domingo, 31 de dezembro de 2017

Global Traders | Feliz Ano 2018














Asset 7300 PPI.png





A Global Traders deseja um feliz Ano Novo e que 2018 seja um acho recheado de histórias de sucesso. 
Da nossa parte agradecemos fazer parte dessa aventura.

Primeiros jogos ANDDI Portugal são na Mealhada

Resultado de imagem para Primeiros jogos ANDDI Portugal são na Mealhada
A primeira edição dos jogos ANDDI Portugal vai realizar-se, dias 5 e 6 de Maio, na Mealhada. Mais de 600 atletas de diversas modalidades participarão nesta grande festa do desporto adaptado.

Estes primeiros jogos, organizados pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, pretendem ser um espaço de competição, mas também de partilha de experiências de atletas de todo o país.
As modalidades presentes serão Andebol (Campeonato Nacional de Andebol-5), Atletismo – Campeonatos Nacionais Individuais Escalões (competição que se realiza  no Luso desde 2009), Atividades Aquáticas – Encontro Nacional, Basquetebol – Campeonato de Portugal, Ciclismo – Campeonatos Nacionais Individuais (já realizado, em duas ocasiões, na Mealhada), Futsal – 5º Encontro Nacional de Atividade Adaptada, Futebol-7 – 10ª Taça de Portugal, Judo – Campeonato de Portugal e Nacionais, Lutas Adaptadas – Encontro Experimental, Orientação – 4ª Etapa da Taça de Portugal, ParaHóquei – 1ª Taça de Portugal ANDDI/FPH, Remo Indoor – Open Ibérico Inclusivo, Ténis de Mesa – Campeonatos Nacionais Individuais Escalões.
Prevê-se a participação de cerca de 600 participantes de aproximadamente 40 clubes/instituições de todo o país incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
As intenções de participação estão abertas às instituições/clubes filiados na ANDDI e devem ser efetuadas para a ANDDI-Portugal (www.anddi.pt / info@anddi.pt) até 31 de Janeiro de 2018.

Duas portuguesas mortas em Moçambique em espaço de horas

Casos não têm qualquer relação. Suspeitos detidos pela polícia
Resultado de imagem para Duas portuguesas mortas em Moçambique em espaço de horas
Uma segunda portuguesa foi assassinada em Moçambique. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, à TSF. Os casos não têm qualquer relação.
A polícia moçambicana deteve dois suspeitos do assassínio da cidadã portuguesa residente em Moçambique, que o governante descreveu de "alguma idade".
"Esta noite, numa outra província, sem relação com o primeiro caso, ocorreu mais um assassinato de uma portuguesa, na sequência de um assalto."
José Luís Carneiro elogiou "a boa colaboração das autoridades policiais na identificação dos suspeitos e, ao mesmo tempo, nas diligências que foram necessárias realizar, nomeadamente na realização das autópsias".
O assassínio deu-se poucas horas após ter sido descoberto o corpo de uma empresária de 28 anos, vítima de um rapto e posterior homicídio, na Beira. A polícia deteve três suspeitos do crime.
DN

Bom Ano Novo

Vieira da Silva http://www.vieiradasilva-ilhavo.com/ 

Ano começa com nova lei sobre tabaco

O consumo de tabaco em locais ao ar livre como campos de férias é proibido a partir de amanhã, com a entrada em vigor de uma lei apelidada de "tímida" e que alarga o conceito de fumar.
Resultado de imagem para Ano começa com nova lei sobre tabacoA nova lei foi aprovada pelo parlamento em junho passado e decorre de uma proposta do Governo, que os deputados modificaram. Com a entrada em vigor no primeiro dia do ano será proibido fumar em locais para menores, ainda que ao ar livre, como campos de férias ou parques infantis.
E a partir da mesma data será também proibido o uso de produtos equiparados a cigarros em locais públicos fechados, porque a legislação equipara aos cigarros tradicionais os cigarros eletrónicos ou novos produtos que produzem aerossóis, vapores, gases ou partículas inaláveis, ou mesmo tabaco de mascar ou inalar.
Com a ausência de legislação, até agora qualquer pessoa podia fumar um cigarro eletrónico ou de tabaco aquecido num hospital ou numa sala de aulas, e essa equiparação é um dos aspetos aplaudidos pela Confederação Portuguesa para a Prevenção do Tabagismo.
"A equivalência dos novos produtos ao tabaco em geral era uma das nossas preocupações. Isso [a equiparação] é uma conquista", disse à Lusa o presidente da Confederação, Emanuel Esteves.
Mas, acrescentou, a lei é demasiado tímida e pouco ambiciosa. Podia "ir-se mais longe na política de preços" e "recuou-se" na proposta inicial do Governo de se proibir fumar nas imediações de locais como escolas e hospitais. "Devia haver uma área de proteção, para evitar que o fumo entre para os estabelecimentos e por uma questão de dar o exemplo", disse.
Ainda nas palavras de Emanuel Esteves, se é positiva a comparticipação de medicamentos para deixar de fumar, prevista na nova lei, é negativo que se continue a fumar em determinados espaços fechados, ainda que em alguns períodos do dia, porque "devia ser proibido fumar em todos os locais de reunião".
Emanuel Esteves, médico, alerta ainda para os novos produtos de tabaco, um deles o chamado tabaco aquecido que é vendido em Portugal desde 2015 pela Tabaqueira, da multinacional Philip Morris, apresentado pela empresa como contendo menos 90% a 95% de produtos nocivos.
Questionada pela Lusa sobre a nova lei, fonte oficial da Tabaqueira disse que a lei que entra em vigor na amanhã deu "passos tímidos" para reconhecer que os portugueses fumadores merecem ser informados sobre alternativas que apresentam menos riscos.
"É fundamental que os cerca de dois milhões de adultos que, entre nós, continuam a fumar saibam que da Alemanha aos Estados Unidos, que da Rússia ao Reino Unido, houve já instituições científicas independentes e credíveis a levarem a cabo uma avaliação substancial dos novos produtos de tabaco e nicotina sem combustão, como o de tabaco aquecido" (o chamado IQOS/HEETS, disse a fonte, acrescentando: "Todos os resultados até agora divulgados apontam para que estes novos produtos, não sendo inócuos, são melhores escolhas que os cigarros".
A Tabaqueira refere-se a estudos de entidades como o Instituto Federal de Avaliação de Risco da Alemanha, que indica que o tabaco aquecido pode comportar menos riscos para a saúde dos fumadores, ou outro, deste mês, do Comité de Toxicologia do Reino Unido (independente e que aconselha o Governo), segundo o qual o tabaco que é aquecido e não queimado é menos prejudicial.
Num relatório para o Governo britânico, o painel de especialistas disse que as pessoas que utilizam esse novo produto foram expostas a entre 50% e 90% menos produtos químicos nocivos, em comparação com os cigarros tradicionais, embora ainda produza compostos potencialmente prejudiciais.
"Uma coisa é ser menos agressivo, outra é ser inofensivo", alerta a propósito Emanuel Esteves, que teme que se deturpe a "eventual (porque ainda não provada) menos agressividade" e que se fique com a ideia de que se pode fumar esse produto.
E avisou: "Tem de haver cuidado em marcar claramente aquilo que é menos prejudicial e o que é inofensivo. Haver redução das substâncias cancerígenas não é eliminação dessas substâncias".
Enquanto a multinacional que vende o tabaco aquecido procura agora nos Estados Unidos que o produto seja anunciado como menos nocivo, a fonte da empresa em Portugal ouvida pela Lusa frisa que é essencial que a lei diferencie produtos em função do risco e permita que essa informação chegue aos fumadores de forma clara, fazendo-se "menção ao risco reduzido".
Aliás, diz ainda, Portugal com esta nova lei "não revelou a mesma abertura" de outros países "em abraçar e encorajar a inovação e a ciência ao serviço da redução do risco em tabaco".
Ainda que assim seja, contrapõe Emanuel Esteves, esses produtos continuam a ter nicotina, por si só um "agente de perturbações ao nível do sistema nervoso central e cardiovascular". E conclui: "é como escolher cair de um 100.º andar ou de um 10.º".
A lei é a partir desta segunda feira um pouco mais restritiva, Emanuel Esteves reconhece-o, mas diz que Portugal devia dar passos maiores.
Afirmando que "há um clima social favorável" e que se podia ter ido mais longe, Emanuel Esteves deixa uma dúvida. Ou uma acusação. "A ideia que temos é que há interesses comerciais que podem dificultar o agilizar de mais medidas".

Fonte: JN
Foto: Arquivo

Litoral Centro deseja aos seus Leitores BOM ANO 2018

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.

Consigo é possível! Siga a Edição Online

Salvador Sobral eleito personalidade do ano pelos leitores da Euronews

Cantor português foi distinguido pelos leitores da Euronews na categoria de Cultura.

Salvador Sobral soma e segue. O músico português foi eleito personalidade do ano, na categoria de Cultura, para os leitores da Euronews.

O anúncio foi feito no próprio site da Euronews, que detalha que o vencedor da última edição da Eurovisão colheu 63% da votação.

Salvador competia nesta categoria contra Dorota Kobiela e Hugh Welchman (que tiveram 12% dos votos), Adele (com 9% da votação), Kazuo Ishiguro (com 11%) e Hito Steyerl (com 4%).

O artista de 27 anos sofre de insuficiência cardíaca em estado avançado e estava há vários meses à espera que surgisse um dador compatível. Foi submetido recentemente a um transplante de coração, encontra-se agora em fase de recuperação no Hospital de Santa Cruz.

Salvador Sobral tornou-se particularmente acarinhado pelo público português após vencer o Festival Eurovisão da Canção 2017, trazendo o troféu pela primeira vez para Portugal.

O tema ‘Amar pelos Dois’, da autoria da irmã Luísa Sobral, conquistou o coração dos que ouviram a voz do controverso artista, que em várias ocasiões criticou o ênfase que é dado ao espetáculo, em detrimento da arte musical. “A música não é fogo de artifício, é sentimento”. Foi com estas palavras que Salvador Sobral reagiu à vitória conquistada em Kiev e marcada por uma atitude de um certo desprendimento.

Fonte: Cultura ao minuto
Foto: © Reuters

Plano de Regeneração Urbana desenvolve-se em S. Brás de Alportel

A Câmara Municipal de S. Brás de Alportel elaborou e está a desenvolver um Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU), que integra um conjunto de acções, de execução faseada.
A requalificação do Largo de São Sebastião e, seguidamente, da Rua Gago Coutinho e da Rua Aníbal Rosa da Silva; a reabilitação de um edifício para a criação do Espaço Memória; a valorização do Jardim da Verbena; do Adro da Igreja Matriz; e a conversão do Depósito de Água em Miradouro Panorâmico são apenas alguns dos projectos integrados neste Plano, ao qual se juntam ainda outras intervenções como seja o projecto de turismo acessível que está a ser preparado para o Centro Histórico ou os de valorização do património imaterial.
Com o objectivo de incentivar a reabilitação dos edifícios do centro histórico, o Município definiu este espaço como Área de Reabilitação Urbana (ARU) de São Brás de Alportel, que confere aos proprietários que realizem obras de reabilitação nos seus edifícios, com melhoria significativa no estado de conservação dos mesmos, uma série de benefícios fiscais, municipais e estatais.
Mais recentemente, encontra-se disponível para os interessados em reabilitar os seus edifício no Centro Histórico, um Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização (IFRRU 2020).
Este instrumento financeiro destina-se a apoiar pessoas singulares ou colectivas, públicas ou privadas, incluindo condomínios, nos investimentos em reabilitação urbana e na eficiência energética do imóvel a reabilitar.


Criado no âmbito do Programa Comunitário de Apoio “Portugal 2020”, tem por objetivo financiar operações de reabilitação urbana para as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delimitadas pelos municípios portugueses.

As candidaturas a este instrumento financeiro podem ser apresentadas no momento em que o investidor considere mais oportuno para o seu investimento, em fases pré-determinadas para a apresentação e decisão sobre as candidaturas, nem limites ao número de pedidos de financiamento.
Os interessados podem obter mais informações junto da Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal, no sector Centro Histórico no sítio do município na internet www.cmsbras.pt ou através do e-mail: reabilitar.centrohistorico@cm-sbras.pt.
Fonte: O Algarve Económico

A ingratidão é a grande falha na humanidade

Hoje vamos falar um pouco sobre ingratidão e como superá-la:
Ultimamente eu venho falando em gratidão o tempo todo pois tenho como missão lhe ajudar a fazer uma transformação em sua vida a partir da aplicação dessa poderosa ferramenta que você possui a seu dispor. No entanto, quanto mais eu tenho estudado sobre esse assunto, mais tenho observado que o ser humano é ingrato por natureza.
E obviamente, quando afirmo issingrao, não estou apontando o dedo apenas para os outros, pois estou me colocando junto nessa descrição. Por muitas vezes, nem percebemos que estamos sendo ingratos, mas mentalmente estamos.
Quer ver como temos essa atitude, sem ao menos, perceber que estamos tendo? Atualmente, temos acesso a uma grande quantidade de informações, assistimos a vídeos na internet, temos livros incríveis e até mesmo em documentários na televisão são transmitidas dicas que podem ser aplicadas em nossas vidas.
Por muitas vezes, sabemos que estamos agindo errado e nos comprometemos a aplicar em nosso dia a dia aquela ação para melhorarmos, mas não demora muito e deixamos de lado por esquecimento, por preguiça ou por falta de interesse mesmo. No entanto, continuamos mesmo assim, reclamando de tais problemas.

Agora eu te pergunto:

  • Por que será que continuamos reclamando?
Já não tivemos acesso a uma solução com condições de, ao menos, melhorá-lo? Já não sabemos como executar? Então, porque continuamos fazendo da mesma forma?
Nós fazemos, porque é cômodo e já estamos tão acostumados em fazer sempre da mesma forma que até a nossa insatisfação vida rotina. É o velho: “tá ruim, mas tá bom”; “antes mal acompanhado do que só”; “Tô na merda, mas tá quentinho”.
Por estar passando pela sua mente:
  • “Qual o motivo da Márcia estar falando tudo isso? Eu tento mudar, mas algo maior me puxa para a rotina de volta.”
Isso acontece mesmo, você tem toda a razão. A mudança de hábito não ocorre do dia para noite, ainda mais quando temos medo do julgamento das pessoas, da opinião alheia e do medo do desconhecido. Com tudo isso, se eu pudesse lhe dar um conselho, diria para que você mude por você e não por ninguém.
Aquela coisa de “Vou mudar para ser uma pessoa melhor para ele (a)” não existe! Você muda para ser alguém melhor, primeiro para você e depois para o mundo…
É partindo de pensamentos assim que a frustração da vida aparece, pois por muitas vezes mudamos pelos outros e o que esperamos em resposta disso? Gratidão! Quem faz muito, cobra muito, e na maioria das vezes, frustra-se porque a outra pessoa não corresponderá à sua expectativa.

Nós esperamos a gratidão, mas por quê?

Tenho certeza que algumas pessoas vão afirmar que não, que não fazem nada esperando a gratidão dos outros, mas quer ver como não é verdade?
Quando fazemos um favor a alguém, nós esperamos que essa pessoa também nos ajude quando precisarmos.
A maioria das mães cria seus filhos para que quando cresçam, eles deem a elas o valor que elas tanto esperam. Por isso aquela tão conhecida frase é sempre dita: “Quando você tiver seu filho, vai entender…” Ou “Só quem tem filho sabe…” ou ainda “filho ingrato, e eu quer fiz tanto por você!”.
Ao terminar um namoro, esperamos que aquela outra pessoa continue sempre a mesma conosco. E é por isso que se diz que só se conhece o companheiro que tínhamos quando o relacionamento acaba.
Quando nos lembramos do aniversário de alguém, internamente também esperamos receber as felicitações no nosso.
São exemplos corriqueiros, mas que ocorrem em nossos cotidianos, gerando expectativas que inevitavelmente serão frustradas. Como uma ação chama a outra, acabamos mudando a frequência em que estamos por conta disso.
Você se lembra de que sempre pontuo que nosso corpo vibra em determinadas frequências eletromagnéticas? E que temos acesso a situações que estão na mesmo sintonia que nós? Pois então, quando liberamos o sentimento de frustração, abrimos o campo eletromagnético de mesmo padrão e isso não é nada bom, pois você só estará se expondo a novas possibilidades de frustração!
Claro que para manter esse grau de desprendimento em relação à gratidão não é tão fácil assim, pois irá demandar treinamento. Você terá que estar preparado para não se abalar sabendo que a ingratidão ocorrerá pois é própria do ser humano quando ele está focado apenas em seu umbigo.

Aprendendo a lidar com a falta de gratidão

O ser humano é um bicho estranho! Toda vez que me autoavalio começo a questionar os motivos que me fizeram tomar tal atitude ou então seguir por aquele caminho. E não é que eu me arrependa, de forma alguma, mas é que acho muito engraçado como somos capazes de arruinar um dia perfeito apenas porque algumas coisas não deram certo, fazendo uma verdadeira tempestade em copo d’água.
Faz parte da nossa formação humana se apegar muito mais as coisas ruins que aconteceram do que as coisas boas. Quer ver como?
Podemos ter tido um dia sensacional, fomos surpreendidos por uma visita incrível logo pela manhã, ao chegar ao trabalho ganhamos uma promoção, à noite fomos comemorar as novidades com nossos amigos, mas na volta pra casa, no momento de sair do estacionamento, batemos o carro… E aí, o comentário é:
“Puxa, que azar! Acho que não estou com sorte mesmo, tenho que acabar logo esse dia” ou então ainda: “Logo vi que estava bom demais para ser verdade”!
Você volta pra casa chateada, vai tomar seu banho reclamando da vida e deita para dormir sem entender como uma coisa ruim dessas aconteceu.
Sério mesmo que você pensa assim? Seu dia foi sensacional, tudo de bom ocorreu, mas você está preso à uma situação negativa e, assim, ficou cego para tudo de bom que já ocorreu.
Esse tipo de atitude nos transforma em indivíduos depressivos, agressivos, egoístas, totalmente negativos e chatos. Temos que mudar isso e só iremos conseguir praticando verdadeiramente a gratidão em nossas vidas.
Será necessário que você aprenda a trocar a cena e passar a ser grato por tudo de bom que tem conquistado. Para começar a praticar a gratidão, o seio familiar é o melhor lugar, pois é onde os sentimentos são desenvolvidos naturalmente. É claro que eu sei que isso não é verdade em todos os lares. Em algumas famílias o clima é de um verdadeiro campo de guerra, mas não deveria ser assim, pois você precisa do “porto seguro” para onde volta todos os dias.
Pois bem, a gratidão tem a grande missão de preparar melhor as pessoas para a vida, sendo assim, aprender a aplicá-la nas pequenas coisas, fará com que tudo passe a dar certo de uma maneira que você nunca imaginou.

Como lidamos com pessoas que não sentem gratidão?

É bastante complicada e triste a vida de pessoas que não são gratas, pois elas não conseguem desfrutar das coisas boas da vida. Lembre-se que gratidão e felicidade caminham de mãos dadas.

Existem alguns motivos que fazem com que as pessoas não sejam capazes de sentir gratidão, são eles:

  • Mecanismos de autodefesa, presentes em pessoas altamente inseguras e com a autoestima rebaixada, que por isso, fazem o possível para se proteger de tudo e de todos;
  • Infância triste com a perda de um ente querido ou mesmo a falta de amor e atenção dos pais que interfere na formação;
  • Fugas psicológicas onde a pessoa não consegue entender quando está lidando com a realidade e quando os problemas à sua volta são fruto de sua imaginação;
  • Família com problemas de relacionamento, ou seja, grosseiras que não conseguem demostrar afeto entre os integrantes;
  • Solidão ou a busca por algo que o torne vivo, então tudo está sempre ruim ou desagradável, o que é motivo de constantes reclamações;
  • Complexo de inferioridade onde é possível enxergar, claramente, que a pessoa se sente menos que outros e incapaz de conquistar o que pessoas próximas têm;
  • Relacionamento frustrado fazendo com que ela não consiga virar a página e seguir adiante.
Os motivos da ingratidão são diversos, e se manifestam em cada um de nós de diferentes formas. É por isso que pontuo que a mudança tem que vir de dentro para fora, modificando-se na essência, pois só dessa forma iremos alcançar a satisfação plena.
Lembre-se que para praticar a gratidão, você precisa treinar e isso começa desde cedo, aprendendo os princípios básicos para essa prática. Será necessário fixar os novos hábitos em seu dia a dia para que gradativamente seja possível deixar para trás tudo o que for negativo e abrir espaço para vibrações positivas em sua vida.
Só ter atitudes externas de gratidão não adianta, ou seja, você não pode apenas criar uma “ilusão da gratidão” para que os outros vejam como você é grato. Isso fará com que você tenha sérios conflitos íntimos. Permita-se sentir a gratidão em seu coração, porque aí suas atitudes serão verdadeiras, genuínas e convincentes.
Tenha sempre uma atitude exemplar, mesmo que você entenda que o outro não mereça, pois estará fazendo muito mais por você do que imagina. Sabe aquela frase que diz que devemos fazer o bem, sem esperar nada em troca? Pratique-a! Seja a mudança que você quer ver no mundo. E não deixe que atitudes externas inadequadas definam quem você é.
Garanto que a partir dessa mudança de postura, você notará uma grande mudança em sua vida e uma maior probabilidade de coisas boas acontecerem!
Curtiu esse artigo? Quer mais informações sobre esse assunto? Então, inscreva-se em nosso site que estarei sempre disponibilizando conteúdos interessantíssimos sobre assuntos de autodesenvolvimento.
Muito obrigada e até mais!
Marcia Luz
Marcia LuzPsicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Triste Ingratidão

Resultado de imagem para Triste Ingratidão














É muito triste quando você percebe 
A indiferença sem motivos,
O carinho não correspondido 
De quem agente ama. 

De um pai, de um filho, 
De um amigo seja lá quem for.
À ingratidão é horrível 
Ainda mais quando injusta,
Injusta sim, pois quando se recebe amor, quando se recebe carinho.
E quando essa pessoa necessita a sua presença 
Nada mais justa que seja recíproco.
Nada nem ninguém interferem ou pelo menos não deveria interferir.
Manipulação de terceiros só é plantada no coração de quem não tem personalidade,
E quem manipula agi de muita maldade. 
Então, agora acorde e veja se não é a mais pura verdade 
A distância não quer dizer nada.
Mesmo por que para estar presente em nossas vidas 
Não precisa conviver na mesma casa.
Amo os meus, e não importa o quanto isso te incomode 
Sempre vais ser os meus, pois foi Deus quem me deu.
E nem venha dizer que sou um miserável, pois isso não é verdade 
Faço tudo que eu posso, e do amor que entrego não recebo nem metade

Por AdsonVianna

O ALTO PREÇO DO COMODISMO

Todo mundo almeja progredir em sua carreira, correto? Todos nós desejamos ganhar cada vez mais, ter mais responsabilidades, mais reconhecimento por nosso trabalho realizado, enfim… Esses são os princípios por trás de quase todas as teorias motivacionais existentes.
Como gestores treinados nos princípios académicos, partimos do pressuposto de que todos os nossos colaboradores sonham com um plano de carreira, de um dia poder chegar ao topo da pirâmide organizacional. Entretanto, como eu sempre digo, pessoas são imprevisíveis, e como tal, nem todas se enquadram dentro do que nós julgamos ser o melhor para elas.
Como já dizia o personagem cinematográfico Tio Ben ao aconselhar o seu sobrinho Peter Parker, em uma das frases mais conhecidas da história do cinema (ou pelo menos para os amantes dos filmes da Marvel): “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. O que o sábio Tio Ben já entendia, e que seu sobrinho veio a descobrir mais tarde, é que nem todas as pessoas cobiçam ter grandes responsabilidades.
Ficar em uma posição por estar bem – ou por supor que está bem – numa determinada situação, é o que costumamos chamar de comodismo. O comodismo não é algo novo, o filósofo alemão Max Weber, em 1905, escreveu em seu livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, uma passagem que bem exemplifica o raciocínio do povo que vivia naquela época.
” […] o povo só trabalha porque é pobre, e enquanto for pobre. Se o indivíduo tiver que trabalhar mais para poder ganhar mais, ele prefere trabalhar o mesmo tanto para continuar ganhando aquilo que ele já ganhava. Ou seja, a pessoa vai procurar trabalhar o mínimo possível para garantir o seu bom sustento e ter como comer e dormir […]”.
Ao ler o trecho citado, me lembrei de uma antiga história contada por um professor nos tempos de faculdade. Ele, que gerenciava a área de Recursos Humanos de uma grande empresa, percebeu que havia uma funcionária que trabalhava no setor de fotocópias com um grande potencial. Era comunicativa, extrovertida, compromissada, estava cursando uma faculdade, ou seja, ela merecia algo melhor.
Encantado com as habilidades da funcionária, ele a convidou para trabalhar em outro setor, um lugar onde ela teria um plano de carreira, um salário melhor, mais reconhecimento, mas como não poderia deixar de ser, também teria mais responsabilidades.
A tal moça imediatamente aceitou, e, por duas semanas, executou prontamente o seu serviço. Na terceira semana a surpresa. A promissora funcionária estava solicitando voltar ao setor de fotocópias, alegava estar infeliz com o seu atual trabalho, não queria tantas responsabilidades, preferia a boa e velha rotina que só o antigo serviço poderia lhe proporcionar. E o salário? Bem, ele já era o suficiente para pagar suas contas…
Meu professor argumentou, tentou convencer, explicar, teorizar, mas de nada adiantou, sabia que se fosse contra a vontade da funcionária as coisas poderiam ficar piores dali a pouco tempo. Desse modo, a próspera funcionária voltou para suas funções no xerox da empresa, lugar onde permaneceu durante anos.

Mas afinal, qual é a o preço do comodismo?

De uma forma bem simples, é perder a chance de desfrutar uma vida melhor. Quem se acomoda com a situação em que vive, sabendo que tinha totais condições de melhorá-la, está pagando um preço muito caro pelo comodismo, e, mais cedo ou mais tarde, vai ter que arcar com as consequências. E aí já poderá ser tarde demais.
Não deixe que isso aconteça! Não pague o preço do comodismo. Não podemos nos dar ao luxo de não aproveitar o valor das oportunidades enquanto elas estiverem disponíveis.
Não seja uma pessoa arrependida do que não fez, que fica remoendo o passado, mas sim uma pessoa responsável por construir o seu futuro. Brilhante, como deve ser. Aliás, como tem que ser.

Episódios da miséria humana

Por Baptista-Bastos

Resultado de imagem para Baptista-BastosQUE SENTIDO É ESTE, para onde a História nos encaminha? Por todo o lado a corrupção alastra e substituiu-se aos ideais antigos e exaltantes de resolução das desigualdades, da exploração do homem pelo homem, da oposição entre o Norte e o Sul. Homens que respeitávamos pela lisura das suas vidas e pelo carácter exemplar das suas escolhas são, agora, acusados de suborno, fraude, perversão, e apontados à execração popular, por moralmente culpados de cupidez. A cupidez conduz a tudo, inclusive ao desprezo pelas regras sociais e pelas leis que as estruturam.

A "rede tentacular" descoberta, nestes dias, pela polícia, segue-se a outros escândalos tornados públicos e que o espectáculo mediático propende a simplificar, sem tentar analisar a raiz do mal. A nossa mórbida curiosidade exulta. Quando a Inquisição levava em fila os supliciados da intolerância, o povoléu, excitadíssimo, amontoava-se na Ribeira para assistir à queima. Como no século XVII, não conseguimos conciliar o respeito que nos devemos com a ideia de justiça que favorece a marca de uma identidade.

Somos, novamente, espectadores. Estamos, outra vez, regozijados com a miséria humana. Queremos sangue. Julgamos sem avaliar, acusamos sem saber, condenamos por inveja, por ódio, por oco ressentimento. Não nos envolvemos, o modo mais deplorável de recusa da cidadania. Mas apontamos, insinuamos, sugerimos, nomeamos. Situamo-nos no espaço público, mas sobrenadamos na sombra da infâmia e no aconchego da irresponsabilidade.

Haverá esperança numa sociedade em que tudo parece redundar em indiferença e conivências larvares? O Estado ausentou-se das suas funções fiscalizadoras. O Governo, mesmo perante a repetição destes enunciados, cumpliciou-se (pelos vistos) com os grandes interesses ligados à corrupção, ao suborno e à venalidade. O caso de João Cravinho é significativo. Propõe um projecto contra os corruptos e, numa compensação inquieta, é mandado para Londres, com um ordenado de luxo. Agora, nesta "Face Oculta", a porta não foi segura pela pessoa que ia à frente: só assim se justifica o facto de a imprensa ter sabido das investigações no tempo em que as devia saber.

As coisas irão ficar pela superfície? Na esfera pública, a dimensão a que as questões chegaram e o envolvimento, no esquema, de "gestores", políticos, advogados são de tal maneira graves que se torna difícil encobri-los ou dissimulá-los. A separação de poderes é um dos embustes sob os quais vivemos: tudo ocorre através de canais de informação, e os compromissos assumidos obedecem a pagamentos de favores. A "rede tentacular" não dispõe, somente, de um sucateiro do Norte. Foi apanhado. Mas há outros. Talvez os portugueses tenham um sobressalto de protesto e de indignação. Talvez.

«DN» de 4 Nov 09

VAGOS: Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro

Resultado de imagem para VAGOS: Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro
Encontram-se a decorrer, até dia 31 de Janeiro de 2018, as candidaturas à 9.ª edição do Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro (PAPERA 2018), que conta com um orçamento global de 40.000 euros.
Destinado a todas as Associações sem fins lucrativos, com sede nos Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o PAPERA tem como objetivo a estruturação de plataformas de diálogo e de parceria com as Associações sem fins lucrativos dos onze Municípios da Região de Aveiro, contribuindo para a realização de ações que promovam o seu fortalecimento e para a valorização das suas Associações.
As candidaturas podem ser efetuadas a nível individual ou em grupo, pretendendo-se apoiar a capacidade de iniciativa das Associações, bem como a capacidade de estabelecer parcerias e desenvolver trabalhos conjuntos com a Comunidade Intermunicipal.
Neste âmbito, podem ser apoiados projetos que se encontrem diretamente relacionados com a atividade na Região de Aveiro, abrangendo as áreas da Cidadania, do Desporto, do Ambiente, da Gastronomia, da História, da Cultura e da Cultura do Mar, privilegiando-se os temas de Desportos Náuticos e de Aventura.
O processo de candidatura deve ser formalizado através do preenchimento de um formulário próprio, a remeter por correio postal ou por correio eletrónico para:
PAPERA 2018
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Rua do Carmo n.º 20
3800 – 127 Aveiro

O Calendário dos procedimentos é o seguinte:
1. Lançamento público do PAPERA 2018: 20 de dezembro de 2017;
2. Apresentação de candidaturas até 31 de janeiro de 2018;
3. Análise e Decisão sobre as candidaturas até 19 de fevereiro de 2018;
4. Assinatura dos Acordos de Financiamento das candidaturas aprovadas até 02 de março 2018;
5. Período de execução dos projetos: 1 de março a 30 de novembro de 2018.