sábado, 17 de setembro de 2016

“Momento triste”, ou de alívio no Brasil?

Gonzalo Guimaraens – Destaque Internacional (*)
Impeachment
Entre os brasileiros, o alívio ocorreu porque o impeachment de Dilma significou uma interrupção de 13 longos anos de hegemonia do PT, durante os quais a esquerda governante promoveu no Brasil uma destruição sem precedentes do ponto de vista moral, político e econômico.
Uma carta particular do Papa Francisco chegou às mãos da presidente Dilma Rousseff poucos dias antes de seu impeachment pelo Senado Federal. A missiva também chega num momento em que o PT naufraga no descrédito, na corrupção e em seu fanatismo ideológico pró-castrista.
Não foi em vão que a revista esquerdista “Carta Capital” comentou: “Qualquer um percebe que se trata de um apoio” do Pontífice a Dilma Rousseff. O Papa Francisco, talvez não satisfeito apenas com esse apoio, declarou que o Brasil está passando por um “momento triste”.
Com todo o respeito à figura do Papa, não parece, nesse contexto, deixar muita margem a dúvidas o sentido da expressão “momento triste”, utilizada por ele. Com efeito, o impeachment da Presidente Dilma constituiu um dos maiores reveses sofrido na história das esquerdas brasileiras e latino-americanas. É propriamente um “momento triste” para as pessoas de tal orientação ideológica. Em sentido contrário, constituiu um alívio para a maioria dos cidadãos que defendem a liberdade dentro e fora do Brasil.
Neste, o alívio ocorreu porque o impeachment de Dilma significou uma interrupção de 13 longos anos de hegemonia do Partido dos Trabalhadores, durante os quais a esquerda governante promoveu nesse gigantesco País uma destruição sem precedentes do ponto de vista moral, político e econômico, com o triste recorde de 12 milhões de desempregados, níveis inéditos de corrupção e recessão.
No exterior, o alívio foi sentido porque o governo PT, durante os dois mandatos presidenciais de Lula e um mandato e meio de Dilma, apoiou de todos os modos possíveis, especialmente financeira e politicamente, os regimes de Cuba comunista e da Venezuela chavista, além de outros regimes de esquerda da região, incluindo o Equador, a Bolívia e a Nicarágua.
Os ditos e fatos acima mencionados parecem confirmar uma vez mais o caminho pró-esquerda no qual o Papa Francisco vem transitando no plano político, social e econômico. Quase desde o início de seu pontificado, a agência “Destaque Internacional” vem lhe dedicando numerosos editoriais, de modo ao mesmo tempo crítico e invariavelmente respeitoso, apontando outros exemplos concretos de seu favorecimento da esquerda.
Neste momento de tristeza para as esquerdas e de alívio para os que amam a liberdade, “Destaque Internacional” recomenda vivamente a leitura de dois artigos de autoria dos analistas brasileiros Adolpho Lindenberg e Péricles Capanema.
O artigo do primeiro aborda a estratégia de caos que vem sendo adotada por minorias esquerdistas barulhentas e organizadas após a destituição de Dilma Rousseff. Para lê-lo, click no seguinte link:
Para ler o segundo artigo, que analisa em profundidade o atual contexto brasileiro e o comentário do Papa Francisco a respeito do aludido “momento triste” pelo qual passaria o Brasil, click no seguintelink:

_______

(*) Fonte: Notas de “Destaque Internacional”. Documento de trabalho, em 10 de setembro de 2016. Este texto, traduzido do original espanhol por Paulo Roberto Campos, pode ser divulgado livremente.
Fonte: ABIM

Turismo na Marinha Grande e Jornadas Europeias do Património


Jornadas Europeias do Património

Turismo na Marinha Grande




A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de atividades que decorrem de 23 a 27 de setembro.

Este ano, o tema das comemorações do Dia Mundial do Turismo é "Turismo para TODOS – promover a acessibilidade universal” e as Jornadas Europeias do Património realizam-se sob a temática “Comunidades e Culturas” e têm como objetivo compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s), contribuindo para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

O programa para o qual está convidada a população é o seguinte:

Dias 23, 24, 25 e 27 de setembro
Entradas gratuitas nos museus municipais

Dia 24 de setembro . sábado
16h00 . Museu do Vidro e Serviços Educativos
Ateliê de pintura sobre vidro
O ateliê terá início com uma visita guiada à exposição “Olinda Colaço, a arte de pintar o vidro”, seguida de ateliê de pintura sobre vidro.
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos de idade

Dia 25 de setembro . domingo
09h00 . Jardim Stephens 
Passeio Pedestre
11h00 . Museu do Vidro
Visita guiada à exposição “Olinda Colaço, a arte de pintar o vidro” pela própria artista.
Público-alvo: Público em geral
15h00 . Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
Visita guiada à exposição "À Espera de Ulisses" da artista Manuela Castro Martins.
Público-alvo: Público em geral

Dia 27 de setembro . terça-feira
Dia Mundial do Turismo
20h30 . Foyer da Casa da Cultura- Teatro Stephens
Apresentação do filme promocional do Concelho
Apresentação da aplicação móvel «Chofer»
          
21h30 . Casa da Cultura – Teatro Stephens 
Concerto com Mico da Câmara Pereira (espetáculo integrado na Semana dos Moldes 2016)
Preço: 8 euros

Votação para o OP 2016 até 10 de outubro


Votação até 10 de outubro | Nove propostas admitidas ao OP 2016

Até 10 de outubro, decorre o período de votação do Orçamento Participativo 2016,  promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Este ano, a novidade na votação assenta no facto de ser possível recorrer ao voto por SMS, modalidade que agiliza a votação e pretende incentivar e promover a participação.

Este meio de votação é gratuito e basta enviar uma SMS para o número 4305 com o texto “OPMG p [número da proposta escolhida]” – Exemplo: OPMG p11.

O participante deve, apenas, estar inscrito no sítio da Internet do Orçamento Participativo da Marinha Grande, com o campo respeitante ao número de telemóvel, devidamente preenchido.

Permanecem ativas a votação eletrónica no sítio da Internet do Orçamento Participativo (www.orcamentoparticipativo.cm-mgrande.pt), a participação mediada na Câmara Municipal e a efetuada através de depósito do voto em urna nas Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria.

Independentemente da forma de votação, apenas é permitido um voto por pessoa.

A lista das propostas admitidas é a seguinte:

Proposta 1: Cobertura do polidesportivo da escola da Praia da Vieira – Freguesia de Vieira de Leiria
Descrição: Instalação de cobertura no polidesportivo da escola da Praia da Vieira, de forma a permitir que as crianças possam utilizar o espaço, mesmo em períodos de chuva.
Proponente: Raquel Tomé Pedrosa Martins


Proposta 2: Estação de Lavagem de Bicicletas – Parque da Cerca – Freguesia de Marinha Grande
Descrição: Colocação de uma estação de lavagem de bicicletas no Parque da Cerca, que sirva o elevado número de praticantes da modalidade, uma vez que no final dos passeios é difícil, sobretudo para quem mora em prédio sem garagem ou quintal, lavar convenientemente as bicicletas.
Proponente: Hugo Miguel dos Santos Pereira 

Proposta 3: Remodelações e melhoramentos da Escola Básica do Pilado - Freguesia de Marinha Grande

Descrição: Intervenções diversas de reabilitação do edifício escolar (remodelação das redes de abastecimento de água e de recolha de águas residuais domésticas; reabilitação das atuais instalações sanitárias e construção de duas novas, adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada; trabalhos diversos de reabilitação no edifício; execução de telheiro para ligação entre a sala de aulas e o portão de acesso, incluindo reparação do piso).
Proponente: Alexandre Renato Franco Ferreira da Costa

Proposta 4: Requalificação do espaço e zona de recreio na EB João Beare - Freguesia de Marinha Grande
Descrição: Colocação de cobertura no espaço exterior da escola, entre os dois edifícios e a mediateca, com vista a garantir a utilização do espaço exterior nos períodos de pausa letiva em dias em que o tempo não é favorável a brincadeiras ao ar livre.
Proponente: Catarina Alexandra Portela de Sousa

Proposta 5: Colocação de sinalização sonora em algumas artérias semaforizadas do Concelho da Marinha Grande - Freguesia de Marinha Grande
Descrição: Adequação dos semáforos existentes a pessoas com deficiência visual.
Proponente: Sónia Marisa Lopes Ferreira dos Santos 

Proposta 6: Requalificação de espaço desportivo comunitário da Comeira e reconversão de arruamentos em espaço verde público - Freguesia de Marinha Grande
Descrição: Cobertura e requalificação do espaço do polidesportivo anexo à escola para prática desportiva (vedação, piso e respetivas marcações) e conversão do arruamento existente entre a coletividade e a escola em espaço pedonal/ espaço verde, com vista a garantir a articulação e a ligação entre a coletividade e o espaço escolar de forma segura e destinada a outro tipo de usos.
Proponente: Carlos Domingues Franco

Proposta 7: Vedação / delimitação do Centro de Lançamentos Freguesia de Marinha Grande
Descrição: Construção de vedação/delimitação do campo de forma a criar as devidas condições de segurança dos utentes do centro de lançamentos e de quem frequenta o Parque das Bernardas
Proponente: Ana Paula Domingues André

Proposta 8: Ilhas ecológicas – Praia da Vieira – Freguesia de Vieira de Leiria
Descrição: Execução de ilhas ecológicas, com vista a garantir adequadas condições de limpeza urbana a instalar na Praia da Vieira, na Avenida dos Pescadores (junto aos vendedores de tremoços), no largo da biblioteca e junto ao hotel Cristal (Avenida Marginal).
Proponente: Adelina Maria Marques Carriça Marques 

Proposta 9: Equipamentos de ginástica no Largo do Mercado - Praia da Vieira - Freguesia de Vieira de Leiria
Descrição: Instalação de equipamentos de ginástica no Largo do Mercado, com vista a garantir uma maior utilização daquele espaço público.
Proponente: Adelino Rodrigues Faustino

A Câmara Municipal tem em curso uma campanha de sensibilização à participação da população, que conta com o envolvimento dos proponentes que se disponibilizaram para o efeito.

Todas as informações relativas ao OP 2016 estão disponíveis em 

Teatro Stephens retoma temporada de espetáculos



Programação para setembro
Teatro Stephens retoma temporada de espetáculos

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, inicia mais uma temporada de programação este sábado, 17 de setembro, pelas 21h30, com o concerto da banda “Nice Weather For Ducks”.

O grupo de Leiria que lançou em 3 de junho deste ano o novo trabalho “Love Is You and Me Under the Night Sky” apresenta-se na Marinha Grande depois de passar por salas como o Hard Club no Porto, o CCB em Lisboa ou o Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. A banda que surpreendeu tudo e todos com Quack!, em 2012, e esteve na base do aparecimento da Omnichord Records vai mostrar o novo trabalho, de que já roda e muito na rádio o tema “Marigold”. 

Ficha Artística |
Luís Jerónimo – Voz, guitarra e teclas
Bruno Santos – Voz e teclas
Hugo Domingues – Baixo e voz
Diego Alonso – Guitarra a voz
Tiago Domingues - Bateria
Duração: Aproximadamente 75 minutos
Classificação etária: M/6 anos
Preço: 5 euros

Os próximos espetáculos a realizar em setembro são os seguintes:

24 de setembro . sábado . 21h30
LULLABY Poético. Imprevisível. Interativo. Louco.
Integrado no 21º ACASO Festival de Teatro
Uma revelação no universo do clown em Portugal. Lullaby é um espetáculo dinâmico, com a participação direta do público, numa performance cómica e provocadora que abre espaço ao jogo do improviso entre um palhaço transgressor e o espetador. Nesta aventura, partimos todos em busca do riso, da cumplicidade e da emoção, embarcando num ambiente poético, alimentado pela música ao vivo, rumo a um novo mundo de brincar.
Prémios: Prémio Revelação Imaginarius 2015 Santa Maria da Feira, Portugal e Prémio OFF CIRCADA 2015 Sevilha, Espanha.

Ficha Artística |
Rui Paixão - Criação e interpretação
Carlos Reis – Música e sonoplastia 
Duração: Aproximadamente 45 minutos
Classificação etária: Todas as idades
Preço: 3 euros

27 de setembro . terça . 21h30
MICO DA CÂMARA PEREIRA “A TUA VOZ É SAUDADE”
No espetáculo que visa comemorar o Dia Mundial do Turismo apresentamos o espetáculo de Mico da Câmara Pereira em que o mesmo nos apresenta o seu último trabalho intitulado " A Tua Voz é Saudade". No ano em que comemora 30 anos de carreira, o artista refere que este espetáculo “tem a curiosidade de ser o meu regresso às minhas origens musicais,  o fado!”

Ficha Artística |
Mico da Câmara Pereira - Voz e guitarra
Miguel Rodrigues - Guitarra Portuguesa
Manu Teixeira – Percussão
Diogo Sotto-Mayor - Piano
Duração: Aproximadamente 90 minutos 
Classificação etária: M/6 
Preço: 8 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nos dias de espetáculos das 20h00 às 22h00.

20º OuTonalidades arranca a 21 setembro!












O programa do OuTonalidades 2016 está servido!


http://facebook.com/outonalidades 


O “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” cumpre este ano a sua 20ª edição. De 21 de setembro a 15 de dezembro, são 70 concertos de 38 grupos em 40 espaços, distribuídos por Portugal, pela Galiza e por diversas extensões nacionais e internacionais estabelecidas para 2016. Volta a atingir-se, nesta edição, um grande número de concertos e espaços aderentes, o que demonstra a capacidade do evento em gerar novas oportunidades de circulação.


A 20ª edição do circuito arranca com um fim-de-semana em grande. Omiri, a potência sonora da tradição nos nossos dias, às mãos do multi-instrumentista Vasco Ribeiro Casais, tem honras de abertura num concerto no Espaço d’Orfeu, a 21 de setembro, integrado na programação do Festival "O Gesto Orelhudo". No dia seguinte, 22, é a vez da festa de Claiana subir ao mesmo palco. Também na quinta-feira, a dupla portuguesa de chorinho - Gileno Santana & Tuniko Goulart - apresenta-se no Museu Júlio Dinis, em Ovar, integrado no ciclo “Música quinta à noite”, e a dupla galega Uxía & Narf apresenta o seu primeiro disco em conjunto “Baladas da Galiza Imaxinaria”, no Cine-Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha, integrado no ciclo “Às Quintas”. Na sexta, sábado e domingo (23, 24 e 25 de setembro) a banda conimbricense Birds Are Indie realiza um périplo de três concertos em três espaços da vizinha Galiza.

Semana após semana, os concertos sucedem-se e, além de Águeda, Ovar e Albergaria-a-Velha, o circuito passará também por Santa Maria da Feira, Viseu, Penedono, Tavira, Sever do Vouga, Idanha-a-Nova, Estarreja, Idanha-a-Velha e Famalicão da Serra. Na Galiza, o OuTonalidades circulará por Laxe (A Coruña), Vigo, O Grove, Santiago de Compostela, Lugo, Bueu (Pontevedra), O Barco de Valdeorras, Isla de Arosa e Melide (A Coruña).
A grande novidade do OuTonalidades 2016 é precisamente o reatar da dimensão transfronteiriça deste circuito, alargando o roteiro e as oportunidades desde a Galiza ao Algarve, graças a um convénio restabelecido com a AGADIC, a Agência Galega das Indústrias Culturais, em parceria com a Clubtura, Associação Galega de Salas de Música ao Vivo. Birds Are Indie, CoMcORdAs e Serushio são os grupos portugueses que viajam até à Galiza com o OuTonalidades.
Para além do alargamento à Galiza, o 20º OuTonalidades conta ainda com várias extensões, pontes de cooperação internacional e nacional, fruto de parcerias da d’Orfeu AC, prosseguindo a sua missão de incentivo à circulação da música ao vivo, num trabalho em rede cujas sinergias extravasam o tempo e os espaços do próprio evento. Esta circulação, em franca expansão, leva este ano 14 grupos a realizar 22 concertos em 4 países: Portugal, Espanha, França e, pela primeira vez, no Brasil.
Chega agora o momento de, durante 14 fins-de-semana, o circuito português de música ao vivo voltar a palmilhar o país de lés-a-lés, através de uma alargada rede de Espaços abertos à diversidade das músicas que se fazem em território nacional, mas não só. O circuito é coordenado pela d’Orfeu AC em colaboração direta com inúmeros parceiros (Municípios, Teatros, Associações), na consolidação de uma grande rede de programação que junta grupos emergentes e reconhecidos, todos de inegável qualidade, resultantes de um processo que iniciou com 253 grupos candidatos a esta 20ª edição, dos quais se constituiu uma Bolsa de 112 grupos pré-selecionados e se chegou aos 38 que será possível conhecer ao vivo!


GRUPOS PROGRAMADOS NA 20ª EDIÇÃO:
A Charanga – Adufe & Alguidar - Birds Are Indie - Cachupa Psicadélica - César Cardoso Quartet "Bottom Shelf" - Celina da Piedade – Claiana – CoMcORdAs – Crassh - Edu Miranda Trio - Fábio Neves (Brasil) – Flak – Gapura - Gileno Santana & Tuniko Goulart - Golden Slumbers - Isabel Vinardell & Isabelle Laudenbach (Espanha) - João Pequeno - Kátya Teixeira (Brasil) - Kepa Junkera Trío (Espanha) - Korrontzi (Espanha) - Maria Monda - Medeiros/Lucas – Noiserv - Nuno Prata – Omiri - Oques Grasses (Espanha) - Pedro Mestre – Peixe - Reportório Osório – Sampladélicos - Sebastião Antunes – Serushio – Songbird - They Must Be Crazy - Uxía & João Gentil (Espanha / Portugal) - Uxía & Narf (Espanha) - We Bless This Mess - [Caméra] (França) 

PROGRAMA DETALHADO DE CONCERTOS:http://www.dorfeu.pt/outonalidades
_____________________________________


Falando em misericórdia

Ivan Rafael de Oliveira
São Francisco Xavier
“Falai-lhes das misericórdias infinitas de Deus”, foi uma recomendação dada por São Francisco Xavier para atender em confissão a pecadores habituados ao vício. Já para as pregações, exortava esse santo jesuíta em sua epístola:“Moderai sempre as vossas observações pela doçura da voz, benevolência no olhar, escolha de expressões, e que um sorriso amável acompanhe as vossas palavras; além disso, fazei ver que um sentimento de caridade é o que unicamente vos inspira”.

Pregar a misericórdia de Deus e a caridade para com os pecadores em nada é novidade para a Igreja fundada por Jesus Cristo, para a Igreja que cultua a Santíssima Virgem, que é Mãe de Misericórdia. Mas numa época em que outras virtudes e predicados de Deus são omitidos, essas palavras, tomadas isoladamente, bem podem causar equívocos de interpretação.
Uma pessoa que exercitasse apenas uma parte de seu corpo, deixando o resto definhar, acabaria por prejudicar e perder o corpo inteiro. Com isso em vista, a Igreja sempre pregou as verdades inteiras, sem esconder dos fiéis as obrigações que cada qual deve cumprir para salvar sua alma.
As belas palavras acima citadas, dirigidas a um jesuíta que partia em missão, longe de perderem o espírito apostólico, aumentam ainda em fecundidade quando lemos outros princípios contidos na mesma carta do grande apóstolo das Índias, São Francisco Xavier.
Aconselhando o melhor modo de converter as almas através da pregação, escreveu o Apóstolo das Índias: “Fazei (nas pregações) sobressair a majestade infinita de Deus e a enormidade do pecado que o ultraja. Imprimi nos espíritos a crença da aterradora sentença que será fulminada contra os réprobos no dia do julgamento final”.
“Apresentai com todos os recursos da eloquência, os suplícios eternos para os que forem condenados. Falai, finalmente, da morte e da morte súbita aos que vivem na indiferença e no [esquecimento] da sua salvação, com uma consciência carregada de crimes”.
“A todas essas considerações, acrescentai a da paixão e morte do Salvador dos homens, mas fazei-o de uma maneira tocante, patética, própria para excitar nos corações uma viva dor dos pecados cometidos, e a comovê-los até as lágrimas. Eis aí o que eu desejo que exponhais e torneis bem claro nos vossos sermões”.
São Francisco bem sabia que “a repreensão é de si mesma desagradável e amarga”, mas não hesita em advertir: “Encontrareis cristãos que não creem na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Esta incredulidade vem do afastamento dos sacramentos ou do seu contato habitual com os pagãos, maometanos e heréticos; outras vezes pelo escândalo que dão outros cristãos, e, digo-o com grande pesar e vergonha, pelos Padres cuja vida desonra o seu ministério! O povo, vendo-os subir ao altar sem preparação e sem respeito, supõe que eles próprios não têm fé na presença de Jesus Cristo no sacrifício da missa”.
Muitos hoje alegariam que tal linguagem já não está mais conforme o espírito moderno, e que as pessoas do século XXI não entendem mais essa forma de “radicalismo”. Mas essa linguagem seria, por acaso, conforme o espírito pagão da Índia do século XVI? Teria a decadência moderna ido tão fundo, que os próprios católicos de hoje estariam menos receptíveis à lei de Deus que os hindus de São Francisco?
Esse célebre santo jesuíta bem poderia hoje ser acusado de querer transformar o púlpito em um lugar de torturas. Mas os milhares de almas que, graças ao apostolado de São Francisco Xavier, hoje cantam as glórias eternas de Deus, saberiam defendê-lo.

 _______

Todas as citações do artigo procedem da carta de São Francisco Xavier ao Padre Gaspar Barzeu, escrita em Goa, em 1549. Fonte: São Francisco Xavier, Apóstolo das índias, autor J. M. S. Daurignac, editora Livraria Apostolado da Imprensa, 1959, quinta edição.
Fonte: ABIM


NO IPDJ DE AVEIRO | Workshop “Pequenos e Graúdos”



O IPDJ e o Programa CLDS 3G - Contrato Local de Desenvolvimento Social de Aveiro promovem o Workshop “Pequenos e Graúdos ”.

Este  Workshop realiza-se no dia 22 de setembro das 15h às 16h30, nas instalações do IPDJ - Aveiro.

Destinatários: jovens a partir dos 15 anos e adultos residentes no concelho e Aveiro.

Conteúdos:
- Crescer ou envelhecer?
- Velhice/Juventude: dois grandes estatutos;
- (In) gerações.

Objectivo geral:
- Fomentar o conhecimento intergeracionalvalorizando capacidades, competências e cultura do idoso.

Objectivos específicos:
- Identificar a importância dos factores que contribuem para a promoção da saúde no geral;
- Reconhecer a importância da comunicação entre pessoas de diferentes idades;
- Caracterizar os princípios fundamentais do processo de envelhecimento tendo em conta as dimensões psicológicas e sociais;

Formadores: Equipa do CLDS 3G Aveiro

Workshop gratuito, mas sujeito a inscrição até 19 de setembro:

Farmácias vendedoras de maconha no olho da violência


Luis Dufaur (*)
 
 
Farmacêuticos uruguaios na mira dos narcotraficantes.


Cinquenta farmácias uruguaias manifestaram no mês de junho  disposição de vender maconha em suas lojas. Porém, com a comercialização legal da droga essas farmácias verificaram terem-se metido em uma perigosa enrascada.

O pretexto da imoral lei foi que legalizando a droga se combateria o narcotráfico lhe tirando consumidores. Mas aí começaram os pesadelos. Os atravessadores da droga, responsáveis pelo maior número de mortes, ficariam com a maconha ao alcance da ponta de suas armas, sem precisar procurar mais longe.
Ademais, os farmacêuticos passariam a competir com bandos extremamente violentos tirando-lhes a clientela das bocas de expedição ilegal controladas por eles. O preço pago por esse ‘atentado’ às redes criminosas costuma ser encharcado de cadáveres e sangue.
Não há maconha, mas temos chazinhos... : medo toma conta das farmácias

O atual presidente, Tabaré Vázquez, continuador ideológico do presidente Mujica que promoveu a legalização da maconha, manifestou em entrevista à Televisión Nacional que “na maioria dos ‘territórios’ onde as farmácias vão vender maconha já existem narcotraficantes, e esses são implacáveis se alguém disputa seu negócio. Inclusive entre eles próprios, em ajustes de contas”.
“Suponhamos que o farmacêutico tenha boa saída, e onarco do bairro começa a perder seu negócio. Certamente vão ir à farmácia e dizer ao dono: 'olha, se você continuar vendendo, isto pode pegar fogo ou você poderá talvez ter um acidente'”.
Tabaré Vásquez insistiu na implementação da lei e prometeu “toda a proteção do Estado aos comercializadores legais. Não podemos ceder ante o crime organizado. Temos de ser fortes”, acrescentou.
Agora, o que a sociedade uruguaia sente na própria pele, julgando-se desprotegida, é precisamente a falta de força do Estado contra o crime organizado. As lindas promessas dos políticos não vão tirar os farmacêuticos da mira das impiedosas gangues.
Então a lei que dizia ser instrumento contra o narcotráfico assassino e um fator de paz e segurança, acabará criando o oposto: uma situação insustentável para os farmacêuticos, sujeitos a requintes da criminalidade.

          ( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM
 

Ondulação vira duas embarcações em Aveiro

Resultado de imagem para Ondulação vira duas embarcações em Aveiro
Duas embarcações de recreio viraram na manhã deste sábado ao largo de S. Jacinto, em Aveiro, devido à forte ondulação, tendo um dos três tripulantes sido transportado ao hospital com sintomas de hipotermia.
Segundo a fonte, as duas embarcações praticavam pesca lúdica, sendo que uma delas terá virado e a segunda, numa tentativa de lhe prestar socorro, terá também acabado por tombar devido à forte ondulação no local.
O acidente ocorreu cerca das 9h50 "na zona de rebentação", a cerca de "300 a 400 metros" da costa.
De acordo com a Polícia Marítima de Aveiro, os três tripulantes que seguiam nas embarcações são do sexo masculino, com idades entre os 25 e 45 anos, tendo chegado a terra pelos próprios meios, com algum auxílio de populares.
Apenas um deles, por apresentar sintomas de hipotermia, foi transportado ao Hospital de Aveiro.
TSF
________________________________

Nick Gordon considerado “legalmente responsável” pela morte de filha de Whitney Houston

Após decisão de tribunal , família de Bobbi exige uma indemnização de 45 milhões de euros
Um tribunal norte-americano considerou Nick Gordon "legalmente responsável" pela morte de Bobbi Kristina, a única filha de Whitney Houston. Gordon, que namorava com a jovem de 22 anos, ter-lhe-á dado uma mistura de medicamentos e drogas, deixando-a depois inconsciente na banheira.
Esta decisão surge na sequência de uma demanda civil feita pelos responsáveis legais de Bobbi Kristina e foi tomada na ausência de Nick Gordon, que não compareceu à audiência em tribunal. A família da filha de Whitney Houston exige agora uma indemnização de 50 milhões de dólares (45 milhões de euros) a Nick Gordon por danos, bem como a devolução de objetos que eram da jovem.
Bobbi Kristina foi encontrada inconsciente na banheira de sua casa a 31 de janeiro de 2015. Morreu a 26 de julho do mesmo ano, depois de ter estado esse período em coma.
Whitney Houston, recorde-se, morreu em 2012, aos 48 anos, em circunstâncias semelhantes. A cantora foi encontrada sem vida na banheira de um hotel em Beverly Hills. As causas da morte apontaram para uma falha cardíaca, na sequência do consumo de cocaína e outras substâncias medicamentosas.
DN
__________________________

Hora de Fecho: Martim Moniz ficou entalado na porta? Talvez não

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
LIVROS 
Já se sabe: quem conta um conto, acrescenta um ponto e nem a História de Portugal ficou alheia a isso. Num novo livro, Ricardo Raimundo recupera alguns episódios que não se passaram "bem assim".
Carlos César diz que o líder do PSD se prepara para "apadrinhar" um "livro de mexericos da vida sexual de políticos", Passos distancia-se da obra de José António Saraiva: "O autor é ele, não sou eu".
Desta vez ao Expresso, o juiz de instrução volta a dizer foi alvo de vigilâncias e receia estar a ser escutado. Aponta às secretas e nomeia várias vezes o secretário-geral: o procurador Júlio Pereira.
Madonna desistiu das sombras azuis, mas Lionel Richie nunca abandonou o bigode bem aparado. Porque o tempo não perdoa, nem mesmo aos mais famosos, veja como passaram os anos por 20 celebridades.
Antes de ser Bonga foi Barceló - e, no Benfica, "pulverizou" as pistas de atletismo. Seguiu-se a música e rouquidão da voz. A mesma voz com que, nesta entrevista de vida, é crítico da sua Angola natal
Fez 70 anos este mês, ao mesmo tempo que era publicado um livro sobre um dos realizadores mais polémicos de Hollywood. Bruno Vieira Amaral explica porquê, poucos dias antes da estreia de "Snowden".
Em entrevista, David Lodge diz-nos que quer escrever "pelo menos mais um romance". Sabe que é um autor de sucesso mas admite: "Não aproveitei a vida como deveria ter feito".
Vasco Rosa escreve sobre "Anedotas do Nemésio", de Arnaldo Saraiva: "Mandaria a prudência e o decoro que esta compilação de fait-divers ficasse na gaveta".
Programa de debate semanal do Observador realiza-se este sábado na Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, com Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes. Entrada é livre.
Engenharia Aeroespacial tornou-se este ano no curso com a média de ingresso mais alta. O Instituto Superior Técnico enche-se com as mentes mais brilhantes do país. Todas recusam a palavra "génio". 
Opinião

André Azevedo Alves
No ponto a que a "geringonça" conduziu o país, importaria agora reconhecer também que a estratégia fracassou e que urge inverter o rumo para tentar evitar a quarta bancarrota.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não era médica, nem enfermeira, nem assistente social, mas mãe: a ‘madre’ Teresa de Calcutá. As suas casas não pretendem ser hospitais, nem centros sociais mas, para quem a não tem, casa de família.

Rui Ramos
Sob o actual regime fiscal, Portugal pode estar a caminhar para uma despromoção social maciça. Noutros países, a classes médias podem estar a morrer; aqui, vão ser assassinadas.

José Ferreira Gomes
Se mantivermos o crescimento da taxa de diplomados no fim do secundário por mais uns anos podemos chegar a um nível comparável com o dos nossos parceiros. Mas precisamos de melhorar a diversificação.

José Borges
Ansiosos, nervosos, gesticulares, aparecem agora os velhos corvos da desgraça a anunciar o terramoto e o fim do mundo por causa da justa paragem das obras na Segunda Circular.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

______________________