domingo, 21 de maio de 2023

WSL Challenger Series: Frederico Morais e Teresa Bonvalot alcançam 5º lugar no Sydney Surf Pro

Frederico Morais e Teresa Bonvalot alcançaram o 5º lugar no Sydney Surf Pro, segunda etapa do circuito Challenger Series da World Surf League que decorre na praia de North Narrabeen, em Sidney, na Austrália.

Portugal chegou aos oitavos-de-final com as aspirações intactas com os cinco atletas em prova. Nesta fase, Yolanda Hopkins (5.67 pontos) perdeu para a canadiana Erin Brooks (12.67 pontos) enquanto que Carolina Mendes (10.17 pontos) foi eliminada pela norte-americana, Bella Kenworthy (11.96 pontos).

Num duelo 100% nacional em águas australianas, Teresa Bonvalot (10.80 pontos) venceu Francisca Veselko (9.17 pontos).

Desta forma, Yolanda Hopkins, Carolina Mendes e Francisca Veselko terminaram em 9º lugar ex aequo.

Frederico Morais (9.04 pontos) foi ultrapassado nos quartos-de-final pelo australiano, Jackson Baker (14.83 pontos). Já Teresa Bonvalot (8.83 pontos) foi eliminada pela australiana Isabella Nichols (16.20 pontos) despedindo-se da prova também com um 5º lugar não conseguindo repetir a vitória histórica que alcançou no ano passado.A próxima etapa do circuito Challenger Series realiza-se de 2 a 9 de Julho em Ballito, na África do Sul.
Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

Fotos: Frederico Morais e Teresa Bonvalot (Crédito: WSL)

Cantanhede | Campo de treinos vai ter relvado sintético. Município investe 400 mil euros no parque desportivo de Febres

 
O parque desportivo de Febres vai contar com uma nova estrutura, cumprindo-se, assim, uma aspiração antiga do clube local. Trata-se de um novo relvado sintético, que dotará o campo de treinos das melhores condições, nomeadamente para os treinos do futebol de formação.
A consignação da empreitada decorreu na passada sexta-feira, 19 de maio, no local. O investimento da Câmara de Cantanhede é de 400.577,07€ e a obra tem um prazo de execução de 180 dias seguidos.
Esta era uma obra há muito desejada pelos dirigentes do Febres Sport Clube e que agora estamos em condições de concretizar”, referiu a presidente da autarquia, Helena Teodósio, que destacou a importância do desporto no desenvolvimento dos mais jovens.
O Município teve, tem e terá particular atenção à prática desportiva, em particular junto das crianças e jovens. Mas para tal é necessário proporcionar-lhes boas condições, nomeadamente infraestruturais. Esta obra representa um investimento significativo da Câmara, mas estamos certos que dará um novo impulso ao desporto, mais concretamente ao futebol, quer a Febres, quer às localidades envolventes”, complementou.
Também Miguel Mingatos, presidente do Febres Sport Clube, reconheceu a importância deste investimento municipal.
Com apenas o campo de relva natural disponível, a planificaçáo dos treinos tornava-se complexa, situação que se agravava no inverno. Com este novo sintético, o futebol de formação passará a dispor de ótimas condições de treino”, salientou.
A intervenção consiste na execução de um campo de relva sintética com as dimensões de 72 x 110 m, colocação de drenagem em torno do campo, execução de sistema de rega automática, reforço da iluminação com projetores de LED, marcações para futebol 11 e futebol 7.
Está também contemplada a aplicação de equipamentos (balizas, bandeirolas, cabinas de suplentes e de árbitros) e aplicada uma rede parábolas.



Marinha Grande | ESTÁDIO MUNICIPAL ACOLHEU 9.º MEETING FERNANDO ALVES


Realizou-se este sábado, dia 20 de maio, no Estádio Municipal da Marinha Grande, o 9º Meeting Fernando Alves, que contou com cerca de 250 atletas inscritos, provenientes de Portugal e outras nacionalidades.
Este Meeting foi organizado pelo Clube Atletismo de Marinha Grande (CAMG), com o apoio do Município, da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Federação Portuguesa de Atletismo.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; da presidente da direção do CAMG, Ana Paula André; do técnico Fernando Alves; patrocinadores; outros elementos dos órgãos sociais da associação e das entidades apoiantes.
Tratou-se de mais um encontro de homenagem ao técnico de atletismo Fernando Alves, nome icónico ligado ao atletismo há mais de 40 anos e recentemente reconhecido pelo Município com a Medalha Municipal de Mérito Desportivo, que integra o Circuito de Meetings de Portugal da Federação Portuguesa de Atletismo. Neste âmbito, realizou-se, também, o 6.º Meeting Jovem CAMG.
A prova trouxe à cidade vidreira alguns dos melhores atletas como Abdel Kader Larrinaga, Edujose Lima, Emanuel Sousa ou Jorge Grave. Participaram desportistas nacionais e outros provenientes de países como Cabo Verde, Colômbia, Equador ou Espanha.
As competições incluíram provas de lançamentos (martelo, peso, dardo e disco), saltos verticais (vara e altura), saltos horizontais (comprimento e triplo), velocidade (200 metros, 110 metros barreiras, 400 metros barreiras), meio-fundo (1500 planos) e fundo (3000 obstáculos).

Esta 9.ª edição deixou a organização muito satisfeita, pelo aumento do número de atletas e, sobretudo, pela qualidade dos mesmos, que registam das melhores marcas nas categorias onde competem. Entre os muitos voluntários que trabalharam na dinamização do Meeting, destaque para os alunos das Escolas Secundárias Eng.º Acácio Calazans Duarte e Pinhal do Rei.