sexta-feira, 27 de maio de 2022

Marta Prates reuniu com a Ministra da Agricultura sobre o Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz


Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve ontem presente na visita da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, à Herdade do Esporão. No âmbito da visita, Marta Prates teve uma reunião com a governante, o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Calado, o Presidente da EDIA, José Salema, e o CEO do Esporão, João Roquette, sobre o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz, mais especificamente sobre a segunda fase do Bloco de Rega de Reguengos.

Desta reunião saiu “o comprometimento total e a garantia por parte de Maria do Céu Antunes que o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz ficará totalmente executado e os agricultores desta região demarcada terão água nos hidrantes até final de 2025”, refere Marta Prates. A autarca diz ainda que a ministra assegurou que “financeiramente estão garantidos os reforços necessários para que se possa responder aos aumentos das matérias primas, pelo que não haverá razão para que a EDIA e o Governo Português não cumpram o prazo”.
Marta Prates sublinha que “o Município de Reguengos de Monsaraz considera essencial o esforço que teve desde a tomada de posse da nova gestão autárquica, juntamente com os agricultores da área de influência do bloco de rega para que este assunto voltasse a estar na ordem do dia do Ministério da Agricultura e Alimentação, ficando agora o compromisso da autarquia de verificar o cumprimento do processo até finais de 2025 para bem de todos os agricultores desta região. Quero ainda agradecer ao Esporão na pessoa do João Roquette pelo convite para participar nesta visita e pela criação das condições para a realização desta importante reunião”.
 
Carlos Manuel Barão

Marcelo condecora Simone de Oliveira com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito

 A cerimónia decorreu esta sexta-feira no Palácio de Belém.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta sexta-feira Simone de Oliveira com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém.

Em fevereiro, numa entrevista à TSF a propósito do último concerto da carreira, realizado no Coliseu dos Recreios, recordou a longa carreira. A artista recordou o percurso de 65 anos como "extraordinário", com tanto de maravilhoso como de difícil.

Simone de Oliveira nasceu em Lisboa em 11 de fevereiro de 1938. Começou a cantar na rádio aos 19 anos, marcando o início de uma carreira com 65 anos. Participou no Festival da Canção, representando Portugal na Eurovisão com "Sol de Inverno" e "Desfolhada".
 
Fonte/Foto: TSF

Portugal com quase 189 mil casos e 230 mortes por Covid numa semana

 A pandemia provocou mais 12.699 infeções e mais 38 mortes em relação à semana anterior.
Portugal registou, entre 17 e 23 de maio, 188.970 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 230 mortes associadas à Covid-19 e um aumento dos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, em relação à semana anterior, registaram-se mais 12.699 casos de infeção, verificando-se também mais 38 mortes na comparação entre os dois períodos.
Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por Covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.
Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 1842 pessoas, mais 392 do que no mesmo dia da semana anterior, com 99 doentes em unidades de cuidados intensivos, mais 15.
 
Fonte: Lusa

Gaivotas fazem ninho num carro da polícia de Dorset. Viatura sai de serviço para não se perturbar as aves

Falésias, ilhas, telhados à beira-mar, chaminés... estes seriam locais mais apropriados para ninhos, mas as gaivotas em Dorset, em Inglaterra, optaram por um carro da polícia. E não podem ser perturbadas, uma vez que são consideradas uma espécie protegida.


Um casal de gaivotas optou por construir o seu ninho no tejadilho de um carro da polícia de Dorset, tirando-o de serviço porque são uma espécie protegida e não podem ser perturbadas, conta o The Guardian.
Assim, a polícia de Dorset tem de ficar à espera que a natureza siga o seu curso, devido a uma lei de 1981 (Wildlife and Countryside Act) que protege estas aves.
"Estamos agora em contacto com a Natural England para explorar as opções que nos são oferecidas nestas circunstâncias invulgares. Uma vez que se trata de um veículo de reserva, existem carros suficientes para satisfazer os nossos requisitos operacionais e não haverá impacto nas nossas atividades diárias. No entanto, estamos interessados em pôr o veículo operacional o mais rapidamente possível", disse um porta-voz da polícia.
Fonte da RSPB, uma instituição de proteção animal, explicou o que leva à proteção das aves no local."As gaivotas estão na lista vermelha de maior preocupação de conservação e, como muitas aves marinhas, enfrentam uma série de ameaças".
"As aves são mais vulneráveis quando nidificam. Qualquer perturbação pode matar ou ferir as aves selvagens e as suas crias — ou fazer com que as aves progenitoras abandonem o seu ninho, ovos e crias", foi ainda explicado.
Por isso, "os ninhos não podem ser movidos ou destruídos enquanto estão a ser construídos ou ainda em uso — salvo sob certas exceções para permitir o controlo de certas aves por razões específicas sob licença".

Madremedia

Imagem: The Guardian

Ansião | Valorização dos Ansianenses marcou Feriado Municipal

 
O Feriado Municipal de Ansião assinalou-se no dia 26 de maio, Dia da Espiga, com um conjunto de momentos que se pautaram pelo reconhecimento e afirmação da cultura e das tradições e do espírito empreendedor das gentes de Ansião.

O programa teve início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coro da Associação Artística e Cultural Nascente do Nabão. Seguiu-se a deposição de uma coroa no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes no Ultramar, na presença do representante em Ansião da Liga dos Combatentes, Antero Costa.

O Centro Cultural acolheu a Sessão Solene que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, tendo contado com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e do Secretário de Estado. O momento alto desta sessão foi a concessão de medalhas honoríficas do Concelho de Ansião a pessoas e instituições que viram reconhecido o seu contributo para a promoção e desenvolvimento do concelho, designadamente: Menção Honrosa do Concelho de Ansião atribuída a Maria de Lurdes Silva Oliveira Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Prata, à
Associação Empresarial de Ansião e a Casimiro Jorge da Graça Duarte Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Ouro, a Alfredo Joaquim Mendes Moreira e ao Teatro Olimpo. Foi ainda atribuída Medalha de Serviço e Dedicação aos funcionários da autarquia que completaram 25 anos ao serviço do município: Adalberto de Oliveira Gaspar Alves e Paulo Luís Ferreira da Silva Cardoso.

A cerimónia teve ainda momentos musicais apresentados pelos músicos Carla Silva, Mário Medeiros e Pedro Pereira.

A comitiva seguiu para o Parque Empresarial do Camporês, para a inauguração da 6.ª fase das obras de ampliação, estruturantes e potenciadoras do desenvolvimento económico do concelho, que representaram um investimento da autarquia no valor de 2,4 milhões de euros, com um apoio do FEDER de cerca de 900 mil euros.

No período da tarde, teve lugar a apresentação de novas viaturas do município e a entrega de viaturas elétricas à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e à Unidade de Cuidados na Comunidade de Ansião, na presença da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Vítor Bernardo, bem como de representantes das unidades de saúde locais. Os referidos veículos permitirão uma melhoria na resposta aos cuidados de saúde primários prestados à comunidade ansianense, sendo, simultaneamente, uma solução mais ecológica e sustentável, promovendo o combate às alterações climáticas.

Pouco depois, a Assembleia Municipal Jovem trouxe ao Auditório Municipal dezenas de jovens ansianenses, a quem foi possibilitada a oportunidade de exercer o seu direito democrático de participação ativa nas políticas autárquicas. Subordinada à temática “O Impacto das Alterações Climáticas | Presente e Futuro, Como Defender os Valores Democráticos na Atualidade”, esta iniciativa conjunta do município, através do Conselho Municipal de Juventude, do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, deu voz aos jovens deputados, que apresentaram propostas conducentes ao fomento da melhoria da qualidade de vida dos jovens e de toda a população concelhia.

Praça ConVida” trouxe à Praça do Município um espetáculo com a cantora Filipa Vieira, com o qual se encerrou a programação das celebrações deste dia tão marcante para o reforço da identidade de Ansião Coração de Sicó.





As comemorações do Dia Nacional das Colectividades vão decorrer em Setúbal em 4 de Junho

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) constituiu-se formalmente em 29 de maio de 2003, na sequência do Congresso da Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio, realizado nos dias 31 de maio, 1, 2 e 3 de junho de 1924, e por decisão do Congresso Nacional das Colectividades de 2001. Em 22 de agosto de 2003 a Assembleia da República aprovou a lei 34/2003, que instituiu o dia 31 de maio como o Dia Nacional das Colectividades.

Este ano, as Comemorações centrais, com o lema “Segurança, Responsabilidade, Convívio”, realizam-se no dia 4 de junho, em Setúbal, no Auditório Bocage (Av. Nuno Álvares). Do programa salientamos: De manhã, apresentação do livro “Associações, democracia e utopias reais: o caso das associações de cultura, recreio e desporto”, de Sérgio Pratas; e os debates “O Associativismo no Concelho de Setúbal – Ontem e hoje!” e “O Futuro do Associativismo Setubalense”. De tarde, salienta-se a apresentação do livro “Associativismo Livre”, de Joana Dias Pereira, a entrega de Galardões e Distinções, e, após as intervenções dos convidados e da Direcção da Confederação, realiza-se um apontamento cultural associativo, a finalizar esta importante e significativa jornada das coletividades portuguesas.

 Veladimiro Matos

CERCA DE MIL ALUNOS FIZERAM ROTEIRO HISTÓRICO PELA MARINHA GRANDE

Cerca de mil alunos do 3º ciclo e ensino secundário do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente percorreram o centro da cidade, para conhecer pontos de interesse histórico, no âmbito da atividade “Roteiros com História”, esta sexta-feira, 27 de maio, no âmbito das comemorações do Dia do Município.

O encerramento da atividade ocorreu no final da manhã de sexta-feira, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador João Brito; do diretor do Agrupamento, Cesário Silva; do investigador Gabriel Roldão; dos docentes de história e alunos participantes.
Tratou-se de uma iniciativa organizada pelo Grupo de História daquele Agrupamento de Escolas, com o apoio do Município. Na sequência do mapeamento do património da cidade, os alunos percorreram as ruas da Marinha Grande e tomaram conhecimento “in Loco” do património e da história local, através de pontos de controlo marcados num mapa de orientação, onde tiveram de responder a questões sobre os mesmos.
Os “Roteiros com História” tiveram como objetivos desenvolver um espírito crítico e analítico perante o património cultural local; aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações; conhecer e aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo do património local/regional; e respeitar e valorizar o património local na sua diversidade.

O roteiro incluiu passagens pela Praça Guilherme Stephens, Jardim Stephens, Museu do Vidro, Museu Joaquim Correia, Parque da Cerca, Parque Mártires do Colonialismo, Jardim Luís de Camões, Gallo vidro, Largo Ilídio de Carvalho, entre vários outros locais.

Morreu o jornalista e vice-presidente da ERC Mário Mesquita

Vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e professor universitário, Mário Mesquita morreu esta sexta. Antigo diretor do Diário de Notícias e Diário de Lisboa tinha 72 anos.
Mário Mesquita, jornalista e vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), morreu esta sexta-feira, aos 72 anos. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Observador.

O jornalista, que começou a exercer a profissão antes do 25 de Abril, no jornal República, era também professor universitário na Escola Superior de Comunicação Social e na Universidade Lusófona. Sobre comunicação social, Mesquita escreveu oito livros.

Durante o seu percurso profissional, Mário Mesquita passou pelo Diário de Notícias, onde ocupou o cargo de diretor e diretor-adjunto, e pelo Diário de Lisboa, como diretor. Prémio Gazeta de Mérito, Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa e Prémio Artur Portela foram algumas das distinções atribuídas.

Ao Observador, Marcelo Rebelo de Sousa recordou Mário Mesquita como um “combatente pela liberdade de imprensa antes da revolução, durante a revolução, a seguir à revolução, e com uma coragem ilimitada”.

Conheci Mário Mesquita muitíssimo bem, no mundo da comunicação social e também como aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde examinei pelo menos uma ou duas provas. Conheci-o jovem e conheci a sua vivência como jornalista, como responsável por órgãos de comunicação social.”

O Presidente da República reconheceu ainda a “figura de democrata, de cidadão ativo, de conhecedor profundo, quer da realidade portuguesa, quer da realidade da comunicação social em Portugal”. “Fica para sempre a memória de um combatente pela democracia e pela liberdade, isento, integro e implacável na defesa dos princípios.”

Fonte:https://observador.pt/2022/05/27/morreu-o-jornalista-e-vice-presidente-da-erc-mario-mesquita/

Évora celebra Dia Mundial da Criança 2022

Entre os dias 28 de Maio e 3 de Junho
A Câmara Municipal de Évora preparou para o período compreendido entre os dias 28 de Maio e 3 de Junho uma série de atividades que irão assinalar, no nosso concelho, o Dia Mundial da Criança, com o ponto alto a ter lugar nas Piscinas Municipais (1 e 2 de junho).

No próximo sábado, dia 28, entre as 09h30 e as 19h00, as crianças que se deslocarem à Ludoteca, no Parque Infantil, terão um sem número de atividades que, sob o lema Brincar é um Direito, irá assinalar também o Dia Internacional do Brincar (brincadeira livre, modelagem de balões, massa de cores, pinturas, insuflável, Jogos Tradicionais magia infantil, bolhas sabão gigantes, sessões de yoga).

No dia 1 de Junho, as Comemorações do Dia Mundial da Criança serão subordinadas ao tema “Évora pela Cultura”, e entre as 08h30 e as 15h30, nas Piscinas Municipais, haverá a dinamização de múltiplas atividades lúdico – pedagógicas e de Expressão Física e Motora, para Estabelecimentos de Educação Pré – Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

O Projeto Municipal “Artes à Escola” irá promover também, neste dia Batupé – Baile para Crianças, para alunos do 1º Ciclo Ensino Básico (3º e 4ºs anos). No dia 2, o programa repetese, sendo que o Artes à Escola apresenta, desta vez, O Mistério da Pedra Encantada, para alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo Ensino Básico.

No dia 3 de junho, os alunos do Agrupamento de Escolas Severim faria terão a oportunidade de estar “À conversa com o escritor José Luís Peixoto…” , pelas 11h00, no Auditório da Escola secundária Severim de Faria.

Barcelos | IPCA reflete sobre perturbações de aprendizagem no Dia da Criança

 1 de junho | 14h30 | Campus do IPCA - Aud. Drº António Martins

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o IPCA e a Descolar, vão refletir sobre as “Perturbações de Aprendizagem Específicas”. A Descolar é uma associação de apoio à criança com perturbações de aprendizagem específicas, défice na leitura (dislexia), na escrita (disortografia/disgrafia) e/ou na matemática (discalculia) que se junta agora ao IPCA num seminário que pretende dar a conhecer várias realidades do Empreendedorismo no âmbito da Dislexia.

Neste seminário serão apresentados projetos inovadores como os “Discolares”, um grupo de jovens disléxicos recentemente criado para sensibilizar para esta problemática, a aplicação “Speed Reading” desenvolvida para tornar o treino de leitura mais lúdico e “As Aventuras de Lexi”, um jogo desenvolvido no âmbito do projeto Demola que visa ajudar crianças disléxicas a melhorar as suas aptidões de aprendizagem.

Neste seminário será abordado o impacto que esta perturbação tem na vida das pessoas, sendo que se estima que 600 milhões de pessoas em todo o Mundo tenham uma perturbação de aprendizagem (dislexia) e, em Portugal, a investigação aponta para 5 a 10% da população.

A transformação que pode ser feita quando diagnosticada sendo alvo de intervenção atempadamente e os direitos dos alunos com esta perturbação, desde o 1.º ciclo ao ensino superior são outros temas que vão estar em debate.

A sessão de abertura conta com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes e o encerramento fica a cargo de António Moreira, Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do seguinte formulário: INSCRIÇÃO


XV Feira Social de Castelo de Paiva arranca hoje no Largo do Conde *Festival das Sopas continua a ser atractivo do certame

“Festa da Criança “ é a novidade da iniciativa
Castelo de Paiva volta animar-se neste fim de semana, com a realização da XV Feira Social, uma iniciativa que, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, é promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que tem como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua actividade.

O evento, que junta todas as IPSS existentes no concelho, tem lugar no renovado espaço do Largo do Conde, apresentando uma organização enquadrada num modelo diferente, obviamente envolvendo todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que ao longo de três dias, vai potenciar uma intervenção em diversas áreas de actividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.

Num tempo em que o gabinete local da Rede Social contabiliza mais de uma dúzia de anos de existência, com um trabalho notável, no âmbito do apoio e da solidariedade social junto da comunidade paivense, o presidente da edilidade, José Rocha evidencia o desejo de que este certame volte a ser um êxito e que todos possam partilhar uma convivência saudável e feliz, manifestando depois, a vontade da Câmara Municipal, como entidade parceira, continuar a trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos.

A feira arranca hoje à tarde, com uma Demonstração e Acção de Sensibilização por parte da GNR e Bombeiros locais, e a Sessão de Abertura está agendada para as 16 horas, e contará com a presença do presidente da CM, José Rocha, e do director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, seguindo-se o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame, para logo a seguir registar-se a apresentação dos Projectos de (D)Ificiência Inclusiva, com a participação da APPACDM de Castelo de Paiva, Santa Casa da Misericórdia e Centro Social de Santa Maria de Sardoura.

Durante a tarde está também marcada uma demonstração de meios dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e de actividades com a GNR, sendo que, a noite deste primeiro dia, vai contemplar animação musical com a participação musical da Banda Nova Dança.

O programa para Sábado, dia 28, inicia-se com uma Aula de Zumba, e uma Caminhada da Liga Portuguesa contra o Cancro, sendo que, às 12h30 horas realiza-se mais uma edição do Festival das Sopas ( patanisca e rabanada ) com a participação de 5 entidades, e durante a tarde, para além de rastreios de saúde, mural de pinturas e insufláveis, atelier de artesanato, jogos tradicionais, estão agendadas diversas actividades de animação, lúdicas e recreativas, com a participação da Academia de Danças de Castelo de Paiva, para além da animação musical da ACUP, Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, uma peça de teatro apresentada pela ADRIMAG e uma actuação da Companhia de Dança Girassol.

Ás 17 horas, nas instalações do CICL, acontece uma apresentação do Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças, promovida pela CPCJ de Castelo de Paiva, sendo que, o programa da noite será preenchido com a realização da quinta edição do Concurso “ Got Talent Castelo de Paiva “, cujo objectivo principal é potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, sendo que, ao organizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho.

A programação de Domingo, dia 29, ultimo dia desta jornada social, é dedicada à Festa das Crianças, com a realização de vária actividades de diversão e entretenimento, nomeadamente a disponibilidade de diversos insufláveis, jogos, e distribuição de pipocas e algodão doce.

Carlos Oliveira

Festas de São João voltam em pleno a Figueiró dos Vinhos

 
Após o necessário interregno de 2020 e 2021, as Festas Populares de São João estão de volta em 2022, em toda a sua plenitude e “como manda a tradição”.
As comemorações iniciam-se logo no dia 20 de junho, com a abertura da iniciativa gastronómica “Sabores de Figueiró”, que se prolonga até ao último dia de festejos, 26 de junho, e que oferece uma “viagem de sabores” pelos restaurantes figueiroenses aderentes.

De 23 a 26 de junho, os festejos prometem Tasquinhas, Expo-Associações, Torneios e Provas Desportivas, Festival de Concertinas, Festival de Folclores, Djs, Marchas Populares, Sardinha Assada, Fogo de Artifício, e muito mais… A festa regressa para todos e para todas as idades, sendo abrilhantada, entre outros, pela música dos ÁTOA e de VIRGUL, nos dias 24 e 25, respetivamente.
O Dia do Concelho celebra-se com as habituais cerimónias oficiais, o Hastear da Bandeira e a Sessão Solene da Assembleia Municipal, durante a manhã, bem como as cerimónias religiosas em honra do Santo Padroeiro, São João, marcadas para a tarde.

As Festas do Concelho em honra de São João esperam por si, com a sua alegria contagiante e tão característica de Figueiró dos Vinhos.

Consulte o programa nas redes sociais ou na página online do Município (https://www.cm-figueirodosvinhos.pt/) e venha festejar connosco!

Projeto português utiliza microalgas e bactérias para a reutilização de água na aquicultura marinha

 Em prol de um mar mais limpo, em linha com as diretrizes da Comissão Europeia

GreAT é o nome do projeto de investigação, desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidade de Aveiro, que utiliza biomassa granular de microalgas e bactérias para o tratamento de efluentes gerados na aquicultura. Os resultados do projeto vão ser apresentados num evento online, aberto à comunidade, que se realiza na próxima terça-feira, dia 31 de maio, às 14h15.

O desenvolvimento de uma economia azul sustentável permite combater as alterações climáticas, recuperar a biodiversidade e utilizar os recursos marinhos de uma forma mais responsável,” salienta Paula Castro, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Neste sentido e, em linha com as diretrizes da Comissão Europeia para promover um mar mais limpo, as indústrias costeiras estão a adotar processos mais sustentáveis que assentam no desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Através do projeto GReAT, que decorreu entre 2018 e 2022, desenvolvemos processos de biomassa granular composta por microalgas e bactérias que revelaram ser uma solução eficiente para o tratamento de efluentes de aquicultura marinha.” As palavras são de Catarina Amorim, também investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Assim, “os efluentes produzidos por estes sistemas possuíam qualidade suficiente para serem reutilizados, permitindo a redução dos recursos hídricos necessários para produção, um fator importante perante a crescente escassez de água no planeta”.

A eficiência dos sistemas de tratamento de águas residuais no setor da aquacultura marinha é de extrema importância para a proteção do meio ambiente, especialmente para minimizar o impacto destes nos ecossistemas aquáticos onde são descarregados,” esclarece Paula Castro. O projeto permitiu descobrir que “o uso de sistemas granulares por si só permite uma maior eficiência energética, mas ao usar uma biomassa multitrófica, a simbiose estabelecida entre bactérias e microalgas pode diminuir a libertação de gases com efeito de estufa e também promover a produção de efluentes com níveis superiores de oxigénio, reduzindo assim a necessidade de oxigenação para a sua recirculação nos tanques de aquicultura,” conclui Catarina Amorim.

Os principais resultados do projeto GreAT, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT,I.P.)que envolveu investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, vão ser apresentadas a 31 de maio, a partir das 14h15, num evento online aberto à comunidade.

Roteiro pelas empresas do concelho até final do mandato. Executivo Municipal de Cantanhede visitou Paul Stricker, S.A.

No âmbito de uma política de proximidade com o tecido empresarial do concelho de Cantanhede, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, efetuou recentemente uma visita à Paul Stricker, S.A., empresa líder no mercado português dos produtos promocionais cuja sede está localizada no Núcleo Industrial de Murtede.

Acompanhada pelo vice-presidente, Pedro Cardoso, e pelos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, a autarca ficou a conhecer os projetos desta empresa que centra a sua atividade na conceção, desenvolvimento e distribuição de brindes publicitários e que conta na atualidade com clientes dispersos por toda a Europa e alguns países de língua oficial portuguesa.

Na ocasião, os responsáveis a empresa também se mostraram disponíveis para uma participação mais ativa na vida cultural e desportiva do concelho, nomeadamente com o estabelecimento de parcerias.

A dinamização da base económica é crucial para a criação de mais e melhores oportunidades de emprego e para a elevação dos padrões de qualidade de vida da população, o que explica a relação de proximidade que a Câmara Municipal tem cultivado com o tecido empresarial e industrial do concelho”, refere Helena Teodósio, adiantado que “o roteiro de visitas às empresas irá prolongar-se ao longo deste mandato”.

Fundada em 1944, a Paul Stricker, S.A está hoje em dia presente em 92 países e conta com 1.160 colaboradores, a maioria na base de gestão e operacional de Murtede. Apesar da pandemia da Covid-19 ter, de alguma forma, condicionado o ritmo de crescimento, o Grupo prevê atingir os 200 milhões de euros de faturação em 2024.

Aveiro | Café de Ciência “A minha Terra é o Mar…”

 
Na próxima terça-feira, 31 de maio, às 15h00, acontece online, mais uma sessão do ciclo de Cafés de Ciência dedicados ao Mar, organizados pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Filomena Cardoso Martins, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, é a convidada desta conversa que tem como título “A minha Terra é o Mar…”.
 
Portugal é Mar! … é uma afirmação que ouvimos e lemos em vários contextos. Quer na literatura e na poesia, como na narrativa histórica e na explicação da construção social do território, quer ainda na fundamentação de prioridades de política pública. Mas o que é que isto quer dizer? O território português é mar? A sociedade e a economia nacional são moldadas pela presença do mar? De que forma o mar e nós estamos ligados e nos condicionamos? Estas são algumas perguntas a que a cientista convidada tentará responder nesta conversa com cidadãos que pretendemos cada vez mais conscientes e responsáveis.
 
Filomena Cardoso Martins é investigadora da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), e docente do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
 
Este Café de Ciência acontece em formato online e tem participação livre, sendo que o link de acesso à sessão está disponível aqui.

Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto "Mar Azul: comunicar para envolver e educar", promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.

Sem surpresas, OE 2022 aprovado em votação final global

PAN, Livre e três deputados do PSD/Madeira abstiveram-se.
Na votação final global da proposta de Orçamento do Estado para este ano, o documento foi aprovado, esta sexta-feira, com os votos favoráveis apenas da bancada do Partido Socialista (PS). PAN, Livre e os deputados do PSD/Madeira abstiveram-se. Contra votaram, sem surpresa, o PSD, Chega, IL, PCP e Bloco de Esquerda.
Terminou ao início da tarde desta sexta-feira, com a aprovação graças à maioria absoluta do PS, a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022). Após quatro dias de votações e debate na especialidade, o plenário votou e aprovou o OE 2022 apenas com os votos favoráveis dos 116 deputados do PS.
PAN e Livre abstiveram-se assim como três deputados do PSD/Madeira, Sara Madruga da Costa, Sérgio Marques e Patrícia Dantas, respetivamente. Contra votaram PSD, Chega, IL, PCP e BE.
O OE 2022 entrará em vigor após a promulgação do Presidente da República.
À semelhança do que aconteceu na votação na generalidade do Orçamento do Estado em 29 de abril, quando os dois deputados únicos do Livre e do PAN – aos quais se juntaram hoje os deputados do PSD/Madeira – se levantaram para se abster, ouviram-se alguns risos por parte de alguns parlamentares, nomeadamente à direita do hemiciclo.

“HOJE VIRÁMOS A PÁGINA DESTA CRISE”
À saída do plenário, o primeiro-ministro António Costa destacou, numa declaração aos jornalistas nos Passos Perdidos, que “ao fim de sete meses, o país tem finalmente um Orçamento“.
Um Orçamento que os portugueses aguardavam e que vai permitir aos jovens, à classe média e às famílias com menores rendimentos pagarem menos IRS. Vai permitir aos pensionistas receberem já a partir de julho o aumento extraordinário das suas pensões com efeitos retroativos a janeiro, assim como reforçar os equipamentos sociais, começando no Serviço Nacional de Saúde, mas, também, com o início do programa das creches gratuitas já a partir do início do próximo ano letivo”, vincou Costa, sublinhando ainda que este OE “apoia fortemente a recuperação económica, seja pelo incentivo que dá às empresas para poderem investir, seja também pelo reforço do investimento público”.
Virámos a página desta crise e portanto agora vamos arregaçar as mangas e pormo-nos ao trabalho. É isso que os portugueses merecem e o país precisa”, conclui Costa.

VOTAÇÃO DESALINHADA NÃO É INÉDITA
A votação desalinhada dos deputados do PSD/Madeira não é inédita, lembra a agência Lusa. A última vez que aconteceu foi em 2020, aquando da votação da proposta orçamental do Governo. Nessa ocasião, os três deputados do PSD eleitos pela Madeira abstiveram-se, quando o partido tinha decidido o voto contra.
Na altura, o presidente do PSD, Rui Rio, participou da situação ao Conselho de Jurisdição Nacional do partido, que arquivou o processo por considerar que “não ficou claro quem e como indicou o sentido de voto”, mas em ocasiões anteriores os deputados madeirenses chegaram a ter pelouros de coordenação retirados.

SIC Notícias

Apoio de 60 euros pago esta sexta-feira a mais 280 mil famílias

O valor do apoio extraordinário é pago uma só vez pela Segurança Social. No total, são abrangidas mais de um milhão de famílias.

O apoio de 60 euros às famílias mais vulneráveis, criado para atenuar o impacto do aumento dos preços dos bens alimentares, é pago esta sexta-feira a mais 280 mil famílias, segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho. Em abril, o apoio chegou a 762.320 famílias que, em março, eram beneficiárias da tarifa social de eletricidade, mas o Governo decidiu depois alargar a medida aos beneficiários de prestações sociais mínimas que não estão abrangidos pela tarifa social. No total, o apoio irá chegar assim a mais de um milhão de famílias.
Em 13 de abril, na apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Governo previa que o apoio abrangesse 830 mil agregados familiares no total dos dois meses.
Segundo a proposta de OE2022, a medida terá um custo associado de 55 milhões de euros.A atribuição do apoio é automática, sendo o pagamento efetuado preferencialmente para a conta bancária, segundo a Segurança Social.
De acordo com o diploma que alarga a medida, passaram a ter direito ao apoio as famílias “que não sejam beneficiárias da TSEE [Tarifa Social de Eletricidade], mas em que pelo menos um dos membros do agregado familiar seja beneficiário de uma das prestações sociais mínimas” previstas no diploma, por referência a março de 2022.
As prestações em causa são o Complemento Solidário para Idosos, o Rendimento Social de Inserção (RSI), a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego.
São ainda contemplados “os agregados familiares em que uma das crianças é titular de abono de família do 1.º ou 2.º escalão e em que o apuramento do rendimento de referência do mesmo agregado corresponde a situações de pobreza extrema segundo os parâmetros definidos nos termos do Inquérito para as Condições de Vida e Rendimento, do Instituto Nacional de Estatística”, estabelece o diploma.

DECO PEDE APOIO DE 60 EUROS PARA FAMÍLIAS NUMEROSAS OU COM QUEBRA DE RENDIMENTOS
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) pediu ao Governo que aumente o apoio de 60 euros ao cabaz alimentar das famílias, acompanhando a inflação, o mantenha mensalmente até dezembro e alargue a famílias numerosas e com quebras de rendimento.
A Deco considera positivo a criação deste apoio de 60 euros e o seu alargamento a mais famílias, mas lembra que as previsões não apontam para um aliviar dos preços, muito pelo contrário, e que à previsão de inflação acresce a incerteza da duração temporal desta medida, que se desconhece se será prolongada.
“Tendo em conta a incerteza da duração temporal desta medida, consideramos que fica um bocadinho aquém das expectativas das famílias portuguesas”, afirmou a jurista do gabinete de apoio ao consumidor da Deco, Ingride Pereira, em declarações à Lusa.
A associação diz notar já um “acréscimo” de pedidos de ajuda de consumidores com dificuldade em fazer face aos aumentos de preços, famílias ainda a recuperar da pandemia da covid-19, que ainda não acabou, e que estão a ser confrontadas com aumentos nos preços da energia, dos combustíveis e, mais recentemente, dos bens alimentares.
A associação defende que esta medida deveria ser prorrogada, pelo menos enquanto se mantiver a atual situação inflacionista e defende que o apoio ao cabaz alimentar não pode ser retirado “nunca antes do final de 2022”.
Além disso, a associação defende que o apoio tem de começar a abranger, por exemplo, famílias que têm sofrido com a crise e que registam quebras no seu rendimento superior a 20%, devido a desemprego ou encerramento de negócios, e ainda famílias numerosas também muito afetadas com os aumentos de preços.

SIC Notícias/Lusa

Anadia Dia Mundial da Criança

Anadia vai assinalar o Dia Mundial da Criança com um conjunto de atividades dirigidas aos mais novos. A efeméride vai ser comemorada pela autarquia, no dia 5 de junho, domingo, entre as 14h00 e as 19h00, no Parque Urbano de Anadia, numa iniciativa inserida na Feira do Ambiente que decorre naquele espaço.
Pinturas faciais, gincana de bicicletas, insufláveis, Hora do Livro, palhaços, jogos tradicionais, atividades de sensibilização ambiental, construção de origamis, modelagem de balões, mascotes, ritmos kids, karts, são algumas das atividades que as crianças poderão desfrutar no Parque Urbano de Anadia.
O Dia Mundial da Criança foi estabelecido oficialmente, em 1950, na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou este dia para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.

Coimbra | 30 de Maio | 12 H - Constituição e Apresentação da Associação Cortiçada Art Fest Caixa de entrada

 A sessão contará com a apresentação da associação e do projeto “Arte na Paisagem” pelos 8 Associados Fundadores 
 
No próximo dia 30 de maio, às 12 horas, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, é formalmente constituída e apresentada a Associação Cortiçada Art Fest. A sessão será precedida da assinatura dos estatutos e cartas de compromisso pelos Associados Fundadores: Direção Regional de Cultura do Centro, Turismo Centro de Portugal, Município de Proença-a-Nova, Município de Oleiros, Município da Sertã, Centro Nacional de Cultura, Universidade de Coimbra e MAG – Marques de Aguiar. 

O envelhecimento afeta a dinâmica cerebral, mas nem todas as mudanças têm impacto no funcionamento cognitivo, revela estudo

Um estudo da Universidade de Coimbra (UC), publicado na prestigiada revista eLife, revela que nem todas as mudanças produzidas no cérebro, em resultado do envelhecimento, alteram o desempenho cognitivo. O cérebro muda de forma significativa com o envelhecimento, mas, pelo menos, parte dessas alterações poderão não ser relevantes do ponto de vista do seu funcionamento.

Conduzido por Maria Ribeiro e Miguel Castelo-Branco, investigadores do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT), ICNAS, e da Faculdade de Medicina da UC (FMUC), o estudo demonstra «que o cérebro mais velho apresenta uma dinâmica de atividade cerebral marcadamente diferente do cérebro jovem com uma diminuição das flutuações espontâneas de atividade neuronal, mas esta diferença não está associada a uma perda cognitiva».

«O nosso cérebro nunca para. Mesmo quando estamos em repouso, a nossa atividade cerebral mostra grandes flutuações. Períodos de grande atividade cerebral são seguidos de períodos de atividade mais baixa, alternando de uma região ou rede neuronal para outra, em constante movimento. Chamamos a esta atividade cerebral, atividade espontânea», sublinham os dois autores do estudo.

Ou seja, esclarecem Maria Ribeiro e Miguel Castelo-Branco, «com o envelhecimento, a nossa atividade cerebral espontânea tende a tornar-se mais estável. O padrão de atividade cerebral das pessoas mais velhas sugere flutuações de atividade neuronal de menor amplitude e uma redução da ativação espontânea das redes neuronais que abrangem regiões distantes do cérebro. Por outro lado, do ponto de vista comportamental, as pessoas mais velhas têm mais dificuldade em manter o desempenho constante, isto é, quando repetem a mesma tarefa ao longo do tempo as respostas são mais variáveis. Este aspeto parece estar associado a um pior desempenho cognitivo e é um preditor do declínio cognitivo e de patologia cerebral associada à demência».

Como é que a atividade cerebral mais estável nas pessoas mais velhas pode estar associada a um desempenho comportamental mais variável? Este foi o dilema abordado no estudo. Os cientistas da UC compararam os padrões de atividade cerebral de pessoas mais velhas com os padrões cerebrais de jovens adultos e estudaram a «associação entre a atividade cerebral espontânea e as respostas neuronais quando os participantes executavam tarefas cognitivas».

Foi então que observaram, explicam, «uma dissociação entre a atividade cerebral espontânea, que serve de pano de fundo para tudo o que acontece no cérebro, e a atividade cerebral que é induzida durante o desempenho cognitivo. Apesar de as pessoas mais velhas terem uma atividade cerebral espontânea menos variável, a sua atividade cerebral associada ao desempenho cognitivo mostra o mesmo nível de variabilidade dos jovens adultos».

O artigo científico pode ser consultado em:

https://elifesciences.org/articles/75722.

Cristina Pinto

Hasta pública para arrendamento no Mercado Municipal de Anadia

A Câmara Municipal de Anadia vai realizar uma hasta pública para arrendamento de dois espaços comerciais do Mercado Municipal de Anadia. A arrematação está agendada para o dia 2 de junho, pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Os espaços comerciais para arrendamento estão localizados no piso térreo do Mercado e correspondem às frações designadas pelas letras D e E. Cada loja tem uma área de 30,70 m2. O valor base de licitação é de 130 euros, com lanços mínimos de 10 euros.
Os espaços comerciais destinam-se à instalação de atividades que não colidam com questões ambientais, que não prossigam fins eticamente duvidosos e que não constituam fator de perturbação, tendo em conta as características sociais e culturais do meio e de acordo com o Regulamento de Ocupação e Utilização dos Espaços Comerciais do Edifício do Mercado Municipal.
As condições gerais do arrendamento podem ser consultadas no edifício dos Paços do Município de Anadia, no Serviço de Património, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, ou no site http://www.cm-anadia.pt.

“Coimbra a Brincar” com mais de 100 atividades gratuitas e para todos

 “COIMBRA A BRINCAR” CELEBRA DÉCIMO ANIVERSÁRIO COM MUITAS BRINCADEIRAS PARA TODOS
O “Coimbra a Brincar” está de volta sexta e sábado, 27 e 28 de maio, e a expetativa é que volte a juntar milhares de pessoas de todas as idades com vontade de brincar. Após dois anos em formato online, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e os seus parceiros na organização deste evento vão voltar a celebrar em pleno e presencialmente a alegria do brincar com mais de uma centena de atividades completamente gratuitas.
O local de encontro vai ser o habitual – o Parque Verde – mas, desta vez, a brincadeira vai concentrar-se na margem direita, havendo ainda atividades noutros locais. No dia 27, a festa será dirigida particularmente a escolas, jardins de infância e lares para seniores! No dia 28, a atenção irá especialmente para grupos familiares!
Das atividades previstas para esta 10ª edição do “Coimbra a Brincar” farão parte alguns dos habituais ‘clássicos’ – os jogos ampliados, o teatro e os contos, as cantigas e as danças, os passeios a cavalo e muito mais! – e mesmo muitas novidades. O programa completo pode ser consultado no site da APCC, em www.apc-coimbra.org.pt, ou na página de Facebook do evento, em www.facebook.com/CoimbraaBrincar.
O “Coimbra a Brincar” pretende celebrar o Dia Internacional do Brincar (que se assinala a 28 de maio) e o brincar intergeracional como fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental.
A primeira edição teve lugar em 2013, sendo parceiros este ano na iniciativa a APCC, Câmara Municipal de Coimbra, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Ânimas, Apojovi/Aposenior, Associação de Defesa e Apoio à Vida, Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro / Museu-Escola do Brinquedo Tradicional Popular, Associação Inclusão ConTacto, Associação Nacional de Intervenção Precoce, Auchan Coimbra, Biblioteca Municipal de Coimbra, Clube do Mar de Coimbra, Coimbra Business School ISCAC, Coimbra Cantat, Coimbra Stand Up Paddle, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Coimbra), Doña Piñata, Exército (Brigada de Intervenção do Regimento de Infantaria), ExpertTree, Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, Fundação Portuguesa de Cardiologia (Delegação Centro), GNR, INEM (Delegação Regional do Centro), Instituto de Apoio à Criança, ITAP, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, LAbJogos, Liga de Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro, Liga dos Pequeninos, Ludoteca "O Dragão Brincalhão", Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Água de Coimbra, Museu Municipal de Coimbra, Museu Nacional de Machado de Castro, Portugal dos Pequenitos, Pós de Prilimpimpim, PSP, Quinta Pedagógica "O Caracol", Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Saltimbancos do Grupo de Teatro do CPT Sobral de Ceira, Semp'a Bombar, Serranas do Mondego, SMTUC, Trupe_Lias, Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos e Vitamina Natureza.

PS COIMBRA: “Nova Maternidade de Coimbra! Uma Realidade do OE 2022!”

Leia o texto do PS Coimbra, abaixo, na íntegra:
"O Orçamento do Estado para 2022, continua no sentido do investimento do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nas suas infraestruturas, mantendo a qualidade da prestação de cuidados de saúde e acompanhamento dos utentes.
O Governo, em 2022, vai dar continuidade aos trabalhos necessários à concretização de diversos investimentos, do qual a edificação do novo Departamento Materno Fetal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Maternidade de Coimbra) é uma prioridade, com um investimento de 38 Milhões de euros para infraestruturas e 6,8 Milhões de euros para equipamentos.
Estão a decorrer os procedimentos concursais necessários à concretização da nova Maternidade de Coimbra, de acordo com o seguinte cronograma:
- Lançamento do concurso de arquitetura: 19/10/2021;
- Conclusão do projeto de execução: 1/09/2023;
- Revisão do projeto de execução: 31/10/2023;
- Processo de concurso da obra: 31/12/2023;
- Execução da obra: 31/12/2024 (12 meses).
 Pelo exposto, as propostas de alteração ao OE 2022 relativas à nova maternidade de Coimbra são redundantes e demagógicas e, por isso, foram rejeitadas pelos Deputados do PS. 
Assim sendo, os seis Deputados de Coimbra eleitos pelo Partido Socialista (Pedro Coimbra, Tiago Martins, Raquel Ferreira, José Carlos Alexandrino, Ricardo Lino e Isabel Cruz) lamentam a desonestidade política do PPD/PSD de Coimbra que, sabedores dos prazos e procedimentos concursais de uma importante e grande obra, com a posição pública que adoptaram mais não pretenderam que obter mediatismo e agitar as suas hostes internas!
Salientamos o fundamental papel do Governo do Partido Socialista liderado por António Costa, e do Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, que neste processo têm tido todo o mérito nas decisões políticas que têm sido tomadas para que, finalmente, a nova Maternidade de Coimbra venha a ser uma realidade após um atraso de décadas. 
Os Deputados do PS
Pedro Coimbra
Tiago Martins 
Raquel Ferreira 
José C. Alexandrino 
Ricardo Lino 
Isabel Cruz"

Ginastas de Coimbra conseguem apuramentos nacionais e internacionais

O passado fim de semana foi fértil em eventos gímnicos que deram apuramentos para provas nacionais e internacionais de ginastas de clubes filiados na Associação de Ginástica do Centro (AGDcentro).
A Portimão Arena recebeu de 20 a 22 de Maio a Prova Qualificativa para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, havendo vários clubes locais em prova. O Clube Norton de Matos (CNM-Coimbra) conseguiu um terceiro lugar por equipas no escalão Juvenil (Letícia Ribeiro, Filipa Simões e Gabriela Lucas), tendo as mesmas conseguido o apuramento para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O AGRA (Aveiro), igualmente filiado na AGDcentro, conseguiu apurar as duas ginastas em prova igualmente para o mesmo campeonato, nomeadamente Ariana Capão (Sénior) e Sofia carvalho (Júnior). A Associação Cristã da Mocidade (ACM-Coimbra) conseguiu o apuramento de todas as ginastas em prova para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, nomeadamente Inês Simões (Juvenil), Aleksandra Ustyuzhanina (Júnior), Ana Miguel Dias (Junior), Oleksandra Husak (Júnior Elite) e Elisabete Seletcaia (Sénior Elite). Esta última ginasta conseguiu ainda ficar no segundo lugar na geral, enquanto Oleksandra Husak conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio na geral.
A classe sub20, da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) conseguiu igualmente este fim de semana o 17º Gymnaestrada Mundial, que será realizado em Roterdão, nos Países Baixos de 30 de Junho a 3 de Agosto de 2023 numa co-organização da Federação Holandesa de Ginástica em conjunto com a Federação Internacional de Ginástica. A prestação com a execução do bloco “A day in the playground” com 49 ginastas no praticável levou entusiasmo ao público que enchia o Pavilhão Municipal do Bombarral e conseguiu o tão esperado apuramento para a tão importante competição mundial. A Gymnaestrada mundial é o maior evento internacional não competitivo, que permite a participação de todos os ginastas, de ambos os sexos, de todas as idades e diferentes culturas, atingindo números de cerca de 25.000 participantes.
O Pavilhão Municipal do Casal Vistoso recebeu o Campeonato Nacional de TeamGym, numa co-organização da Federação de Ginástica de Portugal e do Ginásio Clube Português. A região centro esteve representada pela AGCX - Associação de Ginástica de Condeixa e pelo ZakiGym (Castelo Branco), competindo com outros 8 clubes nacionais. O Zakigym conseguiu um terceiro lugar em Juvenis Femininas de 1ª divisão (Bruna Santainho, Bruna Lopes, Inês Rito, Margarida Jorge, Maria Beatriz Oneto, Maria Martinho, Maria Inês Barata, Matilde Afonso, Matilde Ivo, Mariana Manuel, Rute Neves) e o mesmo lugar em Juniores Base Femininas (Ana Almeida, Diana Carvalho, Diana Nunes, Francisca Moura, Inês Castro, Leonor Carvalho, Maria Monteiro, Marta Pinto, Núria Marante, Sara Pinto). A AGCX conseguiu um terceiro lugar com a sua equipa Júnior no Campeonato Base (Ana Almeida, Diana Carvalho, Diana Nunes, Francisca Moura, Inês Castro, Leonor Carvalho, Maria Monteiro, Marta Pinto, Núria Marante, Sara Pinto).