terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Sustentabilidade: Grupo Barbot revoluciona a indústria com novo processo de produção


Grupo Barbot revoluciona a indústria com novo processo de produção. Tecnologia inovadora implementada no processo de produção do Grupo Barbot.
Grupo Barbot destaca-se pelo seu compromisso contínuo com a sustentabilidade das suas tintas. Recentemente, a empresa implementou uma tecnologia inovadora para aprimorar o seu processo de produção, especialmente pela aposta em soluções mais naturais e com menos conservantes.

Para superar os desafios relacionados com a contaminação bacteriana nas tintas à base de água, a Barbot colaborou com a Hygienic Pigging Systems Ltd (HPS) para implementar sistemas avançados de recuperação de produtos líquidos.

Com esta implementação, a contaminação bacteriana foi reduzida a praticamente zero e a água utilizada como propulsante é reciclada, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. O Grupo Barbot observou uma melhoria significativa na qualidade dos seus produtos, além de uma eficiência operacional aprimorada com a automação dos sistemas.

“No Grupo Barbot, a inovação é o nosso legado e o nosso futuro. Ao adotar esta nova tecnologia da HPS, não apenas superamos desafios significativos, mas também redefinimos os padrões da indústria de tintas. Esta é a nossa missão, é um testemunho do nosso compromisso com a excelência, eficiência operacional e responsabilidade ambiental”, afirma António Aguiar, Diretor Industrial.

Além da limpeza eficaz, o Pigging System oferece várias vantagens adicionais: a capacidade de evitar contaminações cruzadas entre diferentes produtos numa mesma linha, a redução de perdas de produto e a minimização de resíduos e água de limpeza. O sucesso da implementação dos sistemas de pigging da HPS reforça a importância de tecnologias avançadas na evolução positiva dos processos de produção.

 


*FILIPE OLIVEIRA
Communication Consultant

Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com espetáculos em Casal de Cadima e Murtede

 
Depois da abertura, a 20 de janeiro, com o espetáculo “60 Anos de Carreira. António Sala – O Comunicador”, perante uma assistência que encheu o Multiusos de Febres, o Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede tem a sua primeira jornada no próximo fim de semana com as estreias das peças de dois grupos cénicos nas comunidades onde desenvolvem a sua atividade.
No sábado, 27 de janeiro, às 21h30, o Grupo de Teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal apresenta na sua sede, na Freguesia de Cadima, duas comédias.
Uma delas, intitulada “Milagre no Convento de Santa Maria-Joana”, retrata a história ocorrida numa loja conventual, cujas vendas financiam as boas obras das Irmãs Ervanárias. O famoso elixir de Santa Maria-Joana perdeu todo o esplendor de outrora, a ponto de pôr em risco a economia desta peculiar comunidade. Feliz ou infelizmente, a Irmã Ana, que estava encarregue da destilaria do Convento, morre, pelo que teve de ser substituída pela Irmã Inês, uma freira noviça revolucionária, que encarava aquela delicada e exigente função numa perspetiva um pouco mais heterodoxa. E foi assim que, ao tentar renovar a fórmula do elixir acrescentando uma erva misteriosa à preparação, fez dele um sucesso que viria a dar muito que falar...
No final da peça, segue-se o já habitual “Cortar na Casaca” sketch de pendor musical em que o grupo de teatro, através da sátira e do bom humor, faz crítica social e as políticas locais e nacionais.
No domingo, 28 de janeiro, às16.00 horas, é a vez do Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” de Murtede subir ao palco da sua sede para representar “Família, Família, Negócios à Parte”. Trata-se de um enredo de Cristina Serém e Daniela Almeida que se desenrola em torno da personagem de Carlos António Coutinho de Marialva, empresário do ramo vinícola do concelho de Cantanhede. Numa das suas viagens de negócio, contrai uma doença rara, que o deixa em estado vegetativo. Com um prognóstico muito reservado, a sua perspetiva de vida é curta, podendo ser meses, semanas ou até dias. A sinopse do espetáculo deixa no ar dúvidas sobre o caso, lembrando que, “por mais que a sociedade evolua, a ambição e o individualismo continuam a reinar nesta sociedade dita civilizada”.
O XXIV Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 300 atores e outros intervenientes. Segundo o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que dão corpo á iniciativa realizam dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” de outra entidade envolvida.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Programa internacional “Globally Responsible Leadership for Sustainable Transformation”. Financial Times destaca programa internacional de sustentabilidade que conta com a participação da Católica Porto Business School


O Globally Responsible Leadership for Sustainable Transformation, um programa internacional ao nível de pós-graduação, da iniciativa da GRLI - The Globally Responsible Leadership Initiative, foi distinguido pelo Financial Times, no âmbito dos Responsible Business Education Awards. Este programa, inovador e colaborativo, é ministrado por professores de sete universidades GRLI na Ásia, Europa, e América do Norte. Em Portugal, a Católica Porto Business School é parceiro associado da GRLI neste curso, e é responsável pelo módulo dedicado às parcerias intersectoriais e os respetivos impactos positivos.
Para Raquel Campos Franco, docente e responsável pela coordenação do programa do lado da Católica Porto Business School, “o curso constitui não só uma excelente oportunidade de aprender sobre os mais recentes temas relacionados com a sustentabilidade em sessões promovidas por várias business schools internacionais, como permite um contacto estreito com participantes de várias geografias, enriquecendo largamente a experiência com realidades, práticas e formas de pensar distintas.”

Alexandra Leitão, diretora adjunta para a Internacionalização da Católica Porto Business School, acrescenta “é de destacar o caráter colaborativo internacional associado a este curso, não só ao nível do desenho do programa e articulação de conteúdos, como ao nível do trabalho entre os participantes para o desenvolvimento de um projeto concreto associado a um setor e empresa.”

O Financial Times, no âmbito dos Responsible Business Education Awards, destacou o programa internacional “Globally Responsible Leadership for Sustainable Transformation”, que conta com a participação da Católica Porto Business School.

Este programa internacional integra a oferta de formação executiva da Católica Porto Business School e foi especialmente destacado como “altamente recomendável” na categoria de “os melhores recursos de ensino responsável - materiais inovadores com foco na sustentabilidade financeira.”

Com foco em iniciativas de sustentabilidade, o programa é composto por vários módulos que permitem que, estudantes de todo o mundo, trabalhem em grupos integrados em projetos empresariais estratégicos.

A Católica Porto Business School é reconhecida pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global. E há muito que desenvolve múltiplas iniciativas, programas científicos, cursos executivos, investigações e reflexões na área da Sustentabilidade e do Desenvolvimento Responsável. Exemplos disso são o InSuRe.hub, a Pós Graduação em Sustentabilidade e Regeneração, vários cursos executivos na área de ética e sustentabilidade, a inclusão de duas disciplinas optativas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para alunos de Licenciatura e Mestrado, entre muitos outros.

*Fernanda Teixeira

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE SESSÕES DE LITERACIA PARA A DEMOCRACIA NO ÂMBITO DO PROJETO ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM

 O Município de Silves dinamizou, entre os dias 9 e 18 de janeiro, diversas sessões de literacia para a democracia. Estas sessões realizaram-se no âmbito do projeto Assembleia Municipal de Silves e contaram com a participação de cerca de quatro centenas de alunos (do 8.º ao 12.º anos de escolaridade) da Escola Secundária de Silves e das Escolas Básicas 2,3 do Algoz; Dr. Garcia Domingues, João de Deus e Dr. António da Costa Contreiras.
Este projeto é composto por diversas etapas: numa primeira fase foram designados os coordenadores escolares que irão acompanhar os jovens, sendo que, após a realização destas sessões de literacia para a democracia, serão definidos os jovens deputados municipais que irão representar a respetiva escola na Assembleia Municipal Jovem, com data marcada para o próximo dia 30 de abril.
Sensibilizar e capacitar os jovens para uma participação democrática em matérias de política local, auscultando, debatendo e apresentando as suas propostas junto dos Órgãos de Poder Político Local são os principais objetivos deste projeto promovido pelo Município de Silves, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

Crónica Postal: REABILITAR A POLÍTICA

 
Vamos a eleições. “O futuro exige hoje a tarefa de reabilitar a política, que é uma das formas mais altas da caridade.” São palavras do Papa Francisco. Subscrevo por inteiro.
Falar em reabilitar a política é também reconhecer que esta não anda bem. Não devemos ignorar a falta de confiança nos políticos e na política. Governar e participar nas decisões que a todos afetam é uma missão nobre. Mas só é nobre se for exercida com nobreza.
Os portugueses tem mostrado capacidade para criar riqueza. Não podemos continuar a adiar o essencial que afeta a nossa vida.
Reabilitar a política e os políticos. Tarefa fundamental para salvar a democracia dos ataques que a fragilizam. E os políticos tem-se posto a jeito. Passando a ideia de que pouco ou nada fazem para a dignificar.
Não precisamos de lembrar os (demasiados) casos de decisões de competência discutível e de aproveitamento de cargos para benefício pessoal. Têm que ser combatidos com determinação. No momento da escolha dos governantes. Os cidadãos tem que confiar que o dinheiro que com excesso de esforço tiramos do nosso bolso é usado para a todos beneficiar. São muitas as queixas fundadas de que nem sempre é assim. Ou, ainda pior, que não nos é dado o que temos direito e nos garantiram em nome da democracia.
É preciso reabilitar a política e os políticos. E isso passa por escolhermos quem saiba garantir o que temos direito e pagamos com muito esforço.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque: Falar em reabilitar a política é também reconhecer que esta não anda bem”

Universidade de Coimbra dá a conhecer a sua contribuição para a produção fotovoltaica

 
Afinal, qual a contribuição atual da Universidade de Coimbra (UC) para uma energia limpa? A Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC responde a esta questão já na próxima sexta-feira, 26 de janeiro, data em que se celebra o Dia Internacional da Energia Limpa.
O evento “Viagem às fotovoltaicas da UC” terá lugar no Anfiteatro A4 do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEEC) da FCTUC, pelas 15h, onde decorrerá uma sessão apresentada por Humberto Jorge, professor do DEEC, na qual serão divulgados dados da atual contribuição da UC, seguida de uma visita guiada à instalação de produção fotovoltaica na cobertura deste departamento.

«Considerando que a UC é a instituição mais sustentável em Portugal e a 29.ª do mundo, ao assinalar o Dia Internacional da Energia Limpa, que se inscreve no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 7 da ONU: Energias Renováveis e Acessíveis, a Iniciativa EfS pretende contribuir diretamente para a promoção e notoriedade do esforço que tem vindo a ser desenvolvido pela instituição, enfatizando-o e expondo-o publicamente», afirma Luísa Dias Pereira, membro da Iniciativa EfS.

A sessão também poderá ser acompanhada a sessão online. O registo é gratuito, mas obrigatório através do link.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: Workshop ensina a ler os rótulos dos alimentos


Saber ler e interpretar os rótulos dos alimentos é importante para tomar as melhores decisões na hora de ir às compras. Neste sentido, e no âmbito do programa “Saúde à Mesa”, está agendado para o dia 28 de janeiro, o workshop “O que nos dizem os rótulos dos alimentos”, com a nutricionista Daniela Sousa. Decorre das 10h30 às 12h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Ler e interpretar uma lista de ingredientes e a tabela nutricional de cada um deles, é essencial para fazermos as melhores escolhas e garantirmos uma alimentação saudável e equilibrada. No workshop com a nutricionista Daniela Sousa, os participantes vão aprender o que se deve ter em conta quando se analisam os rótulos alimentares, nomeadamente a saber identificar o “açúcar escondido” e as diferentes designações de “açúcar”, a reconhecer as diferentes formas de gordura adicionada, a conhecer os aditivos alimentares, e a fazer escolhas conscientes e saudáveis adaptadas a cada um.

O workshop destina-se ao público em geral, incluindo crianças a partir dos 9 anos, tem o custo de 5€ por participante e requer inscrição prévia através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.

“Saúde à Mesa” é um programa de literacia em saúde promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, que pretende consciencializar para formas de alimentação saudável, através de conversas informais, workshops e showcookings.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

CASA MUSEU JOÃO DE DEUS APRESENTA EXPOSIÇÃO “CONSTRUIR A PAZ COM VALORES DE ABRIL” No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974

 No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Município de Silves, através do setor de Educação, associa-se ao Conselho Português para a Paz e Cooperação, para apresentar a exposição “CONSTRUIR A PAZ COM VALORES DE ABRIL”, na Casa-Museu João de Deus (CMJD), em S.B. Messines, no dia 26 de janeiro, pelas 18h00. A exposição estará patente, entre 26 de janeiro e 29 de fevereiro (das 09h00 às 17h00).
A iniciativa de entrada gratuita é destinada a toda a população, e tem como objetivo a Educação para a Paz, num momento em que se vive com cada vez mais conflitos de vária ordem, torna-se pertinente relembrar a importância da paz junto de todos os cidadãos.
 
+ SOBRE “CONSTRUIR A PAZ COM VALORES DE ABRIL”
A exposição “CONSTRUIR A PAZ COM VALORES DE ABRIL”, é composta por 10 painéis alusivos à temática, e pretende aprofundar a consciência sobre a importância da defesa dos valores de Abril, da Paz e da Solidariedade, como fundamentais para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de contribuírem para uma sociedade mais justa, mais harmoniosa e tolerante.


*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

...

ESCOLAS DOS CONCELHO DE SILVES RECEBEM “CENSURADOS: A MÚSICA QUE DESAFIOU A DITADURA”

 No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, aos alunos 2.º e 3.º Ciclo e Secundário do concelho de Silves, recebem nos dias 25 e 26 de janeiro, a iniciativa “Censurados: A Música que desafiou a ditadura” por o autor e interprete Rui David. A iniciativa é promovida pelo Município de Silves, em parceria com o Projeto Cultural de Agrupamento de Escolas de Silves, o Agrupamento de Escola de Silves Sul, a Escola Alemã e o Plano Nacional das Artes.

+ SOBRE RUI DAVID
Autor e intérprete, Rui David transporta-nos de volta aos anos da ditadura em Portugal, numa evocação dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Este espetáculo cativante e educativo, pensado especificamente para o público escolar entre os 10 e os 16 anos, oferece uma visão poderosa e emocionante do período em que a censura governava, limitando a liberdade de expressão e a criatividade artística.
 
Jornalista de formação e músico por vocação, Rui David utiliza sua paixão pela música para nos contar histórias fascinantes sobre a resistência à censura durante a ditadura portuguesa. Leva-nos numa viagem pelo tempo, revelando como os cantautores usavam as suas letras e músicas para sussurrar mensagens de esperança, liberdade e resistência.
Este espetáculo é uma celebração da Música como uma poderosa ferramenta de mudança social e política. Rui David, partilha experiências e testemunhos ao longo deste espetáculo onde os estudantes serão convidados a refletir sobre o valor da liberdade de expressão e a importância de lutar pelos direitos humanos.
 
+ SOBRE “CENSURADOS: A MÚSICA QUE DESAFIOU A DITADURA”
 
"Censurados: A Música que Desafiou a Ditadura" não apenas educa, mas também inspira jovens espectadores a valorizar a liberdade que muitos de nós hoje consideram garantida.
 
Numa mistura de música ao vivo, discos de vinil e gira-discos, palestra e uma visão única da história recente de Portugal, este espetáculo é uma celebração da coragem daqueles que se recusaram a ser silenciados, utilizando a música como uma arma de resistência em tempos sombrios.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

UCC Ammaya promove literacia sobre medidas de etiqueta respiratória


Tendo por base o Plano de Contingência para a resposta Sazonal em Saúde- Referencial Técnico Inverno 2023/2024, (DGS, 2023), que define como prioridade “Promover a literacia em saúde como ferramenta para a saúde, envolvimento da comunidade e comunicação através da divulgação e reforço das recomendações para a população, e grupos vulneráveis em particular, sobre medidas preventivas dos efeitos do frio na saúde (…)” e “Promover a adoção de medidas de higiene respiratória e de controlo de infeção, incluindo a promoção da utilização de equipamento de proteção individual (EPI), quando aplicável.”, a UCC Ammaya encontra-se a desenvolver ações de sensibilização e promoção da literacia sobre medidas de etiqueta respiratória aos utentes acompanhados na consulta de Centro de Diagnóstico Pneumológico, tendo em conta a especial vulnerabilidade desta população (condição de existência de comorbilidades).

ULSAALE