domingo, 4 de fevereiro de 2018

Qual é a origem do Carnaval? Qual é seu significado?

Resultado de imagem para carnaval
Carnaval vem do latim e provavelmente significa “adeus à carne”. O Carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. A Bíblia não diz nada sobre o Carnaval.
O Carnaval não existia nos tempos da Bíblia. A festa só surgiu alguns séculos depois de Cristo. Várias culturas antigas tinham festas parecidas com o Carnaval na primavera, que podem ter influenciado o calendário cristão. Na tradição católica o Carnaval se tornou numa grande celebração antes do tempo de privação e penitência da Quaresma.
Durante a Quaresma, os fiéis católicos não deveriam comer carne nem fazer festas, para se purificarem em preparação para a Páscoa. Então no dia antes de começar a Quaresma, surgiu a tradição de aproveitar o “último dia de liberdade”, comendo, festejando e desfrutando de muitos prazeres. Esse dia ganhou o nome de Carnaval.

Carnaval e a Bíblia

Desde o início, o Carnaval tem sido associado a excessos. A Bíblia nos ensina a ser moderados e a ter domínio próprio. O Carnaval também é usado como desculpa para praticar imoralidade sexual, fazendo coisas que em outros dias não seriam aceitáveis. A Bíblia nos avisa a ficar sempre longe da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18-19).
A ideia por trás do carnaval é que podemos cometer excessos e fazer coisas erradas nesse dia, porque nas semanas seguintes vamos nos purificar. Isso é falsa religiosidade, que não vem do coração (Mateus 15:8-9). Quem realmente tem seu coração transformado por Jesus não quer pecar mais. O pecado desagrada a Deus todos o dias. Carnaval não é exceção.
O crente precisa ter muito cuidado durante o Carnaval. A tentação para pecar pode ser muito grande mas a Bíblia diz que há sempre uma forma de fugir da tentação (1 Coríntios 10:12-13). Quer você participe de alguma festa no Carnaval, quer fique em casa, evite o pecado.
Fonte: Resposta Bíblicas

Ex-reclusos começam nova vida em casas de antigos magistrados


A Câmara Municipal de Santo Tirso assinou a 30 de janeiro, nos Paços do Concelho, um protocolo com Ministério da Justiça, na pessoa da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, para a cedência de duas casas devolutas, de antigos magistrados, que vão integrar o projeto de reinserção de ex-reclusos tirsenses.

“É o primeiro projeto do género no país”, afirmou a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro. Já em março de 2017, a autarquia tirsense e o Ministério da Justiça haviam assinado um protocolo para a integração social dos reclusos que saíssem em liberdade. Esta terça-feira, 30 de janeiro, reforçou o projeto com a cedência de duas casas, localizadas na Rua Gonçalves Zarco, em Santo Tirso, propriedade do Ministério da Justiça, devolutas e pertencentes em outros tempos “a juízes e procuradores”. Este é o ponto de partida para acolher e dar um teto, “nos primeiros tempos, aos reclusos”, detalhou a secretária de Estado.
“O objetivo”, adiantou Joaquim Couto, presidente da autarquia tirsense, “é otimizar recursos públicos, fazer com que haja menos reincidências e ajudar à reinserção social, tendo solidariedade e a procura da igualdade de tratamento de todas as pessoas”. A autarquia vai coordenar o projeto em estreita relação com o Ministério e instituições como a Segurança Social e o Instituto de Emprego, na tentativa de “arranjar emprego, casa e inseri-los familiarmente ou na sociedade”.
A ideia, avançou Helena Mesquita Ribeiro, partiu do presidente da Câmara de Santo Tirso e é uma “tentativa muito generosa de ajudar esta população”, uma vez que “uma das fases mais complicadas em que podemos ter a repetição de comportamentos criminosos é quando os reclusos são restituídos à liberdade”. 
“O recluso não sofre só a pena quando é condenado pelo Tribunal, mas também sofre com o tribunal da exclusão social e aí não há regras que o protejam”, alertou a secretária de Estado, pedindo à sociedade que “compreenda, não exclua, nem tenha sentimentos vingativos” perante aqueles que em algum momento das suas vidas não respeitaram a lei.
Helena Mesquita Ribeiro e Joaquim Couto estão confiantes no sucesso deste projeto, que será válido por cinco anos. 
O número de ex-reclusos que vão ser ajudados à margem deste projeto será “maior ou menor em função da saída das prisões”. No entanto, adiantou o presidente, “já foram atendidos e tratadas algumas situações de ex-reclusos do município” no seguimento do protocolo assinado o ano passado. 
As obras de requalificação das duas casas são da responsabilidade da Câmara Municipal, que não sabe adiantar ao certo a data da sua conclusão nem o investimento necessário, mas Joaquim Couto espera que estejam operacionais “dentro de um ano”.

Fonte: Jornal do Ave

CRÓNICA Palavras, expressões e algumas irritações: lex

Rita Pimenta
A frase latina “dura lex sed lex” significa “a lei é dura, mas é a lei”. Ou seja, “apesar de exigir sacrifícios, a lei deve ser cumprida”. Pelos juízes também

É difícil ficar indiferente às designações que a Polícia Judiciária escolhe para as operações que realiza. Ora provocam sorrisos, ora causam estranheza. As mais recentes são: Fizz, Check Out e Lex.

A primeira (Fizz) envolve o procurador Orlando Figueira, numa acusação de branqueamento de capitais e corrupção passiva, por alegadamente ter arquivado em troca de dinheiro dois processos em que Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola, era investigado.

A segunda (Check Out) teve como efeito a detenção de 17 suspeitos de desviarem centenas de milhares de euros por furto e falsificação de cheques da Segurança Social.

Finalmente, Lex, palavra latina que significa “lei” e que foi escolhida por envolver investigação a juízes.

Informações de sábado: “Mais de 200 milhões de euros. É este o impressionante montante que o Ministério Público e a Polícia Judiciária conseguiram apreender à guarda da investigação conhecida como Rota do Atlântico, o inquérito que deu origem ao caso de corrupção que envolve o juiz da Relação de Lisboa, Rui Rangel, e a ainda sua mulher Fátima Galante, também juíza-desembargadora. O processo Rota do Atlântico investiga indícios de corrupção internacional e branqueamento de capitais, envolvendo os empresários José Veiga e o seu sócio Paulo Santana Lopes, altos governantes congoleses e multinacionais poderosíssimas, como o grupo Gunvor, ligado à comercialização de petróleo, e a Asperbras” — grupo brasileiro.

“Lei” traduz-se, num dicionário comum, por “preceito escrito que emana da autoridade soberana do Estado e que impõe a todos os cidadãos a obrigação de se submeterem a ela, sob pena de serem punidos”.

A frase latina “dura lex sed lex” significa “a lei é dura, mas é a lei”. Ou seja, “apesar de exigir sacrifícios, a lei deve ser cumprida”. Pelos juízes também.

A rubrica Palavras, expressões e algumas irritações encontra-se publicada no P2, caderno de domingo do PÚBLICO


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Conselho Nacional | Margarida Balseiro Lopes pode ser a primeira mulher a liderar a JSD


Margarida Balseiro Lopes pode ser a primeira mulher a liderar a JSD. A jovem de 28 anos anunciou este domingo, no Conselho Nacional, em Castelo Branco, que é candidata à liderança da Juventude Social Democrata. O novo líder será eleito no Congresso Nacional de abril.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, a candidata foi dirigente da Associação Académica e da Associação Europeia de Estudantes de Direito. É mestre em Direito e Gestão pela Universidade Católica, estando atualmente a fazer especialização em Direito Fiscal.

Deputada à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Leiria desde 2015, integra a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Sob o lema "Conquistar Portugal", a jovem social-democrata defende que "a política precisa de conquistar um novo espaço na vida das pessoas".

Numa nota enviada à imprensa, a candidata afirma que "as novas gerações devem ter um sistema educativo que as capacite para a revolução tecnológica e do mercado de trabalho do século XXI". Considera que a geração a que pertence não deve ver "na segurança social uma segurança virtual", mas sim ter "igualdade de oportunidades para construir o seu projeto de vida, deixando de ser uma geração eternamente adiada."

Nesse sentido, propõe "novas formas de estar na política" e uma "nova agenda que dê aos jovens condições de participar no seu futuro".


BRASIL Temer ficou sem pensão porque não fez prova de vida

O presidente brasileiro ficou sem reforma nos meses de novembro e dezembro por não ter comprovado que estava vivo. "No meu caso, é evidente que diariamente pode-se ver que continuo vivo", afirmou.
Michel Temer ficou sem reforma nos meses de novembro e dezembro de 2017 porque não fez prova de vida, segundo o conta jornal O Globo.

Os reformados brasileiros têm de fazer uma prova de vida no mês de nascença, isto é, registarem-se (recadastrarem-se) para comprovar que ainda estão vivos e continuarem a receber a pensão. Caso contrário, a reforma é suspensa. E foi precisamente isso que aconteceu com o presidente brasileiro, que foi procurador do estado de São Paulo.

Temer, que recebe uma pensão de cerca de 5,5 mil euros (22 mil reais) por mês, devia ter feito ter-se deslocado pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil ou São Paulo Previdência (Segurança Social) — responsável pelos pagamentos das pensões do governo de São Paulo — no passado mês de setembro, quando fez 77 anos, para fazer a prova de vida.

De acordo com um comunicado da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, o presidente não o fez “por falta de tempo”. A São Paulo Previdência avançou ao Globo, contudo, que a situação está a ser “regularizada”.

Mas o presidente encarou a questão (aparentemente) com alguma leveza. “No meu caso, é evidente que diariamente pode-se ver que continuo vivo, mas o facto é que como não compareci, nos meses de novembro e dezembro não houve pagamento da minha aposentadoria”, afirmou Temer, ao canal Rede TV! News.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

OPINIÃO | Um olhar sobre o Estado social

As crises económicas já provaram à saciedade que os Estados não se podem limitar à função de meros espectadores do jogo económico.
Narciso Machado
NARCISO MACHADO
O Estado Social é uma criação sobretudo da doutrina social da Igreja e do socialismo democrático. Em Portugal, os regimes de protecção social remontam aos princípios do séc. XX, através do desenvolvimento das instituições mutualistas e durante o período do Estado Novo, com a criação do sistema de Previdência Social. Com o 25 de Abril, o Estado Social sofreu uma autêntica revolução.
A doutrina social da Igreja é constituída por um conjunto de valores e princípios, especialmente, a partir da encíclica Rerum Novarum, em resposta aos problemas sociais da época. Mas não surge constituída em definitivo, sendo fruto da progressiva descoberta da dignidade humana e no seu evoluir. 

A progressiva industrialização deu origem a novas situações humanas e sociais contra as quais se levantou a voz da Igreja. Muito sensível era a exploração dos trabalhadores na indústria têxtil, nas minas e na agricultura. Bispos, sacerdotes e leigos, ao longo do século XIX, especialmente a partir de 1830, assumem posições frontais de denúncia da injusta exploração do homem pelo homem. É neste circunstancialismo que Leão XIII encontrou um ambiente propício à publicação da encíclica Rerum Novarum (1891), lançando as bases da doutrina social da Igreja. A esta seguiram-se as encíclicas Quadragesimo Anno (1931), Mater et Magistra (1961), Pacem in Terris (1963), Populorum Progessio (1967), a Constituição Pastoral do Vaticano II Gaudium et Spes e Laborens Exercens, de João Paulo II. Os grandes temas doutrinais situam-se à volta do homem e da sua actividade: a dignidade da pessoa humana, a educação, o trabalho, o capitalismo e os sistemas económicos, o salário justo, o desemprego, a propriedade e a função social dos bens, as relações sociais e socialização, os pobres e emigrantes, a promoção do bem comum, a justiça social e a cooperação no desenvolvimento integral dos povos. Hoje, a situação política, económica e social no mundo, com a pobreza a aumentar cada vez mais, com um número gigantesco de desempregados, exige da parte dos Estados e da Igreja uma maior intervenção no sentido de apontar os caminhos de mudança e orientação de acordo com a doutrina social.

O séc. XIX foi favorável à eclosão das ideias socialistas porque a industrialização fez-se acompanhar de um maior conhecimento da pobreza. Por influência da doutrina social da Igreja e das ideias socialistas, o chamado Estado Social foi sendo progressivamente criado, evoluindo, em alguns Estados, para uma “oferta” gratuita ou quase gratuita da educação, saúde e da segurança social (reformas, pensões, subsídios) obtida com base nos impostos directos e indirectos, arrecadados aos cidadãos.


Todos estamos conscientes do retrocesso que significam as políticas neoliberais (ou liberalismo puro) que o anterior governo nos impôs, com violações constantes da Constituição e lançando Portugal numa espiral de empobrecimento e de degenerescência colectiva. Para o neoliberalismo, o princípio sagrado é o de que o mercado e a iniciativa privada, deixados em paz e em roda livre, encarregar-se-ão de criar e distribuir a riqueza por todos os cidadãos. Para esta “extrema-direita económica”, a “providência” e as capacidades de cada um determinam o destino das pessoas e do país. Porém, as crises económicas, através dos tempos, já provaram à saciedade que os Estados não se podem limitar à função de meros espectadores do jogo económico e às regras do livre mercado, cabendo-lhe regular o sector financeiro e industrial, estimulando a economia e o emprego, corrigindo as desigualdades sociais.

Um dos fins do Estado é a justiça e o bem comum. As regras inspiradas na justiça visam a equidade e o respeito mútuo nas relações entre os cidadãos e entre estes e o Estado. No bem comum, o Estado visa ainda obter o bem-estar social, orientando a acção colectiva, de modo a satisfazer as necessidades dos cidadãos, quer através da produção de bens, quer facultando os serviços adequados à satisfação dessas necessidades. O Estado mínimo é a forma extrema do Estado liberal (o neoliberalismo) que tende a limitar-se a traçar o quadro no qual se desenvolve a actividade dos cidadãos, deixando a economia em roda livre, favorecendo a concentração da riqueza nas mãos de poucos, fazendo aumentar a legião de pobres.

O Governo anterior, ao seguir uma política neoliberal, acabou por destruir muito daquilo que foi conquistado com o 25 de Abril. E as grandes vítimas foram os trabalhadores, os assalariados, os pensionistas e a juventude, que Passos Coelho aconselhou a emigrar. Portugal caminhou para níveis de pobreza preocupantes. As grandes manifestações populares mostraram cidadãos inquietos e inconformados, exigindo soluções para encontrar uma maior justiça social, o que felizmente está a verificar-se em consequência das políticas do presente Governo.

Fonte: Público
4 de Fevereiro de 2018, 6:40
Juiz desembargador jubilado

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Emocionante: repórter da TV Record fala sobre morte de filha. ”A dor não passa”

Mariane Ferreira perdeu Aurora depois que a bebê caiu da cama, há pouco mais de um mês. No Facebook, ela agradeceu pelo tempo que passou com ela

Pouco mais de um mês após perder a filha de sete meses, Aurora, que acabou falecendo depois de cair da cama, a repórter Mariane Ferreira postou um desabafo comovente na sua página no Facebook. Na publicação, ela fala sobre o que passou, mas chama a atenção o teor da homenagem, focada em agradecer pelo tempo que passou ao lado do bebê.
“Agradeço tanto a Deus por ter me dado você, por ter te amado intensamente, por viver ao seu lado o tempo que pra Deus foi suficiente para que cumprisse o seu propósito nessa Terra”, escreveu ela. “Aqui nesse peito todas as batidas do meu coração pulsaram por você até o último dia da minha vida, na nossa casa você continua viva em nossos corações.”
Apesar do sofrimento, pontua Mariana, e de ter passado pelo que foram, segundo ela, os piores dias de sua vida, ela ressaltou as boas lembranças que tem da filha: “Você foi a maior expressão do amor nas nossas vidas”. Em outro post, ela também fez um agradecimento à todos os que ficaram ao seu lado depois do ocorrido.
Confira o relato:

Via: jornaldopais.com.br

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Hora de Fecho: Quem são os maiores inimigos da ciência?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Hitler, homeopatas, bifidus activo, anti-vacinas, resultados falsificados, o ensino centrado na criança – é longa e variada a galeria do livro "Inimigos da Ciência", de Carlos Fiolhais e David Marçal.
Tribunal ordenou a detenção de Manuel Vicente para notificá-lo da acusação. PSP acredita que o ex-governante possa vir a Portugal este fim de semana. Defesa nega e Expresso diz que está em São Tomé.
Para Francisco Ramos, as farmacêuticas têm testado "os limites das autoridades públicas em termos de disponibilidade de dinheiro para a saúde" e estão a beneficiar da atitude passiva do Estado.
Fartos de que a informação existente se baseasse em suposições, Mariana Vital e Mário Pinto, investigadores da Lusófona, decidiram realizar o primeiro inquérito sobre Paganismo moderno em Portugal.
Há uma precisão na escolha do que se diz. E é isso que transforma um insulto num momento potencialmente memorável. Carlos Maria Bobone recorda os mecanismos históricos deste fenómeno.
Quando os jogadores de futebol americano se ajoelharam em protesto, a NFL entraria no 1º dia de um annus horribilis. As audiências baixaram e Kaepernick, o líder, perdeu o trabalho. Mas será só isso?
São picantes, políticos ou então demasiado liberais. Mesmo pagando 167 mil dólares por cada segundo, estes anúncios foram banidos do intervalo do Super Bowl. Mas quem disse que não tiveram sucesso?
A equipa feminina de seniores do Sporting conquistou o título de campeã europeia de corta-mato, ao fechar a competição com 22 pontos, com Jessica Augusto no segundo lugar individual.
Chega aquela altura do ano em que muita gente fica à espera de uma surpresa especial. Saiba onde levar a cara-metade a jantar, mas despache-se a fazer reserva: esgota tudo num instante.
Os Açores foram distinguidos como Best Destination do ano no encerramento da XIV Convenção Anual da Rede de Agências de Viagens Bestravel que decorreu em São Miguel.
Michael Hunt, de 43 anos, terá planeado raptar Lana del Rey, mas foi detido pela polícia de Orlando na noite de sexta-feira. Quando foi preso, tinha bilhetes para o concerto da cantora e uma faca. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Não espanta que o dr. Costa achasse o episódio do dr. Centeno “ridículo”, como não espanta a inquietação dos avençados do regime, a começar pelos que sobrevivem no futuro semanário Diário de Notícias.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Papa Francisco não criou uma nova doutrina moral, nem uma nova normativa canónica, nem sequer uma nova disciplina sacramental: apenas propõe que se privilegie a abordagem pastoral.

Rui Ramos
Poderá o nosso regime funcionar sem cumplicidades, sem favores, sem arranjos, sem ganhos ilegais? Ou é aquilo a que chamamos "corrupção" a única maneira de o regime existir?

José Manuel Fernandes
Quando a esmola é muita o pobre desconfia. E eu desconfio da euforia de um país de onde todos os problemas parecem ter desaparecido. Não acredito em milagres. Os números e a realidade também não.

João Cândido da Silva
Combater a debilidade da poupança exige visão de longo prazo. Não é uma batalha que produza resultados com visibilidade imediata ou dividendos políticos ao virar da esquina.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Faleceu o ator brasileiro Oswaldo Loureiro

Resultado de imagem para Faleceu o ator brasileiro Oswaldo Loureiro
Oswaldo Loureiro era conhecido do público pela sua participação em novelas da Globo, como "Roque Santeiro", "Véu de noiva" ou "Que rei sou eu?"
Adianta o jornal Globo que Oswaldo Loureiro sofria de Alzheimer e faleceu este sábado, aos 85 anos, na sequência de uma paragem cardíaca.
Oswaldo Loureiro estava internado Hospital São Luiz, em São Paulo e faleceu na madrugada de sábado.
O velório e enterro tiveram lugar ontem.

Fonte: Sapo 24
Foto: Nelson di Rago/TV Globo



Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Inês Henriques conquista quinto título nacional nos 20 km marcha

Resultado de imagem para Inês Henriques conquista quinto título nacional nos 20 km marcha
A atleta Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior) conquistou hoje o seu quinto título nacional dos 20 km marcha em estrada, ao triunfar na prova disputada em Quarteira.
A marchadora de 37 anos esteve ‘colada’ na frente com Ana Cabecinha (Clube de Oriental de Pechão – COP) até ao 12.º quilómetro, quando atacou e deixou a rival para trás, gastando um total de 1:30.08 horas, menos 51 segundos do que a segunda classificada.
“Tenho treinado com calma. O Jorge Miguel (treinador) não me deixa andar rápido, porque nós queremos estar bem no Campeonato do Mundo de Nações de marcha (na China, em maio), onde quero ganhar os 50 km. Não estava a treinar para os 20 km”, disse Inês Henriques.
A marchadora olímpica somou o seu quinto título nacional de estrada, igualando Ana Cabecinha, vencedora no ano passado, mas realçou que o mais importante foi mesmo fazer a marca que lhe permite continuar a receber apoio na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
“Não estava à espera de uma marca tão boa. Eu queria fazer a marca de preparação olímpica, porque eu tenho de garantir o apoio nos 20 km para continuar a fazer 50 km, que ainda não é modalidade olímpica, mas vai ser”, assegurou a vencedora, que no último ano se dedicou mais aos 50 km marcha, detendo o recorde mundial.
Ana Cabecinha, recordista nacional dos 20 km marcha, salientou que o atraso de quatro semanas na preparação de início de época “fez muita diferença”, levando a que não aguentasse o ritmo imposto por Inês Henriques na segunda metade da corrida.
“São quatro semanas de treinos bidiários e fizeram-me muita falta. Quando começámos a época, não sabíamos que o campeonato nacional de marcha seria tão cedo. Acabei por fazer melhor marca do que estava à espera”, referiu.
A terceira classificada foi a veterana lituana Kristina Saltanova (extra-competição), mas ao último lugar do pódio subiu Edna Barros, do Clube Oriental de Pechão, que, com 1:37.05 horas, melhorou o seu recorde pessoal em 18 segundos.
As três primeiras classificadas do campeonato nacional viajam agora para o México, onde em Monterrey se realizará, em 24 de fevereiro, uma prova do Challenge Mundial de Marcha.
Resultados:
1. Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior), 1:30.08 horas
2. Ana Cabecinha (Clube Oriental Pechão), 1:30.59
3. Kristina Saltanova (Juventude Vidigalense), 1:36.29
4. Edna Barros (Clube Oriental de Pechão), 1:37.05
5. Mara Ribeiro (Benfica), 1:40.19

Fonte: MadreMedia/Lusa

João Vieira revalida título nacional dos 20 km marcha

Resultado de imagem para João Vieira revalida título nacional dos 20 km marchaO atleta João Vieira (Sporting) sagrou-se hoje campeão nacional de marcha, triunfando pelo segundo ano consecutivo na prova de 20 km de estrada, disputada em Quarteira.
O marchador olímpico, de 41 anos, conquistou o seu 45.º título nacional absoluto, escapando ao grupo dos primeiros logo à sexta volta de um total de 20 ao percurso de um quilómetro desenhado na envolvente do Estádio Municipal de Quarteira.
O atleta ‘leonino’, agora campeão nacional nos 20 km de estrada por seis vezes, triunfou com um tempo de 1:25.44 horas , deixando nos outros dois lugares do pódio os benfiquistas Miguel Carvalho (segundo, a 1.02 minutos) e Miguel Rodrigues (terceiro, a 3.48 minutos).
“É uma prova sempre difícil. Decidi marcar presença, mas não foi um dia com as condições adequadas para marchar. Um percurso bastante difícil, ainda por cima com bastante vento”, afirmou, após o final.
João Vieira, que lidera o grupo de marcha da secção de atletismo do Sporting, disse que só decidiu participar porque se trata de uma prova nacional: “Sou português, tenho sempre muito prazer em participar nos campeonatos nacionais. É mais um título para o meu clube”.
Em termos individuais, porém, João Vieira falhou o objetivo que tinha traçado, um tempo abaixo de 1:25 horas, que lhe permitiria o acesso ao Campeonato do Mundo de Nações de marcha, marcado para maio, na China.
“Não o consegui, mas não faz mal. Há mais provas. Há que recuperar, preparar as provas e continuar a desfrutar”, concluiu.
Resultados:
1. João Vieira (Sporting), 1:25.44 horas
2. Miguel Carvalho (Benfica), 1:26.45
3. Miguel Rodrigues (Benfica), 1:29.31
4. Rui Coelho (Clube de Atletismo de Seia), 1:31.01
5. Pedro Isidro (Benfica), 1:32.57

Fonte: MadreMedia/Lusa