domingo, 4 de julho de 2021

Sporting e Benfica revalidam títulos nos Nacionais de clubes de atletismo


O Sporting, em femininos, e o Benfica, em masculinos, conquistaram hoje pela 11.ª vez consecutiva os títulos nos Campeonatos de Portugal de Clubes de atletismo, após uma prova disputada em Guimarães.

Na prova feminina, o Sporting triunfou, com 156 pontos, mais 57 do que o Benfica e 61 do que o Jardim Serra.

O Benfica venceu a prova masculina, com 163 pontos, deixando os restantes lugares do pódio para o Sporting (144) e para o Sporting de Braga (87).

Na II divisão, o Seia, em masculinos, e o JOMA, em femininos, sagraram-se campeões.

Lusa

Uso de máscara vai passar a ser escolha pessoal no Reino Unido

Ministro britânico afirma que, graças às vacinas, vai ser possível pôr fim às restrições.

Em Inglaterra, o uso de máscara vai passar a ser uma escolha pessoal. O país vai entrar num período sem restrições legais por causa da Covid-19 e a utilização de máscara deixa de ser obrigatória.

A revelação foi feita por Robert Jenrick, ministro da Habitação do governo britânico, em declarações à Sky News.

"Será uma fase diferente, na qual seremos nós, cidadãos, a decidir, em vez de ser o Governo a dizer-nos o que fazer. Parece que podemos agora andar para a frente e passar para um regime muito mais permissivo, afastando-nos assim dessas restrições que têm sido tão difíceis para nós. Vamos ter de garantir que todos os adultos recebem as duas doses da vacina, porque isso é chave para manter o vírus sob controlo à medida que nos aproximamos do outono e do inverno", explicou Robert Jenrick.

ministro britânico afirma que, graças às vacinas, vai ser possível pôr fim às restrições. A medida do uso de máscara deverá entrar em vigor no dia 19 de julho, mas a decisão final está nas mãos de Boris Johnson.

Lusa

Benfica vence Sporting e sagra-se octacampeão de hóquei em patins feminino


O Benfica sagrou-se hoje campeão português feminino de hóquei em patins, pela oitava vez consecutiva, ao vencer por 8-5 o Sporting na 'negra' do 'play-off' do título, na Luz, com quatro golos da argentina Flor Felamini.

O Sporting marcou primeiro, o Benfica deu a volta e passou para a frente com uma vantagem de três golos, aos 4-1, mas a formação leonina recuperou e empatou a 4-4 ainda antes do intervalo, lançando a incerteza para a segunda parte, que terminou favorável ao campeão nacional por 8-5.

O encontro teve um início frenético, com o Sporting a adiantar-se no marcador através de uma grande penalidade por Ana Catarina Ferreira (0-1), aos 18 segundos, e o Benfica a empatar por Marlene Sousa (1-1), ainda dentro do primeiro minuto.

Uma boa atitude 'encarnada' permitiu a reviravolta e elevar a vantagem para três golos, aos 4-1, com dois golos da argentina Flor Felamini, aos quatro e aos oito minutos, na conversão de uma grande penalidade, e um de Maria Sofia Silva, aos nove.

O Benfica, até então a explorar com sucesso os erros do Sporting, abrandou o ritmo e disso tirou partido a formação leonina para assumir o controlo do jogo e criar situações de perigo para a baliza defendida por Maria Celeste Vieira.

O Sporting reduziu para 4-2 na conversão de uma grande penalidade por Rita Lopes, aos 14 minutos, no minuto seguinte a Maria Celeste Vieira ter negado o golo a Ana Catarina Ferreira na tentativa de conversão do castigo máximo.

Ainda antes do intervalo, a formação leonina reduziu a desvantagem e empatou com golos de Rute Lopes (4-3), aos 15 minutos, após uma tabela com a irmã Rita, e Sofia Moncóvio (4-4), aos 20, com a colaboração infeliz da argentina Agustina Fernández.

Na segunda parte, a argentina Flor Felamini, aos 32 minutos, com alguma felicidade no ressalto, desfez a igualdade e colocou o Benfica novamente em vantagem, aos 5-4, e falhou, logo de seguida, a conversão de uma grande penalidade para dilatar a diferença.

O Benfica, mais eficaz na tomada de decisões, tirou partido dos espaços concedidos pela formação leonina, que procurava o empate, para abrir a vantagem com dois golos de Marlene Sousa (6-4), aos 42 minutos, e Flor Felamini (7-4), aos 43, naquele que foi o quarto da conta pessoal da argentina.

A dois minutos do fim do encontro, Sofia Moncóvio ainda reduziu para o Sporting, fazendo o 7-5, mas no último minuto foi ainda o Benfica que marcou por Ana Catarina Ferreira (8-5), que estabeleceu o resultado final na conversão de um livre direto.

Após não ter sido atribuído título em 2019/20, devido à pandemia de covid-19, o Benfica retomou a sua hegemonia no campeonato nacional com o oitavo título consecutivo, alcançado no terceiro e decisivo jogo da final com o Sporting.

GNR encerra festa ilegal com 300 pessoas em Alcochete

A GNR encerrou hoje de madrugada uma festa ilegal, com mais de 300 pessoas, que decorria numa propriedade do concelho de Alcochete, distrito de Setúbal, por violação das medidas em vigor para conter a pandemia de covid-19.

Em comunicado, o Comando Territorial de Setúbal da GNR indicou que a festa foi terminada após a intervenção de militares do Destacamento Territorial do Montijo da Guarda, na sequência de uma denúncia.

Contactada pela agência Lusa, fonte da GNR disse que a denúncia de que estaria a decorrer esta festa ilegal foi recebida pela Guarda por volta das 18:00 de sábado e que a intervenção policial ocorreu mais tarde, já durante a madrugada.

A mesma fonte adiantou que estiveram envolvidos na operação policial para cessar a festa cerca de 20 militares da GNR, sublinhando que os participantes desmobilizaram sem incidentes.

No comunicado, a Guarda referiu que, após a denúncia, os militares deslocaram-se ao local e "constataram, através de uma abordagem concertada, a respetiva festa a decorrer em pleno desrespeito pelas normas vigentes".

"Foi desencadeada uma operação policial, tendo sido cessado de imediato o evento e identificados o proprietário do terreno, o organizador do evento e respetivo 'staff' para, posteriormente, serem levantados os respetivos autos de contraordenação", acrescentou.

A ação contou com o apoio dos Postos Territoriais de Alcochete e Montijo, do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial do Montijo e do Destacamento de Intervenção (DI) de Setúbal, é referido no comunicado.

Lusa

ANADIA: EB1 de Ferrereiros sofre obras de beneficiação

A Escola Básica de Ferreiros, na Freguesia da Moita, vai ser alvo de uma intervenção para poder acolher condignamente os alunos que frequentam a EB1 da Moita, durante o período em que aquele estabelecimento de ensino estará a ser intervencionado.

A empreitada tem um custo de cerca de 60 mil euros e deverá estar concluída no final do mês de agosto, por forma a que os alunos possam iniciar o novo ano letivo 2021/2022 naquela escola.

A beneficiação contempla uma intervenção na cobertura do edifício, substituição das caixilharias, reboco, pavimento e pinturas interiores e exteriores. Está também prevista uma intervenção, ao nível da cobertura, no edifício anexo que acolherá o refeitório.

Todas as condições estarão asseguradas para que o novo ano letivo, decorra com toda a normalidade nesta escola de Ferreiros, nomeadamente no que concerne o serviço de fornecimento de refeições, transportes e prolongamento de horário.


Primeiro-ministro do Luxemburgo hospitalizado para observação

O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, foi hoje hospitalizado para observação por 24 horas "por precaução" e para fazer análises complementares, uma semana após ter testado positivo à covid-19, segundo um comunicado do governo.

Xavier Bettel, 48 anos, iniciou no passado dia 27 de junho um período de 10 dias de isolamento, menos de 48 horas após uma cimeira europeia em Bruxelas, onde esteve com outros dirigentes da União Europeia (UE).

Nenhum outro participante foi considerado caso de contacto, tendo sido mantidas as normas de distanciamento, indicou então o governo luxemburguês.

Bettel apresentava na altura sintomas ligeiros (febre e dores de cabeça).

O primeiro-ministro luxemburguês recebeu uma primeira dose de vacina da AstraZeneca no dia 6 de maio.

Os casos de covid-19 têm vindo a aumentar no Luxemburgo nos últimos 10 dias. No último balanço, com dados até sábado, 136 pessoas testaram positivo, um número que não era registado no país, com 630 mil habitantes, desde meados de maio.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.974.841 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,4 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.

Lusa

“Em termos dos contágios a preocupação são os jovens”

Gouveia e Melo apela aos mais novos para se vacinarem.

O vice-almirante Gouveia e Melo, que chefia o grupo de trabalho para a vacinação, explica que os mais jovens são aqueles que representam maior risco de transmissão, apesar de não serem a faixa etária com mais internamentos em cuidados intensivos.

A preocupação são os jovens em termos dos contágios. Em termos de pessoas que estão a ser internadas ainda é a faixa de cima, dos 30 aos 50 anos. Portanto, nós temos de combater nas duas frentes. Em simultâneo, fechar as faixas que estão abertas - a dos 50, a dos 40 e a dos 30 - e abrir a faixa dos 20, o que também nos dá uma maior flexibilidade na vacinação, fazendo com que o ritmo nunca desça e tenhamos sempre pessoas para chamar ao processo de agendamento", sustenta em entrevista à SIC.

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa mostrava, na semana passada, que 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 anos querem ser vacinados, mas que 14,3% ainda não se decidiram.

Em declarações à SIC, Gouveia e Melo apela aos mais novos para pensarem nas consequências dessa decisão: "Poderá haver alguma resistência, mas eu apelo à racionalidade. Nós todos numa pandemia seremos vacinados pelo método natural que é o contágio, - uma vacina não controlada, com perigo e, de alguma forma, com graves consequências se acontecerem inflamações para além do que é normal - ou uma vacina controlada, que é o processo de vacinação, segura e eficaz. Julgo que entre os dois processos uma pessoa racional decide pelo processo controlado e não pelo processo descontrolado".

O vice- almirante Gouveia e melo fala numa corrida contra o tempo e reconhece que, por causa da variante Delta, já não se pode falar em imunidade de grupo em agosto.

"Atingiremos 85% das primeiras inoculações na segunda ou terceira semana de setembro e nessa altura também atingimos os 70% das segundas inoculações. Julgo que aí é que estaremos totalmente protegidos ou fortemente protegidos quanto a esta nova variante Delta. No entanto, a aceleração que estamos a fazer da vacinação mostra que a vacinação tem efeito sobre os contágios. O que nós temos de fazer é acelerar. Isto é uma corrida contra o tempo. Por isso é que estamos a aumentar o ritmo de vacinação, comprometendo, de alguma forma, alguma qualidade do processo, porque é uma corrida contra o tempo: por um lado a vacinação e por outro lado os contágios que se estão a espalhar", explica.

Papa operado hoje em Roma a um problema do cólon


O Papa Francisco será hoje submetido a uma cirurgia a "uma estenose divertícular sintomática do cólon" no hospital Policlínico Gemelli em Roma, informou o Vaticano.

A operação será realizada na tarde de hoje pelo médico Sergio Alfieri e será emitido um boletim médico no final da intervenção cirúrgica, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni num breve comunicado.

Lusa

Governo lamenta morte de bombeira quando prestava auxílio fora de serviço

O ministro endereça "as mais sentidas condolências à família, amigos, ao Corpo de Bombeiros, à Associação Humanitária de Bombeiros de Carnaxide e aos Bombeiros de Portugal".

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, emitiu este domingo uma nota de pesar a lamentar a morte da bombeira voluntária de Carnaxide, quando prestava auxílio a vítimas de um acidente fora de serviço.

"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento da morte da Bombeira de 3.ª, Catarina Pedro, de 31 anos, do Corpo de Bombeiros de Carnaxide, vítima de um atropelamento quando, fora de serviço, prestava auxílio a vítimas de acidente de viação ocorrido ontem, na A5 [autoestrada 5], em Oeiras", refere a nota assinada por Eduardo Cabrita.

Em seu nome pessoal e do Governo, o ministro endereça "as mais sentidas condolências à família, amigos, ao Corpo de Bombeiros, à Associação Humanitária de Bombeiros de Carnaxide e aos Bombeiros de Portugal".

Também os Bombeiros Voluntários de Carnaxide, onde a vítima prestava serviço, na sua página de Facebook, afirmam ser com "enorme tristeza" que comunicam a morte da colega, "vítima de acidente de viação", no sábado, "quando prestava auxílio a outro condutor".

"Deixou-nos a fazer o que mais gostava: ajudar o próximo", lê-se na mensagem.

União de Freguesias de Carnaxide e Queijas associa-se ao luto, com votos de "muita força a toda a corporação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide", também na sua página de Facebook.

Lusa

Imagem: Facebook dos BV Carnaxide

Portugal não regista mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Há 2041 novos casos

Nas últimas 24 horas recuperaram 655 pessoas.

Estão confirmadas 17.112 mortes devido à Covid-19 em Portugal desde o início da pandemia.

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 889.088, mais 2041 nas últimas 24 horas.

Há, neste momento, 38.124 casos ativos.

Até ao momento, 833.852 pessoas conseguiram recuperar, das quais 655 nas últimas 24 horas.

Há 58.300 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Quanto aos internamentos, há 567 pessoas internadas (mais 24 do que nas últimas 24 horas) e 128 pessoas em cuidados intensivos (mais 6 do que o registado no sábado).


Vacinação das pessoas entre os 18 e os 29 anos arrancou hoje

As pessoas entre os 18 e os 29 anos começaram hoje a ser vacinadas contra a covid-19 por ordem decrescente de idade, segundo a "task force" que coordena o plano de vacinação.

A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 anos.

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, divulgado na última semana, indica que 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 pretendem ser vacinado, mas 14,3% ainda não decidiram se vão receber a vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 6% da faixa etária entre os 18 e os 24 anos (49.206 pessoas) já receberam a primeira dose da vacina e 5% (35.621) têm a vacinação completa.

Lusa

Corrida e caminhada virtual apoia pessoas com deficiência intelectual em Coimbra

Até ao próximo dia 11 de julho, a Unidade Funcional da Tocha da APPACDM de Coimbra vai promover uma corrida e caminhada virtual.

O objetivo do evento passa por “promover a atividade física e a presença da instituição e da pessoa com deficiência intelectual na comunidade”, afirma Fábio Fernando, coordenador da Unidade Funcional da Tocha.

Já há vários anos que a APPACDM de Coimbra realiza uma iniciativa de corrida e caminhada na Praia da Tocha. Tendo em conta o contexto pandémico, este ano a atividade tem um formato virtual, com o nome “Corrida e Caminhada Idem Aspas”.

À semelhança dos anos anteriores, vão existir prémios para os primeiros lugares.

Desta vez, são cabazes Idem Aspas, projeto da APPACDM Coimbra, cujos produtos são realizados pelos utentes da instituição.

A iniciativa virtual “projeta de uma forma geral a imagem da instituição na comunidade e concretamente o trabalho da pessoa com deficiência intelectual com quem trabalhamos, pois tanto a designação do evento como a constituição dos prémios para aí nos remete”, afirma Fábio Fernando.

Para além de dar nome ao evento, o projeto Idem Aspas vai também dar os prémios aos primeiros lugares. Os vencedores vão receber um cabaz constituído por uma compota, um pacote de amendoins doces, um pacote de biscoitos, um porta-chaves em feltro, um saco de rede e uma almofada personalizada com as cores da bandeira portuguesa.

Desta forma, os utentes vão estar sempre envolvidos no evento. Não só vão preparar os produtos que constituem os prémios, como também vão participar na atividade enquanto desportistas.

A Corrida e Caminhada Idem Aspas acontece até 11 de julho. As inscrições são feitas online, até 9 de julho, através do link: http://www.appacdmcoimbra.pt/corridacaminhadaidemaspas/

Belmonte | Ciclo “12 em Rede” na Aldeia Histórica de Belmonte celebra a figura de Pedro Álvares Cabral

 Nascido na Aldeia Histórica de Belmonte, Pedro Álvares Cabral deu novos mundos ao mundo ao descobrir o Brasil, em 1500. No próximo dia 10 de julho, o Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa" 2021 chega à Aldeia Histórica de Belmonte para recordar esta incontornável figura da História, levando-nos ainda à descoberta da família Cabral. Para celebrar a ligação da Aldeia Histórica de Belmonte com o Brasil, o evento contará também com uma degustação de sabores do país sul-americano, pela mão do chef Valdir Lubave. O dia terminará em grande, com um concerto do aclamado músico Dino d'Santiago, com a participação do Coro da Academia Sénior de Belmonte. 

O primeiro alcaide-mor do castelo da Aldeia Histórica de Belmonte chamava-se Fernão Cabral I. Era o pai de Pedro Álvares Cabral. Em 1446, tornou o castelo a sua residência, fundando o Paço dos Cabrais (como ainda hoje é conhecido). Pedro Álvares Cabral celebrizou o nome de Belmonte em todo o mundo, quando descobriu o Brasil, em 1500, mas a família Cabral já vinha a marcar, há algum tempo, a História daquele lugar.

Com o mote "Por Terras de Cabral", o Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa" 2021 chega à Aldeia Histórica de Belmonte no próximo dia 10 de julho, para celebrar não só a figura de Pedro Álvares Cabral, como também a  própria família Cabral. O evento promete ainda uma viagem pela História de Belmonte e até ao Brasil – uma ligação que Pedro Álvares Cabral firmou e que permanece até aos nossos dias.

Várias atividades, ao longo de todo o dia, prometem um novo olhar sobre a família Cabral e momentos para celebrar a ligação da Aldeia Histórica de Belmonte, e Portugal, com o Brasil. O evento contará, por exemplo, com a visita guiada "Belmonte em época de Cabral", a palestra "As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral", um momento com música do Brasil, pela voz de músicos brasileiros que trabalham na região, a experiência gastronómica "Sabores do Brasil", com o chef Valdir Lubave, e termina com um concerto de Dino d'Santiago, no palco do Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte, com a participação do Coro da Academia Sénior de Belmonte.

E para descobrir, em pleno, a Aldeia Histórica de Belmonte, o Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa" inclui, ainda, atividades complementares no fim-de-semana do evento. No dia 9 de julho, às 21h30, haverá um momento de acolhimento aos participantes do evento, seguido de uma visita noturna ao Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte. No dia 11 de julho, habitantes e visitantes da Aldeia Histórica de Belmonte podem participar numa caminhada pela PR - Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar - Mountain Suites ou numa visita livre aos museus de Belmonte, cuja extensa oferta é um dos mil motivos para visitar a Aldeia Histórica.

Durante todo o evento, em vários restaurantes da Aldeia Histórica de Belmonte, é possível provar as "Receitas de Cabral". Graças a um projeto comunitário, desenvolvido em conjunto com restaurantes e empresas alimentares da Aldeia Histórica de Belmonte, foram criados pratos de inspiração medieval que evocam sabores, aromas, cores e texturas próximas daquelas que terão povoado a mesa de Pedro Álvares Cabral, com a participação de João Pedro Gomes e do chef Luís Lavrador.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Belmonte é necessário contactar a Câmara Municipal de Belmonte e EMPDS – Empresa Municipal de Belmonte, através do contacto 275 910 010 ou cultura@cm-belmonte.pt, ou as Aldeias Históricas de Portuga, através do número 275 913 395 e o e-mail inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Belmonte, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes

9 de Julho
21h30 - Acolhimento aos participantes do evento
22h00 - Visita noturna ao Castelo de Belmonte
Local: Castelo de Belmonte
25 pax máx

10 de Julho
10h00 - Visita Guiada: Belmonte em época de Cabral
Local de encontro: Castelo de Belmonte
25 pax máx
10h00 - 20h00 - Mercadinho de produtos locais
Local: Largo do Pelourinho
11h00 - Apresentação e degustação do Licor e Compota de Cabral, pela Licocampo
Local: Largo Zeca Afonso
11h30- Oficina de sabão artesanal - Sabão de Cabral, pela Eli Bet
Local: Largo do Pelourinho
15 pax máx
15h30 - As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral - Palestra com João Pedro Gomes e Luís Lavrador
Local: Museu Judaico de Belmonte (Número de pessoas condicionada aos lugares do Auditório)
35 pax máx
16h30 – Música do Brasil
Local: Largo do Pelourinho
18h00 - Sabores do Brasil, com Chef Valdir Lubave
Local: Largo do Pelourinho
30 pax máx
22h00 - Concerto de Dino d´Santiago
Participação especial do Coro da Academia Sénior de Belmonte.
Local: Castelo de Belmonte
150 pax máx

11 de Julho
9h00 - Caminhada pela PR - Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar - Mountaion Suites
30 pax máx
ou
9h30 - Visita livre aos Museus de Belmonte – limitado à lotação de cada um dos Museus
Visita livre aos Museus de Belmonte; Castelo de Belmonte, igreja de Santiago, Museu Judaico, Museu dos Descobrimentos, Ecomuseu do Zêzere, Museu do Azeite.

9 a 11 de Julho
Receitas de Cabral - Restaurantes aderentes:
Feito ao Bife
Casa do Castelo
Belmonte Sinai
Fio de Azeite
Quinta da Bica
Pousada Convento de Belmonte
O Brasão

Câmara de Anadia está a fazer manutenção e beneficiação de caminhos florestais e agrícolas

O Município de Anadia está a proceder à manutenção e beneficiação de caminhos florestais e agrícolas nas diversas freguesias do concelho, por forma a melhorar as condições de acessibilidade, num investimento superior a 100 mil euros

De acordo com a calendarização anual estabelecida no Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), o Município está a realizar uma intervenção de requalificação de caminhos florestais, nomeadamente nas freguesias a nascente do concelho (Vila Nova de Monsarros, Moita e Avelãs de Cima), numa extensão de 62 kms, orçada em cerca de 60 mil euros.

Paralelamente, a Câmara Municipal está também a proceder à beneficiação, por administração direta, de outros caminhos sinalizados. Estas intervenções visam prevenir e reduzir o risco de incêndio, tornando-se fundamental as acessibilidades em boas condições.

Os trabalhos a realizar constam essencialmente de limpeza e reperfilamento dos caminhos, desmatação manual e mecânica dos caminhos e execução de aquedutos em linhas de água existentes para encaminhamento adequado das águas pluviais (drenagens).

O melhoramento dos caminhos rurais é outra das ações que está a ser desenvolvida. Após a empreitada realizada na várzea da Moita e de Vila Nova de Monsarros, a autarquia alargou agora a beneficiação dos caminhos rurais a outros pontos do concelho, numa extensão aproximada de 10 kms, representando um investimento superior a 50 mil euros.

Os trabalhos contemplam a decapagem do terreno, o alargamento do caminho e a colocação de “tout-venant”. Pretende-se desta forma beneficiar os caminhos que se encontram em mau estado, proporcionando melhores condições aos agricultores que utilizam estes caminhos para aceder aos seus terrenos.

 

Esta é a missão da ADASCA


Os tempos que se avizinham deixam preocupada a ADASCA, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer.
A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo.

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.

Os interessados podem acompanhar as actividades da ADASCA através do site www.adasca.pt.

É impossível realizar mais sessões de colheitas de sangue em Aveiro, porque a adesão é relativa, melhor: é uma incógnita.



"A vida é um presente, que merecemos se nós nos entregarmos. A vida não é um problema que tem que ser resolvido. A vida é um mistério que quer ser descoberto." (Rabindranath Tagore).

Alertas sobre o buraco de ozônio escondem golpe econômico

O climatologista Luís Carlos Molion observou o retorno da agitação ambientalista a pretexto do “buraco de ozônio”. Grandes petroquímicas estariam interessadas em proibir os gases hoje usados para esfriamento em geladeiras e aparelhos de ar condicionado, entre outros.

Como as patentes desses gases vencem nos próximos anos, o “ambientalismo” assume novamente o papel de salvador da Terra, apresentando como defesa do planeta uma manobra para obter polpudos lucros com novos substitutos, sobre os quais pesariam direitos.

ABIM

Onda de calor no Canadá provoca a morte a 500 pessoas numa semana

Esta situação levou já os especialistas a alertarem para o perigo das alterações climáticas.

A onda de calor que dura há uma semana no Canadá provocou a morte a cerca de 500 pessoas e está na origem de dezenas de incêndios florestais e inundações no oeste do país.

Esta situação levou já os especialistas a alertarem para o perigo das alterações climáticas. Lisa Lapointe, diretora forense da província de Colúmbia Britânica, a região mais atingida por esta cúpula de calor, que começou a afetar a costa do Pacífico a 25 de junho, afirmou sexta-feira à noite que o número de mortes registado na última semana se eleva a 719.

Lapointe salientou que este é um valor três vezes superior ao normal, pelo que quase 500 mortes são consequência direta da onda de calor que fez os termómetros dispararem para temperaturas de 49,69 graus celsius.

Estamos a divulgar esta informação porque é provável que as condições climáticas extremas que a Colúmbia Britânica experimentou na semana passada tenham sido um fator significativo que contribuiu para o aumento no número de mortes", disse Lapointe em comunicado.

Esta especialista admite que este número é tendencialmente crescente e será atualizado nos próximos dias, uma vez que muitas das pessoas que faleceram são idosos, que vivem sozinhos e em casas sem ar condicionado, que não se encontram preparadas para as elevadas temperaturas.

Segundo dados divulgados este sábado pelo Serviço de Incêndios Florestais da Colúmbia Britânica, na última semana ocorreram 245 incêndios e 176 ainda estão ativos, dos quais 76 começaram nos últimos dois dias.

Quase 70% dos incêndios foram causados por relâmpagos que encontraram condições de seca perfeitas para iniciar incêndios florestais. Em 15 horas, entre quarta e quinta-feira, 113 mil relâmpagos foram registados na Colúmbia Britânica.

"Temos provas de que o aquecimento global é real. Infelizmente, já o vivemos, não é o futuro. Está aqui. Por isso espero que as pessoas se preparem, pois é provável que o vejamos com mais frequência", explicou Natalie Hasell, meteorologista do Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas do Canadá, em declarações à estação de televisão local CTV.

Lusa

Imagem: Observador

PCP quer estratégia para desenvolver carências alimentares e aliviar dependência externa

O PCP entregou hoje um projeto-lei para a criação de um Plano Estratégico para a Soberania Alimentar em Nacional, que pretende identificar e desenvolver as carências alimentares em Portugal e aliviar a dependência dos mercados internacionais.

De acordo com o projeto-lei, entregue hoje na Assembleia da República e ao qual a Lusa teve acesso, a bancada comunista explicita que este plano vai ser um "instrumento de planeamento dos programas e medidas necessárias para dotar o país de capacidade de aprovisionamento e de acesso a bens alimentares e combater desequilíbrios acentuados na balança alimentar nacional".

Em declarações à agência Lusa, o deputado comunista João Dias sustentou que Portugal "tem condições para produzir" mais do que aquilo que está determinado pelo mercado internacional.

"Isso leva-nos a que tenhamos que encontrar, primeiro que tudo, quais são as aptidões das regiões e dos nossos solos. O que é que podemos produzir? O que é que cada solo está mais vocacionado para produzir? Depois deveremos identificar as necessidades onde precisamos de ganhar mais autonomia, mais soberania, para que possamos não importar tanto", prosseguiu o parlamentar.

O comunista acrescentou que "há produções que só não são feitas" porque o seu investimento "não dá rendimento", por isso, o diploma apresentado prevê a criação de incentivos para Portugal colmatar falhas na autossuficiência alimentar.

"Sabemos que não seremos autossuficientes em tudo. Há muito poucas fileiras, muito poucos produtos onde somos autossuficientes", prosseguiu, elencando os setores dos produtos derivados do leite, dos ovos, da carne de bovino, dos cereais, das leguminosas e do peixe como carências proeminentes face ao elevado consumo pela população portuguesa.

O objetivo é, por isso, aumentar a autonomia de Portugal no que diz respeito ao abastecimento alimentar da população, sem descurar aquilo que o país já consegue garantir.

"Aquilo em que somos autossuficientes não devemos perder essa autonomia, até porque permite-nos também fazer exportações, mas também melhorar naquilo em que estamos completamente dependentes", prosseguiu João Dias.

O deputado justificou a necessidade de atenuar a dependência de Portugal das importações de produtos alimentares com fenómenos internacionais que têm consequências como a quebra das cadeias de abastecimento, como, por exemplo, a pandemia e o bloqueio do Canal do Suez por um navio, no final de março, que estagnou durante seis dias o transporte de milhares de mercadorias em todo o mundo.

Para desenvolver o Plano Estratégico para a Soberania Alimentar Nacional, o grupo parlamentar do PCP propõe a criação de um grupo de trabalho constituído por elementos de várias entidades, entre as quais a Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Ministério da Coesão Territorial e representantes dos trabalhadores dos setores da produção alimentar.

Contudo, João Dias disse que o partido já espera resistência das bancadas parlamentares à direita do hemiciclo.

"Até podemos identificar as críticas dos partidos de direita que acham que estamos a mexer nos mercados. Não, estamos a mexer é naqueles agricultores e produtores que não têm o perfil de exportador, que nem querem estar expostos a esse mercado competitivo internacional, mas que podem ser decisivos, porque 95% dos nossos agricultores são pequenos e médios agricultores, para a nossa produção nacional e abastecimento alimentar", elaborou.

O diploma também contempla a criação de uma Reserva Estratégica Alimentar, através de uma empresa pública, com o "objetivo de criar, gerir e manter a reserva nacional de bens alimentares prioritários", segundo a proposta entregue no parlamento.

Este 'banco' é constituído, "sempre que possível, por produtos provenientes da pequena e média agricultura, da pesca local e costeira e da pequena e média indústria agroalimentar".

Na opinião de João Dias, o Plano Estratégico para a Soberania Alimentar em Nacional "é um projeto que, de certa forma, tem uma perspetiva não de responder à agricultura competitiva e de mercado, mas sim à pequena e média agricultura, e à agricultura familiar", finalizou.

Esta estratégia para a alimentação é uma das conclusões apresentadas pelo PCP na sequência das jornadas parlamentares do partido, que decorreram entre 21 e 22 de junho, em Lisboa e Setúbal, com o propósito de encontrar uma alternativa política à governação socialista.

Lusa

Centenas de pessoas participaram na Marcha do Orgulho Gay no Porto

Muitas centenas de pessoas, a grande maioria jovens, aglomeraram-se hoje na Praça da República, no Porto, para participarem na Marcha do Orgulho Gay, que este ano teve como tema “Orgulho na Nossa Rua”.

“Estamos a tentar que as regras sejam cumpridas, é difícil porque não podemos estar junto a cada pessoa e perguntar se fazem parte do mesmo agregado ou, pelo menos, do mesmo grupo de amigos, mas temos o papel de garantir que tudo ocorre em segurança”, disse à Lusa um dos voluntários responsáveis por fazer cumprir as regras impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS) para contrariar o aumento de casos de covid-19 ocorrido nos últimos dias.

Francisca Ferreira, da comissão organizadora, garantiu que “as restrições impostas pela DGS estão a ser cumpridas por elementos da organização e voluntários”.

“Uma vez que estamos em pandemia e o número de casos tem vindo a aumentar, foi decidido pela comissão organizadora ter pontos de desinfeção ao longo do percurso, encurtar a marcha e não realizar o tradicional arraial”, disse, em declarações à Lusa.

Depois de concentrados durante cerca de uma hora na Praça da República, os participantes saíram, acompanhados pela PSP, em direção à Avenida dos Aliados para a leitura do manifesto e para fazer o ponto de situação do abaixo assinado que decorre até domingo para reivindicar a atribuição do nome da transexual Gisberta Salce Júnior, assassinada há 15 anos no Porto.

“Este ano temos focado muito na questão da rua, este é o acrónico que usamos para a iniciativa que lançamos para termos uma rua com o nome da Gisberta Salce Júnior, cuja morte trágica deu inicio à própria marcha. Este ano queremos relembrar isso, já que se assinalam os 15 anos desse crime”, disse à Lusa Sofia Brito, também da comissão organizadora.

Segundo a ativista, o objetivo é “assinalar e tentar fazer alguma reparação histórica”.

Neste momento, “temos mais de seis mil assinaturas do abaixo assinado que decorre até amanhã, dia em que se realiza o Porto Drag Festival”, que este ano será em homenagem a Vítor Fernandes/Natacha Semmynova, recentemente falecido, um ativista e representante da comunidade LGBTQI+ do Porto.

O abaixo assinado será posteriormente entregue na Câmara do Porto para “demonstrar e fazer ouvir a voz e a vontade das pessoas que moram e vivem no Porto”.

A marcha do Orgulho do Porto é organizada por uma comissão composta por representantes de coletivos, partidos políticos e associações que trabalham com a comunidade LGBTQI+.

O objetivo da marcha continua a ser reclamar direitos e denunciar situações, nomeadamente, de discriminação e de violência.

Lusa

Imagem: JN