quarta-feira, 20 de maio de 2020

Quando eles se distraem e deixam cair a máscara...


Há alturas em que se distraem e deixam cair a máscara...

"CANALHA DE OURO”? OS CONCORRENTES SÃO:
Vice Governador do Texas: 69 anos
“Os idosos deviam voluntariarem-se para morrer a fim de salvar a economia”
Christine Lagarde: 64 anos
“Os idosos vivem demasiado tempo e são um risco para a economia. É preciso tomar medidas urgentes”
Passos Coelho: 55 anos
“Deve-se fazer tudo para salvar vidas, mas não custe o que custar”
Ministro Japonês das Finanças:
“Os idosos são muito caros e o problema só será resolvido se os deixarmos morrer rapidamente”
Carlos Peixoto (deputado PSD):
“A nossa pátria está contaminada pela já conhecida peste grisalha”
Manuela Ferreira Leite: 79 anos
“Doentes com mais de 70 anos devem pagar a hemodiálise”
Bolsonaro: 65 anos
“Este vírus não passa de uma gripezinha leve….devem continuar a vossa vida normal.
Paradoxalmente, (como atenuante ?) ou talvez não, estas figuras são contra a eutanásia, vão à missa, rezam o terço, confessam-se etc…..
Tem graça; esta gente toda,também não são novos, brevemente serão velhos,se não morrerem de livre vontade ,teremos que os matar, porque ficam caros aos novos.
 

Artigo  enviado por Alves Ribeiro
NB: O artigo é composto por declarações cujos autores estão identificados.
      

Figueiró dos Vinhos | Câmara entrega 30 tablets ao Agrupamento de Escolas do concelho


Trinta tablets foram entregues pelo Município de Figueiró dos Vinhos ao Agrupamento de Escolas do concelho (AEFV).

Esta medida, Integrada do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria (PICIE), projeto iniciado em 2018, no âmbito da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, representa, neste momento, e mais do que nunca, um importante apoio aos alunos do concelho que, no contexto atualmente vivido originado pela situação de pandemia da doença COVID-19, têm que prosseguir os seus estudos através do ensino à distância.

Reforça-se, assim, o esforço que o AEFV fez na identificação e distribuição de material informático às famílias que dele necessitavam, permitindo com este reforço, que nenhum aluno se veja privado dos meios necessários para a prossecução do inevitável ensino à distância.

Na contínua melhoria do processo ensino aprendizagem e no garante da igualdade de oportunidades, o Município de Figueiró dos Vinhos proporcionará, ainda, aos alunos que não tinham acesso à Internet, esse mesmo serviço até ao final do ano letivo.

SILVES | PROPOSTA PARA CONCERTAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DA CERCA DA FEIRA FOI APROVADA

Plano fica a aguardar realização de conferência procedimental
Site Autárquico da CM Silves ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE SILVES PARA ...
A Câmara Municipal de Silves aprovou no passado dia 18 de maio a proposta para concertação do Plano de Pormenor (PP) da Cerca da Feira, em SB Messines. Com a sua aprovação, por parte do executivo municipal, o plano seguirá os normais tramites processuais, ficando a aguardar a realização da conferência procedimental com as entidades que acompanham a elaboração do plano.

De salientar que o desenvolvimento deste plano permitirá atingir diversas opções estratégias, nomeadamente a promoção do dinamismo económico e a diversificação da base económica local, por via de reforço da oferta de área disponível para a instalação de atividades económicas; a qualificação do território, incrementando a oferta de equipamentos e espaços verdes de recreio e lazer, de forma a reforçar a atratividade e competitividade da freguesia; e a consolidação da malha urbana da vila, definindo usos e ocupações compatíveis com a envolvente, qualificadores da mesma e em harmonia com o caráter de transição desta.

Informação adicional sobre o PP da Cerca da Feira poderá ser recolhida em http://www.cm-silves.pt/pt/menu/965/pp-da-cerca-da-feira.aspx.

PROSSEGUEM OS TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ARTE PÚBLICA


Estatua José Estêvão Coelho de Magalhães (Aveiro) - ATUALIZADO ...
Prossegue a bom ritmo a operação de requalificação de oito esculturas que se encontram em espaço público. Um investimento da CMA de 78.228€ que está a ser realizado pela empresa Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico.
Neste momento encontram-se já concluídos os trabalhos de recuperação do “Monumento aos Mortos da Grande Guerra”, “A Parceira do Ramo” e o “Busto de Gustavo Ferreira Pinto Basto”.
Decorre a conservação da “Estátua de José Estevão” e o “Monumento a João Afonso de Aveiro”. Por fim será reparada a “Estátua de Santa Joana”, o “Obelisco da Liberdade” e o “Monumento aos Mártires da Liberdade / Monumento aos Justiçados”.
No quadro da opção e estratégia política da CMA, de valorização e gestão dos Monumentos Municipais, esta é mais uma obra de grande importância para o crescimento cultural da sociedade aveirense e de divulgação da nossa história a quem nos visita.
[fotografias em anexo]

 REFORÇO DA SINALIZAÇÃO
DE ESTRADAS NO MUNICÍPIO
Recomeçaram esta semana, os trabalhos de reforço e renovação da sinalização rodoviária por todo o Município. Na linha dos vários investimentos de reabilitação do espaço público e dos arruamentos municipais, este investimento de 55.726,72€ da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), é mais uma intervenção para melhorar a qualidade da rede viária municipal ao nível da sinalização horizontal e vertical, contribuindo para a segurança dos cidadãos.
Em execução pela empresa Miranvias – Pintura e Sinalização Lda., a implantação de sinalização está a ser implantada na envolvente ao espaço comercial do Aveiro Shopping Center, na Rua Cabo Luís e na Rua Quinta das Oliveiras, em Esgueira.
Condicionamentos pontuais
Embora os trabalhos não provoquem o corte total da circulação rodoviário, irão sempre surgir condicionamentos pontuais do trânsito e algumas restrições ao estacionamento nos locais a intervir, pelo que a CMA agradece a compreensão e colaboração dos nossos concidadãos na gestão destes trabalhos na via pública.

Ep. 2 - Unidos no Amor e na Esperança - Serviço e Missão


Nesta Páscoa, tão desafiante em tantos contextos, foi emitida uma Mensagem conjunta de Páscoa 2020 de lideres cristãos em Portugal denominada: "Unidos no Amor e na Esperança" O texto poderá ser lido na íntegra aqui: Mensagem de Páscoa 2020 de lideres cristãos em Portugal

Desta declaração, nasce pelo COPIC esta rubrica de episódios que ao longo das semanas contarão com diversas pessoas e entidades destas Igrejas.

Neste segundo episódio, ouvimos testemunhos de «Serviço e Missão» das Igrejas do COPIC.


Conselho Português de Igrejas Cristãs

COVID-19/CORONAVÍRUS: RECOMENDAÇÕES DE PROCEDIMENTOS PARA FUNERAIS DURANTE O PERÍODO DE DESCONFINAMENTO

O levantamento progressivo das restrições impostas ao exercício da atividade funerária são acompanhadas por medidas relativas à necessidade de observância de condições específicas de funcionamento, incluindo regras de lotação, utilização de equipamentos de proteção individual, agendamento e distanciamento físico, as quais acrescem às condições gerais para o levantar de medidas de confinamento, designadamente, a utilização de máscaras e gel desinfetante, a higienização regular dos espaços, a higiene das mãos e etiqueta respiratória e a prática do dever cívico de recolhimento e de distanciamento físico.
Na verdade, sem descurar a prioridade do combate à pandemia, é fundamental iniciar gradualmente o levantamento das medidas de confinamento com vista a iniciar a fase de recuperação e adaptação da nossa vida em sociedade para que as cerimónias fúnebres gradualmente aconteçam de acordo com o desejo e expetativa dos usos e costumes dos portugueses.
As empresas necessitam de proceder à adaptação dos seus estabelecimentos, métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes às novas condições de distanciamento físico no contexto da pandemia COVID-19, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas e das recomendações das autoridades competentes.
Importa assim rever as recomendações oportunamente difundidas para os serviços fúnebres, as quais deverão ser seguidas em todos os funerais:
1) Aconselhamos que a contratação e planeamento do serviço fúnebre sejam efetuados nos escritórios da agência funerária, com agendamento prévio, devendo tomar parte, no máximo, dois familiares com legitimidade para o efeito, sendo de evitar a deslocação aos domicílios dos enlutados;
2) Devem ser tidas em linha de conta a segurança e higiene da sala de atendimento e disponibilizadas luvas, gel para as mãos e máscaras aos intervenientes;
3) Aconselhamos que todo o procedimento burocrático, na medida do possível, seja realizado à distância, entre a família e o operador funerário e entre este e os serviços públicos;
4) Aconselhamos que o tradicional velório seja substituído por uma vigília de curta duração (2 a 3 horas) tendo em conta que o número de pessoas presentes cumpra as instruções de lotação máxima aplicáveis ao espaço da capela mortuária (da responsabilidade da entidade gestora do espaço);
5) Nos casos em que a causa de morte importe perigo para a saúde pública, não deve haver vigília, mas apenas uma curta cerimónia no cemitério;
6) Aconselhamos que as cerimónias religiosas sejam realizadas preferencialmente ao “ar livre” e/ou no cemitério. No caso de acontecerem na Igreja, a definição das condições sanitárias e de lotação são da responsabilidade das Autoridades Religiosas;
7) Aconselhamos que a urna se encontre sempre fechada, admitindo-se porém a colocação de uma tampa de vidro que permita a visualização do cadáver;
8) Aconselhamos a não preparação de cadáveres com causa de morte que importe perigo para a saúde pública, devendo ser introduzidos em sudário impermeável e após pulverização com uma solução desinfetante, acondicionados dentro da urna;
9) Nos restantes casos os cadáveres só devem ser manuseados por operadores que disponham de equipamento de proteção individual adequado;
10) Aconselhamos que, nas viaturas fúnebres, não sejam transportadas quaisquer pessoas, para além do pessoal da agência funerária. Caso excecionalmente seja efetuado o transporte de familiares, a lotação não deve ser superior a 2 pessoas (garantindo a separação de pelo menos um lugar vazio entre eles), com obrigatoriedade de uso de máscara e de luvas;
11) na impossibilidade do médico se deslocar ao domicílio para certificação do óbito, as autoridades policiais devem acionar a remoção do cadáver para o Gabinete Médico Legal mais próximo, ainda que o Ministério Público dispense a autópsia;
12) Aconselhamos a utilização de equipamentos de frio enquanto se aguarda a tramitação burocrática e a realização do funeral.
Pedimos a maior compreensão de todos para estas medidas temporárias e de exceção que se impõem por motivos de saúde pública e no cumprimento de normas superiormente determinadas pelas autoridades de saúde. 
Estas regras, pretendem sensibilizar os operadores funerários para adotarem medidas e procedimentos que devem ser implementados com profissionalismo e sem riscos desnecessários para eles e para os enlutados e sem riscos desnecessários para eles e para os enlutados.

Município de Proença-a-Nova apoia Agrupamento de Escolas na reabertura das escolas


O Município de Proença-a-Nova encontra-se a apoiar o Agrupamento de Escolas na reta final deste ano letivo de 2019/2020, face à atual situação de pandemia, no que diz respeito às refeições escolares, transporte, acesso à internet e a material didático necessário aos alunos para o acompanhamento das aulas à distância. Com o recomeço das aulas presenciais a 19 de maio, para o 11º e 12º ano, o Município mantêm o apoio, principalmente no que diz respeito ao transporte escolar e às refeições, que continuaram a ser asseguradas durante o período das férias da Páscoa. No caso específico dos transportes escolares, devido aos horários reduzidos, provocado pelo número de disciplinas obrigatórias com assistência presencial foi criada uma rede de transporte escolar especial que é assegurada pelas viaturas da Câmara Municipal e por uma empresa de transporte contratada. Quanto às medidas de segurança nos transportes, os alunos devem usar máscara, desinfetar as mãos antes de entrar nos veículos e devem sentar-se sempre nos mesmo lugares. 

No âmbito da operação de preparação de reabertura das escolas e regresso ao ensino presencial, o Exército realizou a 13 de maio uma ação de sensibilização e demonstração nas escolas, destinadas a Assistentes Operacionais, com as medidas que devem ser tomadas no que diz respeito à limpeza, equipamentos de segurança, salas, refeições, transportes, nº de alunos em cada espaço, entre outras.

Também o Ministério da Educação divulgou as orientações gerais relativas aos direitos e deveres dos alunos e ao seu acompanhamento; ao controlo da assiduidade e pontualidade; e aos deveres e direitos dos alunos nas atividades letivas não presenciais e que foram distribuídas aos encarregados de educação. 

Desde o encerramento temporário das escolas decretado pelo Governo a 17 de março que o Município tem trabalhado em conjunto com o Agrupamento de Escolas na resolução dos problemas identificados junto de alguns alunos de forma a garantir que todos possam aceder aos conteúdos disponibilizados online no terceiro período letivo, com a aquisição de acessos móveis à internet, webcams, empréstimo de portáteis e tablets e apoio técnico. O Município disponibilizou ainda a rede de Solidariedade para transporte de documentos aos alunos que estejam com mais dificuldade em seguir as aulas pelos meios tecnológicos disponibilizados.


Oficial: São nove os estádios aprovados para a I Liga

São estes os estádios já aprovados para receber os jogos da Liga ...
Há nove estádios aprovados pela DGS para o campeonato se jogar, informaram esta quarta-feira, em comunicado, a Liga e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"A Direção-Geral da Saúde informou a Federação Portuguesa de Futebol sobre o resultado das visitas realizadas pelas Autoridades Regionais de Saúde a 15 estádios candidatos a receber jogos na retoma da Liga NOS", revela o comunicado com data desta quarta-feira.
De acordo com as conclusões hoje apresentadas, a FPF e a Liga Portugal indicam que nove estádios estão aprovados pela DGS e "poderão de imediato receber jogos". São eles:
  • Cidade do Futebol
  • Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)
  • Estádio do Dragão (Porto)
  • Estádio João Cardoso (Tondela)
  • Estádio José Alvalade (Lisboa)
  • Estádio do Marítimo (Funchal)
  • Estádio Municipal de Braga (Braga)
  • Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Lisboa)
  • Portimão Estádio (Portimão)
Na nota, é ainda referido que "quanto aos estádios Bonfim, Capital do Móvel, Cidade de Barcelos, do Clube Desportivo das Aves, do Bessa e do Rio Ave, a DGS indicou um conjunto de correções de que terão de ser alvo para que possam ser novamente vistoriados pelas autoridades de saúde".
A I Liga portuguesa, que foi interrompida em 12 de Março, devido à pandemia de covid-19, vai ser retomada em 4 de Junho, com todos os jogos à porta fechada e sob fortes medidas de segurança sanitária nos estádios que vão acolher os encontros das últimas 10 jornadas.
Faltam disputar 90 jogos do principal escalão do futebol nacional, o único que não foi cancelado devido ao novo coronavírus, assim como a final da Taça de Portugal, que vai opor Benfica e FC Porto.
Após 24 jornadas, os 'dragões' lideram a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.
Madremedia

Mãe e bebé portugueses libertados de aeroporto em França

Mãe e bebé portugueses libertados de aeroporto em França

Estavam detidos em Paris desde domingo, numa zona do aeroporto onde, de acordo com a associação Anafé, não há as condições necessárias para ter um bebé (que tem cerca de um mês).

Foram libertados nesta quarta-feira a mãe e o bebé portugueses que estavam detidos no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, desde domingo. O pai, de origem cabo-verdiana, também foi libertado.
"Foram libertados esta manhã”, disse a diretora da Associação Nacional de Assistência Fronteiriça para Estrangeiros (Anafé) à agência Lusa. Segundo Laure Palun, o casal não foi informado sobre o porquê da detenção nos serviços de fronteiras.
“Portanto, foram detidos por nada. As autoridades fecham as pessoas durante quatro dias num sítio onde não há garantias de assegurar os gestos barreira necessários neste momento, nem o distanciamento social e acabam por ser libertados", criticou.
O casal e o bebé, de cerca de um mês, estavam retidos desde domingo numa zona do aeroporto parisiense destinada aos viajantes que não têm autorização de entrada no território francês e que aguardam o repatriamento.
Segundo a Anafé, esta zona não é normalmente destinada a cidadãos da União Europeia, que têm direito de livre circulação, mas durante o estado de urgência sanitária decretada pelas autoridades francesas, vários europeus têm-se encontrado privados de entrar no país.
"Para entrar agora no território há leis e circulares específicas, o que significa que nem todos os cidadãos europeus podem entrar, mas mesmo essas regras não são muito claras. Assim, a partir do 12 de maio, foi estabelecido que há mais liberdade de circulação para os europeus, mas não é automático", explicou Palun, acrescentando que o único motivo de detenção dado pela polícia a este casal foi o atual estado em vigor no país.
Esta associação denuncia que na zona de espera não há as condições necessárias para ter um bebé, já que se trata de quartos não adaptados a crianças.
"É um quarto não adaptado para bebés, não há uma cama de bebé, por exemplo. Em Roissy há a Cruz Vermelha, que vai dar leite e fraldas, mas não há nada previsto para acolher um bebé", sublinhou.
Segundo Laure Palun, o pai cabo-verdiano vive em França e a mãe portuguesa viveria em Portugal. Após o nascimento do bebé em Portugal, o casal veio para se instalar definitivamente em França onde o pai tem promessa de trabalho, família e residência.
Este não é único caso de portugueses detidos nas fronteiras francesas neste período de estado de urgência sanitária em França. No final da semana passada, segundo a Anafé, 17 trabalhadores temporários portugueses que vinham para trabalhar na agricultura foram reenviados para Portugal.
Lusa

Castelo de Paiva | Professores e pessoal não docente “ testou “ negativo

REABERTURA DO PERÍODO LECTIVO DECORREU COM NORMALIDADE
Comércio da hotelaria e restauração contemplado com rastreio

Decorreu no inicio da semana, com toda a normalidade e segurança, a reabertura do período lectivo no Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva - AECP, com o regresso às aulas presenciais dos alunos do 11º e 12º ano, tendo a Câmara Municipal assegurado o transporte gratuito a estes alunos, numa despesa a rondar os 10 mil euros.

Entretanto, todos os testes ao Covid-19, realizados na passada semana, aos professores e ao pessoal não docente tiveram resultado negativo, uma iniciativa assumida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, desenvolvida em parceria com o ACES TÂMEGA II – Vale do Sousa e o Centro Hospitalar de S. João.

No final destes dois primeiros dias do reinício das actividades lectivas presenciais, Beatriz Rodrigues, directora deste agrupamento escolar, destaca o mais expectável e desafiante, para os alunos do 11.º e 12º anos de escolaridade, fazendo um balanço francamente positivo sobre o modo como decorreu a reabertura, “ a forma calma, tranquila, confiante, compreensiva e responsável evidenciada pelos alunos, o desempenho dos assistentes operacionais e a cooperação dos professores e dos restantes membros da comunidade escolar e educativa, deixaram-nos muito orgulhosos “.

Esta responsável escolar realça o trabalho de equipa, “ que nos envaidece, enche de ânimo e renova a nossa confiança “, ficando demonstrado que, “ o AECP é um verdadeiro Agente de Saúde Pública e promotor de uma cultura de segurança, de prevenção e de renovadas aprendizagens nesta nova forma de vivência em sociedade e no meio escolar “ .

Ainda nesta área da educação, em colaboração com os agrupamentos escolares existentes e a CIM do Tâmega e Sousa, destaca-se o apoio escolar disponibilizado pela edilidade de Castelo de Paiva, ao garantir neste período, a cedência, a título de empréstimo, de equipamentos informáticos e acesso à internet a cerca de 100 alunos carenciados que não possuem estes meios, potenciando assim, que possam continuar a desenvolver a actividade escolar a partir de casa.

Por outro lado, neste retorno à normalidade, a autarquia paivense continua a dar passos importantes para, com reservas e cumprindo as normas de segurança, a vida da comunidade possa seguir em frente, e no âmbito do plano de acção que foi definido para o apoio às pessoas e famílias paivenses durante a pandemia, também avançou com o rastreio à Covid 19 para os empresários do comércio local e do sector da restauração, numa acção que está a decorrer nas instalações do Centro de Saúde local e nas sede da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão, tendo a Câmara Municipal protagonizado a oferta de equipamentos de protecção individual para quem trabalha nestes estabelecimentos comerciais, que estão agora de portas abertas, com grande civismo e responsabilidade, a tentar voltar à actividade normal.



Carlos Oliveira

Cantanhede | Vespa asiática já despertou


Proteção Civil Municipal já eliminou 666 ninhos


O Serviço de Proteção Civil Municipal já eliminou, desde 2015, 666 ninhos de vespa asiática em todo o concelho.
Nesse sentido, considerando o significativo aumento de pedidos de identificação de vespas asiáticas e de destruição/tratamento dos seus ninhos (Vespa velutina nigrithorax), a Proteção Civil Municipal esclarece e recomenda:
O principal impacto conhecido da vespa velutina (vulgo vespa asiática) é a forte predação das abelhas e de outros insetos polinizadores, não sendo a vespa asiática individualmente mais agressiva para o ser humano do que a vespa europeia, reagindo em grupo de forma agressiva quando sente ameaças ao seu ninho.
Assim, apela-se a quem identificar um ninho de Vespa velutina, que não interfira com o mesmo, mas sim contacte de imediato os serviços da Proteção Civil Municipal, que assegurará a validação e eficaz destruição do ninho em causa, com pessoal especializado e devidamente equipado para realizar a operação em segurança.

 A informação sobre os ninhos de vespa velutina deve ser efetuada utilizando o número 231 423 818 (09H00 – 17H00 de segunda a sexta-feira) ou através do endereço geral@cm-cantanhede.pt (c/c protecao.civil@cm-cantanhede.pt).
Caso se trate de uma situação de emergência, a comunicação pode ser efetuada através do número 231 410 118 (atendimento 24H).

O Município de Cantanhede encerrou o ano de 2019 com 388 ninhos de vespa velutina eliminados, registando nesta altura um total de 666 já destruídos desde que, em 2015, foi identificado o primeiro caso na freguesia de Murtede.

Estarreja| Câmara Municipal garante meios para o estudo à distância

Os alunos sem os meios necessários para o Ensino à Distância conseguem, hoje, acompanhar as aulas em casa. A Câmara Municipal de Estarreja equipou os dois agrupamentos escolares do concelho (Estarreja e Pardilhó) com 120 tablets e 100 acessos à internet, com o objetivo de garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades e as ferramentas necessárias para o seu processo de aprendizagem.

Com a suspensão das atividades letivas presenciais, sabendo-se que nem todas as famílias conseguem garantir aos seus filhos os meios necessários para o ensino à distância por meios digitais e não obstante o anúncio do Governo do programa de digitalização das escolas para o próximo ano letivo, a autarquia considerou que devia criar, ainda neste 3.º período, as condições de igualdade, disponibilizando equipamentos e acesso à internet. O investimento municipal nesta medida foi de 45 mil euros.

Foi a pensar nestas dificuldades, “ajudando a minimizar desigualdades sociais e promovendo a igualdade de acesso a uma educação de qualidade, e no impacto negativo que toda esta situação trouxe à educação das nossas crianças e jovens, que encontrámos uma solução educativa de ensino à distância”, realça o Vereador da Educação, João Alegria.

Num trabalho permanente de conjugação de esforços e articulação com as escolas, o empréstimo dos equipamentos pela autarquia aos alunos foi efetuado de acordo com um levantamento de necessidades realizado pelos Agrupamentos de Escolas.

Havia alunos sem nenhum tipo de equipamento


Num momento já de normalização, após a entrega dos equipamentos aos alunos, a diretora do Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Lurdes Pereira, sublinha que “a colaboração da autarquia foi fundamental para assegurarmos tablets e acesso à Internet aos alunos do 2º e 3º ciclos, que não tinham nenhum tipo de equipamento (alguns nem telemóvel) ou que apenas dispunham de telemóvel para aceder às sessões síncronas e para fotografar as atividades que realizavam. Dentro de cada uma das situações referidas, foram priorizados os alunos que beneficiam da Ação Social Escolar.”

A professora explica que, no caso dos alunos do 1º ciclo, “foram disponibilizados os tablets já oferecidos anteriormente pela autarquia para utilização em sala de aula, juntamente com os acessos à Internet agora disponibilizados”, concluindo que “neste momento não há nenhum aluno sem acesso às sessões síncronas e sem possibilidade de enviar as atividades realizadas.”

Com esta medida, a Câmara Municipal deu uma resposta aquela que era a principal limitação desta alternativa de ensino: “o facto de um considerável número de alunos não dispor de equipamento informático e acesso à internet, o que, numa situação de ensino à distância estruturado, com a lecionação de novos conteúdos, inviabilizava a aprendizagem e a realização de tarefas”, considera Lurdes Pereira.

Esta solução procura:
- Garantir a continuidade de aprendizagem à distância, num ambiente rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias;
- Favorecer a realização de atividades dinâmicas e lúdicas, envolvendo os diversos atores da comunidade educativa, numa rede capaz de promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade;
- Prevenir e reduzir o abandono escolar precoce.

2.ª FASE DE REABERTURA GRADUAL DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS TEM INÍCIO A 20 DE MAIO COM A REABERTURA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

Silves | Município aposta na Segurança dos Funcionários na ...
Decorrente da declaração do estado de calamidade pelo Governo e das medidas de desconfinamento a implementar, o Município de Silves irá proceder à 2.ª fase de reabertura gradual dos serviços municipais encerrados durante o estado de emergência, com o reinício da atividade da Biblioteca Municipal de Silves (BMS) a partir de amanhã, dia 20 de maio. A 3.ª fase de reabertura gradual dos serviços ocorrerá a 1 de junho com o Castelo de Silves e o Museu Municipal de Arqueologia de Silves a abrirem as suas portas ao público.

Neste contexto, e até que estejam garantidas todas as condições de proteção quer dos funcionários quer dos leitores, a BMS reiniciará a sua atividade com a disponibilização dos serviços de empréstimos e devolução de documentos, em “regime take away”. Estes serviços funcionarão na área de acolhimento da Biblioteca, sendo que a recolha e devolução de documentos (livros, CD´s e DVD’s) deverão ser efetuadas mediante marcação prévia, através do telefone 282 440 899 ou do email biblioteca@cm-silves.pt, devendo o leitor indicar: nome, número de leitor, contacto telefónico e os documentos que pretende. De salientar que após a devolução, as obras serão objeto de quarentena, ficando disponíveis para um novo empréstimo, passado o período de 10 dias. A devoluções dos documentos em atraso não sofrerão penalizações.

Permanecerão encerrados os restantes equipamentos municipais de natureza desportiva, cultural, lúdica e recreativa, e os prazos para a prática de atos processuais ou procedimentais no âmbito dos procedimentos administrativos continuarão suspensos.

Relembramos que com esta reabertura gradual dos serviços têm vindo a ser aplicadas medidas específicas por forma a garantir o funcionamento em segurança de uma série de áreas, pensadas tendo em consideração a salvaguarda e proteção da saúde dos trabalhadores municipais, e respetivas famílias, e de todos os munícipes. Desde o dia 6 de maio que o atendimento privilegiado é efetuado através de contacto telefónico (através do número 282 440 800 com linhas dedicadas), e email ou skype, ficando condicionado o atendimento presencial apenas a situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia e sujeito ao cumprimento de regras de segurança específicas, nomeadamente a utilização obrigatória de máscara e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e de distanciamento de segurança. Foram, ainda, instalados na zona de entrada dos serviços de atendimento público, dispensadores de solução líquida de base alcoólica para utilização dos utentes para efeitos de higienização das mãos.

Estas novas medidas de reabertura dos serviços juntam-se às anteriormente decretadas a 4 de maio e irão vigorar até às 23h59 horas do próximo dia 02 de junho, sem prejuízo de eventuais prorrogações em função da avaliação que, em cada momento, seja feita da adequação das medidas agora adotadas, tendo a determinante finalidade de controlo e contenção da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19, podendo o respetivo despacho ser consultado na integra em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/6687/2-fase-de-reabertura-gradual-dos-servicos-municipais-tem-inicio-a-20-de-maio-com-a-reabertura-da-biblioteca-municipal-de-silves.aspx

Equipa do CNC-UC recebe financiamento internacional para o estudo da (in)fertilidade feminina


Um estudo que pretende perceber o impacto dos contaminantes industriais na infertilidade feminina, de modo a que, no futuro, sejam tomadas medidas de prevenção e mitigação dos seus efeitos nefastos, liderado por Renata Tavares, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), acaba de receber financiamento do LabEx DRIIHM (Dispositif de Recherche Interdisciplinaire sur les Interactions Hommes-Milieux).

É já o segundo financiamento consecutivo – no total de 30 mil euros – atribuído por esta instituição francesa, que agrega 13 observatórios dedicados ao estudo da interação Homem-Ambiente a nível mundial, à equipa do CNC para o estudo da infertilidade.

Sabendo-se que o aumento do risco da exposição a contaminantes industriais tem um impacto severo na fertilidade das populações suscetíveis aos mesmos, este estudo, com a duração de dois anos, vai centrar-se na avaliação do potencial reprodutivo das mulheres que vivem e/ou trabalham em Estarreja, cidade do distrito de Aveiro que possui o segundo maior complexo químico português, e onde já anteriormente foram descritos incidentes de contaminação por metais pesados.

«Considerando o aumento do risco de exposição devido ao crescimento industrial a que assistimos nas últimas décadas, tornou-se preponderante avaliar o potencial reprodutivo dos habitantes/trabalhadores de áreas fortemente industrializadas, principalmente se existe história local de contaminação, como no caso de Estarreja», fundamenta a investigadora Renata Tavares.

«Com a informação obtida neste projeto não só pretendemos perceber se o potencial reprodutivo feminino nesta área será afetado, como ajudará a entender se será necessário monitorizar outros locais semelhantes em Portugal. Este projeto poderá ainda salientar a necessidade da implementação de medidas mais urgentes para o decréscimo de contaminação/poluição em Portugal, bem como a nível mundial», clarifica.

A investigadora do CNC refere ainda que este projeto vai também contribuir para «a descoberta de novos mecanismos de ação destes contaminantes e com isto o desenvolvimento a longo prazo de estratégias para atenuar/tratar a infertilidade feminina».

Além de Renata Tavares, participam no projeto Ana Paula Sousa, Maria Inês Alfaiate e Maria Soares, também investigadoras do CNC, e ainda João Ramalho-Santos, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Teresa Almeida-Santos, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Cristina Pinto

O inimaginável e o sonhado

Catedral de Colônia, gravura de Karl Georg Hasenpflug (séc. XIX). Museu da cidade de Colônia.
  • Plinio Corrêa de Oliveira
Sempre que vejo a fachada da Catedral de Colônia, percebo no mais fundo de minha alma o encontro de duas impressões aparentemente contraditórias. De um lado, é uma realidade tão bela que, se eu não a conhecesse, não seria capaz de sonhá-la. Mas, de outro lado, algo diz em meu interior: essa catedral deveria mesmo existir! E essa fachada inimaginável é para mim, ao mesmo tempo, paradoxalmente, uma velha conhecida… É como se eu toda a vida tivesse sonhado com ela.
O inimaginável e o sonhado se encontram nessa contradição. Contradição aparente, pois algo no mais profundo de nós mesmos deseja coisas que não somos capazes de imaginar; algo delineia, sem o percebermos, uma figura de maravilhas. E quando encontramos a maravilha anelada e esboçada, nascida das apetências de nossa alma, esse algo parece nos dizer: Ah! Aqui está a catedral esperada! Eu não poderia morrer sem ter visto essa fachada! A minha vida mão seria completa, e eu não seria inteiramente eu mesmo, se eu não a tivesse visto! Ó catedral bendita! Ó estilo bendito!
Ela faz com que eu venha à tona de mim mesmo, e, por assim dizer, me conheça a mim mesmo. E conheça algo para o qual fui feito, algo que se exprime nesse monumento gótico. Algo de misterioso, que pede toda a minha dedicação, pede todo o meu entusiasmo, pede à minha alma que ela seja inteiramente conforme às maravilhas da Igreja católica!
É uma escola de pensamento, de vontade e de sensibilidade. É um modo de ser que dali se evola, e para o qual eu sinto que nasci. É algo muito maior do que eu, muito anterior a mim. Algo que vem de séculos nos quais eu era nada. Vem da mentalidade católica de homens que me antecederam e que também tinham, no fundo da alma, esse mesmo desejo do inimaginável. E eles até conceberam o que eu não concebi e fizeram o que eu não fiz. Mas é um desejo tão alto, tão universal, tão correspondente aos anelos profundos de tantos e tantos homens, que o monumento ficou para todo o sempre: a Catedral de Colônia!
ABIM
__________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, publicados na revista Catolicismo, Nº 543, Março/1996. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Redução das portagens nas ex-SCUT pronta para análise das Finanças

Redução das portagens nas ex-SCUT pronta para análise das Finanças ...
“Esta ministra vai conseguir aquilo que prometeu. Se não, deixo de ser ministra”, assegurou Ana Abrunhosa, em resposta ao PSD no Parlamento.
A ministra da Coesão Territorial afirma que o 'dossier' para redução das portagens das ex-SCUT do Interior será enviado esta semana para o Ministério das Finanças, assegurando que os descontos entrarão em vigor no terceiro trimestre deste ano.
“Nas portagens, temos o 'dossier' pronto para enviar para as Finanças e digo-lhe, senhor deputado, esta ministra vai conseguir aquilo que prometeu. Se não, deixo de ser ministra”, assegurou Ana Abrunhosa, durante uma audição no Parlamento, ao deputado social-democrata Carlos Peixoto, que acusou o Governo de perder poder negocial porque “parece ter anunciado descontos e só depois vai negociar com as concessionárias”.
De acordo com Ana Abrunhosa, o 'dossier' que será enviado ao Ministério das Finanças contém todo o trabalho técnico “para continuar a implementar uma metodologia que foi aprovada em Conselho de Ministros de redução de portagens com incidência nos territórios do interior”, relativas às antigas vias sem custos para o utilizador (ex-SCUT).
“Mantemos os calendários dos descontos. O nosso compromisso era que os descontos eram implementados durante o terceiro trimestre deste ano e, portanto, mantemos este calendário”, assegurou.
A ministra revelou que o caso da A41 no concelho da Maia “não está incluído neste pacote do Interior”, mas “está a ser tratado de forma especial”, num outro pacote que inclui também a A22, a Via do Infante, no Algarve.
“Tem de ser tratado num pacote especial, porque é um problema local e porque nós, quando tratamos do problema das vias, estamos a dar-lhe um cariz de ‘vias do interior’. Nas outras vias, acrescentámos a A22 porque, de facto, é uma calamidade, a alternativa tem grande sinistralidade”, disse.
Por outro lado, “a A4, de Baião, neste momento não está no 'dossier'”, destacou a ministra.
“Foi assunto da nossa conversa, portanto, está em estudo”, acrescentou.
Ana Abrunhosa realçou ainda que o estudo sobre as antigas SCUT do Interior “é um bocado complexo por causa das parcerias público-privadas”, apesar de a maior parte das concessões pertencerem à Infraestruturas de Portugal, o que implicará, neste caso, “compensações em termos de Orçamento”.
“Não é só para o transporte de ‘classe 1’. Estamos a prever - o que nunca aconteceu – [que] é para empresas de transporte de passageiros também, portanto, estimulando a mobilidade e o uso de transporte coletivo”, disse.
“Tem também para os veículos de mercadorias que, depois, tem um impacto muito importante. Nalguns mercados, um cêntimo de poupança é um ganho de competitividade”, acrescentou.
Ana Abrunhosa destacou ainda que, no caso do Interior, o plano abrange “as vias cuja capacidade está por utilizar, e que, nalguns casos, não têm uma alternativa viável e cujo aumento de utilização envolve menor sinistralidade”.
Lusa