terça-feira, 19 de setembro de 2023

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA COLUMBÓFILA NA APRESENTAÇÃO DA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA ENTREGOU GALARDÕES AOS NADADORES QUE MAIS SE DISTINGUIRAM


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no dia 16 de setembro apresentou o seu projecto desportivo para a época de 2023/2024, no auditório da sede da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, na qual estiveram presentes para além da equipa técnica, atletas e seus familiares, a Presidente da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva, Adérito Machado, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Manuel Milagres, administrador da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira.
Lurdes Silva abriu a sessão dando as boas-vindas a todos os presentes, agradecendo a presença dos representantes das entidades convidadas, começando por enaltecer o trabalho que foi desenvolvido nas épocas anteriores, pelos atletas, treinadores e restantes colaboradores da Secção, referindo-se igualmente ao apoio dos familiares dos nadadores, que estiveram em grande número, manifestando o reconhecimento da Direcção Geral pelo trabalho desenvolvido pela secção.

Lurdes Silva, aproveitou também o momento, para reforçar o esforço que tem sido efectuado por todos os nadadores, reafirmando no momento, as vantagens que o trabalho desenvolvido diariamente no treino, tem na sua formação desportiva agradecendo, também, o apoio prestado por todos os patrocinadores, Município de Cantanhede e União de Freguesias Cantanhede e Pocariça.

Reiterou a disponibilidade da sua direcção, para prestar todo o apoio possível, congratulando-se por último, com o espírito de equipa patenteada por todos os jovens nadadores, nas provas e competições em que participam.

Manuel Milagres, após agradecer o convite, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido referindo-se de seguida à parceria que foi estabelecida por ambas as entidades, reconhecendo que a aposta daquela instituição de crédito no apoio à Sociedade Columbófila, tinha sida acertada e merecida, referindo por último a disponibilidade da instituição continuar a apoiar todas estas iniciativas da Sociedade Columbófila.

Nuno Caldeira, após agradecer o convite, começou por se congratular com o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Sociedade Columbófila e em particular pela sua Secção de Natação, nomeadamente com o trabalho desenvolvido pelos nadadores e seus técnicos que tão bons resultados têm alcançado, congratulando-se por ter na sua freguesia uma Associação com tão bons resultados alcançados, reafirmando por último a disponibilidade do seu executivo em continuar a apoiar a modalidade.

Por último e para encerrar Adérito Machado, Vereador do Pelouro do Desporto do Municipio de Cantanhede, após cumprimentar todos os presentes, começou por enaltecer o trabalho desenvolvido pela natação da Sociedade Columbófila, considerando tratar-se de elevado nível, agradecendo às entidades presentes os apoios concedidos, colocando em realce o apoio da Caixa de Crédito, exortando de seguida, a família, que é o grande pilar e suporte de toda as actividades, terminando deixando reiteradamente a disponibilidade do Municipio em continuar a trabalhar no sentido de criar condições para que a pratica desportiva, seja de excelência.

De seguida, Paulo Ferreira, enquanto coordenador técnico, apresentou a estrutura profissional de técnicos, complementando a equipa técnica com a presença de 1 fisioterapeuta, nutricionista, coaching e uma administrativa.

Os técnicos Alessandro Carvalho, que se vai ocupar da equipa absoluta, IIlya Yeistratkin, que treinará os Infantis e Hugo Tomé, que orientará as equipas de cadetes, tiveram a oportunidade de apresentar detalhadamente a todos os presentes as linhas estratégicas e orientadoras e os objectivos para esta nova época desportiva, colocando-se a disposição de todas as famílias para a colaboração que venha a ser necessária.

Referindo-se à época de trabalho que já se iniciou e que se perspetiva muito difícil e exigente para todos os nadadores, os tecnicos, sensibilizaram os atletas, para cada um, dar o seu melhor, para que seja possível alcançar no final os resultados esperados.

Patricia Neves, Coaching da Secção de Natação, debruçou-se detalhadamente sobre alguns aspectos muito importantes, para que os nadadores e seus familiares, possam superar algumas dificuldades nesta etapa da sua formação.

A exemplo do que já vem acontecendo nos últimos anos, aproveitando a sessão de apresentação do projecto desportivo, foram de seguida entregues os troféus aos nadadores que mais se distinguiram na última época desportiva.

Paulo Ferreira, coordenador desportivo da secção referiu detalhadamente a razão da atribuição de cada galardão, tendo os representantes das entidades presentes colaborado na entrega dos mesmos.

Vicente Diogo, conquistou o Troféu Assiduidade no escalão de cadetes, registando no final da época 201 presenças e 0 faltas e na categoria que reúne os escalões de infantis, juvenis, juniores e séniores, o Troféu Assiduidade Absoluto, foi conquistado por João Lucas, que registou 378 presenças e igualmente 0 faltas.

Rodrigo Silva, conquistou o Troféu Recordes individuais com 50 recordes, conquistando igualmente o Troféu Evolução, alcançando 8600 pontos.

O galardão Super Prémio, obtendo 10 pontos, foi conquistada na última época desportiva pela nadadora Maria Fernandes.

O Troféu Atleta do Ano, coube a Martim Pascoal, com 740 pontos.

A exemplo dos anos anteriores a Secção de Natação atribuiu o galardão Parceiro do Ano, distinguindo na última época desportiva, a Câmara Municipal de Cantanhede.

Antes de terminar a cerimónia Manuel Milagres, Administrador da Caixa de Crédito e Lurdes Silva, rubricaram o protocolo de colaboração, que permite à Sociedade Columbófila, continuar a promover o “Prémio Nadador Estudante/CCAM Cantanhede e Mira” e a minimizar as elevadas despesas da Secção de natação.

Barcelos | Mais de 1000 estudantes acolhidos no IPCA

 São 1050 os novos estudantes dos cursos de licenciatura do IPCA, integrados hoje com o Programa Welcome IPCA, dividido em duas sessões dirigidas ao regime diurno e pós-laboral.
Cumprindo a tradição, o Welcome IPCA faz a integração dos novos estudantes de forma lúdica e divertida, dando a conhecer os espaços, os serviços, os projetos e as pessoas que fazem parte da comunidade académica.
Na Sessão Institucional de acolhimento, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes deu as boas-vindas aos novos estudantes lembrando-os de que fazem agora parte de uma “comunidade de cerca de 8 mil pessoas, entre estudantes, docentes, profissionais e bolseiros". Continuou  dizendo aos estudantes que “escolheram uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente que, ao longo dos seus 29 anos de existência, foi crescendo e afirmando a sua identidade”.
Nas palavras de Maria José Fernandes: “O IPCA é uma instituição aberta ao mundo! E totalmente comprometida com o processo de internacionalização do ensino superior português, seja através da RUN-EU, a Universidade Europeia de que o IPCA é parte integrante, seja através dos acordos de mobilidade que, todos os anos, permitem receber e enviar estudantes para vários países do mundo; na semana passada já chegaram mais de meia centena de estudantes que escolheram o IPCA para realizar este semestre”.
A Presidente do IPCA convidou os recém-chegados a participarem nos projetos e experiências que a instituição tem para lhes oferecer. “No IPCA terão ao vosso dispor um conjunto significativo de projetos e experiências - mentoria, voluntariado, clubes – que vos enriquecerão e vos ajudarão nesse processo de crescimento, tornando a frequência do ensino superior ainda mais enriquecedora e gratificante e vos permitirá dar forma aos vossos sonhos, às vossas aspirações”.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, manifestou o seu entusiasmo por continuar a ver o IPCA crescer a cada ano que passa: “É um privilégio para Barcelos termos uma instituição com esta grandeza, com este dinamismo e com esta capacidade de em cada ano melhorar, desenvolver-se, e ser ainda mais impactante para todos aqueles que cá passam”. O Presidente do Município convidou todos os novos estudantes a conhecerem bem a cidade que os recebe: “Barcelos é uma cidade muito bonita, muito acolhedora, com gente simpática que, de certeza, ficará também gravada nas vossas memórias porque, para além da genuinidade das nossas gentes, temos também uma identidade cultural e histórica muito importante”. 
Já a Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA) começou por lembrar que “o IPCA continua, anos após ano, a ser uma das instituições de ensino superior mais procurada, preenchendo este ano 95% das vagas disponíveis na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Mas, para a Presidente da AAIPCA nem tudo são rosas e referiu que os jovens enfrentam sérios problemas, nomeadamente, na procura de alojamento, tanto a nível nacional, como também já a nível local. Mariana Lima lembrou ainda, a propósito das últimas propostas do Governo para os jovens: “Apesar de ter algo de positivo, a devolução da propina não reduz o custo da frequência no Ensino Superior no imediato”, e referiu também que os passes gratuitos deveriam abranger todos os estudantes e não apenas os sub23. No final, a Presidente da AAIPCA apelou à participação de todos na próxima edição do IPCAliza-te 2023, a receção ao caloiro, que inicia já no dia 1 de outubro e que contará com várias atividades planeadas pelas estruturas estudantis que fazem por manter vivo o espírito académico da Academia. 
João Pedro Pereira, Presidente da Federação Nacional das Associações Académicas do Ensino Superior Politécnico (FNAAESP) assumiu a emoção de voltar a esta casa, já que ele próprio é um estudante do IPCA. “Um estudante do IPCA é um estudante de excelência, é uma marca de excelência que mostra lá fora tudo o que aqui de bom se faz! Aproveitem todos os projetos que vos vão oferecer e nunca desistam sem procurar uma solução”, referiu o Presidente da FNAAESP. 
Ao final do dia está marcada nova Sessão Institucional para receber os novos estudantes do regime pós-laboral, que contará com a presença da Vereadora da Educação e da Juventude do Município de Barcelos, Mariana Carvalho. O Welcome IPCA decorre até amanhã, dia 20 de setembro, e tem ainda previstas sessões de informação com os diretores das Escolas do IPCA e os diretores de curso, atividades de speed meeting, sessão Anima com Riso e termina com uma Lunch Party, com jogos, piquenique e muita animação, ao som do Dj Viktor Soul.
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Proença-a-Nova | Descobertas arqueológicas vão ser apresentadas nas Jornadas Europeias do Património

 
Os resultados dos mais recentes trabalhos de Arqueologia nos concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão vão ser apresentados nas Jornadas Europeias do Património, a 22 de setembro, numa sessão via zoom e com início marcado para as 10h30.
No total serão alvo de destaque cinco pontos de interesse: os trabalhos de investigação nas três escavações no concelho de Proença-a-Nova (Bateria das Baterias, Anta da Moita da Galinha e Igreja Velha do Peral), apresentados por Mário Monteiro, João Caninas e Anabela Joaquinito, seguidos de duas apresentações sobre a Mamoa sob a Capela da Senhora da Graça, de Vila Velha de Ródão, e também sobre a Carta Arqueológica deste concelho, que se encontra neste momento em processo de construção. No final haverá espaço para as habituais intervenções, com perguntas e respostas dos presentes na sessão.
João Caninas, Fundador e investigador da Associação de Estudos do Alto Tejo, explica que “esta será uma jornada meramente informativa. Cada escavação contará com sensivelmente 15 min de apresentação”. Quanto aos trabalhos que vão ser apresentados, o investigador aponta à atualidade das pesquisas: “são trabalhos já deste ano, havendo apenas um sítio que foi resultado do trabalho do ano passado, mas maioritariamente são todos deste verão, pelo que se torna importante dar conhecimento destes trabalhos mais recentes”, revela.
Os resultados agora apresentados surgem como consequência das escavações no concelho de Proença-a-Nova, que voltaram a acontecer no âmbito do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, que teve em 2023 a sua 12ª edição. Neste sentido, João Caninas, deixa o agradecimento ao Município de Proença-a-Nova, “não só pelo financiamento, mas também pelo apoio logístico em todo o processo” e também aos proprietários “que nos acolheram e acederam para que os seus terrenos podem ser explorados”.
Esta sessão online é promovida pela Associação de Estudos do Alto Tejo, com a colaboração conjunta dos Municípios de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Para participar não necessita de inscrição prévia, bastando apenas aceder ao link da sessão e usar o ID da reunião (869 4623 5682), bem como a senha de acesso (248819).

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos




Proença-a-Nova | Inscrições para bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior abrem dia 2 de outubro

 
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião do dia 18 de setembro, a abertura do Concurso para atribuição de Bolsas de Estudo para o ano letivo 2023-2024. As candidaturas podem ser formalizadas entre 2 de 31 de outubro através dos serviços online.
Estas bolsas estão disponíveis para qualquer residente no concelho de Proença-a-Nova que frequente um Estabelecimento de Ensino Superior, reconhecido como tal pelo Ministério da Educação, que confira o grau de licenciatura, mestrados e em cursos técnicos superiores profissionais.
No Regulamento estão definidos quais os critérios de atribuição das bolsas municipais às famílias que se encontrem numa situação economicamente carenciada. Define também que estão disponíveis 20 bolsas no valor de 75€ mensais, pelo período máximo de 10 meses, podendo o Município determinar a atribuição de bolsas adicionais no valor de 50€ mensais.
Com base nos dados divulgados pelo Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, entraram em primeira fase, 29 alunos no Ensino Superior. Destes 29 alunos, sete foram colocados na Universidade de Lisboa, cinco na Universidade da Beira Interior, quatro na Universidade de Évora, três no Instituto Politécnico de Coimbra, dois no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os restantes quatro foram colocados na Universidade de Aveiro, na Universidade de Coimbra, no Instituto Politécnico da Guarda e no Instituto Politécnico de Portalegre, respetivamente.
No ano letivo passado, o Município entregou 36 mil euros em bolsas de estudo, num total de 62 alunos apoiados. Durante o período de candidaturas decorrido em outubro foram rececionadas 65 candidaturas, das quais 62 reuniam os requisitos exigidos no Regulamento. O Executivo Municipal decidiu, na reunião de Câmara do dia 16 de janeiro, atribuir 20 bolsas no valor mensal de 75€ e 42 no valor de 50 € mensais, durante um período máximo de 10 meses.
O regulamento está disponível no site do Município em www.cm-proencanova.pt

Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Cantanhede | Amanhã, dia 20 de setembro. Encontro e Leitura de Textos marca (re)início das Tardes Comunitárias

 
O projeto do Município de Cantanhede “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos” está de regresso na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, após a habitual interrupção de verão, para a realização de uma sessão subordinada ao tema Encontro e Leitura de textos.
A sessão irá decorrer no jardim do Largo Conselheiro Ferreira Freire com a leitura de vários excertos escritos por participantes no projeto Tardes Comunitárias, que acederam ao desafio lançado pelos escritores António Canteiro e Fátima Negrão na atividade “Vamos falar sobre escrita?”, que decorreu a 7 de junho. A este repto, 32 participantes responderam assertivamente e escreverem textos, em prosa ou poesia, para lerem e declamarem em conjunto na primeira atividade do último quadrimestre.
Recorde-se que este projeto tem apostado na realização de um conjunto de iniciativas que integram as componentes didática e formativa, estimular o interesse de quem dispõe de tempo, possibilitando grandes oportunidades de ocuparem o seu tempo livre com atividades de qualidade.
Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.
Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e da Escultura Românica é gratuito.
A Rota do Românico volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Vivo, com a dinamização de diversas atividades, entre exposições, visitas, projeção multimédia temática e um encontro intergeracional.
O Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, acolhe a exposição temporária de fotografia “Estendal de Memórias”, bem como a projeção multimédia “Cuidadores do Património da Rota do Românico” e a visita livre à sua exposição permanente.
No Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, para além da possibilidade de (re)descoberta da exposição permanente, poderá ainda apreciar os últimos dias da exposição itinerante “Rota do Românico, uma experiência fundada na História”.
Na sexta-feira, 22, a Rota do Românico promove um encontro intergeracional entre alunos da Escola Básica 2, 3 de Paços de Ferreira e o Cuidador do Património do Mosteiro de São Pedro de Ferreira, José Gomes.

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.


António Coelho
Planeamento e Comunicação

Semana Europeia da Mobilidade 2023 em Évora

 Sustentabilidade e Mobilidade Urbana

Está a decorrer a Semana Europeia da Mobilidade e Évora entra neste evento anual, que promove a mobilidade sustentável e incentiva os cidadãos a adotarem alternativas mais ecológicas e saudáveis para se deslocarem na cidade, assumindo-se como a primeira cidade portuguesa com transportes públicos urbanos totalmente elétricos. À Semana Europeia da Mobilidade soma-se a Festa da Bicicleta
- BikÉvora, que oferece aos amantes das atividades de duas rodas uma dezena de iniciativas, abrangendo todas as áreas do ciclismo.
Mantém-se o mote “Combina e Move-te”, que procura fomentar sinergias entre pessoas e lugares, aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, destacando o compromisso da cidade em tornar a mobilidade acessível e amigável para todos os seus cidadãos.
Em Évora, estão previstas para estas datas uma série de medidas de carácter permanente e que respeitam o tema deste ano: “Eficiência Energética”.
Desde logo, a entrada em circulação das quase três dezenas de autocarros 100% elétricos para os transportes públicos urbanos de Évora. Desde dia 1 de setembro que os transportes públicos urbanos em Évora são movidos a energia limpa. Ao todo são 23 veículos de transporte público de passageiros movidos a energia limpa e a cidade
começa a habituar-se ao seu som característico, que faz lembrar os antigos elétricos, tendo ainda sido implementada uma nova e otimizada rede de carreiras para os transportes públicos urbanos de Évora.
No âmbito das comemorações da SEM, a Câmara Municipal de Évora pretende promover o espaço público para utilização pedonal e usufruto da população. Para o efeito, a título experimental, no período que decorre entre os dias 20 e 24 de setembro, será ampliado o espaço pedonal desde a Praça de Giraldo à Rua Cinco de Outubro,
até ao espaço envolvente do Templo Romano. Os veículos que habitualmente estacionam no largo Marquês de Marialva cedem a sua posição ao peão, criando uma sala de “estar” a céu aberto.
No dia 21 de setembro terá lugar a Conferência “A transição energética rumo à mobilidade sustentável”, organizada pela ADENE - Agência para a Energia no PACT - Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, pelas 10 horas.
Ao nível de medidas permanentes, destacam-se a ligação ciclável e pedonal Rossio – Terminal Ferroviário de Évora, a requalificação da ligação da Rotunda das Alcáçovas à Rotunda do PITÉ e medidas que visam a racionalização da oferta de estacionamento no Centro Histórico.
A ligação ciclável e pedonal Rossio – Terminal Ferroviário de Évora pretende facilitar o acesso ao terminal ferroviário para quem sai e chega a Évora com duas faixas pedonais-cicláveis. Representando um investimento de 1,2 milhões de euros, o futuro caminho vai ligar a estação ferroviária, situada na periferia da cidade, e a rua da República, às ‘portas’ do centro histórico, atravessando a avenida Dr. Francisco Barahona e o Rossio de São Brás.
Quanto à requalificação da ligação da Rotunda das Alcáçovas à Rotunda do PITÉ, a intervenção prevê o alargamento da via, que passará a ter 3 faixas de rodagem, e a construção de passeios em ambos os lados da via para permitir trânsito pedonal seguro (entre a Rotunda dos Dadores de Sangue e o PITE), bem como a  repavimentação em toda a extensão.
A Câmara Municipal de Évora está ainda a proceder à racionalização do estacionamento no centro histórico com especial enfoque nos circuitos associados exclusivamente aos residentes e no estacionamento tarifado associado fundamentalmente aos principais eixos de circulação. São exemplos deste processo na permissão de estacionamento exclusivamente a residentes o Largo Miguel de Portugal e mais recentemente o Largo Alves Branco e Rua da Rampa. Vão seguir-se outros locais que prosseguirão com os objetivos definidos pelo recente Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora.

BikÉvora
Está aí a Festa da Bicicleta
O Bikévora 2023 – Festa da Bicicleta decorre, este ano, de 17 de setembro a 08 de outubro oferecendo aos amantes das atividades de duas rodas uma dezena de iniciativas, abrangendo todas as áreas do ciclismo.
Organizado pela Câmara Municipal de Évora, juntamente com uma série de parceiros, o Bikévora 2023 teve início no domingo com a realização do Fita Preta Gravel Challenge. No próximo fim-de-semana haverá uma “mão cheia de iniciativas”, com destaque para a IV Volta às Escolas de Bicicleta, prevista para o dia 22 setembro, 6ª Feira, pelas 08h15. No sábado à noite terá lugar o Passeio Noturno de BTT, organizado pelo BTT Malagueira e no domingo realiza-se, a partir das 08h30, a Excursão Ciclística do Grupo Cultural e desportivo Bairros Santa Maria e Fontanas.

Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro (sábado/domingo), o Complexo Desportivo de Évora irá receber o BIKIDS
– Triciclo, o BIKIDS – Bicicleta, o Cronokids e o Passeio da Família, tudo iniciativas que carecem de  inscrição em http://inscricoes.cm-evora.pt .

Ainda no sábado, a União Ciclista do Alentejo realiza o VII Circuito UCA/Bikévora, com partida e chegada na Avenida Lino de Carvalho.
O Bikévora 2023 termina no dia 8 de outubro com um Passeio BTT organizado Associação BTT Malagueira. 

Sobre a Semana Europeia da Mobilidade
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia que ocorre anualmente de 16 a 22 de setembro em cidades de toda a Europa. O evento visa promover a mobilidade sustentável, reduzir o uso de veículos a motor e incentivar o uso de alternativas mais limpas e saudáveis para o transporte urbano. É uma oportunidade para as cidades demonstrarem o seu compromisso com a sustentabilidade e envolver a comunidade local na promoção de estilos de vida mais saudáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Universidade de Coimbra promove reflexão sobre moldes e tecnologias aditivas na Marinha Grande

 

Por iniciativa do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai decorrer, já esta sexta-feira, 22 de setembro, pelas 14h30, o evento “Reflexão sobre moldes e tecnologias aditivas: desafios e limites”, no Centro Empresarial da Marinha Grande.

Este evento que conta com a colaboração das empresas GLN, ITJ e Ramada Aços, bem como dos centros para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp) e Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE), serão discutidos temas como “Tecnologias aditivas na indústria dos moldes hoje”, “Materiais”, “Geometrias impossíveis”, “Defeitos”, “Equipamento” e “Custos”. No final, haverá espaço para um debate.

Esta reflexão resulta de duas motivações cruciais associadas à importância que as tecnologias aditivas têm vindo a assumir na indústria metalomecânica, em particular no fabrico de moldes para plásticos. O material e a geometria deixaram de ter os limites impostos pelo mercado e pelos processos de fabrico convencionais. Contudo, há ainda delimitações que impedem uma indústria tão versátil como a dos moldes de usar os processos aditivos no seu dia-a-dia.

Nesse sentido, a reflexão e o debate sobre os processos aditivos e a indústria dos moldes é essencial para se atingir a qualidade exigida para os produtos plásticos resultantes da injeção e manter o prestígio do setor que é estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa, reforçando o seu carácter exportador.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia