quarta-feira, 15 de maio de 2019

Pampilhosa da Serra | dinamiza “Caminhada pela Saúde e pelos Direitos da Criança”



No próximo domingo, dia 19 de maio, a CPCJ de Pampilhosa da Serra – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, dinamiza uma “Caminhada pela Saúde e pelos Direitos da Criança”. 

O início está agendado para as 09h30 na Junta de Freguesia de Unhais-o-Velho, sendo que as inscrições devem ser efetuadas na Escola-Sede de Pampilhosa da Serra, no Centro Educativo de Dornelas do Zêzere ou nos pontos + do Município. A organização assegurará o almoço a todos os participantes. 

A iniciativa conta com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra, da Junta de Freguesia de Unhais-o-Velho, dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra (secção de Unhais) da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da GNR. 

Recorde-se que a CPCJ é a entidade de referência para a salvaguarda dos Direitos Humanos de todas as crianças em Portugal, cuja intervenção contribui para a coordenação, acompanhamento e avaliação da ação dos organismos públicos e da comunidade na promoção dos direitos das crianças e jovens.

Viseu | BADOXA E RICHIE CAMPBELL JUNTAM-SE AO CARTAZ DA FEIRA DE SÃO MATEUS EM 2019

Resultado de imagem para feira de s. mateus
Anúncio de uma grande estreia e do recordista de 2018 surge a cerca de três meses do início do certame, que já conta com dez artistas confirmados para esta edição.
Badoxa e Richie Campbell são as novas confirmações da Feira de São Mateus para a edição de 2019: uma estreia absoluta e um regresso muito aguardado, que bateu recordes no ano passado, irão subir ao palco em vésperas de fim-de-semana, nos dias 23 de agosto e 6 de setembro.

O cartaz do evento tem, até agora, número redondo de grandes concertos. Carolina Deslandes (9 de agosto), Fernando Daniel (14 de agosto), David Carreira (27 de agosto), Ludmilla (16 de agosto), Pedro Abrunhosa (17 de agosto), ÁTOA (20 de agosto), Badoxa (23 de agosto), Natiruts (24 de agosto), Piruka e Jimmy P (30 de agosto), Richie Campbell (6 de setembro) e Gipsy Kings Feat. Andre Reyes (14 de setembro) são os dez espetáculos já confirmados.

Jorge Sobrado, Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, defende que “a Feira apresenta, este ano, uma programação a pensar nos visitantes mais jovens, mas mantendo a aposta na diversidade musical e em concertos para todos”.

O ritmo e as sonoridades do “kizomba” de Badoxa marcam a sua estreia no palco de Viseu. Filho de pai cabo-verdiano e mãe angolana, lançou, em 2014, o seu primeiro álbum a solo “Minhas Raízes”, do qual faz parte o hit “Controla”.

O cantor de reggae Richie Campbell regressa à Feira em 2019, depois de protagonizar uma das noites mais concorridas na edição do ano passado. Foi o primeiro artista português a lotar o Campo Pequeno sem estar associado a qualquer editora.

“O certame confirma o seu estatuto “Cinco Estrelas” pelo segundo ano consecutivo, com um cartaz cultural imperdível, aliado às tradições de sempre e com várias surpresas programadas”, declara Jorge Sobrado.

Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).

A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.


Coimbra | Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra acolhe a Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia 2019


10 alunos, oriundos de escolas secundárias de Abrantes, Braga, Leiria, Lisboa, Mafra e Ponta Delgada, vão disputar a final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2019, nos próximos dias 17 e 18 de maio, em Coimbra.
As provas - uma teórica e outra prática – têm lugar no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. O programa da competição, que inclui várias atividades científico-culturais, tem início às 15h30m de sexta-feira (dia 17 de maio). No sábado (18 de maio), os trabalhos decorrem entre as 10h e as 15h.
Estes 10 alunos foram apurados numa prova eliminatória à qual concorreram 76 estudantes de todo o país. Agora, a final nacional vai selecionar os 4 alunos que constituirão a equipa portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica que vão decorrer na Hungria entre 2 e 10 de agosto.
A preparação para a prova internacional acontecerá nos meses de junho e julho, ministrada por astrónomos profissionais.
Promovidas e organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), as Olimpíadas de Astronomia têm como objetivo incentivar o interesse pela Astronomia; enriquecer os conhecimentos sobre Astronomia na população escolar; promover o contacto com a realidade da Astronomia profissional em Portugal e estimular a curiosidade e o pensamento científico.

Cristina Pinto

Formandos do CEARTE vão dar vida a obras de arte de todo o país

O Curso de Técnico Especialista de Conservação e Restauro de Madeira (Escultura e Talha), segundo Luís Rocha, Diretor do CEARTE, “já deu emprego a todos os ex-formandos”.
A turma de 14 alunos do Curso de Técnico Especialista de Conservação e Restauro de Madeira (Escultura e Talha) do Centro de Formação Profissional para a Artesanato e Património (CEARTE) conclui esta semana a formação de componente técnica em oficinas e salas de aula, e prepara-se agora para estagiar em instituições e empresas de todo o país, e até da Madeira.
Esta formação que, segundo Luís Rocha, Diretor do CEARTE, “já deu emprego a todos os ex-formandos” irá iniciar brevemente no Pólo de Semide, em Miranda do Corvo. Tem um cariz pós-secundário, com a duração de 1500 horas, que assenta numa forte componente científica e tecnológica, com oito meses de formação nas oficinas e laboratórios do CEARTE e três meses de estágio em empresas, museus e centros de restauro.
Este curso foi pioneiro no país, completando já 10 anos de lecionação no CEARTE. Habilita especialistas a efetuar diagnósticos, peritagens e intervenções em arte sacra, esculturas e talhas de madeira, e a conservar e a restaurar madeiras, policromias, douramentos e outras formas de revestimentos decorativos, contribuindo assim para a preservação do Património Cultural do país.
Para elevar o patamar de qualidade da formação, o CEARTE firmou parcerias com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o Departamento de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que ministram vários módulos teóricos e práticos, e reconhecem a equivalência de 25 créditos para as suas licenciaturas em “Conservação e Restauro” e “História de Arte”, respetivamente.
A componente prática do curso é realizada em instituições como a Câmara Municipal de Seia, Museu Nacional dos Coches, Museu de Aveiro, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional de Machado de Castro, e também em empresas de referência na área do Património, como a Quadrifólio, Empatia, Vértice de Ouro, Staurós, SIGNINUM, Susana Lainho, entre outras.
Devido à elevada taxa de empregabilidade (quase 100%), esta formação é procurada por público oriundo de todo o país.
Os formandos têm direito a uma bolsa de formação mensal no valor de 150 euros, subsídio de transporte até 95 euros, subsídio de alojamento até 130 euros, e ainda, almoço nas instalações do CEARTE e seguro de acidentes pessoais.
Mais informações e inscrições em www.cearte.pt ou através do telefone 239 497 200.

Sociedade | Portugueses e espanhóis juntos em Vilar Formoso pela abolição das portagens na A23 e A25

Sindicalistas, empresários, autarcas e populares portugueses e espanhóis exigiram hoje, em Vilar Formoso, a abolição de portagens nas autoestradas que servem aquela região e apelaram aos partidos que coloquem o assunto na agenda das eleições legislativas.
A vila fronteiriça de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, acolheu hoje uma tribuna pública transfronteiriça, organizada pela Plataforma Pela Reposição das Scut na A23 e A25 que, segundo os promotores, juntou cerca de 400 participantes dos dois lados da fronteira.
A iniciativa teve por lema "Pelo Interior - Repor as Scut. Abolir as portagens na A23 [autoestrada Guarda - Torres Novas] e A25 [Aveiro - Vilar Formoso]".
Durante a ação, Luís Garra, da União de Sindicatos de Castelo Branco, disse que a luta pela abolição das portagens vai continuar, tendo em conta que os defensores estão "cada vez mais unidos" e cada vez são mais.
"E, por isso, o desafio que aqui lançamos aos partidos políticos, que vão concorrer às eleições para a Assembleia da República, é que inscrevam nos seus programas eleitorais a abolição das portagens", afirmou.
Segundo o sindicalista, os partidos que não o fizerem não podem contar com o silêncio nem com a cumplicidade daqueles que contestam as portagens.
"Aqueles que não inscreverem, de forma clara e taxativa, a abolição das portagens, vão ter a nossa denúncia e a nossa oposição", prometeu Luís Garra.
Vicente Andrés, representante das Comissiones Obreras de Espanha, disse que o Governo português tem de retirar as portagens das autoestradas A23 e A25, porque encarecem os produtos que as empresas "produzem e fabricam".
Disse que a medida é penalizadora para os trabalhadores portugueses e espanhóis, e que é "imprescindível" que as portagens sejam abolidas.
O responsável admite que a abolição das portagens seria uma "pequena ação que teria consequências muito positivas" para a região transfronteiriça.
O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, que se associou ao protesto, referiu aos jornalistas que as portagens foram "um arrombo para o Interior", porque paga "um preço demasiado elevado".
O autarca sublinhou que aqueles que "visitavam constantemente" a região deixaram de o fazer e que as empresas "até têm saído" do território devido aos custos com as portagens.
Luís Veiga, representante do Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior, declarou durante a ação que é "uma vergonha" o que se passa em Portugal, porque não há vias alternativas às portagens.
Durante o protesto, realizado no largo da fronteira, em Vilar Formoso, os participantes ostentaram bandeiras e cartazes com mensagens como "P'la coesão, repor as Scuts", "Portagens ou emprego?", "Senhor primeiro-ministro, ouça o Interior" e "Portagens ou empresas?".
A iniciativa foi organizada pela Plataforma Pela Reposição das Scut na A23 e A25, que integra sete entidades dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, nomeadamente a Associação Empresarial da Beira Baixa, a União de Sindicatos de Castelo Branco, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, o Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior, a Associação Empresarial da Região da Guarda, a Comissão de Utentes da A25 e a União de Sindicatos da Guarda.

Sociedade | Desmantelada rede de tráfico de droga e apreendidas mais de 7 600 doses

O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação Criminal de Vila Franca de Xira, no dia 13 de maio, deteve 14 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e os 50 anos, por tráfico de estupefacientes, nos distritos de Lisboa e Setúbal.
Esta investigação, desenvolvida ao longo de 18 meses, permitiu desmantelar uma rede que se dedicava ao tráfico de haxixe, heroína e cocaína, nos concelhos de Lisboa, Loures, Amadora, Sintra e Montijo. No decorrer desta ação foi dado cumprimento a 36 mandados de busca domiciliária, tendo resultado na apreensão do seguinte:
  • 7 629 doses de droga, das quais:
  • 3 087 doses de cocaína;
  • 2 394 doses de heroína;
  • 2 148 doses de haxixe;
  • Duas balanças de precisão;
  • Duas máquinas de contar dinheiro;
  • Oito veículos;
  • 18 telemóveis;
  • 11 000 euros em numerário.
Os detidos, alguns com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, roubos e sequestros, estão a ser presentes, hoje, dia 15 de maio, no Tribunal Judicial de Loures, para aplicação das medidas de coação.
A operação, para além do Comando Territorial de Lisboa, contou ainda com o empenhamento de militares dos Comandos Territoriais de Setúbal, Leiria, Évora e da Unidade de Intervenção, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP), envolvendo um total de 400 elementos.

Justiça | Lanidor condenada por filmar casa em Águeda sem consentimento dos proprietários

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou a Lanidor a pagar 4.000 euros aos proprietários de uma casa em Águeda que surge num vídeo alusivo ao 50.º aniversário da empresa têxtil, segundo um acórdão hoje consultado pela Lusa.
De acordo com os factos dados como provados, as imagens da propriedade situada em Arrancada do Vouga, no concelho de Águeda, foram obtidas através de um drone que sobrevoou a mesma e foram captadas e divulgadas sem qualquer pedido prévio aos proprietários.
O Tribunal Cível do Porto tinha condenado a empresa a pagar uma indemnização de 6.000 euros e a retirar o vídeo da rede social Facebook, por ter violado o direito à reserva sobre a intimidade da vida privada e familiar dos donos da casa.
Inconformada com a decisão, a empresa têxtil recorreu para a Relação, que reduziu a indemnização para 4.000 euros por considerar “excessivo” o valor fixado na primeira instância, tendo em atenção “o curto tempo de visualização da casa” e “o facto de as imagens terem sido colhidas com certo distanciamento em relação às partes mais reservadas do imóvel”.
A empresa foi também condenada ao pagamento de uma multa de cinco euros por cada dia de atraso no cumprimento da sentença ditada pelo Tribunal.
O vídeo alusivo aos 50 anos da Lanidor foi divulgado nas redes sociais, tendo sido alvo de várias visualizações e partilhas.
Os donos da propriedade interpuseram uma ação a pedir uma indemnização de 8.000 euros, dizendo que se sentiram “incomodados e perturbados” com a invasão da sua intimidade e privacidade, quer pela divulgação da imagem da sua casa quer pela associação da mesma à marca.
A empresa alegava, contudo, que com o vídeo em causa "não pretendeu obter qualquer tipo de vantagem financeira, nem teve intenção de ofender a vida privada dos autores", tratando-se de "um vídeo institucional efetuado sem qualquer intrusão na propriedade de quem quer que seja".
Lusa

Moçambique | Standard Bank: Já se pode aceder a contas através do reconhecimento facial


O Fundo Monetário Internacional (FMI) embora encoraje o Banco de Moçambique a prosseguir com a redução das taxas directoras o seu representante em Maputo concordou, semana finda, com a manutenção das taxas de juro acima dos 20 por cento.

Intervindo no 2º Economic Briefing da Confederação das Associações Económicas (CTA) o representante do FMI em Moçambique, Ari Aisen, concordou com política monetária do banco central que desde Dezembro de 2018 interrompeu a descida da Taxa MIMO, nos 14,25 por cento, o que resultou na travagem da Prime Rate, nos 19,50 por cento, e consequente fixação das taxas de juro à retalho acima dos 20 por cento.

“O nosso entendimento o choque de oferta naturalmente causa o aumento de preços a reacção de políticas monetárias, na nossa visão, não é de reagir com o aumento das taxas de juro em função do choque de oferta. Mas havendo a disseminação do aumento de preços além daqueles bens que são directamente afectados pela escassez obviamente que não haveria espaço para a política monetária, se fosse o caso, reagir e controlar essa disseminação que não seria bem vinda”, começou por esclareceu Aisen.

Na óptica do representanto do FMI: “no aumento de preços temporário e transitório é de se esperar que, possivelmente, aquela trajectória de cautela de redução das taxas de juro deveria, em princípio, se manter”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Standard Bank: Já se pode aceder a contas através do reconhecimento facial


O Standard Bank apresentou, recentemente, duas novas funcionalidades pioneiras e inovadoras no mercado, que permitem aos seus clientes acederem ao aplicativo NetPlus, através da autenticação por impressão digital ou reconhecimento facial.

Trata-se de duas inovações digitais concebidas para conferir maior segurança e comodidade aos clientes, durante o uso do aplicativo do banco, bem como torná-los menos dependentes da intervenção humana para efectuar as suas transacções.

Através destas funcionalidades, introduzidas no mercado no âmbito da digitalização dos produtos e serviços do Standard Bank, os usuários podem usufruir de todas as facilidades que o NetPlus oferece, tais como consultar o saldo, fazer movimentos nas suas contas, abrir novas contas, pagar facturas de serviços diversos, comprar recargas, efectuar depósitos a prazo ou transferências para o Mpesa, entre outras.

Conforme explicou Mahomed Gulamo, gestor de clientes particulares do Standard Bank, o que se pretende é que os clientes tenham menos razões para se dirigirem a um balcão e que se sintam seguros para efectuar transacções através do seu dispositivo (telemóvel, computador ou tablet).

“Estamos a passar para uma era digital na qual uma das vantagens é que as pessoas vão poder ter independência na movimentação das suas contas, por isso o Standard Bank aposta muito na segurança e conforto dos clientes”, disse.

Para Mahomed Gulamo, estas duas funcionalidades são exemplo de uma perfeita combinação entre a comodidade e a segurança que os clientes buscam na sua relação com o banco: “Cada indivíduo tem características próprias e é aí que reside a vantagem do uso da autenticação por impressão digital ou do reconhecimento facial, que garantem a segurança necessária nas transacções, para além de fazerem o desbloqueio do aplicativo em tempo útil”.

Importa realçar que a apresentação destas funcionalidades foi feita durante o Mayfair, um evento anual organizado pela Escola Internacional Americana de Maputo, do qual o Standard Bank é um dos principais patrocinadores.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Aprovado PoD do campo Mamba/Prosperidade que poderá endividar Moçambique em mais 2 biliões de dólares



O Conselho de Ministros aprovou nesta terça-feira (14) o Plano de Desenvolvimento (PoD) do campo Mamba/Prosperidade no Bloco do Rovuma. É mais um documento cujos termos os moçambicanos não têm conhecimento e não inclui, por exemplo, que quantidade de gás ficará para o mercado nacional. Por outro lado, se a Decisão Final de Investimento (DFI) acontecer ainda este ano, deverá obrigar o nosso país a mais um endividamento para assegurar a participação da ENH neste projecto onde serão investidos 25 biliões de Dólares norte-americanos.

Reunido na sua 16ª sessão Ordinária o Governo de Filipe Nyusi validou o acordo de unificação dos campo de Mamba e Prosperidade, situados na Área 1 e 4 do Bloco do Rovuma, e a sua operação da unificada em terra pelos consórcios Rovuma LNG e Mozambique LNG. Foi também aprovado o PoD do projecto que deverá explorar as cerca de 85 triliões de pés cúbicos de gás natural que ali existem.

Tal como os planos de desenvolvimento dos restantes projectos de gás natural no nosso país este também não é do domínio público e a medida que começam a ser implementados os moçambicanos descobrem que anúncios feitos pelos governantes do partido Frelimo e não desmentidos pelos investidores não passam de promessas de boa vontade.

Uma dessas promessas está relacionada com a quantidade de gás natural que será destinada ao mercado moçambicanos, afinal todos esses projectos assentam os seus investimentos na exportação. Das reservas de Pande e Temane sabemos que hoje, quase duas décadas depois do sua negociação, o gás dedicado ao mercado doméstica não chega sequer para encher as botijas que o povo precisa para cozinhar.

Hoje já é publico que afinal os 400 milhões de pés cúbicos de gás natural dia que foram prometidos serem disponibilizados pela Área 1 não serão disponibilizados a partir de 2024, mas talvez em 2030.

Aliás o @Verdade apurou que estas quantidades de gás a ser disponibilizado ao mercado moçambicano não estão inscritas no Plano de Desenvolvimento aprovado pelo Governo para o Consórsio Mozambique LNG.

Logo após o anúncio do Conselho de Ministros o Consórcio Rovuma LNG reiterou que poderá anunciar a sua Decisão Final de investir 25 biliões de Dólares norte-americanos em Moçambique ainda este ano, o que implica que a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), que tem 10 por cento no projecto, deverá encontrar financiamento para esses quase 2 biliões de Dólares que precisa de investir.

Recorde-se que para garantir a participação da ENH no projecto da Área 1 o Estado moçambicano teve de emitir uma Garantia Soberana de 2,2 biliões de Dólares norte-americanos. Com contas atrasadas e “maquilhadas” braço empresarial do Estado nos projectos de gás natural já devia mais de 1 bilião de Dólares aos parceiros que a “levaram ao colo” no investimento da Área 4 Offshore.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

UNAVE | CURSOS DE VITRINISMO, GESTÃO DE STRESS E COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA NA UNAVE-UA


A UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro vai levar a efeito, nas próximas semanas, uma formação em Gestão do Stress e como Comunicar Ciência em Publico.

O curso de Comunicação de Ciência arranca a inicio a 21 de maio, sob a responsabilidade da de Alexandra Ataíde, empreendedora especializada no desenvolvimento de competências transversais e formadora em áreas como Falar em Público e Técnicas de Apresentação, Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflito, e consta de 25 horas de formação presencial.

Por sua vez, a formação em Gestão do Stress, destinada a todos aqueles que por força de uma vida profissional, familiar ou social agitada e intensa, pretendam adquirir ferramentas que lhes permitam compreender e gerir pró-ativamente o seu stress, por forma a minimizar as suas consequências negativas, está agendada para o dia 22 de maio.

O curso, com um total de sete horas presenciais, será ministrado pela professora Judite Manso, docente de Marketing e Vendas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro e diretora geral no IPRC – Instituto Português de Relações com o Cliente. Judite Manso é, ainda, consultora nas áreas Comportamental, Gestão comercial e estratégica e Marketing.

Durante o mês em curso, a UNAVE-UA tem, também, programadas formações em Vitrinismo enquanto estratégia de Marketing (início 28 de maio), Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA e Modelos de Equações Estruturais com SPSS AMOS, ambas em regime presencial e com início programado para 31 de maio.

Durante mês de maio, iniciar-se-ão, também, duas formações em e-learning: Gestão de Pessoas em PME´s (16 de maio) e como construir uma loja online com Wordpress e Woocommerce (21 de maio).

Inscrições e informação mais detalhada sobre estes e outros cursos, que integram a oferta formativa da UNAVE, disponíveis em www.unave.pt

Cantanhede | Nos dias 17 e 18 de maio, Trânsito interrompido na Praça Marquês de Marialva para transmissão do Aqui Portugal, da RTP1




Em virtude da realização do programa Aqui Portugal, da RTP1, na Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, no próximo sábado, dia 18 de maio, o trânsito vai estar interrompido na Rua do Largo Conselheiro Ferreira Freire, entre a Escola Conde Ferreira e a rotunda junto à Câmara Municipal, e na Rua da Praça Marquês de Marialva, entre a referida rotunda e o entroncamento com a Rua Henrique Barreto, na confluência com o Centro Comercial “O Rossio”. O período previsto para essa interrupção é das 13h00 de sexta-feira, 17 de maio, até às 20h00 de sábado, 18 de maio, devido à instalação dos equipamentos técnicos que a RTP1 vai utilizar na emissão de mais de seis horas em direto nesse dia.
O mote do Aqui Portugal em Cantanhede será a Festa da Primavera, cujo programa incluirá um variado conjunto de temáticas diretamente ligadas à vida socioeconómica e cultural do concelho e que serão devidamente contextualizadas pelos convidados nas entrevistas com os apresentadores Catarina Camacho, Hélder Reis e Joana Teles.
A gastronomia terá um destaque particular no edifício dos Paços do Município com uma grande mesa onde estarão presentes os sabores tradicionais preparados por todas as associações que organizam eventos gastronómicos, algumas das quais vão oportunidade de fazer pequenas apresentações dos pratos e petiscos que promovem. Representados no evento estarão também as principais marcas de vinhos produzidos no concelho, no que será o pretexto para a conversa com um especialista sobre o carácter de exceção do terroir de Cantanhede e da excelência dos seus tintos, brancos e espumantes.

Na Praça Marquês de Marialva, será grande a movimentação entre as 11h00 e as 18h45 de sábado, não apenas por causa dos artistas que desfilarão pelo palco do Aqui Portugal, mas também pela forte participação das forças vivas locais. Além de uma mostra de artesanato, os ranchos folclóricos e outras associações culturais serão dinamizadores de uma feira à moda antiga com quadros temáticos sobre as tradições locais e as coletividades desportivas estarão presentes com equipas e atletas de várias modalidades.
A grande operação televisiva a realizar em Cantanhede no dia 18 de maio foi acordada com a Câmara Municipal, que suporta apenas alguns custos relacionados com questões logísticas e o alojamento e refeições dos intervenientes, o que justifica claramente o apoio da autarquia na perspetiva de que a emissão dará uma assinalável visibilidade e projeção mediática ao concelho e à sua realidade socioeconómica e cultural.

Santa Cruz | CAMPO VAI DE NOVO À PRAIA EM SANTA CRUZ

A ruralidade vai ser de novo levada à praia…
No próximo dia 18 de maio Santa Cruz vai ter a segunda edição deste ano da sua feira rural, a qual terá lugar, como é habitual, junto ao mercado municipal desta estância balnear, entre as 9h e as 17h. 
Neste evento serão proporcionadas bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato, sendo que no interior do mercado, junto dos operadores desse espaço, encontrar-se-á à venda produtos como frutas, produtos hortícolas, peixe, carne ou pão.
A iniciativa contará ainda com animação.
Uma feira rural diferente, com cheiro a maresia, que permitirá obter os melhores produtos da terra e desfrutar da vivência da praia…
Esta atividade integra-se no programa “Santa Cruz.365”, sendo organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Junta de Freguesia da Silveira.
A Feira Rural de Santa Cruz voltará a realizar-se este ano nos dias 15 de junho, 21 de setembro e 19 de outubro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eventos@cm-tvedras.pt.

Covilhã | FOTOGRAFIA DE LUÍS MIGUEL MONTEIRO NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ



A Câmara Municipal da Covilhã promove de 20 de maio a 19 de julho, na Biblioteca Municipal, a exposição “Windjammer” de Luís Miguel Monteiro. 

Trata-se de uma exposição fotográfica, que surge em parceria com o mestrado em Estudos de Cultura da UBI, na qual o autor revela a sua visão sobre o mar, a arte de navegar e a pesca do bacalhau, numa sequência de registos que permitem a própria interação com o público. 

A cerimónia de inauguração terá lugar na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, pelas 17 horas, e contará com a presença do fotografo Luís Miguel Monteiro e do prof. Gabriel Magalhães, docente da Universidade da Beira Interior. 

Com curadoria de Diana Guerra e Glaucia Benites, esta mostra ficará patente ao público de 20 de maio a 19 de julho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 às 18h30, com entrada gratuita.

Covilhã | ALUNOS DA CAMPOS MELO EXPÕEM NA TINTURARIA



A Câmara Municipal da Covilhã inaugurou no dia 14 de maio, a exposição “Improvis´Art 2019” na Tinturaria. 

Trata-se de uma exposição coletiva de pintura, escultura e instalação pelos alunos do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Campos Melo. 

Nesta edição, a Improvis´Art fica marcada pela diversidade de materiais e técnicas aplicadas pelos jovens alunos, que aliadas à experimentação e à criatividade pessoal, conferem grande qualidade artísticas aos trabalhos em exposição. 

A Improvis´Art estará patente ao público até 31 maio podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita.

Câmara de Évora intervém nas Piscinas Municipais




A Câmara Municipal de Évora irá iniciar, dentro em breve, nova intervenção nas Piscinas Municipais, apostando este ano em duas vertentes importantes: renovação do sistema de tratamento de águas deste Complexo Desportivo e requalificação da chamada “Casa da Mata”. Enquanto a primeira obra só terá início durante o mês de setembro, forçando o encerramento a 1 de setembro, a requalificação do edifício localizado na mata iniciar-se-á ainda durante a época balnear.
Estas duas obras, que em nada interferem com o normal funcionamento das piscinas, cuja abertura está agendada para o dia 1 de junho, surgem da necessidade de adaptar o atual parque municipal de piscinas às mais recentes normas técnicas, funcionais e regulamentares atualmente em vigor e inerentes ao funcionamento deste tipo de equipamentos desportivos.
Com um orçamento total a rondar os 300 mil euros, estas duas obras irão dotar as Piscinas Municipais de Évora, projetadas no início da década de 60 do século passado, com as mais recentes soluções no plano da sustentabilidade ambiental, conforto e segurança.
A requalificação do atual e envelhecido sistema de escoamento de águas permitirá um reaproveitamento de toda a água que sai dos tanques de natação, passará por um tanque de compensação (a construir neste projeto) de forma a ser reencaminhada para a estação de tratamento e devolução aos mesmos tanques.
A intervenção na “Casa da Mata” permitirá, por seu turno, melhorar as condições de conforto, segurança e salubridade, para todos os utentes e funcionários das Piscinas Municipais e, além disso, constituirá uma importante melhoria do Programa Municipal de tempos livres, o Okup@te.
Será construído um novo edifício (ainda que construído a partir do existente) que responderá às diversas imposições legais e regulamentares em vigor, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. 

As duas obras deverão estar concluídas no final do ano.

Fundação INATEL promove a Canção de Coimbra no palco do Teatro da Trindade em Lisboa

A Fundação INATEL vai levar ao Teatro da Trindade, em Lisboa, na próxima terça-feira, dia 21 de maio, às nove e meia da noite, uma gala da canção de Coimbra e do fado intitulada “Canções da Liberdade”. O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, que terá 40 elementos em palco, e a fadista conimbricense Beatriz integram o cartaz.
O espetáculo realçará, ao longo de 90 minutos, temas da canção de Coimbra, interpretando nomes incontornáveis como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Niza e Luiz Goes.
De acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, “nós, conimbricenses, já estamos convencidos da nossa singularidade cultural, mas é determinante exportar os valores culturais de Coimbra, desvendá-los a outros públicos, ultrapassar fronteiras, abrir caminhos que conduzam a um universalismo de Coimbra. É crucial levar as nossas sonoridades e os nossos grupos e intérpretes aos grandes palcos nacionais e internacionais”.
Quando passam 50 anos sobre a Crise Académica de 1969, tantas vezes considerada como a precursora do 25 de Abril de 1974, a Fundação INATEL evoca, neste concerto, as “Canções da Liberdade”, fazendo apelo a alguns temas que, por essa ocasião, eram cantados nos convívios realizados nos jardins da Associação Académica de Coimbra.
É justamente a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa, presidida por Maria de Fátima Lencastre, e que tem como vice-presidente o antigo dirigente da AAC José Manuel Viegas, que se associa a esta gala promovendo-a junto da comunidade da capital.
Manuel Rebanda, presidente da direção do Coro dos Antigos Orfeonistas, adianta que “teremos dois contrastes, as vozes masculinas e a voz feminina, o fado de Coimbra e o fado de Lisboa cantado por Beatriz, acompanhada por guitarra portuguesa, viola e baixo. Todavia, um mesmo prenúncio: as Canções da Liberdade”.
O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra é dirigido pelo Maestro Rui Paulo Simões e é constituído por antigos estudantes de várias gerações, alguns deles nascidos já depois do 25 de Abril. É herdeiro da tradição do coro de vozes masculinas que foi, durante décadas, o Orfeon Académico de Coimbra. Constituído em 1980, quando se celebravam os cem anos da fundação do Orfeon Académico, o Coro tem como objetivo cultivar a música coral, com particular realce para os temas da Canção de Coimbra. O grupo tem, ao longo destes anos, passado por dezenas de países dos vários continentes, tendo ainda recentemente atuado na sede da ONU.
Para além de várias instituições de Coimbra que têm vindo a confirmar a sua presença, são esperadas algumas centenas de pessoas no palco principal deste teatro da Fundação INATEL. Como sustenta Bruno Paixão, “este espetáculo cultural vem unir pessoas, porque Coimbra tem esse encanto, e é um motivo de orgulho ver parte da nossa cultura subir ao palco de um teatro como o da Trindade, um dos mais belos de Portugal”.
NDC

Chamadas e SMS mais baratas na UE a partir de hoje

Resultado de imagem para Chamadas e SMS mais baratas na UE a partir de hoje
O Amarense
Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais na União Europeia (UE) entra hoje em vigor, com um limite de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, respetivamente, mais IVA.
Segundo divulgou na segunda-feira a Comissão Europeia, os novos tarifários máximos para chamadas e mensagens SMS na UE são fixados no seguimento do fim do ‘roaming’ (taxas de itinerância), em junho de 2017, e destinam-se, segundo um comunicado, a intensificar a coordenação das comunicações eletrónicas e a reforçar o papel do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (ORECE).
As novas regras para as chamadas internacionais visam reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.
Em média, segundo dados de Bruxelas, o preço normal de uma chamada intra-UE fixa ou móvel era três vezes superior ao preço normal de uma chamada nacional, sendo o preço normal de uma mensagem SMS intra-UE superior ao dobro do preço de uma mensagem SMS nacional.
Em alguns casos, o preço normal de uma chamada intra-UE podia ser até dez vezes mais elevado do que o preço normal das chamadas nacionais.
Lusa

Sociedade | Violência sobre idosos registada em linha SOS teve um aumento de 20% em 2018

A violência sobre idosos registada pelo serviço SOS Pessoa Idosa aumentou 20% em 2018, sendo cerca de 70% dos agressores familiares das vítimas, segundo dados a que a agência Lusa teve hoje acesso.
Dados da Fundação Bissaya Barreto, que opera aquela linha de apoio de âmbito nacional, em 2018 registaram-se 317 pedidos de ajuda/contactos e 280 processos internos, tendo sido efetuadas 489 articulações interserviços, o que representa um aumento de cerca de 20%, comparativamente ao ano anterior.
Entre 2015 e 2018, o número de pedidos de ajuda duplicou e os processos quadruplicaram, indicam os dados conhecidos no Dia Mundial da Família.
Na sua maioria (66%), as vítimas são mulheres e quase metade da amostra (47%) corresponde a pessoas em situações de viuvez e a média de idades é de 79 anos.
Do total de vítimas registadas, 39% vivem sozinhas, 21% residem com os filhos, 14% com o cônjuge e 9% em instituições.
Segundo os dados, os casais são vítimas em conjunto em 10% das situações.
A auto negligência teve lugar em 10% dos casos, correspondendo à adoção de comportamentos por parte dos idosos acompanhados que ameaçam a sua própria saúde ou segurança.
“Em Portugal, um dos fatores que pode contribuir para aumentar a vulnerabilidade da população idosa face às situações de violência é o facto de este ser um dos países da Europa onde existe uma maior proporção de pessoas com 75 e mais anos a coabitar ou ao cuidado de familiares diretos, por afinidade, ou por pessoas sem laço familiar”, refere a fundação.
Nas denúncias efetuadas ao serviço SOS Pessoa Idosa, no ano de 2018 cerca de 70% dos agressores estão identificados como familiares, “pelo que se pode inferir que a relação entre a vítima e o agressor é, na maior parte dos casos, de parentesco. Cerca de 50% dos agressores são filhos das vítimas.
O género é primeiro dado relevante em relação à caracterização do presumível agressor: 46% dos agressores são homens. Relativamente ao estado civil do agressor, 26% dos identificados são solteiros, com idade média de 50 anos.
O denunciante corresponde a toda e qualquer pessoa que contacta o serviço, a fim de responsabilizar alguém por um crime ou relatar a situação de violência sentida pela vítima e/ou testemunhada por terceiros. Pode ou não identificar-se, o que não permite, por vezes, traçar o perfil de quem realiza a denúncia, mas os dados recolhidos indicam que a maior percentagem corresponde a pessoas do sexo feminino (62%) e são na sua maioria, vizinhos e amigos.
Os familiares denunciam cerca de 29% dos casos, em particular filhos que denunciam irmãos, outros familiares, vizinhos ou profissionais.
“Estes resultados levam a crer que a proximidade com o contexto onde ocorre a violência, ou a afinidade com a vítima, é preponderante para a sinalização de situações que necessitam de proteção e intervenção. Em 16% dos casos é a própria vítima que denuncia a situação”, refere a Fundação Bissaya Barreto.
A Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra (Ministério Público), foi responsável por 15% das sinalizações realizadas ao Serviço SOS Pessoa Idosa.
No Alentejo e no norte do país, com mais casos de isolamento e com menor densidade populacional, verifica-se um aumento considerável do número de denúncias e de situações de violência sinalizadas em comparação com os dados dos anos anteriores, segundo os dados divulgados.
Como formas de violência mais frequentes, de acordo com a identificação realizada pelo SOS Pessoa Idosa, surgem agregadas a violência psicológica e a violência física (17%), o abuso financeiro e a violência psicológica (16%) e a negligência e abandono (15%).
O distrito com mais pedidos de ajuda e denúncias é o de Lisboa, com 24%, seguido de Coimbra, com 21%, de Setúbal, com 14% e do Porto, com 9%.
Para a responsável pelo Serviço, Marta Ferreira, “o lugar de honra e a dignidade que as pessoas idosas de tempos anteriores tinham como garantidos, encontram-se atualmente comprometidos”, sublinhando que “as gerações familiares mais jovens, hoje em dia, assumem direito sobre o destino dos mais velhos, sem considerar a opinião e vontade que têm sobre a sua própria vida”.
Lusa

Opinião | A flecha de Notre Dame

Irreal como um sonho, mas o auge da realidade

  • Plinio Corrêa de Oliveira
A grande beleza do gótico não aparece nas fotografias, é algo que paira acima da arte gótica, à maneira do “cone” do Fujiyama: um “cone” que não se vê, pois não existe, mas que se imagina como seria.
Entrando-se na Catedral de Notre Dame, o que ela tem de mais belo não é a parte construída, mas algo etéreo que paira na catedral, e que intuímos.
Esse aspecto imponderável se nota ainda mais na genial flecha construída por Viollet-le-Duc sobre a cúpula de Notre Dame. Olhando-se para aquela agulha colossal, alta e esguia, vemos algo de irreal — como é irreal o “cone” do Fujiyama —, mas que é o auge da realidade. Num ponto indefinido, vê-se algo de muito gracioso e superior, firme como uma ponta de lança, mas delicada como um sonho. Nisso desponta o melhor da catedral.
Não sei se diante da catedral de Notre Dame a maioria das pessoas explicita para si essa ideia, que deve ficar meio confusa no espírito delas. Se prestassem mais atenção, poderia dissipar-se essa confusão, tornando nítida a ideia. Como de modo geral não prestam atenção, não elevam o espírito como deveriam.

ABIM
___________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 1974. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Moçambique | Reconstrução pós-ciclone vai custar 3.2 biliões de dólares


Moçambique necessita de USD 3.2 biliões para o processo de reconstrução das zonas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth, que recentemente afectou parte das regiões centro e norte do país.

O valor consta do relatório final do levantamento realizado por uma entidade que integrou equipas multissetoriais do governo e de alguns parceiros, com destaque para a União Europeia.

Segundo a porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comuana, o valor visa financiar a reconstrução de sectores sociais, produtivos e outros essenciais que foram afectados pelas calamidades.

Segundo Ana Comoana, o valor será submetido à apreciação dos doadores, durante a conferência que terá lugar dentro de semana e meia na cidade da Beira.

“O relatório será a base da conferência de doadores, através da qual queremos mobilizar os recursos necessários para a reconstrução. Se conseguirmos o valor na totalidade, será óptimo, caso contrário, teremos que fazer esforços internos para viabilizar o projecto” disse Comoana, no briefing semanal do Conselho de Ministros.

Neste momento o governo considera que a situação em todo o país está estacionária e por isso, aprovou um decreto que desactiva o alerta vermelho na região norte e o levantamento da emergência nacional que vigorou a seguir aos ciclones Idai e Kenneth.

O País

Bairrada 150 - edição 2019


"Decorreu no passado dia 11 de maio, em Águeda, a 5ª edição do Bairrada 150, uma ultra maratona em BTT que utiliza o GPS como forma de orientação e que é já uma referência em Portugal em provas deste género.
Nesta 5ª edição estiveram inscritos aproximadamente 750 atletas oriundos de norte a sul de Portugal, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, bem como de vários países da Europa.

A presença de vários nomes sonantes da modalidade nesta edição de 2019, fez com que esta prova tenha sido uma das mais disputadas de sempre. Ao longo dos 150 kms foram vários os atletas que comandaram o pelotão, mas no final Nelson Sousa foi o mais forte e venceu à geral.
A organização continua a ter uma forte preocupação com o ambiente e a sustentabilidade de todos os locais de passagem do percurso, neste sentido promoveu este ano pela primeira vez o sorteio de diversos prémios aos quais apenas se habilitavam os atletas que no final da prova entregassem as embalagens dos produtos de nutrição que consumiram no seu trajeto.
No balanço final do evento a organização está bastante satisfeita, pois esta foi a edição mais participada de sempre e no final todos os atletas deram indicações bastante positivas do trajeto escolhido e da organização do evento.
A realização desta prova não teria sido possível sem o apoio de diversas entidades, entre as quais destacamos Câmara Municipal de Águeda.
Para o ano de 2020 o objetivo será continuar a organizar esta prova, tendo sempre em mente as questões ambientais aliando estas a uma organização de excelência que promova a prática desportiva, o território e proporcione convívio e diversão a todos os participantes."

Eurovisão: Conan Osiris falha a grande final numa primeira semifinal sem emoções fortes

O sonho eurovisivo chegou esta noite ao fim para Portugal. "Telemóveis", de Conan Orisis, não conseguiu a pontuação suficiente para garantir um lugar na grande final que se realiza este sábado, 18 de maio.
Na final estão a Grécia, a Bielorrússia, a Sérvia, o Chipre, a Estónia, a República Checa, a Austrália, a Islândia, São Marino e a Eslovénia.
Além do representante de Portugal, atuaram hoje os concorrentes da Grécia (Katerine Duska, “Better Love”), Chipre (Tamta, “Replay”), Austrália (Kate Miller-Heidke, “Zero Gravity”), Islândia (Hatari, “Hatrið mun sigra”), Hungria (Joci Pápai, “Az én apám”), Sérvia (Nevena Bozovic, “Kruna”), República Checa (Lake Malawi, “Friend of a friend”), Eslovénia (Zara Kralj & Gasper Santl, “Sebi”), Bélgica (Eliot, “Wake up”), Estónia (Victor Crone, “Storm”), Polónia (Tulia, “Pali sie”), Bielorrússia (Zena, “Like it”), São Marino (Serhat, “Say Na Na Na”), Geórgia (Oto Nemsadze, “Keep on going”), Finlândia (Darude com Sebastian Rejman, “Look Away”) e Montenegro (D mol, “Heaven”).
Aos 10 países apurados hoje irão juntar-se outros 10, que serão escolhidos na segunda semifinal, na quinta-feira. Nela atuam os representantes da Holanda, Suécia, Rússia, Suíça, Azerbaijão, Malta, Macedónia do Norte, Noruega, Arménia, Dinamarca, Albânia, Roménia, Lituânia, Moldávia, Áustria, Croácia, Letónia e Irlanda.
Na final, no sábado, aos 20 países apurados nas duas semifinais, irão juntar-se os ‘Cinco Grandes’ (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Israel).
As segunda semifinal e a grande final serão transmitidas novamente pela RTP1 a partir das 20h00.
Rita Souza Vieira / Madremedia