quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Funcionário da embaixada britânica detido na Alemanha por “espionagem”

 

O alegado espião ao serviço de Moscovo terá passado documentos aos serviços secretos russos em pelo menos uma ocasião.

Um cidadão britânico foi detido em Berlim por suspeita de ser um espião ao serviço da Rússia, anunciaram esta quarta-feira as autoridades alemãs.

O homem, identificado como David S., trabalhava na embaixada do Reino Unido na cidade de Berlim.

O alegado espião terá passado documentos aos serviços secretos russos em pelo menos uma ocasião, a troco de uma quantia monetária ainda desconhecida, indica a procuradoria federal, em comunicado.

David S. trabalhava para os russos desde novembro de 2020.

O suspeito foi detido na terça-feira na zona de Potsdam, nos arredores de Berlim, e foram realizadas buscas na residência e local de trabalho.

A detenção aconteceu em resultado de uma investigação conjunta entre Alemanha e Reino Unido.

As autoridades alemãs estão a levar o caso “muito a sério”. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à agência AFP que espionagem “por parte de um aliado próximo é inaceitável”.

O acusado será apresentado ao juiz de instrução do Tribunal de Justiça Federal esta quarta-feira, “que abrirá o mandado em seu nome e decidirá sobre a execução da prisão preventiva”, refere o comunicado da procuradoria federal.

RR


Posto de autotestagem à Covid-19 gratuito em Proença-a-Nova

 Antigo posto de turismo funcionará como ponto de autotestagem de 12 a 20 de agosto.

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova irá oferecer aos munícipes a oportunidade de realizarem testes à Covid-19 de forma gratuita. O antigo Espaço Internet, no Parque Urbano Comendador João Martins, a partir desta quinta-feira, dia 12, e até sexta-feira, dia 20 de agosto, servirá como posto de testagem. O Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, frisa que “esta medida, que decorre num período curto, tem como principal objetivo complementar todas as outras que se encontram a ser realizadas de forma contínua pela Unidade de saúde Local, no sentido de mitigar eventual efeito na comunidade do surto observado na Santa Casa da Misericórdia”.

Para poder realizar o seu teste terá obrigatoriamente de efetuar um agendamento prévio, pelo número 932 740 005. O posto funcionará num horário compreendido entre as 09h30 e as 18h30, com pausa para hora de almoço das 13h00 às 14h30. Nesta fase, os testes oferecidos à população, limitados ao stock existente, tratam-se de Testes Rápidos de Antigénio, que servem para detetar qualitativamente proteínas específicas do SARS-CoV-2. Terão de ser realizados pela própria pessoa.

Esta medida surge numa altura em que se conhecem os novos números relativos à COVID-19 no concelho. A mais recente atualização da autoridade de saúde, realizada a 11 de agosto, revela mais seis casos positivos de COVID-19, três deles funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. O surto envolve, no total, 129 utentes e 26 funcionários. Três dos cinco utentes que inspiravam maiores cuidados foram internados no dia de segunda-feira na ULS de Castelo Branco, encontrando-se estáveis. Os restantes utentes continuam a ser avaliados diariamente, apresentando-se sem sintomas ou com sintomas ligeiros. Dos testes realizados, foram detetados mais três casos entre a comunidade, elevando-se para 11. No total, o concelho apresenta assim 166 positivos, mantendo as 152 pessoas em vigilância (mesmo com teste negativo, terão de cumprir o isolamento profilático durante o período estipulado), 5 óbitos e 223 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.


Município de Figueiró dos Vinhos oferece cadernos de atividades aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB

 A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos aprovou, em reunião ordinária de 11 de agosto de 2021, a atribuição gratuita dos cadernos de atividades aos alunos matriculados no concelho.

Podem beneficiar desta oferta todos os alunos matriculados no 1.º, 2.º e 3.º CEB e que irão frequentar, no ano letivo 2021/2022, as escolas do concelho de Figueiró dos Vinhos.


Os alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB estão abrangidos por uma medida do Governo que oferece os manuais escolares a todas as crianças, oferecendo o Município os cadernos de atividades.


Os encarregados de educação deverão manifestar a vontade de usufruir deste auxílio económico atribuído pela Câmara Municipal no âmbito da ação social escolar através de inscrição, de 12 a 20 de agosto de 2021, nas instalações do Gabinete de Ação Social do Município de Figueiró dos Vinhos, sito na Av. José Malhoa, ou na Plataforma Digital SIGA (https://siga1.edubox.pt). registo inicial para obtenção do código de acesso a esta plataforma deverá ser feito, presencialmente, no Gabinete de Ação Social.

Os encarregados de educação dos alunos matriculados que irão frequentar as Escolas Básicas de Almofala e Arega poderão, ainda, proceder à inscrição acima mencionada, nos edifícios das respetivas Juntas de Freguesia.


A aquisição dos referidos cadernos de atividades será feita nos estabelecimentos sediados no concelho, que façam a sua comercialização.

‘Portugal de Volta’: CONTINENTE É O NOVO PATROCINADOR OFICIAL DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

 

‘Portugal de Volta’ é o mote do Continente para comunicar o mais recente apoio da marca à 82ª edição da Volta a Portugal, uma das provas desportivas mais acarinhadas pelos portugueses e que se encontra a decorrer até 15 de agosto, em várias etapas pelo País.


 

A 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta decorreu ontem, 10 de agosto, com início em Águeda e término em Santo Tirso, passando junto às lojas Continente Bom Dia de Albergaria-a-Velha, Continente Bom Dia de Canedo, Continente Modelo de Rebordosa, Continente Modelo de Oliveira de Azeméis e Continente Modelo Águeda.

 

Ao longo de toda a etapa foram várias as interações da marca com o público e nas diferentes lojas Continente por onde passou a Volta, com os colaboradores vestidos com a camisola de montanha, por exemplo. Em destaque, a “Caravana Portugal de Volta” que é o grande palco da ativação da marca e onde estiveram mais de 1000 pessoas, e que passará pelas localidades de chegada de cada etapa, com roletas da sorte que garantiram brindes a todos os que participaram. A Camisola da Montanha, patrocinada pelo Continente foi entregue ao português Ricardo Mestre.

 

Segundo Tiago Simões, Diretor de Marketing da Sonae MC, “este apoio marca o regresso do Continente aos eventos nacionais, desta vez, em formato presencial, proporcionando uma maior proximidade com os clientes em todo o País. Queremos estar sempre onde estão os portugueses, desde os grandes centros urbanos às regiões mais rurais. A Volta a Portugal permite-nos reforçar aquilo que o Continente promove há 35 anos: a proximidade e a conveniência para todas as famílias portuguesas, celebrando em conjunto a festa que este evento é.

 

O Continente é ainda parceiro alimentar (“Grande Superfície Oficial da Volta a Portugal em Bicicleta”) do evento: “esta parceria alimentar alia os valores do Continente e do Desporto - a alimentação saudável, essencial para uma boa performance (física e mental), o estilo de vida equilibrado e saudável, e ainda um reflexo da portugalidade, unindo as famílias em torno de um evento desportivo, como a alimentação une as famílias à volta de uma mesa”, acrescenta o responsável da marca.

 

Para Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, “há muito que as mais destacadas marcas de Grande Distribuição marcam presença nos principais Palcos de Ciclismo do Mundo. É com enorme regozijo que assinalamos a estreia da reputada marca Continente na 82ª Volta a Portugal, e logo emprestando as cores a um dos mais cobiçados símbolos de liderança – A Camisola da Montanha. São nas “batalhas” épicas, nas Montanhas, que os ciclistas mais rapidamente chegam ao coração do povo. E desta vez, o Continente, vai lá estar!”.

 

Há mais de 35 anos que o Continente tem como missão acompanhar os portugueses e democratizar o acesso a experiências inesquecíveis, como fazer parte e acompanhar todas as etapas da competição rainha do ciclismo português.

 

Para o Continente, o desporto é uma forma de promover e celebrar a igualdade de género, a tolerância, o respeito, a resiliência, estilos de vida saudáveis, a importância do fairplay, da portugalidade e da união e a Volta a Portugal em Bicicleta é uma forma de partilhar e levar estes valores por todo o País.

Anadia celebra Dia Internacional da Juventude

À semelhança de anos anteriores, o Município de Anadia volta a celebrar as comemorações do Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto, promovendo, neste dia, um conjunto de ações direcionadas para os jovens anadienses.

Assim, esta quinta-feira, 12 de agosto, o Cineteatro Anadia irá proporcionar uma sessão de cinema extra, com a projeção do filme “Space Jam – Uma Nova Era VP”, pelas 20h30. A sessão é gratuita, para todas crianças e jovens até aos 30 anos, sendo que os acompanhantes dos menores de 12 anos não pagam.

As Piscinas Municipais de Anadia estarão abertas, em regime livre, com entrada gratuita, para crianças e jovens até aos 30 anos, portadores do Cartão Anadia Jovem.

O Município de Anadia também associa o Museu do Vinho Bairrada a estas comemorações, com entradas livres para todas as crianças e jovens até aos 30 anos. Os visitantes poderão apreciar a exposição permanente "Percursos do Vinho", bem como a exposição temporária dedicada à vida e obra do cantor, compositor, instrumentista e produtor musical José Cid que conta com mais de seis décadas de carreira.

Face ao Covid-19, a frequência dos vários espaços públicos obedecerá aos Planos de Contingência implementados nos mesmos e, como tal, deverão ser respeitados e acautelados pelos jovens, sendo obrigatório o uso de máscara, o distanciamento físico, bem como a higienização das mãos à entrada e saída dos respetivos espaços municipais.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.


MUBi reuniu com o candidato da coligação Viva Aveiro à Câmara de Aveiro

 No passado dia 4 de Agosto, a MUBi reuniu com o candidato da coligação Viva Aveiro (PS/PAN) à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Manuel Sousa. A MUBi e o candidato discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.

O encontro teve lugar entre a Avenida dos Congressos da Oposição Democrática e a Alameda Silva Rocha. Esta é uma área marcada pela existência de várias artérias com perfil de via-rápida dentro da cidade, que induzem à prática de velocidades excessivas e constituem uma barreira para quem pretende deslocar-se a pé ou de bicicleta.


A associação transmitiu ao candidato da coligação Viva Aveiro a sua preocupação por muitas das vias sob gestão da autarquia continuarem a ter excessivo espaço dedicado ao automóvel, comprometendo a conveniência e segurança dos utilizadores dos modos mais saudáveis e sustentáveis. É fundamental reduzir as velocidades nas zonas urbanas, através da implementação de medidas físicas de acalmia de tráfego e redistribuir o espaço viário para a construção de passeios mais largos e vias dedicadas à circulação de bicicleta.


É igualmente importante a melhoria dos transportes públicos no município, a criação de redes de percursos directos, convenientes e seguros para as deslocações a pé e em bicicleta, em especial entre a cidade consolidada e as freguesias periféricas, e a implementação de medidas de desincentivo ao uso excessivo do automóvel. É essencial que os processos de planeamento urbanístico e da mobilidade sejam participados por todos, assentes numa visão de desenvolvimento sustentável e seguindo os princípios de priorização dos modos activos e colectivos de deslocação para a redução da dependência do automóvel.


A MUBi, que esteve representada por Rui Igreja e Licínio Pereira, teve ainda a oportunidade de entregar a Manuel Sousa o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/). 


Da parte do candidato da coligação PS/PAN à Câmara de Aveiro, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e no geral acompanhadas. 


A MUBi havia já reunido com o candidato da CDU e tem reuniões marcadas com os candidatos da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda. Aguardamos ainda pela resposta da candidatura da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Equipa do camisola amarela Daniel Freitas afastada após novo caso de covid-19

A Rádio Popular-Boavista, equipa do camisola amarela Daniel Freitas, abandonou hoje a 82.ª Volta a Portugal, depois de um novo caso suspeito de infeção com o novo coronavírus, confirmou hoje a organização.

Na terça-feira, Daniel Freitas conquistou a amarela na quinta etapa da prova, que liderava com 42 segundos de vantagem sobre Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), e 47 sobre Amaro Antunes (W52-FC Porto).

Antes do início da quinta etapa, já João Benta e Tiago Machado tinham sido afastados da Volta, por estarem infetados com o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19.

Fonte: Lusa

e Imagem: Sapo24

CÃES MUDOS

 

  • Péricles Capanema

Obrado por liberdade e pão. Poucas semanas atrás o povo cubano exprimiu sua indignação pela tirania de décadas que o oprime. Falta de alimentos (fome, em português simples) e de vacinas foram o estopim próximo para a explosão da revolta popular. Manifestantes que lutavam por liberdade e pão acabaram presos, ameaçados, surrados. No mundo inteiro, para vergonha da gente que presta, governos e personalidades se manifestaram não a favor do povo, mas na defesa do governo opressor.

Favorecimento dos torcionários. Destaco quatro reações muito significativas. Lula aprovou o regime e escreveu: “O que está acontecendo em Cuba de tão especial pra falarem tanto? Houve uma passeata. Inclusive vi o presidente de Cuba na passeata, conversando com as pessoas. Cuba já sofre 60 anos de bloqueio econômico dos EUA, ainda mais com a pandemia, é desumano”. O PT secundou as manifestações do seu morubixaba. Cuba continua inspiração, tumor de estimação, para o PT.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, elogiou também o governo cubano: “Se os Estados Unidos e a oposição extremista querem realmente ajudar o povo cubano, levantem imediatamente todas as sanções e o bloqueio contra o povo cubano. Ofereço todo o apoio da República Bolivariana da Venezuela ao povo de Cuba, ao governo revolucionário de Cuba.”

Por seu lado, a China se apressou em sustentar a tirania em Cuba. Entre outras manifestações, em Brasília a embaixada chinesa divulgou comunicado: “A China se opõe à interferência estrangeira nos assuntos internos de Cuba e apoia o que Cuba tem feito na luta contra a Covid-19″.

Finalmente, declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia: “Vamos continuar apoiando Cuba em tudo, não apenas moral, ou politicamente, não apenas por meio do desenvolvimento da cooperação técnico-militar, mas também promovendo ativamente o comércio, projetos econômicos que permitam à economia deste país ser mais firme diante de ataques externos. Acredito que vamos conseguir”.

Uma poderosa voz de consolo. Em sentido contrário, o governo dos Estados Unidos colocou-se ao lado do povo cubano: “Estamos com o povo cubano e seu apelo alto e claro por liberdade e alívio”. Condenou as “décadas de repressão esofrimento econômicoa que foi submetido pelo regime autoritário cubano”. E aduziu: “O povo cubano está reivindicando com bravura seus direitos fundamentais e universais”.

A mão que apaga e a voz que adormece. Nesse ambiente, o Papa Francisco decepcionou os católicos cubanos com declaração ambígua: “Estou muito próximo do povo cubano nesses momentos difíceis, em particular das famílias que sobretudo sofrem. Rezo ao Senhor para que ajude a construir na paz, diálogo e solidariedade uma sociedade cada vez mais justa e fraterna”.

Angústia corajosa e lúcida. Ninguém expressou melhor a decepção que dona Maria Victoria Olavarrieta [foto], cubana exilada em Miami, em mensagem ao Papa Francisco, carta amplamente divulgada (está na rede), da qual coloco aqui alguns trechos: “Os católicos cubanos, desde que começaram os protestos em Cuba, estamos esperando que o senhor levante sua voz. Dói muito que, enquanto reprimem o povo que saiu às ruas pedindo liberdade, o senhor tenha palavras para felicitar o triunfo da Argentina na Copa América. Nossa Igreja foi perseguida, ameaçada, vigiada, invadida pelos agentes de segurança do Estado. O senhor disse aos jovens: ‘Lutem por seus sonhos, mas sonhem em grande, não deixem de sonhar’.Os jovens cubanos que nasceram na ditadura e foram doutrinados, educados em escolas ateias, em uma sociedade de partido único, que cresceram — alguns comendo e se vestindo com as ajudas de seus familiares no exílio, e outros na miséria mais absoluta —, estão sonhando em ver seu país livre. O senhor os convidou a sonhar, e agora que os estão matando por gritarem seus sonhos, o senhor guarda silêncio! Tive diversos alunos venezuelanos e vi o sofrimento de seupais, porque o senhor guardou silêncio quando assassinavam os estudantes nas ruas de Caracas. As pessoas morrem de fome na Venezuela, e o senhor não condena publicamente os responsáveis. O sangue correu na Nicarágua. O Papa fala de tudo, mas dos crimes dos ditadores e dessas três tiranias irmãs o senhor não opina. O Vigário de Cristo na Terra não deve discriminar suas ovelhas. As ovelhas vítimas dos regimes comunistas, sentimo-nos como se fôssemos suas ovelhas negras. Hoje quero ser a voz das mães cubanas que estão vendo seus filhos passar fome, que não têm remédio; quero lhe apresentar a dor das avós cujos netos foram fuzilados gritando ‘Viva Cristo Rei!’, a vergonha dos pais que não conseguem sustentar os filhos com o fruto de seu trabalho, e vivem mal, esperando as remessas enviadas por seus familiares do exterior. Apresento-lhe a tortura dos presos políticos; o ódio de irmão contra irmão que os Castros semearam; os idosos que viram partir a família que criaram, e morreram sem nunca mais verem seus filhos e netos! Nós, cubanos, nos sentimos abandonados, órfãos do Papa”.

Cães mudos. Nem há o que comentar, o texto fala mais que qualquer glosa. Enquanto lia a mensagem da angustiada e abandonada católica cubana, vinham-me à mente trechos bíblicos, sua elevação e ensino fortalecerão os católicos cubanos em seu desamparo. “As suas sentinelas estão todas cegas, todas se mostraram ignorantes; são cães mudos, que não podem ladrar, que veem coisas vãs, que dormem, e que amam os sonhos” (Is 56, 9-10). “E, se algum de vós pedir pão a seu pai, porventura dar-lhe-á ele uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, porventura, dar-lhe-á ele, em vez de peixe, uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, porventura dar-lhe-á um escorpião?” (Lc 11, 11-12). “Eu vi a aflição do meu povo no Egito, e ouvi o seu clamor causado pela crueza daqueles que têm a superintendência das obras. E, conhecendo a sua dor, desci para o livrar das mãos dos egípcios” (Ex 3, 7-8).


ABIM

Enfermeira na Alemanha suspeita de substituir doses nas vacinas contra Covid-19 por substância com sal

Ao todo, mais de 8000 pessoas podem ter sido injetadas com uma solução salina que, mesmo sendo inofensiva, signfica que ficaram expostas aos piores efeitos da Covid-19.

De acordo com a agência Reuters, as autoridades alemãs suspeitam que uma enfermeira da Cruz Vermelha possa ter injetado milhares de pessoas com uma solução salina em vez das doses de proteção contra a Covid-19.

O caso deu-se num centro de vacinação em Friesland, zona rural no noroeste do país, junto ao mar do Norte, durante o início da primavera, e crê-se que ao todo perto de 8600 pessoas tenham sido afetadas.

Por precaução, as autoridades locais já apelaram aos residentes potencialmente afetados para que se inscrevam para levar uma nova dose da vacina.

Apesar desta solução salina ser inofensiva, o mero facto destas pessoas não terem sido vacinas com uma dose significa que ficaram expostas à Covid-19. Para piorar a situação, as pessoas que foram vacinadas no período em causa onde poderá ter ocorrido este episódio foram idosos altamente vulneráveis.

Segundo um investigador da polícia, Peter Beer, vários testemunhos recolhidos provam que “há uma suspeita razoável de perigo”. As motivações da enfermeira não foram conhecidas, mas sabe-se que a mulher mostrou-se cética quanto ao papel das vacinas em vários posts nas redes sociais.

Não se sabe ainda se a mulher foi detida ou alvo de acusações, sendo que o caso foi entregue a uma unidade especial que investiga crimes politicamente motivados.

Lusa

Agendar pedido ou renovação do cartão de cidadão pode demorar três meses

Agendar o pedido ou a renovação do cartão de cidadão pode ainda implicar uma espera superior a três meses em alguns territórios do país.

Segundo refere o Jornal de Notícias, a Área Metropolitana de Lisboa é uma das áreas que regista demora nos pedidos de agendamento, sendo que a maioria dos concelhos já não tem datas disponíveis.

As vagas disponibilizadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) no portal do agendamento online vão até outubro, mas em 17 dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa já estão preenchidas. Quem pretender agendar para Gondomar, Paredes e Trofa, na Área Metropolitana do Porto, também só o. poderá fazer depois de 1 de novembro.

De acordo com o sindicato, a diminuição do quadro de trabalhadores - diminuiu 35% desde 2001 - e o aumento da conflitualidade da parte dos utentes podem ser fatores que contribuem para o agravamento da demora.

"Deve-se à falta de recursos humanos, pois temos um défice de mais de 30% do efetivo e não existe capacidade para dar resposta à procura", refere Arménio Maximino, do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN), citado pela publicação. Em 2001, os serviços contavam com 5282 oficiais de registo, um número que tem vindo a diminuir e, no final de 2020, já só havia 3447.

Arménio Maximino alerta ainda que "não entra um único funcionário há mais de 20 anos, esta é a razão das filas e vai piorar". Outra das razões que nomeia é a escalada de violência por parte utentes: "Na maior parte das conservatórias, as pessoas vão às cinco e seis da manhã, à espera que haja uma desistência. Depois, fazem pressão, há insultos e agressões, há colegas que têm ficado magoados, e isto não devia acontecer. Nos primeiros dias de agosto, as filas têm sido agravadas com os pedidos dos emigrantes".

Apesar de estar indisponível em grande parte dos concelhos mais populosos do país, o pré-agendamento do atendimento presencial foi recomendado pelo Governo a 14 de junho. À data, foi reaberta a possibilidade de atendimento sem marcação, mas não é possível responder aos utentes que surgem sem marcação, devido à necessidade de dar prioridade a quem agendou atempadamente, alerta o sindicato.

Madremedia

Praia da Fuzeta-Ria (Olhão) interdita a banhos por má qualidade da água

A praia da Fuzeta-Ria, no concelho de Olhão (Faro), está interdita a banhos, após uma análise à qualidade da água que revelou valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, divulgou hoje a Autoridade Marítima Nacional.

De acordo com a AMN, a água encontra-se atualmente imprópria para banhos.

"Após ter recebido a informação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA], a desaconselhar a prática de banhos, o Capitão do Porto de Olhão deu indicações para que fosse hasteada a bandeira vermelha na praia, interditando a ida a banhos", pode ler-se numa nota da AMN.

As autoridades explicam que a APA está a monitorizar a situação e que a interdição manter-se-á até que os resultados da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência.

Lusa


Messi oficializado como reforço do Paris Saint-Germain

O futebolista argentino Lionel Messi foi hoje oficializado como reforço do Paris Saint-Germain para as próximas duas temporadas, com mais uma de opção, anunciou o clube da liga francesa.

O argentino vai deixar de usar a camisola 10, que usava no FC Barcelona, que pertence ao brasileiro Neymar, passando a vestir a 30, com a qual se estreou nos 'blaugrana'.

Na quinta-feira, o 'Barça' anunciou a saída de Messi, divulgando que, "por razões económicas e estruturais", não era possível inscrever o jogador na Liga espanhola, já que o clube não conseguiria cumprir o 'fair play' financeiro.

Um dia depois, foi a vez de o presidente do clube, Joan Laporta, explicar que renovar com Messi seria "colocar em risco" o futuro do clube catalão, que, disse, estar "acima de qualquer jogador, inclusive do melhor do mundo".

O argentino, que venceu seis vezes a Bola de Ouro e outras tantas a Bota de Ouro, vai mudar pela primeira vez de clube, depois de 672 golos, 778 jogos e 34 títulos na equipa principal dos catalães.

Messi, que chegou ao 'Barça' quando tinha 13 anos, estreou-se pela equipa principal em 2004/05 e, em 17 épocas, arrebatou, entre outros troféus, quatro Liga dos Campeões e 10 ligas espanholas.

Fonte e Imagem: Lusa