quinta-feira, 2 de março de 2023

Marinha Grande | VISITAS COMENTADAS, TERTÚLIA E DANÇA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, dinamiza visitas comentadas, uma tertúlia sobre o Dia Internacional da Mulher e um workshop de danças tradicionais do mundo, no mês de março, oferecendo uma programação diversificada, cuja participação é gratuita.
O objetivo das atividades é proporcionar experiências culturais a diferentes tipos de público e divulgar este museu, que consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia.
O acervo do Museu Joaquim Correia é constituído por tipologia variada de peças. Dele constam bustos, estátuas em bronze e gesso com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas.
A programação de março do Museu Joaquim Correia é a seguinte:

8 de março | 10h00, 11h30, 14h00, 15h30
Visita comentada à exposição “Feminae”, de Paulo Honorato
No dia em que se assinala a luta das mulheres pela igualdade de direitos, “Feminae” é o pretexto para debatermos com os alunos quem é a Mulher de hoje, e como a Arte pode ajudar a refletir sobre a equidade de género.
Público-alvo: Alunos do ensino secundário

11 de março | 15h00
Visita comentada à exposição “Feminae”, de Paulo Honorato
Na semana em que se assinala a luta das mulheres pela igualdade de direitos, “Feminae” é o pretexto para debatermos com os visitantes quem é a Mulher de hoje em contraponto com o feminino na obra de Joaquim Correia.  Como a Arte pode ajudar a refletir sobre a equidade de género?
Atividade gratuita sujeita a inscrição prévia para o email museu.jcorreiacm-mgrande.pt até 10 de março.

Público-alvo: Geral

25 de março | 15h00
“Para ti, Maria.”
Numa tertúlia descontraída, vozes erguem-se para conversar sobre as diferentes fases da vida da Mulher, com as suas angústias e encantos próprios. No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o Museu Joaquim Correia convida a comunidade a partilhar com a audiência testemunhos da vivência no feminino, sejam eles dificuldades, desafios, conquistas ou sonhos. Tertúlia com a moderação de João Lázaro e participação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro.
Público-alvo: Geral
Organização: Câmara Municipal Marinha Grande / Museu Joaquim Correia
Parceria: Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro - Adser II

30 de março | 09h15 e 12h00
Workshop de Danças Tradicionais do Mundo
Dinamizadora:  Mirjam Dekker
Mirjam Dekker irá dinamizar, pela terceira vez, o Workshop “Danças Tradicionais do Mundo”, no âmbito do Tema “Músicas do Mundo”, inserido no Projeto Cultural da Escola Professor Alberto Nery Capucho. Os alunos serão convidados a participar nos diversos estilos de Dança Tradicional do Mundo, como aconteceu nos dois últimos anos letivos.
Público-alvo: Escolas do Agrupamento Marinha Grande Nascente
Organização: Agrupamento de Escolas Nascente e Plano Nacional das Artes
Parceria: Câmara Municipal Marinha Grande.

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA O 193.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO POETA E PEDAGOGO JOÃO DE DEUS

 Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, terá lugar, em São Bartolomeu de Messines, no próximo dia 8 de março - Dia Municipal de João de Deus - a cerimónia comemorativa dos 193 anos do nascimento do poeta e pedagogo.
As comemorações deste dia contam com diversos pontos altos, iniciando-se com a formatura com guarda de honra, pelas 09h30, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de S.B. de Messines e posterior caminhada até ao monumento de homenagem a João de Deus, onde pelas 10h00 terá lugar a cerimónia evocativa com deposição de flores.
Ao longo do dia multiplicam-se as atividades, entre as quais a sessão de lançamento da 2.ª edição do Prémio Nacional João de Deus 2023 | Literatura Infanto-Juvenil, pelas 17h00 na Casa Museu João de Deus, terminando com o concerto poesia homónima por Júlio Resende & Júlio Machado Vaz, às 21h30 no Auditório Francisco Vargas Mogo em S.B. de Messines.
Nos dias 10 e 11 de março o Jazz nas Adegas será dedicado a João de Deus, com o grupo Filarmónica Jazz Combo, assim como o Lado B de dia 17 de março, com Ana Laíns. A 18 de março terá lugar o passeio cultural Lisboa, Lugares de João de Deus, com passagem por locais emblemáticos e com ligação à vida e vivências de João de Deus.
O Município de Silves convida todos a participarem neste programa comemorativo, com o objetivo de homenagear João de Deus, um filho da terra de reconhecido mérito nacional, que será para sempre recordado como uma das mais eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas.
 

Marinha Grande | ALUNOS APURADOS PARA A PROVA ORAL DA FASE MUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

 Realizaram-se ontem, dia 1 de março, as provas escritas da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura 2023, tendo sido apurados os seis alunos de cada nível de ensino com melhor resultado na prova escrita, que irão participar na prova oral (leitura expressiva), no dia 10 de março, em sessão presencial, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande.
A Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, volta a associar-se ao Concurso Nacional de Leitura, que envolve a participação de mais de uma centena de alunos dos diferentes níveis de ensino dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.
 
As obras selecionadas para o concurso são as seguintes:
1.º CEB | O menino que não gostava de ler, de Susanna Tamaro
2.º CEB | A bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki
3.º CEB | História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda
SECUNDÁRIO | O retorno, de Dulce Maria Cardos.

Os quatro primeiros classificados em cada nível de escolaridade irão representar o Município da Marinha Grande na Fase Intermunicipal do concurso, organizada pelo Município de Alvaiázere, no próximo mês de abril. A fase final nacional terá lugar em junho, em local a anunciar.

Recorde-se, que o Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com o apoio da RTP, e em articulação com os Agrupamentos de Escolas e os Municípios, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a importância da leitura na formação das crianças e jovens.

Os alunos apurados para a prova oral da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, que irá decorrer no dia 10 de março, são os seguintes:
1.º CEB
Salvador Boiça Sousa - EB1 Antonio Vitorino - 3.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Laura Miguel Neves - EB1 Prof. Francisco Veríssimo - 3.º ano - Agr. Poente
Ana Miguel Amado Quiaios - EB1 António Vitorino - 4.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Eva Fragata Domingues - EB1 João Beare - 3.º ano - Agr. Nascente
Joana Rita Fragoso Marques - EB1 Prof. Francisco Veríssimo - 4.º ano - Agr. Poente
Rita Maria Orfão Pereira - EB 2/3 Prof. Nery Capucho - 4.º ano - Agr. Nascente

2.º CEB
Maria Clara Guimarães Índio - EB 2/3 Guilherme Stephens - 6.º ano - Agr. Poente
Salomé Faustino Guerra - EB2 Padre Franklin - 6.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Sofia Simões Matias - EB2 Padre Franklin - 5.º ano - Agr. Vieira de Leiria
António Miguel Roldão Agostinho Gaspar - EB 2/3 Guilherme Stephens - 6.º ano - Agr. Poente
Érica Filipe Costa Damião Dias - EB 2/3 Guilherme Stephens - 6.º ano - Agr. Poente
Inês Confraria dos Santos - EB 2/3 Prof. Nery Capucho - 6.º ano - Agr. Nascente

3.º CEB
Carlota Santana Santos - EB José Loureiro Botas - 7.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Alice Vieira da Silva Santos - Escola Sec. José Loureiro Botas - 7.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Matilde Mendes Luís Borges - Escola Engº Acácio Calazans Duarte - 9.º ano - Agr. Poente  
Luana Gomes Santos - Escola Engº Acácio Calazans Duarte - 9.º ano - Agr. Poente
Afonso Filipe Rodrigues de Sousa Ferreira - EB Guilherme Stephens - 7.º ano - Agr. Poente
Ana Laura Fidalgo da Silva Fialho - EB Guilherme Stephens - 8.º ano - Agr. Poente

SECUNDÁRIO
Mariana Catarina Ribeiro Elói - Escola Secundária Pinhal do Rei - 12.º ano - Agr. Nascente
Francisca Moreira Duarte - Escola Engº Acácio Calazans Duarte - 12.º ano - Agr. Poente
Beatriz Velez Goes - Escola Sec. José Loureiro Botas - 12.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Sara Vieira Nunes Fonte Moreira - Escola Sec. José Loureiro Botas - 11.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Mariana Magalhães Fernandes - Escola Sec. José Loureiro Botas - 11.º ano - Agr. Vieira de Leiria
Rafaela Gomes Pereira - Escola Sec. José Loureiro Botas - 11.º ano - Agr. Vieira de Leiria.

Explosão na zona militar de Santa Margarida

Para o local foram mobilizados dezenas de meios, incluindo um meio aéreo. Há um morto e vários feridos confirmados. O Presidente Marcelo fala num “grave acidente” no Campo Militar de Santa Margarida.
O alerta para a “explosão” foi dado às 16:49. Para o local, a zona militar de Santa Margarida, no concelho de Constância (distrito de Santarém) foram mobilizados 38 operacionais, 15 veículos e um meio aéreo, de acordo com a Proteção Civil.
Exército, que confirmou desde logo à SIC Notícias um “incidente”, enviou entretanto comunicado às redações onde esclarece que “no âmbito Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida, foi empregue uma equipa de desativação de engenhos explosivos do Regimento de Engenharia N.º1 para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes”.
Mas no “decorrer da operação de desativação de engenhos explosivos ocorreu uma explosão inadvertida, da qual resultou um morto e cinco feridos”. A ocorrência está agora nas mãos da Polícia Judiciária Militar e foi “aberto um processo de averiguações”.
À Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adiantou que, pelo menos, dois são feridos graves.
A mesma fonte informou que, além do helicóptero, o INEM mobilizou duas viaturas médicas e sete ambulâncias afetas aos bombeiros.
Presidente Marcelo fala num “grave acidente”
Numa curta nota publicada há momentos no site da Presidência da República, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas informa que “acabou de ter conhecimento do grave acidente ocorrido, esta tarde, no campo militar de Santa Margarida”.
Marcelo diz ainda que já falou com a ministra da Defesa e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército, estando a acompanhar “solidariamente as vítimas desse acidente e seus familiares, enquanto decorrem as operações a cargo das entidades competentes”.

SIC Notícias

Fotorreportagem da Sessão para a Dádiva de Sangue dia 26 de Fevereiro em Cacia

No passado dia 26 de Fevereiro a ADASCA realizou a sua primeira sessão para a dádiva de sangue do ano, na localidade de Cacia, que contou com o apoio da CM de Aveiro, Freguesia de Cacia, Pastelaria Delicreme, Agrupamento de Escolas Rio Novo Do Príncipe - Escola Básica Do 2° E 3° Ciclos De Cacia e CST de Coimbra.

À semelhança das brigadas anteriores, a comunidade disse presente, tendo registado os seguintes resultados:

- Total de inscrições: 65

- Aprovados: 58

- Dadores primários: 8

- Eliminados: 2

- Medula Óssea/CEDACE: 2

Sendo Cacia uma localidade relativamente pequena, é fácil as pessoas conhecerem-se pessoalmente, acontecendo o mesmo connosco, pelo que notámos a falta de alguns dadores habituais. Ainda assim, todos devem ter-se sentido bem-vindos. Como vem sendo habitual, não podia faltar a oferta do Pastel de Nata. Obrigado a todos e a todas quantos(as) fizeram questão de comparecer.

As imagens feitas testemunham a onda de solidariedade que se fez sentir, destacando os mais jovens, que durante o corrente ano vão merecer especial destaque pela ADASCA com o lema: “JOVEM MARCA A DIFERENÇA! TORNA-TE DADOR DE SANGUE!” já com o foco na “Semana do Dador de Sangue” que vai decorrer entre os dias 12 e 18 de Junho próximo, conforme vem publicado no Boletim InfoADASCA para o mês de Março, coincidindo com a comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue a 14 daquele mesmo mês que pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1680.

Obrigado ao senhor presidente da Freguesia por ter cedido o Salão da Junta de Freguesia, ao Agrupamento de Escolas indicado acima por autorizar a afixação da faixa no gradeamento, ao senhor Nelo do Quiosque dos Jornais e como não deixar de ser ao senhor Aristides da Pastelaria Delicreme.

A próxima sessão vai decorrer no dia 18 de Junho no mesmo local entre as 9 e as 13 horas.

Até lá Obrigado e boa saúde!
















 O senhor Aristides (na imagem) com quase 60 anos de idade, decidiu fazer a sua primeira dádiva de sangue no dia 26, portanto, nunca é tarde para se ser dador benévolo. Obrigado.

Joaquim Carlos




Os livros de Andrea Ramos

 Com a tinta na ponta da caneta, os dedos sempre prontos a dedilhar e com uma imaginação encantadoramente fértil, Andrea Ramos tem muitos projetos em curso.
Andrea Ramos tem nas letras e na escrita a sua forma de expressão mais apurada. Escreve com quem conta um conto, com histórias repletas de personagens interessantes e com quem facilmente nos identificamos, com muito amor e humor, acutilância e sentido de oportunidade.

Começou a escrever muito cedo, ainda criança, mas foi em 2020 que se dedicou de uma forma mais intensa à escrita e à literatura, mais concretamente a literatura infantojuvenil. Lançou o seu primeiro livro, “Muda o Meu nome”, direcionado a adolescentes, ajudando-os a ter mais autoestima. 
 Sentada, escrevo a esperança de que as andorinhas
se lembrem de mim e venham fazer o ninho
na minha varanda.”
Em 2021, com o primeiro livro já na segunda edição, lançou “Zezé, o miúdo guloso”, um livro interativo destinado ao público infantil. O sucesso foi imediato, com apresentações e atividades em escolas e bibliotecas por todo o país. A Câmara de Ponte de Sor adotou-o como base do Programa Férias Ativas, realizado no verão, trabalhando temas e valores presentes na obra: amizade, partilha, valor da segurança/prudência, valor da verdade afetividade pais & filhos e agir para transformar.

O mais recente, “O meu mundo… de papel”, desperta para os valores, para a individualidade de cada um, a descoberta dos dons e vocações a partir da infância. “Acredito no potencial de cada criança para que seja autora da sua própria história”, defende.
Andrea Ramos tem apresentado os livros em escolas, jardins de infância e ATL, mediante programas interativos e estratégias criativas onde as crianças e adolescentes são os protagonistas.

Com a missão de desenvolver frutos verdadeiros (como a identidade, a gestão da ansiedade, responder a inquietações da adolescência, a aposta e incentivo no potencial individual de cada jovem, adolescente, ser humano…), os livros de Andrea Ramos valorizam Pais e Filhos (o seu relacionamento, a valorização da família, o resgate de valores, uma vida saudável e equilibrada”) e exponenciam, através das histórias, a valorização de competências (como a amizade e o respeito, a honestidade e a partilha, a solidariedade).

Nas histórias que cria, nos enredos que estabelece, a autora propõe reflexões pessoais e incentiva à melhoria dos relacionamentos interpessoais. Depois, nas escolas e outros espaços onde apresenta os seus modelos de interação com o público, Andrea Ramos replica os ensinamentos dos livros nas atividades, com muita imaginação e criatividade, envolvendo os jovens na descoberta interior e na consciencialização do seu valor.

A autora tem escrito alguns artigos no “Megafone” do Jornal Público, para além de poemas e diversos artigos no seu blog e disponibilizados no seu website.

Andrea Ramos acredita na beleza no meio do caos, no potencial que os jovens têm, nos seus talentos e na certeza de que o mundo precisa de jovens ativos e com sentido crítico, com capacidade de resposta aos desafios que a vida coloca e que é nosso dever, geração anterior, não só passar os valores da integridade, honestidade, como ser pedagogos e verdadeiros incentivadores de uma nova geração que, num piscar de olhos (porque o tempo é célere), vai ser os líderes de amanhã.

É ainda fundadora e mentora do projeto de voluntariado social “Pintas de Felicidade” e está envolvida em vários projetos de cariz social e solidário.

Em breve, irá lançar um novo livro, que conta com a ilustração da conhecida ilustradora Olga Neves.

A autora disponibiliza-se para apresentar os seus livros e projetos em que está envolvida e conceder entrevistas.

Aceite este desafio!

Aguardamos o vosso contacto.
andrearamos.pt
anevesmr22@gmail.com


Amanhã, 3 de março: Cantanhede em destaque no stand da CIM – Região de Coimbra na Bolsa de Turismo de Lisboa

 

Amanhã, 3 de março, em destaque no stand da CIM – Região de Coimbra na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa vai estar o Município de Cantanhede com alguns momentos de animação e duas apresentações a realizar entre as 16h00 e as 18h00. A primeira delas é a Expofacic/2023, com a referência a alguns dos contornos do certame, cujo programa de espetáculos incluirá de novo alguns nomes fortes do panorama musical internacional e os principais artistas nacionais, perspetivando-se, segundo a organização, uma das maiores e melhores edições de sempre.

Outro evento que a autarquia cantanhedense vai evidenciar na BTL é a Pink Wine Fest, uma mostra de rosés da Região de Coimbra que se realizará no dia 11 de março, sábado, no Museu da Pedra, em Cantanhede. Organizado no âmbito de uma parceria com a CIM – Região de Coimbra, o evento destina-se a promover um setor do mercado dos vinhos com crescente expressão a nível nacional e internacional, contando para o efeito com a presença de algumas das melhores marcas de rosés da Bairrada, bem como de produtos regionais representativos dos mais apreciados sabores do território.

Além do executivo camarário liderado por Helena Teodósio e de convidados de várias entidades, na animação do Município de Cantanhede na BTL vai estar a comitiva que a autarquia organizou para o efeito e que é constituída por presidentes de junta, membros da Assembleia Municipal, quadros dirigentes dos serviços camarários e agentes económicos do setor do turismo.

No decurso das apresentações, haverá alguns momentos musicais a cargo da fadista Carolina Pessoa, acompanhada por Ricardo Silva na guitarra portuguesa e João Silva na viola de fado, estando agendada para o final um brinde com espumante rosé de Cantanhede e a degustação de alguns acepipes.

A 10 e 11 de março HERDADE BARRANCO DO VALE RECEBE JAZZ NAS ADEGAS COM FILARMÓNICA JAZZ COMBO

 Integrando mais uma sessão do Jazz nas Adegas, promovido pelo Município de Silves, a Filarmónica Jazz Combo atuará, nos próximos dias 10 e 11 de março, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, na Herdade Barranco do Vale. A iniciativa integra a programação das Comemorações do 193.º aniversário de João de Deus. Os ingressos têm um custo associado de 20 euros e já estão à venda em https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais.
Esta formação da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta um Combo de Jazz, composto por um quarteto de músicos; tendo preparado, propositadamente para esta edição do Jazz nas Adegas, um repertório constituído por alguns clássicos mundialmente conhecidos, assim como outros temas com influências de vários estilos musicais.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.
Relembre-se que este ciclo terminará a 27 de maio, e trará, ainda, inúmeros nomes do jazz às adegas do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:
24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel    
Formação Artística: String Reed Trio          
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Anfitrião: Quinta João Clara 
Formação Artística: Nuno Carpinteiro                     
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00
Anfitrião: Barranco Longo     
Formação Artística: Las Guitarras Locas    
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Anfitrião: Paxá Wines           
Formação Artística: Analog Music Project              
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso        
Formação Artística: Manouche Station
 
A iniciativa conta com o apoio dos produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.
 
HERDADE BARRANCO DO VALE
Fundada em 2018 a HBV consiste num projeto agrícola que visa conciliar a preservação de um património único com a adoção das melhores práticas tecnológicas e de gestão. Localizada em S.B. de Messines, em plena Serra do Caldeirão, estende-se ao longo de cerca de 100 hectares com vinha, montado, oliveiras, alfarrobeiras e medronheiros. Dispondo de 2 castas tintas (Castelão e Aragonez), 6 castas brancas (Arinto; Alvarinho; Antão Vaz; Chardonnay; Sauvignon e Viognier) e Negra Mole (branca e tinta).
 
FILARMÓNICA JAZZ COMBO
A Banda Filarmónica de Silves preparou propositadamente para esta edição do Jazz nas adegas, um Combo de Jazz, constituído por músicos da sua banda. Este grupo de músicos vai apresentar um repertório constituído por alguns clássicos mundialmente conhecidos, assim como outros temas com influências de vários estilos musicais.
  • Mauro Mestre – Bateria
  • Daniel Santos – Saxofone Barítono
  • Vasco Ramalho – Vibrafone
  • Alexandre Castalo - Saxofone alto 
Organização: Município de Silves

Parceria:
  • Produtores de Vinhos de Silves aderentes
  • Agrupamento de Escolas Silves Sul
  • Associação Barmen Algarve

Três homens detidos por furto

Elementos do  Posto da GNR da Praia de Quiaios, no dia 1 de março, deteve em flagrante três homens com idades compreendidas entre os 22 e os 35 anos, por furto num café, no Concelho da Figueira da Foz.
Após receberem a denúncia, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, onde verificaram que havia sido furtada uma máquina dispensadora de tabaco.
Após as diligências policiais foi possível localizar a máquina, já desmantelada, e os três suspeitos que tinham fugido a pé, após abandonarem a viatura.
Durante a ação foi recuperado e apreendido diverso material, do qual se destaca:
·Uma máquina dispensadora de tabaco;
·112 maços de tabaco;
·Uma viatura;
·Uma marreta;
·Dois telemóveis;
·Uma navalha.
Os detidos, com antecedentes criminais, foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Coimbra.
Esta ação contou com o reforço dos Postos de Montemor-o-Velho, do Paião,  da Tocha, do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho e do Destacamento de Intervenção de Coimbra.

Solidariedade vaguense leva material escolar a Cabo Verde

Muito material escolar chegou na passada semana, proveniente de Vagos, a Cabo Verde, na sequência de uma campanha de recolha de equipamento diverso que decorreu junto da comunidade escolar de Vagos que não regateou esforços na sua contribuição.
No âmbito da campanha de recolha de material escolar para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo que estudam em Santa Cruz de Cabo Verde foram entregues, na passada semana três paletes de equipamento diverso naquele país africano e integrante dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Esta campanha surgiu no decurso do contacto do vereador da Educação da Câmara Municipal de Santa Cruz, Nilton Paiva, solicitando este apoio ao Município de Vagos, à margem da assinatura do protocolo tripartido na área da Educação entre o Município de Vagos, o Município de Santa Cruz e a Escola Profissional de Agricultura e desenvolvimento Rural de Vagos.
Este material servirá para suprir a carência dos estudantes de Santa Cruz, cumprindo o Município de Vagos, desta forma, com o seu compromisso em contribuir para que as crianças cabo-verdianos possam ter mais condições para efetuar a sua aprendizagem.
Este gesto só foi possível graças à solidariedade de toda a comunidade escolar do concelho de Vagos que se empenhou, no período de duração desta campanha, em disponibilizar o material necessário, que foi bastante diversificado. Este ato de solidariedade é extensível ao empresário da região que disponibilizou os seus contentores para o envio do material.
Com efeito, para Santa Cruz seguiram lápis de cor e carvão, canetas de escrever e de pintar, capas, dossiers, borrachas, tesouras, afiadeiras, tintas de várias cores, pincéis, mochilas, porta-lápis, cartolinas, papel crepe e celofane, cadernos quadriculados e pautados, plasticina e frascos de cola branca.
Este ato de solidariedade dos vaguenses para com as crianças de Santa Cruz é, nas palavras do vereador Pedro Bento, “uma prova inequívoca de que os vaguenses, desde os mais pequenos aos adultos, sempre que são chamados a colaborar com quem mais necessita, dizem presente”. Do ponto de vista prático, reafirma que “este ato contribui de uma forma bastante importante para que as crianças de Santa Cruz possam ter ao seu dispor melhores condições de base para o seu aprendizado, o que ganha maior importância e relevância quando estamos a falar de alunos que estão a começar a fazer a sua formação”.
Para o futuro, Pedro Bento quer “continuar a dar cumprimento ao protocolo estabelecido há pouco menos de um ano”.
Recorde-se que ao abrigo do acordo tripartido entre Vagos, Santa Cruz e EPADRV há o objetivo, entre outros, de proporcionar nesta instituição de ensino, formação profissional aos alunos provenientes de Cabo Verde.
O protocolo firmado assenta em alguns pilares que se consideram fundamentais, nomeadamente, o intento do Município de Vagos em promover as suas instituições educativas, na perspetiva de dar visibilidade à qualidade do seu trabalho; a disponibilidade e interesse da Câmara Municipal de Santa Cruz para se associar à atribuição de vagas aos alunos que ingressem nos cursos da EPADRV, que é, por seu turno, uma escola que se tem distinguido como um centro de criação, transmissão e difusão do conhecimento científico e tecnológico com o objetivo da melhor preparação dos cidadãos, proporcionando um espaço para o desenvolvimento de competências profissionais e que tem do seu lado a experiência na colaboração com entidades públicas e privadas, através da parceria estabelecida com empresas e instituições e, muito particularmente, na prestação de formação profissional a alunos dos PALOP, assim como fazer deslocar formadores da EPADRV no sentido de dar formação à comunidade local.

Apresentação da 1.ª Edição da Semana de Inovação dedicada à lã. Programa - 02 março 2023

 

Aveiro recebe o Congresso da AHRESP em 2024

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) recebe o Congresso Bienal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – AHRESP, nos dias 11 e 12 de outubro de 2024, que vai reunir mais de 1000 empresários, especialistas e decisores, para debater os desafios do setor.
Os Presidentes da CMA e da AHRESP assinaram ontem no stand da AHRESP, no primeiro dia da BTL 2023, na qual Aveiro é o Município Convidado, o Protocolo de Colaboração para a organização desse importante evento, que vai envolver também a Turismo do Centro de Portugal, cujo Presidente assinou um outro Protocolo com o Presidente da AHRESP.

O congresso tem como tema central o futuro do Canal HORECA, cluster que tem como objetivo dinamizar os Hotéis, Restaurantes e Cafés, e dos assuntos que mais impactam as atividades destas áreas.

“Para a Câmara de Aveiro, este é um momento de grande importância, que surge no âmbito de um processo de crescimento turístico sustentado do Município. O ano de 2022 foi recordista em termos de número de visitantes e de dormidas em Aveiro, valores que vamos continuar a fazer crescer nos anos de 2023 e 2024”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Nos últimos anos, Aveiro tem sido palco de diversos eventos de relevante dimensão nacional e internacional, dos quais se destacam o Dia Nacional do Exército (outubro de 2021), o Festival de Cinema Art&Tur (outubro de 2021) o Congresso da Associação Portuguesa dos Agentes de Viagens e Turismo – APAVT (dezembro de 2021) e o Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses – ANMP (dezembro 2021).

Para Ribau Esteves, “operações especiais como estas e o Congresso da AHRESP de 2024 são fundamentais para prosseguirmos a execução da estratégia de afirmação e crescimento do Município de Aveiro”.

“A escolha de Aveiro para receber o encontro do setor da Hotelaria e Restauração é o culminar de um trabalho de parceria com as Empresas do setor, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e, de uma forma muito especial, com a Turismo Centro de Portugal, e que vai ocorrer no ano em que Aveiro celebra o título de Capital Portuguesa da Cultura”, acrescenta o autarca.

A CMA saúda e agradece publicamente a escolha da AHRESP em realizar o seu Congresso de 2024 em Aveiro, assumindo o compromisso de uma organização de excelência com muitas notícias e surpresas.

“É com este espírito positivo e aberto que damos as boas-vindas a todos aqueles que vão fazer de Aveiro, Cidade dos Canais, dos Ovos Moles, da Capital Portuguesa do Movimento Arte Nova e de Santa Joana, Princesa de Portugal, a sua casa durante os três dias de congresso”, conclui o Presidente, Ribau Esteves.

Imagem do Litoral Centro

Jacobeus organizam peregrinação a Santiago pelo Caminho da Geira

A delegação de Amares da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) organiza uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, que começa este sábado, dia 4, em frente à Sé de Braga.

A peregrinação, levada a efeito em parceria com a Câmara de Amares e a União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, tem inscritos 32 peregrinos e está dividida em 11 etapas, a percorrer até setembro.

A concentração está marcada para as 8h00 em Amares, mas os participantes deslocam-se depois para a Sé de Braga, onde meia hora depois recebem a bênção pelo cónego Roberto Rosmaninho Mariz, pároco de São José de São Lázaro, na arquidiocese de Braga.

As etapas decorrem sempre aos sábados, duas por mês, com exceção dos meses de julho e agosto, em que não se realizam, e três em setembro.

Segundo os organizadores, “tem como principal objetivo promover o Caminho da Geira e dos Arrieiros junto dos amarenses, bem como a importância turística deste traçado para os territórios que atravessa".

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço (Castro Laboreiro), entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Contactos:Página AEJ Amares: https://www.facebook.com/groups/jacobeusamares

Conheça as datas de pagamentos da Segurança Social em Março

Estas são as datas para pensões, subsídios e abonos
03 Março
Doença Profissional: Pensões e Subsídios

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
08 Março
Complemento Solidário para Idosos
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
08 Março
Pensões
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
08 Março
Prestação Social para a Inclusão
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
16 Março
1º Pagamento Desemprego/Doença/Ação Social/SVI
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
16 Março
Prestações Familiares
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
23 Março
Rendimento Social de Inserção
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
28 Março
2º Pagamento Desemprego/Doença/Ação Social/SVI
  • Transferência bancária
  • Vale de correio
28 Março
Subsídio de Apoio ao Cuidador Informal
  • Transferência bancária
  • Vale de correio

Editar os genes do arroz para o tornar mais resistente ao calor

 Na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), uma equipa de investigadores está a trabalhar com a planta do arroz a fim de a tornar mais resistente aos efeitos provocados pelo calor e aumentar a sua produtividade ao nível da qualidade e quantidade.
Perante o desafio de alimentar uma população mundial cada vez maior na era das alterações climáticas, os investigadores vão centrar-se no processo reprodutivo do arroz. Afinal, é através das sementes que é possível a adaptação às mudanças das condições do clima e o estabelecimento de novas gerações.
“Pretendemos utilizar uma ferramenta inovadora de edição de genoma – chamada CRISPR – para tornar a planta do arroz mais resiliente às alterações climáticas nem que seja por edição de um só gene”, conta Sílvia Coimbra, docente da FCUP que lidera o consórcio internacional do projeto CRISPit, financiado pelo programa Horizonte.
Na FCUP, o trabalho é desenvolvido pela equipa do Sexual Plant Reproduction and Development laboratory (SPReD lab), um laboratório que se dedica a estudar os mecanismos de reprodução que levam à formação de sementes.
“A própria etapa da formação da semente do arroz é muito sensível aos efeitos do calor. Por isso, perceber como tudo ocorre do ponto de vista dos mecanismos moleculares e genéticos é muito importante para que seja possível controlar e modificar os genes a nosso favor”, explica a investigadora e docente da FCUP, Ana Marta Pereira.
Da “edição” de genes ao Vietname
E é na “edição” dos genes que está a chave para ajudar o arroz no combate ao stress pelo calor. Depois de uma seleção dos genes mais ou menos tolerantes feita pelas universidades parceiras em Itália, entram em ação os investigadores do SPReD lab. No projeto CRISPit, os investigadores vão editar pequenas partes de um gene, num processo que pode ser comparável à edição de um documento: “É como um ficheiro de word em que editamos para o acordo ortográfico e tiramos os “c”’s e os “p””, exemplifica Sara Pinto, estudante do doutoramento em Biologia. O conteúdo é o mesmo, mas com ligeiras alterações que podem fazer toda a diferença.
A prova de conceito será feita com a espécie Arabidopsis thaliana – uma planta modelo por excelência para quem trabalha com plantas, tendo sido a primeira cujo genoma foi completamente sequenciado. “Vamos selecionar os genes a estudar, com diferentes respostas em relação ao stress pelo calor em Arabidopsis, para, depois desta primeira seleção, passar para o arroz e editar esses genes pela técnica do CRISPR”, conta Sílvia Coimbra.  O objetivo é gerar conhecimento rápido que pode ser facilmente traduzido em resultados concretos na planta do arroz, cujo ciclo de crescimento é mais lento.
O tempo urge e esta planta, que está para quem trabalha com plantas como os ratinhos estão para a biologia humana, é um atalho importante. “Pretendemos perceber se a produtividade e qualidade pode ser melhorada mesmo que a planta sofra o stress causado pelo calor”, assinalam os investigadores. Para isso, vão comparar as plantas em cenários com e sem o efeito de temperatura.
Só depois destes testes, e de selecionadas as variedades já “editadas” mais resistentes, é que se chega à fase final – os testes em trabalho de campo. Esta fase será realizada tanto na empresa portuguesa DEIFIL como no Vietname, país mundialmente conhecido pela produção de arroz, e um dos países parceiros do projeto.
O objetivo dos cientistas da FCUP é chegar ao final do CRISPit com pelo menos uma variedade de arroz mais resistente ao calor e assim poder contribuir para que, num futuro com alterações climáticas, não falte este alimento essencial para alimentar a população mundial.
 
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto