segunda-feira, 20 de maio de 2019

Castelo de Paiva | Dezenas e meia de expositores participaram no certame - SABARIZ GARANTE VISIBILIDADE COM PROVA DE VINHOS E PETISCOS

Gonçalo Rocha enalteceu iniciativas que ajudam a promover o sector vitivinícola
  


Voltou a ser um sucesso a XVI Mostra de Vinhos e Petiscos de Sabariz, um certame tradicional que se realizou-se no passado fim de semana, no principal largo daquela localidade de  S. Pedro do Paraíso, contando com dezena e meia de expositores, com organização a cargo da Associação Cultural de Sabariz, e o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Tal como no ano passado, a organização adicionou mais um dia ao certame, sendo que, já na Sexta Feira à noite, aconteceu a abertura do Restaurante Sabores da Aldeia que voltou a privilegiar pratos de carne arouquesa, seguindo-se a entrada das concertinas “ Amantes do Rio Douro “ e a actuação da banda “ LMC “ que realizou a sua estreia nesta iniciativa, animando a noite neste primeiro dia.

Na jornada de abertura, marcaram presença os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Gonçalo Rocha e Gouveia Coelho, bem como os vereadores José Manuel Carvalho, Paula Melo, José Rocha e Vanessa Pereira, assim como o presidente da União de Freguesia de Raiva, Paraíso e Pedorido, Joaquim Martins, entre outros autarcas, entidades e dirigentes associativos.

José Teixeira, presidente da Associação Cultural de Sabariz, agradeceu a presença de todos e evidenciou o esforço que tem sido feito para manter o nível e a boa adesão de expositores nesta iniciativa local, recordando a importância de promover e divulgar os vinhos da região, potenciando também um bom momento de saudável confraternização nesta localidade da freguesia do Paraíso, que ganha sempre outra dinâmica com a realização deste evento, também ele um excelente argumento para dar mais visibilidade a esta terra, traduzindo - se num forte contributo para potenciar oportunidades de negócio e dinamizar a economia local.

Depois da intervenção de Gouveia Coelho, presidente da Assembleia Municipal, também a realçar o interesse da iniciativa promovida pela Associação Cultural de Sabariz,o presidente Gonçalo Rocha voltou a enaltecer a pujança associativa que se evidencia no concelho e que continua a mostrar uma dinâmica relevante e, sobre este evento, genuíno e verdadeiramente rural, fez questão de destacar o trabalho dedicado dos responsáveis daAssociação Cultural de Sabariz na promoção do desporto e cultura nesta localidade, ao mesmo tempo que reforçou a ideia de que, estas iniciativas servem para dar mais visibilidadeà qualidade e à excelência dos vinhos de Castelo de Paiva, permitindo potenciar excelentes vinhos e projectar ainda mais a Sub-Região de Paiva, afirmando este sector de actividade como uma mais valia na economia do concelho.

Recordando outros certames já organizados no concelho, para além da grande Feira do Vinho Verde, que este ano voltará acontecer com grandes novidades, o edil paivense manifestou a vontade de colaborar sempre com estas actividades, que considerou de grande interesse para a dinâmica que se deseja consolidar no território, porque são estas acções genuínas que servem para projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos seus vinhos e produtos rurais, potenciando mais divulgação, mais vendas e criando mais riqueza.

Num tempo em que o concelho já apresenta, uma forte cobertura ao nível de outras apostas de exploração agrícola, o autarca de Castelo de Paiva voltou a deixar, nesta sua intervenção em Sabariz, uma palavra de forte incentivo aos produtores paivenses, para que possam assumir esta actividade agrícola como vector fundamental na economia local, mantendo a vontade da autarquia que lidera, de continuar a apoiar iniciativas como esta, que possam ajudar os agricultores locais a manter a dinâmica empresarial, de forma a atrair mais apreciadores e fomentar e ampliar o seu negocio.

 Associando o potencial turístico aos projectos que estão em curso para atrair mais gente ao território, Gonçalo Rocha insistiu em considerar ser fundamental que os produtores apostem na qualidade, daí a razão de ser destas acções, idealizadas para ajudar os produtores locais a consolidar a fama e o enorme potencial dos vinhos da Sub - Região de Paiva, realçando um sector que deve ser acarinhado e desenvolvido, merecendo sem duvida, ser cada vez mais valorizado e divulgado, por cá e além fronteiras.
Para além de quatro quintas representadas, esta prova de vinhos em Sabariz recebeu dezena e meia de expositores, contando com a presença de um restaurante dedicado à saborosa e suculenta Carne Arouquesa, bem como espaços de petiscos, doçaria tradicional, fumeiro regional, licores, bem como da Comissão de Festas da Senhora do Carmo, daAPPACDM de Castelo de Paiva, IPSS localizada em Sabariz, destacando-se também a participação da colectividade promotora deste evento, a Associação Cultural de Sabariz,entre outros expositores.
Este ano a organização voltou a adicionar mais um dia ao certame, sendo que, na Sexta Feira à noite aconteceu a abertura do Restaurante Sabores da Aldeia que voltou a privilegiar a típica feijoada e pratos de carne arouquesa, seguindo –se as concertinasAmantes do Rio Douro, e uma actuação da Banda LMC, uma iniciativa que serviu para animar a noite neste primeiro dia.
A abertura oficial contemplou uma Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Sabores da Aldeia e a actuação do Grupo de Concertinas “ Os Amigos de Compostela “, seguindo-se os Amigos de Melres, enquanto a noite foi preenchida com um baile popular com o Duo Andi Marc e a presença do DJ Bruno Falcão.
No Domingo, o certame reabriu para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante, com destaque para a habitual exibição de Grupos de Concertinas e Cantares de Escariz, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada,sendo que, o resto da tarde foi preenchida com bailarico popular, com a actuação doJoãozinho dos Minhotos Marotos.

Carlos Oliveira
                                                                                                                                                                

Barcelos | Multinacionais Google e BOSCH no IPCA

24 de maio | 10h30 | Auditório Eng. António Tavares - Escola Superior de Tecnologia, Barcelos


A Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai celebrar, no próximo dia 24 de maio, 15 anos de existência. 
Entre as várias atividades previstas, destacam-se a participação da multinacional Google (na pessoa do Eng. César Magalhães - Google AI) que vai apresentar uma comunicação sobre os recentes desenvolvimentos da empresa na área da inteligência artificial, e da multinacional BOSCH (na pessoa do CEO da marca, Eng. Carlos Ribas),  que vai apresentar uma comunicação sobre as soluções de mobilidade conectada e autónoma que a empresa tem desenvolvido. 
A sessão solene decorre no auditório Eng. António Tavares, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia, em Barcelos, pelas 10h30.

CENFIM representa Marinha Grande em Concurso de Ideias


Com a Ideia de Negócio “Dispositivo de Poupança de Água”, os alunos Miguel Ferreira, Gonçalo Lopes e João Antunes, do CENFIM,  venceram a final municipal da 5° edição do Concurso de Ideias, subordinado ao tema "Empreendedorismo nas Escolas", que decorreu no Auditório da Resinagem, no passado dia 16 de maio.

Ao longo da sessão foram apresentados os seis temas concorrentes: All In One”, da Escola Secundária Pinhal do Rei; “Sensealert” e “Touch Eye”, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG); “Dispositivo de Poupança de Água”, do CENFIM; “Health Band”, da Escola Secundária Pinhal do Rei e “Vege Flour”, da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte.

O projeto vencedor, foi elaborado com o acompanhamento do professor Carlos Santos e consiste num sistema, que permite poupar água.

O júri foi composto pela vereadora da Educação, Célia Guerra, pela representante da  Incubadora de Empresas OPEN, Cristina Crespo e pela representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Constança Encarnação.

A classificação da fase concelhia do Concurso de Ideias foi a seguinte:

1. º Classificado
Projeto:  Dispositivo de Poupança de Água | CENFIM    
Alunos: Miguel Ferreira, Gonçalo Lopes e João Antunes
Professor: Carlos Santos

2. º Classificado | Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte
Projeto: Vege Flour
Alunos: Natacha Rodrigues, Fábio e Ricardo Pato
Professora: Maria João Lagoa

3.º Classificado | Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG)
Projeto:  Sensealert
Alunos: João Fernandes e Pedro Ribeiro
Professora: Diana Oliveira

O 1.° classificado fica automaticamente selecionado para representar o Município da Marinha Grande na Final Intermunicipal, a decorrer no dia 31 de maio, pelas 20h30, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos.
A Final Regional, é da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e está agendada para 7 de junho, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

O Concurso de Ideias
É um projeto dirigido a alunos dos ensinos regular e profissional do nível secundário, que tem como objetivos principais, motivar os jovens para uma cultura empreendedora na sua vida futura, em termos académicos e profissionais, assim como despertá-los para o impacto e dinâmica que os seus projetos podem gerar para benefício das suas comunidades e da Região.

Amanhã, 21 de maio, às 14.30 | “Oliveira SNS” vai ser plantada no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais


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O Município de Cantanhede e a LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra vão proceder à plantação da “Oliveira SNS” no jardim do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, amanhã, 21 de maio, pelas 14h30, para celebrar o 40.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde e homenagear o Dr. António Arnaut, assinalando o papel determinante que teve nesse processo.
A iniciativa teve o melhor acolhimento do Conselho Diretivo do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais e conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha. Trata-se de uma ação que partiu do desafio lançado à autarquia cantanhedense pela LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, no sentido de replicar e perpetuar o simbolismo da plantação da “Oliveira SNS” realizada no Parque Verde da Cidade de Coimbra, em 15 de setembro de 2009, pela extinta LAHC - Liga de Amigos do Hospital dos Covões, com envolvimento ativo do Dr. António Arnaut, por ocasião das comemorações dos 30 anos do SNS.

Amanhã, 21 de maio
Reunião da Câmara de Cantanhede realiza-se nas instalações da APPACDM, na Tocha

A próxima reunião ordinária da Câmara Municipal de Cantanhede, no dia 21 de maio, é pública e terá lugar nas instalações da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, na Quinta da Fonte Quente, na Tocha, dentro do perímetro do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais. Agendada para as 15h00, na sequência da plantação da “Oliveira SNS” no jardim desta unidade hospitalar, esta reunião camarária fora do edifício dos Paços do Concelho insere-se num programa desencadeado pela atual presidente da autarquia, Helena Teodósio, e que prevê experiências idênticas em juntas de freguesia, associações, IPSS’s e demais entidades locais, de modo a facilitar a participação dos munícipes. 

Esta é já a terceira vez em que isso acontece e o pretexto neste caso é o encerramento da as “Jornadas pela Inclusão”, promovidas pela Câmara Municipal de Cantanhede no âmbito do 45.º Aniversário das Comemorações do 25 de Abril, tendo como referência o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, cujas instalações na Tocha foram inauguradas em 1987.

Marinha Grande | Passeio pedestre com circuito urbano no próximo domingo


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No próximo domingo, 26 de maio, pelas 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, realiza-se mais um passeio pedestre organizado pela Câmara Municipal e cuja participação é gratuita.


O percurso é urbano, com cerca de 9 km de extensão e grau de dificuldade moderado. O participantes começam no Arquivo Municipal, seguindo em direção à Rotunda do Atrium, Rua do sol, Pedra de Cima, Tremelgo, Fonte Santa, Ordem e regresso ao Parque da Cerca.

Aconselha-se a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

Até ao final de 2019, estão agendados os seguintes passeios pedestres:

Ponto de encontro: 09h00, junto ao Arquivo Municipal
26 maio
9, 23 junho
7, 21 julho
4, 18 agosto
1, 15, 29 setembro
13, 27 outubro
10, 24 novembro
8, 15 dezembro.

Covilhã | JORNADAS DA JUVENTUDE NA COVILHÃ



O Município da Covilhã, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, promove nos dias 24 e 25 de maio as Jornadas da Juventude 2019. 

Trata-se de uma sessão de trabalho de dois dias, na qual estarão presentes instituições de âmbito regional e nacional, bem como diversas organizações e associações locais para um debate incisivo sobre os jovens e o seu futuro. 

A sessão de abertura contará com a intervenção do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, e decorrerá na Biblioteca Municipal, de acordo com o seguinte Programa: 

Dia 24 maio, sexta-feira 

Momento musical com a Tuna Académica da UBI “C´a Tuna aos Saltos” 

9h30 - Prólogo: Cidadão Desperto, Desmistificar a Política 

João Bernardo e Marta Nunes, da Escola Secundária Campos Melo. 

10h30 - Sessão de Abertura 

Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã; 

Tiago Rego, Presidente da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis; 

Maria Fernanda Pires, em representação da Diretora Regional do IPDJ; 

Ana Moreira, Presidente da Comissão Permanente do Conselho Mun. Juventude. 

11h30 - Capacitação em Gestão de Voluntariado e Associativismo Jovem, 

Diva Freitas (FNAJ) 

14h00 – Formação em Suporte Básico de Vida Adulto - certificado pelo INEM 

14h00 – Sessões Paralelas 

Tendências e Dependências: Comportamentos Desviantes dos Jovens 

João Fatela, Diretor do Centro de Respostas Integradas; 

David Canarias, Guarda Nacional Republicana; 

Ricardo Carvalho, Polícia de Segurança Pública. 

16h30 - Debate “Olhos no Futuro” pelos representantes das Juventudes Partidárias 

Moderador: Samuel Paiva Pires, Diretor Mestrado Relações Internacionais UBI. 

Dia 25, Sábado 

10h00 - Comunicação e Imagem Pessoal, por Sónia Sá, docente UBI. 

10h00 - Comunicação Eficaz: Missão (Im)possível, por Patrícia Arrais, Psicóloga Clínica. 

12h00 - Conclusão das Jornadas da Juventude, por Ana Moreira, Presidente Comissão Permanente CMJ 

12h30 - Sessão de Encerramento 

Momento musical com a Tuna Médica da UBI “Tuna-Mus” 

A Inscrição nos workshops deverá ser realizada, previamente, através do email: conselho.municipal.juventude@cm-covilha.pt 


Município de Góis | “Solidariedade com Moçambique”



No âmbito da campanha que decorreu no Município de Góis “Solidariedade com Moçambique”, os bens alimentares recolhidos na sede da Junta de Freguesia de Góis vão ser encaminhados para o centro de logística organizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

Em articulação com aquela entidade, os donativos recolhidos vão ser devidamente acondicionados e seguirão em contentores, para serem distribuídos pelas vítimas do ciclone Idai.

A Câmara Municipal agradece a todos que contribuíram para esta causa humanitária, assim como à corporação dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, na pessoa do senhor adjunto de comando Nelson Gomes, pela cooperação e disponibilidade na entrega deste bens alimentares. 


#goismunicipio #goiscapitaldoceira #visitgois #bvesmoriz #bvecommozambique #bvesmorizajudamozambique

COVILHÃ APRESENTA MARCHAS POPULARES 2019



Decorreu no passado dia 15 de maio, nos Paços do Concelho, a conferência de imprensa de apresentação das Marchas Populares – Cidade da Covilhã 2019, que terão lugar a 15 e 22 de junho. O grande evento é organizado numa parceria entre o Município da Covilhã e o Grupo Desportivo da Mata e pretende repetir o êxito das últimas edições que levaram à rua milhares de pessoas. No dia 15 de junho realiza-se o tradicional desfile entre o Campo das Festas e a Praça do Município. No dia 22 de junho, repete-se o desfile no Complexo Desportivo. O investimento ronda os 23 mil euros, valor a dividir pelas associações participantes. 

Vão participar nas Marchas Populares deste ano, desfilando por esta ordem: Vitória de Sto. António; Grupo Desportivo da Mata; Rancho Folclórico da Boidobra; Grupo Desportivo Águias do Canhoso; Académico dos Penedos Altos; Oriental de S. Martinho; GIR do Rodrigo. 

A apresentação ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e do Vereador com o pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira. Para o Presidente do Município, “é muito importante realizar as Marchas Populares na cidade da Covilhã, uma vez que se trata de uma prática cultural identitária, com forte mobilização dos covilhanenses”. Vítor Pereira destaca ainda “a capacidade organizativa de todas as associações envolvidas, que se empenham de corpo e alma na elaboração dos temas e das decorações”. O autarca não quis deixar de elogiar em particular Elias Riscado, “um grande exemplo do papel decisivo dos dirigentes associativos na dinamização e desenvolvimento do concelho”. Foi ainda destacada a determinação deste dirigente no “reavivar das marchas populares e no seu crescimento ano após ano, após 10 anos de interrupção”.

Coimbra | Projeto europeu liderado pela FCTUC dá passo decisivo para aumentar eficiência na produção de energia eólica

Carlos Rebelo

Para se conseguir aumentar a produção de energia eólica são necessárias torres metálicas mais altas do que as atuais, que não vão além dos 100 a 120 metros, capazes de suportar turbinas mais potentes. O problema, na construção tubular em aço, é que esse aumento de altura implica um maior diâmetro do tubo, que vai para além dos limites permitidos no transporte em vias públicas. Por outro lado, o custo de instalação aumenta exponencialmente devido à necessidade de utilização de gruas de maior altura.

Este grande obstáculo à evolução da energia eólica poderá ter os dias contados graças a uma solução desenvolvida por um consórcio europeu liderado por Carlos Rebelo, docente e investigador do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O projeto SHOWTIME, acrónimo de “Steel Hybrid Onshore Wind Towers Installed with Minimum Effort”, foi realizado durante os últimos três anos em parceria com várias instituições europeias de investigação e empresas ligadas à construção em aço, com um financiamento de cerca de dois milhões de euros da Comissão Europeia através do programa Research Fund for Coal and Steel (RFCS).

A solução proposta consiste, tal como o título do projeto sugere, num sistema eficiente de instalação baseado numa estrutura em forma de treliça. «Apostou-se numa solução eficaz e economicamente sustentável alicerçada numa torre híbrida, constituída por uma parte em treliça e uma parte tubular. Basicamente, a nossa solução é idêntica à estrutura das torres de suporte de linhas elétricas, mas muito mais forte e resistente porque as forças que estão envolvidas são também muito maiores. Esta estrutura, que inclui um sistema de elevação, permite que as torres possam ser montadas no local de construção sem a necessidade de gruas de grande envergadura, dado que os tubos de aço poderão ter menores dimensões», explica o coordenador do projeto SHOWTIME.


As vantagens das torres treliçadas são várias, refere o especialista em engenharia de estruturas da FCTUC, principalmente «design e modelagem simples, bom comportamento dinâmico (ideal para turbinas eólicas), redução de custos de fabricação e economia de transporte, já que são mais fáceis e mais leves de transportar quando comparadas com estruturas tubulares atuais».

Com esta tecnologia, num futuro próximo poderemos ter torres eólicas onshore muito mais altas – a solução desenvolvida está direcionada para torres com 220 metros-, tornado exequível a instalação de turbinas com maior potência. Para se ter uma ideia, a solução desenvolvida pelo consórcio permite «instalar turbinas com potência 10 vezes superior à das atuais, possibilitando que uma só turbina triplique a produção de energia, ou seja, a produção de energia a partir do vento pode aumentar significativamente», nota Carlos Rebelo, realçando ainda que «o desenvolvimento de conceitos estruturais inovadores é um passo decisivo para aumentar a competitividade da energia eólica». 
Durante a execução do projeto foram realizados vários ensaios em laboratório e construído um protótipo à escala reduzida 1:4, que foi testado nas instalações de um dos parceiros industriais portugueses (Martifer). A equipa está agora em contacto com a indústria do setor eólico para testar a tecnologia à escala real. Imagens e vídeo do processo de montagem e de elevação do teste realizado estão disponíveis para visualização: aqui.

O projeto SHOWTIME teve a participação da Lulea University of Technology (Suécia), Technical University of Aachen (Alemanha), University of Birmingham (Reino Unido), Steel Construction Institute (Reino Unido); e das empresas SIDENOR (Espanha), Martifer (Portugal) e Friedberg (Alemanha).

Cristina Pinto

Viseu | “MARKETING MARATHON” PELA PRIMEIRA VEZ EM VISEU, A 23 DE MAIO

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Iniciativa da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing reúne profissionais e estudantes da área no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

A cidade de Viseu recebe no próximo dia 23 de maio, quinta-feira, a edição deste ano da “Marketing Marathon”, promovida pela APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing).

Após sucessivas edições em Lisboa e no Porto, é a primeira vez que a iniciativa se realiza no interior do país e em Viseu.

Entre as 9 e as 17 horas, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, serão debatidas as consequências da evolução tecnológica, sob o mote “Innovate & Disrupt”

Profissionais da área e estudantes irão partilhar conhecimento e experiências acerca do papel dos atuais e futuros marketeers no Marketing 4.0, contando com um reputado painel de oradores e uma programação única.

João Torneiro, Diretor de Marketing & Desenvolvimento de Negócio da Galp, Jorge Sobrado, Diretor da VISEU MARCA e Vereador de Marketing Territorial do Município de Viseu, Luís Moniz, Gestor de Marketing da SAS - Scandinavian Airlines, Hugo Gonçalves, Diretor de Marketing e Vendas na Bizdirect e Sérgio Ferreira, Gestor de Marketing Digital da CRITICAL Software, são algumas das presenças confirmadas no evento.  

Para Jorge Sobrado “esta realização descentralizada reflete a atratividade de Viseu na agenda nacional dos eventos profissionais, assim como o reconhecimento do carácter inovador sobre a estratégia de marketing territorial da cidade”.

Rui Ventura, Presidente da APPM, defende que uma das motivações para a edição deste ano foi descentralizar a “Marketing Marathon” dos grandes centros urbanos.

A APPM foi criada em 1967, sob a designação de Sociedade Portuguesa de Comercialização (Marketing). A associação, de caráter técnico-científico, surge com o objetivo de fomentar uma melhor compreensão do papel desempenhado pelo Marketing e contribuir para a sua promoção.

A VISEU MARCA e o Município de Viseu são parceiros institucionais desta iniciativa.

Tavira tem novo Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Público e Publicidade

A Câmara de Tavira publicou a versão final do Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Público e Publicidade no concelho.
A autarquia refere que o documento contempla pequenas modificações no Regulamento que tinha sido aprovado em 2016 e vem “otimizar a sua aplicação prática, face às situações concretas existentes no concelho”.
Acrescenta-se que “as alterações verificadas, decorrendo da lei, e limitando-se a uma substituição do procedimento de comunicação prévia com prazo pelo procedimento de autorização, não importam uma oneração ou limitação dos direitos ou interesses legalmente protegidos dos cidadãos, contudo deverá prever-se a introdução de uma nova medida, o procedimento de autorização, cujo procedimento mantém grande similitude com o que existia já para a comunicação prévia com prazo”.
O regulamento determina que a emissão de uma declaração a atestar o cumprimento das obrigações legais e regulamentares que não corresponda à verdade é punível com coima de 1.000 a 7.000 euros, tratando-se de uma pessoa singular, ou de 3.000 a 25.000, no caso de se tratar de uma pessoa coletiva.
A não realização da comunicação prévia ou pedido de autorização é punível com coima de 700 a 5.000 euros, no caso de uma pessoa singular, ou de 2.000 a 15.000, no caso de pessoa coletiva.
A não atualização dos dados e a falta da comunicação de encerramento do estabelecimento são puníveis com coima de 300 a 1.500 euros (singulares) ou de 800 a 4.000 euros (empresas).
O edital pode ser consultado aqui.

Olhão | avança com obras no porto de pesca de Olhão

A Docapesca iniciou a requalificação do edifício da lota do porto de pesca de Olhão, que representa um investimento próximo dos 200 mil euros e tem um prazo de execução previsto de 120 dias, na sequência do concurso público lançado em dezembro.
Em comunicado, a Docapesca informa que “esta empreitada insere-se num conjunto de intervenções no porto de pesca de Olhão, que visam a reorganização e melhoria das condições de trabalho na área portuária”.
A intervenção contempla a reorganização e repavimentação do espaço interior da lota, onde se realizam operações de receção, acondicionamento e primeira venda de pescado fresco após desembarque, com um revestimento antiderrapante com elevados níveis de resistência mecânica, durabilidade, continuidade e otimização nas operações de higienização.
No espaço exterior estão previstos trabalhos que compatibilizem as novas cotas dos pavimentos interiores com os portões e pavimentos exteriores.
A atividade da lota mantém-se, através da instalação de uma lota provisória em parte do edifício, enquanto a restante estiver a ser intervencionada.

Startup Portimão promove bootcamp de aceleração de projetos empreendedores

A Startup Portimão, incubadora de negócios do município de Portimão, especialmente direcionada para as temáticas das “Smart Cities” lança um Bootcamp de Aceleração a pensar nos empreendedores e empresários que pretendam alavancar o seu projeto ou negócio e aprofundar e desenvolver temas fundamentais para o seu sucesso.
Esta iniciativa decorrerá nos próximos dias 29 e 30 de maio e 24 de junho na StartUp Portimão e contará com mais de 35 horas de formação gratuita, culminando no dia 25 de junho no Museu de Portimão com a apresentação dos projetos finalistas onde também se irão juntar os finalistas da Licenciatura em Gestão de Empresas e do Executive Master em Gestão do Turismo e da Hospitalidade do ISMAT, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Este evento será aberto ao público e terá início às 17h00.
Do programa de formação fará parte uma nova abordagem de Modelo de Negócio Sustentável – o Good Business Model, e com módulos como o Empreendedorismo e Proposta de Valor, Os outros 4 P´s, Avaliação de Impacto, Ecossistema – Economia Circular, entre outros.
Haverá ainda espaço para descontração através de uma corrida de Karts proporcionada pelo Autódromo Internacional do Algarve.  
As candidaturas para o Bootcamp estão abertas até ao dia 24 de maio, através do seguinte link http://bit.ly/PAstartupportimao ou site  da Startup  Portimão – http://www.startupportimao.pt. Serão selecionados para o Bootcamp projetos considerados com maior potencial nas áreas das “Smart Cities.

Governo aprova criação de Polícia Municipal em Lagos

O Governo ratificou, em Conselho de Ministros desta quinta-feira, a deliberação da Assembleia Municipal de Lagos que aprova a criação e instituição do Corpo de Polícia Municipal e respetivo Regulamento de Organização e Funcionamento.
O quadro de pessoal da Polícia Municipal de Lagos será composto por 26 efetivos: Comandante (equiparado a dirigente intermédio de 2.º grau), um Graduado (com as funções de Coordenador) e 24 agentes.
Em termos de organização, prevê-se que a Polícia Municipal tenha um horário de funcionamento 7 dias por semana, das 08h00 às 00h00, o qual será alargado no período de época alta (considerado entre final de março e final de outubro) para um horário que se prolongará até às 4h00.

Albufeira investe mais 350 mil euros no reforço do túnel de águas pluviais

A Câmara de Albufeira lançou, na sexta-feira, um concurso público que tem como objetivo escolher a empresa que vai levar a cabo a execução da empreitada de conclusão do reforço estrutural do túnel de águas pluviais da ribeira de Albufeira.
O obra tem como valor do preço base do procedimento 349.972 euros e as empresas interessadas em apresentar propostas têm um prazo de 14 dias para fazê-lo.
O principal critério de adjudicação é o preço, que vale 60%, enquanto que a valia técnica do projeto ‘pesa’ 40%.
Uma vez concluído este procedimento e assinado o contrato, a empresa escolhida terá um prazo máximo de 180 dias para concluir a empreitada.

Cacia | Comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue Dia 16 de Junho em Cacia


Caros colegas,

A ADASCA vem por este meio informar que vai comemorar o Dia Mundial do Dador de Sangue, implementado pela Organização Mundial de Saúde, no dia 16 de Junho no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, conforme indica o cartaz em anexo.

Mais uma vez, a ADASCA faz questão de oferecer o "almoço vs. Lanche" aos dadores, a seguir ao término da sessão de colheitas de sangue, que deve terminar às 13 horas.

A fim de nos facilitar na aquisição do material, apenas pedimos aos colegas interessados em participar uma prévia inscrição, que pode ser feita por este meio, indicando os seguintes elementos:

- Nome:
- Contacto:
- Número de participantes:

Vamos tentar animar o ambiente com música ambiente.

Todos são bem-vindos ao nosso convívio, que afinal, é de todos nós. Passem a palavra a outros colegas.

Como sempre ao dispor

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Tm: 964 470 432
http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ aproveitem e façam um subscrição gratuita do Litoral Centro

Desporto | Cantanhede Ladies Open começa nesta Segunda-feira






Mundo | Suíços aprovam em referendo maior restrição a armas

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Jornal de Negócios
Os suíços aprovaram no domingo, em referendo, uma medida que restringe a compra de armas no país, em sintonia com a legislação antiterrorista praticada nos países da Zona Schengen da União Europeia.
De acordo com as primeiras projeções do instituto de sondagens gfs.bern, divulgadas pela rádio pública RTS às 12:45 locais (11:45 em Lisboa), o “sim” ganhou com 67% do total de votos (há perto de três pontos de margem de erro), apesar das objeções dos proprietários de armas que cumprem as leis em vigor.
Segundo a emissora pública da Suíça, as primeiras projeções mostram que “uma sólida maioria” em todo o país votou a favor de que a Suíça se sintonizasse com a diretiva da União Europeia sobre armas de fogo adotada em 2017.
A proposta suíça exigia, contudo, o treino regular de uso de armas de fogo, a renúncia especial à posse de algumas armas semiautomáticas e a numeração em série de grande parte de algumas armas para ajudar a que pudessem ser rastreadas.
A Suíça não é um país membro da União Europeia, mas pertence à Zona Schengen, área em que os cidadãos podem circular sem terem necessidade de ter vistos.