sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

EXPOSIÇÃO RETROSPETIVA DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS VAI SER INAUGURADA

 Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras, exposição retrospetiva deste evento, vai ser inaugurada no próximo dia 26 de janeiro, pelas 21h00, no Centro de Artes e Criatividade.
Trata-se de uma iniciativa que visa aprofundar o conhecimento sobre o Carnaval de Torres Vedras e a sua evolução, homenageando muitos dos protagonistas que fizeram desta festividade um legado para as futuras gerações.
De referir que a mostra será constituída por cinco núcleos que seguem uma sequência cronológica: “O Carnaval de rua impulsionado pelos republicanos locais” (núcleo relativo aos antecedentes e início do Carnaval de Torres Vedras); “Carnaval de Torres, o melhor do país” (núcleo relativo ao período que vai de 1924 ao final da década de 1930); “Carnaval no pós-guerra” (núcleo relativo às décadas de 1940 e 1950); “A Revitalização do Carnaval” (núcleo relativo às décadas de 1960 e 1970); e “A mediatização do Carnaval” (núcleo relativo ao período que vai desde a década de 1980 até ao presente).
Refira-se também que a exposição Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras é complementada pela experiência “Carnaval em realidade virtual”, a qual é proporcionada igualmente no Centro de Artes e Criatividade.
Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras estará patente até 5 de março do próximo ano, integrando-se no programa comemorativo do centenário deste evento.

Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Bem-estar subjetivo e longevidade saudável foi tema da segunda sessão na Biblioteca Municipal

Cerca de uma centena de pessoas esteve presente no passado dia 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede para a segunda parte da conferência subordinada ao tema Bem-estar subjetivo e longevidade saudável.
Promovida âmbito do projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e à semelhança da ação que decoreu na semana transata, estiveram presentes as investigadoras Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez.
Na sessão de abertura Pedro Cardoso aproveitou a ocasião para apresentar as convidadas, elogiando “o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas professoras e investigadoras”, nomeadamente a sua “sólida preparação académica, profissional e humana”. Na sua intervenção, o responsável pelo pelouro da cultura aproveitou para destacar a importância da “realização de iniciativas que promovam o bem-estar humano, em qualquer das suas vertentes” e o reforço que as iniciativas das Tardes Comunitárias devem empreender, no sentido de “criar oportunidades, iniciativas e ações que permitam aos participantes deste projeto estratégias e ferramentas promotoras de uma vivência feliz e saudável”.
A sessão, que foi bastante animada e muito do agrado dos participantes, ficou enriquecida pelos vários testemunhos e experiências de vida marcantes de alguns dos participantes. Às questões colocadas pelos presentes, as investigadoras aproveitaram para partilharam alguns dos mais importantes aspetos relacionados com os seus estudos e vivências.

Sobre as oradoras
Albertina Oliveira é professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Século XX CEIS XX.; Maria Manuela Alvarez é professora na Faculdade de Ciências da Vida, na área da Antropologia Biológica e Investigadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, CIAS.

Sobre o projeto Tardes Comunitárias
Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.
Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Águeda | Plano Municipal de Ação Climática em consulta pública


O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) de Águeda está, a partir de hoje, em fase de consulta pública, durante 30 dias consecutivos.

O PMAC pretende dar resposta aos novos requisitos normativos e legais estabelecidos pela Lei de Bases do Clima, no contexto da política climática e implementação de metas setoriais relevantes. O documento cumpre também os requisitos do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, integrando igualmente um Programa de Ação para o Ambiente.

Os interessados devem apresentar os seus contributos, por escrito, para o endereço da autarquia (Praça do Município, 3754 – 500 Águeda) ou para o endereço eletrónico dv-as@cm-agueda.pt, mencionando no assunto “Plano Municipal de Ação Climática”, indicando o nome completo, número de identificação fiscal, morada ou sede e endereço eletrónico.

A documentação relativa a este processo está disponível para consulta na página da Internet do Município em www.cm-agueda.pt, ou presencialmente, junto do Gabinete de Atendimento ao Munícipe, nos dias úteis, das 9 às 16h30.

Toda a informação aqui:

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Aveiro 2024: Marta Pereira Da Costa apresenta concerto inédito de guitarra portuguesa


O espetáculo, que se realiza no dia 27 de janeiro, foi encomendado por Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura à compositora e intérprete de guitarra portuguesa.Aveiro, 19 de janeiro de 2024 – A guitarrista Marta Pereira da Costa irá apresentar, no dia 27 de janeiro, no Teatro Aveirense, um concerto inédito e encomendado especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024). A intérprete e compositora, que ganhou recentemente notoriedade mundial depois de tocar guitarra portuguesa no programa Tiny Desk Concerts, da rádio pública norte-americana, subirá ao palco para um espetáculo que terá como protagonista a guitarra portuguesa, num diálogo com os mais variados instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho, a braguesa, a gaita de fole e outros instrumentos.
Marta Pereira da Costa irá abordar o património musical e instrumental português e promete várias surpresas. Aapresentação de um tema escrito para Aveiro 2024 com os Retimbrar, um dueto de guitarra portuguesa com Mariana Martins e a interpretação de vários temas de Daniel Pereira Cristo – alguns deles inéditos – são apenas alguns dos momentos deste espetáculo, com um elenco de 15 artistas.
O concerto encomendado à guitarrista responde ao tema do 1.º trimestre de Aveiro 2024, ‘Cultura e Identidade’. Além deste espetáculo, Marta Pereira da Costa fará um concerto, apenas para convidados, na Sessão Protocolar de Aveiro 2024. Este evento de apresentação formal da Capital Portuguesa da Cultura terá lugar no dia 26 de janeiro e contará com a presença de diversas figuras de Estado.
Seguem abaixo mais informações mais sobre Marta Pereira da Costa e os convidados deste concerto

Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/

Sobre Marta Pereira da Costa:
Marta Pereira da Costa é considerada a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado, a nível mundial. Inicia a sua formação musical no piano aos quatro anos; estuda dois anos de guitarra clássica aos oito; aos 18, inicia-se na guitarra portuguesa.
Em 2012, gravou para os “Fados de Amor”, de Rodrigo Costa Félix, o primeiro disco da história do fado onde a guitarra portuguesa é tocada exclusivamente por uma mulher. O álbum foi premiado como “Melhor Álbum de Fado de 2012” pela Fundação Amália Rodrigues. Em 2014, Marta Pereira da Costa foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”.
Em 2016 edita pela Warner Music Portugal o seu álbum de estreia, que contou com a participação de nomes conhecidos do panorama musical mundial, como o baixista Richard Bona ou a cantora Iraniana Tara Tiba, e da cena musical portuguesa, como Dulce Pontes, Camané ou Rui Veloso.
No primeiro semestre de 2023, Marta Pereira da Costa produziu e gravou o seu segundo álbum, que marca um encontro entre a Guitarra Portuguesa e o Piano.

Sobre os convidados:
Retimbrar é um movimento atualmente orquestrado por oito músicos, que procuram pensar e criar a sua música a partir das tradições musicais portuguesas, às quais chamam TugaBeat – composições enraizadas na diversidade do folclore nacional, na poesia popular e na oralidade.
Daniel Pereira Cristo é um multi-instrumentista que, no espetáculo, tocará cavaquinho, braguesa e gaita de fole. Vencedor do Prémio Carlos Paredes em 2018, tem sabido trazer a música, o canto e os instrumentos tradicionais para a contemporaneidade. Para além da música cantautoral, a sua grande aposta é na música tradicional reinventada, na variedade dos seus ritmos e nas várias sonoridades dos instrumentos de raiz (em particular do cavaquinho e da viola braguesa).
Mariana Martins é uma jovem guitarrista e foi a primeira mulher a concluir uma licenciatura em Guitarra Portuguesa.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | CICLOVIA ENTRE RUA DOS CARREIRINHOS E ESTÁDIO MUNICIPAL

 O Município da Marinha Grande aprovou o projeto de execução da ciclovia entre a Rua dos Carreirinhos e o Estádio Municipal, que vai implicar um investimento estimado de cerca de 275 mil euros.
O projeto consiste na execução da ciclovia entre a Rua dos Carreirinhos (ligação a troço já executado - Troço 1) e o Estádio Municipal, com atravessamento da linha de caminho de ferro, através da passagem inferior existente, com uma extensão aproximada de 558 metros.
Prevê-se efetuar a construção de uma ciclovia entre a Rua dos Carreirinhos e o Estádio Municipal, unindo os percursos cicláveis já existentes, quer na frente do estádio, quer no acesso à zona industrial; adotar uma solução integrada para a ligação entre a ciclovia a construir e as ciclovias já existentes; garantir a compatibilização entre os diferentes modos de transporte, assegurando adequadas condições de segurança viária, ciclável e pedonal, assim como ordenar o trânsito e promover a hierarquização viária;  e adaptar estes arruamentos e percursos para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE APOSTA NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL NO 1º CICLO

 O Município da Marinha Grande deu início esta sexta-feira, 19 de janeiro, ao Grupo de Educação Emocional e Comportamental - Mindfulness em contexto educativo, numa turma de 2.º ano de escolaridade da E.B de Casal de Malta.
Esta iniciativa tem como objetivo melhorar o sucesso escolar dos alunos através do desenvolvimento das suas competências socio-emocionais, atencionais e de comportamento pró-social. O programa centra-se no desenvolvimento de atividades de reflexão, relaxamento, autocontrolo emocional, que trazem benefícios para as crianças, de modo a tirarem o máximo de partido das suas capacidades e a gerirem de forma positiva e construtiva as suas emoções, atitudes e comportamentos.
O primeiro Grupo de Educação Emocional teve início esta semana, com uma sessão dirigida pela psicóloga Sara Filipe, do PIPSE - Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar da CIM Região de Leiria 2023/2026, do qual a Câmara da Marinha Grande faz parte.
A técnica falou sobre “mindfulness" ou atenção plena, que é uma prática que favorece a criança a perceber-se, no momento presente, tornando-se consciente do que se passa no seu corpo, mente e pensamento. A atenção plena é útil para a aprendizagem, favorece a qualidade emocional e as relações interpessoais.

Os exercícios de Mindfulness poderão ser utilizados numa tentativa de combater as dificuldades de atenção e concentração, os elevados níveis de ansiedade e as dificuldades de relacionamento em crianças, com tendência para se envolver em conflitos sociais.

A intenção é estender esta prática a outras turmas e escolas dos três Agrupamentos do concelho, em prol de uma melhor educação emocional e comportamental.

Gabinete de Comunicação e Imagem


Rastreios de despistagem visual a 464 crianças do 1.º ciclo e do pré-escolar em Reguengos de Monsaraz


O Município de Reguengos de Monsaraz, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e a Óptica Havaneza, promoveu durante esta semana a realização de rastreios de despistagem visual aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e às crianças com cinco anos de idade do pré-escolar. Esta iniciativa que decorreu na Escola Manuel Augusto Papança, em Reguengos de Monsaraz, integra o projeto educativo municipal e teve como objetivo a deteção atempada e a prevenção de patologias, contribuindo para o sucesso do processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças.
Os rastreios foram efetuados a 390 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e a 74 crianças com cinco anos de idade do pré-escolar pela equipa de optometristas da Óptica Havaneza. A autarquia assegurou o transporte para que todos os alunos do concelho pudessem participar no rastreio de despistagem visual e está a preparar mais rastreios para este ano. Não foi possível terminar todos rastreios nos dias definidos, os quais serão reagendados na próxima semana.
A deteção precoce dos problemas de saúde, antes de apresentarem sinais evidentes da sua existência, é fundamental no tratamento e diagnóstico final. A apresentação dos resultados será feita de forma individual e confidencial, através de carta dirigida a cada encarregado de educação.


*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ESCOLAS INTEGRAM PROJETO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

 Os alunos do 6.º ano de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente e de Vieira de Leiria estão a participar no projeto PASS - Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável na Região de Leiria, para adquirir conhecimentos e adotar comportamentos que visem promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.
A iniciava está a ser desenvolvida no Município da Marinha Grande, no âmbito da parceria com a ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e Associação Pinhais do Zêzere e Associação Terras de Sicó.
Ao longo do ano letivo 2023/2024, este programa de sensibilização enquadrado no Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável, decorre nas escolas e visa capacitar os agentes do território. Pretende-se incentivar o consumo de uma alimentação saudável; identificar produtos alimentares de produção local e sazonal; reduzir o desperdício alimentar; e valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica.
Cada turma participa em três sessões. A primeira sessão acontece em sala de aula, para apresentação de conceitos, com recurso a dinâmicas de grupo e jogos; a segunda sessão realiza-se no mercado municipal, com o peddy paper,  "Um PASS com os produtores locais”; e a terceira sessão visa consolidar os conceitos aprendidos nas sessões anteriores, em sala.
Na concretização deste projeto, tem sido fundamental o envolvimento de produtores locais, no mercado municipal, nomeadamente, Otília Nunes e Joaquim Nunes, Maria dos Anjos Aleixo,  Paula de Jesus, Helena Gonçalves, Anália Ferreira, Hermínia Neto, Idília Sequeira, Rui Santos e Manuel de Sousa, a quem o Município agradece a colaboração.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Comunicado da JSD Aveiro: A Câmara de Aveiro tem feito muito mais pelos estudantes que a Associação Académica


Ao longo da última década, a Câmara Municipal de Aveiro liderada pela Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM) tem tido no seu pelouro da Juventude uma das maiores apostas e opções estratégicas e políticas da sua governação.

Nas várias medidas concretas que a Câmara de Aveiro, liderada por Ribau Esteves, tem implementado, e que visam os jovens nas várias fases do seu percurso escolar, os jovens universitários são uma peça chave.

Desde 2013 e de forma consecutiva e progressiva foi a CMA governada pelo PSD/CDS-PP/PPM que lutou para que os estudantes fizessem parte da vida da Cidade, desde as tradicionais festas académicas a vários momentos institucionais realizados de forma conjunta, entre os quais podemos relembrar a receção pelo Presidente da CMA aos novos estudantes, todos os anos e que por opção da presidência de Wilson Carmo na Associação Académica, foi cancelada.

A UA e os seus estudantes é, como sempre foi afirmado pelo presidente Ribau Esteves, um elemento-chave na vida da nossa Cidade e, por isso, tem sido com agrado que vemos o empenho na Câmara em aspetos particularmente importantes, como a luta pela inclusão do Curso de Medicina na nossa Universidade, o reforço das residências universitárias para estudantes, os projetos na área da inovação que permitem a fixação de jovens da UA em Aveiro, proporcionando oportunidades de emprego de acordo com a sua área académica, nomeadamente nas matérias que dizem respeito às Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática, entre outros.

Foi, por isso, com bastante estupefação que a JSD Aveiro ouviu esta quinta-feira, o que foi dito pelo Presidente Wilson Carmo, na tomada de posse da Associação Académica da nossa Universidade de Aveiro. Um discurso vazio e oco de ideias, que contraria, sem fundamento, aquilo que tem sido o caminho tomado pelo Executivo Municipal.

Tratou-se de um exercício de vaidade política, para agradar a sectores específicos da comunidade académica e política de Aveiro, sem o mínimo de relação com a realidade.

Tendo em conta que o Presidente da AAUAv decidiu alienar o seu importante papel de líder estudantil para os verdadeiros problemas dos estudantes, a JSD Aveiro decidiu ajudar ao desígnio, que devia ser do Presidente Wilson Carmo, mas que por manifesta incapacidade não o consegue fazer:

1. Defender os Estudantes não consiste apenas em organizar Festas Académicas ou gerir competições desportivas entre alunos. Isso, sim, é olhar para quem se deve defender como um “mero bilhete” para um evento que dá lucro à AAUAv, no final;

2. Defender os estudantes trata-se de um conjunto de políticas que tornam o jovem que estuda na Universidade de Aveiro o centro da estratégia da Associação Académica;

3. Não vimos, em momento algum a AAUAv a exercer pressão sobre a própria UA e o Governo para que o Curso de Medicina ou Centro Académico Clínico venham a ser uma realidade;

4. Qual é a visão da AAUAv perante a inoperabilidade da própria UA e do Governo na resolução do problema das residências universitárias, especificamente em Aveiro?;

5. Qual é a palavra e as medidas que tem a AAUAV para diminuir o abandono académico, perante as dificuldades financeiras?;

6. Onde está o relatório e contas do último exercício e quando irão apresentar aos estudantes o plano de atividades para o presente mandato?

São muitas as questões para os quais os estudantes da UA não tem resposta e defesa cabal da sua Associação Académica.

Recordamos ao atual presidente da AAUAv, que a Câmara de Aveiro vendeu uma propriedade sua junto à Universidade de Aveiro que vai permitir a criação de uma nova residência para estudantes. Recordamos também, que a CMA está neste momento perto de fechar uma outra operação privada, para a construção de mais residências universitárias na Cidade.

Lamentamos ainda que num ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o presidente da Associação Académica, que tem responsabilidades institucionais muito importantes no quadro da Cidade e do Município de Aveiro, decida brindar todos aqueles que estão agora a descobrir e a conhecer Aveiro, com um discurso triste, desfasado da realidade e do desenvolvimento da nossa Terra.

Os jovens de Aveiro, incluindo todos aqueles que fazem parte da comunidade académica da nossa Universidade, podem continuar a contar com o apoio da Câmara Municipal e da JSD Aveiro para verdadeiramente defender as nossas causas e preocupações, com ideias e ações concretas.

*Eduardo Ataíde
Secretário-Geral JSD Aveiro

20 anos de Passeio dos Ingleses leva centenas de clássicos a Lisboa e ao Porto


A 20.ª edição do Passeio dos Ingleses vai para a estrada este sábado, com partidas de Lisboa e do Porto, e centenas de clássicos que representam a histórica indústria e cultura automóvel britânica. O evento do Automóvel Club de Portugal, o maior do género na Europa, leva os participantes a descobrirem os encantos do Alentejo e da região Centro.
Foi em 2004 que o ACP organizou, pela primeira vez, um passeio dedicado unicamente a automóveis clássicos de fabrico inglês, revivendo o espírito que apaixonou milhões de aficionados em todo o mundo, com marcas como a Bentley, Jaguar, MG, Rolls Royce, Triumph, Morgan, Lotus, Aston Martin, Ford, Riley, Land Rover, Austin Morris ou Austin-Healey. Com partida de Lisboa, o evento cresceu, alargou-se também à cidade do Porto e afirmou-se como um dos maiores passeios temáticos da Europa, atingindo este ano a sua 20ª edição.

Este sábado, centenas de clássicos vão espalhar charme nas duas localizações do Passeio dos Ingleses: de Lisboa em direção ao Alentejo e a Évora, e do Porto rumo a Anadia, na região da Bairrada. Entre o vasto e diversificado lote de automóveis, destaque para o carro mais antigo deste Passeio dos Ingleses, um MG J2 com quase um século de história, fabricado em 1932.

O Parque Eduardo VII é o local de concentração dos concorrentes em Lisboa, entre as 9h00 e as 9h30. A partida é dada às 10h00 e o extenso grupo – o mais numeroso de sempre em Lisboa – terá como destino final o Convento do Espinheiro, em Évora. A meio do percurso, os participantes dividem-se em Grupo Desportivo e Grupo Turístico, seguindo os seus próprios itinerários. O Grupo Turístico faz uma paragem para visita ao Monte Selvagem, no Lavre, enquanto o Grupo Desportivo poderá acelerar no Kartódromo de Évora, numa prova de Regularidade.

No Porto, a concentração acontece na Foz, também entre as 9h00 e as 9h30, com a partida a ser efetuada às 10h00. O destino final é a Quinta do Encontro, em Anadia, onde os participantes podem visitar a Adega. A meio do percurso, o Grupo Turístico visita o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, enquanto o Grupo Desportivo disputa uma prova de Regularidade no centro da cidade de Anadia. Após o almoço, segue-se uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada.

O Passeio dos Ingleses conta com o apoio da Embaixada do Reino Unido e tem o patrocínio da Bentley, Barbour e Twinings, bem como o apoio dos municípios de Lisboa, Porto e Anadia.

Programa Lisboa:
09h00 Concentração no Parque Eduardo VII
10h00 Partida do Passeio
11h30 Visita ao Monte Selvagem no Lavre
12h00 Kartódromo de Évora (Grupo Desportivo)
13h30 Convento do Espinheiro
14h00 Almoço

Programa Porto:
09h00 Concentração na Foz
10h00 Partida do Passeio
11h30 Prova de Regularidade - Anadia (Grupo Desportivo)
11h30 Visita ao Museu Ferroviário (Grupo Turístico)
12h45 Visita à Adega da Quinta do Encontro
13h30 Almoço
16h00 Visita ao Museu do Vinho da Bairrada

SECÇÃO DE PATINAGEM ARTÍSTICA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE “OUT OF THIS WORLD”


Numa produção e organização da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai realizar-se no próximo dia 12 de fevereiro, no Pavilhão Marialvas em Cantanhede, o espectáculo OUT OF THIS WORLD, contando com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Grupo Gadanha - Iluminações Festivas, entre outros.
A pouco mais de duas semanas da grande estreia, os responsáveis pela produção ultimam os preparativos, crescendo as expectativas nos protagonistas que vão dar vida a esta grande produção da Secção de Patinagem da Sociedade Columbófila, que se aventura pela primeira vez na produção do seu primeiro Festival de Patinagem Artística.

Os ensaios prosseguem a bom ritmo afinando-se as últimas coreografias, depois de uma época fortíssima da modalidade em Cantanhede, este espetáculo vai romper horizontes, seguindo viagem para mundos distintos e realidades paralelas, garantindo diversão e muita loucura...

Integralmente protagonizado por patinadores da Sociedade Columbófila, desde os escalões de iniciação à competição, o espetáculo vai juntar todos os atletas em pista, incluindo vários convidados locais, clubes amigos e ainda atletas medalhados em campeonatos nacionais e internacionais, que certamente irão fazer as delícias de miúdos e graúdos nesta época onde a extravagância predomina.

Os ingressos serão brevemente disponibilizados em locais que serão oportunamente divulgados, podendo todos os interessados obter todas as informações complementares, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou pelos telefones 231 423186 ou 963784373.


ESAC sensibiliza e dá formação sobre o controlo do jacinto-de-água e a valorização da sua biomassa


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 31 de janeiro, no seu Auditório H1, com transmissão simultânea online, das 16h00 às 17h30, a ação de sensibilização/formação "Controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa".

A iniciativa realiza-se no âmbito do projeto BioComp_3.0 e tem como públicos-alvo técnicos/colaboradores municipais, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, de associações, agricultores e outros interessados na temática.

Hélia Marchante e Filomena Miguens, docentes da ESAC, são as formadoras.

Para participar, os interessados devem inscrever-se em https://bit.ly/BioComp3-0_ESAC_jacinto-de-agua.

*Isabel Silva

 

Marinha Grande | LIVRO DE DIANA SILVA APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro "Apaixonadamente Desconcertante", da autoria de Diana Silva, no dia 3 de fevereiro, pelas 15h30.
O livro aborda a personagem Nina, que depois de ter contraído Covid, e em modo de retiro pessoal forçado, em sua casa, decide encetar uma viagem que se transformaria na concretização de um sonho, a escrita do seu primeiro livro. Este trajeto permitiu-lhe aprofundar o encontro consigo mesma e um melhor entendimento sobre a sua identidade.
É, precisamente, nos meandros das suas confusões mentais, que Nina confirma o seu modo intenso de viver. E, sem quaisquer pretensões, ela tenta desconcertar algumas crenças pessoais e sociais, com o intuito de vivenciar esta experiência terrena, de forma apaixonante, em que a verdade e a liberdade do apenas SER imperam!

Com esta narrativa, o leitor poderá sentir-se incentivado ao questionamento, independentemente, de qualquer crença espiritual, filosófica ou religiosa, possibilitando a desconstrução de crenças enraizadas e a procura da própria autenticidade.

Diana Sofia Mendes da Silva, nasceu na cidade de Leiria, em 4 de dezembro de 1977. Reside em Marinha Grande. É divorciada e mãe de dois filhos adolescentes. É professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com especialização em Educação Especial. Leciona no ensino público desde 2001.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Mais de 1 140 ninhos de vespa asiática eliminados em Águeda em 2023


Desde 2015, foram eliminados pelos serviços municipais mais de 6 400 ninhos em todo o concelho.

A Câmara Municipal de Águeda eliminou, durante o ano de 2023, um total de 1 148 ninhos de vespa asiática em todo o território concelhio, um aumento de 235 ninhos comparativamente com o ano anterior.

A desativação dos ninhos foi sendo feita à medida que foram sendo sinalizados, após alertas para o Serviço Municipal de Proteção Civil, em todas as freguesias.

Ao longo do ano de 2023, foram eliminados 196 ninhos na União das Freguesias (UF) de Águeda e Borralha; 161 em Valongo do Vouga; 125 em Recardães e Espinhel; 113 na UF de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga; 107 na UF de Travassô e Óis da Ribeira; 106 na UF de Barrô e Aguada de Baixo; 99 em Aguada de Cima; 86 em Macinhata do Vouga; 80 em Fermentelos; 39 na UF de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão; e 36 na UF do Préstimo e Macieira de Alcôba.

Julho e agosto foram os meses em que se registou um maior avistamento e eliminação de ninhos, respetivamente 195 e 218.

Desde 2015, em todo o concelho de Águeda, foram eliminados 6 486 ninhos de vespa asiática. Comparando os últimos três anos, de 1 146 ninhos eliminados em todo o território concelhio, em 2021, foram destruídos 913 em 2022 e 1 148 no ano passado.

De referir que, para uma correta, adequada e segura eliminação dos ninhos de vespas (asiáticas ou outras), devem ser alertados os serviços de proteção civil da Câmara de Águeda, através dos seguintes contactos: 234 610 070 ou 962 029 844, geral@cm-agueda.pt ou ainda através do portal StopVespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (http://stopvespa.icnf.pt/).

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

UC recebe investigadores internacionais para curso sobre medidas de monitorização, prevenção e remediação do radão em edifícios

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai receber de 22 a 26 de janeiro dezenas de investigadores internacionais para um curso sobre medidas de monitorização, prevenção e remediação do gás radão em edifícios, organizado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
Este curso tem o apoio e participação do Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) do Departamento de Ciências da Terra (DCT), da Agência Portuguesa do Ambiente, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro e ainda da Associação Europeia de Especialistas na área do Radão (ERA). A cidade de Coimbra foi eleita para a realização do curso devido ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no LRN nesta área.

Os principais tópicos que serão abordados durante o curso incluem efeitos da exposição ao radão, fontes de radão, protocolos de medição e garantia de qualidade, técnicas de prevenção e mitigação do radão e comunicação de riscos e envolvimento público.

O curso conta com representantes oriundos de 22 países, da Europa e da Ásia. Os formadores externos vêm dos Estados Unidos da América, Reino Unido e República Checa.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia