quarta-feira, 7 de junho de 2023

Marinha Grande | INSCRIÇÕES PARA O WORKSHOP “COMPREENDER AUTISMO”

 Estão a decorrer as inscrições para o Workshop “Compreender Autismo”, que se realiza no dia 14 de junho, das 14h30 às 17h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande. O evento tem participação gratuita e destina-se a professores, assistentes operacionais, comunidade, técnicos, pais, cuidadores, família e colaboradores do município.
A organização está a cargo do Município da Marinha Grande e da Associação Vencer o Autismo, com o objetivo de contribuir para a literacia da população neste domínio. Esta atividade enquadra-se na Estratégia Municipal de Saúde, procurando responder, quer à desmitificação associada a esta problemática de saúde, quer à informação da população sobre os recursos existentes na comunidade, para dar uma resposta cabal às crianças e suas famílias.

Pretende-se, com esta e outras atividades, promover uma consciência coletiva das necessidades de integração da diferença na nossa comunidade. Todos juntos podemos tornar mais saudável a vivência de cada um no concelho.

A inscrição é obrigatória e pode realizar-se através do link: www.vencer.link/marinhagrande

Pedro Abrunhosa, Plutonio e Cuca Roseta nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz



As Festas de Santo António vão decorrer de 9 a 13 de junho no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão ter na banda sonora os concertos de Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, Plutonio, Cuca Roseta, Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com António Pinto Basto, The Peakles e os DJ’s Wilson Honrado, Zanova, Malasiano, Peter Beats, Oskar DJ e André Gaspar. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.

Este ano assinalam-se os 50 anos da comemoração a 13 de junho do feriado municipal em Reguengos de Monsaraz. A primeira edição das Festas de Santo António com carater regular em Reguengos de Monsaraz aconteceu em 1970 e a autarquia solicitou autorização ao governo em 1973 para a criação do feriado municipal no dia 13 de junho, que foi concedida com a condição de nessa data se realizarem as festividades.
 
A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer no dia 9 de junho, às 18h, nos Paços do Concelho. Segue-se às 18h15 a inauguração da exposição de artesanato de Delfim Manuel, intitulada “Santo António – A luz que brilha”, que vai estar patente até ao dia 4 de julho na Biblioteca Municipal.
 
Nos jardins da biblioteca será o Espaço Santo Antoninho, que vai estar aberto todos os dias das festividades entre as 17h30 e as 19h30 com espetáculos, um insuflável, cama elástica e pinturas faciais para as crianças. A RegWine, feira de vinhos da sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, vai abrir ao público pelas 18h30 no Parque da Cidade e nos restantes dias terá início às 18h.

A exposição de fotografia “Festas de Santo António”, de Francisco Marcão, vai ser inaugurada às 18h45 e estará patente nas ruas da cidade.  O Espaço Santo Antoninho recebe pelas 19h um espetáculo de marionetas integrado na BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, intitulado The Alex Barti Show, de Alex Barti, macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por mais de 40 cordas que lhe permitem mover o seu corpo e mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer. Este espetáculo não tem texto e toda a história é expressa com movimento, mímica e música.
 
Às 21h30 sobe ao Palco Mundo o grupo Mariachi Sol de Lisboa, que reflete a emoção e a alegria dos vários géneros musicais do México, como a música ranchera, o son jarocho, os huapangos, os corridos, as polcas, a valsa mexicana, o bolero ranchero e a cúmbia. Durante a atuação, este grupo do México toca vários instrumentos tradicionais como a vihuela mexicana e o guitarrón, além dos trompetes e violinos que acompanham as vozes.
 

Plutonio vai estar no palco principal das Festas de Santo António a partir das 23h para interpretar os seus sucessos musicais, como “Somos Iguais”, “Vergonha na Cara”, “1 de Abril”, “Cafeina” e “Última Vez”, numa sonoridade que abraça o rap, hip-hop/trap, afrobeat, RnB e afrotrap. O rapper de Cascais lançou três álbuns, nomeadamente “Histórias da Minha Life” (2013), “Preto e Vermelho” (2016) e “Sacrifício” (2019), tendo em 2021 editado as músicas “Lisabona” e “Tirar Bilhete”, no ano seguinte “4AM no Rio” e “Por Enquanto” e este ano “Alcatraz”.
 

Segue-se pela meia-noite e meia hora a DJ Zanova, uma das DJ’s de maior sucesso mundial com 2,5 milhões de seguidores na plataforma Tik Tok e que já atuou em mais de 50 países de quatro continentes, onde levou o público a uma viagem musical pelos seus sets de eletro house, hard dance, bass house e trap. A produtora russa está radicada em Portugal, vive desde 2010 na Apúlia, em Esposende, e com a sua atitude de rock star nas cabines tem contagiado o público que vibra intensamente ao som das suas misturas.

O DJ Malasiano, natural de Redondo, vai fechar a noite a partir das 2h30 com um set que vai incluir várias sonoridades da música eletrónica, desde o house, o tecno e o hard house, passando pelo vocal com sons tribais. A sua carreira tem sido desenvolvida em Portugal, tendo partilhado a cabine com alguns dos mais conceituados DJ’s nacionais, mas também já tocou em Ibiza, Bruxelas e Amsterdão.

No dia 10 de junho, o programa das Festas de Santo António abre às 9h30 com a Caminhada em Família, que terá um percurso de cinco quilómetros com partida da Praça da Liberdade. Pelas 18h tem início no Espaço Santo Antoninho o espetáculo de marionetas Pipa – El Títere Maravilla, pela companhia de teatro La Puntual, que faz parte da programação da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora. Esta companhia de teatro de Barcelona vai apresentar uma comédia para todas as idades inspirada nos tradicionais espetáculos de marionetas de luva, com uma manipulação enérgica e uma sucessão de situações, confrontos e gags que remetem o espetador para os temas clássicos e universais do bem e do mal, do amor, da luta contra o abuso e da amizade.

Os Gigabombos do Imaginário vão animar as ruas da cidade entre as 18h e as 20h com gigantones, cabeçudos, bombos e gaitas. Este projeto de intervenção artística visa aproximar as novas gerações a práticas musicais e artísticas inspiradas nas tradições culturais portuguesas.

Pelas 18h30 decorre na Biblioteca Municipal a palestra “Santo António, o santo de todo o mundo”, por Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa – Santo António. O palco da Praça da Liberdade terá às 19h30 a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e pelas 21h30 sobe ao Palco Mundo o Dúo Dale Mambo, um projeto musical dos cubanos Pedro Ceballos e Beatriz Diaz que recria os ritmos de Cuba mais tradicionais até aos mais contemporâneos, explorando igualmente o jazz e outros universos musicais da América Central e da América do Sul.
 
Cuca Roseta vai cantar a partir das 23h no palco principal para interpretar as músicas do disco “Meu”, editado durante a pandemia, tal como aconteceu com o álbum de homenagem a Amália Rodrigues, “Amália por Cuca Roseta”. O espetáculo vai centrar-se no álbum “Meu”, o disco mais pessoal da artista que foi feito exclusivamente a pensar na cumplicidade e partilha que tem com o seu público, mas nessa noite poderão ouvir-se também alguns dos fados mais conhecidos da sua carreira.
 
O DJ Wilson Honrado, que anima as tardes da Rádio Comercial e produz o único programa de música eletrónica da estação vai subir ao palco principal à meia-noite e meia hora. Os seus sets ecléticos incluem os mais recentes sucessos musicais e já foram dançados em festivais e grandes eventos nacionais. A partir das 2h30, o DJ Peter Beats apresenta o seu set para encerrar a noite.
 
O programa das Festas de Santo António integra no dia 11 de junho, às 9h, o Passeio Solidário de Motas Clássicas. Este passeio organizado pelo Grupo Motard Terras del Rei tem início na Praça da Liberdade e vai apoiar os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.
 
Pelas 18h realiza-se no Espaço Santo Antoninho o espetáculo de Marionetas João Pateta, pelo Grupo Maurioneta, com fantoches de luva manipulados por Mauricio Rebocho. À mesma hora decorre uma arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz por várias ruas da cidade e a Praça de Toiros José Mestre Batista recebe uma corrida de toiros com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas e António Prates. Os grupos de forcados são os Amadores do Ribatejo, de Monsaraz e de São Manços, que vão pegar toiros da Ganadaria São Martinho.
 
A Biblioteca Municipal recebe a partir das 18h30 a palestra “O neogoticismo da Igreja de Reguengos de Monsaraz”, por Regina Anacleto, Professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se pelas 19h30 a atuação do grupo Corazón Flamenco na Praça da Liberdade.
 
O Palco Mundo terá às 21h30 um espetáculo com o grupo de samba luso-brasileiro Samba Sem Fronteiras, que foi fundado em 2012 e nasceu da iniciativa de alguns brasileiros residentes em Portugal que sentiam falta de encontrar o samba de raiz, feito por quem gosta e valorizando a tradição e os grandes poetas dessa música popular brasileira. O seu primeiro disco de originais intitulado "Samba Sem Fronteiras" foi lançado em 2018 e o segundo, “Estrangeiro”, foi editado em 2022 num formato de passaporte, que se for levado para os concertos pelas pessoas que o adquiriram, poderá ser autografado e carimbado pelos músicos. Em cada roda, concerto ou festa, o grupo pretende contribuir para tornar as pessoas mais alegres, deixando o corpo entrar no ritmo do samba. 
 
No palco principal, pelas 23h, haverá um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com o fadista António Pinto Basto. A partir da meia-noite e meia hora sobe ao palco o Oskar Dj, que tem 33 anos de carreira e é um dos DJ’s nacionais com maior reconhecimento internacional pelo seu trabalho, tendo atuado em clubes de Londres, Barcelona, Ibiza e Luanda. Em Reguengos de Monsaraz vai apresentar um set baseado nos grandes sucessos musicais das últimas décadas.
 
No dia 12 de junho, às 18h, realiza-se no Espaço Santo Antoninho o espetáculo de marionetas “Aventura do Coelhinho”, com fantoches de luva pelo grupo Maurioneta. À mesma hora decorre a “Promoção da Saúde em Contexto Recreativo Unidade Móvel Cuida+”, pelo Centro de Respostas Integradas e Instituto Português do Desporto e Juventude.
 
Pelas 19h realiza-se um desfile e atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz por várias ruas da cidade. As marchas populares de Santo António vão também desfilar pela cidade a partir das 21h30 e depois realizam uma atuação na Praça de Santo António.
 
Este ano haverá marchas infantis da Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz, do Palco de Sonhos, da ANI+ - Associação de Proteção de Animais de Reguengos de Monsaraz e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz. As marchas de adultos são da Universidade Popular Túlio Espanca, da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e do Palco de Sonhos.
 
Pedro Abrunhosa acompanhado pelo Comité Caviar vai subir às 23h ao palco principal para um espetáculo que terá os grandes sucessos musicais de três décadas de carreira. Pedro Abrunhosa ficou conhecido quando lançou o álbum “Viagens”, em 1994, e desde essa data lançou mais de uma dezena de discos que o tornam num dos artistas de maior sucesso em Portugal.
 
À meia-noite e meia hora haverá um espetáculo pirotécnico de fogo de artifício, seguindo-se à 1h da madrugada o baile popular de Santo António com o grupo Sons e Tons, no Largo Almeida Garrett, onde está instalado o Palco Mundo. À mesma hora, no palco principal, o DJ André Gaspar, mais conhecido por DJ A.G., vai apresentar o projeto “A Nave”, que lançou no ano passado e que consiste em duas barras de leds que quando estão acesas pretendem transmitir energia e transportar o público para outra dimensão.
 
No último dia das festividades, 13 de junho, dia de Santo António, pelas 10h decorre a cerimónia do içar das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. À mesma hora abre a Feira das Suculentas, no Mercado Municipal, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, com as receitas a reverterem para a associação Ani+.
 
O programa prossegue pelas 10h30 na Praça da Liberdade com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia. O Espaço Santo Antoninho recebe às 18h as Histórias com Rita Caeiro e a partir das 19h haverá animação de rua com a Orquestra do Bairro, que canta “Ó ló ai larilo lela, Ó ló ai lari lóló” quando quer chamar à rua os vizinhos para cantar, tocar e bailar.
 
A Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense vai proporcionar às 19h30 um espetáculo de danças urbanas na Praça da Liberdade e as marchas populares voltam a desfilar pelas ruas a partir das 21h30, com a atuação a decorrer na Praça de Santo António.
 
A encerrar as Festas de Santo António, às 23h sobe ao palco principal a banda The Peakles, fundada em 2013 em Almada e que já se tornou na maior referência nacional de tributo aos The Beatles, dos quatro fabulosos de Liverpool, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star. Com mais de duas dezenas de concertos na Grã-Bretanha, The Peakles é a única banda portuguesa convidada a participar no mundialmente conhecido International BeatleWeek Festival, que decorre há mais de 30 anos em Liverpool, tendo tocado em quatro edições (2014, 2018, 2020 e 2022) e esgotado sempre os concertos que realizaram no local onde os The Beatles se tornaram conhecidos, o The Cavern Club.
 
As Festas de Santo António têm entrada gratuita e durante os dias das festividades haverá bares e tasquinhas.
 
 Carlos Manuel Barão
 

A 16 de junho na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica. Conferência debate Agenda do Trabalho Digno e o impacto da reforma da legislação laboral


No âmbito a “Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho”, entrou em vigor, a 1 de maio de 2023, a Lei n.º 103/2023, de 3 de abril, que altera o Código do Trabalho e legislação conexa. Neste contexto, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP recebe a conferência “Agenda do Trabalho Digno: um passo em frente na reforma da legislação laboral?”. O evento decorre no dia 16 de junho, no Auditório Carvalho Guerra, com início às 9h00 e com diversas sessões previstas ao longo de todo o dia.
A conferência irá abordar a nova legislação em seis sessões, que incluem as temáticas: “Apreciação global da reforma e do procedimento legislativo”; “Alargamento do âmbito de aplicação do Código do Trabalho? Plataformas, dependência económica e situações equiparadas” e “Condições de Trabalho”; “Parentalidade e Conciliação”; “Créditos laborais e cessação do contrato de trabalho”; “Contratos especiais ou com particularidades de regime” e “Direito coletivo do trabalho”.

“A análise e o debate subsequente vão incidir sobre todas as alterações ao regime laboral constantes do Código do Trabalho e de legislação avulsa que regula contratos de trabalho especiais, assumindo-se um objetivo ambicioso de abordar num único dia de evento quase todos os aspetos objeto da reforma legislativa,” salienta Catarina Carvalho, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.

A “Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho” consiste num conjunto de medidas apresentadas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional. Contudo, esta reforma de amplo alcance inclui um conjunto de soluções controversas, até do ponto de vista da respetiva compatibilidade constitucional, agora analisadas nesta conferência por um painel de reconhecidos juslaboralistas quer da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, quer de outras Faculdades e Centros de Investigação de Direito.

Caso exista interesse, a professora Catarina Carvalho, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito e membro da organização do evento tem disponibilidade para falar sobre o evento e sobre o tema em questão.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

PLANTA PARTY Dia 24 de Junho, na Praia Fluvial da Ribeira Grande, na Sertã entre as 16h e as 19h

 
A Praia Fluvial da Ribeira Grande na Sertã recebe a 24 de junho a quinta edição da “Planta Party” no Fôlego - ciclo de festas com música onde por cada bebida consumida no bar, uma árvore é plantada numa área ardida do concelho. O evento terá como convidado musical Guerrilha Sound System (DJ Set), entre as 16h e as 19h.
Inseridos na programação FÔLEGO, os eventos Planta Party já resultaram na plantação de mais de mil árvores na região – para além de três tardes musicais inesquecíveis, com DJ’s convidados. Do evento na praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, em junho, a iniciativa contou 560 árvores, já plantadas entretanto junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova. Na passagem pela Praia Fluvial do Bostelim, em julho, a Planta Party motivou uma ação de plantação de árvores de grande porte no Jardim Nossa Senhora da Guia. Após o evento no Jardim Municipal de Oleiros, em agosto, a Planta Party contou cerca de 300 árvores, plantadas no conhecido Trilho dos Apalaches.

Reportagem sobre a ação de plantação no Trilho dos Apalaches

Reportagem sobre a ação de plantação em Proença-a-Nova

A plantação das árvores será realizada após as festas, na época da plantação (Inverno), pela equipa e voluntários locais mobilizados pelo projeto, numa colaboração estreita com o município.

Planta Party é um evento-assinatura da associação cultural SAFARI que visa converter a energia do público e a força das artes em ganhos concretos para o ambiente. Em 2020, o projeto garantiu a plantação de 1.000 árvores no Parque Natural Sintra-Cascais como resultado de três festas (Janeiro, Fevereiro e Março), numa parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – arranca no Centro de Portugal.
O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.
Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.
Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)

VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)
Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz.
PLANTA PARTY” (música, comunidade)
Série de festas nas praias fluviais que levarão à reflorestação de áreas ardidas.
PIGMENTOS” (street art, comunidade)
Mural de street art em cinco escolas do território Fôlego (uma por município) coordenados por Mariana Patacas (Mariana PTKS) e Filipe Granja (mymaneisnotSEM), partindo de diálogos com alunos do ensino básico e os seus professores de Ciências sobre a emergência climática.
Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores
MIGRANTES CLIMÁTICOS”
Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando
CAPICUA apresentará o projeto para crianças Mão Verde.
WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso

Henrique Costa Santos 


Barcelos | IPCA entregou as Cartas de Curso a licenciados, mestres e TeSP

 Mais de 250 diplomados IPCA receberam, no último sábado, a sua Carta de Curso, numa cerimónia emotiva, na qual se destacou a resiliência e a capacidade de adaptação daqueles que foram estudantes em tempos de pandemia.

A Cerimónia de Entrega das Cartas de Curso contemplou os diplomados de licenciatura, mestrado e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais que, nas palavras da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, são “os melhores Embaixadores do IPCA”.


A Presidente do IPCA saudou os diplomados, mas também as suas famílias e o esforço conjunto que permitiu este desfecho: “Para todos, este dia é sinónimo de alegria, de conquista, de sentimento de dever cumprido”.
Dirigindo-se aos diplomados, Maria José Fernandes lembrou que: “Este dia tem ainda um encanto e sabor especial, pois, representa a vossa capacidade de resiliência e tenacidade para vencer um dos maiores desafios com que a humanidade se viu confrontada – a de lidar com uma pandemia- e o impacto que a mesma teve nas nossas vidas e na vida académica.”
A Presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, que também recebeu o diploma de licenciatura neste dia, lembrou igualmente a necessidade de o IPCA e a AAIPCA se reinventarem nos últimos anos. “Naquele que foi um contexto de incertezas, quer o IPCA, quer nós estudantes, continuamos convictos quanto à importância da nossa qualificação. Vimo-nos obrigados a aumentar a nossa capacidade de inovação, de entrega, de camaradagem e união”, referiu Mariana Lima lembrando, ainda que, “cada um atrás do seu ecrã acabou por ser e dar força a outros tantos estudantes e docentes, sendo a companhia e família em momentos que temíamos”.
Já Mariana Carvalho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, enalteceu “o percurso notável do IPCA, quer na oferta formativa que ministra, quer no processo de investigação que tem desenvolvido e que é reconhecido interna e externamente. Como barcelense, como docente desta casa, e enquanto representante do município é um orgulho imenso ter o IPCA sediado em Barcelos”, referiu a vereadora.
“Voem alto e levem o nome do IPCA bem longe, mas quando quiserem pousar saibam que o IPCA e Barcelos estará sempre de braços abertos para vos acolher novamente”, lembrou Mariana Carvalho.
Também a Presidente do IPCA convidou os diplomados a continuarem ligados ao IPCA, seja através da continuação de estudos, inclusive num futuro próximo fazendo o doutoramento, seja através do Gabinete de Alumni, que criou um programa de mentoria e de gestão de carreira, lembrando que “IPCA uma vez, IPCA sempre”. “Queremos continuar a contar convosco para transmitirem aos atuais e aos futuros estudantes a vossa experiência e com isso ajudarem à sua integração na nossa comunidade e ao seu crescimento como pessoas”, referiu a Presidente do IPCA.
Nos 28 anos de existência, o IPCA formou 2.262 estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, 5.784 de licenciatura e 788 de mestrado. Só no ano letivo 2021/2022, a que esta cerimónia diz respeito, terminaram o curso nos vários ciclos de estudos 1 138 estudantes, sendo 423 de CTESP; 641 de licenciatura e 74 de mestrado. Estes números revelam bem o crescimento do IPCA, e evidenciam, sobretudo, o reconhecimento granjeado a nível local, regional, nacional e internacional.
Link vídeo resumo da cerimónia: https://gofile.me/70Wno/skubRZZwF

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Barcelos,

As férias de verão estão a chegar (algumas ideias!)

 Olá Litoral,
Antes de mais, não tenho palavras para expressar a gratidão pelo carinho recebido após a minha anterior mensagem, na qual falava de alguns problemas de saúde que me incapacitaram de viajar. Muito, muito obrigado por isso.
A esse respeito, dizer que, depois de muitos dias a tomar um anti-inflamatório distinto e umas quantas sessões de pilates clínico e idas ao ginásio, estou muito melhor e pronto para voltar à estrada. E assim, na próxima semana partirei para uma curta "viagem de rapazes" com o meu filho de oito anos rumo a Liverpool, para conhecer a cidade e cumprir o seu desejo de conhecer alguns estádios de futebol emblemáticos. Se tiver boas dicas sobre Liverpool ou Manchester, envie-me um email.
De resto, e agora que o verão se aproxima a passos largos, convém lembrar que há um novo voo direto entre Lisboa e Menorca - seguramente um dos melhores destinos de praia do Mediterrâneo. Se está a pensar em viajar durante o verão mas ainda não sabe para onde, deixo aqui alguns artigos para inspiração. Ora veja:

AÇORES (SÃO JORGE): Roteiro em São Jorge (5 dias)

A terminar, renovo o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.
Reservar hotéis na Booking através deste link;
Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas);
Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).

Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes

Três dias de festa vão atrair milhares de visitantes. Castelo de Paiva prepara-se para os grandes festejos de S. João, Quim Barreiros e Cláudia Martins são as principais atracções deste ano

 Em Castelo de Paiva já se começa a sentir o ambiente festivo, com a chegada dos Santos Populares, e as grandiosas Festas de S. João deste ano vão arrancar na manhã do dia 23, com a realização das Marchas Infantis, e de tarde dos Séniores, representativas de todas as IPSS localizadas no concelho, e apresenta um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que será o início de três dias de grande animação e folguedo.

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com a presença de Quim Barreiros como “cabeça de cartaz”, são o verdadeiro “prelúdio” para o grande momento que será a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 24ª edição tem lugar já no primeiro fim de semana de Julho.
Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.
Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.
Manifestação popular que se realiza desde 1969o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos diasde 23 a 25 de Junho.
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “comes e bebes”, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente à população, na tarde de 24 de Junho.
As festas, promovidas pela Câmara Municipal, depois de realizadas as Marchas Infantis, na manhã do dia 23, no espaço do Largo do Conde, em Sobrado, integrando cerca de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, prosseguem durante a tarde com as Marchas dos Idosos, orientadas para os utentes das diversas IPSS do concelho, realizando-se sempre com grande entusiasmo e adesão, sendo que, a noite orienta para a folia e será preenchida com o desfile das Marchas Populares, que voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão desfilar na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.
A animação da noite mais importante do S. João vai contemplar uma sessão de fogo de artifício e um grande concerto do consagrado artista minhoto Quim Barreiros, seguindo-se a actuação de DJ’s Residentes noite fora, em véspera de Feriado Municipal.
Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há quase cinco décadas.
Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento continua a potenciar a folia e a diversão, está agendado um grande concerto com o consagrado artista Quim Barreiros, seguindo-se uma actuação de vários DJ’s, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico
No Sábado, dia 24Feriado Municipal, a tarde será preenchida com sempre apreciado concerto musical com a filarmónicas locaisprotagonizado pelas Banda dos Mineiros do Pejão Banda Marcial de Bairros, que vão actuar alternadamente, seguindo-se às 16 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, no espaço de lazer da Quinta do Pinheiro, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, com tempo para um bailarico popular com o Agrupamento Karisma, destacando-se este ano como grande novidade, a partir das 22h30, o grande concerto da Claudia Martins & Minhotos Marotos, com DJ’s residentes pela madrugada fora.
No Domingo, dia 25, as festas continuam, registando-se uma edição especial da Feira Agrícola no Largo do Conde, onde durante a tarde está prevista a actuação do Duo HD para um bailarico bem popular.
Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.

Aveiro recebe o Clássico entre Benfica e Porto na decisão da Supertaça 2023 Estádio Municipal de Aveiro vai ser palco da decisão do primeiro título da temporada 2023/2024

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) acordou com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a realização da edição 2023 da Supertaça Cândido Oliveira, no Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte (EMA), a 08 ou 09 de agosto, culminando com sucesso um processo de candidatura e de negociação desenvolvido nos moldes definidos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Queremos agradecer à FPF, com quem a CMA tem trabalhado em variadas e frutíferas parcerias, pela opção reiterada e de sucesso, de realizar a Supertaça Cândido Oliveira 2023 no Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte, o que acontece pela 12ª vezem 20 anos de vida, aproveitando desta forma todas as potencialidades do recinto, bem como a sua localização privilegiada e o seu enquadramento na Região de Aveiro e na Região Centro muito visitadas nessa altura de férias, incluindo a sua comunidade emigrante.

O Presidente da CMA, Ribau Esteves, deu nota “da maior honra e o maior gosto do Município de Aveiro em receber esta edição 2023 da Supertaça, que repete um clássico que há 13 anos não ocorria com público nesta prova (em 2020 o encontro decorreu à porta fechada), entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto”.

Trata-se de uma disputa muito especial para todos aqueles que são os amantes do futebol, sabendo que está também em disputa o primeiro título da época, o que é um aliciante adicional, ao aliciante base desta disputa da Supertaça Cândido de Oliveira.

O autarca garante que a Cidade e o EMA estão preparados para receber essa grande festa e deixa um apelo “para que este encontro seja uma grande festa, que lança também a época desportiva 2023/2024, na alegria do futebol, na alegria do encontro entre duas grandes equipas, numa grande Cidade, que é Aveiro e nós podermos por esta via ter um hino ao futebol, deixando sempre à disputa, a vitória para aquele que vai ser o melhor neste jogo, com a honra ao futebol, a honra a Aveiro e ao desafio saudável, que sempre queremos que aconteça no desporto nacional”, concluiu Ribau Esteves.

É com especial gosto que a CMA dá também as boas vindas a todos os adeptos do Futebol Clube do Porto e do Sport Lisboa e Benfica e a todos os que apreciam o espetáculo futebol, convidando a todos para visitar a nossa Cidade, Município e Região de Aveiro, estando convictos que se encontram reunidas todas as condições para uma grande festa.

A CMA está empenhada em dinamizar o seu Estádio Municipal, potenciando todas as suas capacidades, pelo que a realização de eventos desportivos desta envergadura serão sempre uma mais-valia para a Cidade e toda a Região, nomeadamente ao nível da dinamização da economia local e do próprio turismo, pelo que todo o investimento realizado para a concretização destes eventos serão sempre uma boa aposta para o Município de Aveiro.

Fazemos votos que aqueles que tiverem a possibilidade e oportunidade de se deslocarem a Aveiro para assistir à partida que inaugura a época 2023/2024, possam aproveitar a beleza e a hospitalidade da Cidade dos Canais, e que desfrutem de um bom espetáculo de futebol, aproveitando para agradecer publicamente a todas as entidades e empresas que estão envolvidas na preparação e organização deste jogo, todo o empenho de profissionalismo sempre demonstrado.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]