terça-feira, 21 de maio de 2019

Aveiro | CURSOS DE VITRINISMO, GESTÃO DE STRESS E COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA NA UNAVE-UA


A UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro vai levar a efeito, nas próximas semanas, uma formação em Gestão do Stress e como Comunicar Ciência em Publico.

O curso de Comunicação de Ciência arranca a inicio a 21 de maio, sob a responsabilidade da de Alexandra Ataíde, empreendedora especializada no desenvolvimento de competências transversais e formadora em áreas como Falar em Público e Técnicas de Apresentação, Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflito, e consta de 25 horas de formação presencial.

Por sua vez, a formação em Gestão do Stress, destinada a todos aqueles que por força de uma vida profissional, familiar ou social agitada e intensa, pretendam adquirir ferramentas que lhes permitam compreender e gerir pró-ativamente o seu stress, por forma a minimizar as suas consequências negativas, está agendada para o dia 22 de maio.

O curso, com um total de sete horas presenciais, será ministrado pela professora Judite Manso, docente de Marketing e Vendas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro e diretora geral no IPRC – Instituto Português de Relações com o Cliente. Judite Manso é, ainda, consultora nas áreas Comportamental, Gestão comercial e estratégica e Marketing.

Durante o mês em curso, a UNAVE-UA tem, também, programadas formações em Vitrinismo enquanto estratégia de Marketing (início 28 de maio), Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA e Modelos de Equações Estruturais com SPSS AMOS, ambas em regime presencial e com início programado para 31 de maio.

Durante mês de maio, iniciar-se-ão, também, duas formações em e-learning: Gestão de Pessoas em PME´s (16 de maio) e como construir uma loja online com Wordpress e Woocommerce (21 de maio).

Inscrições e informação mais detalhada sobre estes e outros cursos, que integram a oferta formativa da UNAVE, disponíveis em www.unave.pt

Aveiro | Tem início a 4 de junho : CURSO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS PARA NÃO FINANCEIROS


A leitura e a compreensão dos documentos contabilísticos e da situação económico-financeira da empresa são essenciais para que as decisões dos gestores e outros decisores possam ser catalisadores do sucesso das organizações.

Destinado preferencialmente a empresários, empreendedores, gestores e diretores com função de gestão, engenheiros, juristas e outros quadros sem formação académica na área, a UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, vai levar a efeito, de 4 a 28 de junho, uma formação em Contabilidade e Finanças para Não Financeiros.

O curso consta de 24 horas de formação, em regime presencial e horário pós-laboral, às terças e sextas-feiras, das 19h00 às 22h00.

Será ministrado por dois professores do ISCA-UA - Gilberto de Carvalho Fernandes e Joaquim Alberto Neiva Santos – e pretende dotar os decisores das empresas e outras organizações que não têm formação de base em Contabilidade, Finanças ou Gestão, de conhecimentos necessários para compreenderem a expressão e o alcance das demonstrações financeiras; entenderem o efeito fiscal no resultado líquido do período; construírem e interpretarem indicadores acerca da situação económica e financeira das empresas e incentivarem a aplicação de princípios e métodos de controlo de gestão.

Conteúdos programáticos:
Módulo I: Contabilidade financeira e Interna.
Módulo II: Visão prática do Código das Sociedades Comerciais.
Módulo III: Noções básicas de Fiscalidade.

Inscrições e informação mais detalhada disponíveis em: https://www.unave.pt/?formacao=contabilidade-e-financas-para-nao-financeiros

COVILHÃ INTEGRA DIREÇÃO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO CAMINHO DE SANTIAGO



Na passada sexta-feira, dia 17 de maio, no Casino das Pedras Salgadas, a Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, representou o município na escritura que lançou oficialmente a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. No mesmo dia teve lugar a primeira assembleia geral, onde foram eleitos os órgãos sociais, tendo a Covilhã sido escolhida para a Direção liderada por Vila Pouca de Aguiar. 

Unindo 60 entidades, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago visa implementar uma estratégia e sinalética comum nas vias portuguesas de peregrinação a Santiago de Compostela. 

Revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas, são também objetivos da Federação. 

Corte de água em Vieira de Leiria


Resultado de imagem para Corte de água em Vieira de Leiria
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que no dia 23 de maio, entre as 14h00 e as 18h30, irá proceder à interrupção do normal abastecimento de água na vila de Vieira de Leiria (com exceção da Passagem, Casal das Raposas, Talhões e Estrada da Praia).
Esta interrupção vem na sequência dos trabalhos de remodelação das válvulas nos cruzamento da Rua 25 de Abril com a Rua Pires de Campos.

Durante o período de interrupção os moradores devem ter o cuidado de manter as torneiras fechadas, na medida em que o abastecimento de água poderá ser retomado antes da hora prevista.

A Câmara Municipal agradece a compreensão de todos.

Marinha Grande | .Município homenageia Molde Matos pelos 50 anos



A empresa Molde Matos e o seu líder, o empresário Joaquim Matos, foram homenageados pelo Município da Marinha Grande na passada sexta-feira, 17 de maio, no Auditório da Resinagem, pelo contributo da empresa e do empresário para o desenvolvimento económico do concelho.

Num jantar seguido de homenagem, que reuniu mais de uma centena de pessoas, a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, afirmou que “conhecemos a força, a perseverança, o conhecimento, o arrojo, a vontade e o querer que está na liderança desta empresa, deste empresário, deste nosso amigo”.

Cidália Ferreira admitiu que aquele encontro de entidades, empresários e amigos de Joaquim Matos, pretendeu “homenagear um grande homem e uma grande empresa, que todos os dias dos últimos 50 anos tem dado o seu decisivo contributo para que a Marinha Grande seja líder distrital de exportações e para o aumento das exportações em 2018 no nosso país”.

O presidente da Assembleia Municipal, Luís Guerra Marques, destacou de Joaquim Matos "a sua atividade profissional e industrial, ligada ao sucesso”, feito “com coragem, saber, muito trabalho”. Luís Guerra Marques reconheceu do empresário “muito do seu contributo para a valorização da nossa terra, do nosso concelho e do nosso País” e acrescentou que “são homens como o “Quim Matos” que fizeram da nossa terra o gigante económico que hoje é”.

O homenageado admitiu que, “neste momento sinto que sou um homem feliz, com sorte e premiado por aquilo que fiz e estou fazendo. A minha maratona da vida está chegando à meta”. “Sempre tive a intenção de não dar muito nas vistas e andar sempre longe dos pódios e das ribaltas, mas sempre ativo, futurista, na perspetiva de inovar, crescer e melhorar. É um orgulho grande ver a qualidade das minhas empresas e sonhar com as perspetiva futuras.”

Por fim, concluiu: “para mim, não há missão cumprida. Ela estará entregue a pessoas que farão a continuidade no progresso, na inovação e na qualidade”.

A sessão de homenagem contou ainda com as intervenções de Miguel Matos (filho do empresário), Telmo Ferraz e Eduardo Franco, que dirigiram palavras de reconhecimento a Joaquim Matos.

Contexto - Biografia de Joaquim Matos
"Do vidro aos moldes e plásticos"

Joaquim Matos nasceu em 30 de junho de 1932. Possui o 2º ano do Curso Industrial de vidraria e o 3º ano do Instituto Britânico de Leiria.

Toda a sua vida foi marcada pela história da indústria de moldes. Além da família, ao longo de mais de 70 anos, teve sempre em consideração os colegas, os aprendizes e trabalhadores que foram seus mestres e os diretores das empresas.  

Começou a trabalhar com 9 anos na fábrica “Ricardo Gallo” e, com 10 anos, após a conclusão da 4ª classe, foi trabalhar para a fábrica “Marquês de Pombal”, mais tarde “Vicris”, onde o seu avô Domingos Carlos lhe deu emprego.

Em dezembro de 1945, começou a trabalhar na C.I.P Companhia industrial Portuguesa (Ivima). Em 1950, entrou para a secção de bancada controlada por José Aquino na fábrica Aníbal H. Abrantes.

Ainda nesta altura, em conjunto com José Rodrigues, montou uma sociedade para fazer pintura por “Silc Screen” no vidro e plástico e Joaquim Matos fez uma máquina semiautomática para produzir peças em série.

Em 1959, depois de ter saído da Aníbal H. Abrantes, apesar de várias ofertas, optou por ir trabalhar para a fabrica de seu tio Edilásio Carreira da Silva. Era uma fábrica de moldes para o vidro e plásticos.

Entre 1964-1966, Joaquim Matos criou uma Norma Reguladora da Numeração das Peças que Compõem os Moldes de Injeção de Plásticos, servindo como projeto de organização, ordenamento e controlo do molde, desde o início até à experiência e despacho para o cliente. Esta norma ainda hoje é usada.

Por diversas razões, Joaquim Matos saiu da Edilásio e, em conjunto com o seu irmão Arnaldo, montou a Molde Matos, em 3 de setembro, começando a operar no dia 1 de outubro de 1968.

Em setembro de 1979, foram inauguradas as novas instalações, na Moita. Desde essa época que se começou a pensar na Plimat. A Plimat nasceu em 1979 para mudar um pouco o rumo de negócios e também para aproveitar os conhecimentos técnicos da Molde Matos e as suas antigas instalações.

Com a necessidade sempre presente de inovar, e porque precisava de mais produtos para o catálogo da Plimat, começou a germinar a criação de uma nova linha de produtos. Assim nasceu a ideia de fazer válvulas de esfera, o que deu origem à Plimex, fundada em 1999, unidade única a nível nacional no fabrico deste tipo de produtos.

Em 2001, foi fundada a Matosplás (anteriormente parte integrante da Molde Matos), unidade dedicada à injeção de plásticos com uma gama própria de copos inquebráveis.

Em 2009, Joaquim Matos fundou o grupo MatosGest, que gere as quatro empresas e concretiza-se como uma sociedade de participações. O grupo emprega atualmente 230 pessoas.

Formação à medida para as empresas de Estarreja - Mais de 50 cursos previstos até ao final do ano

A Câmara Municipal de Estarreja associou-se a entidades formadoras para criar um plano de formação profissional feito à medida das necessidades das empresas de Estarreja. O objetivo é criar uma resposta ajustada, que por um lado pretende combater os baixos níveis de qualificação da população ativa e, por outro, fomentar a produtividade. A autarquia apresentou na passada terça-feira o catálogo de formação especializada para a indústria de Estarreja, elaborado em parceria com a ATEC, associação de formação para a indústria, e do CATEC, Campo Tecnológico da Região de Aveiro. 

De acordo com o cronograma definido, entre junho e dezembro deste ano, irão realizar-se mais de 50 cursos abrangendo as áreas de desenvolvimento pessoal e organizacional, lean, energia e sistemas de automação e mecânica industrial. O Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja, onde se realizou a apresentação do catálogo, será o espaço que receberá as ações.

Apostar na qualificação dos trabalhadores é apostar na competitividade

“relevante tecido empresarial” do município e a “falta de mão de obra ajustada” foram fatores determinantes para a concretização deste “projeto diferenciador”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina. “A formação profissional, tão importante como a formação académica ou qualquer outra, é o parente pobre da formação em Portugal.” Não em Estarreja ao “promover a cooperação ativa com entidades com experiência comprovada na área”.      

“Com este catálogo pretendemos apetrechar da melhor forma os trabalhadores” e “continuar a criar condições que permitam às empresas aqui sediadas aumentar os seus níveis de produtividade e competitividade”, conclui Diamantino Sabina.

Depois de um “levantamento exaustivo” efetuado junto das empresas do concelho, “temos aqui uma oferta com vários níveis de especialização e, portanto, permite adaptar às necessidades” das empresas, adiantou o diretor geral da ATEC, com “soluções ajustadas aos vários grupos profissionais da empresa, quer se trate de formação para executivos, quer para os níveis técnicos ou operadores”.

Nova cultura que serve de exemplo

“Hoje em dia, e desde que fizemos aqui primeira sessão há mais de 2 anos, tem havido uma evolução muito grande. A necessidade de competência e de pessoas com competências e qualificações nas empresas tem subido de forma muito significativa e a dificuldade em encontrar profissionais qualificados no mercado é cada vez maior”,sustenta. Este catálogo faculta a “resposta atempada às necessidades identificadas juntamente com as empresas”.

O diretor da AEVA, Jorge de Almeida Castro, reforçou a ideia do catálogo “desenhado à medida do que as empresas efetivamente precisam”. Por outro lado, “necessidades novas exigem novas soluções” e estas entidades souberam implementar “uma cultura diferente, de formação à medida, e sobretudo uma vontade muito grande instalada aqui no município”, que serve de exemplo a outras entidades e territórios.


Carla Miranda

PAMPILHOSA DA SERRA | “Escritores à solta” e Apresentação de Livro Infantil Assinalam Dia do Autor Português


No âmbito da comemoração do Dia do Autor Português, celebrado a 22 de maio, decorrerá no mesmo dia a atividade itinerante “Escritores à Solta”, na qual “alguns dos mais reconhecidos escritores nacionais” percorreram as ruas da vila à medida que proclamam pequenos excertos das suas obras e interagem com o público local.

Deste modo, Gil Vicente, Luís de Camões, Miguel Cervantes, Florbela Espanca, Natália Correia, Eça de Queirós, Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa, andarão “à solta” numa atividade que de forma peculiar pretende fomentar o interesse pela literatura portuguesa.

Esta atividade terá início na Casa da Criança, seguindo-se uma visita à Santa Casa da Misericórdia, ao comércio local, ao edifício da câmara e terminando com uma visita aos alunos do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra.

Também neste dia, será apresentado o livro «Caracol Vicente vai à Serra», da autoria da autoria de Ana Luz e que tem lugar no Auditório do Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra.

A obra, tem a particularidade de conter ilustrações resultantes do atelier “Vamos ilustrar com o Caracol Vicente”, realizadas por alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, no âmbito da atividade «Vem Dormir à Biblioteca», promovida pela Biblioteca Escolar, na edição de 2018 da Feira do Livro.

Note-se que ambas as atividades estão inseridas na 13ª edição da Feira do Livro de Pampilhosa da Serra, que se encontra a decorrer desde o dia 24 de abril até ao próximo dia 24 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata. Uma organização da Biblioteca Municipal em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Escada de Papilhosa da Serra.


Flávio Neves Salgado

Marinha Grande | “Transparência ecológica” para descobrir no NAC




O aquecimento global é a inspiração da exposição "Transparência ecológica - do trópico ao glaciar”, que foi inaugurada no passado dia 18 de maio, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande.

A autoria da exposição é de Teresa Almeida que, neste âmbito, mostra ao público os trabalhos em vidro que tem vindo a criar, a partir da sua reflexão acerca do aquecimento global e as respetivas consequências para o meio ambiente. 

A abertura da exposição ocorreu no Dia Internacional dos Museus e foi testemunhada pela presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira; pela vereadora da Cultura, Célia Guerra; pela artista Teresa Almeida; e por vários convidados.

A presidente da Câmara recorda que, já não é a primeira vez que o NAC exibe obras da artista e salienta o seu “orgulho em acolher no NAC esta exposição que alerta para as alterações climáticas, em criações artísticas de grande beleza estética”.

Para a vereadora da Cultura, Célia Guerra, “esta exposição coloca-nos um desafio enorme: sensibilizar, envolver e despertar na consciência de quem a visita a preocupação com o ambiente e alertar para os perigos do aquecimento global”, sendo “uma mais-valia para a consciencialização individual e coletiva da necessidade de respeitarmos, preservarmos e valorizarmos o que é de todos”.

Dividida em duas temáticas, a exposição “Transparência ecológica - Do trópico ao glaciar” apresenta-nos obras inspiradas nos corais, realizadas em vidro luminescente, desprovidas de cor que, quando expostas à luz ultravioleta, ganham vida através das suas cores luminosas. No espaço expositivo há, inclusivé, uma sala escura com luzes ultravioletas, onde é possível observar o efeito resultante desta conjugação.

Contrastando com estas obras, cheias de vida mas simultaneamente tão frágeis, são-nos apresentadas obras dedicadas à temática do degelo das regiões polares e dos glaciares, que se caracterizam pela sua monocromia, transparência e fragilidade. 

Teresa Almeida foi vencedora de vários prémios nacionais e internacionais, expondo regularmente em Portugal e no estrangeiro. É detentora de um vasto conhecimento e experiência no trabalho do vidro como matéria de criação nas artes plásticas. 

Com esta exposição pretende alertar para os problemas ambientais, afirmando que “o contributo para a reflexão, não tem que ser necessariamente levado a cabo com violência…O pacifismo tem alma. Não é preciso gritar. Importa é sentir, e na contemplação descobrir a essência da mensagem.”

A exposição “Transparência ecológica - Do trópico ao glaciar” pode ser visitada gratuitamente até às 20 de outubro de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

“Leiria a Nossa Cidade” em exposição na Biblioteca Municipal de Leiria



No âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Leiria, que amanhã se assinala, a Câmara Municipal de Leiria, com o apoio da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e da Friendly Talents – Associação de Artes e Literatura, promove o Concurso de Arte Infantil “Leiria a Nossa Cidade”.
Esta iniciativa insere-se no Projeto Educativo Municipal no âmbito da Educação para a Arte e, nesta edição de 2019, conta com a participação especial das crianças da cidade japonesa de Tokushima.
Esta iniciativa tem como principal objetivo retratar a cidade de Leiria e o património local das suas freguesias através da arte infantil, sendo destinada a alunos das escolas públicas e privadas do 1.º ciclo do ensino básico, do concelho de Leiria. Participaram 242 alunos de 12 escolas de Leiria e 61 crianças da Escola Shinmachi Elementary School em Tokushima.
A inauguração ocorrerá dia 25 de maio, sábado, às 15:00, na Biblioteca Municipal Lopes Vieira, na sala Fernando Amaro, onde estará patente até ao dia 14 de Junho, sendo posteriormente exibida na Galeria da Friendly Talents – Associação de Artes e Literatura na Rua Tenente Valadim, n.º 10 A, em Leiria.

Cantanhede | Venceu na categoria de “Festas, Feiras e Romarias” Expofacic recebeu prémio Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019



A Expofacic é a melhor das Festas, Feiras e Romarias do distrito de Coimbra, estatuto que resulta de mais uma atribuição no âmbito do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019. O prémio foi entregue no Centro de Congressos e Exposições de Viseu, no passado dia 17 de maio, a Célia Simões, vereadora da Câmara Municipal e vice-presidente da Comissão Organizadora da Expofacic, e a Nuno Laranjo, administrador da INOVA – EM e também membro da referida comissão.
Depois de ter sido eleita a Melhor Festividade da Península Ibérica, ao conquistar o respetivo Iberian Festival Award, o certame de Cantanhede evidenciou-se no prestigiado concurso nacional baseado na avaliação de 438 produtos e serviços organizados em 59 categorias de consumo.
Com a conquista do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019, a Expofacic passa a integrar um grupo restrito de marcas que se destacam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores, contribuindo para a promoção da região onde está inserida.

Sobre o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019
O Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019 distingue a melhor organização de eventos em várias categorias, premiando em cada uma delas um evento escolhido entre os respetivos vencedores de Portugal.
A atribuição do galardão resulta de testes de experimentação, com realização de visitas de clientes mistério à Expofacic e questionários de avaliação, através da qual a população identificou o que considera extraordinário a vários níveis, desde os recursos naturais, o património, passando pelos eventos, gastronomia, artesanato e outros marcos de referência do país.
O processo usado mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores, designadamente a satisfação pela experimentação, a relação preço/qualidade, a intenção de compra/recomendação, a confiança na marca e a inovação.

Festas da Cidade na próxima semana na Marinha Grande

Resultado de imagem para Festas da Cidade na próxima semana na Marinha Grande

A Marinha Grande recebe as Festas da Cidade, no Parque da Cerca, de 30 de maio a 2 de junho,  para quatro dias de muita animação, atividades infantis e gastronomia, cuja entrada é livre.

Este ano, o evento organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande conta com mais um dia de animação e dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens). A programação é vasta, acentuada com a atuação de cerca de 30 grupos locais que envolvem mais de 200 artistas.

As comemorações do Dia Mundial da Criança, cuja participação é gratuita, são reforçadas com mais espetáculos infantis e diversas atividades radicais.

Outra das novidades é a instalação de uma tenda orbital de 80 metros de comprimento, para acolher a esplanada e o Palco Stephens da zona da gastronomia. No recinto do Parque da Cerca vão existir 12 stands de artesanato e doçaria, 6 stands da Área Empresarial e uma tenda para exposição de produtos e serviços comerciais.

Volta a ser disponibilizado um serviço especial de transporte pela TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca e vice-versa.

Evento cada vez mais amigo do ambiente

As Festas da Cidade da Marinha Grande continuam a afirmar-se como um Ecoevento, tendo sido o primeiro evento apoiado pela Valorlis com preocupações ambientais, desde 2015. Além da existência de locais para separação de resíduos, vão existir copos reutilizáveis com layout das festas da cidade e ponto de lavagem. Na compra da primeira bebida de copo, é cobrado o valor adicional de 0,50€ pelo copo, que poderá ser lavado no local devidamente sinalizado para o efeito, para posterior reutilização durante o evento.

Nas Festas da Cidade, a Valorlis conta com o apoio da SPV - Sociedade Ponto Verde, para sensibilizar os munícipes para a correta utilização dos ecopontos durante o evento. O reforço da sensibilização ambiental é assegurado através de mochileiros que vão percorrer todo o recinto, esclarecendo e aconselhando os visitantes acerca dos comportamentos a adotar para melhor reciclar e preservar o meio ambiente.

No Parque da Cerca vai estar ainda um contentor de grandes dimensões da Valorlis para a deposição de embalagens recicláveis, que foi alvo de recente intervenção artística pelos alunos da licenciatura em Design do ISDOM - Instituto Superior Dom Dinis, sob o tema sustentabilidade ambiental e reciclagem. O contentor contém uma mensagem de consciência ambiental e sustentabilidade e pretendem transmitir à comunidade o impacto dos resíduos que produzimos.

O programa das Festas da Cidade é o seguinte:

FESTAS DA CIDADE 2019

30 de maio 2019 . quinta-feira
Atividades, culturais, música ambiente, passeios a cavalo, tasquinhas

17h00 . Abertura da Zona da Gastronomia

PALCO STEPHENS 
17h30    . Orquestra da Amieirinha
18h00 . Associação Arioso
18h30 . Grupo de Cavaquinhos Musicordem
19h00 . Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro

PALCO CIDADE
19h30 . Arruada com os Tocándar
19h40 . Tocándar - Espetáculo “Espanta Espíritos”
20h00    . Fados D’Aqui, com Silvina Pereira, Luís Filipe Fortunato e convidados    
21h00    . Arlindo e os Tachos
22h00    . Os Bandalhos

31 de maio 2019 . Sexta-feira
Atividades, culturais, música ambiente, passeios a cavalo, tasquinhas

12h00 . Abertura da Zona da Gastronomia

PALCO STEPHENS
15h00 . APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande
19h00 . Orquestra da Marinha Grande
19h30 . Grupo Cavaquinhos ”Cogumelo”
20h00    . Rancho Peixeiras da Vieira
20h30 . Banda Pauta Livre

PALCO CIDADE
21h30    . Zumba at Night
22h30    . Expensive Soul    
23h45    . DJ Mau Mau e DJ Pedro Duarte

1 de junho 2019 . sábado
Atividades desportivas, culturais, música ambiente, passeios a cavalo, tasquinhas, artesanato, animação infantil
10h00-19h00 . Comemorações do Dia Mundial da Criança 
(Insufláveis, jogos, pinturas faciais, slide) 
11h00 . Abertura da Zona da Gastronomia, Zona de Exposições e Zona do Artesanato

PALCO CIDADE
15h00 . O Mundo da Sara

PALCO STEPHENS
16h30    . Espetáculo Infantil “PÓ-PÓ-PÓTIROLIROLIROLÓ”
19h30 . Sport Operário Marinhense
20h00 . Banda Staccatus

PALCO CIDADE
21h00    . João Leiria
22h00    . Matias Damásio
00h00 . DJ Weda e DJ Aquino

2 de junho . domingo
Atividades desportivas, culturais, música ambiente, passeios a cavalo, tasquinhas, artesanato, animação infantil
10h00-19h00 . Comemorações do Dia Mundial da Criança 
Insufláveis, jogos, pinturas faciais, slide
11h00 . Abertura da Zona da Gastronomia, Zona de Exposições e Zona do Artesanato

PALCO CIDADE

11h00    . Eucaristia

PALCO STEPHENS
15h15 . Gualter S. Dance Studio
15h45 . HIP HOP Morgane Pereira e Yoann Pereira
16h00    . Nelly’ s Dance Studio
16h30    . Rosales Ballet
17h00    . Ginásio Fisicoloucura

PALCO CIDADE
20h00    . Duques de Quibir    
20h30    . Sons de Cá    
21h30    . Bárbara Bandeira

ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES RADICAIS

1 e 2 de junho 2019
Comemorações do Dia Mundial da Criança 
10h30-19h00

"Castelo das Nuvens"
Insuflável 
Até aos 5 anos

"Elefante"
Insuflável
Até 8 anos

"Quatro em Linha"
Jogo gigante
M/ 3 anos

"Combo 3 em 1" 
Equipamento de escalada, escorrega e zona de saltos
Dos 3 aos 12 anos

"Waterball"
Bola insuflável gigante
Recomendado para crianças com mais de 1,50m de altura

"Bungee Bed"
Equipamento para saltos verticais e cambalhotas no ar, com rede protetora
Até 12 anos

Pinturas faciais

Modelagem de balões

15h00-24h00 
"Sky Byke"
Equipamento em que os participantes pedalam a vários metros de altura
M/ 12 anos / M/ 1,5 m altura

"Torre Multi Atividades"
Escalada, slide e rede de abordagem
M/ 3 anos.

Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande
Parceiros: Associações do Concelho 
Patrocínios: Sociedade Central de Cervejas – Sagres
Intermarché Marinha Grande
Apoios: Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Delta Cafés, PSP – Polícia de Segurança Pública, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Suma - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A., Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., YES Shop Online



Évora | Abertas Inscrições nas Férias de Verão do programa Ser a Brincar



O programa “Ser a Brincar” é organizado pela Câmara Municipal de Évora com a parceria dos Agrupamentos de Escolas de Évora, Uniões e Juntas de Freguesia e instituições culturais do Concelho. Destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (inclusive), que frequentem o pré-escolar público e realiza-se de 8 de Julho a 30 de Agosto de 2019, na EB Rossio de S. Brás.

Oferece aos mais jovens atividades de caráter educativo, cultural, lúdico e pedagógico, de formação pessoal e social, de expressão e comunicação verbal e não-verbal e de conhecimento do mundo, incluindo saídas e visitas a vários locais.

“Oliveira do SNS” plantada no Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra



Foi hoje plantada a designada “Oliveira do SNS”, no Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, em resposta ao convite formulado pela Liga do Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra – LAHUC, no seguimento da reunião do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, realizada a 16 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã. 

O movimento cívico levado a cabo pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, em conjunto com o Sr. Coordenador do Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, Dr. Edmilson Soares da Cunha serviu ainda para homenagear o SNS e o “saudoso Dr. António Arnaut”, que em parceria com a extinta LACH – Liga de Amigos do Hospital dos Covões, dinamizou pela primeira vez esta ação de plantação, em 2009, no Parque Verde da cidade de Coimbra, conforme explicado em nota enviada pela LAHUC. 

A oliveira agora plantada, simboliza o Serviço Nacional de Saúde, devendo ser regada no próximo dia 15 de setembro, numa ação simbólica que assinalará o 40º aniversário do SNS, oficialmente implementado por António Arnaut, no mesmo dia, em 1979. 

“A última vez que o Dr. António Arnaut nos acompanhou, foi a 15 de setembro de 2017, fazendo-nos prometer que tudo faríamos para perpetuar este símbolo do Serviço Nacional de Saúde”. “A esperança, o sonho e a luta para ajudar a “construir uma sociedade mais livre, justa e solidária”, foram o propósito da vida do Dr.António Arnaut”, referiu Isabel de Carvalho Garcia, Presidente da Direção da LAHUC. 

Flávio Neves Salgado

Opinião | A EUROPA SERÁ O QUE FIZERMOS DELA

E, assim chegámos à reta final da campanha do LIVRE para eleger o Rui Tavares para o Parlamento Europeu. Estamos a cinco dias das eleições. Agora, é hora de darmos tudo por tudo para elegermos para o Parlamento EuropeuA recepção nas ruas e redes sociais tem sido excelente, a participação nos debates muito elogiada, e - independentemente de qualquer sondagem- até ao lavar dos cestos é vindima.
A campanha não foi justa, a cobertura foi desigual e os jornalistas têm preferido cobrir os mesmos de sempre – os que já saturam o espaço público e mediático fora do período de campanha – e as candidaturas de populistas e de vigaristas.
Também no financiamento a luta é desigual. O orçamento de campanha do LIVRE é pouco mais de 10 mil euros. 50 vezes menos que o projeto de extrema-direita de André Ventura e 35 vezes menos que o CDS para nem falar de Bloco, CDU, PS e PSD.
As ideias do LIVRE que defendem uma Europa solidária, igualitária, uma Europa que faz mais para salvar o planeta da emergência climática, para proteger os refugiados e para defender os Direitos Humanos são muito poderosas.
A recente crise política nacional, a que o LIVRE assistiu com uma grande preocupação, desviou ainda mais a atenção da campanha para as eleições europeias e da discussão dos temas com que a Europa e o Mundo se deparam no presente e no futuro próximo. Do nosso lado, e até fomos únicos em tratar a Europa como deve ser tratada, estivemos em luta para que esta discussão se fizesse.
A Europa será o que fizermos dela e, por isso, é fundamental não desistirmos do projecto europeu. Rui Tavares é exemplo do apego a este projecto.  Vamos lutar pelos nossos ideais, vamos levar o LIVRE à Europa.

António Veríssimo
Membro da Assembleia do LIVRE

Marinha Grande | Câmara Investe em Saneamento em Picassinos, Pedrulheira e Tojeira

Resultado de imagem para Marinha Grande

Rede de Saneamento de Águas Residuais Domésticas de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira adjudicada em reunião de câmara.

Câmara Municipal decidiu ontem, dia 20 de maio, adjudicar a primeira fase da Rede de Saneamento de Águas Residuais Domésticas de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira pelo valor de 189.920,00€ mais IVA à taxa legal em vigor.

Com um prazo de execução de 90 dias, desta fase da obra constam os trabalhos preparatórios e complementares da obra, movimento geral de terras, tubagens e acessórios, câmaras de visita, ramais domiciliários e pavimentos.

Segundo o vereador Carlos Caetano, "A obra vai possibilitar aos habitantes de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira uma melhor qualidade de vida. Estamos a colocar em prática o Plano de Investimentos em saneamento básico e distribuição de água que possibilitará a milhares de cidadãos do Concelho terem uma vida melhor."

Castelo de Paiva, | COM INDUSTRIA, ARTESANATO, VINHOS, PETISCOS E ANIMAÇÃO MUSICAL - IX MOSTRA DE ACTIVIDADES DE S. MARTINHO VOLTOU A EVIDENCIAR DINÂMICA DA FREGUESIA


Trata-se num rotundo sucesso a IX Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesiade S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que voltou a ter boa adesão de visitantes e realizada no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.

A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, seguindo-se depois o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se mais tarde a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do reverendo Padre Fernando Sérgio, e do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, dos vereadores José Manuel Carvalho, Antonio Rodrigues e Paula Melo, e do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, que voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.

Depois da intervenção de boas vindas do presidente do Rancho Folclórico e do Presidente da Junta de Freguesia, o edil paivense realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia de S. Martinho.

Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio e insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o presidente Gonçalo Rocha referiu também que é, com acções deste nível,  que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.
Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, mostrando-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, o responsável municipal também deixou uma palavra de reconhecimento para oRancho Folclórico de S. Martinho que continua a apresentar uma dinâmica notável, assumimdo-se como uma referência muito positiva na cultura paivense.
Destacando que esta actividade favorece o desenvolvimento da freguesia, Francisco Silva,presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, mostrou-se orgulhoso pela organização do evento, ajudando a valorizar aquilo que a freguesia tem de bom, a criar riqueza e potenciar negócios, dando um contributo para um futuro melhor para todos, população e empresas locais.
Por outro lado, depois de agradecer a presença dos expositores e enaltecer a parceria estabelecida com o rancho folclórico, o autarca de S. Martinho referiu que, esta actividade também promove a freguesia em termos turísticos, sendo necessário, na sua opinião, atrair mais investimento, criar projectos que promovam atractividade, de forma a alavancar o turismo e fixar as pessoas numa terra que tem potencial.
Durante a noite registou-se a actuação do Agrupamento Musical Sound +, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que voltou a atrair boa adesão de visitantes.
Já no dia de Domingo, o evento prosseguiu logo pela manhã com uma demonstração de Karaté Shotokan, seguindo-se a abertura das tasquinhas e, desde logo, com uma jornada de grande animação durante a tarde, concretizando-se o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, bem como a participação da Festa Total com Ricardo Ramalho, que garantiu um animado bailarico até à hora do encerramento .
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, registou-se neste certame a presença de mais duas dezenas de expositores, com a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da organização da Junta de Freguesia de S. Martinho e do Rancho Folclórico local, voltou a contar com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Carlos Oliveira

CNID | Prémios CNID 2019 (2.ª parte)


A segunda parte da lista dos galardoados com os Prémios CNID 2019, atribuídos pelos associados(*) e pela Direção do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, é a seguinte:
 
JOSÉ REDONDO (Rugby Clube da Lousã)
DIRIGENTE
 
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY
FEDERAÇÃO
 
CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
PRESTÍGIO Prémio Fernando Soromenho 
 
RICARDO RIO (CM de Braga)
EXCELÊNCIA
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO
RECONHECIMENTO
 
CARINA PAIM (Sporting)
ATLETA / DESPORTO ADAPTADO
 
MARTA JORDÃO DO PAÇO (Surf Clube de Viana)
ATLETA / DESPORTO ADAPTADO
 
FC PORTO Futebol, Sub-19
EQUIPA DO ANO
 
SPORTING Futsal
EQUIPA DO ANO
 
SPORTING Hóquei em Patins
EQUIPA DO ANO
 
 
NUNO RESENDE (Lodi)
TREINADOR NO ESTRANGEIRO
 
BRUNO LAGE
TREINADOR / I LIGA
 
VÍTOR OLIVEIRA
TREINADOR
 
TIAGO APOLÓNIA (Saarbrücken)
ATLETA DO ANO / TÉNIS DE MESA
 
JOÃO MONTEIRO (Sporting)
ATLETA DO ANO / TÉNIS DE MESA
 
NUNO DIAS (Clube Nacional de Ginástica)
ATLETA DO ANO / KARATE
 
MARIA REI (ACR Saavedra Guedes)
ATLETA DO ANO / CANOAGEM
 
FILIPA BROEIRO (Ericeira Surf Clube)
ATLETA DO ANO / SURF
 
MIGUEL OLIVEIRA (Red Bull)
ATLETA DO ANO / MOTOCICLISMO
 
BERNARDO SILVA (Manchester City)
FUTEBOLISTA NO ESTRANGEIRO
 
IKER CASILLAS (FC Porto)
PRESTÍGIO
 
JOÃO FÉLIX (Benfica) (*)
FUTEBOLISTA REVELAÇÃO
 
FABRÍCIO (Famalicão) (*)
FUTEBOLISTA / II LIGA
 
BRUNO FERNANDES (Sporting) (*)
FUTEBOLISTA / I LIGA
 
(*) prémios atribuídos por votação dos associados do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto.
 
Recordamos que a entrega dos galardões ocorre durante a Gala CNID 2019, no Museu de Portimão, no próximo dia 27 de maio, com início às 15h00. Está prevista a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
 
Na ocasião será recordado Francisco Zambujal, com a exposição de 42 “cartoons” de temática desportiva, publicados no jornal A Bola. Na cerimónia será também prestada homenagem ao Jornalismo Desportivo do Algarve, através da entrega de placa alusiva a sete jornalistas.
 
Ao mesmo tempo que solicitamos a divulgação destes prémios, temos o maior prazer em a/o convidar a assistir à Gala CNID 2019, em Portimão - Cidade Europeia do Desporto.
 
A Gala CNID 2019 tem o apoio do jornal A Bola, Câmara Municipal de Portimão, Portimão - Cidade Europeia do Desporto - 2019 e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) / Instituto Português do Desporto e Juventude.