quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Liga MEO Surf: Go Chill Expression Sessions premeiam espetacularidade e criatividade

Distinção das melhores manobras do surf masculino e feminino promovem criatividade.
As Go Chill Expression Sessions procuram distinguir as melhores manobras do surf masculino e feminino na Liga MEO Surf impulsionando a liberdade criativa e a extrapolação dos limites. As baterias especiais acontecem em todas as etapas da 1ª divisão do surf nacional e têm contado com uma enorme adesão por parte dos surfistas contribuindo para criar momentos de espetacularidade de surf progressivo.

Go Chill Expression Session 2023 – Quadro de Vencedores
Figueira da Foz – João Moreira e Francisca Veselko
Porto e Matosinhos – Halley Batista e Teresa Bonvalot
Ericeira – Tiago Stock e Francisca Veselko
Ribeira Grande – Pedro Coelho e Gabriela Dinis

Nas quatro etapas já realizadas, ficam na memória as várias manobras efetuadas pelos atletas que procuraram arriscar tudo para vencer o prémio paralelo da Liga MEO Surf. Olhando para a lista de vencedores deste ano, observa-se uma mistura salutar entre surfistas mais experientes juntamente com atletas da nova geração. As campeãs nacionais Teresa Bonvalot e Francisca Veselko foram duas das surfistas que levaram para casa o prémio, o mesmo acontecendo com a recentemente coroada campeã nacional Pro Júnior, Gabriela Dinis.

Gabriela Dinis – Campeã nacional Pro Júnior e Top 3 da Liga MEO Surf 2023
“O conceito é super giro porque, em vez de estarmos preocupadas em fazer duas boas ondas no heat para fazer um bom score, damos tudo em apenas uma manobra. Esse campeonato [Allianz Ribeira Grande Pro] não me correu como desejava, mas soube-me bem ganhar pela primeira vez a Expression Session. Quando entro para as Expression Sessions procuro secções mais críticas e ondas mais cavadas para arriscar mais nas manobras. Fico contente por haver as Expressions Sessions e valorizarem estas manobras o que puxa pelo nível dentro de água.”

Tiago Stock – Top 20 da Liga MEO Surf 2023
“Competir rodeado dos melhores surfistas portugueses e ter ganho este prémio teve um enorme significado para mim, dando-me um grande boost de confiança. Estes prémios da Liga MEO Surf são de enorme importância para nós (atletas) porque são um grande incentivo para continuarmos a dar o nosso melhor e fazem-nos sentir mais valorizados.”

Pedro Coelho – Top 65 da Liga MEO Surf 2023
“Foi importante e significou muito para mim ter ganho nos Açores. A Expression Session é algo com que me identifico muito porque gosto de dar aéreos. Já tinha competido em várias ao longo dos anos e estive perto de ganhar, mas, desta vez, finalmente, consegui. Era um objetivo que eu já tinha traçado há muito tempo. As Expressions Sessions são muito importantes porque fazem com que os surfistas deem mais asas à imaginação, procurem mostrar um surf mais artístico e inovador com manobras progressivas, e sair fora daquele formato de campeonato que é fazer cinco manobras até à areia para alcançar os pontos necessários para passar a bateria. Também incentiva os surfistas mais jovens a aumentarem o seu repertório de manobras e apostarem na criatividade.”

A próxima disputa pelo prémio Go Chill Expression Session acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2023, que se realiza de 27 a 29 de Outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.

Leonor Paiva - Brand Manager Go Chill
“É com muito orgulho que este ano voltamos a estar presentes na Liga MEO Surf com as Go Chill Expression Sessions. Com cada vez mais adesão dos surfistas, esta é uma ação que reflete o espírito e posicionamento da marca. As Go Chill Expression Sessions premeiam as manobras mais criativas e arrojadas, sem qualquer pressão competitiva e com o intuito de promover a liberdade criativa em que o surf também encontra as suas raízes. Aberto a todos e todas as surfistas, é sempre um momento esperado pela comunidade e pelo público e em que conseguimos trazer o nosso claim “Never Still, Always Chill” para o circuito.”

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO






, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Fotos: Pedro Coelho, Gabriela Dinis, Tiago Stock, pódio e stand da Go Chill. (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)


Portugueses acreditam que a Educação e a Saúde são os principais fatores de Desenvolvimento Humano do país

  
  • Depois da Educação e Saúde, segue-se o Trabalho enquanto principal motor para o Desenvolvimento Humano.
  • 63% dos portugueses consideram que os Cidadãos são os principais promotores deste desenvolvimento.
  • 43% dos portugueses consideram que as Empresas têm igualmente um papel a desempenhar.
  • Atualmente, só 24% dos portugueses apontam para um grau de envolvimento elevado com a sua empresa, o que se revela particularmente importante tendo em conta a retenção ou migração de talentos.
  • Além do salário, os trabalhadores valorizam benefícios como refeitório (33%) ou dias de férias extra (31%).
Os portugueses consideram que a Educação, a Saúde e o Trabalho são os motores principais para o Desenvolvimento Humano. A conclusão consta do estudo “Desenvolvimento Humano, fator chave para o sucesso de Portugal”, realizado pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance.

39% dos portugueses entendem que a Educação é o principal fator que fomenta o desenvolvimento da sociedade, evidenciando a importância atribuída ao ensino no país. Em Portugal, o setor da Educação tem enfrentado inúmeros desafios, como por exemplo, o abandono escolar precoce, o nível de escolaridade da população, greves de professores ou uma classe docente mais envelhecida, como tem sido referido por diversas entidades, como o Conselho Nacional da Educação.

O tema é igualmente destacado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2019, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sublinhando que os jovens com famílias sem forma de investir na educação entram para o mercado de trabalho em desvantagem. Na prática, este obstáculo traduz-se em salários inferiores comparativamente aos provenientes de famílias com maiores rendimentos.

Saúde e Trabalho: outros pilares fundamentais para o desenvolvimento da sociedade
A Saúde é referida como outro dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano. 22% dos portugueses referem-na, sendo o segundo tema top of mind na associação a este progresso, reforçando ainda mais a sua importância desde a pandemia de Covid-19.

Já 8% dos portugueses entendem que o Trabalho é o terceiro domínio associado ao desenvolvimento humano. Isto numa altura em que diversas empresas e organizações enfrentam vários desafios decorrentes do contexto de volatilidade mundial. Os diferentes resultados do estudo sugerem que os portugueses querem ver reforçada a consciencialização por um país e mundo mais desenvolvidos.

Cidadãos: principais promotores do desenvolvimento humano
63% dos portugueses consideram que os Cidadãos são os principais responsáveis pela promoção do desenvolvimento humano. Seguem-se o Estado (57%) e as Escolas (55%), que, no entender dos inquiridos, são chamados a desempenhar um papel de relevo neste domínio.

Neste contexto, 43% dos portugueses consideram que as Empresas têm igualmente um papel a desempenhar no desenvolvimento da sociedade. Uma ideia partilhada pelas Empresas consultadas no estudo, que consideram ainda que quanto maior for o Desenvolvimento Humano no seio da organização, maior será a sua competitividade, o que consequentemente resultará no aumento da competitividade nacional.

Há mais vida para lá do salário?
Benefícios como o acesso ao refeitório (33%) e a dias de férias extra além dos definidos por lei (31%) estão no topo da preferência dos portugueses como as vantagens laborais mais valorizadas além do salário. Os Planos ou Seguros de saúde (20%) e a flexibilidade laboral (17%) são benefícios que têm vindo a ganhar cada vez mais peso no processo de tomada de decisão dos portugueses quando o assunto é a continuidade ou mudança de emprego. Só 3% dos portugueses dizem valorizar os benefícios inerentes aos Plano Poupança Reforma (PPR).

Discutir o futuro do trabalho, em Portugal, passa por aceitar uma mudança cultural, desde as pequenas às grandes empresas, de acordo com o estudo. Em matéria de evolução tecnológica e de flexibilidade laboral, a questão cultural é vista como um entrave para que as Empresas consigam acompanhar e valorizar as novas condições apreciadas pelos colaboradores.

1 em 4 portugueses têm um elevado grau de envolvimento com a sua empresa
Atualmente, apenas 24% dos portugueses apontam ter um grau de envolvimento elevado com a sua empresa. 55% dizem ter um grau mediano e 16% falam num nível baixo ou inexistente, o que se revela particularmente importante tendo em conta a retenção ou migração de talentos. Relativamente à missão, objetivos e valores da empresa, a maioria dos inquiridos portugueses (96%) identifica-se com os valores da empresa para a qual trabalha, mas apenas 13% se dizem muito ou totalmente alinhados com esses valores.

Relativamente à procura de outro trabalho, 53% dos inquiridos afirma não estar à procura, 49% falam bem da empresa para a qual trabalham, 48% recomendam-na a amigos e familiares e 47% sentem orgulho no seu empregador, vestindo a camisola de forma intencional.

Quanto ao nível de iniciativa e proatividade dos profissionais, 41% dos portugueses referem que tomam iniciativas sem que lhes seja pedido pelos seus gestores e 37% apresentam novas ideias de forma espontânea e regular. 70% dos portugueses referem também que comunicam de forma constante com os seus líderes e que os objetivos da empresa lhes são apresentados e claros.

Metodologia

Para a concretização do estudo, entre 4 de julho e 26 de setembro de 2022, foram realizados inquéritos a empresas francesas em Portugal e a cidadãos em território nacional. Foram igualmente efetuadas entrevistas por escrito a dez empresas francesas em Portugal, e convidados diversos autores de Universidades e Empresas. Os inquéritos às empresas francesas em Portugal foram realizados online pela área de Prospetive do BNP Paribas Personal Finance e abarcaram um total de 33 entidades: 15 empresas com 250 trabalhadores ou mais; 10 com 50-249 trabalhadores; 4 com 11-49 e 4 com menos de 10 trabalhadores. Os inquéritos aos cidadãos foram realizados pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este estudo teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade, profissionalmente ativos. As amostras foram estratificadas por distrito, género, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas telefónicas foram assistidas por computador (CATI), com informação recolhida por intermédio de questionários estruturados de perguntas fechadas.

O estudo Desenvolvimento Humano, fator chave para o sucesso de Portugal foi realizado pelo Cetelem – BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, que é um player Europeu de referência no sector, que está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

Para mais informações:
ATREVIA 

Cantanhede | Espaço junto à sede foi pavimentado e campo de futebol requalificado. Associação do Escoural e Barrins de Baixo com melhores condições

 
O espaço envolvente à sede da Associação para a Promoção da Qualidade de Vida no Escoural e Barrins de Baixo, na freguesia da Tocha, foi pavimentado, permitindo agora melhores condições de acesso e a possibilidade de utilização do espaço para diversas atividades. A par disso, também o campo de futebol, na zona posterior do recinto, foi requalificado.
A intervenção mereceu um ato simbólico de inauguração na passada segunda-feira, 14 de agosto, no qual marcaram presença a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, os vereadores Adérito Machado e Fernando Pais Alves, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, e membros do seu Executivo, e do presidente da Associação, Hugo Tomás, além de dirigentes da instituição.
A empreitada, numa área aproximada de 800 m2, contou com o apoio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha.
Helena Teodósio realça o papel das associações na dinamização das comunidades locais. “É este trabalho voluntário dos dirigentes associativos que permitem não apenas desenvolver as localidades, mas também reter as pessoas, que tendem a fixar-se nos meios urbanos”, observou, elogiando a mobilização da população em torno de uma obra que traz melhores condições a todos quantos diariamente frequentam a Associação.
Ainda de acordo com a autarca, o dinamismo dos dirigentes da Associação para a Promoção da Qualidade de Vida no Escoural e Barrins de Baixo tem merecido da parte da autarquia a devida atenção, sendo disso exemplo os apoios para diversos fins, dos quais se destaca a requalificação da sede da instituição.
Na ocasião, os responsáveis da Associação agradeceram o apoio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha, garantindo que o investimento na melhoria das condições vai continuar.

Paulo Cardantas

Festival das Artes e da Música em Agosto. CM de CASTELO DE PAIVA PROMOVE 3ª EDIÇÃO DA BIENAL DA CULTURA

 
De 20 a 25 de Agosto, Castelo de Paiva apresenta mais uma edição da Bienal de Cultura, uma iniciativa municipal que, sob o tema “ Da minha língua vê-se o mar vai decorrer no território paivense, mantendo uma relação saudável e equilibrada entre as várias áreas da cultura, da música à literatura, da dança à arte urbana. A terceira edição do evento pretende, uma vez mais, ser uma celebração com apresentações e espectáculos livres e abertos a toda a população, em locais icónicos do território concelhio.
Trata-se de uma aposta forte da Câmara Municipal, presidida por José Rocha, nas áreas da cultura, música e criatividade enquanto elementos distintivos, evidenciando neste evento, um programa multi-cultural e diferenciado, pretendendo uma vez mais, celebrar a cultura e a criatividade na relação saudável e equilibrada entre pessoas e as tradições locais, com espectáculos livres e direccionados para toda a comunidade.
Da minha língua vê-se o mar”, é o tema transportado para a Bienal da Cultura deste ano, que reflecte uma viagem pela Língua Portuguesa, aquém e além-mar, uma viagem pela poesia, música, teatro, arte urbana, pelas artes plásticas, pelo Brasil, e naturalmente, pela nação portuguesa. Uma declaração de amor à língua portuguesa enquanto factor de unidade e comunicação entre culturas e comunidades distantes.
A Bienal da Cultura arranca no Domingo dia 20, com abertura oficial agendada para as 17h00, no Centro da Interpretação da Cultura Local. Pelas 19H, o Largo do Conde vai acolher uma apresentação de Estátuas Vivas e uma representação “ Os Lusíadas como nunca ouviu “, às 21h30, com a participação do actor António Fonseca.
No dia 21, em Pedorido, no Parque de Lazer do Choupal, às 21h30 há um espectáculo musical com os “ Tanto bate que até que samba “, com a participação do PT Dance Academy.
Na Terça-feira, dia 22, no Cavalete do Fojo, o actor Pedro Lamares convida o músico Rui David para uma noite de poemas, canções e histórias partilhadas por dois amigos de há 25 anos, a desenhar uma casa num tempo em que os abraços são feitos de olhos, cotovelos e palavras, longe dos braços.
A noite do dia 23 será dedicada ao fado, com o Largo do Adro, em Real, a acolher um espectáculo da fadista Helena Sarmento.
Para dia 24, regista-se a realização de uma “ conversa concerto “ com o cantor Miguel Ângelo, dos Delfins, moderada por Artur Silva, com a participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva, no espaço do Auditório Municipal, às 21h30.

O encerramento desta 3ª edição da Bienal da Cultura acontece no dia 25, às 21h30, com o grande espectáculo musical no Largo do Conde, com a presença da banda Quinta do Bill e a participação das três filarmónicas paivenses, Bairros, Fornos e Mineiros do Pejão.
No espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local vai decorrer a exposição de serigrafias “ Escura Flama “ e “ O ritmo desumano do mar “, baseada nas obras de Agustina Bessa Luís e Alexandre Pinheiro Torres, respectivamente.
A arte urbana também vai marcar presença com o street artist Guel a pintar durante todos os dias, um mural que vai ficar como marca deste evento.
Porque a cultura tem um papel importante para a população, para a valorização do município, e porque envolve arte, crenças, hábitos e costumes, porque potencia conhecimento à comunidade, evidencia ainda momentos de lazer e prazer artístico, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, espera sucesso nesta edição, que se apresenta num formato diferente e também descentralizada, manifestando o entusiasmo de se protagonizar um grande evento em Castelo de Paiva, uma bienal fantástica que marque a região e que ajude a projectar ainda mais território e a consolidar a desejada atractividade.

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | Realizado no âmbito das festas de S. Lourenço. União de Freguesia de Sobrado e Bairros promoveu concurso nacional de gado bovino

 

Presentes 80 exemplares das raças arouquesa e minhota

No âmbito das grandes festas de S. Lourenço, a União de Freguesia de Sobrado e Bairros promoveu na manhã de Sábado, mais uma edição do Concurso Nacional de Gado Bovino, cumprindo assim uma velha tradição desta festividade, num evento que juntou cerca de 80 exemplares das raças Arouquesa e Minhota, pertencentes a mais de duas dezenas de criadores de vários concelhos da região Norte.

   Traduzindo-se num investimento a rondar os 5000 mil euros, esta edição de 2023 foi um sucesso, realizada num local de boa sombra, funcional e prático para a carga e descarga dos animais e para a avaliação do júri, mas também pela boa adesão de criadores, oriundos de Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Baião e Resende, sendo também distinguidos criadores da raça minhota de Paredes, Amarante, Lousada e Guimarães.

   No total estiveram presentes 65 exemplares da raça arouquesa e 15 da raça minhota, para além de exemplares pertencentes a criadores de Castelo de Paiva, que se sujeitaram a uma avaliação criteriosa de uma equipa exigente liderada pelo veterinário municipal António Borges.

   Na cerimónia de entrega de prémios, marcaram presença o presidente da edilidade paivense, José Rocha, e o Vice-Presidente José António Vilela, para além de outros elementos do Executivo Municipal, autarcas das freguesias e Assembleia Municipal, bem como da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, dirigentes associativos e patrocinadores do evento.

     O presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou a importância e a grandeza deste Concurso Nacional, como um forte incentivo e estimulo aos criadores da região, louvando a iniciativa da autarquia de Sobrado e Bairros em promover este concurso de âmbito nacional e mostrou-se satisfeito pelos esforços que, no espaço concelhio, estão a ser dados, no sentido de apoiar os criadores, lutar pela promoção e preservação da Raça Arouquesa.

Realçando também o trabalho que tem sido desenvolvido pela ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, com sede em Cinfães e delegação em Castelo de Paiva, José Rocha realçou também o grande esforço e o empenhamento feito pelos agricultores e criadores que ainda apostam nesta raça autóctone, cuja carne suculenta tem denominação de origem protegida e está certificada desde 1998.

         Já o autarca local, António Costa mostrou-se agradado pelo sucesso da organização do concurso, agradeceu depois a boa adesão dos criadores, com a presença de exemplares de excelente nível, ao mesmo tempo que se mostrou feliz e entusiasmado por se continuar a apostar nestas raças e na sua divulgação nacional, elogiando o apoio disponibilizado pela edilidade local a titulo de incentivos, e pela colaboração de outras entidades e patrocinadores para a concretização de mais esta edição de um concurso nacional que já é uma referencia concelhia.  












Carlos Oliveira