sábado, 26 de novembro de 2022

Mulheres Intemporais da Região de Coimbra, apresentado em Mira

Sábado, dia 3 de dezembro, pelas 15:30 hs, a Casa do Povo de Mira recebe o espetáculo "Mulheres Intemporais da Região de Coimbra", permitindo ao público perceber que, independentemente da época temporal, houve, em cada um dos 19 municípios da região, uma Mulher que marcou o espírito dessa Terra.
Sobre a Terra de Mira, aborda-se a Mulher D. Luísa de Gusmão!
A iniciativa é de entrada livre e realiza-se no âmbito do projeto de programação cultural em rede “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Com este espetáculo, de forma indireta, pretende-se ainda relembrar a rainha D. Luísa de Gusmão como Senhora das Terras, mas também comemorar e relembrar o significado do feriado da Restauração da Independência vivido a 1 de Dezembro.

Sopas quentinhas? É nos Carapelhos!

 

Neste Sábado, 26 de Novembro…
Fonte: Mira Online

Três feridos, um deles grave, em incêndio urbano no concelho de Beja

Os três homens têm nacionalidade moldava.
Três homens ficaram feridos, um deles com gravidade, devido a queimaduras, na sequência de um incêndio que deflagrou hoje de madrugada numa habitação, em São Matias, no concelho de Beja, informou a Proteção Civil.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que o fogo urbano, para o qual foi dado o alerta às autoridades às 01:57, ocorreu numa casa situada na rua Pedro António Nunes, naquela povoação.
Os três homens têm nacionalidade moldava e foram transportados pelos bombeiros para as urgências do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, adiantou, referindo que o ferido grave sofreu queimaduras de 3.º grau.
Segundo a mesma fonte, quando os bombeiros chegaram ao local o incêndio já tinha sido extinto por populares.
Contactada pela Lusa, uma fonte do Comando Territorial de Beja da GNR remeteu informações para a Polícia Judiciária (PJ), que está a investigar as causas do incêndio.
As operações de socorro envolveram meios e operacionais dos Bombeiros de Beja, Cuba e Vidigueira, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR, num total de 16 elementos, apoiados por sete veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

SIC Notícias

Morreu a cançonetista Maria de Lourdes Resende aos 95 anos


Teve sucessos como "Alcobaça", "Não, Não e Não" ou "Feia", entre outros, tendo sido por duas vezes eleita "Rainha da Rádio".
A cançonetista Maria de Lourdes Resende, de 95 anos, morreu na sexta-feira à noite, na sua residência, em Lisboa, disse hoje o seu ex-agente artístico à Agência Lusa.
Maria de Lourdes Resende deu voz a sucessos como "Alcobaça", "Não, Não e Não" ou "Feia", entre outros, tendo sido por duas vezes eleita "Rainha da Rádio".
Em janeiro de 2019, o Presidente da República condecorou a cantora com a Ordem do Mérito, grau comendador.

SIC Notícias/Lusa
Imagem: CNNPortugal

Marinha Grande | CÂMARA CEDE INSTALAÇÕES AO CLUBE MÓNICA ROSA

O Município da Marinha Grande celebrou um contrato de comodato com o CDAMR - Clube de Atletismo Mónica Rosa, para cedência de instalações para o funcionamento da sua sede, que teve lugar no dia 24 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O acordo foi assinado entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os representantes da associação, Mónica Rosa e José Barradas, e tem como objetivo a cedência, em regime de comodato, ao CDAMR, de um gabinete com a área de 17,11 m2 no módulo da bancada do topo Sul do Estádio Municipal da Marinha Grande. O espaço cedido destina-se exclusivamente ao funcionamento da sede do clube.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, felicitou o CDAMR pelo trabalho que desenvolve na formação dos jovens atletas, incutindo valores, regras e metodologias, que lhes serão úteis para o resto da vida.

A assinatura do contrato foi também presenciada pela vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, e pelo chefe da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira.

O CDAMR é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 16 de outubro de 2017. Tem como objetivo a promoção e divulgação da prática do atletismo, junto dos associados nas vertentes de formação, ensino, rendimento e recreação.

Têm ainda como missão contribuir para o desenvolvimento físico de crianças e jovens e incentivar a sua formação académica, utilizando a prática do atletismo como meio e não como fim.

SEGUE PARA SÃO DOMINGOS DE CABO VERDE O 24º CONTENTOR SOLIDÁRIO ENVIADO PELA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE

 

Foi o 24º contentor de 20 pés que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, concretizou recentemente com destino, mais uma vez, para Cabo Verde, nomeadamente para a Câmara Municipal de São Domingos, para a obra do Centro de Dia Padre António Cachada, que vai acolher os idosos daquele município e apetrechar o seu Departamento Social, contribuindo dessa forma, para combater a pobreza e exclusão social e promover melhores condições de vida às famílias mais carenciadas, daquele Município da Ilha de Santiago.

Associaram-se a esta iniciativa da Sociedade Columbófila, um conjunto muito significativo de famílias que doaram vestuário, calçado, brinquedos, livros, manuais escolares, entre outros.

Igualmente associou-se a esta iniciativa e a exemplo do que tem vindo a efectuar ao longo destes anos, que o projecto . de Partida !, tem colaborado com várias entidades de Cabo Verde, o Grupo Os Mosqueteiros, sediado na cidade de Cantanhede, que igualmente disponibilizou, muitos bens para aquela obra nomeadamente, portas interiores e exteriores, tintas, equipamentos para casas de banho, pavimentos de madeira, janelas de pvc, móveis de casa de banho, brinquedos, produtos de higiene pessoal, artigos domésticos, e muitos outros e variados bens do seu ramo de negócio, sem qualquer utilização anterior, contando igualmente com o apoio logístico do Município de Cantanhede, que sem essa colaboração, traria grandes dificuldades à concretização deste projecto de cooperação solidária.

Igualmente neste contentor seguiram também um conjunto muito significativo de mobiliário oferecido pela Loja de Mobiliário Haste e que se vai destinar ao Centro de Dia.

Para além destas entidades, a Sociedade Columbófila, contou igualmente com a colaboração da ADAV- Associação de Defesa e Apoio à Vítima e Comissão de Melhoramentos de Vilamar, que se associaram à iniciativa com muitos bens.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, que estava acompanhada pela sua Vice Presidente Patrícia Neves e os voluntários Evaristo e Soraia, que colaboraram na iniciativa, após cumpridas as formalidades exigidas pelo transitário, agradeceu a presença de Luís Teixeira, do Grupo Os Mosqueteiros, de da Professora Aidil Machado, administradora da Haste, que estiveram presentes no fecho do contentor, bem como o contributo de todas as entidades e pessoas, que deram ao projecto, referindo-se à generosidade do Município de Cantanhede, que desde o envio do primeiro contentor, tem garantido o enquadramento logístico da respectiva carga, permitindo dessa forma continuar a acalentar o “sonho” solidário, que a sua Associação está a desenvolver em Cabo Verde, continuando, dessa forma, a permitir implementar esta cooperação de uma forma diferenciadora daquilo que se conhece em projectos idênticos.

Aprovado Orçamento Municipal de Arouca para 2023

 Foi aprovado esta tarde (dia 25/11), em reunião de Câmara extraordinária, o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2023/2027, com os votos favoráveis da maioria socialista do Executivo. O orçamento municipal para 2023 ascende a aproximadamente 27,8 milhões de euros (27.799.000€), havendo um aumento de cerca de 5.605.700 euros relativamente ao orçamento para 2022, fruto sobretudo da transferência de verbas no âmbito da descentralização de competências na área da Educação, Saúde e Ação Social. “Habitação e Serviços Coletivos”, “Educação” e “Comércio e Turismo” são as três áreas principais de investimento da autarquia em 2023.
 

Absorvendo 25% das GOP, a maior parcela dos recursos previstos para 2023, a área de investimento “Habitação e Serviços Coletivos” inclui, entre outras ações, obras de manutenção nos edifícios municipais afetos à habitação social em S. Pedro; aquisição de terrenos para urbanização e edificação, possibilitando o alargamento da oferta habitacional disponível, nomeadamente a destinada aos mais jovens, investimentos estes enquadrados na Estratégia Local de Habitação.
 
Destaque igualmente para o desenvolvimento da recolha seletiva de resíduos e biorresíduos e do projeto-piloto E-Recolha para a recolha seletiva multimaterial nas centralidades do Município de Arouca, concorrendo ambos para a redução dos depósitos em aterro; e na área da proteção do meio ambiente e conservação da natureza, a requalificação e valorização dos viveiros da Granja e a recuperação e beneficiação do património paisagístico da praia fluvial da Paradinha. Ainda neste âmbito, há a referir a reabilitação urbana e a mobilidade em diversas localidades do concelho.
 
Na “Educação”, a segunda maior área de investimento, com 14% das GOP, destaque, entre outras intervenções, para as obras de construção dos Centros Locais de Mansores e de Moldes. Com importância significativa, há ainda a referir os transportes escolares, o subsídio a instituições para funcionamento de cantinas escolares e outras atividades, bem como a aquisição de refeições e outros bens e serviços necessários à atividade escolar.
 
O “Comércio e Turismo” assume também “um peso significativo, absorvendo 13% das GOP, continuando a ser uma aposta estratégica do executivo em prol do desenvolvimento social e económico do município”, conforme se pode ler no documento. O projeto Bairros Digitais é uma das iniciativas em destaque. Promovido em consórcio com AECA, ADRIMAG e AGA – Associação Geoparque de Arouca, visa estimular e projetar o comércio e serviços e simultaneamente fomentar a transição digital e a aposta em novos modelos de negócio e de dinâmica de comércio local. Há ainda a referir as medidas de apoio ao comércio local, a aquisição/reconstrução de imóveis da Carreira de Moinhos, e reabilitação e expansão do Parque de Campismo do Merujal, entre outros.
 
Por sua vez, na “Segurança e Ação Social” (11% das GOP) destacam-se os projetos do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, bem como a assunção de competências na área social, a comparticipação em investimentos a efetuar por instituições, cofinanciados por diversos programas nacionais e os apoios a pessoas em situação de carência extrema no âmbito do tarifário social para água, saneamento e resíduos e o programa renda apoiada.
 
Destaque ainda para “Indústria e Energia” que afeta 10% das GOP para a requalificação e expansão das zonas industriais de S. Domingos/Mata/Arouca e das Lameiradas (Mansores). Há ainda uma verba significativa destinada à aquisição de energia para iluminação pública.
 
No objetivo “Transportes e Comunicações”, é de destacar a via de ligação Rossio/Nó de Escariz, a requalificação da rua de Vila Nova, que dá continuidade ao trabalho de requalificação e valorização da vila de Arouca e área envolvente, e a concretização de obras de proximidade, requalificando estradas e caminhos nas freguesias do concelho.
 
“Serviços culturais, recreativos e religiosos” e “Segurança e ordem públicas” absorvem 5 e 3% do financiamento das GOP, respetivamente, incluindo a requalificação da Biblioteca Municipal de Arouca e desenvolvimento dos projetos da Casa das Artes de Arouca/Auditório Municipal e dos complexos desportivos, a criação e manutenção de faixas de gestão de combustível para a defesa de pessoas e bens contra incêndios e a comparticipação aos Bombeiros Voluntários de Arouca para as duas Equipas de Intervenção Permanente.
 
Sobre o Orçamento para 2023, diz a presidente da Câmara, Margarida Belém: “Este é um orçamento responsável e rigoroso, que, atento às condicionantes atuais, consolida as opções de desenvolvimento estratégico, dando resposta às necessidades mais prementes das pessoas e das empresas, mantendo o rumo de crescimento, valorização e promoção da qualidade de vida de todos os que aqui residimos, construindo um concelho mais coeso, mais competitivo, mais sustentável, sempre com os arouquenses no centro da governação".
 
O Orçamento Municipal para 2023 e as GOP 2023/2027 serão submetidos à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal que reunirá ordinariamente durante o mês de dezembro.

Aveiro | Reunião de Câmara – 25 de novembro de 2022

 

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. PMAA 2021/22: Apoios Financeiros às Associações Desportivas

No âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), para a época desportiva 2022/2023, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) atribuiu apoios financeiros a 39 Associações Desportivas, no valor global 839.300€, sendo que 35 respeitam a Apoio à Atividade Regular, 19 a Apoio ao Investimento e duas a Apoio a Atividades Pontuais.

Apesar dos tempos difíceis que as Associações Desportivas e Clubes atravessam devido ao impacto da crise energética, da subida abruta da inflação e consequente aumento da representatividade do custo do IVA nas suas despesas, com a quebra de receitas e dificuldades no desenvolvimento normal das suas atividades, a CMA continua a ser o seu principal “Patrocinador”, o que tem sido um apoio fundamental para a manutenção da atividade regular.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar as respetivas minutas dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo para a época 2022/23, sendo os contratos assinados em data próxima.

  1. PMAA 2022/23: Apoios Financeiros às Associações de Pais

No âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), para o ano letivo 2022/2023, a Câmara Municipal de Aveiro atribuiu apoios financeiros a 5 Associações de Pais, no valor global 5.750€.

Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar as respetivas minutas dos contratos-programa para o ano letivo 2022/23.

  1. Adjudicada obra de instalação dos sistemas de carregamento para o novo Ferryboat Elétrico

O Executivo Municipal deliberou ratificar a decisão do Presidente de adjudicação da execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.329.697€ (+ IVA) ao agrupamento de empresas constituído pelas Ahlers Lindley, Lda. e a ETG – Empresa de Gestão e Transporte S.A..

Os sistemas de carregamento, que ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona próxima aos Cais de atracação do navio, em São Jacinto e no Forte da Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente, fator por demais importante na operacionalidade das travessias, na eficiência do sistema e do Ferry e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro.

  1. Concessão da exploração da Casa de Chá do Museu Arte Nova de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a concessão da exploração da Casa de Chá do Museu Arte Nova, por dez anos, pelo valor de 1.385€ (+ IVA), à entidade “Ricardo de Almeida Martins”.

A Câmara Municipal de Aveiro pretende que este espaço continue a assumir um importante papel na visita ao Museu, que apenas se encontra completo com a visita à sua Casa de Chá, que durante o dia proporciona um ambiente calmo e relaxante, permitindo tirar partido da beleza do próprio edifício e que no período noturno se transforma num dos locais mais concorridos da Cidade, nomeadamente pelas condições privilegiadas da sua esplanada.

  1. Prestação de Serviços na Área dos Seguros | adjudicado concurso público internacional

O Executivo Municipal deliberou adjudicar à empresa Generali Seguros, S.A., a prestação de serviços na área dos Seguros pelo valor de 1.085.913€ (isento de IVA) e um período de duração de dois anos.

  1. Câmara de Aveiro emite parecer favorável à alteração da localização da Farmácia Simões, em Eixo

O Executivo Municipal deliberou emitir parecer favorável à transferências das instalações da Farmácia Simões, em Eixo, do n.º38 da Rua Dr. Alfredo Coelho de Magalhães, para o n.º3 da mesma Rua.

Esta alteração não altera a área de cobertura do serviço, uma vez que as novas instalações distam a apenas 300 metros do local atual, ao que acresce a previsível melhoria da qualidade da assistência farmacêutica, proporcionada pelas condições do novo edifício.

As novas instalações da Farmácia Simões marcam também a reabilitação de um dos mais notáveis edifícios de Eixo, uma marca urbana relevante, saudando o Executivo Municipal os seus donos e investidores por esta ousada e importante obra, que terá na Farmácia a sua vida principal.

  1. Alteração das normas de participação do Conselho Consultivo da Juventude

O Executivo Municipal deliberou aprovar alterações às normas de participação do Conselho Consultivo da Juventude (CCJ), dando seguimento e finalizando ao processo de Consulta Pública, que decorreu de 11 de maio a 13 de junho de 2022.

A principal alteração diz respeito à alínea k) do n.º1, do artigo 3.º, que vem permitir a inclusão de um representante de cada agrupamento do Corpo Nacional de Escuteiros e de cada agrupamento da Associação de Escoteiros de Portugal, com sede no Município de Aveiro.

O Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN), enviou vários contributos, que não foram refletidos na versão final das normas, com base no facto das sugestões terem como enquadramento legal a Lei que rege a constituição dos Conselhos Municipais da Juventude, em vez da criação do Conselho Consultivo da Juventude, além de que o novo CCJ promove uma participação de jovens em número superior à solicitada pelo próprio partido, sendo que se agradece publicamente o seu contributo.

A participação ativa e efetiva de jovens é essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva, participada e democrática. Com o intuito de reforçar a proximidade da Câmara Municipal de Aveiro para com os jovens do seu Município, é constituído este Conselho Consultivo da Juventude, como instrumento para reforçar a colaboração e participação jovem nas políticas municipais, promovendo uma maior ligação com as instituições e comunidades locais, bem como o combate à abstenção da cidadania ativa.

  1. Atribuído prémio ao vencedor do “Aveiro Tech City Hackthon”

O Executivo Municipal deliberou aprovar o pagamento do prémio, no valor de 5.000€, à equipa “Continental_AA&AI_2”, vencedora da 1.ª edição do “Aveiro Tech City Hackthon”.

O “Aveiro Tech City Hackthon” realizou-se no âmbito do evento Aveiro Tech Week, e tratou-se de um desafio onde os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, desenvolveram soluções para os desafios apresentados pela Câmara Municipal de Aveiro, a Altice Labs, a Wavecom, a Ubiwhere e a Bosch.

  1. Aprovado topónimo da Avenida 25 de Novembro

Sendo competência Municipal o estabelecimento da denominação das ruas e praças das localidades e das povoações, e após reunião da Comissão Municipal de Toponímia – órgão consultivo da Câmara – no passado dia 25 de outubro, o Executivo Municipal deliberou, em conformidade com o parecer da Comissão, aprovar um conjunto de novas atribuições toponímicas, em todo o Município.

Entre as várias atribuições, queremos dar destaque à atribuição do topónimo de “25 de novembro” à atual Avenida das Agras do Norte, em Esgueira, referenciando a celebração dos 45 anos (que devido à pandemia de Covid-19 foram adiadas de 2020 para 2022).

O 25 de novembro de 1975 é uma data icónica, já que nesse dia, através de um movimento militar, Portugal viu garantido o Estado de Direito Democrático e a Liberdade de Expressão e Opinião, tal e qual a podemos realizar nos dias de hoje.

Para celebrar este dia a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realiza uma série de momentos e eventos evocativos, que se iniciam pelas 17h00 com a inauguração da supracitada Avenida 25 de Novembro, seguida, às 17h45 do lançamento da 3.ª Edição dos Cadernos de Cultura de Aveiro e pelas 18h00 do colóquio “O 25 de novembro de 75”, que conta com a presença da Professora Doutora Maria Inácia Rezola, do Professor Doutor Jaime Nogueira Pinto e do Doutro António Marujo.

Novos topónimos aprovados:

Cacia

  • Viela dos Adrianos (arruamento sem saída, com início na Rua da Constituição);

  • Rua do Paçal (arruamento sem saída, com início na Rua Marquês de Pombal);

  • Rua dos Desportos Náuticos (com início no entroncamento da Rua do Burrinhal, Rua Joaquim Pereira e Rua de João chagas e que termina no cais do Rio Novo do Príncipe);

Eixo e Eirol

  • Viela do Monte (arruamento com início na Rua do monte Norte e fim num caminho florestal).

Esgueira

  • Praceta da Quinta da Boavista (com início na Rua do Sol e términus a sul da Praceta da Quinta da Boavista;

  • Travessa da Quinta da Boavista (com início a norte da Praceta da Quinta da Boavista e fim a sul da Praceta da Quinta da Boavista);

  • Travessa Mário Nascimento (com início na Praceta Mário Nascimento e fim junto à linha férrea);

  • Viela do Polo (arruamento sem saída com início na Travessa da Rua do Caião);

  • Beco José Falcão (rua sem saída com início na Rua José Falcão);

  • Avenida 25 de novembro (alteração do topónimo da Avenida das Agras do Norte);

  • Severino dos Anjos Vieira (retificação de topónimo já aprovado, com início na Avenida Nossa Senhora da Alegria e fim na Viela do Canto);

  • Travessa da Bolseira (arruamento sem saída junto à Rua da Balseira).

Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz

  • Travessa do Salgueiral (com início na Rua do Salgueiral e términus junto a um caminho);

  • Rua do Pinhal Senhora da Alumieira (arruamento com início na “rotunda do Carrajão” e fim na “rotunda da ERSUC”);

Santa Joana

  • Travessa Vasco da Gama (arruamento com início na Rua Vasco da Gama e fim na Rua João Afonso).

  1. Desmantelamento de mais dois veículos abandonados na via pública

No âmbito do serviço de recolha, depósito e tratamento de veículos abandonados nas várias vias públicas do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou desmantelar mais duas viaturas em fim de vida, que foram recentemente recolhidas do espaço público.

A remoção destes veículos da via pública respeita o conceito de prioridade, quer pela sua localização ou avançado estado de degradação, como pelo local onde se encontram, contribuindo para a má organização do espaço público envolvente, a que adicionamos sempre a reiterada e prioritária preocupação ambiental.

Para a realização desta operação e de acordo com a lei e com o devido processamento administrativo, foram considerados abandonados, decorrido o prazo de 45 dias sem que os seus titulares os tenham reclamado.

  1. Câmara aprova a caducidade do direito de ocupação de espaços municipais

O Executivo Municipal deliberou aprovar as propostas de caducidade do direto de ocupação das lojas 6, 7 e 16 no Mercado Manuel Firmino, depois dos seus concessionários não terem respeitado os preceitos legais definidos no Regulamento das Feiras, Venda Ambulante, Mercados e Atividades Diversas.

No caso das lojas 6 e 7, cedidas à empresa “Uma Pausa Com, Unipessoal Lda.”, verificou-se a efetiva cedência a terceiros dos lugares de venda, procedimento expressamente proibido de acordo com o referido Regulamento.

No que respeita à loja 16, a deliberação de caducidade da posição à empresa “EcoRia – Empresa Turística da Ria de Aveiro”, deve-se ao facto do estabelecimento estar encerrado há vários meses de forma injustificada e não autorizada, o que leva, de acordo com o mesmo Regulamento, à caducidade do direito de ocupação do lugar.

Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou ainda aprovar a caducidade do direto de ocupação do armazém de apresto A3.5 do Cais de Pescadores de São Jacinto, depois do titular do direito de amarração neste Cais ter renunciado, voluntariamente, ao direito de ocupação do Cais e do respetivo armazém de apresto.

  1. Apoio pontual à Associação Musical e Cultural de São Bernardo

O Executivo Municipal deliberou não aprovar a atribuição à Associação Musical e Cultural de São Bernardo, de um apoio pontual no montante de 4.719,80€, para a aquisição de novo fardamento, dado o seu errado enquadramento como ação pontual, dado tratar-se de uma ação regular que tem de ser apresentada em candidatura dessa tipologia.

Recordamos que no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações para o ano de 2022, a Associação Musical já tinha beneficiado de um Apoio ao Investimento no valor de 5.000€ para aquisição de novos instrumentos musicais, além do apoio financeiro à Atividade Regular no mesmo valor de 5.000€.

  1. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais quatro Famílias e 11 Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais quatro famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais 13 Cidadãos ajudados, no valor global de 1.981,98 €, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2022 uma verba total orçamentada de 150.000€.

  1. Espetáculos infantis do “Boas Festas em Aveiro” com preço definido

A programação do “Boas Festas em Aveiro” inclui para a edição 2022/ 2023 iniciativa “A Magia do Natal”, composto por um conjunto de espetáculos infantis variados, que terão o custo de entrada por pessoa de 2,00€, de acordo com o definido pelo Executivo Municipal, na Reunião de Câmara desta sexta-feira.

De entre os espetáculos, será possível assistir ao musical “A Maria, neta do Nicolau”, ao “Circo Mágico de Natal, ao “Álbum de Família” e ainda à peça “Alice no País do Natal”.

  1. Cidadão condenado a sete meses de prisão com pena suspensa, após disparar contra candeeiro na via pública

O Executivo Municipal tomou conhecimento da sentença do Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, que condenou o Cidadão Vitor Neno à pena de sete meses de prisão, com pena suspensa durante dois anos e ao pagamento de uma indeminização à Câmara Municipal de Aveiro no valor de 295,20€, após o sujeito ter sido intercetado em flagrante delito, a disparar com uma arma de fogo contra um candeeiro urbano, do Parque da Cidade/ Parque Infante D. Pedro.

  1. Alteração às Reuniões de Câmara do mês de dezembro

Considerando os Feriados Nacionais de 01 e de 08 de dezembro, que ocorrem à quinta-feira, bem como um conjunto de condicionantes de agenda respeitantes à Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, ao Congresso da APAVT, às comemorações dos 25 anos da Orquestra Filarmonia das Beiras, entre outras, o Executivo Municipal deliberou aprovar as alterações às datas das Reuniões de Câmara do mês de dezembro.

Assim, a primeira Reunião de Câmara prevista para o dia 01, irá realizar-se no dia 07 de dezembro, pelas 09h30, com carácter privado, enquanto que a segunda Reunião de Câmara prevista para o dia 15, irá realizar-se no dia 22, pelas 15h30 e de carácter público, com audição dos cidadãos pelas 17h30. Ambas as Reuniões terão lugar nos Paços do Concelho.