sábado, 10 de agosto de 2019

Coimbra | Hoje há Estátuas Vivas na Baixa de Coimbra!

A Câmara Municipal de Coimbra organiza hoje, dia 10 de agosto, na Baixa da cidade, a III Mostra de Estátuas Vivas.
São 50 artistas urbanos, várias vezes premiados em festivais nacionais e internacionais, espalhados por 42 locais do coração da cidade, que fazem desta a maior edição em Coimbra desta manifestação de imobilidade expressiva.
Esta galeria de arte ao ar livre pode ser visitada entre as 10h30 e as 13h00 e as 16h30 e as 19h00.
A Baixa de Coimbra volta a acolher artistas urbanos que recriam personagens da cultura e da história nacionais, como D. Fernando e D. Leonor, Luís de Camões, Miguel Torga, Marquês de Pombal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I, a Rainha Santa Isabel e Carlos Seixas.
Mas pelo coração da cidade vão estar também várias outras personagens da tradição popular e do imaginário coletivo, como a Tricana, a Pipi das Meias Altas, o Minotauro, um Guerreiro Árabe e um Soldado Romano, uma Gárgula e até uma representação da famosa série de televisão “Guerra dos Tronos”, baseada na obra de George R. R. Martin, entre muitas outras novidades.
Com direção artística de António Santos, pioneiro da “arte da quietude” e recordista mundial, os artistas vão proporcionar um ambiente mágico que promete encantar os visitantes, seja pelo impacto visual que suscitam, seja pela atrativa caraterização e indumentária das personagens que representam.

O público pode circular livremente, mas é convidado a seguir um circuito orientado pelo coração da cidade.
O circuito tem início na Praça 8 de Maio, segue pela Rua da Sofia até à zona do Terreiro da Erva, volta pela Rua Direita até à Praça 8 de Maio, de onde segue para as ruas e largos da baixinha até à Praça do Comércio e ao Largo da Portagem.
O último percurso orientado é no eixo Rua Ferreira Borges e Rua Visconde da Luz, sendo que este ano as Estátuas Vivas também chegam ao Pátio de Almedina e ao Quebra Costas.
Esta iniciativa, que pode ser visitada no dia 10 de agosto, entre as 10h30 e as 13h00 e entre as 16h30 e as 19h00, evidencia a importância dada pela Câmara Municipal de Coimbra à pluralidade de expressões artísticas, assumindo-se como mais um exemplo da abrangência e inovação da política cultural seguida nos últimos anos.

NDC

Mundo | Huawei transfere gravações de suas conversas à espionagem chinesa



  • Luis Dufaur
ODr. Christopher Balding conduziu uma pesquisa sobre Huawei Technologies Inc., a gigante das telecomunicações criada por Ren Zhengfei, pelo ex-militar da China comunista.
As conclusões foram alarmantes, segundo Marco Respinti, escritor e professor no Russell Kirk Center for Cultural Renewal, de Michigan, EUA, citado por Bitter Winter. 
A conclusão do trabalho do Dr. Balding é clara e direta: 
“Depois de examinar um conjunto exclusivo de dados sobre a atividade da Huawei, fica claro que há uma relação inegável entre a empresa e os serviços governativos, militares e de espionagem da China.” […]
“Há evidência direta significativa de que o pessoal da Huawei age sob a orientação da espionagem chinesa com múltiplas conexões que percorrem o estado chinês.
“Isso deve preocupar governos que querem se prevenir contra a coleta de dados feita pela espionagem chinesa”.
O inquérito descobriu que os funcionários da Huawei previamente devem exercer funções militares de coleta de informações.
O relatório intitulado Relações da Huawei Technologies com os Serviços de Segurança do Estado da China, acaba de ser publicado pelo Dr. Christopher Balding, professor associado americano de Economia na Escola Fulbright de Políticas Públicas e Gerenciamento da Fulbright University, na cidade de Ho Chi Minh.
A pesquisa contou com a cooperação dos Drs. Samuel Armstrong, John Hemmings e Dr. Andrew Foxall, da Sociedade Henry Jackson de Londres, um think tank neoconservador focado na política externa britânica.
O Dr. Balding selecionou currículos de um banco de dados de sites de recrutamento chineses que ficharam a 600 milhões de cidadãos. O banco de dados vazou on-line em 2018.
Segundo Balding:
Primeiro, os dados fornecidos provêm de testemunhos diretos, de primeira mão, das atividades da Huawei, do comportamento de seu pessoal e de suas relações com outras organizações chinesas”.
“Em segundo lugar, os funcionários da Huawei confirmam efetivamente a relação entre o estado chinês, os militares e os serviços civis de coleta de informações”.
Terceiro “a relação é claramente sistematizada, […] pelo estado chinês e os agentes de coleta de informações”.
Quarto, “a relação institucional entre a Huawei e os serviços de segurança do Estado chinês contradiz diretamente as alegações da Huawei de que ela não tem relação com esses serviços”.
A empresa serve como uma ferramenta doméstica repressiva do comunismo no âmbito do “despotismo digital” de “um estado totalitário perfeito de alta tecnologia” diz Judith Bergman, Membro Sênior do Gatestone Institutethink tank americano baseado em Nova York.
A empresa de mídia Bloomberg denunciou que os funcionários da Huawei “colaboraram em projetos de pesquisa com o pessoal das forças armadas chinesas, denunciando estreitos laços com os militares explorando os smartphones e a rede de energia”. 
Durante a última década, os trabalhadores da Huawei uniram-se ao Exército de Libertação do Povo em pelo menos 10 esforços de pesquisa que abrangem inteligência artificial nas comunicações.
Eles incluem um esforço conjunto com a Comissão Militar Central – órgão supremo das forças armadas – para extrair e classificar os autores de comentários e “gostei” de vídeos postados online.
Esse esforço conjunto é feito com a Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa “a principal academia militar de pesquisa, principal universidade nacional do Exército Popular de Libertação, localizada em Changsha, província de Hunan, e dirigida diretamente pela Comissão Militar Central da China” escreve a Bloomberg.
Em abril, “a Vodafone [maior companhia telefônica da Europa] encontrou vulnerabilidades instaladas há anos nos equipamentos fornecidos pela Huawei para os negócios italianos da operadora.” 
De fato, a empresa “identificou instrumentos escondidos no software que poderiam ter dado a Huawei um acesso não autorizado à rede de telefonia fixa e de Internet da operadora na Itália, e que atende milhões de lares e empresas”.
As autoridades chinesas negam ou minimizam tudo; mas é uma tentativa risível, diz o relatório Balding.
Em Xinjiang, até 3 milhões de pessoas foram pegas e enviadas a “campos de educação” para serem “reeducadas” porque foram identificadas por esse sistema.
E aqueles que não caíram na malha vivem um pesadelo, temendo os efeitos de uma vigilância rigorosa e de um controle total.
As autoridades chinesas negam relação com a Huawei.
Mas são as mesmas autoridades que tentam há anos negar a prática horrenda da extração de órgãos, como se fosse possível movimentar a maciça máquina de transplante e tráfico de órgãos em um país totalmente controlado como a China.
No trabalho “Quem é dono da Huawei?”, o Dr. Balding revela que por trás da fachada de ‘Huawei Holding TUC’ e de uma intrincada rede de fachadas virtuais para despistar chega-se a que ou ninguém decide nada e ninguém lucra nada”.
Isso é um absurdo a menos que a “Huawei Holding é de fato controlada como uma empresa estatal se não é uma estatal ao pé da letra”.
Em suma, o muro de fumaça indica que quem controla a Huawei, é Ren Zhengfei, detentor de só 1% em uma holding da qual é o único acionista, leia-se um “laranja” do regime marxista.
O embaixador Giulio Terzi di Sant’Agata, ex-ministro italiano dos Negócios Estrangeiros e agora presidente da Cybaze, uma das principais empresas de segurança cibernética confirmou em entrevista para “Formiche”, revista de análises e comentários, as afirmações do acadêmico americano.
E lembra que o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, é ele mesmo um ex-oficial militar.
Também acrescenta que “a lei [comunista] de 2017 sobre segurança nacional obriga todas as empresas de alta tecnologia a cooperar com aparatos de segurança [maoístas]”.
Por isso, diz, a Huawei “é totalmente parte de um sistema de uso duplo ‘combinando’ atividades civis, objetivos estratégicos e metodologias militares”.
Um sistema na China coleta os dados que você põe no Huawei
PARA BITTER WINTER O EMBAIXADOR TERZI, PRIORIZA OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE RELIGIOSA E DEPLORA QUE “AS PESSOAS NO OCIDENTE SÓ SE PREOCUPAM COM OS LUCROS ECONÔMICOS.
“ENTÃO, QUANDO A HUAWEI OFERECE UM ROTEADOR DE INTERNET, QUE CUSTA DEZ VEZES MENOS QUE SEUS CONCORRENTES OCIDENTAIS, ELES O COMPRAM SEM CONSIDERAR QUE ESSE ROTEADOR PASSA AOS FUNCIONÁRIOS COMUNISTAS CHINESES OS DADOS PESSOAIS DOS USUÁRIOS”
E CONCLUI: “INTERESSES ECONÔMICOS MESQUINHOS ESTÃO LEVANDO O OCIDENTE A IGNORAR TODO O QUADRO: ESTAMOS VENDENDO NOSSA SEGURANÇA E O BEM COMUM”.
ABIM

COMUNICADO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE


Resultado de imagem para marinha grandeTive conhecimento de que foi realizada uma descarga poluente para o Rio Lis de águas com matéria orgânica. Assim que soube, formulei uma denúncia e um pedido oficial de averiguação e investigação ao sucedido para a entidade competente para esses fins, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), com conhecimento ao Sr. Secretário de Estado do Ambiente. De imediato, entrámos também em contacto com a ETAR Norte (no Coimbrão) de forma a perceber o que se poderia ter passado e se haveria conhecimento destes factos, que nos confirmou que o incidente poluente aconteceu por uma avaria em equipamentos internos da ETAR.

Após a denúncia que fiz às entidades e depois de ter mais informação, enviei ofícios para o Sr. Ministro do Ambiente a pedir a realização urgente de uma reunião e para o Presidente do Conselho de Administração das Águas do Centro Litoral (AdCL) a questionar certas situações e cujo conteúdo cito:

"Na defesa dos interesses do meu Território e da minha População, exijo o completo esclarecimento do sucedido, nomeadamente:
- Que tipo de falha se verificou? Estava ou não identificada a fragilidade do sistema e, nesse sentido, poderia ou não ter sido corrigida previamente?
- Que tipo de resíduos foram descarregados para o Rio Lis? E em que quantidade?
- Que medidas tomou a AdCL para solucionar este problema e evitar novos incidentes no futuro?

Esta situação traz-me ainda uma redobrada e legítima preocupação com a recente solução apresentada pelo Governo de Portugal para o tratamento dos efluentes suinícolas da região e que prevê a utilização desta ETAR.

- Se não estando a funcionar a 100%, a ETAR em causa, já tem estas fragilidades, estará em condições de aumentar a sua capacidade de recolha e de tratamento de resíduos, nomeadamente da produção industrial animal, sem qualquer risco de entrar em colapso?

- Que garantias nos dá a AdCL de que esta ETAR está devidamente preparada para aumentar a sua capacidade operativa?"

Como presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande exijo às autoridades competentes a regularização imediata desta situação e exijo igualmente um forte investimento nas estações de tratamento ao longo do Rio Lis de forma a que esta situação nunca mais se volte a repetir. Se queremos lutar contra a poluição no Rio Lis por parte de privados, não podemos ter as estações de tratamento de resíduos a poluir o rio também.

É completamente inaceitável que na Praia da Vieira a qualidade de vida seja diminuída e os investimentos turísticos colocados em causa devido a uma avaria numa ETAR, instalação que deve promover a limpeza da água e não ser o agente poluidor da mesma. Por esse motivo, exijo igualmente que sejam acautelados sistemas redundantes de segurança que evitem que, mesmo em situação de avaria de equipamentos, as ETARs façam descargas poluentes para o Rio Lis. Não aceito que o concelho a que presido e que luto para que tenha dinâmica de turismo esteja a ser submetido a esta situação que prejudica os interesses de todos nós.

Apelo a todas as entidades responsáveis por esta situação a maior celeridade na resolução do problema em plena época balnear.



A Presidente da Câmara

Cidália Ferreira

Exposição de fotografia «Era uma vez… Pampilhosa»


Um “olhar” diferente sobre o concelho de Pampilhosa da Serra e os “múltiplos eventos que nele se realizam”. É com este desígnio que Paulo Almeida, fotografo amador Pampilhosense, inaugurará, no próximo dia 14 de agosto, uma exposição fotográfica intitulada «Era uma vez… Pampilhosa». 

A mostra, que estará patente no átrio da Câmara Municipal até ao dia 30 de setembro, retrata a forma “irreverente e muito pessoal” com o autor procura comunicar as suas emoções, mostrando ao mundo a Pampilhosa da Serra e as suas gentes, através da arte de bem fotografar. 

Fruto da sua grande paixão pela fotografia e simultaneamente do amor que nutre pelo concelho, Paulo Almeida, captou, ao longo dos últimos anos, um vasto espólio fotográfico que viaja pelos eventos que mais se distinguiram no concelho, mas que também espelha a graciosa simplicidade de alguns momentos, convívios, vivências e até mesmo paisagens. 

Depois de exposições em 2002 e 2003, e de estar envolvido nas comemorações dos 15 anos do Jornal “Serras da Pampilhosa” com a exposição «15 anos – 15 fotos», o autor apresenta agora «Era uma vez… Pampilhosa», cuja inauguração está inserida no programa de abertura das Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra, que principia a 14 de agosto. 

A entrada é gratuita.

Portalegre | Fronteira com 31 dadores de sangue


Perto do histórico campo de batalha dos Atoleiros, esteve em mais uma brigada a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.

O centro de saúde de Fronteira foi o epicentro da iniciativa que contou com a presença de 31 potenciais dadores benévolos, entre eles uma dezena de mulheres. Por razões clínicas, seis dos presentes não viram um pedaço do seu sangue progredir até ao saco recetor. Mas é sempre altura de regozijo quando as unidades de sangue somadas atingem as 25. E, ainda para mais, o verão é altura de mais gastos deste meio terapêutico.

Como é já hábito, a Câmara Municipal de Fronteira apoiou o almoço convívio. Este foi servido num restaurante local e acolheu pessoal do serviço de Imunohematologia da ULSNA, equipa da ADBSP e os dedicados dadores.

No Centro Cultural de Alpalhão a 31 de agosto

As brigadas da ADBSP acontecem em manhãs de sábado. Em Alpalhão (Nisa) vamos estar a 31 de agosto. Por razões logísticas, deixaremos de nos fixar na sede do Grupo Ciclo Alpalhoense. O local das colheitas passa a ser, já a partir de 31 de agosto, o Centro Cultural de Alpalhão, sito no Largo do Monte Filipe (coordenadas GPS 39°24'50.98"N 7°37'14.01"W).
Mesmo nas férias não deixe de doar sangue e de vasculhar: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/
JR

México | Disfruta Los Últimos Días De Vacaciones Al Aire Libre


por Yesica Flores
La vacaciones de verano están por terminar, ya viste los últimos estrenos en el cine, terminaste de limpiar tu casa y acabaste de ver todos los capítulos de tu serie favorita, pero ya no sabes qué hacer estos días.
Ultimate Ears, la marca de bocinas más innovadoras y resistentes, quiere que te sigas divirtiendo en estos últimos días que te quedan antes de volver a la escuela o el trabajo, con actividades al aire libre acompañado de tu música favorita.
Domingo en bicicleta
¿Quieres hacer algo fitness? Este domingo por la mañana sal a la calle a pedalear en los paseos de la ciudad con tu familia. Prepara tu bici, una botella con agua para mantenerte hidratado, una gorra para protegerte de los rayos del sol y conecta tu bocina MEGABOOM3 vía Bluetooth a tu celular para amenizar tu camino.
Carnita azada en la azotea
No hace falta que haya un cumpleaños o una fecha especial, una parrillada en la azotea con tus amigos puede resultar en un momento divertido. Disfruta de buena compañía y de una vista increíble mientras escuchan a todo volumen las mejores playlist.
Si no te animas porque la lluvia puede arruinar el momento, con la WONDERBOOM no será un impedimento para seguir la fiesta. Esta bocina es resistente al agua y tiene batería de larga duración, por lo que tendrás música ¡hasta por 10 horas!
Aventuras extremas
Si eres amante de la adrenalina y te gustan las actividades extremas, visita algún parque como la Marquesa o Los Dinamos. Aquí podrás practicar ciclismo de montaña, alpinismo, tirolesa, o si prefieres quédate a acampar. No olvides llevar tu bocina BOOM3, resistente a caídas y con sonido ultrapotente de 360º que será un buen acompañante alrededor de la fogata.
Disfruta tus últimos días de vacaciones realizando actividades al aire libre sin dejar de escuchar tu música favorita con Ultimate Ears. El clima ya no será un impedimento para vivir nuevas experiencias.

Mundo | Buscan A Las 70 Mentes Más Innovadoras De México


por Yesica Flores
Ciudadanos inteligentes para una nueva ciudad, se buscan a las mentes más talentosas del país para generar respuestas sostenibles al problema de la movilidad en la Zona Metropolitana y mejorar la experiencia de los usuarios a través de pagos digitales, y ser premiados.
Por segundo año consecutivo, TeleVía, el sistema más innovador y confiable para transitar en las principales autopistas de México, llevará a cabo InnovAcción TeleVía, un concurso en formato hackathon que se realiza en colaboración estratégica con la compañía global de infraestructura y movilidad Aleatica.
Este importante evento, que reunirá a la comunidad académica, entrepeneur y empresarial de México, busca a las 70 mentes más creativas con ideas innovadoras y sostenibles para premiar a los tres mejores proyectos que aporten soluciones enfocadas a una movilidad sostenible en la Zona Metropolitana y mejoren la experiencia del usuario en el pago digital. El evento se llevará a cabo los días 21 y 22 de septiembre en el ITESM Campus Estado de México.
Ponencias sobre el futuro de la ciudad, estaciones intermodales y la importancia de la colaboración entre startups y corporativos, se llevarán a cabo el primer día durante un summit que buscan reunir a creativos, geeks, biz hunters y aliados estratégicos que cerrará con un workshop titulado The new city experience para dar inicio al hackathon.
Para el segundo día, se desarrollarán los proyectos y se llevará a cabo la competencia principal, en la que los participantes, InnoActores, tendrán fases de prototipado y una fase de comunicación y elevator pitch para generar una solución en 36 horas.
Para lograr estar dentro de los 3 primeros lugares que serán premiados, los InnoActores tendrán sesiones de asesoramiento por un grupo denominado como Advisors, que fungirán como mentores y estará integrado por:
• Sofía Niño de Rivera, gerente de nuevos proyectos de TeleVía
• Ingrid Avilés, Head Waze Carpool
• Felipe García, Business Intelligence Specialist de Aleatica
• Sara Álvarez, directora de consultoría LATAM de Opinno
• Ramsés Arriaga, head PMO de Gigigo.
• Sebastian Heirnaux, Head Google Maps México
• Profesores expertos de ITESM
• Centro de Innovación, BBVA
• Business Intellegence, Nissan
Previo a la premiación de los proyectos, Huawei, Amazon, Gigigo y el ITESM hablaran sobre las tecnologías emergentes para dar paso a los premios de $5,000, $3,000 y $1,000 USD correspondientes.
Sergio Hidalgo, Director General de Aleatica en México, Rodrigo Bernal, director general de TeleVía, Beatriz Ferreira, directora general Opinno LATAM, Pablo Maraver, Serial entrepeneur y CEO de Parkiller, Natalia Acevedo, Country Manager México Gigigo, Huawei, Nissan y BBVA; entre otros representantes de las empresas de tecnología más importantes a nivel mundial, serán los InnoLíderes encargados de evaluar los proyectos y que fungirán como jueces de InnovAcción TeleVía.
La competencia para premiar a los ciudadanos inteligentes para una nueva ciudad está abierta. Todas las ideas, todos los intereses relacionados al desarrollo tecnológico, negocios, ciudades inteligentes, pagos digitales, movilidad, y transporte son bienvenidos.

El Hackathon recibe a los más apasionados por la movilidad, sostenibilidad y avances tecnológicos. TeleVía y Aleatica listos para implementar soluciones que aumenten la calidad de vida en México.