quarta-feira, 24 de agosto de 2022

SEMINÁRIO "OS GOVERNOS LOCAIS NA AÇÃO CLIMÁTICA DA UNIÃO EUROPEIA"

 
"Os Governos Locais na Ação Climática da União Europeia" é o seminário que decorre no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras no próximo dia 30 de agosto, terça-feira, às 14h30.
"Porquê aderir ao novo compromisso de neutralidade para 2050" será o tema da primeira comunicação do seminário, que estará a cargo da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. 
A Ação Climática e a Lei de Bases do Clima para os municípios portugueses e o Pacto dos Autarcas serão outros dos temas em destaque, a que se somam comunicações sobre o Conselho Municipal de Ação Climática de Loulé e o Plano de Ação Climática Lisboa 2030.
O evento é organizado pela Associação ZERO e conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, Oeste Sustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste e Pacto Europeu para o Clima.

A participação no seminário "Os Governos Locais na Ação Climática da União Europeia" é gratuita, mas requer inscrição

Proença-a-Nova | Exposição no CCVFloresta promove “olhar mais atento” à Floresta Portuguesa

 

A exposição fotográfica “Floresta Portuguesa: um olhar mais atento”, patente no CCVFloresta até ao dia 30 de setembro, com entrada gratuita, pretende dar a conhecer e demonstrar ao detalhe o que de melhor tem a floresta do nosso país.

Neste sentido, despertar no observador um olhar diferente para a diversidade, beleza e importância da floresta portuguesa, ao mesmo tempo que se alerta para os perigos de que esta é alvo foi o principal objetivo do trabalho da autoria de Rosa Pinho e Lisia Lopes, do AVE - Herbarium Universitatis Aveirensis.

Os trabalhos que resultaram na exposição fotográfica foram ainda liderados pela equipa do Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro e do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, no âmbito do projeto ‘F4F - Forest For Future’, que tem como principal bandeira a valorização da Floresta, especialmente da região Centro do país.

O Projeto ‘F4F - Forest For Future’ apresenta como principal objetivo a demonstração de tecnologias inovadores que permitam aumentar o valor da fileira florestal. Neste processo, são incluídas todas as fases, desde as plantas até aos produtos finais. Esta é uma iniciativa liderada pelo SerQ, Centro de Inovação e Competências da Floresta, sendo financiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

1.º Orçamento Participativo de Cantanhede. Jovens têm mais três semanas para apresentar propostas

 

Termina a 15 de setembro o período de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Jovem, cuja 1.ª edição já está a decorrer, pelo que o Município de Cantanhede reitera o desafio lançado aos jovens entre os 16 aos 30 anos para que apresentem uma ideia ou um projeto que promova o interesse público local.

A apresentação de propostas pode ser efetuada mediante inscrição prévia na plataforma existente no site do Município de Cantanhede.

As áreas temáticas centram-se na Educação formal e não formal; Património e Ciência; Emprego; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação; Igualdade e Inclusão Social; Cultura, Desporto e Turismo.

De acordo com o regulamento, “a proposta deve ser específica e bem delimitada no que respeita à sua execução, pelo que os participantes deverão atribuir uma designação à proposta de investimento, descrevê-la de forma sucinta e indicar o valor do investimento até ao valor máximo de 50 mil euros”.

Para o período entre 15 de setembro e 15 de outubro está prevista a análise técnica das propostas, decorrendo a votação durante um mês, até 15 de novembro, através do site do município (www.cm-cantanhede.pt ) ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede. O projeto vencedor será anunciado até 16 de dezembro de 2022.

Mais informações disponíveis em https://www.cm-cantanhede.pt/participa .


Após apelo, IPST diz que reservas continuam "abaixo dos níveis ideais"

Na presente data, "a reserva nacional de sangue permite dar resposta às necessidades dos doentes", mas está "abaixo dos níveis ideais".

 Depois de a federação de dadores apelar à dádiva de sangue, indicando que as reservas de sangue para os tipos A+ e O+ só chegavam para quatro dias, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) indicou esta terça-feira que a situação continua “muito semelhante” à de ontem. Contudo, garante que a reserva nacional de sangue “permite dar resposta às necessidades dos doentes, para os diferentes grupos sanguíneos”, apesar de estar “abaixo dos níveis ideais”.
“A situação da reserva estratégica de sangue e componentes sanguíneos hoje, dia 23 de agosto, é muito semelhante à de ontem”, indicou fonte do IPST ao Notícias ao Minuto.
O IPST garante que, “na presente data, a reserva nacional de sangue permite dar resposta às necessidades dos doentes, para os diferentes grupos sanguíneos, apesar de estar abaixo dos níveis ideais, nomeadamente no que se refere à reserva do IPST para concentrados eritrocitários dos grupos ‘A positivo’ e ‘O positivo’, que têm reservas para cerca de 4 dias”. 
Todos os outros grupos sanguíneos “apresentam dias de reserva superiores”.
“Se nos referirmos à reserva do IPST e à reserva existente nos hospitais, os dias de reserva variam entre 15 dias para 0 positivo, 16 dias para A positivo e 62 dias para AB positivo”, indica o Instituto.
O IPST nota que “faz um acompanhamento diário e estrito dos indicadores a nível nacional no que se refere às existências, fornecimentos e consumos de componentes sanguíneos, por forma a garantir a adoção de medidas que permitam manter uma resposta adequada às necessidades nesta época de verão em que, por via de vários fatores relacionados com os períodos de férias e as deslocações da população, o número de colheitas tem tendência a decrescer”.
De forma a resolver este problema, o IPST destaca que as medidas adotadas passam não só por manter ativa uma campanha de promoção da dádiva de sangue – ‘Precisamos da sua força solidária’ – “como também, por exemplo, por um reforço na convocatória de Dadores por SMS para as sessões de colheita programadas”. 
“Destaca-se, igualmente, o envolvimento dos serviços de sangue hospitalares no esforço de incremento do número de unidades colhidas e, naturalmente, o envolvimento das estruturas associativas de Dadores de Sangue, que desempenham um importante papel na dinamização local e apoio na programação e organização das sessões de colheita realizadas pelos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra e pelos serviços de sangue hospitalares”, nota.
O IPST sublinha, no entanto, que é necessário reforçar que é “essencial que a dádiva de sangue seja regular e faseada ao longo de todo o ano, pois só assim se poderá assegurar a disponibilidade de componentes sanguíneos sempre, quando e onde sejam necessários”.
Sublinhe-se que para ser dador de sangue basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é aos 60 anos), ter peso superior a 50 Kg e “ter hábitos de vida saudável”.
O IPST disponibiliza informação sobre a dádiva de sangue em www.ipst.pt e sobre sessões de colheita programadas para cada período de 6 dias em www.dador.pt .

Fonte: Notícias ao Minuto
NB: Os interessados e fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro podem aceder aos site http://www.adasca.pt/schedule?month=2022-09 onde estão disponíveis as datas e horários das sessões para dádiva de sangue a realizar pela ADASCA.

Reservas IPST envia SMS a reforçar apelo à dádiva de sangue


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) está a apelar à dádiva de sangue, confirmando que os níveis das reservas estão abaixo do ideal, pelo que está a desenvolver esforços no sentido de "reforçar a colheita". Questionado pelo JN, o IPST revelou que está a enviar SMS a alertar par as sessões de colheitas programadas, a par de campanhas nas redes sociais e outros canais.
Em paralelo com as campanhas de divulgação, o IPST adiantou ao JN que tem existido um "envolvimento dos serviços de sangue hospitalares no esforço de incremento do número de unidades colhidas e, naturalmente, o envolvimento das estruturas associativas de Dadores de Sangue, que desempenham um importante papel na dinamização local e apoio na programação e organização das sessões de colheita realizadas pelos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra e pelos serviços de sangue hospitalares", lê-se na resposta escrita.

RELACIONADOS
Embora as reservas estejam abaixo do nível ideal, de momento, a reserva nacional ainda permite dar resposta às necessidades dos doentes. No que concerne à reserva do IPST, os grupos "A positivo" e "O positivo" têm reservas para cerca de 4 dias, enquanto os restantes grupos têm reservas entre os 15 e 16 dias.
Em resposta ao JN, o IPST reforça que a dádiva de sangue deve ser contínua ao longo do tempo de forma a assegurar uma disponibilidade constante dos componentes sanguíneos.

Enzo Santos » Ontem às 19:13


NB: Os interessados e fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro podem aceder aos site http://www.adasca.pt/schedule?month=2022-09 onde estão disponíveis as datas e horários das sessões para dádiva de sangue a realizar pela ADASCA.

MUNICÍPIO DE SILVES CRIOU ESPAÇO DE LAZER NO BAIRRO DA CAIXA D´ÁGUA

 
O Município de Silves concluiu recentemente a construção de espaço de lazer no Bairro da Caixa d´Água, em Silves, cujo investimento ascendeu a cerca de 50 mil euros.
O novo espaço de lazer contemplou trabalhos de pavimentação, criação de estacionamento, plantação de árvores, sistema de rega, iluminação e instalação de 4 equipamentos de musculação geriátrica, bancos e papeleiras.
Este investimento municipal não pode ser dissociado do conjunto de intervenções e projetos que vêm sendo realizados na requalificação urbana e valorização do Bairro da Caixa d´Água, integrando-se também na estratégia mais geral da criação de espaços de lazer em vários pontos do concelho, visando a promoção do bem-estar físico e psicológico dos residentes e utentes, com especial incidência, na população adulta e sénior.

Marinha Grande | PRESIDENTE DA CÂMARA DISTINGUE FAIR-PLAY DE CICLISTA COM CARTÃO BRANCO DO PNED

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, atribuiu o cartão branco ao atleta António Carvalho, pela sua demonstração de fair-play ao abdicar do segundo lugar a favor do ciclista que tinha sido classificado em terceiro, no âmbito do Circuito de Ciclismo da Moita, que se realizou no passado dia 22 de agosto.

No decorrer da atribuição de prémios do Circuito da Moita, aconteceu um momento de “fair-play”,  onde o atleta António Carvalho, da GLASSDRIVE/Q8/ANICOLOR, trocou o seu segundo lugar no pódio pelo terceiro, com o atleta da equipa LA Aluminios-Credibom-MarcosCar, Rodrigo Caixas.
Os ciclistas tinham passado a meta ao mesmo tempo, mas isto foi visto de maneira diferente pelo atleta António Carvalho que deixou o seu rival subir ao segundo lugar, atitude que valeu o elogio e reconhecimento do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e da vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, através da atribuição do cartão branco.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola, ao qual também aderiu o Município da Marinha Grande.

O Circuito da Moita é um dos mais antigos de Portugal. A prova teve 75 quilómetros, em 25 voltas, na qual participaram 33 atletas de equipas nacionais de elite e sub-23. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Cantanhede | A 3 de setembro na Pocariça, Casa de Fragoso recebe III Concerto das Janelas Abertas

 

Numa parceria com o Município de Cantanhede, a Associação António Fragoso organiza no próximo dia 3 de setembro, junto à Casa de Fragoso, o III Concerto das Janelas Abertas.

Trata-se da reconstituição dos serões de verão, onde se juntavam a António Fragoso a sua família e diversos artistas, proporcionando verdadeiros concertos, que atraíam o povo da Pocariça, localidade de onde era natural o compositor.

O III Concerto das Janelas Abertas contará com a participação de 16 artistas, que interpretarão as obras mais emblemáticas de António Fragoso e de outros compositores, em formações diversas como piano solo, violoncelo e piano, canto e piano, trio com piano, um ensemble, reservando-se uma surpresa para o final da sessão.

Pelas 20h00, abrem-se as janelas da casa de Fragoso, para deixar entrar o fresco do final de dia e celebrar-se a paixão pela música daquele que, apesar de falecido precocemente aos 21 anos, foi um dos mais geniais compositores e pianistas portugueses, tendo deixado mais de 100 peças de reconhecido valor, já à época muito apreciadas nos principais circuitos musicais da Europa.

Do seu legado destacam-se os Prelúdios para Piano, Danças Portuguesas e Lieder, esta para canto, as peças de câmara e, como composição culminante da sua obra instrumental, o belo Noturno para orquestra.

Dez distritos sob aviso amarelo mas, não é por causa do calor!

Há possibilidade de acontecer trovoadas e granizo no Norte e Centro, segundo o IPMA.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão até às 18:00 de hoje sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros, que poderão ser de granizo.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco por causa do tempo quente com persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Peregrinação a cavalo está a percorrer o Caminho da Geira e dos Arrieiros

 

Uma peregrinação a cavalo até Santiago de Compostela pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros está a decorrer esta semana, envolvendo a participação de 15 cavaleiros, com o objetivo de promover este itinerário jacobeu que começa na Sé de Braga.

Um dos primeiros objetivos da peregrinação é dar a conhecer esta rota jacobeia ainda pouco frequentada”, explica Vicente Pereiras Marquez, da Associação Rapa das Bestas de Sabucedo (Galiza), a principal impulsionadora da iniciativa. A primeira etapa decorreu no domingo, dia 21, entre Portela do Homem e Lóbios.

A intenção da organização era começar na Sé de Braga mas, apesar de dois meses de contactos com as autoridades veterinárias portuguesas, questões burocráticas de última hora relacionadas com a autorização de entrada dos cavalos em Portugal impediram que tal acontecesse.

Há a salientar que uma parte do percurso e o seu início são em terras portuguesas, o que tem muita relevância e até hoje a quase totalidade dos peregrinos é de origem portuguesa”, destaca Vicente Pereiras Marquez, que também dirige a peregrinação.

Estão a participar 15 cavalos e igual número de “cavaleiros experientes”, pois o traçado “não é aconselhável a iniciados”. Entre os participantes há dois jovens, de 13 e 15 anos, e três mulheres; todos provenientes das comunidades autónomas da Galiza, Valência (Castellón) e de Castela e Leão (Burgos).

Para a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo, “é fundamental divulgar este caminho entre os portugueses e os galegos”, pelo que durante a peregrinação haverá atividades promocionais e os cavalos ostentam os símbolos daquela entidade, da Associação de Amigos do Caminho da Geira e dos Arrieiros e dos itinerários jacobeus.

Nos diversos concelhos e lugares em que passarmos organizaremos sessões de divulgação e deixaremos material promocional do Caminho da Geira e dos Arrieiros, salientando também os seus atrativos turísticos”, refere Vicente Pereiras Marquez.

Esta quarta-feira, dia 24, os cavaleiros estão a percorrer a distância entre Berán-Beariz, seguindo-se Beariz-Sabucedo (25), Sabucedo-Cacheiras (dia 26) e Cacheiras-Santiago de Compostela (dia 27). Para trás ficaram as etapas Lóbios-Castro Laboreiro (dia 22) e Castro Laboreiro-Berán (dia 23).

Em 2017, a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo organizou a primeira peregrinação a cavalo que percorreu, embora parcialmente, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, com a participação de oito cavalos e cavaleiros. “Hoje o caminho é mais conhecido, as pessoas ajudam mais com locais para deixar os cavalos, oferecendo água e outras ajudas”, adianta Vicente Pereiras Marquez, destacando “o apoio fundamental ao projeto, pela segunda vez, das autoridades locais do Concelho de A Estrada (Galiza)”.

Esperamos que o nosso trabalho sirva para que outros cavaleiros e peregrinações nos sigam, no futuro com o apoio de um guia escrito em que se diga onde podem deixar os cavalos, comer e dormir, entre outras facilidades e apoios”, refere.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.