quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Cantanhede| EDP prossegue programa de conservação de linhas de distribuição de energia elétrica


À semelhança do que tem sucedido nas últimas semanas, a EDP – Distribuição prossegue o processo de recuperação e remodelação das linhas de distribuição de energia elétrica existentes na cidade de Cantanhede, no próximo domingo, 7 de fevereiro.

A empresa informou a autarquia que as interrupções deverão ocorrer entre as 8h00 e as 13h00, afetando sobretudo os moradores nas imediações dos largos Conselheiro Ferreira Freire, de São João, do Romal, dos Combatentes da Grande Guerra e da Praça Marquês de Marialva. Serão ainda alvo de intervenção as ruas de São João, das Parreiras, do Cantinho, do Gabão, Engenheiro Amaro da Costa, Frei Manuel de Jesus, Gazeta de Cantanhede, Guilherme Gomes Fernandes, Luís Correia Martins, Marquês de Pombal e a Travessa de São João. A empresa informa ainda que os trabalhos poderão prolongar até às 15 horas, caso ocorram situações anómalas.

Com o principal objetivo de garantir um serviço de excelência aos seus clientes, a EDP-Distribuição de Energia “ciente do impacto destas ações junto dos clientes” informa que para no que se refere a estas intervenções “utiliza procedimentos e métodos de trabalho, com o objetivo de evitar as interrupções de fornecimento e quando necessárias, minimizar a sua duração”. A mesma nota aconselha ainda os clientes “por motivos de segurança e dado poder haver necessidade de proceder a ensaios ou ser feito o restabelecimento antecipado, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão”.

Emigrantes de Reguengos de Monsaraz vão ter gabinete de apoio na autarquia

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a implementação de um Gabinete de Apoio aos Emigrantes. Este gabinete vai apoiar os cidadãos portugueses do concelho que estão emigrados, os que regressam a Portugal e os que pretendem iniciar um processo migratório.

 

Esta estrutura poderá ajudar e informar os cidadãos nas áreas social, jurídica, económica e empresarial, educação, emprego, formação profissional, entre outras. O Gabinete de Apoio aos Emigrantes de Reguengos de Monsaraz vai funcionar em articulação com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e promoverá ações como a inserção profissional de pessoas que pretendam trabalhar no estrangeiro, através do programa “Informe-se antes de partir”, e de projetos de investimento no concelho e de desenvolvimento local, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.

 

Este gabinete terá também ações de apoio a repatriações e a cidadãos nacionais detidos, condenados ou expulsos dos países de acolhimento, assim como de assistência aos seus familiares em território nacional. No âmbito do funcionamento desta estrutura haverá igualmente ações que apoiem, incentivem e acompanhem o retorno de emigrantes, facilitando a sua reintegração social e profissional no âmbito do “Programa Regressar”.


Aveiro | Reunião de Câmara – 04 de fevereiro de 2021

Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 04 de fevereiro, nos Paços do Concelho.

  1. Aprovados os Contratos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Aveiro e as Juntas de Freguesia para 2021

Dando seguimento à boa prática que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vem executando há quatro anos, o Executivo Municipal deliberou aprovar os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a CMA e cada uma das 10 Juntas de Freguesia para o ano de 2021, reportando-se os seus efeitos a 01JAN21.

Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai delegar competências nas Juntas de Freguesia uma verba total de cerca de 2.100.000€.

A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia 8 de cada mês.

Os Contratos vão agora ser apreciados e aprovados pela Assembleia Municipal, pelos Executivos das Juntas de Freguesia e pelas Assembleias de Freguesia, estando a data da sua assinatura pública apontada para o dia 26FEV21.

Para as áreas contempladas, vão ser investidos 903.600€ em limpeza das vias e espaços públicos; sargetas e sumidouros; jardins e espaços verdes. Relativamente a pequenas reparações/construção de passeios; manutenção de parques infantis; polidesportivos; fontes, fontanários e tanques; manutenção e colocação de toponímia; limpeza do areal de São Jacinto; gestão de sanitários públicos e qualificação de caminhos rurais, serão entregues verbas no valor de 395.950€.

Acrescem a estes valores disponibilizados, um investimento 800.100€ em diversas operações definidas, das quais destacamos:

- Parque Intergeracional da Quinta do Canha, em Aradas – 35.000€;

- Armazém da Junta de Freguesia de Aradas (em continuidade da cooperação de 2020) – 20.000€;

- Requalificação da Casa Conselheiro Nunes da Silva, em Cacia (em continuidade da cooperação de 2017 a 2020) – 125.000€;

- Lavadouro da Alagoela, em Eixo – 22.000€;

- Edifício Sede da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol – 19.000€

- Minicampos de basquetebol junto ao Clube do Povo de Esgueira – 23.000€

- Construção da Capela Mortuária de Esgueira (em continuidade da cooperação de 2019 e 2020) – 65.000€;

- Parque Infantil de Taboeira – 15.000€;

- Armazém da Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz – 50.000€;

- Construção dos sanitários do Cemitério Central de Aveiro – 14.000€;

- Construção do ossário do Cemitério Sul de Aveiro – 9.000€;

- Construção do columbário do Cemitério Sul de Aveiro – 9.000€;

- Construção do Armazém da Junta de Freguesia de Oliveirinha – 80.000€;

- Parque Infantil das Quintãs (em continuidade da cooperação de 2020) - 30.000€;

- Requalificação do parque de merendas da Granja de Cima - Moinhos – 22.500€;

- Construção de parque de estacionamento junto ao cemitério do Viso, Mamodeiro (em continuidade da cooperação de 2020) – 20.000€;

- Construção dos balneários do Polidesportivo do Carregal – 42.500€;

- Armazém da Junta de Freguesia de Santa Joana (em continuidade da cooperação de 2019 e 2020) – 70.000€;

- Parque de merendas e lazer de São Romão, em Santa Joana – 30.000€;

- Instalação de proteções de segurança e vedação dos Parques Infantis da Azenha e de Santa Joana – 15.000€

- Qualificação do espaço verdade da Rua dos Canhas do Marco, em São Bernardo – 20.000€;

- Construção do Parque Infantil da Quinta da Urbe, em São Bernardo – 7.000€;

- Qualificação dos caminhos interiores e infraestruturas de águas pluviais do Cemitério de São Bernardo – 12.500€;

- Execução do Parque da Quinta do Peixinho, em São Bernardo (em continuidade da cooperação de 2019 e 2020) – 9.600€;

- Circuito de Manutenção de São Jacinto (em continuidade da cooperação de 2020) – 35.000€.

  1. Candidaturas ao Programa Municipal de Apoio às Associações 2021

O Executivo Municipal deliberou antecipar a abertura do prazo para a submissão de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio às Associações 2021, de apoio à atividade regular e apoio ao investimento para as associações culturais, de ação social, juventude, escuteiros e escoteiros. Os interessados deverão entregar a sua candidatura até ao próximo dia 05 de março.

3. Lançamento do Concurso da Obra de Requalificação e Reabilitação da Piscina e do Pavilhão do IPDJ / CMA

O Executivo Municipal deliberou aprovar os projetos de execução e a abertura do concurso público para as obras de requalificação e reabilitação da Piscina e do Pavilhão do IPDJ, agora na posse da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) por 20 anos, e que têm como gestores e utilizadores principais o Galitos e o Alavariuam (respetivamente).

O concurso tem um valor base global de 2.871.540€ e está dividido em dois lotes, correspondendo o Lote 1 à requalificação e reabilitação da Piscina, com um valor base de 1.335.600€ e o Lote 2 referente à reabilitação do Pavilhão, com o valor base de 1.535.940€.

As empreitadas vão tratar da reabilitação global das infraestruturas, com o melhoramento da eficiência energética e qualidade da ventilação dos edifícios, recuperação dos pavimentos e paredes, qualificação das salas de apoio e balneários, infraestruturas elétricas e de águas pluviais, além da manutenção dos sistemas de abastecimento das Piscinas.

Com esta empreitada a CMA irá dar a devida dignidade e qualidade a estes equipamentos desportivos, dando mais e melhores condições aos Clubes, Associações, Comunidade Educativa e a todos os Cidadãos que usufruem destes espaços.

  1. Adjudicada a requalificação da Capela de Nossa Senhora da Saúde, São Bernardo

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, decidiu adjudicar a requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), à empresa Lusocol – Sociedade Lusa de Construções, Lda., pelo valor de 36.831,71€. O Executivo Municipal tomou conhecimento desta decisão.

A intervenção irá visar a substituição integral da cobertura terminando com problemas de infiltrações por águas pluviais, a reparação de várias fissuras no interior da Capela, o restauro das janelas de vidro decorativo e a substituição do pavimento em linóleo por um pavimento em soalho de madeira, por forma a proporcionar maior conforto aos utilizadores.

Serão também renovados os revestimentos exteriores e interiores com a realização de novas pinturas, ao mesmo tempo que se requalificará a rede elétrica rede iluminação.

Este é mais um investimento da CMA na recuperação e conservação do património local e histórico, que estamos a levar a cabo por todo o Município, propiciando a sua visitação e utilização.

  1. Adjudicada empreitada para arranjos urbanísticos em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada de manutenção e pequenos arranjos urbanísticos nas localidades de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, à empresa Rosas Construtores, S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 622.874,57€.

A intervenção prevê a execução de trabalhos em 20 arruamentos, com repavimentação, recuperação de passeios, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal, bem como a manutenção de espaços verdes, promovendo mais conforto e segurança para peões e condutores.

  1. Adjudicada a requalificação da Rua de São Martinho, Praça Dr. Ferreira Soares e Rua Aires Barbosa

O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento da decisão do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que decidiu adjudicar a empreitada de Requalificação da Rua de São Martinho, Praça Dr. Ferreira Soares e Rua Aires Barbosa, à empresa Henriques, Fernandes & Neto, S.A., num investimento de 142.023,66€.

O projeto prevê a qualificação da zona de estacionamento e das caldeiras das árvores e dos passeios, bem como reabilitar o parque arbóreo local. Na Praça Dr. Ferreira Soares, (em frente ao Cemitério Sul) será reorganizado o estacionamento e as zonas verdes.

A obra irá tratar também da renovação do pavimento e do mobiliário urbano, organizar os locais para a deposição dos resíduos e cuidar das infraestruturas de águas pluviais. A empreitada vai dar continuidade ao trajeto ciclável entre a Estação da CP e a Universidade de Aveiro, promovendo as acessibilidades para peões e cidadãos de mobilidade reduzida, com o rebaixamento do lancil e colocação de pavimento tátil nas zonas das passadeiras.

  1. CMA distribui 9.500€ em prémios no Concurso Aveiro Jovem Criador 2021

Tendo em conta a opção e estratégia política de incentivo e a promoção os valores emergentes nas diferentes áreas artísticas, bem como a dimensão nacional que o referido Concurso detém, proporcionando a projeção do Município de Aveiro, enquanto propulsor de iniciativas que promovam a criatividade e a participação ativa dos jovens, o Executivo Camarário deliberou aprovar a atribuição dos Prémios aos artistas referenciados, perfazendo o valor total de 9.500€ - um acréscimo de 1.500€ face ao ano de 2020 e de 3.000€ relativamente a 2019.

  1. Renovação dos protocolos relativo às Equipas de Intervenção Permanente

De acordo com o definido e acordado com as Corporações de Bombeiros do Município, o Executivo Municipal deliberou renovar o Protocolo para o “Enquadramento de Pessoal destinado a integrar as Equipas de Intervenção Permanente”, para o período de 2021 – 2024.

Os Protocolos de Colaboração que a Câmara Municipal de Aveiro tem celebrado anualmente com a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, tem na gestão operacional da Proteção Civil durante 24 horas por dia e no reforço de efetivos das equipas de intervenção permanente, intervenções da maior importância para o socorro e assistência à população e que continuaremos a financiar.

  1. Estatuto remuneratório do Coordenador Municipal de Proteção Civil

O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, de nomear o Técnico Superior, Dr. João Carlos Silva Nunes Pereira como Coordenador Municipal de Proteção Civil do Município, pelo período de três anos (2021 – 2024), bem como aprovar o seu estatuto remuneratório (6.ª posição remuneratória da carreira geral de técnico superior, nível 31 da tabela única).

  1. Covid-19: CMA mais Famílias e mais Cidadãos apoiados

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais 20 famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais 49 Cidadãos ajudados no valor global de 10.008,70€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

CMA aumenta em 41,6% os apoios sociais em janeiro 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020

No mês de janeiro de 2021, a CMA apoiou 26 famílias e 57 Cidadãos, no valor global de apoio de 12.463,94€, o que significa um aumento relativamente ao mês de janeiro de 2020, de mais 10 Famílias (16 em JAN20) e 23 Cidadãos (34 em JAN20) apoiados e de mais 41,6% de apoio financeiro (7.270,66€ em JAN20). Na comparação com janeiro de 2019, a diferença é ainda maior, fixando-se em mais 18 Famílias (8 em JAN19) e 39 Cidadãos (18 em JAN19) apoiados e de mais 77,1% de apoios financeiros (2.850,60€ em JAN19).

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2021 uma verba total de 150.000€, um valor superior em 50% ao de definido para mesmo Programa em 2020, mas que será dotado do valor que se verificar necessário.

Chamamos a Atenção aos Cidadãos que os apoios do PAAASE 2021, que integram a área social e muitas outras, estão disponíveis em: https://covid19.cm-aveiro.pt/

FIGUEIRA DA FOZ: Três homens detidos em flagrante por sequestro e coação


O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial da Praia de Quiaios, hoje, dia 4 de fevereiro, deteve em flagrante três homens de 16, 43 e 44 anos por sequestro e coação, junto à entrada do parque de campismo da Praia de Quiaios.

Na sequência de um alerta de um familiar da pessoa sequestrada, foram efetuadas diligências policiais para apurar a localização dos autores e da pessoa sequestrada. Os militares da Guarda detetaram uma viatura suspeita na zona de Montemor-o-Velho e, após um seguimento, foi possível intercetar a mesma junto à entrada do parque de campismo da Praia de Quiaios. No decorrer da ação, o veículo foi apreendido e a vítima, um homem de 24 anos, foi resgatado sem qualquer ferimento.

Os três detidos estão sob custódia da GNR, tendo sido contactada a Polícia Judiciária.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Montemor-o-Velho, do Posto Territorial da Tocha, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Velho e do Destacamento de Intervenção (DI) de Coimbra.

Jorge Jesus com “melhorias significativas”, mas falha jogo com Vitória SC


O Benfica emitiu esta quinta-feira um comunicado em que deu conta da evolução do estado de saúde de Jorge Jesus, de 66 anos, que acusou positivo num teste à covid-19 e se encontra a recuperar de uma infeção respiratória.

O treinador encarnado teve resultado positivo no dia 28 de janeiro a um teste feito à covid-19, embora o Benfica esclareça que o técnico "apresenta um quadro clínico de infeção respiratória".

A infeção levou a que não pudesse orientar os últimos dois jogos do Benfica no banco de suplentes.

Segundo a nota emitida no site oficial do clube, Jorge Jesus encontra-se em casa, de repouso, apresentando melhorias significativas ao nível do quadro clínico, sendo que o seu estado de saúde não apresenta "qualquer critério de gravidade".

Contudo, apesar de o seu estado de saúde estar a evoluir favoravelmente, ainda não se vai apresentar no banco de suplentes e orientar as águias no jogo de amanhã contra o Vitória SC, num encontro a ter lugar no Estádio da Luz, agendado para as 19h00.

O comunicado na íntegra:

O Benfica informa que Jorge Jesus apresenta uma melhoria clínica significativa face ao quadro de infeção respiratória provocado por SARS-CoV-2, detetado no dia 28 de janeiro.

Jorge Jesus encontra-se em repouso, em casa, sob acompanhamento por parte do departamento médico do Benfica e do corpo clínico do Hospital da Luz, não apresentando o seu estado de saúde qualquer critério de gravidade.

Jorge Jesus não marcará presença amanhã no Estádio da Luz para o jogo diante do Vitória SC, mas deverá regressar às suas rotinas habituais de trabalho na próxima semana.

Madremedia

Presidente do Brasil afirma que não tem medo do povo armado


O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou hoje que não teme o povo armado pois isso impede um governante de se tornar um ditador, e antecipou que está a preparar novas medidas a favor do acesso civil às armas.

"Na próxima semana haverá mais decretos sobre armas porque armas é um direito seu", disse Bolsonaro a centenas de pessoas na inauguração de um centro desportivo de alto rendimento na cidade de Cascavel, no sul do estado do Paraná.

"Não tenho medo do povo armado, porque isso impede um governante de se tornar um ditador e me sinto muito bem com um bom cidadão que está armado", acrescentou.

Jair Bolsonaro assumiu o poder no Brasil em janeiro de 2019 e desde então tem patrocinado diversas medidas para promover a "autodefesa" da sociedade contra o aumento da criminalidade.

Muitas dessas medidas, que facilitam o acesso dos civis às armas e munições, foram moderadas ou mesmo anuladas pelo Congresso ou pela Justiça, mas Bolsonaro deu a entender que não desistiu.

O chefe de Estado elogiou a nova correlação de forças nas Câmaras dos Deputados e do Senado, que renovaram esta semana as suas mesas diretoras e passaram a ser presididas por parlamentares ligados ao Governo, o que pode ter uma influência decisiva nas votações legislativas.

O Presidente brasileiro também reiterou que vai insistir para que o Congresso aprove o "excludente de ilicitude", um dispositivo legal que evitaria que um polícia que matar um criminoso no exercício das suas funções seja levado a julgamento, mesmo que existam suspeitas de abusos.

A proposta foi incluída num pacote de medidas anticrime encaminhadas pelo Governo brasileiro ao Congresso em 2019, que decidiu excluir esse ponto da legislação que é fortemente rejeitado por organizações de direitos humanos já que as forças de segurança brasileiras estão entre as mais violentas do mundo.

"Um polícia em operação deve ter garantias, já que é o chefe de família, um trabalhador, que não pode, depois de cumprir sua missão, receber a visita de um oficial de justiça em sua casa", disse o Presidente brasileiro.

"Se ele está armado na rua é porque lhe demos as armas", frisou Bolsonaro, reiterando que vai insistir nesse projeto ao longo do novo ano legislativo, inaugurado na quarta-feira.

Lusa

Bairrada retoma venda de Vouchers até ao final de Março

 

  • À venda on-line em loja.rotadabairrada.pt
  • Para usufruir em ‘Alojamento’, ‘Atividades Turísticas’, ‘Enoturismo’ e ‘Restaurantes’

Para desfrutar a dois (Dia dos Namorados), oferecer a uma mulher especial (Dia da Mulher) ou galardoar o melhor pai do mundo (Dia do Pai), os ‘Bairrada Vouchers’ são, sem dúvida, uma boa opção! Por isso, porque a iniciativa teve uma boa adesão e porque estamos de novo em confinamento – e há setores que precisam, cada vez mais, de apoio –, estão de volta e podem ser adquiridos na loja on-line da Rota da Bairrada, em https://loja.rotadabairrada.pt/vouchers/até ao final de Março.

Relembrando a iniciativa, lançada em Dezembro, a Rota da Bairrada, em parceria com os seus associados, criou vouchers para usufruto de experiências no território. Uma refeição, uma visita a um produtor, uma prova de vinhos, uma estadia ou um passeio com um operador turístico local, são algumas das opções que “cabem” nos ‘Bairrada Vouchers’, envoltos num atrativo packaging, composto por voucher, garrafa de vidro de 375ml e embalagem em forma de tubo.

Sob as categorias alojamento, atividades turísticas, enoturismo e restaurantes, os ‘Bairrada Vouchers’ têm diferentes valores, mas todos contam com um acréscimo ao valor que o comprador dá por eles, isto é, ao pagar €20,00 por um voucher para refeições ou experiências turísticas, ser-lhe-ão oferecidos €5,00 extra, tendo o voucher o valor real de €25,00. No caso do alojamento, serão acrescentados €10,00 aos vouchers base, que são de €40,00, ficando assim com um total de €50,00 para utilizar nas unidades aderentes. Os ‘Bairrada Vouchers’ dão ainda acesso gratuito a uma visita e a um copo de espumante num dos Espaços Bairrada. São personalizáveis e podem, se assim desejar, ser enviados diretamente aos seus destinatários.

Juntaram-se a esta iniciativa, através da oferta de serviços ou produto, a Anadil, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, o Grupo Marques Associados (M&A Digital e Print), a Verallia e a VOX.

Ofereça grandes momentos e ajude a contribuir para a saúde da economia da Bairrada

Para que seja possível que os agentes económicos recebam já o valor das compras dos vouchers, os mesmos são nominais, ou seja, quem comprar o voucher identifica à partida a entidade a que se destina. De Aveiro a Coimbra, de Vagos a Águeda, em Anadia, Oliveira do Bairro ou na Mealhada, há sem dúvida uma fonte quase inesgotável de experiências que podem ser vividas durante o ano de 2021.

‘Bairrada Vouchers’ é uma iniciativa que soma à campanha ‘Bairrada: fortes e unidos, vamos resistir’, idealizada pela Comissão Vitivinícola a Bairrada e cuja primeira ação foi desenvolvida em Abril. Aquela que começou por ser uma campanha da Bairrada para o setor vitivinícola – materializada num vídeo, disponível nas plataformas Bairrada no YoutubeFacebook e Instagram (links clicáveis) –, vê agora o seu âmbito alargado à gastronomia e ao turismo. Num repto de união, a Bairrada continua a acreditar que, se nos mantivermos fortes e unidos, vamos resistir, ultrapassando as dificuldades que o surto do novo coronavírus nos tem vindo a impor a todos.

Marinha Grande | Câmara aprova isenção de taxas municipais aos operadores económicos


Câmara aprova isenção de taxas municipais aos operadores económicos.

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai isentar o pagamento de taxas municipais aos operadores económicos que foram afetados com as medidas de restrição no combate à pandemia COVID-19.

A medida foi aprovada na reunião de 1 de fevereiro e vai vigorar até 31 de dezembro de 2021, sobre as seguintes taxas:
Taxas de renovação dos processos anuais de ocupação do domínio público, com diversos equipamentos;
Taxas de renovação dos processos anuais de publicidade comercial;
- Taxas devidas pelo aumento temporário e excecional da área das esplanadas, até ao final do ano de 2021, aos operadores económicos que manifestem interesse por escrito;
- Taxas associadas a novos licenciamentos, comunicações e autorizações de ocupação de espaço público com esplanadas, até ao final do ano de 2021, aos operadores económicos que manifestem interesse por escrito;
• Taxas pela utilização de lugares dos Mercados e Feiras Municipais durante o ano 2021;
• Taxas relativas à ocupação de espaço público para venda ambulante em lugar fixo durante o
ano 2021.

A isenção do pagamento de taxas foi deliberada “considerando o agravamento da situação epidemiológica e a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, que visa assegurar o tratamento da doença e obstar à sua propagação, obrigando à suspensão e encerramento de um grande número atividades económicas”.

A decisão camarária tem também em conta “a incerteza económica que se vive no país e consequentemente no concelho da Marinha Grande; e que estamos perante uma crise de saúde de caráter internacional, em que o País e o Mundo vivem uma situação de quase paralisia da atividade económica que não tem semelhante com qualquer crise anteriormente vivida””.

Outras preocupações que justificam a deliberação são “as dificuldades económicas que a maioria dos operadores económicos do Concelho da Marinha Grande atravessam pelas restrições impostas que obrigaram ao encerramento de um grande número de estabelecimentos comerciais; a necessidade de apoiar o pequeno comércio que é fortemente atingido pela crise Covid-19 e assim garantir a manutenção dos postos de trabalho e a retoma da economia do concelho; e a necessidade de manter a atividade dos pequenos produtores, garantindo o abastecimento da população de bens essenciais”.

As regras de ocupação dos estabelecimentos abertos ao público, prevêem a redução da capacidade de ocupação com vista à minimização da transmissão da doença, de forma a garantir a segurança dos seus clientes e dos seus trabalhadores; e esse fator provoca o aumento extraordinário das áreas de esplanadas associadas aos estabelecimentos de restauração e bebidas que pode ser uma forma de fomentar a economia do comercio nos estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho.

Proença-a-Nova | Trabalho desenvolvido na Bibliomóvel vai ser transformado em livro


Os 15 anos de trabalho desenvolvido pela Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova vão ser transformados em livro, recuperando a recolha que tem sido realizada pelo bibliotecário Nuno Marçal no blog O Papalagui (http://opapalagui.blogspot.com/) de divulgação das andanças da Bibliomóvel por estradas, terras e gentes de Proença-a-Nova. “A Bibliomóvel tem ao longo destes anos, e neste 2021 que celebra 15 anos de atividade, sido um exemplo de como a ação da biblioteca pública interage diretamente com a população e se torna inclusiva, afetuosa, rompe a solidão e torna-se veículo de coesão e oportunidade, que tem no livro, na palavra e, sobretudo, na presença a sua maior expressão”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Em época de pandemia, a Bibliomóvel encontra-se na linha da frente da rede de solidariedade, continuando a percorrer, com o colaborador António Sequeira, as aldeias do concelho – em conjunto com a Unidade Móvel de Saúde – para dar apoio à população, principalmente a enquadrada no chamado grupo de risco (idosos e doentes crónicos) e colaborar na entrega domiciliária de livros que a Biblioteca Municipal tem em curso numa altura em que se encontra fechada ao público por força do Estado de Emergência.

Recorde-se que no início deste ano, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas anunciou a Bibliomóvel como vencedora da sexta edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, referente ao trabalho desenvolvido em 2019, justificado com o facto de disponibilizar, para além dos serviços tradicionais de biblioteca, outras valências (com uma forte componente social), “o que contribui para o impacto que têm junto das comunidades servidas”. Entre eles, encontram-se o acesso à Internet, o pagamento por multibanco e a articulação com outros serviços do Município, ou ainda as parcerias que desenvolve.

“No decurso dos anos, a Bibliomóvel foi capacitada para ser um posto avançado de contacto com o Município com várias valências e serviço de internet. E se este equipamento nos orgulha e tem somado notoriedade e prémios, é também porque existe um rosto: o nosso viajante bibliotecário Nuno Marçal. É sempre nas pessoas que reside a diferença, é para as pessoas que existimos e é esta a missão de um servidor público, caminho que o Nuno tem trilhado com identidade exemplar”, sintetiza João Lobo.

Este caminho, coroado com o Prémio de Boas Práticas, esteve na base do voto de louvor a Nuno Marçal, proposto pela vereadora Helena Mendonça na reunião de câmara de 18 de janeiro e aprovado por unanimidade por todo o executivo municipal.

Marinha Grande | Câmara e Centro de Saúde parceiros no combate à Covid-19


A Câmara Municipal da Marinha Grande tem trabalhado em estreita parceria com o Centro de Saúde no âmbito da prevenção da Covid-19, desde o início da pandemia, fortalecendo a resposta concelhia à emergência nacional que todos vivemos desde o primeiro trimestre de 2020.
Foi assim possível a colaboração dos Profissionais de Saúde na realização de testes rápidos de antigénio aos membros das mesas de voto que asseguraram as eleições presidenciais do passado dia 24/01 e a realização de testes de despiste aos funcionários da Câmara Municipal que exercem as suas funções em regime presencial.
A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, enaltece “o incansável trabalho que tem sido desenvolvido por todos os Profissionais de Saúde no concelho", na prevenção e encaminhamento de doentes infetados por Covid-19 e no acompanhamento dos restantes Utentes dentro dos constrangimentos existentes, deixando “uma palavra de elogio, incentivo e reconhecido agradecimento às equipas do Centro de Saúde, pelo apoio que tem sido assegurado à população e pelo incansável trabalho no combate à pandemia”.



Alvaiazerense | Programa de Apoio à Produção Nacional - Região Centro


O Alvaiázere+, com o apoio da Moneris, vai organizar um webinar sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional, que tem candidaturas abertas na região Centro, para Indústria e Turismo.

Neste webinar, que se irá realizar online, no dia 10 de fevereiro, pelas 17h, iremos contar com a presença da Ana Henriques, Consultora Moneris de Apoios e Incentivos, e Pedro Neto, Partner de Corporate Finance da Moneris.

Será explicado em detalhe este novo programa de apoio às micro e pequenas empresas, que visa apoiar investimentos entre 20 mil e 235 mil euros, com uma taxa de apoio até 50% a fundo perdido, e com majoração de 10% para os territórios do interior, havendo ainda tempo para esclarecimento de questões dos participantes.

PAN recomenda “bem-estar animal” lecionado obrigatoriamente no ensino básico


O PAN entregou um projeto de resolução que recomenda ao Governo que o domínio do "bem-estar animal" seja lecionado obrigatoriamente na disciplina de cidadania e desenvolvimento, "preferencialmente em todos os ciclos de estudos do ensino básico".

O projeto de resolução, cuja discussão em plenário foi agendada para o próximo dia 18, recomenda ao Governo que "reveja a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania" para que o "domínio 'bem-estar animal', atualmente de caráter opcional e inserido no 3º grupo de domínios da disciplina de cidadania e desenvolvimento", passe a ter "caráter obrigatório, preferencialmente em todos os ciclos de estudos do ensino básico".

O partido apela também ao executivo liderado pelo socialista António Costa que "desenvolva um referencial de educação para o bem-estar animal autónomo e independente do atual Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade ou de qualquer outro referencial da educação, dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei n.º 27/2016, de 23 de Agosto".

O grupo parlamentar do PAN recomenda ainda a criação de um grupo de trabalho "para a elaboração deste referencial, que integre profissionais e cidadãos relevantes das áreas da Educação, Psicologia, Medicina Veterinária, Etologia, entre outras, assim como especialistas em bem-estar e comportamento animal, incluindo representantes de associações da proteção animal".

As conclusões deste grupo de trabalho "devem ser apresentadas até ao final do ano letivo de 2020/2021", propõe a iniciativa.

O PAN argumenta que "episódios recentes trouxeram ao conhecimento público, em Portugal, massacres ambientais e contra os animais que demonstram a falha do Estado quer na proteção dos ecossistemas, quer das espécies e dos animais de companhia" e defendem que, "para ajudar a combater esta realidade, é urgente garantir a sensibilização e a educação de todos e de todas nesta matéria".

Os deputados lembram que, apesar de estar estabelecida em decreto-lei a "necessidade de garantir 'a integração de preocupações com o bem-estar animal no âmbito da Educação Ambiental, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico', passados quatro anos verifica-se que esta tem sido manifestamente insuficiente e ainda não são conhecidos referenciais pedagógicos que implementem a legislação em apreço"

Lusa

António Lobo Antunes nomeado para o Prémio Literário Internacional de Dublin


O escritor português António Lobo Antunes é um dos 49 nomeados para o Prémio Literário Internacional de Dublin 2021, com o livro "Até que as pedras se tornem mais leves que a água", anunciou hoje a organização.

O autor português faz parte da lista longa escolhida por bibliotecas de todo o mundo, da qual constam autores oriundos de 30 países.

Entre os primeiros finalistas daquele prémio encontram-se os já distinguidos "Rapariga, Mulher, Outra", de Bernardine Evaristo (Prémio Booker), "Pátria", de Fernando Aramburo (Prémio Nacional de Narrativa), e "Os Rapazes de Nickel", de Colson Whitehead (Prémio Pulitzer de ficção).

Da lista constam ainda autores como Elif Shafak ("10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho"), Colum McCann ("Apeirogon"), Heather Morris ("A Coragem de Cilka"), Elizabeth Acevedo ("Clap when you land"), Fernanda Melchor ("Hurricane season"), Carina Sainz Borgo ("Cai a Noite em Caracas"), Ocean Vuong ("Na Terra Somos Brevemente Magníficos"), Brit Bennett ("The vanishing half") e Daniel Kehlmann ("Tyll. O Rei, O Cozinheiro e O Bobo").

Traduzido para o inglês com o título "Until Stones Become Lighter Than Water", o livro de António Lobo Antunes foi editado em Portugal em 2017 pela D. Quixote e é um regresso do autor aos fantasmas da guerra de Angola.

Numa crónica com o mesmo título publicada em 2016 na revista Visão o autor escreveu: "O meu trabalho é escrever até que as pedras se tornem mais leves que a água. Não são romances o que faço, não conto histórias, não pretendo entreter, nem ser divertido, nem ser interessante: só quero que as pedras se tornem mais leves que a água".

O Prémio Literário de Dublin é organizado pela autarquia da capital da Irlanda e gerido pelas bibliotecas públicas da cidade, com um valor monetário de 100 mil euros, a serem entregues na totalidade ao autor da obra vencedora, se esta for escrita em inglês, ou, no caso de tradução, a dividir entre escritor e tradutor, no valores de 75 mil euros e 25 mil euros, respetivamente.

A lista de finalistas do Prémio Literário Internacional de Dublin 2021 será conhecida no dia 25 de março e o vencedor será revelado a 20 de maio.

A escritora irlandesa Anna Burns foi a vencedora da edição de 2020, com o romance "Milkman" (que já antes vencera o Prémio Booker).

MUNICÍPIO DE SILVES APOIA O COMÉRCIO LOCAL E LANÇA CAMPANHA PROMOCIONAL


Sob o mote “O Comércio de Silves num único local”, o Município de Silves lançou recentemente uma campanha de promoção da sua plataforma digital de apoio ao comércio local silvescomercial.pt. A iniciativa, integrada na campanha “Compre Local, Consuma Nacional”, pretende revitalizar e, em particular, incentivar as compras no comércio local do concelho e, simultaneamente, facilitar o acesso ao mesmo através da disponibilização de uma ferramenta online que permita, de forma comoda e segura, aceder a bens, produtos e serviços.

De salientar que se trata de uma plataforma idealizada pela Câmara Municipal de Silves e concebida especificamente para que os comerciantes disponham de uma solução digital que permita aos munícipes, e ao consumidor em geral, aceder online a produtos e serviços, independentemente dos espaços físicos comerciais estarem ou não abertos; contribuindo, desta forma, para o fomento da compra no comércio do concelho e para o impulsionamento da economia local.

Todo o site funciona de forma intuitiva, permitindo ao consumidor não só encontrar facilmente o que procura - seja através da preferência por sector ou atividade, seja pelo tipo de entrega ou por freguesia - como, também, conhecer os horários de funcionamento e o contacto direto com o estabelecimento comercial via telefone ou email.

“Com esta plataforma a Câmara Municipal de Silves pretende criar um centro comercial virtual, em que o comércio e serviços do concelho estejam representados com a sua loja, mostrando, num único local, os produtos que têm à disposição dos consumidores”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, reforçando, ainda, que “a autarquia espera que a iniciativa possa contribuir não só para o bem-estar da população, mas também para o fomento e estímulo da economia local”.

Trata-se, assim, de mais uma medida lançada pela autarquia silvense na revitalização e apoio do comércio local e que vem juntar-se a outras medidas de apoio à comunidade resultantes da atual situação pandémica, das quais se destaca a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e/ou de publicidade em 2020 e 2021 (para todos os particulares que tiveram o seu estabelecimento de comércio e/ou de prestação de serviços encerrado ou com atividade suspensa ou condicionada em cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo), a ativação do Fundo de Emergência Social; o diferimento do pagamento das faturas de fornecimento de água e de saneamento, não ocorrendo a cobrança de juros de mora, nem a suspensão da prestação do serviço público em referência; a suspensão do prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias; e a isenção do pagamento e/ou redução das rendas para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais em 2020 e 2021.

 

DISCRIMINAÇÃO: Parlamento aprova audição do Instituto do Sangue sobre alegada discriminação de homossexuais

 

O caso mais recente aconteceu quando os níveis de armazenamento de sangue estavam baixos ADRIANO MIRANDA

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira um pedido de audição do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e da Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre denúncias de discriminação a homossexuais na dádiva de sangue. O requerimento havia sido efectuado pelo Bloco de Esquerda e foi aprovado por unanimidade na Comissão de Saúde, segundo adiantou fonte parlamentar à Lusa.

O caso mais recente aconteceu com Bruno Gomes d'Almeida, quando a 23 de Janeiro foi uma das mais de 8600 pessoas que responderam ao apelo da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e se deslocou a um dos postos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em Lisboa, para poder doar sangue. Mas foi impedido de o fazer apenas por ser homossexual. O “desabafo” de Bruno na sua página de Instagram tornou-se viral e relançou a discussão.

Além do testemunho de Bruno, foi também tornado público um email de um médico do IPST, Luís Negrão, no qual afirma que “os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue” por ser um “critério internacional”.

Questionado pelo PÚBLICO, o conselho directivo do IPST garante que “a situação já está a ser averiguada internamente” e acrescenta que foi reforçada a mensagem de que “o incumprimento do critério de elegibilidade de dadores de sangue em vigor determina a abertura de procedimentos internos de averiguação”. 

Apesar de a lei de 2015 não discriminar doadores com base na orientação sexual e de a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ter removido qualquer referência à categoria “homens que fazem sexo com homens” em 2016, o IPST argumenta que “a situação levanta questões técnicas” que “necessitam de clarificação e que exigem por parte do profissional de saúde qualificado responsável pela triagem clínica um reforço de avaliação caso a caso”, mas garante que é feita “avaliando apenas comportamentos de risco e nunca a orientação sexual”.

Apesar de a lei de 2015 não discriminar doadores com base na orientação sexual e de a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ter removido qualquer referência à categoria “homens que fazem sexo com homens” em 2016, todos os anos há centenas de denúncias de discriminação com base na orientação sexual.

À Lusa, o IPST, acrescentou que o “não questiona a orientação sexual dos seus potenciais dadores” e que “todo e qualquer cidadão [pode] candidatar-se a dar sangue, sem quaisquer diferenças de género ou orientação sexual”.

Paralelamente, a comissão de Saúde aprovou também um requerimento do Chega para a audição do coordenador nacional da taskforce de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, que esta quarta-feira apresentou a sua demissão. Com os votos favoráveis do Chega e do CDS e as abstenções dos demais partidos, o requerimento seguia já um anterior efectuado pelo PSD e igualmente aprovado, estando já agendada a audição do responsável do processo de vacinação para a próxima terça-feira.

tp.ocilbup@segrob.anailil

Fonte: https://www.publico.pt/2021/02/03/politica/noticia/parlamento-aprova-audicao-instituto-sangue-alegada-discriminacao-homossexuais-1949149

Colheita de sangue dia 28 de Fevereiro no Salão da Junta de Freguesia de Cacia (Aveiro)

 

No dia 28 do corrente mês a ADASCA vai realizar a sua primeira sessão de colheitas de sangue agendada para a localidade de Cacia, que vai decorrer no Salão da Junta, entre as 9 horas e as 13 horas.
A Sede da Junta fica localizada na Av. Fernando Augusto de Oliveira 6A, relativamente perto do apeadeiro da CP e do Banco Montepio.
Os interessados em comparecer devem fazer uso da máscara. Convém tomar o pequeno-almoço, e fazerem-se acompanhar do Cartão de Cidadão no caso de ainda não ter recebido o Cartão Nacional de Dado de Sangue.
A ADASCA pede a todos que passem a palavra, para que a adesão seja o mais expressiva possível.

 Mais informações no site www.adasca.pt


Sessões | «Naveg@s em Segurança?» Inscrições abertas

Promover a Internet segura e a cidadania digital junto de escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras.
O IPDJ, I.P., através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», que decorre até 7 de dezembro.

Proporciona, assim, a escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades, a possibilidade de participar e solicitar a realização de sessões de sensibilização – workshops –, e ações de divulgação, com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.

As sessões têm lugar, preferencialmente, nas Lojas Ponto JA do IPDJ das capitais de distrito, a pedido das entidades. Devido à situação pandémica que atravessamos, podem também decorrer via streaming, como webinars.

Com a duração de 45 a 60 minutos, são dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores, e cidadãos em geral.

Nestas sessões podem ser abordados os seguintes temas:

Fake news – Cyberbullying - Internet das coisas - Dependência online -Proteção de dados - Discurso de ódio -Redes sociais e outras.

As ações de divulgação poderão realizar-se integradas em acontecimentos, tais como feiras, exposições, congressos ou noutras iniciativas em que o IPDJ participe ou promova.

As inscrições podem ser feitas diretamente, numa Loja Ponto JA, ou através do e-mail geral@ipdj.pt .

Mais informações:
portal do IPDJ: www.ipdj.gov.pt

ESAC e New Organic Planet estabelecem parceria


A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e a New Organic Planet, Lda. assinaram, na passada segunda-feira, um protocolo de cooperação técnica, científica e humana entre ambas as instituições.

Além da aproximação do meio universitário, de investigação e associativo ao meio empresarial, assim como do reforço da cooperação em projetos conjuntos, este protocolo tem por finalidade, em particular, contribuir para a promoção de projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito do programa BioDeveloper e contribuir para a divulgação de informação que leve ao desenvolvimento de projetos no âmbito dos programas IncuBio e BioFunding.

Para concretização destes objetivos, a ESAC e a New Organic Planet propõem-se, entre outras atividades, realizar ações de divulgação dos referidos programas e assegurar a participação mútua em seminários, workshops e iniciativas públicas.

Isabel Silva

 

Para rearborização de alto valor ecológico nas faixas de gestão de combustível, Município de Cantanhede disponibiliza 10 mil plantas autóctones gratuitas

O Município de Cantanhede vai disponibilizar cerca de 10 mil plantas, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários a rearborizarem os terrenos inseridos nas faixas de gestão de combustível da rede viária florestal e zonas industriais que o município se viu obrigado a executar por imposição legal e de modo a dar cumprimento ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Esta é uma iniciativa que decorre da candidatura efetuada com sucesso ao projeto “Floresta Comum”, programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema que está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria que envolve a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, o ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

As espécies disponíveis para plantação são o Acer pseudoplatanus (padreiro), o Alnus glutinosa (amieiro), o Arbutus unedo (medronheiro), a Betula pubescens (vidoeiro), o Celtis australis (lodão-bastardo), o Fraxinus angustifolia (freixo), Quercus faginea (carvalho-cerquinho), o Quercus robur (carvalho-alvarinho), o Quercus suber (sobreiro), o Pinus pinea (pinheiro-manso) e o Salix atrocinera (borrazeira-preta). A oferta é limitada ao stock de plantas existentes em viveiro e caso o pedido não possa ser imediatamente atendido o requerente ficará inscrito para a próxima época de plantação.

Para terem acesso às árvores e arbustos autóctones que o Município de Cantanhede disponibiliza, os proprietários devem efetuar o respetivo pedido junto do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da autarquia, através do número de telefone 231 423 818 ou pelo email gtf@cm-cantanhede.pt. Posteriormente, os técnicos desse serviço efetuarão uma visita de reconhecimento ao terreno, para identificar a parcela, avaliar as suas condições e quantificar o número de árvores necessárias.

Para garantir o sucesso das operações, o GTF assegurará o acompanhamento das ações, tendo entretanto já providenciado para o efeito a necessária licença do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para a rearborização, além de que prestará todo o aconselhamento técnico necessário aos proprietários, que ficam obrigados a cumprir com as regras e normas da legislação em vigor sobre a matéria.

A história de sete irmãos portugueses no Congo Belga, contada num documento histórico

 


Num momento em que o livro é sufocado por políticas proibitivas e que, segundo dados da Associação Portuguesa de Autores e Livreiros, é negado a mais de 80% dos leitores portugueses, a Guerra e Paz Editores apresenta, mesmo assim, e sabendo que o livro só pode ser encontrado na rede livreira online, a nossa primeira novidade do mês de Fevereiro. Por Onde Aquele Rio Corre é o título dessa obra notável. Um documento histórico, que nos é trazido por Sílvio A. Abrantes, membro de uma família, que, tal como muitos outros portugueses, emigrou para o Congo Belga em meados do século XX. Conheça a forma como se vivia naquela colónia francófona em África –entre o paraíso das paisagens desconhecidas e os tumultos e conflitos– através de relatos, mapas, fotografias e outros materiais da época. Por Onde Aquele Rio Corre estará disponível a partir do dia 9 de Fevereiro nas livrarias online e no site da editora. 

«Estes portugueses não eram turistas, que já por ali viajavam nesse tempo, mas também eles se maravilharam com aqueles grandes espaços planos de amplo horizonte, também eles apreciaram observar toda aquela vida selvagem.» Sílvio A. Abrantes recorda a sua chegada ao Congo Belga em meados do século XX. A experiência de emigração, que viveu com a mãe e com os seus seis irmãos, é agora recordada no livro Por Onde Aquele Rio Corre.

 

O livro é mais do que uma colecção de memórias, é um documento histórico que recorre a dezenas de fotografias, um breve glossário toponímico, uma cronologia histórica e ainda uma lista de seus conterrâneos que nasceram, viveram ou trabalharam na actual República Democrática do Congo.

 

Nele cabem os desafios de uma família portuguesa em adaptação a uma nova realidade, mas também os acontecimentos sociais e políticos que marcaram aquele período, entre os quais, os tumultos de 1959, a independência (1960), a Revolta dos Simbas (1964) e a zairização de Mobutu (1973). São 35 anos de acontecimentos, na África e no mundo, contados numa obra que irá apaixonar quem viveu no Congo, mas também todos os portugueses que emigraram para África e todos os amantes de História.

 

Ainda que apenas online – até que a vontade política o contrarie – Por Onde Aquele Rio Corre pode ser adquirido, com toda a segurança, a partir do próximo dia 9 de Fevereiro.

 

 

Por Onde Aquele Rio Corre

Sílvio A. Abrantes

Não Ficção / História

344 páginas · 15x23 · 16,50€

Nas livrarias a 9 de Fevereiro