sábado, 20 de agosto de 2022

AVISO À POPULAÇÃO: PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS

 

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de tempo quente e seco, destacando-se:

Vento do quadrante norte, mais intenso no litoral oeste e nas terras altas, principalmente a partir do dia 21, com rajadas até 60-65 km/h (principalmente nas serras do litoral);

Tempo seco, com valores baixos de humidade relativa em quase todo o território durante a tarde. Fraca recuperação noturna no interior, em especial nas terras altas, e nas serras da região Sul;

Subida da temperatura máxima no interior hoje, dia 20, e no dia 22. Noites tropicais em alguns locais;

Índices de risco de incêndio a manterem-se em Muito Elevado a Máximo nas regiões Norte e Centro até ao vale do Tejo e no Baixo Alentejo e Algarve. Acompanhe a informação meteorológica em www.ipma.pt .

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Agravamento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais determinada pelas condições meteorológicas, pelo estado de secura da vegetação e pela continuidade do empenhamento nas ações de supressão, especialmente nos grandes incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o território continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios. No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:

Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;

Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal. − Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

A proibição não abrange:

Os trabalhos associados à alimentação e abeberamento de animais, ao tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que as mesmas sejam de carácter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis, e das quais não decorra perigo de ignição;

A extração de cortiça por métodos manuais e a extração (cresta) de mel, desde que realizada sem recurso a métodos de fumigação obtidos por material incandescente ou gerador de temperatura;

Os trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural.

Os trabalhos de colheita de culturas agrícolas com a utilização de máquinas, nomeadamente ceifeiras debulhadoras, e a realização de operações de exploração florestal de corte, rechega e transporte, entre o pôr do sol e as 11h00, desde que sejam adotadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural e comunicada a sua realização ao Serviço Municipal de Proteção Civil territorialmente competente. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período. Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

Morreu a atriz Claudia Jimenez. Joaquim Monchique lamenta partida

 
© Reprodução/Redes sociais
"Serei para sempre teu fã", disse o ator.
Morreu a atriz Claudia Jimenez, este sábado, 20 de agosto, aos 63 anos, de acordo com a imprensa brasileira. 
A artista estava internada no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, Brasil. A causa da morte não foi, até ao momento, divulgada. 
Claudia Jimenez fez parte de vários projetos televisivos, entre eles a famosa sitcom 'Sai de Baixo' ou 'Escolinha do Professor Raimundo'.
Entretanto, no Instagram, Joaquim Monchique lamentou a partida da artista e prestou-lhe uma homenagem.
"Por tudo, amizade, alegria, gargalhadas, trabalho, pelo teu enorme talento, de certeza que o Brasil hoje está todo em pé a dar-te uma enorme ovação, feliz como tu mereces! Querida 'Cráudinha', serei para sempre teu fã", disse. 

Fonte: Notíciasaominuto

“O rescaldo vai ser demorado”: Fogo em Ourém já está em fase de resolução

 
O incêndio que lavra no concelho de Ourém já está em fase de resolução, confirmou hoje fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, adiantando que o dispositivo vai continuar no local face a possíveis reativações.
Em declarações à Lusa, Jorge Gama, comandante dos bombeiros de Vila Nova da Barquinha ao serviço no CDOS de Santarém, explicou que este incêndio “está em resolução desde as 09:45”, concentrando ainda no perímetro 678 operacionais, 210 veículos e seis meios aéreos.
“Mantém-se o dispositivo todo no local. Estamos com atenção aos pontos quentes e esperamos que não haja reativações, que é uma preocupação”, referiu o responsável, alertando: “O rescaldo vai ser demorado. Com o aumento da temperatura e o vento, a humidade vai baixar bastante e pode haver alguma reativação”.
De acordo com a mesma fonte, nas últimas horas já não houve mais retiradas de pessoas das respetivas habitações ou necessidade de assistência médica a cidadãos. Pelo menos 50 pessoas tinham sido retiradas de casa, por precaução, devido ao incêndio, disse à Lusa esta sexta-feira o presidente Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.
Um aviário foi destruído por este fogo, provocando um prejuízo de cerca de um milhão de euros, revelou fonte da empresa situada em Resouro, na freguesia de Urqueira.
O ministro da Administração Interna anunciou, na sexta-feira, que o território continental vai estar em situação de alerta entre 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios.
José Luís Carneiro explicou também que a determinação da situação de alerta durante este período pressupõe “especiais limitações quanto ao uso do fogo, ao uso de máquinas e ao uso de trabalhos agrícolas, bem como no que diz respeito ao acesso aos espaços florestais”, sublinhando que a utilização do fogo é apontada como causa em 54% das ocorrências, aos quais se juntam outros 10% de causas diversas.
 
Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto: TSF

Primark manda retirar do mercado produto para crianças


Composição contém substâncias tóxicas em valores acima do permitido.
A Primark mandou retirar do mercado milhares de pratos para criança que estavam à venda desde 17 de dezembro de 2021. Em causa está um artigo da linha da Disney que contém dois químicos em quantidades acima das permitidas pela União Europeia.
Trata-se de um prato para criança com o formato da cabeça de Winnie the Pooh. A empresa apela a que quem tenha comprado este produto o devolva, garantindo o reembolso do valor.
Descobrimos que o produto não cumpre os elevados padrões de segurança habituais da Primark.
O prato contém chumbo e formaldeído em quantidades superiores às permitidas pela legislação europeia.

SIC Notícias

COMUNICADO DA ADASCA: Férias entre dia 20 de Agosto a 1 de Setembro

Caros colegas dadores de sangue e amigos, como indica o titulo deste comunicado, a Sede e Posto Fixo da ADASCA vão estar encerrados para “férias”, o que não é propriamente assim, tendo em conta, que existe sempre coisas para fazer.

Diz-nos a experiência que nesta época do ano, a adesão à dádiva é reduzida ao ponto de não se justificar manter o funcionamento dos nossos serviços, até por uma questão de contenção de despesas. Em todo o caso, se o IPST nos contactar para a sua abertura em situação de emergência, cá estamos para servir, nunca dissemos não...

Em Setembro voltamos ao normal, todas as 4ª.s e 6ª.s entre as 15 horas e as 19 horas. Os meios para contactos são os mesmos.

OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

Site: www.adasca.pt + http://www.adasca.pt/node/1622

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Dois praticantes de parapente morrem na sequência de acidente durante voo na Madeira

Um instrutor e um acompanhante morreram durante um voo na zona da Madalena do Mar, na ilha da Madeira.
Dois praticantes de parapente, um instrutor e um acompanhante, morreram na sexta-feira na sequência de um acidente durante um voo na zona da Madalena do Mar, na ilha da Madeira, disse fonte do município da Ponta do Sol.
"Confirmo o acidente com o parapente, um instrutor e o acompanhante, que acabaram por falecer", afirmou a mesma fonte.
Segundo as informações recolhidas pelo município, os dois homens terão tido o acidente "na encosta que divide a freguesia dos Canhas e a da Ponta do Sol, junto à escarpa, havendo indicações de que caíram num terreno agrícola".
De acordo com a mesma fonte, a prática de voos de parapente é frequente naquela zona oeste da ilha, "sobretudo na altura do verão, sendo comum muitas pessoas fazerem este tipo de voos acompanhadas de um instrutor".
Naquela parte da ilha, acrescentou, existem duas zonas de lançamento, nas freguesias dos Canhas e do Arco da Calheta, e a praia da Madalena do Mar, "está identificada como ponto de aterragem".
"Mas, neste momento, as informações ainda são muito escassas", apontou.

TSF/Lusa

MUNDO | Apesar da guerra escolas ucranianas com abrigos pretendem reabrir a 1 de setembro

 
Uma escola ucraniana no norte de Odessa prepara-se para reabrir. A escola vai receber os alunos pela primeira vez desde o início da guerra, no início do ano letivo, em caves e infraestruturas anti-bomba. Substituir janelas e tapar os vestígios do conflito são algumas das prioridades.
Setas a apontar para a cave, que serve de abrigo anti-bomba. Só as escolas com um abrigos estão autorizadas a reabrir. No início da guerra, 160 pessoas refugiaram-se nestas instalações que precisam de trabalhos de renovação, antes da chegada dos alunos.
Esta sala está mais ou menos acabada. Estamos no meio de uma renovação. Estamos a mudar os cabos elétrica. Vamos colocar bancos aqui. Vamos pendurar ali um quadro e um ecrã de televisão.
IHOR TJEREVKO 
diretor da escola
"A guerra continua, mas a vida também" - disse o diretor da escola. Se tudo correr como planeado, as escolas ucranianas, com abrigos, reabrem no dia 1 de Setembro.

Imagem: Escola ucraniana no norte de Odessa prepara-se para reabrir   -   Direitos de autor Euronews 

MUNDO | Putin alerta para "catástrofe iminente" em Zaporíjia


 Vladimir Putin quer uma intervenção da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) na central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia, com a "maior brevidade", segundo disse esta sexta-feira ao presidente francês Emmanuel Macron. Na troca de palavras entre os dois chefes de Estado, divulgada pelo Eliseu, Putin alertou ainda para a iminência de "uma catástrofe de grandes dimensões" na central, se continuarem os bombardeamentos pelos quais culpa a Ucrânia.
A central nuclear de Zaporíjia está no centro, não só dos combates do terreno, como da mais recente guerra de palavras entre a Rússia, a Ucrânia e as instituições internacionais.
Enquanto Kiev e Moscovo se acusam mutuamente de ataques que podem ter consequências catastróficas e causar um acidente nuclear. As Nações Unidas exigem uma desmilitarização da zona, mas a Rússia rejeita. Diz que "retirar as tropas de Zaporíjia iria desproteger a central" e torná-la vulnerável ao que diz serem "ataques terroristas", nas palavras do representante permanente da Rússia na ONU, Vassili Nebezya.
Retirar as tropas de Zaporíjia iria desproteger a central e torná-la vulnerável a ataques terroristas.
Vassili Nebezya 
Representante permamente da Rússia na ONU
A necessidade de desmilitarizar a central e permitir a entrada de inspetores da Agência Internacional da Energia Atómica foi reafirmada esta quinta-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Lviv, num encontro com os presidentes da Ucrânia e da Turquia.

Fonte: euronews

Central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia   -   Direitos de autor  AP

Forum Romano regressa a Ansião

 

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda volta a convidar para uma viagem ao tempo dos Romanos no fim de semana de 10 e 11 de setembro.

Com abertura prevista para as 14h30 de sábado, o Colóquio “Cultura e Cidadania no Tempo dos Romanos” marca o arranque das atividades, às 15 horas, a que se segue, duas horas depois, a Recriação do Batizado, Casamento e Funeral; um momento de Música e Dança, às 18 horas; e o Cortejo Romano, às 20h00, a dar início à noite que contará com Tabernas, Música no Mercado e, quando forem 23h00, um Espetáculo de Fogo.

Oficinas Romanas alusivas a Filosofia, Lucernas, Mosaico e Bulas marcarão a manhã de domingo, que culmina com a abertura das tabernas ao meio dia. A tarde estará reservada a Teatro de Marionetas, às 15h00; Romaníadas, uma hora mais tarde, pondo frente a frente as diversas freguesias do concelho; Veneração aos Deuses, às 18h00; e Estratégias de Combate da Legião, às 19h00. O último momento da programação iniciar-se-á às 20h00, com Música no Mercado.

Deixamos-lhe o convite para que se junte a esta viagem de regresso ao passado e desfrute da gastronomia tradicional, dos produtos regionais e do artesanato local, vivendo nesta Villa Romana bons momentos de animação.

Recuperados objetos furtados em Montemor-o-Velho

O Comando Territorial de Coimbra, através do NIC de Cantanhede, no dia 12 de agosto, identificou um homem de 25 anos e recuperou diversos artigos furtados, no concelho de Montemor-o-Velho.
No seguimento de uma denúncia por furto de um motor de embarcação, os militares da Guarda desenvolveram diligências de investigação que permitiram localizar o suspeito, bem como os objetos que tinham sido furtados, no concelho de Cantanhede.
No decorrer da ação foram apreendidos os seguinte objetos:
· Um motor de embarcação;
· Uma bicicleta;
· Um telemóvel.
O suspeito foi identificado, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Cantanhede.
A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) de Coimbra, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Velho e dos Postos Territoriais de Tocha e Montemor-o-Velho.