domingo, 4 de setembro de 2022

Portugal vence na estreia no Europeu de futsal de sub-19

A equipa das Quinas venceu por a Polónia por 4-2, com um bis de Furtado.
Portugal estreou-se este domingo no Campeonato da Europa de futsal de sub-19 com um triunfo sobre a Polónia, por 4-2, com um bis de Furtado, na cidade espanhola de Jaén.
Na Olivo Arena, no arranque do Grupo B, Furtado abriu a contagem logo aos dois minutos, mas Rol, aos 14, refez a igualdade no marcador, recolocando a Polónia na luta pelo triunfo.
Tomás Colaço deu nova vantagem à seleção portuguesa, aos 24, com Furtado a aumentar a diferença logo a seguir, aos 25, e Kutchy a deixar a formação lusa a um passo do triunfo. Rol voltou a marcar para a Polónia, aos 32, mas o resultado manteve-se inalterado até final.
Foi uma boa vitória, inteiramente justa. Houve períodos em que estivemos bem, outros nem tanto. A equipa ficou algo nervosa após o golo sofrido na primeira parte. Na segunda parte, acalmámos com aqueles dois golos de rajada e fomos construindo o resultado. Estou satisfeito com o resultado e com alguns períodos em que estivemos bem", afirmou o selecionador nacional, José Luís Mendes, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol.
Portugal e Polónia foram semifinalistas no último Europeu, que decorreu em 2019 na Letónia, mas ambos falharam a final.
No outro encontro do Grupo B, França e Itália jogam ainda este domingo. Portugal volta a atuar na segunda-feira frente a França e fecha esta fase na terça-feira com um duelo com a Itália.
No Grupo A está Espanha (atual campeã), Ucrânia, Croácia e Roménia. Os dois primeiros classificados de cada agrupamento seguem para as meias-finais. As meias-finais estão agendadas para quinta-feira e a final para sábado.

SIC Notícias

Miguel Oliveira em 11.º no GP de San Marino de MotoGP

O francês Fábio Quartararo foi quinto, mas mantém a liderança do campeonato.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) foi este domingo 11.º classificado no Grande Prémio de San Marino de MotoGP, 14.ª ronda do Mundial de Velocidade em motociclismo, depois de cumprir uma penalização na última volta.
O piloto luso concluiu as 27 voltas ao traçado Marco Simoncelli a 23,685 segundos do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que bateu o compatriota Enea Bastianini (Ducati) em cima do risco de meta, por 0,034 segundos, e o espanhol Maverick Viñales (Aprilia), que foi terceiro, por 4,212.
O francês Fábio Quartararo (Yamaha) foi quinto, mas mantém a liderança do campeonato, com 211 pontos.
Miguel Oliveira sentiu problemas com os pneus
Miguel Oliveira revelou ter sentido problemas com os pneus ao longo do Grande Prémio de San Marino, disputado este domingo, em que terminou na 11.ª posição.
"Foi uma longa corrida e dura. No início, senti alguns problemas para fazer funcionar o lado esquerdo dos pneus e apanhei alguns sustos", contou o piloto português, após a corrida, em declarações difundidas pela equipa KTM.
Oliveira seguia na 10.ª posição à entrada para a última volta mas teve de cumprir uma penalização [long lap] por ter excedido os limites de pista e acabou por descer ao 11.º posto final.
O terceiro setor da pista foi um problema para mim ao longo de todo o fim de semana e fui mesmo aos limites. A penalização não foi o ideal mas, no geral, não foi um mau Grande Prémio", concluiu Miguel Oliveira.

SIC Notícias

Avião privado despenha-se no mar Báltico

A aeronave tinha saído de Jerez, em Espanha, e ia em direção a Colónia, na Alemanha.
Um avião privado despenhou-se, ao final da tarde desde domingo, no mar Báltico, junto à costa da Letónia. A bordo seguiam pelo menos o piloto e um ocupante, mas a informação ainda não foi oficialmente confirmada.
O Cessna, registado na Áustria, tinha descolado do aeroporto de Jerez em Espanha, ao inicio da tarde. Teria como destino a cidade de Colónia na Alemanha. No entanto, seguiu para norte e deixou de responder às tentativas de contacto. Chegou a ser acompanhado por dois jatos da NATO, que estavam em missão na região. Os militares não conseguiram ver ninguém no cockpit do avião.
A aeronave acabou por despenhar-se no mar. Para o local foram já enviados meios de resgate e socorro também da Lituânia e Suécia.

SIC Notícias

Jerónimo acusa Governo português de ser cúmplice na continuação da guerra na Ucrânia


O secretário-geral do PCP deixou críticas à indústria do armamento e as multinacionais do setor da energia.
O secretário-geral comunista considerou este domingo que os Estados Unidos, Bruxelas e a NATO, "com a cumplicidade do Governo português", tudo estão a fazer para continuar a guerra na Ucrânia, sem qualquer preocupação pelas condições de vida das populações.
No início do seu discurso no comício de encerramento da rentrée comunista, Jerónimo de Sousa foi direto ao tópico da guerra na Ucrânia.
A escalada da guerra na Ucrânia e a espiral de sanções impostas pelos Estados Unidos da América, a União Europeia e a NATO, com a cumplicidade do Governo português, são indissociáveis da desenfreada especulação e aumento dos preços da energia, dos alimentos e de outros bens de primeira necessidade, do ataque às condições de vida dos povos, arrastando o mundo para uma ainda mais grave situação económica e social", sustentou o dirigente comunista perante os participantes da Festa do Avante!.
Na ótica do secretário-geral do PCP, "a realidade está a demonstrar quem tudo faz para que a guerra não termine" e também "quem tudo faz para acumular lucros colossais com a sua continuação", referindo-se à indústria do armamento e às multinacionais do setor da energia.
Seis meses depois do início da invasão russa à Ucrânia, Jerónimo de Sousa fez questão de deixar, mais uma vez, vincada a posição do partido, antes de passar para o tema seguinte: "Razão tem o PCP ao estar desde a primeira hora do lado da paz e contra a guerra, razão tem o PCP ao defender uma solução política para o conflito".
O outro lado, argumentou, está a fomentar o "incitamento ao ódio" e a "exacerbação da xenofobia".

SIC Notícias
Imagem: SAPO24

Julgamento do atentado de Nice. Vítimas procuram respostas

 Um coração que paira sobre o memorial às vítimas do atentado terrorista de 2016, em Nice, lembra as 86 pessoas que morreram, entre elas uma dúzia de crianças.
A abertura do julgamento, esta segunda-feira, reaviva a memória dessas pessoas entre as famílias ainda arrasadas pela perda dos entes queridos.
Bruno Razafitrimo perdeu a mulher. Desde então cria sozinho dois filhos. Ainda não sabe se vai assistir às sessões, mas quer falar com os filhos sobre o assunto.
"Eles estão interessados e não esquecem. Apenas colocam as coisas de parte, mas basta falar sobre o 14 de julho e eles revivem o momento. Eles ainda se lembram de tudo bastante bem, mesmo que os mantenhamos ocupados como deveríamos, o melhor que podemos", explica Bruno Razafitrimo.
Hager Ben Aouissi fundou a associação "Une voie des enfants". Na noite dos atentados ela e a filha passaram entre as ruas do camião conduzido pelo agressor. Sobreviveram, mas a filha ainda está traumatizada.
Hager espera que o julgamento a ajude a curar as feridas.
 
Temos de aceitar o pouco que este julgamento nos puder trazer, porque é um passo no caminho para a reconstrução, que é muito complicado porque estamos a viver vidas muito afetadas. Neste julgamento, o tribunal dá às vítimas a possibilidade de testemunhar e isso é muito importante. Acho que o fato de podermos falar na hora do julgamento é algo que não devemos negligenciar", acrescenta  Hager Ben Aouissi.
O julgamento dos atentados deve também permitir à cidade de Nice superar as divisões e reconciliar as comunidades. O ataque, perpetrado por um jihadista tunisino, exacerbou as tensões, como lembra o historiador Yvan Gastaut: "nos dias que se seguiram ao atentado houve múltiplas tensões entre comunidades, sobre os problemas que isso poderia representar. Estou a pensar em particular numa comunidade que foi alvo e vítima em simultâneo: a comunidade muçulmana. Os muçulmanos em Nice, que estão muito presentes na cidade, não necessariamente no centro da cidade, mas na periferia. Houve muitas vítimas muçulmanas durante este episódio dramático e, ao mesmo tempo, os muçulmanos foram muito estigmatizados juntamente com o assassino. Isso é uma questão central na cidade, com consequências que ainda não foram resolvidas."
Seis anos após os atentados, o passado ressurge na avenida Passeio dos Ingleses com a abertura de um julgamento que corre o risco de trazer poucas respostas às famílias das vítimas, mas que ajudará a cidade e a população a avançar. É pelo menos essa a esperança.

Euronews

Barack Obama ganha Emmy pela narração de série documental

O ex-Presidente norte-americano Barack Obama ganhou um Emmy pela narração da sua série documental Netflix "Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo" ("Our Great National Parks"), anunciou sábado a Academia Americana de Televisão.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 13 de setembro, mas os prémios menores são anunciados antes.
Outro Presidente já recebera um Emmy antes – Dwight D. Eisenhower em 1956 -, mas no seu caso foi um prémio honorário.
Depois de deixarem o cargo em 2017, Obama e a primeira-dama Michelle Obama escreveram, cada um, um ‘best-seller’ e, para além da sua fundação sem fins lucrativos, criaram uma empresa de produção que assinou um acordo com a Netflix no valor estimado de dezenas de milhões de dólares.
O primeiro documentário da sua empresa, “American Factory”, ganhou um Óscar de melhor longa-metragem documental e um Emmy pela realização, mas os prémios foram para os cineastas.
O sucessor de Barack Obama como Presidente, Donald Trump, não ganhou um Emmy pelo ‘reality show’ “The Apprentice”, embora tenha sido nomeado duas vezes.
Outros nomeados na categoria de narradores incluem a antiga estrela da NBA Kareem Abdul-Jabbar (“Black Patriots: Heroes Of The Civil War”), a atriz vencedora de um óscar Lupita Nyong’o (“Serengeti II”) e o veterano David Attenborough (“The Mating Game”).
O ex-Presidente norte-americano (2009-2017) também ganhou dois prémios Grammy anteriores, pelas versões áudio das suas memórias, “A Audácia da esperança” (“The Audacity of Hope”) e “A origem dos meus sonhos” (“Dreams from My Father”).
Entre outras distinções a Obama, destaque para o Prémio Nobel da Paz após a vitória nas eleições presidenciais de 2008, pelos “extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.

Madremedia

Distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo em aviso amarelo devido à chuva na segunda-feira

Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar a partir das 00:00 de segunda-feira em aviso amarelo devido à chuva, que poderá ser temporariamente forte, indicou hoje o IPMA.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, devido à chuva, que poderá “ser persistente e temporariamente forte”, para aqueles três distritos do norte do país prolonga-se até às 12:00 de segunda-feira.
O IPMA mantém para os restantes distritos de Portugal continental o aviso verde, em que não está previsto qualquer situação de risco.
O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca durante a tarde, a partir de segunda-feira está prevista chuva para todo o país, à exceção do Alentejo e Algarve.
O último relatório do IPMA indicava que mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, estando o restante território em seca severa (67,9%) e seca moderada (3,7%).

Madremedia

MisturArte reúne 26 trabalhos de alunos. Exposição de pintura na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede vai acolher, entre os dias 5 a 30 de setembro, uma exposição de pintura intitulada MisturArte. A mostra é constituída por 26 trabalhos de pintura e desenho realizados pelos alunos do É. ArteAtelier e pela sua professora, a artista plástica Christine Francisco, que dirige esta escola de pintura de Cantanhede.

Estarão em exposição no espaço cultural trabalhos realizados segundo técnicas de pintura variadas e representações em acrílico e óleo sobre tela, em lápis de aguarela sobre papel e em técnicas mistas.

Os temas representados nos trabalhos da mostra MisturArte são ecléticos, relativamente às técnicas de pintura e aos temas abordados, variando do figurativo ao abstrato.

Os artistas que estarão representados na mostra são Alice Cardoso, Alice Ferreira, Arminda Aleixo, Céu Alfaiate, Christine Francisco, Dora Gaudêncio, Fátima Negrão, Leonardo Cunha, Margarida Machado, Maria Padilha, Maria Pinto, Rita Nascimento, Sofia de Melo e Tita Barata.



Árbitra Sandra Bastos vai dirigir jogo da qualificação para o Mundial feminino

A árbitra portuguesa Sandra Bastos foi hoje nomeada pela FIFA para dirigir o jogo entre a Itália e a Roménia, a contar para a fase de grupos de qualificação para o Campeonato do Mundo feminino de futebol.
Sandra Bastos, de 44 anos, terá Andreia Sousa e Cátia Tavares como assistentes, e Sara Alves como quarta árbitra.
O jogo entre a Itália e a Roménia disputa-se na terça-feira, na cidade italiana de Ferrara.

Madremedia/Lusa
Imagem: Tribuna Expresso

Aberto inquérito a atuação da polícia que resultou num ferido com arma de fogo em Castelo Branco

Um agente da PSP alvejou este domingo a tiro um homem que se recusou a largar uma arma de fogo que empunhava e que terá apontado na direção dos agentes,
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu este domingo um inquérito para apurar os factos da ocorrência policial registada na madrugada, em Castelo Branco, da qual resultou um ferido com arma de fogo.
"A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um inquérito para apuramento dos factos relacionados com a ocorrência policial verificada na madrugada do dia 4 de setembro, em Castelo Branco, da qual resultou um ferido com arma de fogo", refere uma nota da IGAI enviada à agência Lusa.
Segundo o Comando Distrital de Castelo Branco, um agente da PSP alvejou este domingo a tiro um homem que se recusou a largar uma arma de fogo que empunhava e que alegadamente apontou na direção dos agentes, após uma perseguição policial.
Em comunicado, o Comando Distrital de Castelo Branco explica que o incidente ocorreu na madrugada, pelas 04:00, após uma situação de desordem junto a um estabelecimento de diversão noturna, que envolveu vários cidadãos e após terem sido "efetuados disparos com arma de fogo".
O texto acrescenta que após terem obtido informações de que os dois disparos "tinham sido executados" pelo ocupante da viatura em fuga, iniciou-se uma perseguição com um carro patrulha devidamente caracterizado.
"O condutor da viatura suspeita nunca acatou as ordens para imobilizar a mesma, emitidas pelos polícias que seguiam no carro patrulha, continuando a fugir em alta velocidade" e "só parou a viatura que conduzia junto ao bairro onde residia, chegando a embater numa viatura ali estacionada".
“Perante a ameaça em execução, um dos polícias procedeu ao recurso efetivo a arma de fogo”
Segundo a PSP, o condutor da viatura suspeita "saiu da mesma empunhando uma arma de fogo longa, não acatando as ordens repetidas dos polícias para largar a arma, apontando-a inequivocamente na direção dos polícias, ao mesmo tempo que os ameaçava matar".
"Perante a ameaça em execução, com capacidade letal, um dos polícias procedeu ao recurso efetivo a arma de fogo contra o agressor, executando um disparo na sua direção, de forma a fazer cessar a ameaça atual e ilícita, atingindo o agressor na zona do tronco", refere a nota.
As autoridades explicam ainda que devido ao alarido provocado pela situação "rapidamente familiares e amigos do suspeito se aproximaram do local, dificultando a ação policial para consumar a detenção do agressor, tendo alguns deles agredido os polícias com objetos contundentes".
A polícia sublinha que acionou de imediato meios de socorro médico para o local, "mas os familiares e amigos do suspeito, contra todas as ordens dadas, conseguiram subtrair o agressor baleado à custódia policial, transportando-o para o Hospital da cidade antes que os meios de socorro chegassem ao local".
Contudo, a arma usada foi apreendida, bem como três invólucros do calibre da mesma e o alegado agressor encontra-se detido e sob custódia policial no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, sob cuidados médicos e em situação estável.

SIC Notícias/Lusa

Beatriz Fernandes conquista medalha de ouro no Mundial júnior de canoagem


É a terceira medalha da canoísta portuguesa, de 18 anos, depois de uma prata e um bronze. Com quatro pódios, esta é a melhor participação de sempre de Portugal na competição.
Beatriz Fernandes conquistou a medalha de ouro na categoria C1 200 metros no Mundial sub-23 e juniores de canoagem, na Hungria.
Foi a terceira medalha da canoísta portuguesa, de 18 anos, na prova, que termina este domingo, em Szeged. Também arrecadara o bronze em C1 1.000 metros e a prata em C2 500 metros mistos, com Martim Azevedo.
Beatriz Fernandes, filiada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima, venceu a final de C1 200m, distância olímpica, com o tempo de 48,76 segundos. Bateu por margem considerável a húngara Agnes Kiss, segunda, com 49,05 segundos, e a cubana Mailienys Caldéron, terceira, com 49,20.
Portugal já tinha alcançado também a prata no K2 500 metros júnior, também distância olímpica, com Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha.
Os quatro pódios configuram o melhor resultado nacional de sempre nos Mundiais de juniores, depois de duas medalhas em 2009, 2013 e 2021.
 
Inês Braga Sampaio/RR

Papa João Paulo I beatificado perante milhares de fiéis no Vaticano

Milagre atribuído ao "Papa do Sorriso" é a cura inexplicável, em 2011, de uma menina de 11 anos que estava a morrer.
O Papa João Paulo I foi beatificado este sábado, numa missa conduzida pelo Papa Francisco e que juntou milhares de fiéis, no Vaticano.
Apesar do pontificado de Albino Luciani ter apenas durado 33 dias, o Papa João Paulo I ficou conhecido entre os fiéis como o "Papa do sorriso".
Morreu em 1978, aos 65 anos, e as causas da morte nunca foram esclarecidas.
O processo de canonização foi aberto em 2003. Este domingo, ocorreu a missa de beatificação, que é uma fase antes da canonização e de tornar "santo" João Paulo.
O milagre atribuído a Albino Luciani é a cura inexplicável, em 2011, em Buenos Aires, de uma menina de 11 anos que estava a morrer, mas que alegadamente recuperou graças às orações do padre local que invocou João Paulo I.
Em outubro do ano passado, um conselho médico examinou o caso e considerou, por unanimidade, que a causa da cura não tem explicação científica.
Este domingo, a cerimónia de beatificação de João Paulo I juntou milhares de fiéis no Vaticano. Foi conduzida pelo Papa Francisco.
Com um sorriso, Albino Luciani (João Paulo I) conseguiu transmitir a bondade do Senhor. É bela uma Igreja com um rosto alegre, sereno e sorridente, que nunca fecha as portas, que não endurece os corações, que não se queixa e que não guarde ressentimentos, que não seja raivoso, nem intolerante, que não se apresente de maneira mal-humorada, que não sofra de nostalgia do passado", disse o Papa Francisco durante a homilia.
Entre os fiéis na Praça de São Pedro, debaixo de chuva, esteve o Presidente italiano, Sergio Mattarella.

SIC Notícias
Imagem: Andrew Medichini

Navio-Escola “Brasil” atende pedido de socorro de argelinos em alto mar

 Seis pessoas entre 25 e 50 anos estavam em pequena embarcação próxima à Espanha
Apoios iniciais da MB aos tripulantes da pequena embarcação, fornecendo comida, água e coletes.

Na noite da última sexta-feira (02), seis pessoas entre 25 e 50 anos de idade, a bordo de uma pequena embarcação, pediram socorro ao Navio-Escola (NE) “Brasil”, a 45 milhas náuticas (cerca de 83 km de distância) de Cabo de Palos (Espanha). O navio da Marinha do Brasil (MB) navegava entre Civitavecchia (Itália) e Lisboa (Portugal) – em viagem de Instrução de Guardas-Marinhas, quando avistou a embarcação de casco rígido e motor de popa. Imediatamente, o NE “Brasil” se aproximou para checar a condição dos tripulantes e prestar os apoios iniciais, oferecendo água, comida e coletes salva-vidas a todos.
Autodeclarados argelinos, os tripulantes aparentavam boas condições de saúde, conforme avaliação da equipe médica do NE “Brasil”. “Além disso, não havia indícios de que estivessem no mar há muito tempo”, informou o Comandante do Navio, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Araújo.
Assim que os avistou, o NE “Brasil” arriou a lancha para prestar auxílio aos argelinos, que afirmaram estar tentando entrar na Espanha quando ficaram à deriva. Foi assim que a MB acionou as autoridades marítimas espanholas, responsáveis pelo serviço de busca e salvamento daquela área. Até a chegada deles, o navio da MB e sua lancha permaneceram ao lado da embarcação para garantir a segurança e atendimento básico aos estrangeiros. 
“Já havia anoitecido, o vento estava forte e a previsão indicava uma degradação ainda maior das condições atmosféricas nas horas seguintes, o que de fato ocorreu. Felizmente, avistamos a pequena embarcação pedindo auxílio. Prestamos todo o apoio necessário e mantivemos os tripulantes em segurança até a chegada da aeronave espanhola que concluiu o resgate. A sensação é de dever cumprido. Minha tripulação reagiu prontamente e não poderíamos nos furtar de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar”, destacou o comandante.

Resgates pela MB em 2022
Até o início de agosto deste ano, a Marinha do Brasil já contabiliza mais de 140 ações de busca e salvamento marítimo e o resgate com vida de 292 pessoas, somente em território nacional. Dados do Salvamar Brasil, nome pelo qual é conhecido o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, apontam um total de 1.277 incidentes nos últimos três anos, média de uma solicitação por dia. As operações de resgate acontecem por diversas causas, desde avarias nas embarcações até problemas de saúde dos tripulantes.

Fonte: Setor de Imprensa e Divulgação Embaixada do Brasil em Lisboa https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/navio-escola-brasil-atende-pedido-de-socorro-de-argelinos-em-alto-mar


José Mourinho eleito o melhor treinador do mês na Liga italiana

O treinador português José Mourinho foi hoje eleito como o melhor técnico do mês de agosto na Liga italiana de futebol, depois de conduzir a Roma a três vitórias e um empate no arranque da competição.
O prémio é atribuído por um júri compostos por diretores de jornais desportivos, que avaliam os treinadores a nível individual com base nos critérios desportivos e de qualidade de jogo das suas equipas, mas também pelo comportamento durante os jogos.
Mourinho, a cumprir a segunda época na Roma, iniciou a temporada como três vitórias, frente a Salernitana, Cremonese e Monza, e um empate com a Juventus, em Turim, e está na liderança do campeonato com 10 pontos, os mesmos da Atalanta.
José Mourinho está mais uma vez confirmado como um dos melhores treinadores da nossa Liga. As extraordinárias capacidades motivacionais, o seu conhecimento tático e a capacidade de elevar as prestações dos seus jogadores permitiram à Roma começar esta época da melhor forma e conquistar o topo da classificação”, disse Luigi De Siervo, diretor-executivo da Serie A.

Madremedia/Lusa
Imagem: JN