sábado, 15 de outubro de 2016

ALICE VIEIRA CONDENA ATRIBUIÇÃO DE NOBEL DA LITERATURA A BOB DYLAN


 
A escritora Alice Vieira
O músico norte-americano Bob Dylan foi esta quinta-feira, 13, agraciado com o Nobel da Literatura e a decisão está a gerar controvérsia um pouco por todo o mundo.
Em Portugal, a escritora Alice Vieira teceu duras críticas à decisão da Academia Sueca.
Digam-me que é aldrabice. Digam-me que estão a gozar comigo. Digam-me que o Bob Dylan não ganhou o Nobel da Literatura”, escreveu na sua página de Facebook acrescentando que “se fosse aos galardoados anteriores, devolvia o prémio. Juro”.
Estou a preparar a candidatura do Quim Barreiros para o próximo ano”, ironizou ainda.
Estas declarações estão a gerar polémica junto dos fãs do cantor, que inclusivamente piratearam a página Wikipédia da jornalista.
Um novo parágrafo foi acrescentado na última parte do capítulo “Biografia”. Nele pode ler-se que a comparação que a escritora fez entre Dylan e Quim Barreiros “podem apenas ter como base a ignorância de Alice Vieira e toda a inveja que a mesma sente pelo trabalho lírico e poético” do artista norte-americano.
A última frase é particularmente agressiva: “Podemos assim concluir que em 2016 Alice Vieira foi vítima de alguma doença mental degenerativa ou apenas se tornou numa c**** amarga”.
Figura incontornável da música popular norte-americana, Bob Dylan é o primeiro compositor a receber o prestigiado prémio da literatura, com um valor monetário de 822 mil euros.
Recorde-se que Dylan, que atuou pela última vez em Portugal em 2008, recebeu o Nobel da Literatura por ter criado, segundo a Academia Sueca, “novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

SÓCRATES FOI LIBERTADO HÁ UM ANO


 
João Relvas / Lusa
O ex-primeiro-ministro, José Sócrates (D), acompanhado do seu advogado, João Araújo, à chegada à casa onde ficará em prisão domiciliária
O ex-primeiro-ministro, José Sócrates (D), acompanhado do seu advogado, João Araújo, à chegada à casa onde ficará em prisão domiciliária
O fim das medidas privativas da liberdade de José Sócrates completa domingo um ano sem que tenha havido acusação e numa altura em que o Ministério Público adiou para março de 2017 o prazo para conclusão da investigação.
O antigo primeiro-ministro socialista, vindo de Paris, foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, por suspeitas dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corupção passiva para ato ilícito, tendo ficado preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora.
Durante os mais de nove meses em que esteve preso em Évora, Sócrates reclamou inocência, recebeu a visita de amigos e colegas de partido, incluindo do antigo Presidente da República Mário Soares, mas todos os pedidos de `habeas corpus” para a sua libertação foram rejeitados pelo Supremo Tribunal de Justiça.
Já depois de outros arguidos terem deixado de estar em prisão preventiva na Operação Marquês, Sócrates passou, a 04 de setembro de 2015, para prisão domiciliária, com vigilância policial e proibição de contactos com outros arguidos.
Antes, o antigo líder do PS ter recusado a possibilidade de ficar preso em casa com pulseira eletrónica.
A sua chegada a casa, de ténis e t-shirt, tornou-se num dos acontecimentos mais mediáticos desse verão, com eleições legislativas à porta.
Nesse momento, as atenções dos investigadores estavam viradas para o alegado envolvimento do antigo primeiro-ministro no licenciamento do empreendimento de Vale de Lobo, num negócio que trazia também à colação o empresário Hélder Bataglia e os amigos de longa data de Sócrates – Armando Vara e Carlos Santos Silva, também arguidos na Operação Marquês.
João Araújo e Pedro Delille, advogados de Sócrates, vieram então, em conferência de imprensa, classificar o processo de “patetico, sem orivas ou factos”, contrariando notícias que apontavam o antigo líder socialista como o beneficiário de muitos milhões de euros que circularam pelas contas de Carlos Santos Silva.
A 16 de outubro, já depois das legislativas, Sócrates foi libertado por decisão judicial, mas proibido de se ausentar para o estrangeiro, após o Ministério Público considerar que estavam consolidados os indícios recolhidos nos autos, bem como a integração juríidca dos factos imputados.
O Ministério Público (MP) previu concluir o inquérito em março deste ano, adiando depois a data para 15 de setembro, altura em que a Procuradoria-Geral da República concedeu mais 180 dias (meio ano) para “a realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis”.
Este novo adiamento – duramente criticado pela defesa e por Sócrates, que ameaçou recorrer às instâncias internacionais – foi justificado pelo MP com o surgimento de “novos factos, integráveis no objeto do processo” e que implicam pedidos de cooperação judiciária internacional.
Em causa estarão suspeitas de corrupção com negócios da PT no Brasil, envolvendo o Grupo Espírito Santo (GES).
Recentemente, numa entrevista à SIC, o juiz do TCIC Carlos Alexandre aludiu ao facto de ter que trabalhar bastante por não ter amigos pródigos, o que foi interpretado como uma indirecta a Sócrates, que acusou o juiz da Operação Marquês de “abuso de poder” ao “corroborar publicamente as injustas e falsas teses da acusação”.
No seguimento das declarações e de uma queixa dos advogados de Sócrates, o Conselho Superior da Magistratura – órgão de gestão e disciplina dos juízes – vai analisar as declarações de Carlos Alexandre.
Na terça-feira o Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o pedido de afastamento do juiz apresentado pela defesa do ex-primeiro-ministro.
/Lusa

PROCURA DE CASAS DE LUXO É TANTA QUE HÁ LISTAS DE ESPERA


 
Starbuck Powersurge / Flickr
Há cada vez mais estrangeiros interessados em comprarem imóveis de luxo em Portugal, especialmente com vista para o mar. Nalgumas zonas do país a procura é tanta que até há listas de espera.
De acordo com dados da consultora imobiliária JLL/Cobertura, em zonas como Cascais e Estoril há uma lista de espera para imóveis de luxo com “determinadas características”, explica no Expresso a directora do departamento residencial da empresa, Patrícia Barão.
“Há neste momento muita procura — e não há praticamente oferta — de apartamentos com vista de mar, estacionamento, próximo do centro e valores a variar entre os 500 mil e €800 mil. Para este tipo de imóveis, temos actualmente uma lista de espera de clientes, a maioria estrangeiros”, realça Patrícia Barão no semanário.
Esta profissional explica que “são claramente os brasileiros que estão a dinamizar a zona” do “segmento médio alto e alto da Linha de Cascais”.
Depois dos chineses, os brasileiros são os estrangeiros mais visados pela atribuição de Vistos Gold, seguindo-se os russos e depois os sul-africanos, conforme nota o Expresso.
Patrícia Barão explica que os brasileiros “se sentem muito pressionados com a situação do seu paíse estão com muita vontade de vir para Portugal e fechar rapidamente o negócio”.
“São pessoas com capacidade financeira, que querem cada vez mais investir na Europa (e desinvestir em Miami, por exemplo) mas não o querem fazer em Paris ou Londres”, adianta a consultora, concluindo que “Portugal acaba por ser perfeito para eles porque partilhamos a mesma língua e oferece-lhes a proximidade a essas capitais europeias”.
ZAP

MOREIRA DA SILVA GANHA OCDE (E PASSOS PERDE O NÚMERO DOIS)


 
PSD / Flickr
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva
Jorge Moreira da Silva vai deixar os lugares de vice-presidente do PSD e de deputado na Assembleia da República. O ex-ministro do Ambiente vai ocupar um cargo na OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
A notícia é avançada pelo semanário Expresso na sua edição deste sábado.
De acordo com o jornal, Moreira da Silva foi nomeado director-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE, o que o obriga a abandonar os cargos políticos que desempenha em Portugal.
A decisão, segundo a mesma fonte, terá sido tomada há cerca de duas semanas e vai levar o social-democrata a mudar-se para Paris.
A candidatura de Moreira da Silva à OCDE teve o apoio de Augusto Santos Silvaministro dos Negócios Estrangeiros, e contou com as movimentações diplomáticas do embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, que representa Portugal na Organização, conforme destaca o Expresso.
Moreira da Silva refere no semanário que está muito “satisfeito com o resultado e com a possibilidade de voltar a participar activamente, a nível internacional, nas políticas de desenvolvimento e cooperação, protecção ambiental e combate à pobreza” depois de um processo de nomeação que classifica como “longo, exigente e muito competitivo”.
Havia 200 candidatos ao cargo, num processo que se prolongou por 10 meses, segundo o Expresso.
ZAP

“ESTE É UM ORÇAMENTO DE ESQUERDA”


 
Nuno Fox / Lusa
O ministro das Finanças, Mario Centeno, durante a confer~encia de imprensa de apresentação do OE2017
Um “orçamento de estabilidade fiscal” e definitivamente “de esquerda”. É assim que Mário Centeno, classifica a proposta do governo de Orçamento de Estado para 2017 que inclui aumentos em vários impostos – e que leva a oposição a falar em “caça ao contribuinte”.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, recusa essa ideia e destaca, em entrevista ao jornalExpresso, que se trata de “um orçamento de esquerda”, depois de ter negado, em conferência de imprensa, a ideia de agravamento de impostos.
Em termos globais, segundo a proposta apresentada pelo governo, o Orçamento de Estado para 2017 prevê uma ligeira diminuição na carga fiscal, no próximo ano, em 0,1 pontos percentuais, passando a representar 24,9% do Produto Interno Bruto (PIB), apesar de a receita fiscal aumentar 2,8%, ultrapassando os 47.601 milhões de euros.

Declaração automática de IRS

Entre as medidas previstas no OE2017 está a entrega automática do IRS que vai estar “disponível para um universo inicial de mais de um milhão de contribuintes”, segundo a proposta do governo.
Estão em causa “situações de liquidação simples”, nesta primeira fase, sendo que, “gradualmente, ao longo dos próximos anos, este universo será alargado a todos os contribuintes que apenas aufiramrendimentos de trabalho dependente e pensões“.
O IRS automático é uma medida que estava prevista no programa Simplex 2016.
Os escalões de IRS serão ligeiramente actualizados, seguindo a linha da inflação e confirma-se também que os contribuintes com deficiência vão pagar menos IRS, passando a ser tributados sobre apenas 85% do seu rendimento.
Está ainda previsto um aumento de 0,25 euros por dia no subsídio de refeição da Função Pública, uma medida que não terá acompanhamento no sector empresarial do estado.
O OE2017 prevê também um aumento de 10 euros nas pensões de reforma entre os 235 e os 628 euros, mas só a partir de Agosto.
João Relvas / Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno (D), acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, à chegada para a entrega a proposta do Governo do Orçamento do Estado para 2017
O ministro das Finanças, Mário Centeno (D), acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, à chegada para a entrega a proposta do Governo do Orçamento do Estado para 2017
Incluídos na proposta estão o novo imposto sobre imóveis, para financiar a Segurança Social, e o fim gradual da sobretaxa de IRS ao longo do ano.
Confirma-se igualmente, a subida nos impostos sobre o tabaco e a cerveja e ainda o aumento dastaxas nas bebidas açucaradas, que podem subir até 16,5 cêntimos por litro, com as receitas a reverterem para a “sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde”, afiança o relatório do OE2017.
A proposta garante ainda que todos os alunos do primeiro ciclo do ensino público, do primeiro ao quarto ano, vão receber manuais escolares gratuitos em 2017.

Acordo das esquerdas não foi “violado”

Na defesa da proposta de OE2017, António Costa já veio dizer que só com uma estratégia de gradualismo na reposição de rendimentos, tal como acontecerá com o fim da sobretaxa de IRS, se consegue cumprir a meta de redução do défice.
Uma ideia reforçada pelo porta-voz do PS, João Galamba, que defende como adequada “a ponderação” feita pelo Governo de adiar a devolução da sobretaxa integral para os escalões mais altos, justificando-a com uma “maior distribuição de rendimentos aos escalões mais baixos“.
O Bloco de Esquerda (BE) reconhece não concordar com a solução do Governo sobre o fim da sobretaxa de IRS, mas acrescenta que o acordo que viabiliza o executivo do PS não foi “violado”.
“Há acordo enquanto houver uma estratégia de devolução de rendimentos“, vinca a deputada bloquista Mariana Mortágua, que falava no parlamento depois da apresentação pelo executivo da proposta de OE2017.
Do lado do PCP, o líder parlamentar João Oliveira regozija-se com o “aumento de 98% das pensões e reformas durante o ano de 2017″, mas reitera as limitações do Governo PS, nomeadamente face à função pública.

“Abriu a caça ao contribuinte”

O PSD define a proposta de OE do Governo como um “pacote de impostos” que abarca “12 cargas”sobre os portugueses em áreas como os combustíveis, refrigerantes, casas ou mesmo balas de armas.
“Em 2017 os portugueses vão pagar mais 3,6 mil milhões de euros em impostos e contribuições do que pagaram em 2015″, com o executivo de PSD e CDS-PP no poder, advoga o deputado do PSD António Leitão Amaro.
Da parte do CDS-PP, Assunção Cristas fala numa austeridade “à la esquerda” e diz que “abriu a época da caça ao contribuinte, porque todos os impostos ou foram mexidos ou foram agravados ou foram criados novos impostos”.
A líder centrista refere ainda que o governo apresenta “uma grande imaginação, indo buscar dinheiro a todo o lado”.
Entretanto, o representante da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) reage com “estupefacção e desagrado” às decisões do Governo no sentido de agravar os impostos neste sector, alegando que vão tornar mais caros os carros e dificultar o acesso dos consumidores.
agravamento de 3% no Imposto sobre Veículos (ISV) vai penalizar sobretudo a compra de carros novos a gasóleo.
Também a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) está insatisfeita com o imposto sobre os refrigerantes, considerando-o “discriminatório, populista e sem qualquer efeito comprovado ao nível da saúde pública”.
ZAP / Lusa

GOVERNO NORUEGUÊS VETOU A OFERTA DE UMA MONTANHA À FINLÂNDIA


 
O pico do Halti está na Noruega por 20m, e seria o ponto mais alto da Finlândia
O pico do Halti está na Noruega por 20m
O governo norueguês recusou uma proposta de autoridades municipais do norte do país para alterar a fronteira uns metros para dar o pico de uma montanha à Finlândia, que em 2017 celebra cem anos de independência.
A iniciativa, que foi lançada no último verão pelas autoridades municipais de Kafjord, no norte do país, pretendia oferecer ao país vizinho como presente o pico da montanha Halti, cuja maior parte está do lado finlandês, e gerou uma campanha de apoio nas redes sociais.
A oferta pretendia celebrar o centenário da independência do país, em 2017
Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.
“Os ajustamentos das fronteiras entre os dois países geram problemas jurídicos difíceis, que afetam por exemplo a Constituição”, escreveu a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, numa carta ao presidente da câmara de Kafjord, Svein O. Leiros, divulgada pelos meios de comunicação noruegueses.
Solberg reconheceu a resposta positiva que a proposta provocou na opinião pública, mas sublinhou que o Governo vai estudar agora outro presente “mais apropriado” para a Finlândia pelo aniversário da independência da Rússia.
“Penso que a ideia é tão boa que vamos analisar a possibilidade de tentar outra vez”, declarou contudo Leiros à televisão pública NRK.
O geólogo Bjorn Geirr, um dos promotores da ideia, sublinhou que não aceita um “não” como resposta e mostrou-se seguro de que quem aconselhou Solberg não compreendeu bem a ideia, já que se trata de uma modificação de umas dezenas de metros.
Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.
Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.
A iniciativa recolheu apoio significativo nas redes sociais entre os cidadãos de ambos os lados da fronteira, e foram escassas as críticas, a maior parte das quais irónicas, à proposta.
“Muita burocracia”, justificou um internauta norueguês. “Vamos ter de atualizar todos os mapas e contar todos os alces e lobos novamente”, justificou.
“Podemos trocar o pico por só poçozinho de petróleo?”, perguntou outro.
Por outro lado, muitos finlandeses deixaram já comentários positivos na página, afirmando que a proposta é um símbolo das boas relações entre os dois países.
“Que ideia nobre – vamos lembrar-nos dela durante muitos anos!”, disse um finlandês.
“Esta notícia fez-me sorrir. Vamos fazer uma grande festa se isto for para a frente. E não vai ser uma grande perda para a Noruega”, disse outro.
ZAP / Lusa

PRESIDENTE DA VENEZUELA APROVA ORÇAMENTO À REVELIA DO PARLAMENTO


 
(dv) Miraflores / EPA
Nicolás Maduro aprova o Orçamento 2017 sem o Parlamento
Nicolás Maduro aprova o Orçamento 2017 sem o Parlamento
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aprovou esta sexta-feira o Orçamento do país para 2017 sem o submeter à aprovação do parlamento, controlado pela oposição de centro-direita, aproveitando uma recente decisão judicial a seu favor.
O Presidente assinou a proposta para o próximo ano em frente a centenas de apoiantes e acompanhado pelos membros do seu gabinete, num ato público em Caracas.
“Aqui está o Orçamento de 2017 e a lei de endividamento. Que seja aplicado”, disse Nicolás Maduro, que pediu “o apoio do povo, da união cívica e militar e da rua”.
O chefe de Estado venezuelano assinou a proposta depois de ler extratos da decisão do Supremo Tribunal de Justiça de quarta-feira, que o autoriza a aprovar o Orçamento nacional por decreto, sem necessidade de um voto no parlamento, como prevê a Constituição.
O Supremo, acusado há muito pela oposição de fazer o jogo de Nicolás Maduro, justificou a decisão com o “objetivo de manter em funcionamento o Estado, a garantia dos direitos fundamentais e a ordem constitucional” num contexto de guerra de poderes entre o Governo socialista e o parlamento.
“Não existe uma Assembleia Nacional, aquilo que há é um fórum político que funciona em infração”, defendeu o Presidente.
A mais alta autoridade judiciária do país, o Supremo Tribunal de Justiça, bloqueou todos os projetos de lei do parlamento, desde que ele mudou para as mãos da oposição após as eleições de janeiro, colocando um fim a 17 anos de supremacia chavista (Hugo Chávez, já falecido, presidiu ao país entre 1999 e 2013).
O tribunal acusa o parlamento de estar em infração por ter reintegrado três deputados da oposição cuja eleição foi suspensa após queixas de fraude.
Este confronto institucional surge num momento de tensões políticas, quando a MUD (Mesa para a União Democrática, coligação de centro-direita que controla o parlamento) procura provocar, através de um referendo, a saída de Maduro, eleito em 2013 até 2019.
A oposição tem de, entre 26 e 28 de outubro, recolher quatro milhões de assinaturas, a última etapa exigida para conseguir convocar o referendo.
Apesar de ter das mais importantes reservas de petróleo do mundo, a Venezuela vive uma forte crise económica, penalizada pela diminuição dos preços do petróleo, e o Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipa para este ano uma queda do PIB de 10 por cento e uma inflação de 475 por cento.
/Lusa

O QUE EXISTIA ANTES DO BIG BANG? CIENTISTAS REVELAM NOVA TEORIA


 
Um grupo de matemáticos sugere que o nosso Universo atravessa, de forma cíclica, quatro fases distintas – portanto, antes do Big Bang já havia um outro Universo, ou seja, outra “fase cosmológica”.
Segundo os investigadores, o nosso Universo não começou com a enorme explosão a que chamamos Big Bang – simplesmente houve uma transição de uma fase para outra.
O estudo, publicado Cornell University Library, prevê quatro fases distintas para o nosso Universo, sendo que a fase atual do Universo é apenas uma dessas fases.
“Houve uma fase antes do Big Bang, e é possível saber mais essa fase do Universo ao estudar a física da fase atual do nosso Universo” destacam os cientistas.
De acordo com Mir Faizal, um dos autores do estudo, “o Universo pode existir em quatro fases, tal como a água pode existir em três fases diferentes”.
“Da mesma forma que sabemos mais acerca as propriedades do gelo ao estudar a água que o formou, podemos saber mais sobre a cosmologia anterior ao Big Bang ao estudar a física do Universo”, destacou, citado pelo Daily Express.
Para a realização do estudo, os investigadores elaboraram uma versão modificada do princípio da incerteza, criado por Werner Heisenberg – que estabelece que não podemos determinar com precisão a posição e o momento de uma partícula.
“Usando nosso modelo cosmológico podemos estudar a física da fase cosmológica antes do início do nosso Universo” afirmou Faizal.
Os investigadores vão agora continuar a estudar o Universo para descobrir mais informações sobre as suas quatro fases.
BZR, ZAP

NOVA PISTA SURPREENDENTE ENVOLVE NEONAZIS NA MORTE DA “MADDIE ALEMÔ


 
(dr)
Peggy Knobloch, a "Maddie Alemã"
Peggy Knobloch, a “Maddie Alemã”
A investigação em torno do mistério de uma menina de 9 anos, conhecida como a “Maddie Alemã”, ganhou uma nova pista que pode revelar-se decisiva, depois de terem sido encontrados vestígios de ADN de um terrorista neonazi junto ao seu cadáver.
Conhecida como a “Maddie Alemã”, Peggy Knobloch tinha 9 anos quando desapareceu, em 2001, e só no passado mês de Julho, o seu corpo foi encontrado, por um apanhador de cogumelos que passava numa zona florestal, a cerca de 15 quilómetros da localidade onde a criança vivia.
Segundo o jornal alemão Der Spiegel, sabe-se agora que junto ao cadáver da menina foram encontrados vestígios de ADN de Uwe Böhnhardt, um dos três elementos do grupo neonaziClandestinidade Nacional-Socialista (NSU), que esteve envolvido na morte de várias pessoas.
A descoberta vem adensar o mistério em torno da morte da criança.
Böhnhardt suicidou-se, juntamente com um colega da NSU, Uwe Mundlos, fazendo-se explodir antes de a polícia chegar, depois de terem atacado um banco. Além de assassino, surge a possibilidade de que tivesse afinal sido também pedófilo.

Neonazi tinha ligações a pedófilos

A possibilidade de Peggy ter sido assassinada no âmbito de um crime sexual foi uma das mais fortes seguidas pela polícia alemã, até porque a menina “vivia rodeada de pedófilos”, conforme sublinha o Der Spiegel, lembrando que há vários casos de suspeitos e de condenados nas redondezas da sua casa.
A mãe da criança também arrendava quartos a camionistas, colegas do seu companheiro e padrasto da menina, que passavam vários meses em casa dela.
CV Youtube
Uwe Böhnhardt, terrorista do grupo neonazi Clandestinidade Nacional-Socialista (NSU)
Uwe Böhnhardt, terrorista do grupo neonazi Clandestinidade Nacional-Socialista (NSU)
O próprio Uwe Böhnhardt esteve sob suspeita das autoridades, após o homicídio de um rapaz de 9 anos, em 1993.
A polícia encontrou também, nas instalações da NSU, brinquedos de criança e pornografia infantil num computador. O processo judicial em torno dos crimes por ele cometidos ligou-o a outros pedófilos.
Os ataques do grupo terrorista visavam sobretudo turcos e mataram nove menores estrangeiros e uma chefe de polícia alemã. Tinham o seu quartel-general a cerca de 85 quilómetros do lugar onde vivia a menina, o que reforça a ideia de que Böhnhardt pode ser o assassino que há muito se procura.
Os vestígios de ADN vêm enriquecer a investigação, mas não necessariamente dar certezas quanto à morte da “Maddie Alemã”.
A investigação vai centrar-se nesta nova pista, nomeadamente revendo antigos testemunhos que foram desvalorizados no início ou vistos como falsos.

Um centímetro de tecido e muitos “ses”…

A menina de 9 anos saiu da escola de Lichtenberg, uma localidade no norte da Baviera, a 7 de Maio de 2001 e nunca mais foi vista. O seu corpo só foi encontrado neste ano, a poucos quilómetros de onde morava, e junto dele estava um pequeno pedaço de tecido de cerca de um centímetro  que continha vestígios de ADN do neonazi.
A amostra pode ser de “um tecto” de um carro, segundo o Der Spiegel que salienta que “não estava caído directamente ao lado do esqueleto e só foi descoberto numa investigação posterior da cena do crime”.
As autoridades estão a ponderar várias hipóteses e admitem que “talvez o assassino conhecesse Uwe Böhnhardt” ou talvez estivesse a usar um carro comprado ao terrorista ou ainda que poderá ter pedido ajuda ao neonazi para se livrar do corpo da criança.
Outra possibilidade que surge em cima da mesa é estar em causa um erro no manuseamento dos corpos da menina e do neonazi, já que ambos foram analisados no mesmo Instituto – o terrorista em Novembro de 2011 e o cadáver da menina em Julho de 2016.
Mas o Instituto de Medicina Legal Alemã, contactado pelo Der Spiegel, nega essa hipótese, alegando que o tecido com ADN não foi analisado no mesmo local.
Todavia, a hipótese não pode ser totalmente excluída e não seria a primeira vez que a “contaminação de provas” motivava confusão no âmbito de investigações policiais na Alemanha.
Há ainda que considerar que o tecido pode ter surgido no local por mera casualidade, o que parece demasiada coincidência para ser verdade.
O promotor público Herbert Potzel salienta no Der Spiegel que é preciso “confirmar o caminho da pista de forma precisa e segura”.
E há um nome que surge como potencialmente decisivo para o caso. Trata-se da única sobreviventedos crimes da NSU, Beate Zschäpe, que está detida e a ser julgada na Alemanha. As autoridades têm esperanças de que ela possa ter alguma informação que ajude a desvendar o mistério.
SV, ZAP

CIENTISTAS PROCLAMAM UM NOVO ESTADO-NAÇÃO NO ESPAÇO


 
Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo estado-nação
Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo Estado-nação
Um grupo de cientistas quer criar um novo Estado-nação pacifista no Espaço, chamado Asgardia, livre das leis de um país terrestre.
O projeto é dirigido pelo Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, em Viena, na Áustria – uma empresa privada fundada pelo cientista russo e empresário, Igor Ashurbeiyli.
O grupo pretende lançar seu primeiro satélite no final do próximo ano, e espera um dia ser reconhecido pela ONU.
Segundo Igor Ashurbeiyli, “Asgardia deverá ser uma nação independente e um futuro membro das Nações Unidas – com todos os atributos que esse estatuto implica”.
Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia – um lugar onde provavelmente nunca poderão ir.
Os cidadãos de Asgardia, cujo nome deriva de um reino fictício da mitologia nórdica, serão examinados antes da admissão e devem obter passaportes, explicou à BBC Lena de Winne, ex-funcionária da Agência Espacial Europeia.
“É difícil entender como alguém pode ser cidadão de um sítio para onde não pode ir. Mas eu sou uma cidadã dos Países Baixos e agora estou em Paris. Não há nada de incomum nisso, ser cidadão de um país onde não se vive e para onde não se vai”.
Os especialistas estão agora a realizar competições para decidir o hino nacional e o design da bandeira do futuro Estado-nação.
O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo estado-nação no espaço
O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo Estado-nação no Espaço
No entanto, alguns especialistas têm dúvidas sobre a viabilidade do plano, tendo em conta que as leis internacionais proíbem reivindicações de soberania nacionais no Espaço.
“O Tratado do Espaço Exterior diz muito claramente que nenhuma parte do espaço exterior pode ser apropriada por qualquer Estado”, destacou o professor Sa’id Mosteshar, diretor do Instituto de Política Espacial e Direito de Londres, em Inglaterra.
A iniciativa está a ser financiada por Ashurbeiyli, que anunciou que pretende angariar capital através de uma plataforma de crowdfunding para criar uma “nova realidade jurídica no Espaço”.
“O projeto é a criação de um novo quadro para a posse e nacionalidade no Espaço, que se irá adaptar às leis do espaço exterior atuais que regem a responsabilidade, a propriedade privada e as empresas para que sejam adequadas à finalidade na nova era da exploração espacial”, argumentou em comunicado.
Preocupados com os efeitos da radiação cósmica do Espaço, os cientistas pretendem também desenvolver um escudo protetor à volta de toda a estrutura.
O equipamento irá proteger Asgardia das ameaças do Universo, como as erupções solares e as colisões de asteróides.
ZAP / HypeScience

SUPLEMENTOS DE CÁLCIO PODEM AUMENTAR RISCO DE DOENÇA CARDÍACA


 
Um estudo da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que tomem suplementos de cálcio podem ter mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.
Os investigadores descobriram que as dietas ricas em cálcio podem ser benéficas para o coração, mas a ingestão exagerada do mineral através de suplementos pode causar danos no coração.
Cerca de 43% dos homens e mulheres tomam um suplemento de cálcio, de acordo com o National Institutes of Health.
Segundo o novo estudo, a toma desses suplementos pode provocar a acumulação de placas nas artérias, inibindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.
Várias pesquisas anteriores indicavam que o cálcio obtido através dos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excluído pela urina – ou seja, deveria acumular-se em alguma parte do corpo.
Os investigadores analisaram, durante 10 anos, os exames médicos de mais de 2.700 pessoas, e os resultados sugeriram que os pacientes que tomaram suplementos de cálcio tinham mais 22% de probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
“Quando o assunto é o uso de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio, muitos americanos acham que quanto mais melhor” resumiu Erin Michos, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo.
“Mas o nosso estudo revela que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular”.
No entanto, vários especialistas destacam que os pacientes que ingerem cálcio de uma maneira moderada e correta – através de alimentos e suplementos confiáveis – têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
“Os consumidores devem ter confiança na segurança dos suplementos de cálcio, e as mulheres, em particular, devem obter a quantidade diária de cálcio através de uma combinação de dieta e suplementos”, afirmou Duffy McKay, do Conselho de Nutrição Responsável.
O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, destaca que as pessoas devem obter cálcio através da ingestão de alimentos ricos neste mineral indispensável para a saúde.
BZR, ZAP

ATACANTE MASCARADO DE PALHAÇO ESFAQUEOU ADOLESCENTE NA SUÉCIA


 
Um jovem de 19 anos foi esfaqueado por um atacante mascarado de palhaço, indicou esta sexta-feira a polícia sueca, numa altura em que uma onda de histeria sobre avistamentos de palhaços “sinistros” e “assassinos” varre os Estados Unidos e a Europa.
“Um homem, nascido em 1997, foi esfaqueado no ombro por um desconhecido que fugiu”, escreveu a polícia do condado de Halland, no sul da Suécia, na sua página da internet.
O incidente ocorreu esta quinta-feira à noite, depois de duas pessoas vestidas de palhaço teremameaçado matar uma mulher na quarta-feira, no centro do país.
“Ela estava extremamente assustada”, disse um porta-voz da polícia ao jornal Aftonbladet, acrescentando que esta mania em expansão “não tem nada de engraçado”.
Também na quarta-feira, um grupo de homens vestidos de palhaço cercou quatro crianças de dez anos e ameaçou-os com o que depois se concluiu serem motosserras falsas.
O ministro do Interior sueco, Anders Ygeman, apelou à calma da população.
“Não queremos assistir a uma situação em que uma pessoa se mete em problemas reais porque alguém, talvez meio a brincar, veste uma máscara de palhaço”, declarou o ministro à agência noticiosa TT.
Nos Estados Unidos, o frenesim em torno dos disfarces de palhaço alimentado pelas redes sociais levou a cadeia de hambúrgueres McDonald’s a anunciar esta semana que iria recuar no uso do seu sorridente palhaço Ronald McDonald.
A loucura também alastrou ao Reino Unido, onde as forças policiais foram chamadas para acorrer a diversos incidentes envolvendo pessoas vestidas de palhaços, que saltavam do nada para assustar as pessoas.
A polícia do Reino Unido e dos Estados Unidos teme que a moda aumente na contagem decrescente para o Halloween. Até a Casa Branca interveio e avisou que as forças da autoridade estão a levar estes incidentes a sério.
O fenómeno também atingiu a Holanda, onde foram vistas duas pessoas envergando disfarces de palhaço e empunhando armas de fogo.
A França viveu em 2014 uma “febre” semelhante que, de acordo com o sociólogo Robert Bartholomew, foi “bastante intensa e violenta”, tendo levado à detenção e encarceramento de 12 “palhaços assassinos” adolescentes.
A onda dos palhaços macabros chegou agora também ao Brasil, onde os habitantes de São Paulo se encontram sobressaltados com aparições recentes dos sinistros mascarados.
“Os palhaços podem ser considerados sinistros, porque não se lhes consegue ler a expressão do rosto, e 80 por cento da comunicação é não-verbal”, explicou.
“Se uma pessoa usar maquilhagem ou uma máscara de palhaço, é difícil saber se é amigável ou não”, acrescentou.
ZAP / Lusa

EXÉRCITO DE TERRACOTA INDICA QUE GREGOS CHEGARAM À CHINA ANTES DE MARCO POLO


 
O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m
O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m
Uma pesquisa revelou que o contacto entre os chineses e os ocidentais pode ter acontecido mais de 1.500 anos antes da chegada do explorador Marco Polo à Ásia.
Os arqueólogos descobriram que os gregos podem ter sido os inspiradores das famosas esculturas do exército de Terracota – o conjunto de estátuas, encontradas a quatro metros de profundidade, que reproduzem em tamanho real os soldados do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.
Os investigadores afirmam ainda que os escultores chineses podem ter sido treinados por artesãos gregos.
A viagem de Marco Polo à China foi documentada pela primeira vez no século XIII, mas historiadores chineses já tinham identificado vestígios de visitas de representantes do Império Romano durante o segundo e terceiro séculos da Era Cristã.
Os novos estudos indicam que os primeiros ocidentais podem ter chegado à China cerca de quatro séculos antes destas visitas romanas.
“Agora, temos provas que o Primeiro Imperador da China manteve contato com o Ocidente antes da abertura da Rota da Seda – via comercial que ligava a China ao Mar Mediterrâneo e à Europa. É muito anterior ao que tínhamos pensado”, disse a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.
Vestígios de ADN europeu foram encontrados na província chinesa de Xinjiang, o que pode significar que ocidentais viveram e morreram por lá antes e durante o governo do Primeiro Imperador.

Mudança de estilo

Os oito mil soldados do Exército de Terracota foram descobertos em 1974 por agricultores chineses e estavam a menos de um quilómetro do túmulo do imperador Qin Shi Huang.
O estilo das peças contraria a tradição da época, de construir esculturas mais simples com cerca de vinte centímetros de altura, e não figuras humanas em tamanho real.
A explicação para essa mudança radical na destreza e no estilo, segundo Xiuzhen, é que a influência deve ter vindo de fora da China. “Agora acreditamos que o Exército de Terracota, além de esculturas de bronze encontradas, podem ter sido inspiradas pela arte grega“, explicou.
Lukas Nickel, da Universidade de Viena, diz que as estátuas de acrobatas de circo encontradas recentemente no túmulo do Primeiro Imperador comprovam a teoria.
O investigador acredita que Qin Shi Huang foi inspirado pelas estátuas gregas que chegaram à Ásia Central no século seguinte ao reinado de Alexandre, o Grande (que morreu em 323 a.C.). “Tudo indica que um escultor grego deve ter treinado os artesãos locais”, disse.
Domínio Público
Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e se tornou o Primeiro Imperador da China
Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e tornou-se o Primeiro Imperador da China

Mais descobertas

As provas não pararam por aí. Os arqueólogos descobriram que o conjunto que forma o túmulo do Primeiro Imperador é bem maior do que se pensava e duzentas vezes maior do que o Vale dos Reis, no Egipto.
Foram encontrados também restos mutilados de mulheres, que seriam as concumbinas mais importantes do Primeiro Imperador, além do crânio de um homem atravessado por uma flecha.
As investigações levam a crer que o crânio era do filho mais velho do Primeiro Imperador, que teria sido assassinado durante uma luta pelo poder após a morte do pai.
As novas revelações fazem parte do documentário “The Greatest Tomb on Earth” (O maior túmulo da Terra), uma produção conjunta da BBC e da National Geographic.
ZAP / BBC