quarta-feira, 11 de julho de 2018

360º - Como os últimos 50 centímetros de uma corda salvaram os rapazes da gruta: os detalhes de um resgate quase impossível. E ainda Ronaldo, claro

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Saíram todos. Mas, na realidade, foi por muito pouco. Tudo podia ter sido dramaticamente diferente se a corda usada pelo mergulhador britânico que encontrou o grupo de rapazes numa gruta da Tailândia tivesse menos 50 centímetros de comprimento. Foi um resgate quase impossível, feito de avanços e recuos, de muita perícia e de coragem. Num texto essencial, a Marta Leite Ferreira dá todos os pormenores da operação que parou o mundo.

Há apenas três jornalistas portugueses a acompanhar o resgate no local e um deles é do Observador. A Cátia Bruno relatou tudo o que viu:

O último resgatado da gruta foi Ekkapol, o treinador. Já é a segunda vez que escapa à morte em dez anos: tinha sido o único sobrevivente de uma epidemia que dizimou a aldeia onde nasceu. Conheça melhor o homem que viveu dez anos num templo budista e agora ajudou os rapazes a sobreviver enquanto não chegava ajuda.

Os 12 rapazes perderam peso, mas estão bem de saúde, disseram hoje as autoridades. Veja aqui quem eles são. O pai de um deles explicou à CNN como passou os últimos 17 dias a rondar a gruta. O filho foi um dos primeiros a sair, mas mesmo assim ele ficou junto dos restantes pais: “Prometi aos outros que esperava por eles para sairmos juntos. Que não ia deixá-los. Vamos todos juntos”.
 
Três mergulhadores australianos contaram ao The Guardian que houve risco até ao final da operação. Já depois do resgate, as bombas de extração de água montadas na gruta falharam, quando ainda havia 100 voluntários no interior, que tiveram de ser retirados à pressa.
 
 
Mais informação importante

Numa cansativa repetição, António Costa voltou a fazer avisos aos seus aliados da "geringonça". Numa conferência sobre o Orçamento, disse que os portugueses não perdoariam se a maioria de esquerda “deitasse tudo a perder” no último ano da legislatura. E ainda avisou: "O PS não é uma carochinha à procura do João Ratão"​.

Hoje há nova reunião entre o Governo e os sindicatos dos professores. Como é que esta relação passou dos elogios à desilusão?

A CP está à beira da rutura: faltam equipamentos e trabalhadores para a manutenção dos comboios. Sem soluções, a empresa vai reduzir a oferta do seu serviço. O Públicofaz a radiografia.

Trump está farto de ser "otário" e é nesse estado de espírito que entra hoje na cimeira da NATO. O encontro vai ser marcado pelo crescente desagrado do Presidente americano, que insiste que os outros países invistam mais em defesa. Perceba, em três pontos, o que está em causa.

Esta manhã, o El País escreve que os aliados "receiam que Trump chegue a um acordo com Putin nas suas costas", no encontro que vai ter com o russo no dia 16.

Noutra frente, os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre a China e aplicaram novas taxas alfandegáriasno valor de 200 mil milhões de euros.
 
Afinal, as agressões em Alcochete não foram uma situação que fugiu ao controlo - foram planeadas. Nos dias que antecederam a invasão, foi tudo combinado por WhatsApp. O CM revela algumas dessas mensagens. Por exemplo: “Comecem já a ver com quem ficam. JJ é meu”.
 
Ronaldo já é jogador da Juventus. Do jato privado para a Grécia até à confirmação oficial, o dia da saída do Real Madrid foi agitado. Numa carta de despedida, o jogador falou aos adeptos: “Saio mas esta camisola, este emblema e o Santiago Bernabéu continuarão a ser sempre sentidos por mim como algo meu, esteja onde estiver”.
 
Os jornais espanhóis despediram-se em "choque". E escreveram na capa: “Não haverá outro igual”. Percebe-se porquê: em nove anos de Real Madrid, Ronaldo ganhou muito troféus, bateu muitos recordes e disse muitas frases marcantes. (E o último recorde, aliás, é este: aos 33 anos, tornou-se no ‘trintão’ mais caro da história do futebol. O top 10 está aqui.)
 
Os novos chefes de Ronaldo são os Agnelli, os Kennedy de Itália. São donos da FIAT, da Ferrari, da The Economist, do La Stampa e da Juventus. Como todas as famílias, também têm um enfant terrible.
 

Novidades do Mundial

A França venceu a Bélgica por 1-0 e tornou-se na primeira finalista do Mundial. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro explica que o duelo francófono com 14 “ingleses” em campo foi resolvido por um defesa “espanhol”.

Samuel Umtiti, que marcou o golo, é um defesa que começou como avançado, que não abdica da sesta e que esteve para ser notícia por trocar o Barça pelo Real.

Já Pogba, usou o Twitter para dedicar a vitória da França aos “heróis” da Tailândia. E acrescentou: "Parabéns, rapazes, vocês são muito fortes".

Hoje joga-se a segunda meia-final, com Inglaterra e Croácia. Entre os britânicos vai estar o supersticioso Dele Alli, que usa fitas nos joelhos sem precisar. Não é  o primeiro futebolista do mundo a confiar cegamente em rituais.

Bruno Vieira Amaral​, na sua crónica diária, escreve sobre "o som de uma promessa a quebrar-se": "A França tem esse talento para esvaziar os sonhos dourados dos outros nas meias-finais. Reparem: esvaziar. Não é rebentar. É mesmo ir esvaziando lenta e cruelmente os sonhos alheios".


Os nossos Especiais
 
O caso Fizz está perto do fim. Como é que este processo explosivo, que feriu as relações entre Portugal e Angola, se esvaziou? A Sónia Simões explica. E conta ainda as curiosidades do julgamento: houve um juiz que chorou, um arguido ameaçado de morte e testemunhas que desapareceram.
 
 
A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria​ escreve "O milagre económico português": "Não havendo milagres, nada há de anormal com termos sido ultrapassados pelos países do alargamento. Temos de continuar a apostar na educação e em resolver outros problemas estruturais".

Eu escrevo sobre os nossos deputados lulistas: "22 deputados portugueses lançaram um lancinante “apelo” pela libertação do “preso político” Lula da Silva. Pois é: com tudo o que aconteceu em Portugal e no Brasil, a nossa esquerda não aprendeu nada".

Maria João Marques​ escreve "Guardas de Jinggangshan do facebook e do twitter": "Há uns anos discutiam-se os malefícios da televisão. Estamos na mesma com as redes sociais. Há quem não saiba filtrar e processar o que lê. Ou, então, são todas as épocas que têm Guardas Vermelhos".


Notícias surpreendentes

Os Kiss ainda são os reis do Rock ‘n’ Roll? Parece que sim. A Rita Cipriano esteve no concerto da banda em Lisboa e dá-lhes quatro estrelas.

O HBO Now, um serviço de streaming semelhante ao Netflix, chega a Portugal em 2019. Conheça mais detalhes aqui.
 
Do Porto ao Algarve, há cinco lojas que abriram mesmo a tempo das férias. Vão da moda de autor, aos brinquedos sem fios e ao design inteligente. Temos tudo o que precisa de saber.
 
“Pareço todo doido, mas sou introvertido”. O Observador foi à Darkolandia, a nova casa dos YouTubers D4rkFrame, Pi e Dant. Falou-se sobre tudo: sobre a responsabilidade que têm para com os mais novos, sobre o sotaque brasileiro e sobre os contratos com a nova agência.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário