacre de Bucha, uma crueldade cada vez mais horrível, cometida também contra civis, mulheres e crianças”, disse o Papa ao final da audiência geral.

Francisco disse na semana passada que estava a considerar uma viagem a Kiev.

Fonte e Imagem: SIC Notícias

INOVA-EM reconhecida a nível nacional na gestão do abastecimento de água


A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos acaba de reconhecer a INOVA-EM como a melhor entidade gestora de abastecimento de água com melhor performance a nível nacional. No mais recente relatório da entidade que avalia os 254 operadores do país a este nível, a empresa municipal de Cantanhede surge em primeiro lugar na categoria “Qualidade-Preço”, em segundo na categoria “Qualidade do Serviço” e em terceiro no que se refere ao “Preço”. Esta classificação decorre da circunstância de a INOVA-EM praticar um valor por metro cúbico significativamente abaixo da média nacional, que é de 1,41euros/m3, o que a coloca na primeira posição no plano regional na avaliação do custo médio.

Somando as classificações dos 14 indicadores avaliados no que diz respeito ao abastecimento de água, a ERSAR conclui que a empresa municipal de Cantanhede é de facto a que apresenta melhor performance a nível nacional.

Para Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, estes resultados são o corolário “da estratégia de gestão que tem vindo a ser seguida pela empresa, mas também só são possíveis graças ao profissionalismo e dedicação das equipas setoriais que diariamente procuram prestar serviços de excelência. Trata-se de resultados que não são surpresa, pois devido à extrema disponibilidade e motivação de todos os colaboradores estamos habituados a ficar nos lugares cimeiros dos vários rankins em que somos avaliados”, sublinha aquele responsável, adiantando que esse é um hábito que a INOVA-EM vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter.

O sistema de abastecimento de água gerido pela empresa municipal de Cantanhede é autónomo e integra a central de captação e bombagem dos Olhos de Fervença, na freguesia de Cadima, abastecendo todo o concelho e ainda franjas dos municípios vizinhos de Mira, Montemor-o-Velho e Coimbra.

O relatório anual da ERSAR identifica também os melhores desempenhos no saneamento de águas residuais e a INOVA-EM surge num destacado nono lugar na categoria “Qualidade do Serviço” entre as 254 entidades avaliadas.

Segundo a entidade reguladora, todos os indicadores foram aferidos de forma equitativa, tendo o ranking sido elaborado sem critérios discricionários. A informação utilizada para a produção destas mais recentes classificações pode ser encontrada nas edições anuais do Relatório Anual dos Serviços de Água e Resíduos em Portugal e diz respeito a dados e indicadores de 2020.

PCP opôs-se a intervenção de Zelensky na AR: “Não vai ao encontro do objetivo de defender a paz”

Afinal, o convite a Zenlensky para discursar aos deputados portugueses não foi aprovado por unanimidade.

Ao contrário do que foi inicialmente avançado, o convite ao Presidente ucraniano para discursar na Assembleia da República não foi aprovado por unanimidade, o PCP opôs-se e a líder parlamentar justificou a decisão. “A proposta que está em cima da mesa não vai ao encontro do objetivo de defender a paz, de procurar uma solução negociada”, como defende o partido.

A proposta que está em cima da mesa [de ouvir o Presidente da Ucrânia no Parlamento] não vai ao encontro do objetivo de defender a paz, de procurar uma solução negociada que o PCP defende“, afirmou Paula Santos, a líder parlamentar do PCP, sustentando que “o papel da Assembleia da República deve ser o da paz” e “não para contribuir para a escalada da guerra, para a confrontação, para o conflito, para a corrida aos armamentos”.

Manifestando “toda a solidariedade com as vítimas da guerra na Ucrânia, que começou há oito anos e nunca devia ter começado”, oPCP considera que “tem havido um conjunto de posicionamentos, uma lógica de confrontação”, nomeadamente com a aplicação de sanções, que “não contribuem para a paz” e que, disse Paula Santos, são um “contributo para o escalar a guerra”.

Este não é o caminho. (…) A solução para este conflito, para a Ucrânia, para a Europa e para o Mundo passa por avançar para uma perspetiva de cessar-fogo, pelo respeito da Carta das Nações Unidas, por encontrar uma solução de paz duradoura”, insistiu Paula Santos, criticando o caminho que tem sido traçado pela UE e Estados Unidos e acompanhado pelo Governo português.

A líder parlamentar comunista lembrou ainda, no final da sua intervenção nos Passos Perdidos, que o PCP está a “defender a paz desde 2014” e não desde dia 24 de fevereiro deste ano, quando teve início a invasão russa. “E ficámos sozinhos durante estes oito anos”, concluiu.

A reunião da conferência de líderes parlamentares aprovou, não por unanimidade, o convite para Zelensky discursar para os deputados portugueses. O Presidente Marcelo, que segundo o jornal Público, já havia manifestado “apoio incondicional” a esta possibilidade, terá agora de enviar o convite ao homólogo ucraniano, em articulação com o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro.

Esta será a primeira vez que um chefe de Estado vai discursar por videoconferência na Assembleia da República.

A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado”, Volodymyr Zelensky, apontou a porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, adiantando que aexpectativa é que a intervenção do Presidente ucraniano aconteça na semana entre 18 e 22 deste mês.

Desde o início da ofensiva russa a 24 de fevereiro, o Presidente ucraniano já discursou em vários parlamentos, do Reino Unido a Itália, passando pelos Estados Unidos, Espanha, Dinamarca, Israel, Alemanha, França, Suécia, Roménia, Japão, entre outros países, assim como se dirigiu às Nações Unidas e ao Parlamento Europeu.

E já esta quarta-feira voltou a fazê-lo no Parlamento irlandês. Aos deputados, Zelensky criticou a “indecisão” de alguns líderes na introdução de sanções contra a Rússia, instando a União Europeia (UE) a endurecer ainda mais as suas medidas.

SIC Notícias

Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes

 Esforço de testagem desenvolvido testemunha sentido de responsabilidade dos portugueses.

Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes à covid-19. “Portugal alcançou, dia 30 de março, um total de 40.026.768 testes para deteção de SARS-CoV2, desde o início da pandemia”, de acordo com comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, que não inclui dados referentes aos autotestes.

Entre estes, contabilizam-se 20,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 19,3 milhões de testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional. Este número resulta do “esforço de testagem desenvolvido pelo país, sobretudo, ao longo do último ano”.

Em dezembro de 2020, Portugal realizava, em média, cerca de 34.000 testes por dia, mês em que foram efetuados 1.060.641 testes.

No mesmo mês do ano seguinte, contabilizaram-se 174.000 testes por dia, tendo-se verificado um máximo de testagem diária em 30 de dezembro (402.756) e um total mensal de 5.404.737 testes.

“Os mais de 40 milhões de testes à covid-19 efetuados desde o início da pandemia demonstram bem a capacidade que Portugal teve para fazer face às necessidades de testagem em função das várias situações epidemiológicas que se verificaram, sendo motivo de satisfação e reconhecimento público pelo sentido de responsabilidade demonstrado pelos portugueses, que corresponderam sempre aos apelos das autoridades de saúde”, afirma o coordenador da Task Force de testagem, Fernando de Almeida, citado no mesmo comunicado.

Os TRAg de uso profissional, efetuados em laboratórios e farmácias aderentes, continuam a ser gratuitos até um máximo de dois por mês e por cada utente até ao final de abril.

Dia Nacional do Doente com AVC

 Cuidados agudos a doentes de AVC mantiveram-se em ano de pandemia.

Quase 13 mil doentes estiveram internados em unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, menos 104 internamentos do que em 2019, revelou esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com os hospitalares nacionais divulgados hoje, a propósito do Dia Nacional do Doente com AVC que se assinala esta quinta-feira, dia 31 de março, em 2020 estiveram nas unidades de AVC 12.892 doentes, um número próximo e até inferior ao registado no ano anterior, quando foram internados naquelas unidades 12.996 doentes.

Daqueles doentes, a grande maioria foi internada por AVC isquémico (9.243), sendo que 2.112 foram tratados com medicamentos trombolíticos e 2.203 foram submetidos a tratamento de trombectomia endovascular, um tratamento por cateter que permite desobstruir a artéria, facilitando o acesso do sangue ao cérebro.

Mantiveram-se, ainda, 38 UAVC capazes de oferecer tratamento trombolítico em Portugal, correspondendo a 303 camas, e, destas, 10 UAVC, correspondendo a 107 camas, tiveram capacidade para oferecer tratamento de trombectomia endovascular.

Relativamente aos tratamentos de reabertura da artéria ocluída, houve um ligeiro aumento de tratamentos de revascularização endovascular (trombectomia), passíveis de administração idealmente antes das 6 horas após os sintomas e, no máximo, até às 24 horas, sendo efetuados apenas em centros hospitalares mais diferenciados. Por outro lado, registou-se uma ligeira diminuição dos tratamentos trombolíticos intravenosos, de uso possível apenas nas primeiras 4,5 horas de sintomas. trombolíticos intravenosos, de uso possível apenas nas primeiras 4,5 horas de sintomas.

Estes dados poderão refletir, por um lado, a disponibilidade que os centros hospitalares mais diferenciados mantiveram no tratamento endovascular dos casos graves de AVC. Por outro lado, poderão espelhar a resistência dos doentes e cuidadores em recorrer aos hospitais em caso de sintomas nesse período, assim como uma maior dificuldade das estruturas e equipas hospitalares nessa fase hiperaguda em 2020.

A primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal é o acidente vascular cerebral, doença que afeta o cérebro, podendo provocar uma deficiência súbita, por entupimento (AVC isquémico) ou rotura (AVC hemorrágico) de uma artéria cerebral. Os tratamentos de revascularização citados (trombolítico e trombectomia) permitem o desentupimento da artéria afetada, facilitando o acesso do sangue ao cérebro.

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. A hipertensão arterial, o tabagismo, a diabetes, o colesterol alto, fibrilação auricular e placas ateroscleróticas nas artérias podem aumentar o risco de ter um AVC.

Linha de Apoio Psicológico do SNS 24

 Mais de 148 mil chamadas atendidas pela Linha criada há dois anos.

Mais de 148 mil pessoas, entre os quais 9.500 profissionais de saúde, receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, criada há dois anos em plena pandemia de Covid-19.

“As chamadas recebidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”, refere em nota divulgada a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Lançada no dia 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Linha procura dar “uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos durante a pandemia”.

“Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”, explica a SPMS.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresentem outro tipo de sintomatologia.

Lisboa | Centro de Referência Europeu

 Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHLO recebe certificação.

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) foi admitido formalmente na Rede de Referência Europeia Guard Heart na área das Cardiopatias Congénitas.

A participação como membro do European Reference Network (ERNs) Guard-Heart permite ao CHLO um posicionamento de destaque no panorama europeu, na área das Cardiopatias Congénitas.

As Redes de Referência Europeia, estabelecidas pela Comissão Europeia, têm como objetivo juntar vários centros especializados internacionais. A centralização de cuidados e de conhecimento, promoção de investigação e treino especializado e otimização de recursos em doenças raras ou de baixa prevalência permitem um acesso ao diagnóstico e tratamento mais rápido e eficiente.

De acordo com o Coordenador do Centro de Referência em Cardiopatias Congénitas e Diretor do Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHLO, Rui Anjos, “as especialidades de Cardiologia Pediátrica e Cirurgia Cardíaca do Hospital de Santa Cruz têm desde sempre trabalhado de forma integrada, como um verdadeiro serviço médico-cirúrgico. A proximidade e apoio em todas as áreas médicas e de intervenção e a continuidade de cuidados proporcionada pelo serviço de Cardiologia é de extrema importância.

“Merecem destaque nesta área específica os serviços de Neonatalogia/Pediatria, a Obstetrícia, a Radiologia, a Nefrologia, a Imunohemoterapia, a Patologia Clínica e a Anatomia Patológica, a ORL, a Pedopsiquiatra e a Psicologia e muitos outros serviços do Centro Hospitalar que proporcionam cuidados integrados a estes doentes, numa verdadeira perspetiva de multidisciplinaridade”, acrescenta o responsável.

O Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas presta assistência a doentes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), mas também a um número crescente de referências de doentes do Algarve, do Alentejo, das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, das Regiões Norte e Centro do País, e ainda dos PALOPS, nomeadamente Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Angola. É atualmente o Centro de Referência em Cardiopatias Congénitas do país com maior número de consultas estabelecidas em hospitais periféricos, desde o Alentejo ao Algarve e aos Açores, realizando consultas em 7 hospitais periféricos com os quais o CHLO tem acordos de colaboração.

Visite:

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental > Notícias

HFF | Humanização de cuidados

 Carro e mota elétricos animam Pediatria.

As crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) têm, agora, um carro e uma mota elétricos, com que podem brincar durante o internamento.

No primeiro dia de atividade, os pequenos utentes já tiveram oportunidade de pegar no volante e percorrer alguns metros.

O HFF refere que o objetivo é alegrar os mais pequenos nesta situação de maior vulnerabilidade. Estes brinquedos foram doados pelo Grupo Auchan, com a Feber, que, “Como militante do Bom, São e Local”, pretende apoiar e melhorar a vida das comunidades locais, promovendo o espírito de solidariedade entre os colaboradores, através da participação em iniciativas como esta, cujo objetivo passa por promover uma maior humanização dos cuidados de saúde prestados a crianças hospitalizadas.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

Via Verde do AVC

 INEM encaminhou 16 doentes de AVC por dia em 2021.

Em 2021, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para os hospitais mais adequados 5.816 utentes com sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), através da Via Verde do AVC. 

No Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala em 31 de março, o INEM recorda que perante os sinais e sintomas de AVC (falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar), os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência – 112 e transmitir todas as informações solicitadas, para que possam receber o tratamento mais adequado. 

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos. Por esse motivo, ligar 112 e, após a chamada ser transferida para o INEM, colaborar com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) do INEM é fundamental para uma triagem e encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC. 

Dados de 2021 indicam que o INEM encaminhou 5.816 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, mais 877 relativamente a 2020, o que representa uma média de 16 casos diários. Já em 2022, até 28 de março, o INEM encaminhou 1.295 casos. 

Número de Casos/ano

20153.115
20163.386
20173.164
20183.496
20194.415
2020 20214.939 5.816
20221.295*
*até 28/03/2022

O distrito do Porto continua a ser aquele que regista um maior número de casos, com 1.325 doentes encaminhados através da Via Verde do AVC, seguido de Lisboa e Braga, com 1.103 e 511 casos, respetivamente. 

Os números referentes a 2021 indicam que o Hospital de Braga foi o que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 478 registos. Seguem-se o Centro Hospitalar e Universitário São João, no Porto, e o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 404 e 393 casos, respetivamente.  

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Para prevenir o AVC, deve-se adotar hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas. 

Visite:

INEM – www.inem.pt/

Ovar | Medida pioneira na gestão do bloco operatório

 HFZ-Ovar implementa agendamento “on time” das cirurgias de urologia

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) implementou o agendamento “on time” das cirurgias na especialidade de urologia, uma medida pioneira “com ganhos consideráveis” no processo de gestão do bloco operatório.

De acordo com a diretora do Serviço de Gestão e Admissão de Doentes do HFZ-Ovar, Catarina Meneses, “Esta é, no fundo, uma solução mais sustentável que recorre à racionalização de recursos. Os utentes saem da consulta já com todos os exames e cirurgias marcados, podendo até acompanhar este agendamento no Portal do Utente”.

“Em termos operacionais este procedimento aporta ganhos de gestão do processo, que se torna mais ‘cleen’, fluído, previsional e centralizável. Evita cancelamentos e adiamentos de cirurgias, otimizando, assim, a própria gestão do bloco operatório. Por outro lado, é bom para o utente, já que este se organiza pessoal e profissionalmente, tendo a intervenção cirúrgica menos impacto na sua atividade profissional e, do ponto de vista emocional, este processo permite também gerir a natural ansiedade relacionada com a cirurgia”, sublinha a responsável..

Para Catarina Meneses, este é “um passo importante” e surge na lógica de modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “aproximando-o, cada vez mais, das pessoas e centrando-o no utente”.

A responsável médica dos serviços cirúrgicos e do bloco operatório, Eulália Sá, é a primeira a reconhecer a importância da medida que resulta de “um processo organizacional diferente” iniciado quando assumiu as novas funções, em novembro de 2021.

“Estamos a facilitar a vida aos doentes e a nossa organização interna é, agora, substancialmente melhor. Já conseguimos esgotar a lista de espera em urologia, mas o objetivo é fazê-lo em todas as especialidades”, salienta.

Segundo o urologista Carlos Ferreira, “esta nova estratégia representa uma mais-valia processual, pois conseguimos prever a data de uma cirurgia e até agendá-la com maior precisão”.

O Presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira, considera que “é notável o esforço das nossas equipas em melhorar a experiência dos utentes quando recorrem ao nosso hospital para usufruírem de cuidados de saúde”, reconhecendo que “apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer, é reconfortante pertencer a uma equipa que está sempre empenhada em fazer mais e melhor”.

Visite:

Hospital de Ovar – http://www.hovar.min-saude.pt/

Barreiro /Montijo: Reforço nos cuidados neonatais

 CHBM renova um dos quartos do Bloco de Partos com novos equipamentos.

Na senda da melhoria contínua, e com o objetivo de reforçar os cuidados aos recém-nascidos, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) equipou um dos quartos do Bloco de Partos com equipamentos específicos em reanimação neonatal, adquiridos ao abrigo do Projeto “Minuto de Ouro” e gentilmente oferecidos pela Fundação Oriente. Trata-se de uma mesa de reanimação neonatal, um carro hospitalar de material de apoio e um laringoscópio, no valor de cerca de 30 mil euros. A mesa de reanimação neonatal dispõe de equipamento de monitorização cardiorrespiratória; dispositivo de apoio ventilatório com pressão controlada, misturador de oxigénio, ventilador, CPAP e incubadora de transporte.

A Urgência Obstétrica e Ginecológica do CHBM realiza, em média, 1500 partos anuais. Alguns partos são resultantes de gravidezes de risco, em que os recém-nascidos requerem de cuidados de reanimação. O período de um minuto após o parto é chamado o “Minuto de Ouro”, no qual o recém-nascido deve ter respiração espontânea. No entanto, existem determinadas condições maternas e fetais as quais constituem fatores que podem conduzir a um desfecho que implique a necessidade de manobras de reanimação neonatal. O termo reanimação neonatal é habitualmente usado para descrever a assistência ao recém-nascido na transição da vida fetal para a vida neonatal. O sucesso desta transição depende acima de tudo das condições maternas/fetais e das boas práticas utilizadas na assistência ao recém-nascido, de forma a garantir a ausência de sequelas neurológicas irreversíveis, promovendo futuros ganhos em saúde.

A aquisição destes equipamentos permitirá promover ainda mais os cuidados prestados à grávida e ao recém-nascido no CHBM. O Bloco de Partos, situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, é composto por sete quartos individuais, onde se desenvolve todo o trabalho de parto e parto, privilegiando a vigilância e a promoção do bem-estar materno-fetal; e ainda de duas salas de bloco operatório. A grávida pode, se o desejar, ter a

pessoa significativa presente durante o trabalho de parto e parto, bem como usufruir de algumas técnicas não farmacológicas de alívio da dor, como a deambulação, a bola de pilates, a massagem shiatsu, a hidroterapia, a cromoterapia e a musicoterapia. O recém-nascido é cuidado junto da mãe, promovendo assim a vinculação entre os dois e incentivando o contato pele-a-pele e a amamentação precoce.

Recorde-se que o Centro Hospitalar foi reconhecido, em setembro de 2012, como Hospital Amigo dos Bebé, pelo cumprimento das medidas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O Conselho de Administração do CHBM agradece publicamente a generosa oferta da Fundação Oriente, que permitiu equipar um dos quartos da Urgência Obstétrica e Ginecológica possibilitando, desta forma, prestar ainda melhores cuidados aos recém-nascidos desta Instituição.

Sensibilização para o cancro colorrectal

 Centro de Referência do Cancro do Reto do CHUA lança website

O Centro de Referência do Cancro do Reto (CRCR) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) acaba de lançar um website completamente dedicado a este centro e à patologia colorrectal.

O mês de março é o mês da Campanha “Março Azul”, que pretende sensibilizar para o cancro colorrectal, e por isso “considerámos que era a altura ideal para o arranque desta ferramenta que pretende facilitar a aproximação dos cuidados de saúde à população e a promoção da literacia em saúde” explica Edgar Amorim, coordenador do CRCR do CHUA.

Este website, que pode ser consultado em https://crcr-chua.pt/, está dividido em quatro áreas principais. A primeira sobre o Centro de Referência, onde é facultada informação sobre a doença e sobre os serviços associados, tais como consultas e internamento. Nesta área podemos ainda conhecer a equipa multidisciplinar que compõe o CRCR. A segunda área foca-se essencialmente nos meios complementares de diagnóstico disponíveis, tanto ao nível da radiologia como ao nível da gastrenterologia. Segue-se a área dos tratamentos onde são apresentadas as várias opções de tratamento, cirúrgico e não cirúrgico. Podemos encontrar ainda uma quarta área, totalmente dedicada ao doente ostomizado, onde é fornecida informação, alguns ensinos e cuidados e ainda desmistificados alguns preconceitos sobre esta situação.

O CHUA é, desde 2016, Centro de Referência do Cancro do Reto. “Dispomos, desde então de uma equipa multidisciplinar experiente e altamente qualificada, que dispõe de estruturas e equipamentos médicos especializados e que garante que os cuidados aos doentes são prestados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, em conformidade com a evidência mais atual e as melhores recomendações da comunidade científica” destaca a equipa do CRCR. 

Novas instalações de CCI em Montemor-o-Novo

 Instalações permitem melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

As Coordenadoras da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Cristina Henriques (em representação do Ministério da Saúde) e Cristina Caetano (em representação do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social) participaram esta sexta-feira na inauguração das novas instalações da RNCCI do Hospital S. João de Deus em Montemor-o-Novo.

A intervenção nas unidades de média duração e reabilitação (10 lugares) e de longa duração e manutenção (20 lugares), que foram inauguradas, resulta de financiamento do Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020, Alentejo 2020.

Em paralelo, foi também inaugurada a Residência de Apoio Moderado, tendo como objetivo a melhoria da qualidade da prestação de cuidados aos utentes internados na instituição. Recorda-se que o Instituto S João de Deus/Hospital S João de Deus integra desde 2009 a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e é atualmente a instituição que na região do Alentejo possui o maior leque de tipologias de respostas de internamento desta Rede.

Pombal encontra-se com emigrantes e promove território em feira na França


O Município de Pombal regressa no próximo fim de semana a França para, mais uma vez, promover os produtos locais e estar junto da comunidade emigrante radicada nos arredores de Paris. Será a quinta participação na Feira de Nanterre, um autêntico “mercado de saudade”, organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), que reúne vários municípios portugueses, com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade portuguesa e francófona.

À semelhança das edições anteriores, a representação de Pombal estará a cargo da Câmara Municipal em parceria com a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal.

Para além de promover a identidade, o património e a cultura do concelho, a presença do município pretende também estar mais próximo dos pombalenses que, por força das circunstâncias, tiveram de emigrar para aquela região de França. Sendo importante que os emigrantes pombalenses sintam que a “sua” Câmara Municipal está com eles.

Por outro lado, no espaço dedicado a Pombal serão promovidos alguns dos seus produtos mais emblemáticos, como os beijinhos, as cavacas e os biscoitos do Louriçal, bem como outros produtos endógenos da sub-região Sicó, como o queijo, os enchidos, o mel e o azeite, entre outros.

A Feira de Produtos Regionais Portugueses e da Ruralidade, que se realiza de sexta-feira a domingo (dias 8, 9 e 10 de abril), é tida como um importante momento de reencontros e de convívio para os muitos pombalenses radicados em França, em particular os que se encontram naquela região do país, que aproveitam estes dias para reencontrar um pouco da sua terra.

Região Centro de Portugal em destaque nos prémios Guia Boa Cama Boa Mesa

Guia Boa Cama Boa Mesa premeia sete hotéis e dois restaurantes do Centro de Portugal. Centro de Portugal recebe três Chaves de Ouro, quatro Chaves de Prata, um Garfo de Ouro e um Garfo de Platina nos prémios deste ano.

Centro de Portugal esteve de novo em evidência nos prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”, que distinguiram sete hotéis e dois restaurantes situados no território. Os galardões, revelados ontem pelo guia do jornal "Expresso", comprovam a excelência da oferta da região nas áreas da hotelaria e restauração.O Centro de Portugal recebeu 4 Chaves de Prata, 3 Chaves de Ouro, 1 Garfo de Ouro e 1 Garfo de Platina.

Na hotelaria, a Chave de Ouro foi atribuída ao Areias do Seixo (Mexilhoeira, Torres Vedras), às Casas do Côro (Marialva, Mêda) e ao Rio do Prado (Arelho, Óbidos). Com a Chave de Prata, foram premiados a Casa de São Lourenço (Manteigas), o H2otel Congress & Medical SPA (Unhais da Serra, Covilhã), o Luz Charming Houses (Fátima, Ourém) e o Sapientia Boutique Hotel (Coimbra)

Na restauração, foram premiados dois projetos do Centro de Portugal: o "Boa Cama Boa Mesa" distinguiu o Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu), com Garfo de Ouro, e o Rei dos Leitões (Mealhada), com Garfo de Platina.

"O Centro de Portugal é, cada vez mais, um destino que se distingue também pela gastronomia e pela hotelaria de qualidade superior. Estão de parabéns os empresários do setor que, mesmo em tempos difíceis, se esmeraram com o objetivo de proporcionar experiências únicas a quem visita a região. Estes prémios do ‘Guia Boa Cama Boa Mesa’ são uma homenagem merecida a quem tanto faz pelo Turismo no território, num trabalho que é reconhecido todos os dias por quem nos visita, destaca Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Os prémios “Boa Cama Boa Mesa” são dos mais prestigiados no setor da restauração e hotelaria em Portugal, reconhecendo, desde 2013, unidades que se destacam no nosso país.

Imagem: Rota da Bairrada

COLUMBÓFILIA: Emanuel Ventura venceu concurso de Rio de Moinhos1


A equipa Nuno & Filho continua líder da Classificação Geral de Concorrentes, assumindo igualmente a liderança do Troféu Crédito Agrícola.

Com a realização da prova nacional de Rio de Moinhos - 1, decorreu a sexta prova do Campeonato 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 32 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Velocidade, foi ganho por Emanuel ventura, continuando a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, a equipa Nuno & Filho, assumindo igualmente, a liderança do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Rio de Moinhos - 1 - (Velocidade)
1º lugar – Emanuel Ventura – 428 pontos; 2º - Nuno & Filho – 426 pontos; 3º - Fábio Cruz - 421 pontos; 4º - Gonçalo Paião - 414 pontos; 5º - Fernando Pereira - 403 pontos; 6º - José Oliveira - 402 pontos; 7º - José Rossa Ribeiro – 399 pontos; 8º - Xrb & Bea – 388 pontos; 9º - Lusitano Espinhal & Irmão – 385; pontos 10º - José Catarino - 380 pontos.

Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Nuno & Filho – 2113 pontos; 2º - Emanuel Ventura - 2035 pontos; 3º - Gonçalo Paião - 2015 pontos; 4º - Paulo Santos - 1974 pontos; 5º - José Catarino - 1942 pontos; 6º - Lusitano Espinhal & Irmão –1929 pontos; 7º - Humberto Carvalho - 1911 pontos; 8º - José Rossa Ribeiro - 1857 pontos; 9º - Fernando Pereira - 1836 pontos; 10º - António Santos -1798 pontos; 11º - José Oliveira - 1746 pontos; 12º - Manuel Barreto - 1712 pontos; 13º - Vitor Ferreira - 1536 pontos; 14º - Nelson Rainho - 1516 pontos; 15º - António Oliveira - 503 pontos; 16º - Manuel Frade - 1490 pontos; 17º - José Rossa Ribeiro/B - 1334 pontos; 18º - Marco Ferreira - 1293 pontos; 19º - Asas de Lemede - 1242 pontos; 20º - Avelino Soares – 1239 pontos; 21º - Matias & Vila Nova - 1193 pontos; 22º - Fábio Cruz – 1172 pontos; 23º - Euclides Pimenta - 1094 pontos; 24º - Cidálio Salvador - 1058 pontos; 25º - Xrb & Bea - 953 pontos; 26º - José Santos - 947 pontos; 27º Avelino Soares/B - 697 pontos; 28º - António Pertornilho - 618 pontos; 29º - José Vinagreiro - 524 pontos; 30º– Jorge Monteiro - 473 pontos; 31º - Carlos Pereira – 374 pontos; 32º - Fernando Cruz – 356 pontos; 33º - Cesar Rainho – 111pontos; 35 - António Sargaço – 34 pontos; 35º - Fernando Pinho – 84 pontos.

Troféu Crédito Agrícola
1º - Nuno & Filho – 1894 pontos; 2º - José Catarino – 1801 pontos; 3º - Emanuel Ventura – 1741 pontos.

Linda Martini apresentam novo álbum no Centro de Arte de Ovar

 No próximo dia 8 de abril, o Centro de Arte de Ovar recebe uma das bandas de rock mais icónicas em Portugal. Com as vozes de André Henriques e Cláudia Guerreiro e um som alternativo que lhes é característico, os Linda Martini prometem um concerto explosivo, carregado de força rítmica e melódica, fiel ao registo de banda a que o público está habituado.

Em 2022, após quatro anos de pausa e processo criativo, os Linda Martini apresentam-se ao vivo com “ERRÔR”, nome do seu sexto álbum e cuja origem parte do erro e da incerteza para encontrar um caminho. O acento não existe, acrescentam-no para criar uma palavra nova, uma palavra sua, um erro.

O repertório do novo álbum incide sobre as novas canções e outras que já fazem parte da sua história e renova-se a imagem, com cenografia e elementos visuais que prometem envolver ainda mais os espetadores nesta viagem errante.

O tema introdutório “Eu nem vi” começou como um mantra, uma frase repetida à exaustão. Fala de diabinhos nos ombros que nos sussurram aos ouvidos. Fala de ansiedade, de camisas de forças e de como tirar os nós com os dentes. É sobre estar só para não se estar só. A banda partilha a curiosidade que deu nome ao álbum. Após terem gravado as vozes do coro inicial em estúdio, perceberam mais tarde ao ouvir que, “estavam todas ao lado”. Um bom presságio para um error.

Os Linda Martini formaram-se em 2003 e a cada trabalho que editam, a cada trabalho que apresentam, cativam o interesse por parte da crítica, dos promotores e do público, tendo vindo a marcar presença, ao longos dos anos, nos festivais e eventos de maior referência em Portugal.

Os bilhetes para assistir ao concerto podem ser adquiridos na bilheteira online: https://caovar.bol.pt/

 


Magda Guedes 

Conferência “Estarreja e o Ar – Avaliar e Interpretar”

No Dia Nacional do Ar, 12 de abril, o Município de Estarreja promove a conferência “Estarreja e o Ar – Avaliar e Interpretar”, inserida no “Compromisso Verde” assumido na agenda local da autarquia, com início às 9h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

A iniciativa mobiliza diferentes intervenientes - CCDRC, APA, Universidade de Aveiro, PACOPAR - para um momento de reflexão e de debate sobre a monitorização da qualidade do ar no território estarrejense.

A qualidade do ar é fulcral na qualidade de vida de todos. Com esta conferência, pretende-se aumentar o conhecimento da população estarrejense sobre esta temática, contribuindo para uma leitura fidedigna da situação no concelho.
“Esta conferência tem como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre o nosso território, concretamente sobre a forma como devem ser lidos e interpretados os dados provenientes da estação de monitorização da qualidade do ar em Estarreja, promovendo, de forma transparente, consciente e responsável, comportamentos que contribuam para a correta divulgação da informação e da real situação da qualidade do ar em Estarreja, anulando quaisquer dúvidas e falsas interpretações que possam existir”, explica Isabel Simões Pinto, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja.

Na perspetiva da autarca, “é absolutamente essencial e urgente elucidar a população Estarrejense e o país sobre este tema, numa abordagem isenta por parte da comunidade científica e das entidades competentes pela monitorização dos diferentes parâmetros da qualidade do ar”.

Estarreja tem vindo a trabalhar a economia verde e está atenta aos desafios da sustentabilidade ambiental e energética. “O ambiente e a sustentabilidade ambiental são eixos estratégicos que norteiam a atuação da Câmara Municipal, ao longo das últimas décadas. Queremos assinalar o Dia Nacional do Ar com uma reflexão em torno da temática da qualidade do ar, inserida no “Compromisso Verde” do município”, conclui.

Distinguido com a bandeira ECO XXI, o Município de Estarreja é reconhecido pelas suas preocupações ambientais e tem conseguido dinamizar o binómio economia-ambiente através de diferentes plataformas, iniciativas, ações de sensibilização da população e projetos culturais.


Inscrições até 11 de abril através do e-mail das@cm-estarreja.pt<mailto:das@cm-estarreja.pt>  ou de formulário online<https://bit.ly/estarrejaeoar>.

DIA NACIONAL DO AR
CONFERÊNCIA ESTARREJA E O AR - AVALIAR E INTERPRETAR 12 DE ABRIL DE 2022 | CINE-TEATRO DE ESTARREJA

Programa

9h30 Receção dos participantes

10h00 Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina
Presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno (a confirmar)
Presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta

Mesa Redonda “Estarreja e o Ar”

Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Centro: caraterização da rede e disponibilização de dados
CCDRC | Ana Morais

Padrões e Tendências de Qualidade do Ar em Estarreja e na Região Centro
Universidade de Aveiro - Departamento de Ambiente | Myriam Lopes

Avaliação e Gestão da Qualidade do Ar – Qualidade da Informação e sua Disseminação
APA | Nuno Lacasta

PACOPAR – 20 anos a contribuir para sustentabilidade do território
PACOPAR - Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja | Luís Delgado

12h30 Encerramento