segunda-feira, 19 de julho de 2021

Reino Unido vai vacinar apenas menores com problemas de saúde

O Governo britânico aceitou hoje a recomendação para vacinar apenas menores com certos problemas de saúde no Reino Unido, onde se registaram 39.950 novos casos e 19 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas.

O Comité Conjunto de Vacinação e Imunização [Joint Committee on Vaccination and Immunisation, JCVI] recomendou que crianças de 12 a 15 anos com deficiências neurológicas graves, síndrome de Down, com deficiências de aprendizagem múltiplas ou graves e imunodeficiências devam ser inoculados com a vacina Pfizer.

De acordo com as recomendações existentes, jovens de 16 a 17 anos com comorbidades de maior risco perante a covid-19 já tinham sido chamados para ser imunizados, mas o JCVI não aconselha a vacinação de menores de 18 anos fora destes grupos.

O ministro da Saúde, Sajid Javid, prometeu que o organismo vai continuar a analisar informação sobre a potencial vacinação de menores sem outras patologias específicas de saúde.

De acordo com o quadro de dados sobre a pandemia covid-19 atualizados hoje, no domingo o Reino Unido tinha registado 48.161 novos casos e 25 mortes.

Nos últimos sete dias, entre 13 e 19 de julho, a média diária foi de 42 mortes e 46.024 casos, o que corresponde a uma subida de 48% no número de mortes e de 41,2% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

A média diária de pessoas hospitalizadas foi de 617 entre 07 e 13 de julho, um aumento de 39,5% face aos sete dias anteriores.

Na sexta-feira estava internados 4.094 pacientes, dos quais 573 com auxílio de ventilador.

Desde o início da pandemia, foram notificados 128.727 óbitos de covid-19 num total de 5.473.477 infeções confirmadas no Reino Unido.

Nas passadas 24 horas foram administradas 147.064 vacinas, tendo todos os adultos no Reino Unido sido chamados para serem imunizados.

Desde dezembro foram inoculadas 46.314.039 pessoas, o que corresponde a 87,9% da população adulta, e 36.099.727 milhões de pessoas, ou 68,5% da população adulta, já tem a vacinação completa.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.093.263 mortos em todo o mundo, entre mais de 190,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.215 pessoas e foram registados 932.540 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Lusa

Imagem: Sapo24

Aprovada pernoita de autocaravanas fora das áreas protegidas pelo máximo de 48 horas

Os deputados aprovaram hoje alterações sobre o estacionamento de autocaravanas, decidindo que fora das áreas protegidas é permitida a pernoita "por um período máximo de 48 horas no mesmo município" e sugerindo a criação de uma plataforma de registo.

Em discussão na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, os quatro projetos de lei de PCP, PEV, BE e PSD e as respetivas propostas de alteração, apresentadas pelo PS e PAN, ao regime de estacionamento e aparcamento de autocaravanas inscrito no Código da Estrada, nomeadamente os artigos 48º e 50º-A, foram votados, na especialidade, e foram apenas aprovadas iniciativas apresentadas pelos sociais-democratas e pelos socialistas.

Por proposta do PSD, viabilizada com os votos a favor do partido proponente e PS, contra de PCP e PAN e abstenção de BE e PEV, "são proibidos a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares, em áreas da Rede Natura 2000, áreas protegidas e zonas abarcadas pelos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, salvo nos locais expressamente autorizados para o efeito".

"No restante território, e na ausência de regulamento municipal para a atividade, é permitida a pernoita de autocaravanas homologadas pelo IMT - Instituto de Mobilidade e Transportes por um período máximo de 48 horas no mesmo município, salvo nos locais expressamente autorizados para o efeito, para os quais não se estabelece qualquer limite de pernoitas", lê-se na iniciativa dos sociais-democratas, apresentada durante a votação indiciária e que foi aprovada com os votos a favor de PSD e abstenção de PS, PCP, BE, PEV e PAN.

Antes desta votação, a deputado do PS Jamila Madeira questionou o PSD se tinha disponibilidade para "seguir o objetivo de o máximo de 24 horas, uma pernoita e não duas pernoitas na sua proposta", ao que o deputado social-democrata Jorge Salgueiro Mendes respondeu que "48 horas é um período sensato", também no pressuposto que os socialistas apresentam uma proposta de criação de uma plataforma de registo, em que "ficará salvaguardada essa dificuldade de maior controlo que possa existir pelas forças de autoridade".

Sobre o conceito de pernoita, foi aprovada a proposta dos socialistas para "a permanência de autocaravana ou similar, com ocupantes, entre as 22:00 e as 07:00", viabilizada com os votos a favor de PSD e PS e contra de PCP, BE, PEV e PAN, retirando a indicação de "no local do estacionamento" e encurtando uma hora, ao passar das 21:00 para as 22:00, face à lei em vigor.

Foi ainda aprovada a iniciativa do PSD que mantém a distinção do valor da coima para quem infringir as regras de proibição de pernoita e de aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, que "é sancionado com coima de 60 a 300 euros", salvo se se tratar das áreas de Rede Natura 2000, áreas protegidas e zonas abarcadas pelos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, caso em que "a coima é de 120 a 600 euros".

Entre as propostas aprovadas do PS está que "pode o Governo promover a regularização da autorização de estacionamento e pernoita [...] sujeita a registo diário em plataforma eletrónica gratuita que validará a geolocalização e guardará este registo por um período máximo de 60 dias", em que "o não cumprimento do preceito aqui previsto levará ao agravamento em 50% da sanção prevista".

Por ideia do PSD, viabilizada com o apoio do PS, foi decidido que, após a notificação das infrações, o infrator pode proceder ao pagamento voluntário da coima de imediato, situação que "corresponde à liquidação da coima pelo mínimo".

Além do artigo 50º-A do Código da Estrada sobre proibição de pernoita e aparcamento de autocaravanas, foi aprovado um conjunto de alterações ao artigo 48º relativo à paragem e estacionamento, propostas pelo PSD, nomeadamente que "é proibido o estacionamento de autocaravanas e similares nas áreas da Rede Natura 2000, áreas de paisagem protegida e zonas abarcadas pelos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, fora dos locais autorizados" e quem infringir essa norma "é sancionado com coima de 60 a 300 euros".

Após a votação indiciária, as iniciativas legislativas têm de ser agendadas para votação global em sessão plenária, o que poderá acontecer ainda esta semana.

As alterações ao Código da Estrada, contestadas pelos representantes dos autocaravanistas, entraram em vigor em janeiro, consagrando a proibição de aparcamento e pernoita de autocaravanas fora dos locais autorizados.

Foi atribuída competência fiscalizadora à GNR, à PSP, à Polícia Marítima e aos municípios para atuarem fora das vias públicas e áreas protegidas em situações de pernoita e aparcamento de autocaravanas ou rulotes fora dos locais autorizados.

Lusa

Imagem: Renascença

FORNECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO EM ALCANTARILHA NA MANHÃ DO DIA 20 DE JULHO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, devido à necessidade de reparação de uma rotura na conduta de abastecimento, o fornecimento de água será interrompido amanhã, dia 20 de julho, entre as 9h00 e as 13h00, afetando a localidade de Alcantarilha (zona nascente da EN 125).

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

NOVA ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO VAI AVANÇAR EM SILVES


A Câmara Municipal de Silves decidiu hoje, dia 19 de julho, em reunião do executivo, dar início ao procedimento de elaboração da nova Estratégia Local de Habitação de Silves (ELH), tendo por base a monitorização efetuada da ELH vigente e a complementaridade com os demais instrumentos com incidência na política municipal de habitação.

O início deste procedimento é de vital importância, atendendo a que os desafios que se colocam ao Município de Silves no domínio da habitação implicam uma necessária articulação, conformidade e compatibilidade com a Estratégia de Desenvolvimento Territorial definida no novo Plano Diretor Municipal de Silves, assim como com a Estratégia de Reabilitação Urbana, nomeadamente a definida no âmbito da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e respetivas Operações de Reabilitação Urbana (ORU) para os aglomerados de Silves, Alcantarilha, São Bartolomeu de Messines, Algoz e São Marcos da Serra.

De salientar que a EHL apresenta-se como um documento estratégico que integra o diagnóstico das situações habitacionais indignas (precariedade, insalubridade e insegurança, sobrelotação e inadequação) existentes, enquadrando estratégica e financeiramente as soluções habitacionais a implementar no concelho de Silves e que constitui uma base para as candidaturas ao 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

O envolvimento dos cidadãos e da comunidade em geral é condição de sucesso e de corresponsabilização dos diferentes atores envolvidos, pelo que o Município de Silves convida toda a população a fazer parte deste processo tão importante na concretização da política municipal de habitação.

Município de Leiria congratula-se com alargamento de videovigilância na cidade


O Ministério da Administração Interna autorizou esta segunda-feira o alargamento do sistema de videovigilância na cidade de Leiria, através da instalação de mais 42 câmaras, que vão reforçar a segurança na zona do Percurso Polis e parques de lazer adjacentes, assim como as principais artérias da zona urbana da cidade de Leiria onde se verifica maior fluxo de circulação de pessoas e veículos.

“Recebemos com grande satisfação a autorização do alargamento da área abrangida por videovigilância, na medida em que se traduz num reforço da segurança em Leiria”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, realçando que estão totalmente salvaguardados os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, como de resto se comprova com a experiência anterior da videovigilância na cidade.

“Esta medida é de especial importância no apoio à PSP, que passa a dispor de melhores condições para assegurar elevados padrões de resposta e operacionalidade”, acrescenta Gonçalo Lopes.

Com esta autorização, Leiria passará a contar com um sistema de videovigilância composto por 61 câmaras, que cobrem as áreas da cidade mais sensíveis do ponto de vista da segurança.


Proença-a-Nova | Formalizada a criação de quatro Áreas Integradas de Gestão da Paisagem no concelho

Os 47 contratos programa que formalizam a criação das primeiras Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), onde se incluem as de Corgas, Fórneas, Penafalcão e de Alvito da Beira, foram assinados esta segunda-feira, 19 de julho, com a Direção-Geral do Território, o Fundo Ambiental e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, numa cerimónia que decorreu em Pampilhosa da Serra com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

“O programa de áreas integradas de gestão da paisagem ilustra bem que o Plano de Recuperação e Resiliência não visa somente recuperar o que tínhamos, mas visa transformar o País para que ele seja melhor do que era antes”, afirmou o Primeiro-Ministro. O objetivo, como referiu o governante, não é financiar a recuperação da área ardida: “vamos financiar a transformação da área ardida para que não volte a arder. Trata-se de não termos manchas contínuas de resinosas, de eucaliptos e pinheiros, que são importantes, mas cuja concentração impede a floresta de ser uma riqueza para todos, sendo uma ameaça permanente, pelo risco de incêndio florestal», acrescentou.

No caso de Proença-a-Nova, os contratos-programa, assinados por João Lobo, em representação da Câmara Municipal, referem-se a quatro AIGPs que vão ser constituídas em áreas que foram consumidas pelos incêndios de 2020. “Considero este momento histórico pois, pela primeira vez, temos ferramentas de apoio financeiro público para gestão de espaço privado em que nos implica a todos para, no médio e longo prazo, termos de facto a floresta que queremos”, adianta o autarca. “Sendo para e dos proprietários, é esperada uma vontade de transformar em que, em articulação com eles, as equipas que estão diretamente envolvidas e eu próprio, tudo faremos para que se traduza num novo paradigma gerador de riqueza para a nossa floresta”.

Ficam constituídas a AIGP de Corgas (com 1.385,39 hectares, abrangendo os aglomerados populacionais de Corgas, Fatelo e Malhadal); a AIGP de Fórneas (com 1.972,09 hectares, abrangendo Fórneas, uma parte do aglomerado do Esfrega, Herdade, Dáspera e Mó); a AIGP de Penafalcão (com 1.703,85 hectares, em Pedreira, Casanova, Fróia, Portoleiros, Ribeiro de Gomes, Oliveiras, Penafalcão, Pedras Brancas, uma parte de Cunqueiros e uma parte de Alvito da Beira); e a AIGP de Alvito da Beira (com 2.096,14 hectares em Alvito da Beira, uma parte do aglomerado do Esfrega, Sobrainho dos Gaios, Travesso e uma parte de Cunqueiros).

Estas áreas serão geridas por um período de 25 anos de acordo com um modelo que irá potenciar intervenções de fomento da agricultura e da pastorícia da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.


Município de Cantanhede promove exercício físico na Rota do Calcário

Mais de seis dezenas de participantes estiveram presentes, em Ançã, na manhã de ontem, dia 18 de julho, para a realização de uma caminhada na Rota do Calcário. Inserida no programa desportivo que a Câmara Municipal tem delineado para o mês de julho, a atividade pedestre neste percurso teve o intuito de fomentar a prática desportiva, assegurando o desenvolvimento de atividades físicas e recreativas, abrangendo todos os grupos etários e sociais existentes em Cantanhede, desenvolvendo para o efeito um conjunto de iniciativas gratuitas, nomeadamente no Parque Urbano de São Mateus e nos Percursos Pedestres do concelho.

De forma a dar cumprimento às normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde, designadamente ao distanciamento entre participantes e cumprimento rigoroso da etiqueta respiratória, foram criados dois grupos, um de corrida e outro de caminhada, com partidas desfasadas, tendo sido aconselhado o uso de máscara de proteção individual nas possíveis partes do percurso com maior concentração de participantes, como na partida e na chegada. A atividade decorreu conforme o planeado, tendo esta rota permitido aos seus participantes a observação direta das pedreiras, a fim de se perceber como a pedra era extraída, bem como a passagem pelos antigos fornos de cal e outros importantes pontos identitários na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede.

A atividade superou amplamente as expetativas, com o grande número de participantes, e apesar das elevadas temperaturas que se fizeram sentir, tudo decorreu dentro do planeado, contribuindo o reforço de líquidos, cuidadosamente colocado, sensivelmente a meio do percurso.

A autarquia enaltece a Junta de Freguesia de Ançã e ao seu executivo pelo seu envolvimento nesta iniciativa, presenteando todos os participantes com degustação do tradicional Bolo de Ançã e seu delicioso “Ançã D’Honra”.

Recorde-se que o percurso “Rota do Calcário” surgiu no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Junta de Freguesia de Ançã e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, em cujos territórios se estende o trajeto de 9,7 Km.

O projeto foi desenvolvido pelo Município de Cantanhede no âmbito de uma ação de estruturação de produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, tendo em vista a Valorização dos Corredores de Património Natural da Região de Coimbra, neste caso tendo como referência o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/ Outil.

A criação da Rota do Calcário teve origem num trabalho realizado pelo professor, João Lucas no âmbito de um estágio no Museu da Pedra, trabalho esse que foi aproveitado na conceção do projeto entretanto homologado como um dos percursos pedestres de real importância para a promoção do concelho e da região.

Câmara de Águeda entrega “Chapéu de Ouro” ao Serviço Nacional de Saúde

 Galardão foi entregue no encerramento das VI Jornadas Internacionais de Turismo, que decorreram na sexta-feira e sábado, no Centro de Artes de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda entregou o primeiro galardão “Chapéu de Ouro” ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa cerimónia que decorreu no encerramento das VI Jornadas Internacionais de Turismo, que este ano aconteceram num formato misto, entre o online e o presencial, no Centro de Artes de Águeda.

O galardão, que visa distinguir pessoas singulares e/ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, cujo mérito seja publicamente reconhecido pelo maior benefício coletivo na área do turismo, foi atribuído por decisão de um júri definido para o efeito, que integrou representantes da Câmara e Assembleia Municipal e ainda da Turismo Centro de Portugal, da APECATE e Rota da Bairrada. O prémio deste ano pretende ser um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelos diversos profissionais de saúde no combate à pandemia da COVID-19.

“Apesar de não ter feito parte desta decisão, dado que não integrei o referido júri, enquanto enfermeiro, fico extraordinariamente contente pela distinção e por valorizarem o trabalho dos profissionais de saúde”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, “este galardão é para todos os profissionais do SNS que não regatearam esforços e disponibilidade e disseram ‘presente’, tal como se destina aos que agora continuam a fazê-lo no âmbito do processo de vacinação”.

Para o Edil, uma das melhores homenagens que podem ser feitas aos profissionais de saúde é dar-lhes condições adequadas para trabalhar. “Estamos a fazer a nossa parte de uma forma empenhada e a ir muito mais longe”, salientou, indicando que, a título de exemplo, foram criadas “ótimas condições na Unidade de Saúde de Aguada de Cima, a melhor da região”, uma obra que está praticamente concluída.

A Câmara de Águeda adjudicou as obras de remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Águeda, aguardando o Visto do Tribunal de Contas para que a intervenção possa arrancar e, no próximo dia 1 de setembro, terão início as obras do Hospital de Águeda, que conta com “o contributo financeiro decisivo” da Câmara Municipal. “Com este conjunto de obras, penso que estamos a afirmar e a dar um apoio significativo aos profissionais (de saúde)”, disse Jorge Almeida.

Obrigada por este reconhecimento”

“É com sentida gratidão que, em nome da Senhora Ministra da Saúde, tenho a honra de receber este lindo prémio”, disse Rosa Reis Marques, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, salientando que a distinção é um “reconhecimento do papel do SNS e dos seus profissionais no combate à maior ameaça à saúde pública global dos últimos 100 anos”.

Defendendo que este prémio se destina “a todos e a cada um dos profissionais do SNS, que fazem do seu dia a dia assegurar aos portugueses cuidados de qualidade”, a governante frisou que o SNS “mostrou mais uma vez, num contexto de extraordinária exigência e pressão sobre a sua rede de serviços, que é capaz de proteger a saúde dos portugueses perante ameaças como a que vivemos desde março de 2020”.

“Muito obrigada por este reconhecimento ao Serviço Nacional de Saúde”, declarou, salientando que “mais que um motivo de orgulho para todas e para todos os seus profissionais, é um poderoso instrumento de motivação para um SNS cada vez mais efetivo nas suas respostas assistenciais e em saúde pública”.

O galardão, que é atribuído pela primeira vez este ano, tem a forma de um chapéu, “um símbolo que tem distinguido Águeda a nível nacional e internacional”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal.

 

VI Jornadas Internacionais de Turismo

As VI Jornadas Internacionais de Turismo são, defende o Presidente da Câmara de Águeda, “um grito de esperança, de afirmação e de vontade de viver”, expressando o querer avançar, apesar das circunstâncias adversas. “Ficamos muito mais ricos e sobretudo com uma série de caminhos apontados que não deixaremos de percorrer”, sublinhou Jorge Almeida.

Também Rosa Reis Marques defende que destas jornadas “emanam dois poderosos sinais de confiança no futuro”. Acredita que “a sua realização, num momento ainda conturbado do ponto de vista epidemiológico, é a prova de que a sociedade continua e deve continuar mesmo em plena guerra contra o vírus” e que, por outro lado, decorrer em Águeda, “reconhece o potencial turístico e económico das cidades de média dimensão”.

A responsável da ARS Centro frisou que, “em saúde pública, economia é saúde, pela simples razão de que o rendimento económico permite as condições de vida que determinam a saúde de cada um” e que “sendo o setor do turismo um pilar nacional de criação de riqueza, contribui para a saúde da população portuguesa”, destacando os “heróis e heroínas” do setor, que “produzem riqueza, promovem o bem-estar coletivo e contribuem para o reconhecimento de Portugal no mundo”. Lembrou “os empresários e operadores do setor”, os “profissionais da área da hotelaria, da restauração e áreas correlacionadas” e “os agentes locais” relativamente aos quais destacou “as autarquias, perfeitos conhecedores do seu território e das suas potencialidades turísticas e económicas”.

Refira-se que durante dois dias, no Centro de Artes de Águeda, decorreram as VI Jornadas Internacionais de Turismo, um evento que reuniu diversos intervenientes e empresas do setor do turismo numa troca de experiências e boas práticas em que o mote foi o futuro do turismo no pós-pandemia. Nestes dois dias de trabalhos, de networking, de apresentação de novas oportunidades e ideias de negócio na área do turismo, foram apresentados sete painéis, nos quais intervieram sete moderadores e 19 oradores, que aceitaram o desafio de participar num modelo misto, entre o online e o presencial.

“Estas foram umas jornadas fantásticas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que, “nestes tempos que estamos a passar, desistir seria o mais fácil”. Organizar este evento, por isso mesmo e nesta altura, foi “um desafio”, que se revelou “muito positivo” e que poderá resultar, no próximo ano, num evento ainda mais internacional.

Isto porque, no decorrer das jornadas, Edson Santos apontou a possibilidade de, no próximo ano, as jornadas poderem acontecer de uma forma descentralizada, lançando o desafio a Bissau, Rio Grande do Sul (Brasil) ou Sal (Cabo Verde), “com quem temos partilhado boas práticas”, para realizarem as jornadas também numa destas cidades-irmãs de Águeda.

O símbolo destas jornadas, a borboleta, apontava para a ideia do “efeito borboleta”, considerando que um acontecimento num determinado ponto do mundo pode afetar todo o planeta, como aconteceu com a pandemia. No turismo, também pode ser assim. Até porque Águeda é disso mesmo um exemplo, em que o abrir de guarda-chuvas coloridos, numa rua do centro da cidade, catapultou Águeda para o mundo.

No passado dia 17 de julho a Praia da Tocha recebeu sessão de abertura do festival internacional de curtas-metragens “Marés Curtas”

Decorreu no sábado dia 17 de julho, pelas 18h00m, no CIAX – Centro de Interpretação de Arte-Xávega, a sessão de abertura do “Marés Curtas - Mostra Internacional de Curtas-Metragens”. Estiveram presentes na sessão Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Pedro Lindim, presidente da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e Paulo Delgado coordenador do festival.

Na sua intervenção, Pedro Cardoso sublinhou a “importância da Mostra Internacional de Curtas-Metragens”, realçando que “esta iniciativa já vai para a sua 4.º edição, tem vindo a afirmar-se de forma gradual como referência cinematográfica, na região centro de Portugal, dando a conhecer novos talentos e trabalhos de grande qualidade”.

O vice-presidente responsável pelo pelouro da Cultura enalteceu a iniciativa e reforçou “o valor e o alcance da parceria estabelecida, que congrega o Município de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha, num projeto integrado de promoção da Praia da Tocha que, para além da Marés Curtas, receberá dezenas de outras iniciativas, nomeadamente animação cultural e desportiva todos os sábados e domingos até ao dia 12 de setembro”, concluiu.

No decurso desta cerimónia, Pedro Lindim e Paulo Delgado apresentaram um resumo das edições passadas, enfatizando o facto deste ano o Festival ter registado 3004 inscrições de “curtas” oriundas de 119 países, de temas que abordam o Mar, a Natureza, as Alterações Climáticas e as Tradições, sem nunca ultrapassarem os 30 minutos, como consta no regulamento.

A sessão foi palco ainda de uma homenagem a 4 personalidades emblemáticas da praia, nomeadamente a Ti Maria do Finfas, o Ti Albino Maricato, o Xico Romão e o Xico Maria, tendo a presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves, destacado “estas personalidades”, aproveitando “para agraciar os seus familiares com retratos pintados dos homenageados”.

O evento está inserido na candidatura “O Mar que nos Une” - programação Cultural em Rede 2021 em parceria com os municípios da Figueira da Foz e Mira, e foi aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro.

Promovida pela AMPT – Associação de Moradores da Praia da Tocha, a Mostra Internacional de Curtas-Metragens decorre até ao dia 23 de julho no CIAX, com sessões diárias de apresentação de “curtas” todos os dias às 21h00m. Prossegue nos dias 7 e 8 de agosto no Núcleo Museológico do Sal na Figueira da Foz, e nos dias 17 e 18 de setembro no Museu Etnográfico da Praia de Mira.


Marinha Grande | COMEMORAÇÕES DO 101.º ANIVERSÁRIO DO MESTRE JOAQUIM CORREIA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o 101.º aniversário do Mestre Joaquim Correia, com iniciativas que decorrem no Museu Joaquim Correia, localizado no Largo 5 de Outubro, no próximo sábado, 24 de julho, cuja participação é gratuita.

O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia. O acervo do Museu é constituído por várias coleções de obras de arte e por estudos, criados pelo escultor. Constam bustos, estátuas em bronze e gesso com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas.

Joaquim Correia nasceu na Marinha Grande, a 26 de julho de 1920, neto e filho de uma família de Mestres Vidreiros. Depois de ter realizado os estudos primários na sua terra natal, continuou os estudos secundários em Leiria.

Em 1940 foi admitido e frequentou o 1.º ano do curso superior de escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo concluído os restantes anos do curso na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde foi discípulo do Prof. Escultor José Simões de Almeida.

Foi sócio efetivo da Sociedade Nacional de Belas Artes da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Presidiu à comissão instaladora do Museu Nacional do Vidro e Comendador da Ordem Militar de Santiago de espada e "Des Arts et Lettres" de França. Foi autor de numerosas estátuas, baixo-relevos e medalhas que figuram em lugares públicos e privados em Portugal e no estrangeiro. A sua obra está representada em vários museus nacionais e em várias coleções nacionais e estrangeiras.

Joaquim Correia faleceu a 6 de fevereiro de 2013, aos 92 anos.

O programa das comemorações do 101.º aniversário do Mestre Joaquim Correia é o seguinte:

21 a 24 de julho de 2021
Entradas gratuitas no Museu Joaquim Correia

24 de julho de 2021 . sábado
11h00 e às 15h00 . Visitas guiadas ao Museu, para um grupo limitado de visitantes e sujeitas a reserva para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

18h00 . Concerto de aniversário pela Orquestra Juvenil da Marinha Grande
Lugares limitados sujeitos a reserva para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

O Museu Joaquim Correia pode ser visitado de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

Águeda | Câmara Municipal está a reabilitar e a abrir caminhos na floresta do concelho

 Intervenção está a decorrer em várias freguesias, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta

A Câmara Municipal de Águeda está a proceder à reabilitação e abertura de caminhos e aceiros numa vasta área florestal do Concelho, numa iniciativa inserida no Plano Municipal de Defesa da Floresta.

Os trabalhos em curso abrangem as freguesias de Préstimo e Maceira de Alcôba; Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão; bem como Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga, numa extensão total de mais de 40 quilómetros.

Trata-se de uma iniciativa do Município com vista à reabilitação da rede viária florestal necessária para a circulação de veículos de combate aos incêndios rurais, procedendo à limpeza das bermas e faixas de gestão de combustíveis de estradas municipais.

Os trabalhos iniciaram-se nos aceiros do perímetro florestal do Préstimo, estando já concluídos os estradões que iniciam em Macieira de Alcôba e terminam em Lourizela e em Vale de Égua. Seguir-se-á a intervenção em Macinhata do Vouga, Valongo do Vouga e em Belazaima do Chão, Castanheira e Agadão.

“Caminhos e aceiros limpos são determinantes para que os acessos estejam em condições adequadas e facilitem a movimentação dos operacionais de proteção civil e bombeiros em caso de incêndio. Ter estas áreas limpas faz a diferença na rapidez com que os operacionais podem circular por entre as manchas florestais do concelho”, sublinha Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.

Estes estradões e aceiros florestais atravessam grandes manchas florestais, a maioria com declives acentuados e com muito alta perigosidade de incêndio florestal.

Para além da reabilitação dos caminhos e aceiros, como forma preventiva no combate aos incêndios, faz parte desta intervenção garantir que os pontos de água estejam operacionais e prontos a serem usados em caso de necessidade.

Refira-se que, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, é muito importante o estabelecimento de uma rede viária florestal que compartimente as grandes manchas florestais do concelho, essencial para as operações de combate aos incêndios e gestão dos espaços florestais.

Leiria | “Pequenos Cantores de Leiria” põe alunos a cantar


O Município de Leiria e os Agrupamentos de Escolas do concelho organizaram, este ano letivo, o projeto “Pequenos Cantores de Leiria”, uma iniciativa que teve como principais objetivos fomentar o desenvolvimento cultural e a aprendizagem musical das crianças e ainda a implementação de coros infantis nos estabelecimentos de ensino.

A ação, inserida no Projeto Educativo Municipal e sob a chancela do Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO, envolveu o Mestre Jorge Narciso, da Academia Coral Mezzo, e 183 crianças das turmas do 3.º ano do ensino básico de oito escolas básicas (Andrinos, Barreira, Bidoeira, Branca, Caranguejeira, Maceira, Marrazes e Monte Real), tendo sido pedido aos alunos, que, para além de interpretarem as músicas, criassem uma história em torno da letra da canção.

Devido à pandemia da COVID-19, as diversas apresentações foram realizadas em formato de concerto nos respetivos estabelecimentos de ensino, com acompanhamento de música ao vivo, nomeadamente piano e violino.

Está previsto que, no início do próximo ano letivo, seja apresentado um vídeo com todas as atuações.

Barcelos | Ministros elogiam papel dinâmico e transformador do IPCA no território

 A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para um roteiro de competências e de inovação regional, tendo elogiado a implantação do IPCA na região e o seu potencial para a criação de valor e de inovação.

O roteiro iniciou pela visita às instalações do Polo de Braga, sede da Escola Técnica Superior Profissional, onde puderam observar o resultado das obras de requalificação do edifício e a organização dos espaços para a promoção de novas metodologias de ensino orientadas para a cocriação, a experimentação e trabalho em equipa.


No final da visita, Ana Abrunhosa elogiou o “trabalho de sucesso e dinamismo do IPCA”, acrescentando que “são instituições como esta que contribuem para a coesão do território”.


“O que temos no IPCA é mais do que um projeto, é um ecossistema, com formação ligada às empresas, formação relacionada com as escolas profissionais, formação também bastante ligada à comunidade, porque num território que ganhou, nos últimos anos, muita população jovem, com dinamismo, cada vez mais qualificada, há que assegurar que seja retida e fique nas empresas para as ajudar a subir na cadeia de valor”, disse.


Ana Abrunhosa elogiou, particularmente, “as sinergias” dos projetos liderados pelo IPCA, que envolvem a participação dos vários municípios onde está presente – Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão e Esposende – bem como a Associação Empresarial do Minho (AE Minho), a Associação Comercial de Braga e as empresas da região.


“As empresas usam tecnologia e processos cada vez mais complexos e, para isso, precisam de talentos e pessoas qualificadas, que tenham contratos de trabalho estáveis e com bons salários”, disse a ministra da Coesão Territorial.


Por outro lado, acrescentou, “aquilo que vimos aqui, e toda a estratégia do IPCA, insere-se na filosofia que está subjacente aos fundos comunitários, seja no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), seja nos normais quadros comunitários”.


“Se estes projetos não têm enquadramento, não sei que projetos terão”, acrescentou Ana Abrunhosa, que seguiu depois viagem até Barcelos, juntamente com Manuel Heitor, para conhecer o Campus do IPCA e um conjunto de projetos de investigação e transferência de tecnologia.


Após a visita às unidades de I&D, realizou-se uma reunião de trabalho que juntou dirigentes do IPCA e os autarcas da região onde está presente, tendo sido dados a conhecer aos dois membros do governo alguns dos principais projetos da instituição nas áreas do ensino e da investigação.


Um dos projetos mais ambiciosos diz respeito à construção do Collaborative Research and Innovation Center (CRIC), em Barcelos, que pretende ser o ecossistema de investigação e inovação da região, envolvendo toda a investigação realizada no IPCA, numa perspetiva multidisciplinar, bem como as organizações, empresas e associações da região.


O objetivo do CRIC é criar as condições necessárias para melhorar a investigação aplicada, envolvendo no mesmo ambiente os investigadores e a sociedade, de forma a trabalharem juntos para encontrar soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das organizações.


Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, anunciou que a conclusão do processo relativo à aquisição dos terrenos na Quinta do Patarro, contígua ao Campus do IPCA, acontecerá ainda este mês, pelo que ficarão criadas as condições para a construção do CRIC, um projeto com uma área de 14 mil metros quadrados de construção e que, além dos espaços de investigação multidisciplinar, incluirá um auditório para 500 pessoas e uma residência de estudantes com 130 camas.


Durante a visita dos dois governantes ao Campus de Barcelos, foram, ainda, apresentados os projetos da futura Escola-Hotel do IPCA, que ficará sediada em Guimarães, bem como da extensão de Esposende onde, além da oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, irá funcionar uma escola de verão.


Relativamente ao polo de Famalicão, que também será intervencionado em breve, os dois membros do governo ficaram a saber do previsível aumento da oferta de CTeSP, que elevará para 800 o número de estudantes no próximo ano letivo neste polo.


A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sublinhou a importância da visita dos dois membros do governo, tendo em conta que se tratou de “uma oportunidade para presenciarem o dinamismo desta instituição e a sua capacidade de criação de valor para a região e promover a sua transformação numa sociedade melhor”.


“Em particular, foi a primeira vez que a ministra Ana Abrunhosa visitou o IPCA, tendo verificado pessoalmente o seu papel na região e o elevado retorno do investimento público no IPCA, fruto de um modelo de gestão muito rigoroso”, acrescentou Maria José Fernandes.


“Esta perceção é fundamental para que o IPCA veja os seus projetos reconhecidos e financiados pelos fundos comunitários”, concluiu.


Além de Ana Abrunhosa e Manuel Heitor, a visita contou com as presenças dos autarcas de Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão e Esposende, bem como dos presidentes da AE Minho e da Associação Comercial de Braga.

Barcelos | Mais de 100 estudantes realizaram prova de avaliação de conhecimentos no IPCA


Esta segunda-feira, dia 19 de julho, mais de 100 estudantes do ensino secundário das vias profissionais realizaram no IPCA a prova de avaliação de conhecimentos indispensável ao ingresso e progressão no ciclo de estudos de licenciatura.
Mais de 850 candidatos apresentaram a sua candidatura para fazerem a Prova nos politécnicos da Rede Norte.

A prova, organizada por uma comissão composta por professores do ensino superior e por professores do ensino profissional, é composta por duas partes: um módulo de Português e um módulo específico de Biologia ou Economia ou História da Cultura e das Artes ou Matemática ou Psicologia, e tem a duração de 120 minutos com tolerância de 30 minutos.

O IPCA integra na REDE NORTE, juntamente com os Politécnicos de Bragança, do Porto, de Viana do Castelo e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na organização e articulação a nível regional da prova de avaliação de conhecimentos e competências. Os candidatos que realizem a prova na REDE NORTE e obtenham aprovação (no mínimo 10 valores) podem apresentar a candidatura a um curso de licenciatura de qualquer uma das cinco instituições que constituem a REDE NORTE da Associação de Politécnicos do Norte (APNOR). Este novo concurso especial de ingresso foi criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, que alterou e republicou o Decreto-Lei 113/2014, de 16 de julho, e destina-se ao ingresso no ensino superior dos candidatos do ensino secundário dos cursos de dupla certificação de nível secundário e dos cursos artísticos especializados.

O IPCA abriu 58 vagas para os seus cursos de licenciatura e a apresentação de candidatura aos cursos de licenciatura para o ano letivo 2021/2022 será realizada pelos candidatos no portal da DGES (www.dges.pt) em prazo a definir.

Com este concurso especial pretende-se aumentar o número de estudantes no ensino superior e, dessa forma, a qualificação dos Portugueses, sendo um dos objetivos do contrato assinado entre o Governo e as instituições de ensino superior públicas.

Ensino Superior em Fátima | CTeSP em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais

 Após muitas tentativas goradas, Fátima vai, pela primeira vez, ter Ensino Superior. Com efeito, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios (Ads Territórios) e o apoio da Câmara Municipal de Ourém, irá assegurar o funcionamento do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais (INER).

Trata-se de uma formação de nível superior com a duração de 2 anos (três semestres de formação teórico-prática + um semestre de estágio, em empresas), destinada a jovens que tenham completado o ensino secundário, a detentores de um grau académico superior ou a maiores de 23 anos aprovados nas respetivas provas de avaliação. O curso será ministrado no Espaço Fatimae da cidade de Fátima, já a partir do próximo mês de outubro.

Uma vez concluída esta formação, os seus titulares (Técnicos Superiores Profissionais) estarão aptos a desenvolver, de forma autónoma ou sob orientação, funções relativas à Interpretação da Natureza e dos espaços rurais (nas vertentes da paisagem e do património natural, rural e cultural), bem como fornecer e divulgar informações de qualidade sobre áreas naturais e rurais, através de visitas guiadas, sinaléticas e exposições, entre outras, no âmbito de empresas de atividades na Natureza, atividades turísticas, turismo rural, hotéis ou entidades governamentais.

Os detentores deste CTeSP em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais terão acesso direto à licenciatura da ESAC-IPC em Turismo em Espaços Naturais e Rurais, com um nível de creditações correspondentes a cerca de 50% das unidades curriculares do curso. Do mesmo modo, poderão candidatar-se na mesma instituição de ensino superior às licenciaturas em Agricultura Biológica, Engenharia Agropecuária, Biotecnologia, Ciências Florestais e Recursos Naturais, Tecnologia Alimentar e Tecnologia e Gestão Ambiental, através dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso.

As candidaturas estão disponíveis através do preenchimento da ficha de pré-inscrição, disponível no site da ESAC, em www.esac.pt

http://portal.esac.pt/portal/index.html?ctrl:cmd=render&ctrl:mode=view&ctrl:window=informacao.noticias.ConteudosWindow&noticia.nome=N_20210709

Toda a informação sobre o CTeSP em INER em:

http://portal.esac.pt/portal/portal/ingresso/CTeSP/ctsp_iner

Ansião | Autarquia envolve jovens na proteção da natureza


Arrancou mais uma edição do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», uma iniciativa conjunta do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, e do Município de Ansião.

Resultante da aprovação de uma candidatura apresentada ao IPDJ pela autarquia, a implementação deste projeto visa a inventariação de lixo depositado indevidamente em espaços verdes, para posterior recolha, assim como a promoção do exercício do voluntariado.

Consistindo na vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, para prevenção de incêndios e limpeza das florestas, pretende-se que esta atividade promova práticas de proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

Destinado a jovens dos 18 aos 30 anos, o programa decorrerá em dois turnos, o primeiro de 26 de julho a 13 de agosto, e o segundo, de 16 de agosto a 3 de setembro. Os jovens participantes estarão devidamente identificados e contactáveis e irão cumprir um plano de ação estabelecido pelo município. A participação está limitada a três jovens por turno, os quais terão direito a seguro, a um certificado de participação e a uma compensação monetária.

As candidaturas são apresentadas através da plataforma do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt, e o município disponibiliza ainda linhas de apoio aos interessados: 800 203 050 e juventude@cm-ansiao.pt.



Inglaterra levanta hoje quase todas as restrições impostas para conter a propagação da pandemia

Medidas como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social deixam de ser obrigatórios e o teletrabalho a norma. Decisão tem por base a campanha de vacinação que já imunizou dois terços da população adulta e que reduziu a doença grave, as hospitalizações e as mortes.

Inglaterra levanta hoje quase todas as restrições impostas para conter a propagação do novo coronavírus, incluindo o uso obrigatório de máscara, apenas recomendado nas lojas e transportes, e o distanciamento social.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, justifica a decisão com o êxito da vacinação - dois terços dos adultos têm as duas doses -, que reduziu a doença grave, as hospitalizações e as mortes, afastando o risco de sobrecarga do sistema de saúde.

A partir de hoje, o teletrabalho deixa de ser a norma, espetáculos e estádios desportivos funcionam com a capacidade total, discotecas reabrem, ‘pubs’ voltam a ter serviço ao balcão e o número de pessoas que se juntam deixa de ser limitado.

A medida é contestada como imprudente pela oposição trabalhista, dado o aumento de infeções pela variante Delta, e o próprio ministro da Saúde, Sajid David, que sábado anunciou ter sido contaminado, admite que o número de casos diários atinja os 100.000 em poucas semanas.

Influentes cientistas de todo o mundo lançaram também um apelo ao Governo britânico para não avançar para o já chamado “dia da liberdade” e não pôr em causa os esforços, britânicos e internacionais, para controlar a propagação do SARS-CoV-2.

Boris Johnson pediu domingo aos britânicos que, "por favor", sejam "cautelosos" a partir de hoje, numa altura em que, no país mais afetado da Europa, o número de casos diários de infeção ultrapassa os 50.000 e os números totais elevam-se a 128.600 mortos e mais de 585.000 novos casos desde 1 de julho.

Lusa

Linha do Minho cortada no troço Famalicão – Nine devido a atropelamento mortal

O acidente ocorreu de madrugada e provocou uma vítima mortal.

A Linha do Minho encontra-se cortada no troço Vila Nova de Famalicão – Nine, depois de um atropelamento do qual resultou uma vítima mortal, revelou hoje o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

À agência Lusa, fonte do CDOS revelou que aquela linha ferroviária “ainda está cortada no sentido ascendente”, entre Vila Nova de Famalicão e Nine, no distrito de Braga.

O alerta para o acidente foi dado às 05:31 e no local estiveram cinco veículos e 13 elementos, que estão agora a desmobilizar.

A vítima mortal já foi retirada do local e, neste momento, os operacionais entram-se a realizar trabalhos na via ferroviária.

Lusa

Cerca de 50 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em risco máximo

Segundo o IPMA, estão em risco máximo de incêndio quase 50 municípios nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos em risco muito elevado de incêndio e mais de 80 municípios em risco elevado.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Lusa

Centenas sem máscara em protestos no Porto e em Lisboa contra certificado digital e outras imposições

Algumas centenas de pessoas, quase todas sem máscara, manifestaram-se Domingo no Porto e em Lisboa contra o certificado digital covid-19 e outras medidas antipandémicas impostas pelo Governo, recusando balizas à liberdade de movimentos.

Mobilizados sobretudo nas redes sociais pelo movimento “Acorda Portugal”, os manifestantes concentraram-se durante a tarde, na praça de Leões, junto à Reitoria universitária, descendo até à praça Almeida Garrett, frente à Câmara Municipal do Porto, num percurso de cerca de um quilómetro.

Idêntica manifestação aconteceu em Lisboa, do Terreiro do Paço à Assembleia da República.

“Saímos à rua para defender a nossa liberdade, e contestar a medida do certificado digital Covid-19 assim como as medidas que constantemente têm vindo a atropelar a nossa Constituição”, proclamou o movimento na convocatória dos protestos.

O “Acorda Portugal” diz-se um grupo de cidadãos “sem qualquer ligação a partidos políticos” e reclama ter juntado, em apenas dois dias, 10 mil pessoas num grupo de redes sociais”.

No protesto do Porto, os manifestantes empunhavam cartazes com frases como “liberdade, sim; segregação e opressão, não” ou “livres – não voltar atrás”.

Falando perante os manifestantes, Cátia Moura, do movimento “Acorda Portugal”, afirmou que “o que o que está em causa é a liberdade”, não concordando “com medidas completamente opressivas e absurdas”.

“Não vão abafar a nossa Constituição”, acrescentou.

E a plateia respondeu em coro: “Nunca!”.

Meio milhar protesta em Lisboa contra as medidas de prevenção

Mais de meio milhar de pessoas manifestaram-se hoje em frente à Assembleia da República, em Lisboa, contra as medidas de prevenção contra a pandemia de covid-19, nomeadamente o uso obrigatório de máscara e o certificado digital de vacinação.

“Não somos gado” e “no meu corpo ninguém me toca” foram alguns dos gritos de ordem dos manifestantes que participaram nesta ação de protesto, que teve início no Terreiro do Paço e foi organizada pelo movimento “Acorda Portugal”.

Munidos de cartazes e de bandeiras de Portugal, a maioria deles sem máscara e sem cumprir o distanciamento de segurança, manifestaram o seu desagrado pelas “medidas ditatoriais” das autoridades sanitárias.

“Esta história do certificado digital apenas tem como propósito estabelecer uma ditadura e nós opomo-nos a isso. Nós prezamos os direitos humanos. Nós somos humanos. Nós não somos gado”, afirmou à agência Lusa o organizador e porta-voz do movimento “Acorda Portugal”, Daniel Leal.

A ação de protesto juntou cerca de 600 pessoas, números avançados pela organização.

O que está em causa?

O Governo declarou na quinta-feira 90 concelhos em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00.

Estes concelhos estão sujeitos a outras medidas restritivas para controlar a pandemia, mas diferenciadas consoante o nível de risco, nomeadamente nos horários do comércio e restauração.

Entre as regras para os concelhos de risco muito elevado estão o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam e a possibilidade de os restaurantes funcionarem até às 22:30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.

Espetáculos culturais até às 22:30, ginásios sem aulas de grupo, casamentos e batizados com 25% da lotação, funcionamento de comércio a retalho alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana e feriados, e comércio a retalho não alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 15:30 ao fim de semana e feriados são outras imposições.

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS de hoje, o maior número de novos contágios nas últimas 24 horas foi verificado na região Norte, com 1.307 novos casos. A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 1.279 novos casos.

Hoje estão internadas em enfermaria mais 25 pessoas, num total de 805 pacientes, e mais três em unidades de cuidados intensivos (UCI), onde agora se encontram 176 doentes com covid-19.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.207 pessoas e foram diagnosticados 930.685 casos de infeção.

Lusa / Madremedia

Imagens: Manuel Fernando Araújo / José Sena Goulão Lusa