segunda-feira, 5 de julho de 2021

Dádiva de sangue em Nisa


Pela primeira vez teve lugar uma colheita de sangue no novíssimo centro de saúde de Nisa. E as diferenças são muitas relativamente às antigas instalações degradadas e que serviram de hospital durante muitos anos. Pois a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA efetuaram uma brigada em terras nizorras.
Eventuais dadores foram contabilizados 23, dos quais 11 mulheres (47,8 %). Uma vez avaliados os presentes em termos das suas condições de saúde, só foi possível materializar em Nisa 14 unidades de sangue total (60,9 % dos inscritos). Ao que sabemos, a vacinação recente contra o Covid 19 foi a grande responsável por alguns voluntários nem se terem apresentado no local da colheita e de outros não terem passado na avaliação clínica que antecede a dádiva (pessoas vacinadas têm de aguardar um período antes de uma doação). E tal facto já se repetiu noutras colheitas.
Contudo, dois jovens doaram sangue pela primeira vez. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea, concretizou-se uma inscrição.
Dada a situação de risco com que nos deparamos, o calendário das brigadas da ADBSP poderão ter de ser ajustadas. Assim sugerimos que se vá informando em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/


JR

Abertura da extensão de saúde de Belver


A Extensão de Saúde de Belver, no concelho de Gavião, vai abrir na próxima quarta-feira, dia 7 de Julho, às 09h30, no edifício do Centro Comunitário do Centro Social Belverense - IPSS de Apoio à Terceira Idade com Alojamento.

A nova Extensão de Saúde irá dispor de três salas devidamente equipadas, permitindo, assim, melhor acessibilidade dos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de Saúde.

A população desta freguesia de Belver, com cerca de 700 residentes, distribuídos por 13 localidades, maioritariamente idosos, irá dispor, duas vezes por semana, de consultas médicas e de enfermagem.

Refira-se que Belver é a freguesia mais idosa da Europa.

Este serviço de proximidade que a ULSNA, EPE agora disponibiliza, em espaço condigno, é um investimento de cerca de 8 mil euros da Junta de Freguesia de Belver.

 

Descargas poluentes na Pateira de Fermentelos


Presidente da Câmara solicitou ao Ministro do Ambiente a abertura de um inquérito e a tomada de medidas urgentes.
Hoje e no sábado passado, a Pateira de Fermentelos voltou a ser alvo de descargas poluentes, com fortes impactos tanto do ponto de vista ambiental como na atividade que é desenvolvida na lagoa.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Almeida, solicitou, de imediato, ao Ministro do Ambiente, a abertura de um inquérito que determine fontes, causas e medidas interventivas urgentes, que salvaguardem a lagoa da Pateira de Fermentelos e os seus ecossistemas.
Neste ofício, que foi igualmente enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF e SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR), a Câmara de Águeda defende que a situação verificada este fim de semana poderá “evidenciar comportamentos negligentes e mesmo criminosos”.

“Dispomos de um enorme esforço para cuidar das nossas linhas de água, dos nossos recursos hídricos e depois surgem estas constantes descargas poluentes que afetam e têm impactos profundos em todo este ecossistema”, frisou Jorge Almeida.

Dirigentes e técnicos da Câmara Municipal, acompanhados pela GNR, que foi alertada pela Autarquia para esta situação, percorreram as margens da Pateira, tentando perceber a origem de mais esta descarga, sem sucesso. “Leva-nos a crer que isto não seja na área do nosso concelho”, afirmou o Edil, acrescentando que, contudo, os efeitos desta situação sentem-se na Pateira e “estão à vista. Os peixes aparecem mortos, com fortes indícios de poluição. Isto causa-nos uma tristeza e revolta enormes; sentimo-nos impotentes”, desabafou.

Após a verificação de mais uma descarga poluente, com graves impactos na fauna piscícola e ao nível dos usos da massa de água, nomeadamente com irritações na pele e olhos nos atletas federados que usam esta zona para treino de competição, é importante “que sejam tomadas medidas urgentes para identificar as fontes de emissão e punir exemplarmente os autores destas infrações”, declarou ainda Jorge Almeida, no ofício enviado.

Águeda Living Lab realiza oficinas tecnológicas de Desenho 3D, Scratch e Eletrónica Online


As três oficinas vão decorrer nos dias 12, 13 e 19 de julho e as inscrições são limitadas.
O Águeda Living Lab (ALL) realiza, nos dias 12, 13 e 19 de julho, três oficinas tecnológicas, no âmbito do Programa Educ@RA, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. As inscrições, limitadas aos lugares existentes (seis presenciais e 15 online para cada oficina), estão abertas.

A primeira oficina, que terá lugar no dia 12, é a de Desenho 3D, na qual irão ser abordados os princípios de desenho 3D e será dedicada à Impressão e Modelação 3D. Intitulada “Desenha a tua peça”, o objetivo é motivar todos os interessados para esta área, assim como proporcionar algumas ferramentas para que possam explorar autonomamente esta temática.

A inscrição nesta atividade deve ser feita através da seguinte ligação: https://bit.ly/3deduc.

“Imagina, Cria e Programa a tua história!” é o título da oficina de Scratch, que irá decorrer no dia 13 de julho, cujo objetivo é motivar as crianças para a área do pensamento lógico. A inscrição deve ser feita através da seguinte ligação: https://bit.ly/scratcheduc.

A oficina de eletrónica online, intitulada “Constrói um circuito à medida da tua criatividade!”, está agendada para o dia 19 de julho, na qual irá ser dinamizada uma ação dedicada à eletrónica básica. O objetivo é motivar as crianças para área dos circuitos elétricos, capacitando para a utilização autónoma de diversas ferramentas. A inscrição deve ser feita através da seguinte ligação: https://bit.ly/eleteduc.

De referir que as três oficinas vão decorrer sempre no mesmo horário, entre as 14h30 e as 16h30, no ALL, situado na Rua Luís de Camões.

Reguengos ComVida no Verão apresenta espetáculo “Centenário de Amália Rodrigues – Uma história de vida”

O ciclo de concertos Reguengos ComVida no Verão vai continuar no dia 9 de julho, às 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com um espetáculo intitulado “Centenário de Amália Rodrigues – Uma história de vida”. As famosas canções de Amália Rodrigues vão ser cantadas por Pedro Miguel Nunes, acompanhado por Artur Caldeira (guitarra portuguesa e clássica) e Daniel Paredes (guitarra clássica e baixo).
Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz tem programados espetáculos musicais em vários locais da cidade desde junho até ao final de agosto, todos com lugares limitados para que sejam cumpridas as recomendações da Direção Geral da Saúde. O coreto do Parque da Cidade recebe no dia 17 de julho o grupo Meraki, no dia 23 de julho o grupo de Cante alentejano Canta’raz e no dia 31 de julho o Ar Quarteto, todos os concertos com início às 21h.
À mesma hora e também no coreto do Parque da Cidade decorrem as atuações da banda In Crow Shapes, no dia 7 de agosto, e de Hugo Soft, no dia 28 de agosto. Os bilhetes para os espetáculos musicais são gratuitos e deverão ser levantados no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.
O ciclo de concertos Reguengos ComVida no Verão teve inicio no dia 10 de junho no auditório municipal com o Grupo Vozes D’Alqueva, no dia seguinte subiu ao palco o grupo Monda e no dia 12 de junho atuaram os Al-Canti.


Centro Cultural de Ansião, recebeu no passado domingo, dia 4, a atuação da Big Bang da EPAB

O Centro Cultural de Ansião, recebeu no passado domingo, dia 4, a atuação da Big Bang da EPABI. Esta banda é uma formação artística de âmbito pedagógico e uma disciplina curricular lecionada na Escola Profissional de Artes da Covilhã desde 2010.
Esta atuação serviu para apresentar o trabalho pedagógico que se realiza com os jovens músicos, cerca de 20, que frequentam os cursos Básico de Instrumento, Instrumentista de Cordas e Teclas e Instrumentistas de Sopros e Percussão. A formação realizada pela EPABI, ao longo destes anos, já permitiu integrar vários jovens em algumas orquestras nacionais ou europeias.
A banda, inspirada nas formações artísticas americana da primeira metade do século XX, interpretando diversos estilos e géneros musicais, do jazz ao rock e pop, é constituída por elementos oriundos de vários concelhos de Portugal, inclusive do concelho de Ansião.

Águeda | Casa dos Rios e Laboratório de Rios+ inaugurados no Parque da Boiça

 Projeto afirma Águeda como um Município que aposta numa estratégia de reabilitação de rios e ribeiras recorrendo a técnicas de base natural.

“Esta é uma obra emblemática para esta freguesia e para o concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre a Casa dos Rios e Laboratório de Rios+, que foram inaugurados no sábado, no Parque da Boiça, em Valongo do Vouga.

A zona da Ribeira da Aguieira, agora reabilitada, é um espaço nobre que funciona como Laboratório vivo das vantagens ecológicas e ambientalmente sustentáveis da utilização de técnicas e soluções de base natural para reabilitação de rios e ribeiras. E que serve de barómetro e exemplo a replicar em outras áreas do concelho, numa estratégia que está a ser implementada pelo Município de Águeda.

A par da reabilitação da zona, foi colocada no centro do parque a antiga casa do Águeda Concept, que esteve durante anos abandonada junto ao parque de estacionamento do Mercado Municipal e para a qual “ninguém tinha uma estratégia”. Agora foi renovada e tem uma nova funcionalidade: é a Casa dos Rios. Servirá para apoiar todo o trabalho em torno desta estratégia ambiental que está a ser preconizada pelo Município de Águeda, que pretende ainda difundir de uma forma pedagógica junto de vários públicos, nomeadamente escolar, a importância de cuidar do ambiente e em concreto dos rios e ribeiras.

Em momento de celebração pela obra realizada em Valongo do Vouga, Jorge Almeida agradeceu, em primeiro lugar, a tenacidade de Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia, “uma pessoa nuclear em todo este processo”, que pegou numa proposta do Orçamento Participativo de Águeda, que abrangia apenas uma parte da intervenção realizada na Boiça, “e foi mais longe. Confrontado com outros problemas, teimou, mesmo sendo aconselhado tantas vezes a desistir, ultrapassou todos os obstáculos, angariou apoios e pessoas e hoje a obra está à vista de todos e é um orgulho”, disse.

Agradeceu ainda a Pedro Teiga, especialista de reabilitação de rios, que desenvolveu o projeto de recuperação da Aguieira, utilizando, como referido, técnicas de base natural e que também está a apoiar na divulgação destas soluções junto das escolas do concelho que aqui se dirigem para aprender, num verdadeiro laboratório vivo e pedagógico.

Nesta cerimónia, Jorge Almeida elogiou o talento, criatividade e desprendimento, até do ponto de vista financeiro, de Cândido Batista, proprietário da Aguimóveis, que construiu a “casa” para ser inicialmente exibida na Tektónica. “Esta casa foi construída por ele, na altura e agora, tem aqui muito dele”, disse, grato pelo esforço e dedicação a este projeto, que resultou “numa obra deslumbrante”.

 

Reabilitar as linhas de água do concelho

Defendendo que “ninguém faz nada de importante sozinho”, o Edil declarou a sua convicção de que “vamos continuar acompanhados” para concretizar os projetos em curso, nomeadamente a recuperação e reabilitação da ribeira a jusante do Parque da Boiça, pelo Rio Marnel.

Trata-se de “um projeto que é financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que já está adjudicado e que vai ser o seguimento de tudo isto”, sustentou Jorge Almeida, acrescentando que a Câmara de Águeda tem outros projetos em mente para realizar nesta área. Esta intervenção feita no Parque da Boiça é, sustenta, “o ponto de partida de uma estratégia que estamos a implementar e não vamos regatear esforços para avançar e continuar”.

Para além da obra já executada, a Autarquia tem projetos em construção e “uma vontade de ir mais longe”, no âmbito de um Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água (PERLA) que está a ser delineado pela Câmara de Águeda, de que é exemplo a intervenção a fazer na Ribeira do Ameal. “É um sítio emblemático e também problemático que queremos requalificar e tornar numa zona verde no nosso concelho que nos orgulhe”, frisou.

No seu discurso, o Edil alertou para os problemas causados no Rio Cértima. “Estamos completamente disponíveis, interessados, motivados e queremos mesmo resolver aquele problema”, realçou Jorge Almeida, apelando à intervenção da APA nesta matéria.

“Esta reabilitação de rios passou a ser um sentimento e estratégia assumida pelo Município de Águeda. Temos sérios problemas e verificamos que durante décadas e décadas foi uma área a que ninguém ligou, foram feitas autênticas atrocidades e queremos inverter esse posicionamento”, defendeu, argumentando que o Parque da Boiça demonstra que “é perfeitamente possível”.

Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, relembrou que a cerimónia de sábado “é o culminar de uma história bonita”, de uma “obra intensa” da transformação de um parque, “que começou com um processo de cidadania ativa, que depois se deparou com um problema grave da Ribeira, atolado de matéria infestante, com desmoronamentos, sem qualquer ordenamento”. Lembrou a “audácia” de fazer esta obra, agradecendo o pronto “apoio da Câmara Municipal” e do “Dr. Pedro Teiga”, que resultou “numa transformação que a todos deve regozijar, porque temos uma ribeira com características exemplares a nível ambiental, porque temos um parque com espécies autóctones e temos um espaço que sensibiliza para os desafios do futuro”.

O autarca frisou ainda que esse desafio “é recuperar e tornar esse futuro mais sustentável”, lembrando que, desde a primeira hora, convidou as escolas do concelho a visitar o espaço, onde têm uma “sala de aulas” ao ar livre.

O vice-presidente da APA, Pimenta Machado, sublinhou que “temos de mudar de comportamentos” e Águeda tem sido exemplar nessa mudança. “É com particular satisfação que venho aqui e vejo a maneira como o Sr. Presidente faz. Águeda é um excelente exemplo do trabalho que tem de ser feito”, declarou.

O dirigente assumiu o compromisso de “continuar o trabalho que foi aqui realizado. É para continuar, já estabelecemos um protocolo de cooperação técnica e financeira para o troço a jusante e vamos recuperar”. Pimenta Machado apontou ainda que o próximo quadro comunitário de apoio “traz boas oportunidades para dar continuidade a todo este trabalho”, desafiando ainda a ARH para lançar um concurso junto da comunidade escolar.

Nuno Bravo, diretor da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, enalteceu o trabalho feito em Valongo do Vouga. “Isto que estamos aqui a inaugurar é um troço exemplificativo de como se trabalha nos rios para resolver os seus problemas e anomalias”.

De referir ainda que, neste mesmo dia, a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, içou a bandeira de Eco-freguesia, a primeira do concelho de Águeda, e que reflete um conjunto de “etapas e políticas implementadas na freguesia”, concluiu Filipe Falcão.

Mostra Internacional de Curtas-Metragens (Marmostra): Marés Curtas alcança recorde de inscrições


Inicia-se no próximo dia 17 de julho, na Praia da Tocha, a apresentação da Marés Curtas – IV Mostra Internacional de Curtas-Metragens (Marmostra), iniciativa que surge no âmbito da candidatura “O Mar que nos Une” - programação Cultural em Rede 2021, aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro que integra os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira.
Com a organização a cargo da Associação de Moradores da Praia da Tocha, o festival internacional que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia Tocha, apresenta este ano um recorde de participações com 3004 inscrições oriundas de 119 países.

As curtas-metragens podem assumir a forma de documentário, ficção e animação, tendo como temas o Mar, a Natureza, as Alterações Climáticas e as Tradições, não podendo ultrapassar os 30 minutos.

De acordo com o regulamento, esta mostra cinematográfica pretende afirmar-se como um espaço de viagem pelo mar, apresentando uma visão contemporânea e uma retrospetiva histórica, colocando o presente a pensar e a olhar a partir do passado e vice-versa. É uma mostra de curtas-metragens direcionada ao público em geral, com especial atenção aos amantes do mar em todas as suas vertentes.

Recorde-se que Marés Curtas estará de 17 a 23 de julho no CIAX-Centro de Interpretação de Arte-Xávega, espaço vocacionado para fomentar a compreensão das dimensões históricas, sociocultural e etnográfica da atividade piscatória tradicional, ainda bem viva na Praia da Tocha. Estará depois disponível nos dias 7 e 8 de agosto no Núcleo Museológico do Sal na Figueira da Foz, e nos dias 17 e 18 de setembro em Mira.

Celorico da Beira | II Roteiro sensorial


No âmbito do projeto “Viver ao Vivo, Com Tempo no Centro” que agrega numa rede de itinerância cultural os municípios de Sardoal, Castanheira de Pera e Celorico da Beira, sob orientação artística da também parceira, Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, vai realizar-se nos próximos dias 10 e 11 de julho, o II Roteiro Sensorial, em Linhares da Beira e Celorico.
Música, arte, cultura, património e gastronomia vão estar em destaque durante dois dias, numa iniciativa marcadamente cultural, que potenciará e impulsionará o turismo e a economia local, bem como, valorizará e projetará, no país e além fronteiras, o município de Celorico da Beira.

A abertura do evento ocorrerá dia 10 de julho (sábado), no castelo da Aldeia Histórica de Linhares da Beira com um recital de piano dedicado à obra “Quadros de uma exposição”, da autoria do compositor russo Mússorgsky. Seguidamente, terá lugar uma exposição de artes visuais composta por novas versões de quadros originais, inspirados na música de Mússorgsky. A singularidade desta exposição reside no facto das obras estarem espalhadas pela aldeia, arrastando o público a visitar outros edificados de interesse da aldeia, numa espécie de caça ao tesouro.

O segundo dia do Roteiro (domingo), será preenchido com atividades dedicadas ao património. Assim, durante a manhã está prevista uma caminhada no troço dos “Caminhos de Santiago” que passa por Celorico da Beira, e uma visita à Necrópole de São Gens. À tarde terá lugar um workshop de desenho.

O evento encerra em Linhares da Beira com um concerto de piano e canto na igreja de Nossa Senhora da Assunção (Séc. XII), que será gravado para a posteridade.

As atividades programadas para os três municípios decorrerão, quase todas ao ar livre e, em conformidade, com as regras impostas pela DGS no quadro da pandemia.

Para consultar a Programação detalhada ou mais informações sobre o Projeto, por favor, aceda aos sites dos três municípios ou aos links:


Homenageado assistiu à celebração em Lund, na Suécia

Município de Cantanhede assinalou centenário do nascimento do geneticista António Lima-de-Faria

O geneticista António Lima-de-Faria foi homenageado pelo Município de Cantanhede a 4 de julho, a propósito do centenário do seu nascimento. A iniciativa consistiu na preparação de um documentário a ser divulgado nas redes sociais do Município, tendo como destinatário principal o cientista radicado em Lund, na Suécia, que assistiu à emissão juntamente com a família e permitindo outrossim uma divulgação mais ampla da importância do Homem e do Cientista. Esta opção decorreu em consideração às limitações impostas pela pandemia e que impediram a possibilidade de deslocação do Professor Doutor a Portugal.

No final da emissão, o homenageado partilhou uma mensagem a partir de sua casa, na qual agradeceu “à presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, aos membros do executivo e a todos os outros cidadãos que tiveram a gentileza de celebrar esta data. O passado não se pode modificar, mas o futuro é nosso e tem de ser grande, o que implica trabalhar, trabalhar com exatidão no que é autêntico e sério, no que pode perdurar”, afirmou o professor e investigador, concluindo a sua intervenção com a leitura de dois trechos de poemas de José Régio e Antero de Quental.

Além de vários testemunhos, como o da primeira galardoada com o Prémio Lima-de-Faria, em 1991, (prémio atribuído ao aluno com a melhor média do ensino secundário do concelho) Eng.ª Rita Cavadas, a homenagem contou com alguns momentos musicais, tais como um apontamento do “Nocturno em Mi” obra de António de Lima Fragoso, numa interpretação da recém-formada Orquestra António Fragoso, a “alvorada” e o hastear das bandeiras pelos escuteiros, ao som do trompete de Ricardo Gomes, executante da Orquestra Opus 21, e ainda duas atuações do Cantemus – Coro Juvenil do Município de Cantanhede.

Houve também lugar a declamação de poesia por Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e por Rui Crisóstomo, ex-presidente da autarquia, assim como a descerramento de uma representação evocativa de António Lima-de-Faria à entrada da Escola Secundária de Cantanhede, assinalando desta forma a atribuição do seu nome ao agrupamento de escolas com sede neste estabelecimento de ensino. “Este é um tributo que se impunha, não só pelo valor simbólico que se pretende conferir a quem aqui está representado, mas também para que as crianças e jovens que passam e vão passar no futuro por estes portões saibam o que distingue o patrono da sua escola”, disse a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, perante os presentes na cerimónia. Por seu lado, o diretor do agrupamento, José Soares, manifestou o seu regozijo “com a justa homenagem da Câmara Municipal a António Lima-de-Faria, ao homem da ciência, ao homem da educação, ao professor universitário e ao nosso patrono que tem sido uma fonte de inspiração para todos”, salientando “o objetivo da escola e desenvolver um trabalho sério, que o deixe orgulhoso daquilo que estamos a fazer”.

No depoimento gravado, a presidente da Câmara Municipal felicitou António Lima-de-Faria “pelo modo como retornou às raízes, procurando sempre que daí frutificasse algum benefício para a comunidade onde nasceu”, um objetivo entretanto materializado “na sua entronização como referência para as novas gerações, em função do seu exemplo de vida dedicada à investigação científica” e com “o seu investimento pessoal no apoio aos jovens que demonstrem interesse e capacidade para trabalharem nesse domínio”.

Helena Teodósio referia-se às Bolsas de Inovação Científica, destinadas a estudantes e jovens investigadores que tenham vocação empreendedora em inovação e desenvolvimento, e cujo financiamento é assegurado conjuntamente pela Câmara Municipal e pelo cientista, que de resto já é o patrono do prémio de mérito que a autarquia atribui todos os anos ao aluno do concelho com melhor média de conclusão do ensino secundário, “galardoando assim o talento e o esforço de quem tem a ambição de chegar sempre mais longe no acesso ao conhecimento”.

No decurso da cerimónia, o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Dr. José Soares, apresentou um livro de testemunhos, sob a epígrafe do próprio Professor Doutor Lima-de-Faria “A verdade e a beleza não se podem separar”. Este opúsculo contempla a partilha de textos de alunos e de ex-alunos da Escola Secundária de Cantanhede, bem como de professores e amigos próximos ao homenageado.

Sobre a ligação afetiva do Professor António Lima-de-Faria a Cantanhede, a líder do executivo camarário cantanhedense afirmou que ela “está por demais demonstrada, é uma honra para o concelho e merece mais vivo aplauso de todos quantos sabem reconhecer o valor e o mérito das pessoas verdadeiramente excecionais”.

Outro testemunho dedicado ao cientista foi o de Manuela Grazina, presidente do júri das Bolsas de Inovação Científica. A académica e investigadora agradeceu a confiança que lhe foi “depositada como gestora científica desse incentivo, uma honra que me orgulha, sobretudo por podermos apoiar alguns jovens cientistas que poderão fazer vir a fazer a diferença no mundo da ciência”. A professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, lembrou os encontros que manteve com António Lima-de-Faria nas suas visitas a Portugal, “verdadeiras tertúlias sobre ciência e tudo aquilo que intriga os cientistas, o que os inquieta”, destacando “a craveira intelectual” do homenageado e o facto de a sua carreira ser “um grande estímulo para todos”.


ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO TRAIL ENCOSTAS DO MONDEGO

Organizado pelo GRV - Grupo Recreativo Vilaverdense, realizou-se a quarta edição do Trail Encostas do Mondego, contando com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Vila Verde, bem como de outras entidades.

Lado a lado com o rio Mondego, o evento levou os atletas participantes a percorrer trilhos da Freguesia de Vila Verde, rodeados de paisagem de Inverno e únicos na região.

Com provas em duas distâncias, 25km a pontuar para o CDTRC vertente Trail Longo e de 15km, participaram neste Trail, 7 atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura.

Na prova de 25 km, Nuno Coelho, alcançou o 69º geral, 9º M45, Nuno Almeida, 125° geral, 20° M45, no sector feminino, Gabriela Oliveira, classificou-se no 153° geral, 5ª F40, Otília Costa, 180° geral, 7ª F40, Daniela Guerra, 190° geral, 6ª Senior.

Na prova de 15 km, José Mendes, alcançou o 124º geral, 22º Senior Masculino, e Luísa Santos, o 156° lugar na classificação geral, 10ª F45

Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura obteve o 22º lugar.

Polícia brasileira detém português suspeito de violar a enteada

A Polícia Federal brasileira anunciou hoje a detenção de um cidadão português de 55 anos em Pernambuco, por suspeitas de abusos sobre uma menor, sua enteada.

Na rede social Twitter, a Polícia Federal brasileira destacou hoje que o cidadão português cuja identidade não foi revelada é natural de Lisboa, estava em fuga após suspeita de violar a enteada e foi detido por ordem judicial.

A localização e prisão do estrangeiro foi realizada pelo Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol) em Pernambuco.

Em comunicado, as autoridades brasileiras referiram que o homem foi capturado na praia de Gaibu-Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, após ser alvo de um mandado de Prisão expedido pela 2.ª Vara Criminal da Comarca do Cabo de Santo Agostinho, no dia 7 de maio.

A localização e prisão do estrangeiro foi realizada pelos policias federais, com vistas a proceder a inclusão do seu nome na difusão vermelha, em virtude de ele encontrar-se foragido por vários meses e havendo a possibilidade de ainda encontrar-se residindo no Brasil", destacou o comunicado da Polícia Federal brasileira.

Após a prisão, o cidadão português foi levado para a sede da Polícia Federal, onde foi sujeito a audiência judicial que confirmou a sua prisão preventiva.

O detido é suspeito do crime violação de vulnerável na forma agravada, por ser padrasto da vítima, com penas que variam de 5 a 20 anos de prisão no Brasil.

Lusa

Portugal é o segundo país da UE com mais novos casos diários de infeção

País apresenta uma média de 203 novos casos por dia na última semana, só superada pelos números de Chipre, com uma média de 520 novos casos.

Portugal é o segundo país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes na última semana e o vigésimo no mundo, segundo os dados do 'site' estatístico Our World in Data.

O país apresenta uma média de 203 novos casos por dia na última semana, só superada pelos números de Chipre, com uma média de 520 novos casos.

A seguir a Portugal neste indicador surge Espanha (157), Luxemburgo (98), Irlanda (88), Grécia (69) e Dinamarca (58). Os países da União com menos novos casos encontram-se mais a leste: Roménia e Polónia, com uma média de dois novos casos diários, Hungria e Eslováquia (quatro novos casos), Alemanha (seis casos) e Áustria (sete casos).

Embora não esteja na União Europeia, o Reino Unido surge entre os países do continente europeu com os números mais elevados e uma média de novos casos a sete dias de 360.

A média de novos casos nos últimos sete dias na União Europeia situa-se em 39 e no mundo em 49. Entre os países do resto do mundo com mais de um milhão de habitantes, Portugal surge no vigésimo lugar numa lista encabeçada pela Mongólia (666 novos casos diários), Namíbia (618), Colômbia (538) e Chipre.

Quanto a novas mortes nos últimos sete dias, na União Europeia apenas a Roménia (5,01), Letónia (1,89) e Bulgária (1,17) estão acima de 01.

Portugal está com uma média de 0,39 novas mortes a sete dias, abaixo da média de 0,6 da União Europeia. No resto do mundo, Paraguai (16,6 novas mortes diárias), Namíbia (14), Colômbia (11,8), Argentina (10,54) são os países com mais de um milhão de habitantes em pior situação.

Em termos de vacinação, em números atualizados no domingo no Our World in Data, Portugal tem 37,5 por cento da população completamente vacinada, um pouco acima da média de 34,8% da União Europeia.

Quanto a doses diárias de vacina administradas por 100 habitantes, Portugal é o que apresenta média maior da UE, com 1,75 doses.

Dentro da União, é em Portugal que se encontra maior prevalência da variante Delta do SARS-CoV-2 entre as amostras geneticamente sequenciadas - 73,8% -, uma percentagem que no Reino Unido se eleva a 97,53%.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3 980 935 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção pelo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17 117 pessoas e foram registados 890 571 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Lusa

Maiores de 27 anos já podem autoagendar vacinação

Vacinação dos portugueses com entre 18 e 29 anos arrancou este domingo.

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para maiores de 27 anos já está disponível no portal da Direção-Geral da Saúde, a que pode aceder aqui. Ao início da tarde, fonte da task force de vacinação já tinha confirmado à TSF que o autoagendamento arrancaria em breve.

Segundo o último relatório da vacinação da DGS, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa (32% da população).

O líder da task force, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, afirmou esta segunda-feira que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e terá de ser resolvido.

Na primeira segunda-feira desde que arrancou a vacinação sem marcação de pessoas com 45 ou mais anos, o dia no centro de vacinação do concelho de Oeiras, no Pavilhão Carlos Queiroz em Carnaxide, começou com uma fila de milhares de pessoas que contornava todo o complexo desportivo.

"Já era expectável que isto acontecesse esta semana, face ao número de vacinas que vamos dar, mas é indesejável que as pessoas estejam tanto tempo na fila e vamos tentar melhor o processo", disse à Lusa o coordenador da task force.

Neste Verão, mais uma vez, o Município de Vagos transporta veraneantes às praias com toda a segurança

 Os autocarros gratuitos de acesso às praias do concelho de Vagos estão prontos para transportar os veraneantes até às praias do concelho. Neste ano as regras de segurança mantêm-se devido à COVID-19.

De 12 de julho a 3 de setembro, de segunda a sexta-feira, o Município de Vagos voltará a proporcionar aos munícipes a possibilidade de terem à sua disposição o transporte gratuito de autocarro para as praias do concelho.

Irão estar disponíveis dois autocarros, sendo que um será destinado às freguesias a norte do concelho e o outro reservado para as freguesias situadas a sul.

Devido à pandemia de COVID-19, os procedimentos a adotar, por parte dos utilizadores, será o uso obrigatório de máscara e o cumprimento da distância de segurança no interior dos autocarros, que terão a sua lotação reduzida para 65%, no sentido de acautelar qualquer possibilidade de contágio. Assim, a viagem para as praias do concelho será realizada com toda a segurança.

O autocarro Norte servirá as localidades de Santo António, Santo André, Ouca, Soza, Vagos, Vagueira, Labrego e Areão.

Quanto ao autocarro Sul, este percorrerá as localidades de Ponte de Vagos, Santa Catarina, Covão do Lobo, Fonte de Angeão, Calvão e, também, Areão, Labrego e Vagueira.

Apoio governamental de 65 ME a clubes e federações no terreno

As candidaturas ao fundo de apoio desportivo abrem na sexta-feira, adiantou hoje o Governo, no dia da publicação do despacho da linha de crédito do programa Federações+Desportivas, medidas com valor global de 65 milhões de euros.

"No âmbito do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, que contempla 35 milhões de euros, abre esta sexta-feira, dia 09 de julho, após período de consulta pública, o processo para possibilitar as candidaturas ao programa Reativar Desporto. Este programa disponibilizará um montante de mais 30 milhões de euros a fundo perdido para apoio direto a clubes desportivos, no processo de retoma da atividade desportiva federada", avançou numa nota enviada à Lusa o ministério que tutela o Desporto.

Paralelamente, foi publicado em Diário da República o despacho que permite a abertura da linha de crédito do programa Federações+Desportivas.

"Esta é uma medida de apoio dirigida a federações titulares do estatuto de utilidade pública desportiva, através do lançamento de uma linha de crédito em condições muito vantajosas, no montante global de 30 milhões de euros, a dinamizar pelo Banco Português de Fomento", lê-se na nota do Ministério da Educação.

Segundo a entidade, "a garantia de Estado a este instrumento de financiamento é fundamental para que as federações possam obter, através desta medida, um valor superior a cada um dos contratos-programa recebidos anualmente pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, podendo ser pago nos próximos 10 anos".

Ainda inserido no Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, lançado este ano, concorreram cerca de 200 entidades à edição extra do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID2021+), sendo os resultados dessas candidaturas divulgados a 15 de julho, e contando com um reforço de 3 milhões de euros.

"Este ano já foram distribuídos 2 milhões de euros por cerca de 100 projetos na edição regular do PRID", informou o executivo.

Também a edição deste ano do Programa Nacional Desporto para Todos (PNDpT) foi reforçada em 2 milhões de euros, passando para uma dotação total de 3 milhões de euros.

"A edição regular do PNDpT -- dirigido a clubes desportivos, associações promotoras do desporto e outras entidades, cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal -- garantiu já o apoio a 300 projetos, 27 dos quais exclusivamente dedicados a pessoas com deficiência", sublinhou o ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues.

À edição extra do PNDpT (PNDpT2021+), no âmbito do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, concorreram cerca de 250 entidades, sendo os resultados divulgados dia 31 de julho, especificou.

"Este apoio sem precedentes, que ascende a um total de 65 milhões de euros, tem por base a inquestionável e reconhecida relevância social e económica do setor do Desporto, particularmente afetado pela pandemia de covid-19", concluiu o Ministério da Educação.

O apoio extraordinário ao setor desportivo foi aprovado, em 11 de março último, em Conselho de Ministros.

Lusa

Condenado a 25 anos de prisão por matar cunhados em Valpaços

 O Tribunal de Vila Real condenou hoje um homem à pena máxima de 25 anos de prisão pelo duplo homicídio dos cunhados em Avarenta, no concelho em Valpaços.

O arguido, de 67 anos, foi condenado em cúmulo jurídico a 25 anos de cadeia por dois crimes de homicídio qualificado, 13 crimes de ameaça agravada e um crime de detenção de arma proibida, por ter na sua posse uma arma com o número rasurado, logo transformada.

O caso remonta a 30 de maio de 2020 quando o arguido disparou contra o casal, um homem de 52 anos, irmão da mulher do suspeito, e a sua esposa, de 49 anos, quando estes estavam a trabalhar num lameiro, perto da aldeia de Avarenta, em Valpaços, distrito de Vila Real.

O julgamento teve início em fevereiro e, segundo o acórdão proferido hoje, o homem "matou por um motivo absolutamente fútil" e atuou de "forma pensada".

Lusa


Mais 5 mortes e 1483 novos casos de Covid-19 em Portugal. Rt sobe para 1,19

 Nas últimas 24 horas recuperaram 773 pessoas.

Estão confirmadas mais cinco mortes devido à Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas e há mais 1483 novos casos.

Os dados revelam ainda um aumento nos internamentos, quer em enfermaria (mais 46) quer nos cuidados intensivos (mais 8).

A área de Lisboa e Vale do Tejo tem 54% do total das novas infeções, concentrando 802 novos casos. Os dados divulgados pela DGS mostram também que há mais 705 casos ativos, totalizando 38 829 e que 773 pessoas foram dadas como recuperados nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 834 625 recuperados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17 117 pessoas e foram registados 890 571 casos de infeção.

O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde é de mais 1142, totalizando 59 442. Já a incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental está nos 231,0 casos por 100 mil habitantes, assim como na totalidade do território que é de 224,6, revelam dados oficiais.

De acordo com este boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o índice de transmissibilidade (Rt) é de 1,19 em todo o território nacional e de 1,20 em Portugal continental.

Os dados do índice de transmissibilidade e da incidência a 14 dias são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

A região de Lisboa e Vale do Tejo com a notificação de 802 novas infeções, contabiliza até agora 345 840 casos e 7278 mortos.

Na região Norte há esta segunda-feira 314 novas infeções por SARS-CoV-2, totalizando 348 379 casos de infeção e 5369 mortes desde o início da pandemia.

Na região Centro registaram-se mais 93 casos, acumulando-se 123 057 infeções e 3027 mortos. No Alentejo foram assinalados mais 24 casos, totalizando 31 307 infeções e 973 mortos desde o início da pandemia.

Na região do Algarve o boletim desta segunda-feira revela que foram registados 203 casos, acumulando-se 25 673 infeções e 366 mortos.

A região Autónoma da Madeira registou 15 casos, somando 9984 infeções e 70 mortes devido à Covid-19 desde março de 2020.

TSF

Na freguesia de Silves: REPARAÇÃO DO RESERVATÓRIO DE MONTE JOIA OBRIGA A CORTE DE ÁGUA ENTRE AS 23H00 DO DIA 6 DE JULHO E AS 04H00 DO DIA 7 DE JULHO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, devido a trabalhos de reparação da conduta distribuidora no Reservatório do Monte Joia, o fornecimento de água será interrompido, entre as 23h00 do dia 06 de julho (terça-feira), e as 04h00 do dia 07 de julho (quarta-feira), nas seguintes zonas da freguesia de Silves: Odelouca, Falacho, Enxerim, Pedreira, Pinheiro e Garrado, Norinha, Caniné, Monte Branco e Zona Alta De Silves.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Esquerdistas contrários à espada de São Fernando no brasão de Sevilha

 

A disputa pela inclusão do Rei São Fernando III de Castela e sua espada no brasão da cidade de Sevilha suscitou forte polêmica na Câmara Municipal.

O escudo oficial inclui o santo com o famoso gládio “Lobera” [foto abaixo], tendo à direita e à esquerda dois bispos santos, além do manto real, a coroa e o lema da cidade.

Até o socialista PSOE votou por ele contra os partidos de extrema-esquerda, para os quais o fato de o patrono da cidade empunhar sua espada simboliza a “máxima expressão da violência e um apelo à conquista e à guerra”. Esse gládio é venerado como relíquia na catedral e preside a procissão na festa da cidade. O santo fez o devido uso dele na reconquista de Córdoba, Jaén e Sevilha aos muçulmanos.


ABIM

A “NOITE” DOS JOVENS EM PANDEMIA


O relato de um jovem revelou-nos como fazem os jovens para se divertir noite fora. Vamos resumir o que nos revelou.

Estava com um amigo da universidade e este recebeu um telefonema. Do outro lado um colega de estudos perguntava onde haveria festa privada. Era sábado. Onze da noite. Um outro amigo ‘achou’ uma festa! Chegados ao local, um portão abre-se. Um homem saiu e deixou entrar as dezenas de jovens que aguardavam. Lá dentro funcionava um bar com DJ, cheio de jovens a beber. Seriam umas duas da manhã e o mesmo homem anunciou que a festa ia terminar. Porque? “Estão lá fora muitos que querem entrar. Com tantos à porta vai dar nas vistas. Como sabem isto é ilegal. A polícia vai acabar por aparecer”.

Já lá fora, um amigo informou que estava a decorrer uma outra festa. A palavra passou e todos os carros foram em fila.

Mas porque havemos de não nos divertir? Ninguém cumpre! Veja-se a festa do Sporting! E a ‘Champions! Até o Marcelo (Rebelo de Sousa) denunciou!”

Os jovens, com idades entre os 16 e os 25, maioritariamente, justificavam o seu incumprimento com o exemplo vindo ‘de cima’.

Este jovem lembrava o puxão de orelhas ao governo a propósito da “Champions”. “As pessoas que vierem à final da Liga dos Campeões virão e regressarão no mesmo dia”, garantiu o governo. Não foi assim. Foi um farrobodó. Maus exemplos, que servem na perfeição para justificar o incumprimento da regras.

Com o país a temer um novo confinamento, estes exemplos são preocupantes.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

ESTARREJA | (Re)Descobrir Egas Moniz

 De 9 a 14 de julho, vamos (Re)Descobrir Egas Moniz através da gastronomia, do teatro, da literatura e da música.

Estarreja apresenta o programa “(Re)Descobrir Egas Moniz” no âmbito da candidatura “(Re)Vive & Fica”, um projeto de Programação Cultural em Rede em parceria com a SEMA – Associação Empresarial e com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Sever do Vouga e Ovar.

Alicerçado no património imaterial destes 5 territórios, onde a obra literária de autores locais se apresenta como o fio condutor. Em Estarreja vamos “(Re)Descobrir Egas Moniz”, o nosso Prémio Nobel, através do fado, de apontamentos literários e da gastronomia, envolvendo agentes culturais e económicos locais.

A vereadora da cultura, Isabel Simões Pinto, explica que “este projeto de programação cultural em rede, liderado pela SEMA, é uma oportunidade para estimular os sentidos e a interpretação do legado do nosso Prémio Nobel Egas Moniz nas suas múltiplas vertentes: a literária, a política e a gastronómica.” E salienta que é o “património ímpar do neurocientista que pretendemos (re)descobrir e dar a conhecer através de ações culturais, que valorizam e capacitam o nosso tecido artístico, cultural e económico.” 

Restaurantes locais com “ementas de Egas Moniz”

De 9 a 11 de julho, alguns restaurantes do concelho como o “Barracão”, o “Entre Tapas”, o “Huila”, o “Mercado”, o “O Portal”, o “Tropical” e o “Xixas”, convidam a comunidade a experimentar os sabores inspirados nos gostos de Egas Moniz. As ementas criadas pelo Chefe Ivo Loureiro, com base na pesquisa dos gostos gastronómicos do Prémio Nobel, darão lugar a uma ação de capacitação dos agentes económicos, num workshop orientado pelo chefe Marco Valente, dirigido aos restaurantes locais aderentes.

Ainda no decurso das refeições, atores da companhia de teatro “Kopinxas” farão uma leitura encenada de apontamentos literários, “Aromas e Sabores Encenados”, uma composição dramatúrgica livre, apoiada nas palavras de Egas Moniz e nas suas descobertas científicas, com o objetivo de realçar a importância da sua obra no tempo e no espaço. Este momento cruza a experiência gastronómica com o mapeamento das sensações de prazer no cérebro. A ação conta ainda com a colaboração do Teatro do Desassossego.

Visitas guiadas e encenadas à Casa Museu Egas Moniz

Com interpretação de Leandro Ribeiro, Clara Oliveira e Liliana Elsig, da Sol d’Alma - Associação de teatro, a Casa Museu promove as “Confidências de ACAFEM”, visitas encenadas a partir de uma carta anónima, relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz) dizendo-se saudoso pelos tempos de infância e enaltecendo Avanca, a sua terra natal. Para participar nos dias 9, 10, 11 e 14.

“Fados” cruzaram o destino e a vida de Egas Moniz

"Fado Cruzado" propõe um encontro de sons portugueses. Fados irmãos que o tempo afastou e que aqui se juntam como se dois destinos se cruzassem, para nunca mais serem os mesmos. Lisboa, Coimbra - Portugal. Em fado cruzado, poderá ouvir e sentir o som da alma de um povo que surpreendeu o mundo com a sua capacidade de descobrir novos caminhos. No dia 10, às 21h30, na Casa do Marinheiro, homenageamos a magia do fado e a saudade prolongada vividas em Coimbra e que acompanharam o neurocientista pela sua vida fora através da voz de Carolina Pessoa (Fado de Coimbra) e de João Farinha (Fado de Lisboa) acompanhados por Luís Barroso e Ricardo Siva, na guitarra portuguesa, e Luís Carlos Santos, na viola.

Refletir sobre Egas Moniz - um político na sombra de um neurocientista

No âmbito da comemoração do 53.º aniversário da Casa Museu, Maria de Lurdes de Breu, uma das primeiras mulheres a serem eleitas presidentes de câmara e esteve cerca de 20 anos à frente da autarquia de Estarreja, apresenta a reedição do livro “Egas Moniz – Perfil Político”, da autoria de António Macieira Coelho, sobrinho neto de Egas Moniz. No dia 14, às 18h, vamos refletir sobre a faceta política de Egas Moniz, que desempenhou com clareza e desassombro, onde o espírito de liberdade e patriotismo sempre estiveram presentes, nunca renunciando à sua convicção profunda e afincadamente democrática. Esta obra é mais um marco, um bocado de história, que fica contada e, como tal, mais um contributo para a perenidade desta figura emblemática da cultura portuguesa.

Mais informações e inscrições:

 

- EMENTAS DE EGAS MONIZ E APONTAMENTOS LITERÁRIOS DE EGAS MONIZ

AÇÃO GASTRONÓMICA [9, 10 e 11] RESTAURANTES ADERENTES

Restaurantes participantes:

  • Barracão – dias 9 (jantar) e 10 (almoço e jantar)
  • Entre Tapas – dias 9 (jantar) e 10 (almoço e jantar)
  • Huila – dias 9 (jantar), 10 (almoço e jantar) e 11 (almoço)
  • Mercado – dias 10 (almoço e jantar) e 11 (almoço)
  • O Portal – dias 9 (jantar), 10 (almoço e jantar) e 11 (almoço)
  • Tropical – dia 9 (jantar)
  • Xixas – dia 11 (almoço e jantar)

 

- CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM

VISITAS GUIADAS E ENCENADAS À CASA MUSEU EGAS MONIZ

SEXTA 9» 19H | SÁBADO 10» 10H30 | DOMINGO 11» 15H E 18H | QUARTA 14» 18H30

ENTRADA GRATUITA.

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA MUSEUEGASMONIZ@CM-ESTARREJA.PT até 6 de julho

 

FADO CRUZADO

ESPETÁCULO MUSICAL

SÁBADO 10» 21H30 QUINTA DO MARINHEIRO

 

ENTRADA GRATUITA. SUJEITO À LOTAÇÃO DO RECINTO.

 

 

EGAS MONIZ – PERFIL POLÍTICO

QUARTA-FEIRA 14» 18H00 CASA MUSEU EGAS MONIZ

 

ENTRADA GRATUITA

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA MUSEUEGASMONIZ@CM-ESTARREJA.PT até 12 de julho