terça-feira, 13 de setembro de 2022

Está a chegar o 5º RF Vagos Open

Faltam três dias para o 5º RF Vagos Open - Campeonato da Europa de Danças de Salão. Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro, a Associação Ritmo das Formas – Club de Dança, em parceria com o Município de Vagos, levará a cabo a 5.ª edição do “RF Vagos Open”.
O evento decorrerá no Pavilhão Municipal Dr. João Rocha, em Vagos, no qual serão disputadas várias provas, nomeadamente, o 5º Circuito Nacional na vertente de Latinas e Standard; o 4º Circuito Nacional de Solos em Latinas, Standard e Grupos; o Campeonato Nacional de Breaking 2022, na vertente masculina e feminina; os opens internacionais de Jovens e Seniores em Latinas e Standard, culminando com o Campeonato Mundial Aberto New Series, também em Latinas e Standard e com o Campeonato Europeu na categoria Adulto, na variante de Dez Danças.
O Campeonato Mundial Aberto de Standard e o Campeonato da Europa de Adultos 10 Danças são provas que se realizam pela primeira vez em Portugal, que contam com a participação de atletas oriundos de diversos países a nível mundial.
Não perca a oportunidade de assistir a este evento sempre espetacular, com alguns dos melhores pares mundiais na Dança Desportiva.
Informações sobre bilhética e mais detalhes do 5º RF Vagos Open em: rf-vagosopen.com.

PJ e FBI fecham servidor que vendia dados roubados

A Judiciária fala em seis milhões de dados disponíveis, como por exemplo passaportes, cartas de condução digitalizadas, contas bancárias, cartões de crédito e credenciais de acesso a vários bancos e sistemas de pagamento online.
A pedido das autoridades norte-americanas, a Polícia Judiciária desmantelou em Portugal um servidor que alojava um site de compra e venda de informações pessoais, obtidas de forma ilícita na Internet.
A Judiciária fala em seis milhões de dados disponíveis, como por exemplo passaportes, cartas de condução digitalizadas, contas bancárias, cartões de crédito e credenciais de acesso a vários bancos e sistemas de pagamento online.
Ao que a Renascença conseguiu apurar, o servidor denominado “WT1SHOP” era gerido por um cidadão moldavo, que não se encontra em Portugal.
Nesta investigação não estão incluídos os documentos da NATO que estiveram à venda na Dark Web.
Neste servidor, e a outros quatro que lhe estão associados que entretanto foram também desmantelados pelo FBI, estão registados 100 mil utilizadores, que, usando moedas virtuais, podiam comprar qualquer um destes dados.
Para já, estão confirmados lucros na ordem dos quatro milhões de dólares.

Celso Paiva/Sol

Famalicão exige “pedido de desculpas formal” a secretário de Estado e presidente da Liga

Segundo o clube, o pai da criança "optou por retirar a camisola alusiva ao clube visitante do corpo do filho, expondo-o em tronco nu (...) não procurando uma alternativa para o seu acesso àquela bancada no cumprimento dos dispositivos regulamentares e legais."
O Famalicão exige “um pedido de desculpas formal” por parte do presidente da Liga e pelo secretário de Estado do Desporto, após as reações ao caso da camisola do jovem adepto do Benfica.
“Exigimos um pedido de desculpa formal por parte do Dr. Pedro Proença, representando a Liga Portugal, e do Dr. João Paulo Correia, representando o Governo, pelas posições assumidas de uma forma extemporânea e ofensiva para a honra e bom nome do nosso clube”, escreve.
Em comunicado, o Famalicão lamenta “profundamente a situação vivida pela criança, que não merecia a exposição a que esteve sujeita e à qual o clube é totalmente alheio”.
O clube minhoto explicou ainda "que o acesso do pai e do respetivo filho ao setor afeto à equipa visitada foi efetivado através de convites regulamentares, na medida em que apenas os sócios do Futebol Clube Famalicão poderiam adquirir bilhete para o referido setor do Estádio Municipal de Famalicão", acrescentando que o pai da criança "optou por retirar a camisola alusiva ao clube visitante do corpo do filho, expondo-o em tronco nu (...) não procurando uma alternativa para o seu acesso àquela bancada no cumprimento dos dispositivos regulamentares e legais."
O Famalicão acrescenta que “o Relatório dos Delegados da Liga Portugal não relata qualquer incidente em matéria de segurança, tendo o Futebol Clube Famalicão sido, inclusivamente, felicitado pela equipa de Delegados da Liga presente no referido jogo por esse facto”.
O presidente da Liga, Pedro Proença, lamentou o caso nas redes sociais. Para o dirigente, “não é este o Futebol que queremos”.
O Benfica repudiou o caso, tal como o secretário de Estado do Desporto, que afirma que "a criança foi vítima de intolerância implacável num estádio de futebol por parte de representantes do promotor do jogo. Foi ainda submetida à indignidade de ficar semi-despida para que pudesse continuar a assistir ao jogo. Este incidente impõe o maior protesto. As entidades envolvidas têm de prestar esclarecimentos pelo sucedido".
 

Todos os arguidos absolvidos no julgamento de Pedrógão Grande

Os 11 arguidos julgados no processo para determinar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, foram esta terça-feira absolvidos pelo Tribunal Judicial de Leiria.
Acordam os juízes que compõem este tribunal coletivo em julgar a pronúncia, a acusação e as acusações particulares totalmente improcedentes e não provadas, e absolver os arguidos da prática de todos os crimes", disse a presidente do coletivo de juízes, Maria Clara Santos, na leitura do acórdão.
Quanto aos pedidos de indemnização cível, o tribunal julgou-os totalmente improcedentes, absolvendo os arguidos e os demandados.
A leitura do acórdão começou de manhã e terminou à tarde, num total de cerca de cinco horas e meia, e foi lida pelos três juízes que compõem o coletivo (além da presidente, os magistrados judiciais António Centeno e Lígia Rosado).
Os arguidos eram o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, então responsável pelas operações de socorro, dois funcionários da antiga EDP Distribuição (atual E-REDES), José Geria e Casimiro Pedro, e três trabalhadores da Ascendi (Rogério Mota, José Revés e Ugo Berardinelli).
Os ex-presidentes das Câmaras de Castanheira de Pera e de Pedrógão Grande, Fernando Lopes e Valdemar Alves, respetivamente, também foram acusados.
O presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, assim como o antigo vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande José Graça e a então responsável pelo Gabinete Florestal deste município, Margarida Gonçalves, estavam, igualmente, entre os arguidos.
Em causa neste julgamento estavam crimes de homicídio por negligência e ofensa à integridade física por negligência, alguns dos quais graves. No processo, o Ministério Público contabilizou 63 mortos e 44 feridos quiseram procedimento criminal.
Nas alegações finais, sem pedir concretamente a absolvição, a procuradora da República Ana Mexia considerou que o arguido José Geria devia ser "julgado de acordo com a prova produzida".
No caso do presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, a magistrada do Ministério Público (MP) pediu a sua absolvição.
Para os restantes nove arguidos, o MP pediu condenação, especificando com prisão efetiva para Augusto Arnaut, Casimiro Pedro e os três funcionários da Ascendi.
Foi na Estrada Nacional 236-1, que liga Castanheira de Pera a Figueiró dos Vinhos, onde ocorreu a maioria das mortes. A subconcessão rodoviária do Pinhal Interior, que integrava esta via, estava adjudicada à Ascendi Pinhal Interior.
Aos funcionários das empresas, autarcas e ex-autarcas, assim como à responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, eram atribuídas responsabilidades pela omissão dos "procedimentos elementares necessários à criação/manutenção da faixa de gestão de combustível", quer na linha de média tensão Lousã-Pedrógão, onde ocorreram duas descargas elétricas que desencadearam os incêndios, quer em estradas, de acordo com o MP.

SIC Notícias

NOTA DE IMPRENSA – 12 de setembro: Viseu – Nelas – Cabanas de Viriato – Carregal do Sal – Mortágua - Mangualde

 É no coração de Portugal que Luís Montenegro cumpre o que promete: ouvir os portugueses, conhecer o país por dentro, sentir Portugal junto de quem é Portugal. Estreia assim o Programa Sentir Portugal na cidade de Viseu onde Pedro Alves, Presidente da Comissão Política Distrital de Viseu e Coordenador Autárquico, o recebeu junto a Praça D. Duarte nas costas da Sé Catedral da cidade. O programa começa na cidade de Viriato, primeiro por ser o local central do país, depois porque conta com um historial social-democrata inigualável, juntando a isto a diversidade, a juventude e o crescimento da cidade
Os Paços dos Cunhas, em Santar – Nelas, recebeu a Comissão Permanente numa reunião com vista para as vinhas do Dão do local e almoço com autarcas locais. Contou-se com a presença do Presidente da Câmara de Nelas, o Presidente da Comissão Política de Secção, Presidente da Assembleia Municipal entre elementos locais do Partido
A tarde teve um início histórico, passando pela Casa de Aristides de Sousa Mendes, um espaço que contempla a memória da ilustre personagem portuguesa e, mais que isso, a história das pessoas de Cabanas de Viriato e cuja restauração estava prevista para 2019 e as mesmas continuam sem prazo definido para término. Do mesmo modo, o ponto de encontro seguinte, na Estação Ferroviária de Carregal do Sal, obra que parou logo após o seu início, mas estava anunciada a sua conclusão em 2020 cortando assim qualquer possibilidade de ligação do comboio a Viseu e dificultando a acessibilidade ao interior do país.
As preocupações municipais irão pontuar o percurso do Presidente do partido pelo Distrito de Viseu, porém o carinho dos populares traça o mapa de Montenegro. E foi com esse mesmo carinho que a Adega Victor recebeu a comitiva revelando a tradicional ginga ali produzida e os problemas transversais às pequenas empresas.
 O bem receber que tanto caracteriza a região do Dão continuou num momento que aproximou ainda mais os populares numa pausa para café que permitiu, entre apertos de mãos e abraços, expor ideias e opiniões cruas, verdadeiras e que tanto impactam os munícipes.
Em Mortágua houve visita obrigatória à emblemática placa que anuncia o lançamento da Concessão Autoestrada do Centro pelo ex-Primeiro Ministro Engenheiro José Sócrates e que se mantém como uma infraestrutura nacional e de categoria obrigatória ao nível de obras e que se mantém inerte e sem qualquer avanço.
 Nem a chuva parou as declarações de Luís Montenegro aos jornalistas, e foi através do espírito democrático – que o mesmo assinalou – do Presidente da CM de Vouzela que o átrio dos Paços do Concelho recebeu a opinião social-democrata sobre a mobilidade e as consequências da falta de investimento na rodovia e na ferrovia, do mesmo modo o fraco desenvolvimento da saúde e da educação contempla as causa do despovoamento visível do território. Ficou a promessa que um dos objetivos será melhorar a ligação Coimbra-Viseu.
Com um acolhimento caloroso ao Presidente do Partido, Santa Comba Dão trouxe uma excelente oportunidade para contacto com a população. O quartel dos bombeiros recebeu a comitiva com vista para o heliporto, um dos tópicos que mais tem preocupado os Santa Combadenses uma vez que se perdeu o mesmo há cerca de 3 anos tendo sido o ponto de origem dos serviços de busca e salvamento da região e de Viseu. Atualmente, define a necessidade que a equipa médica tem feito à população e que poderá acartar mais preocupações com a saída da Proteção Civil e renovação da certificação. (esta frase está um pouco confusa)
A tarde terminou em família, junto da esposa que tem acompanhado Luís Montenegro neste programa, trazendo para mais perto a ideia de sentimento de casa que o mesmo quer encontrar em todos e em cada um dos Distritos.
 Para finalizar este primeiro dia, decorreu a Assembleia Distrital, em Mangualde, numa noite de partilha e interação com militantes do partido que o receberam com enorme entusiasmo por ver na sua casa um político, um presidente, um líder que os ouve, que os percebe e que será a ponte estrutural entre os desconfortos e necessidades da população e a Assembleia da República.

Marinha Grande | MUNICÍPIO ASSINALA ARRANQUE DO ANO LETIVO


O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, assumiu esta terça-feira 13 de setembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, durante a cerimónia de abertura do ano letivo 2022/2023, que a escola “é um parceiro que constrói connosco uma política educativa, cultural, social e ambiental”.
A sessão, dirigida aos docentes, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; da vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; dos presidentes de Junta da Marinha Grande e de Vieira de Leiria; diretores dos Agrupamentos de Escolas; demais instituições de ensino do concelho e professores. No dia 12 de setembro, realizou-se a sessão de abertura do ano letivo, dirigida ao pessoal não docente.

O presidente da Câmara referiu que “estamos a trabalhar, intensamente, para melhorar o cumprimento da nossa missão e proporcionar às escolas as melhores condições para os seus alunos e equipas de trabalho”. Aurélio Ferreira declarou que “a alteração substancial da legislação que rege o funcionamento da administração pública, com modificações profundas à gestão de recursos humanos, recursos financeiros, contratação pública, as novas exigências associadas à modernização das escolas e do ensino, traz novos desafios pedagógicos, cujos principais atores são os professores e os alunos”.
Deixou uma palavra de apreço e consideração aos professores e pessoal não docente “pela forma como se empenham na vossa profissão, ensinando, transmitindo o saber e as competências de cada área curricular, para que os alunos e crianças de hoje, possam ser os adultos de amanhã, bem formados, detentores de conhecimento e bons cidadãos”.
As sessões de abertura do ano letivo contaram com a atuação musical de alunos do Sport Operário Marinhense-, uma sessão de mindfulness, pelo docente Fernando Emídio; palestra sobre comunicação não verbal dirigida aos docentes, proferida pelo professor e coach António Sacavém; palestra sobre relacionamento interpessoal direcionada ao pessoal não docente, pela psicóloga clínica do Município, Sara Filipe; e um momento cultural protagonizado pela Associação Teatro à Solta, que apresentou um excerto da peça “Gaitas, mantas e chouriças”.

O presidente desejou um excelente ano letivo 2022/23 a toda a comunidade escolar.

Os Romanos voltaram a passar por Ansião

 

No Complexo Monumental de Santiago da Guarda viajou-se até ao tempo dos Romanos nos passados dias 10 e 11 de setembro com o Forum Romano.

A abertura ao início da tarde de sábado ficou marcada pelo Colóquio “Cultura e Cidadania no Tempo dos Romanos”, antecedido de uma visita orientada ao local, que contou com as comunicações de especialistas: “Crescer reconhecendo, a emotividade como fator de ligação ao passado”, por Alexandra Figueiredo, do Departamento de Arqueologia do Instituto Politécnico de Tomar; “Como vemos hoje os antigos romanos”, por Carlos Fabião, da Universidade de Letras da Universidade de Lisboa; e “Integração cultural e integração política na Lusitânia Ocidental", por Virgílio Correia, do Museu Monográfico de Conímbriga. João Patrício foi o moderador da sessão, cujo encerramento ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues.

A este momento seguiu-se a Recriação do Batizado, do Casamento e do Funeral e o Cortejo Romano. A Abertura das Tabernas marcou o arranque da programação da noite, permitindo a degustação de gastronomia tradicional confecionada e servida pelas associações concelhias Associação Cultural e Recreativa de Promoção Social de Lagoa Parada; Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos; Associação Os Moscardos; Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda; e União Desportiva de Santiago da Guarda.

A noite terminou com o Espetáculo de Fogo “Agni Lumen”, pela companhia Art'Encena, que trouxe luz e cor ao quadro que se pintou no Complexo Monumental por estes dias, sendo os momentos de música e dança dinamizados pelos grupos Almanach Cooperativa, Arraiadollos, Porta da Traição, Vadefolia e Rast.

No domingo de manhã foram promovidas as Oficinas Romanas “Filosofia”, “Lucernas”, “Mosaico” e “Bulas”, outros momentos criativos de revisitação do passado. Depois do banquete nas Tabernas, teve lugar a sessão de contos “Vero, a contadora de histórias”, seguido do momento alto da programação - as Romaníadas, que puseram frente a frente as diversas freguesias do concelho em jogos de poder e de diversão.

Seguiu-se a Veneração aos Deuses e uma demonstração de Estratégias de Combate da Legião, que culminou com o espetáculo de manipulação de fogo “Música no Mercado”, com que se encerrou a programação.

Produtos regionais e artesanato local compuseram o cenário, com a presença de produtores e artesãos locais e regionais, que demonstraram o seu saber fazer, como herança daqueles que, em tempos de outrora, ocuparam esta Villa Romana.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE INVESTE 3 MILHÕES DE EUROS NO ANO LETIVO


A Câmara Municipal da Marinha Grande tem estado a encetar todos os procedimentos para que o arranque do ano letivo 2022/2023 decorra com normalidade e sejam assegurados os serviços indispensáveis ao bom funcionamento das aulas, nos vários níveis de ensino.

Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, “o Município tem assumido cada vez mais responsabilidades em matéria de educação. O processo de transferência de competências, concretizado no passado dia 1 de abril, trouxe mais responsabilidades, mais trabalho, mas também desafios para o poder local, que se prende com a promoção de condições favorecedoras do sucesso educativo e o desenvolvimento do concelho assente no pilar da educação. Tem sido extraordinário trabalharmos com os principais responsáveis da educação das escolas do concelho neste processo, a quem dou uma nota pública de agradecimento”.

Considera ainda que “são grandes e motivadores os processos e projetos que temos em mãos, exigindo muita criatividade e capacidade para inovar. Juntos vamos trabalhar nos centros escolares de Vieira de Leiria, Várzea e João Beare, elaborar a carta educativa, modernizar as escolas de Ensino Básico do 2.º, 3.º Ciclo e Secundário do concelho, elaborar um projeto educativo municipal, definir prioridades de intervenção referentes às obras de beneficiação das escolas do ensino pré-escolar e 1.º CEB”.

O Município da Marinha Grande investiu mais de três milhões de euros no novo ano letivo, nomeadamente na ação social escolar, alimentação escolar, atividades de AAAF/CAF/AEC’s, atividades de ensino da natação, livros de fichas, transportes escolares, aquisição de equipamentos, obras de beneficiação e recursos humanos.

Disponibilizou um conjunto de apoios no âmbito da ação social escolar (apoio direto aos encarregados de educação), bem como da gestão escolar (apoio ao funcionamento das escolas). No âmbito da ação social escolar, é concedido apoio para material escolar atribuído aos encarregados de educação. Os subsídios são transferidos pelo Município da Marinha Grande para os Agrupamentos de Escolas, que procedem ao pagamento aos pais/encarregados de educação. Fornece ainda de forma gratuita as fichas de trabalho aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico público, pertencentes aos três agrupamentos de escolas do concelho, com vista a garantir o desenvolvimento dos projetos educativos e promoção do sucesso escolar.

Garante a gratuitidade do transporte escolar a todos os alunos da rede pública do concelho, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. A rede de transportes foi adequada à rede escolar, em termos de rotas e horários e visando uma maior eficiência e correspondência com as necessidades de transporte diagnosticadas.

A Componente de Apoio à Família (CAF) e as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) constituem uma resposta social às crianças e às famílias, pelo que este executivo aumentou em 33% o número de salas, passando de 21 para 28 salas. Todos os jardins de infância do concelho têm oferta de AAAF. No 1º ciclo, a CAF é garantida de forma individualizada ou na modalidade mista (CAF/AAAF), o que permitiu aumentar a oferta de vagas para crianças dos jardins-de-infância. As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) são uma competência transferida recentemente para o Município. Sobre estas três áreas, aguarda-se o visto do Tribunal de Contas ao Protocolo das AAAF/CAF, pelo que os alunos inscritos nas AAAF/CAF/AEC irão ter acompanhamento dos recursos humanos das escolas durante o período previsto para estas atividades. A mensalidade só será cobrada aos pais/encarregados de educação quando o serviço estiver em pleno funcionamento.
 
Relativamente à alimentação escolar, em resultado de uma ação conjunta entre o Município e Agrupamentos de Escola do concelho, o fornecimento de refeições no ano letivo 2022/2023 é assegurado através da confeção de refeições servidas localmente ou transportadas a quente, havendo apelas uma escola em que as refeições são servidas em regime de take away (em descartáveis e fornecidas nas próprias escolas /salas de aula).

Relativamente às obras nas escolas procedeu-se à adaptação de sala e sanitários para funcionamento de uma nova sala de Jardim de Infância no Engenho; à requalificação do JI e EB da Comeira; requalificação do espaço de recreio coberto da EB Picassinos; adaptação da EB Nery Capucho para funcionamento de 2 salas de 1.º ciclo, criação de mais 1 sala de JI na Ordem, na EB de Trutas na EB do Engenho; execução de marcações rodoviárias EB Guilherme Stephens; elaboração do projeto de execução para a construção de espaço de jogo e recreio na EB 2, 3 Nery Capucho e EB e JI da Praia da Vieira; elaboração do projeto de execução para a requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo. Investiu-se em mobiliário escolar para equipar o JI do Engenho e renovação dos equipamentos para as cantinas escolares.

“Abate de plátanos em Coimbra – Ponto Negro no tecido bioclimático da cidade”

 "O Partido Ecologista Os Verdes considera o abate de plátanos na Avenida Emídio Navarro, em Coimbra, no âmbito do projeto do MetroBus, uma perda muito significativa para a cidade.
Não são apenas cinco, são mais cinco árvores abatidas ao longo dos anos na Avenida Emídio Navarro, deixando Coimbra ecológica e ambientalmente mais empobrecida. Por muito que seja propalado que por cada árvore serão plantadas duas ou três, tal como as pessoas, as árvores não podem nem são substituíveis.
É lamentável que não tenham sido avaliadas soluções técnicas alternativas à manutenção dos plátanos, supostamente para não atrasar o projeto. O corte não foi nenhum imprevisto, antes pelo contrário, a imprevisibilidade esteve na decisão, quando o abate das árvores deveria ter sido ponderado em fase prévia do projeto, o que torna o corte ainda mais incompreensível.
Os Verdes consideram que este abate é um ponto negro para a biodiversidade e sustentabilidade do ecossistema urbano em Coimbra. No âmbito da Campanha SOS Natureza, no dia 25 de agosto, o PEV colocou uma bandeira negra na Avenida Emídio Navarro, assinalando a decisão inconcebível de cortar os plátanos, alertando também para a importância do arvoredo no espaço urbano.
Em Coimbra, ao longo dos anos têm sido paulatinamente abatidas árvores de porte considerável, sobretudo ligadas a obras ou infraestruturas públicas fragilizando o tecido bioclimático, rede ecológica e corredores verdes, como se verificou com corte de árvores na Urbanização Bairro de São Miguel (2017) e em Bencanta (2016) pela Infraestruturas de Portugal que não, apresentavam qualquer problema fitossanitário.
Os Verdes, no que concerne ao projeto de mobilidade para Coimbra, reafirmam que a opção pelo MetroBus, ao contrário da ferrovia, não passa de um sistema rodoviário em autocarro. Não foi a solução mais barata, nem assegura o transporte de mercadorias, nem é a mais adequada para a mobilidade das populações dos municípios da Lousã, Miranda do Corvo e de Coimbra, nem a que melhor salvaguarda a própria sustentabilidade, como agora se confirma com o abate deste património arbóreo, algum quase centenário."
PEV

A mais emblemática e concorrida romaria de Castelo de Paiva. Grandiosas Festas em Honra de Santa Eufémia apresentam programa apelativo

Amanhã realiza-se o Concurso Nacional de Gado Bovino

No território paivense já se sente a festa, amanhã dia 14 de Setembro, arranca e ganha força a grandiosa romaria em Honra da Santa Eufémia, em S. Pedro do Paraíso, no concelho de Castelo de Paiva, festividade emblemática e de grande tradição na zona Norte do país, que atrai sempre milhares de romeiros, conservando ainda as características quase genuínas herdadas e transmitidas de há muitas décadas e desde sempre relatadas pelos mais antigos, como uma festividade de referencia em toda esta vasta região duriense, muito conhecida e concorrida pelo elevado numero de comerciantes que ali ocorre, pela animação musical, pela doçaria tradicional e pelas famosas barracas de comes e bebes, onde se servem os famosos bifes, a carne da aba cozida e a típica feijoada, tudo acompanhado dos excelentes vinhos verdes da Sub- Região de Paiva, já em véspera de vindimas e com cheiro a vinho novo.
A romaria começa amanhã e prolonga-se pelos dias 15 ( dia grande ) e 16, e já na véspera são muitos os peregrinos que, em ritmo de fé e sob grande esforço físico, sobem as Encostas do Arda e chegam a pé, motivadas pela devoção e promessas, percorrendo várias dezenas de quilómetros, vindos de localidades vizinhas ou de terras bem mais distantes, homenageando a virgem mártir Santa Eufémia, oriunda de um família nobre da Calcedónia e considerada protectora dos males da pele.
Como sempre, o programa recreativo deste regresso da festa é bem atractivo e cativa os romeiros, contemplando no dia 14, a realização do habitual e concorrido Concurso Nacional da Gado Bovino ( Raça Arouquesa e Minhota ) também apoiado pela Câmara Municipal, e à noite o programa contempla a exibição do Conjunto Musical “ Os Amigo de Canelas “, enquanto para Quinta-Feira, dia 15, de manha bem cedo, a partir das 8h30, dão entrada as Bandas de Musica de Arouca e de Avintes ( Gaia ) que vão actuar alternadamente até ao final da tarde, sendo que, a noite vai ser preenchida com o grande espectáculo do Agrupamento Musical Sound +, que continua a fazer sucesso nas romarias e festividades da região Norte.
Para Sexta-feira, dia 16, ultimo dia desta grandiosa romaria, conhecida pela sua famosa e afamada gastronomia, com especial destaque para os tradicionais “ Bifes à Santa Eufémia “, que cativa cada vez mais visitantes, está agendado para a tarde o tradicional leilão de oferendas ( Galos e Ouro ), registando-se ao início da noite, a actuação do Grupo Musical Novo Show, enquanto a noite promete grande festança com o espectáculo e actuação do artista Vitor Rodrigues, e a partir da 1hora da madrugada a Festa Total com Ricardo Ramalho.
Na noite de Sábadodia 17, haverá Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio com Anjinho e Diana, enquanto que, em jeito de encerramento, para Domingo à tarde, dia 18, está agendado um animado bailarico com a Orquestra Típica “ Contra Dança “, e o trio musical “ Extra Som “, que vão potenciar uma tarde bem animada no recinto da festa, num ano em que a Irmandade Santa Eufémia, entidade responsável por estas festas, apresenta um programa atractivo e espera milhares de visitantes, nesta localidade de S. Pedro do Paraiso, naquela que é uma das romarias mais tradicionais de toda a região Norte.
  
Carlos Oliveira

Marinha Grande | HISTÓRIA DO VIDRO CONTADA EM TEATRO

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, estreia a peça “Vidro e outros Rococós”, apresentada pela companhia “Teatro à Solta”, no dia 24 de setembro (sábado), às 19h00.

Trata-se de uma comédia para toda a família sobre a história do Vidro em Portugal, promovida pelo Município da Marinha Grande, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro. O espetáculo é direcionado para o público em idade escolar e famílias e pretende dar a conhecer a história do Vidro e a história da Marinha Grande, profundamente interligadas, e a forma como o desenvolvimento desta indústria potenciou o crescimento da cidade.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhetes (limite de 4 por pessoa), na bilheteira do Teatro Stephens, a partir do dia 20 de setembro.

Em outubro, a peça é exibida para as escolas do 1º ciclo do concelho, previamente inscritas para o efeito. No dia 10 de dezembro, a peça “Vidro e Outros Rococós” volta à cena, para o público em geral, com disponibilização dos bilhetes em datas próximas ao espetáculo.

SINOPSE
Era uma vez o vidro. Não, esperem, era uma vez Guilherme Stephens. Esperem; era uma vez o Marquês de Pombal. Não, não, era uma vez o rei D. José I. Ou seria o Rei D. João V? E também havia a D. Maria (a primeira, não a segunda)... e o comandante Junot... e João Beare... Confusos? Nós explicamos: estas são as personagens da história do vidro em Portugal! Querem saber como, quando e onde nasceu a indústria vidreira? E como é que a Marinha Grande se tornou a cidade do vidro? E como é que o país se tornou uma referência mundial nesta arte? Então venham daí, que nós explicamos tudinho, tudinho!   

FICHA TÉCNICA
Organização: Município da Marinha Grande
Criação Original: Teatro à Solta 
Duração: 50 minutos 
Classificação: M 6 
Dramaturgia: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro 
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva & Tânia Catarino 
Cenografia e Adereços: Flávio Tomé & Oscar Lema
Criação de Luz e Som: Felipe Silva 
Figurino: Casa da Cultura - Teatro Stephens

Abertura da exposição MisturArte na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Mostra patente até ao próximo dia 30 de setembro

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu na passada sexta feira, a inauguração da exposição MisturArte. Constituída por 26 trabalhos de pintura e desenho, a mostra foi realizada pela artista plástica Christine Francisco, coordenadora da escola É. ArteAtelier e seus alunos, e estará patente ao público neste equipamento cultural até ao próximo dia 30 de setembro.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, marcou presença numa sessão que contou com a assistência dos artistas, que se fizeram acompanhar por familiares e amigos.

Na ocasião, o autarca responsável pelo pelouro da Cultura felicitou todos os envolvidos na iniciativa pelo “talento, criatividade e imaginação visíveis nos seus trabalhos e pela generosidade em partilharem as suas capacidades artísticas com os utilizadores deste espaço cultural” sublinhando “o papel da artista plástica coordenadora do projeto, assim como, a dimensão pedagógica da ArteAtelier na estimulação da capacidade criativa e no desenvolvimento de competências neste âmbito”.

Pedro Cardoso manifestou, ainda, o seu enorme agrado pelo acolhimento desta exposição na Biblioteca Municipal não só pela “importância que este lugar de cidadania, cultura e educação apresenta” como também porpermitir, uma vez mais, a abertura da Biblioteca enquanto espaço cultural de referência, à participação artística de elementos da nossa comunidade”.

Por outro lado, Christine Francisco agradeceu “a oportunidade de poder expor na Biblioteca Municipal os trabalhos realizados pelos alunos do seu ateliê” contribuindo de forma significativa “para aumentar o leque de atividades culturais do Município”.

Recorde-se que a exposição surgiu no âmbito de um convite endereçado ao É.ArtAtelier, espaço pedagógico que se encontra sediado em Cantanhede e é orientado pela artista plástica Christine Francisco que, prontamente acolheu a ideia de mostrar o seu trabalho e os de treze alunos.

Para a elaboração dos trabalhos em exposição os artistas evidenciaram o domínio das suas técnicas preferenciais, designadamente o óleo e acrílico sobre tela e em lápis de aguarela sobre papel e em técnicas mistas, demonstrando a extensão do seu universo criativo na abordagem de diversas temáticas.

Os artistas que estarão representados na mostra são Alice Cardoso, Alice Ferreira, Arminda Aleixo, Céu Alfaiate, Christine Francisco, Dora Gaudêncio, Fátima Negrão, Leonardo Cunha, Margarida Machado, Maria Padilha, Maria Pinto, Rita Nascimento, Sofia de Melo e Tita Barata.

Covilhã | FIADA: FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO E DESIGN FOI UM ÊXITO

No âmbito da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, o Município da Covilhã inaugurou, no dia 8 de setembro de 2022, a primeira FIADA- Feira Nacional de Artesanato e Design, que contou com o apoio do IEFP. A Feira decorreu no Jardim das Artes, entre 8 e 11 de setembro, com entrada gratuita. O sucesso do certame foi notório, tanto para os artesãos como para os milhares de visitantes que passaram, diariamente, pelo seu recinto, premeditando a realização de uma próxima edição, já em 2023.

A Feira contou com 50 expositores, entre artesãos e entidades institucionais, e focou-se, essencialmente, na divulgação do saber-fazer e das artes tradicionais portuguesas. Além de tecelagem, feltragem e fabrico têxtil, estiveram presentes artesãos de áreas como cerâmica e pintura figurativa, gravura em madeira e ardósia, azulejaria, serralharia artística, estampagem e cestaria. Destaca-se a representação de Barcelos e Caldas da Rainha, as duas Cidades Criativas portuguesas da UNESCO no domínio de Artesanato e Artes Populares.

Além da valorização do património, a FIADA colocou artesãos e designers em diálogo através de workshops, sensibilizando para o potencial do design na produção artesanal, na economia local e no desenvolvimento sustentável dos territórios. A grande adesão do público às oficinas diárias, direcionadas tanto artesãos como a adultos e crianças, superou as expetativas da organização.

O programa contemplou momentos de animação e arruadas no recinto, nos quais participaram o Grupo de Bombos da APPACDM, as Concertinas de Orjais, a Associação de Bombos “Toca a Bombar” e a Tocata do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio. Os espetáculos noturnos estiveram a cargo de nomes locais e nacionais, como Projeto PURA (dia 8), Luís Trigacheiro (dia 9), Nena (dia 10) e Filipa Bidarra (dia 11).

Prova de Corrida em Montanha é cartaz de referência. Castelo de Paiva acolhe no domingo 14ª edição da Corrida das Vindimas é a ultima Jornada da Taça de Portugal

 
Com o Verão a despedir-se com um tempo mais fresco, a festa do atletismo volta a passar pelo município paivense, numa grande jornada desportiva, agendada para a manhã do próximo Domingo, dia 18denominada 14ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva que contará com mais de duas dezenas de equipas presentes e cerca de 250 inscritos, divididos pela prova de atletismo de montanhae uma prova dedicada a caminheiros, com um trajecto de cerca 7 quilómetros, por entre paisagens emblemáticas de floresta e vinhedos, sendo que, nesta edição da prova, a organização volta a incluir uma mini - corrida das vindimas, para cativação de atletas e para espevitar ainda mais o gosto pela corrida em montanha, que terá a mesma quilometragem da caminhada.

Na prova principal, que engloba a última jornada da Taça de Portugal, com um percurso de 15 quilómetros, que este ano apresenta alterações no traçado, repartido entre o belo e o rude junto ao Rio Paiva, vão estar presentes nomes sonantes desta variante do atletismo e perspectiva-se uma jornada emotiva e muito animada, até porque esta é uma das provas preferidas e muito elogiadas pelos principais atletas que participam nesta actividade desportiva, que sempre anima a urbe paivense nesta manhã de Domingo.
Recorde-se que, esta é um prova de cariz competitivo, denominada a " 14ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva", sendo uma organização da Câmara Municipal de Castelo de PaivaGrupo Desportivo de Castelo de Paiva e da AD CJClark, e a colaboração da empresa Terras de Aventura, entre diversas entidades da região, destacando-se a parceria com ACI de Castelo de Paiva.
Para além da corrida de montanha, com um percurso de 15 quilómetros, aberta a seniores e veteranos de ambos os sexos, regista-se também a grande adesão para a participação na prova destinada a caminheiros, com sete quilómetros de trajecto, uma espécie de passeio pedestre sem intuitos competitivos e que será realizado num percurso alternativo aos atletas principais.
Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, apresenta-se como um dirigente feliz e satisfeito por ver concretizado o sonho de ser possível continuar a manter no concelho, apesar de todas as dificuldades e limitações, realçando uma prova que alcançou estatuto nacional e já assumida como uma referência na modalidade de montanha e cujo êxito por todos tem sido reconhecido, sublinhando que, “ depois de cumprido um objectivo definido para dez anos, que foi concluído com sucesso, agora assumimos um novo ciclo, uma organização diferente para a Corrida das Vindimas, mantendo no entanto, o cariz competitivo da prova, que este ano irá privilegiar a igualdade de género no que a prémios diz respeito “.
 Liliana Vieira, actual Vereadora do Desporto e Cultura da edilidade paivense, deixa uma saudação especial a todos aqueles que, a propósito desta bonita jornada desportiva vão rumar a Castelo de Paiva, evidenciando a importância desta prova, que volta a trazer centenas de pessoas a Castelo de Paiva, numa jornada desportiva que se deseja memorável, que merece o reconhecimento público, e por isso deixa a garantia de continuar apoiar esta jornada desportiva, desejando que cada vez tenha maior amplitude, referindo ao mesmo tempo, a satisfação de ver a Câmara Municipal envolvida nesta organização, realçando o trabalho e o contributo dos restantes parceiros para o grande sucesso desta excelente iniciativa desportiva.
 
Carlos Oliveira

Marinha Grande | Remodelação da Rede de Abastecimento de Água em Picassinos, Pedrulheira e Tojeira de Picassinos


A Câmara Municipal da Marinha Grande vai iniciar a empreitada de remodelação da “Rede de Abastecimento de Água de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira de Picassinos - Fase 2”, no dia 14 de setembro, através de um investimento superior a 260 mil euros.
 
A obra visa a substituição de infraestruturas da rede de abastecimento de água na Rua Principal à Pedrulheira, Rua das Oliveiras, Rua da Fonte À Pedrulheira, Rua do Moinho do Pinto e Largo da Pedrulheira, na freguesia da Marinha Grande. A empreitada foi adjudicada por €266.001,20.

O Município da Marinha Grande está empenhado em encontrar soluções que permitam minimizar todos os constrangimentos durante a fase de obra, cuja duração prevista é de 180 dias.

Existirão condicionalismos ao trânsito durante o decorrer desta intervenção, no entanto ficará, sempre que possível, assegurado o acesso aos moradores.

Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de 7 de setembro

- Proposta de Moção apresentada pelo Presidente da Câmara e Vice-Presidente, eleitos pela CDU, Carlos Pinto de Sá e Alexandre Varela sobre a Ligação Ferroviária Sines-ÉvoraElvas, mantendo a exigência de reposição integral dos acessos ao Bairro da Caeira e Garraia com a maior celeridade possível, execução de medidas de mitigação necessárias para reduzir os impactos negativos da passagem de composições ferroviárias, resolver de forma aceitável o Nó 122 na ligação entre o Caminho Municipal 1090 e a Estrada Nacional 18 e dar conhecimento ao Governo, responsável pela tutela e orientações da IP, desta tomada de posição - Aprovada por unanimidade, com as alterações propostas e consensualizadas.

- Constituição de Comissão de Toponímia - Segundo a legislação em vigor, a Comissão é constituída pelo Eleito com o Pelouro da Cultura e Património da Câmara de Évora, que presidirá às reuniões, por representante de uma Junta de Freguesia da área geográfica referente à toponímia em apreciação, por representante dos CTT e por duas personalidades convidadas pela Câmara. A proposta camarária acerca das personalidades incluiu os nomes de Maria Ana Bernardo (Docente da Universidade de Évora, Investigadora do CIDEHUS e especialista da História Local Contemporânea) e Rogério Costa (Médico e conhecedor autodidata da História Local) - Aprovada por unanimidade.

- Proposta apresentada pelos Vereadores eleitos pelo Partido Socialista Lurdes Pratas Nico e José Calixto para realização de Cerimónia Educativa Pública destinada a assinalar o ano letivo de 2022-2023, dar as boas vindas a todos os que fazem parte da comunidade educativa e homenagear os antigos diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas do Concelho de Évora e suas equipas, pelo seu empenho e dedicação à educação. A cerimónia a agendarserá divulgada publicamente e aberta a toda a população que queira assistir presencialmente ou à distância, através da sua transmissão online - Aprovada por unanimidade.

- Ofício enviado pela Câmara Municipal de Évora ao Secretário de Estado da Educação, no âmbito da transferência de competências no domínio da educação, centrado no relatório da Comissão de Acompanhamento e Monitorização a dar conta das principais conclusões. De entre estas constata-se um défice na ordem dos 145 835,98 euros(entre abril e junho), situação que merece grande preocupação, esperando que este possa vir a ser corrigido pelo acordo alcançado entre a Associação Nacional de Municípios e o Ministério. Considera-se também fundamental apurar com rigor a extensão das horas extraordinárias realizadas e das ajudas de custo a que tem direito os trabalhadores em deslocações no âmbito das suas atribuições - Tomado Conhecimento.

- Proposta apresentada pelos Vereadores eleitos pelo PSD Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho para Adesão do Município de Évora ao Cluster de Aeronáutica, Espaço e Defesa de Portugal, plataforma dinamizadora e agregadora dos referidos setores - criada em 2016 e que reúne mais de 100 entidades do sector público e privado - visando realizar atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, formação, qualificação e internacionalização - Aprovada por unanimidade.

- Aprovação da subscrição da Assinatura do Termo de Aceitação da operação - ALT20-04- 2316-FEDER-000166, cujo financiamento permitirá intervir na orla periférica do Rossio de S. Brás, assim como no acesso pedonal entre a Estação Ferroviária e o Centro Histórico de Évora. Representa um investimento total de 1 207 495,26 euros, a que corresponde um apoio FEDER de 784 204,18 euros (taxa de cofinanciamento de 64,74%) - Aprovada por unanimidade 

- Recomendação à Câmara Municipal de Évora para que reúna com os Presidentes de Junta no âmbito do Processo de Transferência das Competências do Município para os Órgãos da Freguesia, apresentada pelos Vereadores do PS - Aprovada por unanimidade.

- Voto de Louvor a Filipe Azevedo, Tricampeão Nacional em Triatlo de Média Distância, apresentado pelos Vereadores do PSD eleitos pela Coligação Mudar com Confiança - Aprovado por unanimidade.

- Voto de Felicitação às Bandas Filarmónicas do Concelho de Évora por ocasião do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, apresentado pelos Vereadores do PSD eleitos pela Coligação Mudar com Confiança - Aprovado por unanimidade.

Proença-a-Nova | Mais funcionalidades no Portal dos Serviços Online do Município

 
O Portal dos Serviços Online do Município de Proença-a-Nova, ao dispor dos munícipes desde 1 de fevereiro deste ano, foi complementado com novas áreas de atividades, novos requerimentos e serviços, possibilitando uma comunicação mais agilizada entre os intervenientes. Realizado no âmbito do processo de modernização administrativa em curso no Município, o Portal pretende simplificar as interações entre administração local, munícipes, empresas e associações, permitindo que a qualquer hora e em qualquer lugar - desde que se tenha acesso à Internet - qualquer cidadão que tenha efetuado o seu registo possa iniciar um novo processo ou consultar os trâmites de um processo já em curso.
Paralelamente à submissão de requerimentos e solicitação de serviços totalmente online, há ainda a possibilidade de, por exemplo, se fazer o download do requerimento e realizar o seu preenchimento manual, entregando o original no Balcão Único. Para quem não se sentir à vontade com as ferramentas digitais, os mesmos serviços encontram-se disponíveis na Câmara Municipal de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 16h00.
Estão disponíveis requerimentos nas seguintes áreas de atividade: ação social, águas, saneamento e resíduos, ambiente e saúde pública, apoio a entidades, atividades económicas, cemitério, desporto e juventude, direitos e cidadania, educação, empreendedorismo e emprego, espaço público e publicidade, proteção civil e gestão florestal, transportes e mobilidade e urbanismo. Com o início do projeto Beira Baixa Digital - Reengenharia e Desmaterialização de Processos, em curso na área da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, poderão ser realizados alguns ajustes aos modelos existentes e criados novos, uma vez que se pretende que o catálogo de serviços disponibilizados nos serviços online dos Municípios da CIMBB seja igual.
Recorde-se que para aceder ao Portal dos Serviços Online necessita efetuar um registo de utilizador, estando disponível - em https://servicosonline.cm-proencanova.pt - um documento que explica as diferentes fases deste primeiro passo que pode ser realizado com recurso ao cartão do cidadão ou à chave móvel digital. É ainda necessário incluir documentos que comprovem a identificação e morada e assinar o contrato de adesão. Depois de concluída esta fase, a autenticação deve ser efetuada com NIF, palavra passe, chave móvel digital ou cartão do cidadão.

Ciclo de cinema em Cantanhede regressa formato de cine-concerto

 

A última edição das “4ª Clássicas”, em Cantanhede, decorreu em formato cine-concerto, com a projeção de “O Gabinete do Dr. Caligari”, filme realizado por Robert Wiene em 1920, e suporte musical dos músicos João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador e Sylvain Barreto, coadjuvados por Rodrigo Pereira e Rafael Silva no controlo de som.

Perante o numeroso público presente no Centro Social e Paroquial S. Pedro, o quarteto interpretou a banda sonora que desenvolveu propositadamente para o efeito, uma abordagem mais uma vez inteiramente ganha no âmbito dos ciclos de cinema organizados pela Associação fotografARTE, em parceria com o Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede se encontra na Lúcia Lima Associação Cultural) e o Município de Cantanhede.

Conforme referiu Vasco Espinhal Otero, coordenador das “4.as Clássicas”, “os cine-concertos são uma experiência muito estimulante que a organização quer repetir sempre que possível, particularmente com filmes da época do cinema mudo, como “O Gabinete do Dr. Caligari”, cuja projeção foi precedida de uma preleção crítica a cargo de Luís Miguel Pato.

Iniciadas em janeiro de 2016, as “4.as Clássicas" em Cantanhede consistem na projeção de um filme na primeira quarta-feira de cada mês, sempre com uma apresentação prévia, e contam com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Cinemusicorium.

Entretanto, desde 2019, o programa dedicado à divulgação de cinematografias de diferentes épocas e origens foi alargado aos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro, no sentido de expandir o impacto cultural da iniciativa a toda a Bairrada, que de resto é o território de intervenção da principal entidade promotora, o Cineclub Bairrada.

Os cine-concertos do Cineclub Bairrada podem ser visualizados na página “4ªs Clássica” no canal Youtube, com o registo do som das bandas sonoras a acompanhar todos os filmes que se encontram em domínio público. Muitos dos cine-concertos que aqui estreiam seguem depois em digressão, pretendendo esta associação assumir-se como referência nacional e internacional nesta forma de expressão artística.


MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA O WORLD WELLNESS WEEKEND COM AULAS ABERTAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

 
O Município de Silves vai assinalar nos dias 17, 18 e 19 de setembro, a 6.ª edição do World Wellness Weekend, com Aulas Abertas de Saúde e Bem-estar para toda a comunidade.
A participação nas aulas é gratuita e está sujeita a inscrição prévia obrigatória, limitada às vagas existentes, até dia 15 de setembro, através do site do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9318 ou na receção do Complexo das Piscinas Municipais de Silves.
Relembramos que o World Wellness Weekend é um evento de alcance mundial, dedicado exclusivamente à promoção da saúde e do bem-estar, encontrando-se a decorrer em 129 países.
Para mais informações poderá contatar o setor de desporto através do telefone: 282440270 ou via email: desporto@cm-silves.pt

Programa
» Dia 17 (sábado)
Aula de Pilates
  Horas: 09h00-10h00
  Local: Parque da cidade de silves (Zona Ribeirinha- Fissul)

» Dia 18 (domingo)
Yoga Bebés – bebés com marcha adquirida
   Horas: 10h00 – 10h45
   Local: Pavilhão da E.B. 2,3 Garcia Domingos
Yoga Kids – dos 4 aos 10 anos
   Horas: 11h00 – 11h45
   Local: Pavilhão da E.B. 2,3 Garcia Domingos

» Dia 19 (segunda-feira)
Yoga Nidra
   Horas: 19h30 – 20h45
   Local: Pavilhão da E.B. 2,3 Garcia Domingos

 

Câmara de Anadia aprova Voto de Louvor ao atleta André Santos

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo, no passado dia 8 de setembro, um voto de louvor ao atleta anadiense, André Santos, pela conquista do título de Campeão Mundial Wako Pro KI 66,8kg, no evento The Lion’s Crown, que decorreu no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Com este Voto, o Município de Anadia pretende reconhecer o mérito do mais recente resultado desportivo alcançado pelo jovem atleta André Santos, no plano internacional, e a sua ação em prol do desenvolvimento desta modalidade desportiva e na divulgação e promoção do concelho.

André Santos é praticante da modalidade de Kickboxing, atleta do Sporting CP desde 2015, conta com um longo palmarés desportivo, do qual constam alguns títulos nacionais e internacionais, com destaque para o título de campeão do mundo superkombat (ISKA Pro em 63,5kg), conquistado em 2017.

Congresso da Sociedade Europeia de Neurorradiologia

 
O próximo congresso da ESNR (45th European Society of NeuroRadiology Annual Meeting) irá decorrer de 14 a 18 de setembro, no Centro de Congressos de Lisboa. O nome do Prémio Nobel da Medicina Egas Moniz - sua obra e descobertas científicas - volta a estar presente junto das maiores instâncias e personalidades internacionais relacionadas com as temáticas do Cérebro.  
 
Pedro de Melo Freitas, da Comissão Organizadora do 45th European Society of NeuroRadiology Annual Meeting, refere que “as parcerias científico-culturais entre o Município de Estarreja/ Casa-Museu Egas Moniz e a Neurorradiologia Portuguesa/ Neurociências e Conselho Português do Cérebro, têm sido assíduas desde o seu início, na última década, mas têm-se sobretudo pautado pelo reconhecimento nacional e internacional nas múltiplas atividades desenvolvidas conjuntamente, aquém e além-fronteiras.”
 
O encontro europeu “é mais uma prova dessa vitalidade relacional entre o Município/ Direção da Casa Museu Egas Moniz e a promoção da Educação, História e Ciência, com a cedência temporária de material expositivo histórico-científico, assim como de natureza documental a todos os congressistas, ressalvando-se ainda a iniciativa conducente à presença, no evento, da icónica “mesa da angiografia”, onde Egas Moniz realizou a 1ª Angiografia Cerebral de sempre (28 de Junho, 1927) e que lhe valeria, mais tarde, o Prémio de Oslo e o catapultaria indubitavelmente na marcha para o Prémio Nobel.
 
Para a Diretora da Casa Museu Egas Moniz, Rosa Maria Rodrigues, estar presente neste congresso significa “o consolidar da parceria, do Município de Estarreja com a Sociedade Portuguesa e Neurorradiologia e outras agremiações científicas, bem como, vivificar a vida e a obra do Neurocientista Egas Moniz que, indubitavelmente, deve ser inserido na História da Medicina do século XX, pela persistência e tenacidade com que desbravou o desconhecido, notoriamente com a Angiografia que é uma das temáticas base deste Congresso.”
 
Neste congresso serão apresentados e discutidos os temas científicos de maior atualidade e relevância nas diferentes áreas de neurorradiologia diagnóstica e de intervenção. “Será dado um destaque especial no papel da neuroimagem na Medicina de Precisão com uma revisão dos biomarcadores por imagem. Adicionalmente, será debatida a importância da gestão económica da nossa atividade médica, com o curso pré-congresso sobre a medicina baseada no valor”, explica Pedro de Melo Freitas. No congresso, existirão duas sessões científicas conjuntas com as sociedades americanas de neurorradiologia (ASNR) e de neurorradiologia pediátrica (ASPNR), bem como um programa dedicado aos neurorradiologistas mais jovens. O evento “é uma oportunidade para apresentar a atividade clínica nacional e/ou a pesquisa nacional à comunidade europeia da Neurorradiologia”, conclui o responsável.
 

 
Carla Miranda