sexta-feira, 5 de maio de 2017

5 de maio - Dia Mundial da Higiene das Mãos assinalado na UCC de Ponte de Sôr/ Montargil

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS),de acordo com os objetivos para o milénio, incide a campanha Save Lives: Clean Your Hands, no problema crescente das resistências aos antimicrobianos e na influência das boas práticas em higiene das mãos neste combate – “Fight antibiotic resistance – it’s in your hands”.
Assim ao assinalar-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos, a 5 de maio, a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Ponte de Sor promoveu uma atividade de sensibilização dirigida à comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.
No dia 3 de maio, os enfermeiros da UCC de Ponte de Sor/Montargil, juntamente com o enfermeiro do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), do ACES de São Mamede, deslocaram-se à Escola João Pedro de Andrade do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, para sensibilizar as crianças do 2º ciclo sobre a importância da lavagem das mãos, numa ação que teve como objetivo a promoção de bons hábitos através de uma experiência interativa.
Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. Uma adequada higienização das mãos pode impedir que se fique doente e pode interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.
Existem habitualmente triliões de micróbios nas mãos, sendo a sua maioria inofensiva e parte integrante da flora microbiana natural da pele. Porém, nem todos os micróbios que entram em contato com as mãos ao longo do dia são inofensivos.
Para eliminar eficazmente os germes presentes nas mãos, o processo de higienização deve seguir determinados passos.
Lavar as mãos é uma atitude simples, rápida e eficiente mas ainda é um hábito adotado com pouca frequência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que é possível reduzir em até 40% a incidência de infeções e doenças com o simples ato de lavar as mãos.
Devemos lavar as mãos com água e sabão, durante pelo menos 30 a 40 segundos.
As mãos devem ser lavadas sempre que estiverem visivelmente sujas, antes, durante e depois de preparar uma refeição, antes de comer, depois de se ter assoado, tossido ou espirrado, antes e depois de cuidar de alguém que esteja doente, antes e depois de tratar de um corte ou ferida, depois de ir à casa-de-banho, depois de mudar fraldas ou limpar uma criança que tenha utilizado a casa-de-banho, depois de ter tocado num animal, alimento de animal ou resíduos de animal, depois de tocar no lixo, por exemplo.
Lavar as Mãos é uma medida simples que pode Salvar Vidas!


ULSNA

‘Baleia Azul’: Centro de Internet Segura tem linha de apoio para jovens

Resultado de imagem para ‘Baleia Azul’: Centro de Internet Segura tem linha de apoio para jovensO Centro de Internet Segura recebeu apenas um pedido de ajuda relacionado com o jogo 'Baleia Azul' mas tem disponível uma linha de apoio onde os jovens que sejam aliciados para participar no desafio podem pedir auxilio.

O Centro de Internet Segura, um projeto criado em 2007 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, recebeu "apenas um pedido de um individuo que participou num grupo da rede social 'WhatsApp' onde se jogava este desafio, em que foram feitas partilhas de imagens de automutilação", disse hoje à Lusa Pedro Marques, gestor de recursos do centro.
De acordo com o mesmo responsável, o jovem "foi encaminhado para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), para acompanhamento psicológico" mas, segundo o mesmo responsável, "nos casos em que a pessoa que nos contactar preferir manter o anonimato, poderá fazê-lo".
O jogo 'Baleia Azul', que terá começado numa rede social da Rússia, onde suicídios de mais de uma centena de jovens podem estar relacionados, foi também já ligado a casos de suicídio de jovens no Brasil.
Em Portugal, um adolescente de Sines foi recentemente transportado para o Hospital de Setúbal por cortes num braço, que fontes dos bombeiros e da GNR relacionam com o 'Baleia Azul'.
"Pedir ajuda é o mais importante, quer seja aos pais quer seja através da nossa linha "Internet Segura", sublinhou Pedro Marques, considerando que o "Baleia Azul" é "um desafio violento em que a vítima é convidada a participar mas muitas vezes com ameaças para que o convite não possa ser recusado".
Daí que Para Pedro Marques seja importante "reforçar a informação dos pais e comunidade escolar para estarem atentos a sinais de alerta porque este tipo de situação requer uma ação o mais imediata possível".
O gestor de recursos do Centro Internet Segura falava à Lusa à margem das V Jornadas Contra a Violência, realizadas pela APAV em Santarém.
Orador num painel sobre Cibercrime Pedro Marques alertou para o aumento de denúncias recebidas através da linha "Internet Segura" à qual foram desde o segundo semestre de 2016 reportados 1.800 casos de conteúdos ilegais, 50% dos quais revelados "no primeiro trimestre deste ano".
Destes, "32% são relacionados com pornografia infantil" e 14% com erotização de menores e imagens inapropriadas", mas do total das queixas "apenas cerca de 700 correspondiam efetivamente a conteúdos ilegais", explicou.
Através da Linha, que funciona diariamente entre as 09:30 e as 17:30, podem ainda ser reportados conteúdos violentos ou de teor racista, situações que, rematou Pedro Marques, "enquanto cidadãos temos o dever de denunciar".

Fonte: Lusa
Foto: © iStock

UCC Fronteira - Comemora o Dia do Sol

A UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade)  Fronteira comemorou no dia 3 de Maio o DIA do SOL, efetuando uma caminhada de 7 Km em parceria com o Agrupamento de Escolas de Fronteira, tendo participado cerca de 300 pessoas distribuídas entre alunos, professores e pessoal auxiliar.

O Dia do Sol foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Pretendeu-se alertar para os benefícios do sol e salientar o papel desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra.

Apesar da enorme distância que separa o sol do nosso planeta, a exposição ao sol pode causar danos à saúde humana, aconselhando-se o uso de protetor solar na pele, assim como o uso de óculos de sol e de chapéu, explicação e entrega de folheto “Calor: A saúde em perigo. Saiba como proteger-se" (Direção Geral da Saúde).


ULSNA

Restaurante de Famalicão paga 21 mil euros por queimar menina com sopa

Resultado de imagem para Restaurante de Famalicão paga 21 mil euros por queimar menina com sopa

O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a condenação do dono de um restaurante de Famalicão a pagar uma indemnização de 21 mil euros pelas queimaduras que uma menina ali sofreu quando a empregada lhe entornou sopa a ferver.

Segundo acórdão que a Lusa hoje consultou, a sopa atingiu a menina numa coxa e provocou-lhe queimaduras de 1.º e 2.º graus de que resultaram uma cicatriz rugosa.
A consolidação médico-legal das lesões só ocorreu ao fim de três meses.
O caso remonta a 31 de julho de 2009, quando um casal foi jantar a um restaurante com a filha, de 3 anos.
Segundo o tribunal, "a sopa encontrava-se a ferver e foi servida demasiado quente", tendo-se até a própria funcionária que a servia queimado numa mão.
Na altura, a funcionária tinha 16 anos.
O caso foi para tribunal, tendo a primeira instância condenado o dono do restaurante ao pagamento de 1.271 euros pelos danos patrimoniais e morais sofridos pelos pais da criança.
Pelos danos morais sofridos pela criança, o tribunal fixou o valor de 20 mil euros.
O tribunal considerou, nomeadamente, que o empresário omitiu o dever de cuidado ao não ministrar formação profissional à funcionária e que agiu com negligência, por não ter disciplinado a atividade de servir sopa e/ou pratos quentes, estipulando regras que prevenissem a ocorrência de acidentes.
O dono do restaurante recorreu, pedindo que a indemnização a pagar pelos danos morais sofridos pela criança não fosse superior a 5.000 euros, mas a Relação confirmou a decisão do Tribunal de Famalicão.
"Porque já não é possível tirar-lhe o mal que sofreu e continuará a sofrer, importa que a quantia a fixar não seja meramente simbólica, mas suscetível de proporcionar ao lesado um acréscimo de meios que lhe permita compensar-se dos padecimentos que teve e tem de suportar. Para isso, importa que o montante arbitrado seja significativo e se afaste do miserabilismo", refere o acórdão da Relação.

Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

Open Days no Mira Center dias 9, 10 e 11 de Maio

Durante os próximos dias 9, 10 e 11 de Maio, irá decorrer, no Mira Center, um evento organizado em parceria com a Câmara Municipal de Mira, o IEFP, a AD ELO, a AEM, o CLDS 3G Mira e as várias empresas instaladas  naquele edifício, com o objetivo de abrir portas à comunidade estudantil, às empresas de Mira e ao público em geral no sentido de mostrar a todos, as potencialidades do espaço e as oportunidades que se têm criado com a reestruturação da Associação da Incubadora.
Nestes dias e em simultâneo, realizar-se-ão, para além da I Feira do Emprego (organizada pelo CLDS3G Mira) com a presença de várias empresas da área do Município (Oceano Fesco; Ahelseg; Berjar; Fnway Consulting/Avia-te/D&T; CriteriEmbrace, Unipessoal, Lda ), outras iniciativas e conferências que pretendem dar a conhecer o percurso de algumas das entidades já estabelecidas e apresentar sistemas de incentivos e novas medidas de apoio à criação de emprego. Além do testemunho de alguns casos de sucesso, o IEFP, a AEM e a AD ELO estarão, em vários momentos, disponíveis com sessões de divulgação e esclarecimento.

Esperamos por si 

Marcelo: Autoridades estão a fazer o que podem para ajudar portugueses na Venezuela

Presidente da República diz que ações na Venezuela não podem ser apregoadas para ser eficazes
Resultado de imagem para Marcelo: Autoridades estão a fazer o que podem para ajudar portugueses na Venezuela
O Presidente da República disse hoje que se percebe que as autoridades de Portugal estão a fazer o que podem e o que não podem para ajudar os portugueses na Venezuela, mas para serem eficazes não o podem "apregoar".
"Uma coisa é fazer isso, outra coisa é andar a anunciar nos jornais o que se faz e, para se ser eficaz, não se pode anunciar o que se faz", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, à margem de uma visita à Feira Nacional de Olivicultura, em Valpaços, no distrito de Vila Real.
O Presidente da República lembrou que estão em causa vidas de muitos portugueses, portanto, tem de haver muito cuidado sobre o que se diz da situação daquele país.
"Há duas maneiras de fazer política, uma é apregoar que se vai fazer qualquer coisa e depois acaba-se por não fazer, outra coisa é tentar fazer o que é possível sem andar nos jornais a colocar parangonas sobre o que se está a fazer", frisou.
Os portugueses que estão lá estão em contacto com a realidade social, económica e politica venezuelana, acrescentou, sublinhando que estão em pequenas e médias lojas e comércio de rua, daí a necessidade de cuidados redobrados.
"Deve-se agir criando formas de apoio e de acompanhamento, mas isso é uma coisa, outra coisa é estar a converter isso em aproveitamento político público ou estar a falar demais dificultando uma tarefa que já é difícil", insistiu.
Pelo menos 35 pessoas morreram e 717 ficaram feridas nos protestos que estão a decorrer, desde abril, na Venezuela, informou o Ministério Público venezuelano.
As autoridades detiveram "152 pessoas", na sequência das manifestações contra o Governo da Venezuela, acrescentou em comunicado, precisando que os registos foram atualizados até quinta-feira.
O Ministério Público venezuelano indicou que entre as vítimas mortais contam-se quatro adolescentes, um funcionário da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) e outro da polícia do Estado de Carabobo.
Os feridos "ascendem a 717 pessoas, das quais 357 foram reportadas por factos relacionados com delitos comuns, 329 por direitos fundamentais e 31 por proteção integral à família", referiu a mesma fonte.
O CDS-PP reiterou hoje preocupação pela situação social e política na Venezuela, declarando que pretende conhecer do Governo detalhes sobre o plano de contingência para a comunidade portuguesa no país.
Fonte: Lusa
Foto: ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Fátima: INEM vai ter um posto médico no santuário, um hospital de campanha e dezenas de meios

Resultado de imagem para Fátima: INEM vai ter um posto médico no santuário, um hospital de campanha e dezenas de meiosO Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter, pela primeira vez, um posto médico avançado junto ao santuário de Fátima, além de um hospital de campanha com bloco operatório e internamento, disse à Lusa o presidente do instituto que, reiterou que o serviço à restante população se mantém assegurado.
De acordo com Luís Meira, a decisão de montar este posto médico avançado deveu-se ao “aumento expectável de visitantes e peregrinos que vão estar no santuário” de Fátima nos próximos dias 12 e 13, tal como o Papa Francisco que ali irá canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta.
Este posto faz parte do dispositivo do INEM que inclui ainda um hospital de campanha, mais afastado do recinto, com uma resposta desenhada para dois níveis, o primeiro dos quais funcionará, quarta e quinta-feira, com “uma estrutura equivalente a um serviço de urgência básica”.
“A partir do dia 12, sexta-feira, terá uma dimensão maior com capacidade cirúrgica, reforço com várias especialidades (cardiologia, medicina interna, ortopedia, pediatria, anestesia, entre outras), capacidade de internamento em ambiente de cuidados intensivos e que nos vai permitir nas imediações do santuário ter esta capacidade de resposta muito diferenciada”, disse Luís Meira.
Em caso de necessidade, esse hospital “poderá inclusivamente ter internamentos e intervenções cirúrgicas num processo que será articulado com os hospitais previstos no plano de contingência do Ministério da Saúde”.
A resposta do instituto contará com cerca de 50 operacionais por dia em Fátima, número que aumentará para 150 a partir de sexta-feira, primeiro dia da visita do Papa Francisco.
Para o terreno irão “médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, técnicos de logística, telecomunicações, um conjunto alargado de recursos para garantir o funcionamento do dispositivo de emergência médica”, adiantou.
Estes profissionais serão apoiados por várias Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), ambulâncias do instituto e dos parceiros, motorizadas e helicópteros, um dos quais destinado apenas para um eventual transporte do Papa e um outro localizado mais próximo do santuário do que o seu posto habitual.
Fonte: MadreMedia com Lusa

Educação Sexual no Centro de Saúde do Crato

A ( Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados ) UCSP Crato em articulação com a (Unidade de Cuidados na Comunidade) UCC Crato promoveram sessões de educação sexual para alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas do Crato.
Nos dias 26 e 28 de abril, decorreram nas instalações do centro de saúde duas sessões sobre anticoncecionais, em que participaram 30 alunos e que foi dinamizada por uma enfermeira da UCSP.
Nos dias 2 e 4 de maio, foram realizadas duas outras sessões nas salas de aula sobre doenças sexualmente transmissíveis, dirigidas às mesmas turmas e dinamizadas por uma enfermeira da UCC.


ULSNA

Exposição "Histórias de ontem...Histórias de sempre" | 9 a 31 de maio de 2017 | Biblioteca Municipal de Portalegre


Exposição "Histórias de ontem...Histórias de sempre" | 9 a 31 de maio de 2017 | Biblioteca Municipal de Portalegre

Costa Nova: O maior evento nacional de minigolfe está a chegar!

Maio será certamente um mês para ficar na história do Minigolfe nacional.
De 6 a 7 de maio, o Minigolfe da Costa Nova recebe no seu espaço a primeira grande final do Hole in 1 Challenge, em simultâneo com o XXI Torneio Palheiros da Costa Nova.
Reunindo no mesmo espaço atletas federados dos vários clubes nacionais e, alunos e professores de 11 escolas do distrito de Aveiro, num total de mais de 300 pessoas envolvidas, o equivalente a um Campeonato do Mundo, faz deste o maior evento nacional de minigolfe realizado até à data em Portugal.
A prova irá contar com a participação de atletas experientes de várias equipas nacionais, como o Clube Minigolfe do Porto e a União Desportiva Praiense do Açores, mas também de alunos que para muitos o seu primeiro contacto com a modalidade aconteceu este ano.
A primeira final do Hole in Challenge
Apresentada às escolas em março deste ano, esta nova vertente surge como uma alternativa mais divertida, rápida e dinâmica, do tradicional jogo de minigolfe, procurando cativar o público mais jovem.
Cada uma das escolas recebeu no seu espaço um equipamento de minigolfe, cedido pela Lusogolfe, e formação com dois monitores do Clube Minigolfe da Costa Nova, durante a fase de qualificação, que decorreu até 28 de abril, onde foram selecionados 12 alunos por escola para jogarem na final.
Cada escola desenvolveu ainda um invovador obstáculo de minigolfe, que será avaliado e premiado por um júri na grande final, a 6 de maio. Mas o prémio mais ambicionado por alunos e professores é certamente o equipamento de minigolfe que vão poder ganhar para o seu espaço escolar!
Um evento que contará com muitas surpresas
No sábado, 6 de maio, será jogada a final do Hole in 1 Challenge 2017 e o XXI Torneio Palheiros da Costa Nova, que contará com a presença inédita dos atletas do Clube União Desportiva Praiense, dos Açores.
No domingo, dia 7, será apresentado o Hole in 1 aos atletas federados e ao público em geral, numa prova denomidada Hole in 1 Masters. O evento termina com o tradicional torneio Mestres&Caloiros aberto ao público em geral, jogado em equipas de 2 jogadores.
Todos estão convidados a marcar presença quer para assistir, quer para participar

Coreia do Norte acusa CIA de preparar plano para matar Kim Jong-Un

Resultado de imagem para Coreia do Norte acusa CIA de preparar plano para matar Kim Jong-Un

Pyonyang veio a público acusar os Estados Unidos e a Coreia do Sul de prepararem um plano para matar o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, com substâncias químicas. A agência noticiosa da Coreia do Norte emitiu um relatório onde explica os passos que, alegadamente, foram realizados para a tentativa de homicídio do líder norte-coreano.

Está na ordem do dia na Coreia do Norte a notícia que a CIA estaria a preparar o homicídio de Kim Jong-Un com recurso a substâncias químicas. A KCNA, agência noticiosa norte-coreana, refere um ataque terrorista contra o líder da Coreia do Norte preparado em conluio entre a CIA, Serviços Secretos sul-coreanos e um “horrível grupo terrorista”.
O objetivo, diz a KCNA, seria atingir a “liderança suprema” durante um grande evento, como uma das habituais paradas militares. O relatório norte-coreano refere o envolvimento de um cidadão norte-coreano preparado para usar substâncias radioativas e venenosas contra Kim Jong-Un.
Estas alegações vêm a público numa altura em que existe grande tensão na península coreana, com Donald Trump a avisar na última semana que poderia usar força militar para atacar a Coreia do Norte.
A agência noticiosa de Pyongyang revela ainda que a conspiração descoberta para matar o líder norte-coreano mostra como a CIA e Serviços Secretos sul-coreanos estavam a conspirar com um cidadão norte-coreano para que recebesse dinheiro e armas de fora para se tornar num terrorista patrocinado por estados inimigos da Coreia do Norte.
A KCNA indica que todo o plano começou em 2014, quando a CIA e os Serviços Secretos contactaram um cidadão norte-coreano que trabalhava na Rússia. Conversações terão sido mantidas ao longo dos anos e o homicídio de Kim Jong-Un estaria planeado para o momento de uma parada militar.

Fonte: RTP Notícias
Foto: Reuters

Clube de futebol Tourizense acusado de crime de auxílio à imigração ilegal

Resultado de imagem para Clube de futebol Tourizense acusado de crime de auxílio à imigração ilegalO Tourizense, clube cuja equipa sénior de futebol disputa o Campeonato Portugal, foi acusado, pelo Ministério Público, da prática de crimes de auxílio à imigração ilegal, confirmou esta sexta-feira o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) à agência Lusa.
Após investigação criminal realizada pelo SEF, o Ministério Público de Tábua acusou o clube, uma empresa de agenciamento e gestão desportiva de atletas, assim como os respetivos dirigentes e responsáveis diretos, pela prática de crimes de auxílio à imigração ilegal.
Neste processo concluiu-se que, ao longo de quatro épocas desportivas, o Tourizense utilizou a atividade e inscreveu como jogadores de futebol mais de 70 cidadãos estrangeiros em situação ilegal e não habilitados ao desempenho de atividade desportiva em Portugal.
Desses, quase 30 são representados pela empresa agora acusada.
No decurso das diligências de investigação foram realizadas várias ações de fiscalização e buscas às instalações do clube e residências de responsáveis do mesmo.
Alguns dos acusados arguidos foram ainda acusados pelo crime de falsificação de documentos, na medida em que, numa tentativa de regularização fraudulenta de futebolistas, levavam-nos a celebrar contratos de trabalho fictícios.

Fonte: MadreMedia com Lusa

Circulação ferroviária restabelecida nos dois sentidos na Linha do Norte

Resultado de imagem para Circulação ferroviária restabelecida nos dois sentidos na Linha do Norte

A circulação ferroviária na Linha do Norte já foi restabelecida nas duas vias entre Coimbra B e Souselas, após ter sido interrompida devido à queda de uma árvore, informou fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo a fonte da empresa gestora da infraestrutura ferroviária, a circulação de comboios entre Coimbra B e Souselas "foi restabelecida nas duas vias", cerca das 18:30, após a conclusão dos trabalhos para desimpedir a linha e reparar a catenária.
Uma árvore de grande porte caiu, pelas 15:40, sobre a linha férrea, afetando parte da catenária e levando ao corte de energia, interrompendo a circulação de comboios nos dois sentidos.
Uma fonte oficial da CP-Comboios de Portugal adiantou à Lusa que a suspensão do serviço entre Coimbra B e Souselas obrigou à paragem nas estações de três comboios, dois Intercidades e um Alfa Pendular.
A circulação foi retomada, às 17:05, apenas numa única via, nos dois sentidos, em serviço alternado, e a fonte da CP acrescentou que os comboios forçados a parar registaram "atrasos na ordem entre os 60 e os 75 minutos".

Fonte: Notícias ao minuto
Foto: © DR

Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR já em Fátima

A uma semana da chegada do Papa, a GNR já está no terreno.
Resultado de imagem para Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR já em Fátima
Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR começaram, esta sexta-feira, a concentrar-se em Fátima para a operação de segurança da peregrinação dos dias 12 e 13 ao santuário, presidida pelo papa Francisco.
O porta-voz desta força de segurança, major Bruno Marques, informou que "a GNR montou o dispositivo de segurança às 10h, com elementos de diversas valências da Guarda", mas não especificou números.
"É um dispositivo que vai ter diversas fases, é uma força flexível e será adaptada de acordo com as necessidades operacionais", explicou Bruno Marques, frisando tratar-se de uma força multidisciplinar que tem por missão garantir a segurança dos peregrinos e a segurança rodoviária.
Segundo o major, é, ainda, um dispositivo "capaz de prevenir, detetar, reagir e fazer cessar qualquer ilícito criminal".
"A GNR tem esta força destacada para garantir uma peregrinação segura e tranquila", salientou Bruno Marques, que apela às pessoas para seguirem as instruções dos militares da Guarda.
Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das "aparições", em 1917.
O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.
Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Fonte: Lusa
Foto: Ana António

Colheita de Sangue Dia 3 de Maio entre as 9 e as 13:00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Amigos das 49,9 cc anunciam para 28 de Maio o 6º Encontro de Motorizadas e Motos Clássicas


5 de maio de 2017

Amigos das 49,9 cc anunciam para 28 de Maio o 6º Encontro de Motorizadas e Motos Clássicas

ENERGIA EDP. Multa de 38 milhões é “clamorosa injustiça”

(Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)
(Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)
A EDP e a sua subsidiária EDP Comercial admitem avançar para tribunal para recorrer da decisão da Autoridade da Concorrência em aplicar uma multa global de quase 29 milhões de euros, no âmbito de uma coima de 38,3 milhões de euros aplicada à elétrica e à Sonae por causa de um pacto de não concorrência. Para a EDP, a decisão é uma “clamorosa injustiça”. 

Em causa está o Plano EDP Continente, celebrado com a Modelo Continente Hipermercados, que esteve em vigor em 2012. 

A elétrica admite mesmo recorrer da decisão em tribunal. “A decisão da AdC e os respetivos fundamentos encontram-se em análise pelo Grupo EDP, que não deixará de se socorrer dos meios legais ao seu dispor para salvaguardar os seus direitos, salientando-se desde já que a mesma será objeto de recurso junto do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão pela clamorosa injustiça que representa, conjugada com os graves erros que lhe estão subjacentes”, frisa a EDP.

A EDP garante que “deu a conhecer à AdC o referido acordo, não tendo aquela Autoridade feito qualquer comentário ou reparo quanto a preocupações ou dúvidas de direito da concorrência nessa ocasião ou ao longo dos anos seguintes”. 

“Estando hoje volvidos mais de 5 anos sobre o início da campanha, é surpreendente que a AdC venha considerar, na Decisão agora proferida, que o Plano EDP Continente teria prejudicado a concorrência no mercado retalhista de comercialização de eletricidade, quando a própria AdC teve oportunamente tempo de, se fosse essa a sua convicção, impedir a implementação do acordo ou suscitar dúvidas e reservas quanto a algum dos seus aspetos”, acusa a EDP. 

“A surpresa que resulta da Decisão adotada decorre ainda da firme convicção de que ela padece de vários e graves erros de facto e de direito, como não deixará de ser apreciado em sede própria”, acrescenta o comunicado. 

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentário: os consumidores pagam tudo isso, mais qualquer coisinha, os génios sabem como devem meter a mão na carteira dos clientes. Gente com génio.

J. Carlos