sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Um morto e cinco feridos graves em despiste durante safari na serra algarvia

 Acidente com viatura de todo-o-terreno aconteceu na zona de Alte.

Uma mulher de nacionalidade francesa morreu esta sexta-feira após o despiste de um jipe na serra algarvia, em Alte, que causou ainda cinco feridos graves, três dos quais crianças, e dois feridos ligeiros, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, a vítima mortal do despiste do jipe de uma empresa turística que fazia um safari na serra algarvia tem “idade aparente de 30 anos, sexo feminino e nacionalidade francesa”.

“Os feridos graves são todos de nacionalidade estrangeira”, referiu a mesma fonte, indicando que entre eles estão uma rapariga de 15 anos de nacionalidade alemã, um rapaz de 15 anos de nacionalidade francesa e um menino de 10 anos de nacionalidade holandesa.

As outras duas vítimas que sofreram ferimentos graves são um homem de 41 anos de nacionalidade francesa e uma mulher de 46 anos de nacionalidade holandesa, precisou o CDOS de Faro.

“A única vítima de nacionalidade portuguesa é o motorista do veículo”, adiantou a Proteção Civil, acrescentando que sofreu ferimentos ligeiros, assim como outro homem de 48 anos de nacionalidade holandesa.

No total, o acidente causou oito vítimas, das quais uma mortal, cinco feridos graves e dois feridos ligeiros, de acordo com informação do CDOS de Faro.

Os feridos estão a ser transportados para o Hospital de Faro e para o Hospital de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, informou a mesma fonte.

Segundo o CDOS de Faro, o despiste ocorreu numa zona de difícil acesso e as vítimas tiveram de ser retiradas do local pelas equipas de socorro a pé.

“É uma zona de difícil acesso e a nível operacional não é fácil. As vítimas têm de ser transportadas a pé lá de baixo, vai ser uma operação demorada”, disse a mesma fonte pelas 18:30, acrescentando que está no local um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O acidente ocorreu às 17:22 na localidade de Macheira, em Alte, Loulé, no distrito de Faro.

No local estavam às 20:20 um total de 59 operacionais, apoiados por 24 veículos e um meio aéreo, segundo a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Lusa

Imagem: Rádio Renascença

BREAKING NEWS: FDA authorizes first Covid vaccine for kids ages 5-11

The Food and Drug Administration on Friday authorized the Pfizer-BioNTech Covid-19 vaccine for children ages 5 to 11.

The hotly anticipated decision will allow roughly 28 million American children to be vaccinated against the coronavirus, with shots rolling out just as flu season starts and with major holidays looming.

The FDA's action comes days after its independent vaccine advisory committee voted 17-0, with one abstention, to recommend use of the Pfizer-BioNTech shot in younger children. Panel members were swayed in part by data from the Centers for Disease Control and Prevention that showed children ages 5-11 are "at least as likely" as adults to contract the virus, and that hospitalization rates are three times higher among children of color than among while children.

The CDC's vaccine advisers are scheduled to meet Tuesday to evaluate the shot, and are expected to vote in favor of its use in 5- to 11-year-olds. The final step before the vaccine rolls out will be formal endorsement by CDC Director Rochelle Walensky. 

Read more: https://www.politico.com/news/2021/10/29/fda-authorizes-first-covid-vaccine-for-kids-ages-5-11-517679

Fonte: POLITICO

Líderes mundiais chegam a Roma para cimeira do G20


Enquanto não chega o momento de discutir o futuro do planeta, na próxima semana em Glasgow, ainda há tempo para os aviões que transportam os principais líderes mundiais fazerem escala em Roma. A capital italiana recebe este fim de semana a cimeira do G20 e mesmo que não pareça, afinal de contas a aviação é uma das principais responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, também aqui a luta contra as alterações climáticas é uma das principais preocupações.

No entanto a agenda em Roma é mais abrangente do que em Glasgow. A redução das desigualdades provocadas pela pandemia de Covid-19 e a recuperação económica global estarão também em discussão.

Mario Draghi, primeiro-ministro italiano que preside a cimeira, refere que este encontro, o primeiro presencial desde o início da pandemia "marca o regresso do multilateralismo, depois de anos negros de isolacionismo e de isolamento devido à crise sanitária".

Fonte: euronews

Castelo de Paiva | Garantidas 500 vacinas para os mais vulneráveis

CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA ADERE AO PROGRAMA DE “VACINAÇÃO SNS LOCAL”
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai assinar nos próximos dias, um protocolo de colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e a Farminveste – Investimentos, Participações e Gestão, S.A., que estabelece os termos e condições da execução do Programa de Vacinação contra a Gripe a utentes do SNS, que sejam residentes no Município, incluídos nos grupos prioritários definidos pela Direcção Geral de Saúde, para a época gripal de 2021/2022.
Como habitualmente, e ao abrigo do Programa Nacional de Vacinação, apresentado de forma gratuita, pelo Ministério da Saúde, Castelo de Paiva adere uma vez mais a esta campanha de vacinação contra a gripe. Com mais procura do que nos anos anteriores, pelo contexto trazido pela pandemia COVID-19, decidiu a autarquia paivense, reforçar a campanha e, através deste programa, garantir a vacinação gratuita nas farmácias comunitárias para os munícipes.

O Município de Castelo de Paiva, conforme refere o seu presidente José Rocha, garante o seu apoio a este programa de vacinação para que, no contexto da pandemia em que vivemos, se possa ampliar os meios e recursos de protecção, em especial dos munícipes com idade mais avançada, e que desta forma, terão a administração da vacina gratuita.

Serão exclusivamente disponibilizadas vacinas aos munícipes que sejam utentes do SNS, incluídos nos grupos prioritários definidos pela Direcção Geral de Saúde, e que solicitem a realização do serviço de administração da vacina da gripe do contingente do SNS, nas farmácias aderentes e nas condições dos procedimentos estabelecidos entre as partes.

Os beneficiários deste programa de vacinação têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas, sendo identificados pelo número de utente do SNS e a vacinação contra a gripe estará assim gratuitamente disponível, para grupos de risco (como diabéticos, cardíacos e asmáticos) nas farmácias.

A Vereadora do Pelouro da Saúde da Câmara Municipal, Liliana Vieira, sublinha o interesse deste protocolo, na medida que, “ é mais importante do que nunca, fazer chegar a vacinação a todos os grupos de risco e aos idosos, que são também os mais vulneráveis à COVID-19. Por outro lado, além de reforçar o sistema imunitário contra o vírus da gripe, irá reduzir os internamentos por infecções respiratórias associadas à gripe e diminuir a afluência das pessoas às instituições de saúde, libertando maior espaço e tempo para os doentes que ainda tenham problemas com a infecção da COVID-19 ”

Carlos Oliveira

OVAR | Cantar os Reis voltam ao CAO em 2022

O “Cantar os Reis”, Património Cultural Imaterial de Portugal desde novembro de 2020, vai voltar ao palco do Centro de Arte de Ovar em 2022. Este regresso surge após reunião entre a Câmara Municipal de Ovar e as 15 Troupes de Reis do concelho, ponderadas as questões de preparação, organização e segurança de um evento que representa uma das maiores tradições do concelho.

Assim e considerando que os eventos culturais em auditório estão permitidos e com lotação a 100%, devendo manter-se as regras de higienização de mãos e de uso de máscara, a decisão foi de avançar para a realização do Encontro de Troupes de Reis do Concelho de Ovar, no Centro de Arte. Estando ainda a ser estudadas e avaliadas outras possibilidades.

Recorde-se que, em 2021, atendendo à crise pandémica, as Troupes não saíram à rua nem se reuniram no Centro de Arte de Ovar, tendo a Câmara Municipal de Ovar assinalado a tradição e celebrado a inscrição na matriz do Património Cultural Imaterial de Portugal através da associação aos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, no espetáculo multidisciplinar “Troupe de Reis António Dias Simões” de 08 de janeiro de 2021 e cuja reposição decorrerá esta sexta-feira, pelas 21h30, no Centro de Arte de Ovar. Sendo de sublinhar ainda que será efetuado o registo áudio para posterior edição discográfica.



Alexandre Rosas, Vereador da Cultura, recorda que “o “Cantar os Reis” é uma tradição secular, diferenciadora e que envolve afetivamente os ovarenses, que estavam ansiosos para voltar a entoar as melodias reiseiras, mantendo viva uma tradição com mais de 100 anos”.

 

Proença-a-Nova | João Lobo eleito presidente da CIMBB e do CESAB


O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e presidente do Conselho de Administração do Centro de Serviços do Ambiente (CESAB), em processos eleitorais realizados nos dias 26 e 27 de outubro, respetivamente. “Agradeço a confiança que os meus colegas depositaram em mim e que no caso da CIMBB foi de forma unânime. No CESAB vamos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado já que no anterior ciclo ocupava o lugar de vogal”, refere João Lobo.

Na CIMBB, João Lobo é acompanhado pelos presidentes das câmaras municipais de Penamacor, António Soares, e de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, que ocupam os cargos de vice-presidentes. A Comunidade Intermunicipal integra ainda as autarquias de Oleiros, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão que, em conjunto, compõem o Conselho Intermunicipal. Um dos próximos passos é a eleição do Secretário-Executivo da CIMBB, tendo em conta que Hélder Henriques saiu para ocupar o cargo de vice-presidente na Câmara Municipal de Castelo Branco. Plano de Ação e Mobilidade Urbana Sustentável da Beira Baixa, Plano de Combate ao Insucesso Escolar, Produtos Turísticos Integrados, Beira Baixa Cultural ou Empreendedorismo em Territórios de Baixa Densidade são alguns dos projetos em curso que estão a ser desenvolvidos em conjunto por estes seis concelhos da Beira Baixa.

Quanto ao CESAB - Centro de Serviços do Ambiente, esta associação sem fins lucrativos, criada em 1992, presta apoio técnico e científico ao desenvolvimento de ações de proteção ambiental, nomeadamente à exploração de sistemas de saneamento básico, ao controlo de águas, quer para abastecimento, quer de águas residuais e ainda de investigação científica e tecnológica na área dos tratamentos de águas. Os seus associados - pessoas coletivas ou singulares – pertencem aos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro e Porto. No Conselho de Administração, João Lobo é acompanhado por representantes dos municípios de Cantanhede (vice-presidente), Figueiró dos Vinhos (1º vogal), Pampilhosa da Serra (2º vogal), Mealhada (3º vogal), Miranda do Corvo (1º suplente) e Vouzela (2º suplente).

Leiria | Quatro distinções para o território candidato a Capital Europeia da Cultura


Os Prémios APOM 2021, atribuídos pela Associação portuguesa de Museologia, distinguiram o “Museu na Aldeia” - um projeto SAMP apoiado pelo programa Portugal Inovação Social, e desenvolvido no âmbito da Rede Cultura 2027 - como vencedor na categoria “Inovação e Criatividade” e com uma menção honrosa na categoria “Projeto de Educação e Mediação Cultural”. Já o prémio desta segunda categoria foi colhido pelo projeto "O visível do invisível" do município de Torres Novas, parte do território de 26 municípios que se juntam pela cultura.  Além deste projeto, que leva peças de museu até a aldeias com população envelhecida e com menor oferta cultural, também a exposição “Identidade Territorial”, construída em parceria entre a Rede Cultura 2027 e o museu m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento (Leiria), valeu às duas organizações o Prémio APOM-Parcerias.

“Estas condecorações são a prova de um caminho cultural feito em cooperação e constante articulação entre autarquias, instituições culturais e o povo da região, porque é para a frente o nosso caminho comum”, adianta Paulo Lameiro, coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura.

A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e distância superior a 170 km entre os seus extremos. 

NO DIA 05 DE NOVEMBRO “A TERRA TREME” UM EXERCÍCIO PARA INFORMAR, SENSIBILIZAR E MOBILIZAR


“A TERRA TREME” é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Esta iniciativa apoiada pelo Município de Silves, realiza-se no dia 05 de novembro, às 11h05 e tem a duração de um minuto, com o objetivo de “informar, sensibilizar e mobilizar” a sociedade civil para a preparação e autoproteção para o risco sísmico.

A 9ª edição do exercício “A TERRA TREME”, procura sensibilizar a partir de três gestos que salvam vidas em caso de sismo – “baixar, proteger e aguardar” – promovendo a reflexão e aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

O Município de Silves, como forma de apoio de envolvimento no exercício “A TERRA TREME, convida todos os cidadãos a participar adotando o comportamento que pode salvar vidas.

Para mais informação consulte: www.aterratreme.pt.

 

BREAKING NEWS: Rep. Adam Kinzinger won't seek reelection next year

Rep. Adam Kinzinger of Illinois, one of the most prominent critics of former President Donald Trump in the House Republican Conference, announced Friday he won’t seek reelection next year.

Kinzinger, one of 10 House Republicans to vote to impeach the then-president in January after the riot at the Capitol, is the second member of that group to say he will retire from Congress, joining Rep. Anthony Gonzalez of Ohio.

Early Friday morning, Illinois’ state Legislature passed a congressional map that drew Kinzinger into the same district with another GOP incumbent, Rep. Darin LaHood, setting up a would-be primary matchup between Kinzinger and LaHood, a more reliable Trump ally in the House.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/10/29/rep-adam-kinzinger-wont-seek-reelection-next-year-517599

Silves | DATA DA REPAVIMENTAÇÃO DO TROÇO URBANO DA EN124, ENTRE O EDIFÍCIO DO MERCADO MUNICIPAL E O ENTRONCAMENTO DE ACESSO À PONTE SOBRE O RIO ARADE, FOI ALTERADA PARA OS DIAS 3 E 4 DE NOVEMBRO


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido às condições meteorológicas previstas para os próximos dias, a data dos trabalhos de repavimentação da EN 124 entre o edifício do mercado municipal e o entroncamento de acesso à ponte sobre o rio Arade (correspondentes ao troço da EN124 entre o KM 18+340 e o KM18+650), em Silves, foi alterada para os dias 3 e 4 de novembro.

Recordamos que os trabalhos a levar a efeito irão obrigar a que a circulação de trânsito no referido troço urbano seja efetuada de forma alternada. Durante o decurso dos trabalhos os semáforos do entroncamento junto à ponte do Arade serão desligados (passando a intermitentes). A repavimentação será efetuada de forma faseada, por forma a garantir a disponibilização em permanência de uma via, que garantirá a circulação alternada de trânsito. O trânsito será encaminhado e orientado através de adequada sinalética, a implementar atempadamente de acordo com as normas em vigor. Prevê-se, ainda, o recurso a um sinaleiro que irá controlar e coadjuvar a ligação entre os sinais luminosos de cor verde e vermelha para entrada dos veículos na EN 124 ou paragem antes da entrada na EN.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos automobilistas pelos transtornos causados.

Silves | TIM É O CONVIDADO DO PRÓXIMO LADO B


A Câmara Municipal de Silves leva a próxima sessão do Lado B, com Tim, ao Auditório Francisco Vargas Mogo, em São Bartolomeu de Messines, no próximo dia 05 de novembro, às 21h30.

A iniciativa é promovida pela Autarquia de Silves e conta com o apoio do Crédito Agrícola de SB Messines.

Os ingressos para este espetáculo poderão ser adquiridos através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ quer nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com um custo associado de 8 euros. Poderão, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.

Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.

+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) | cultura@cm-silves.pt

Oração e Ação pela COP26


O COPIC - Conselho Português de Igrejas Cristãs, consciente da importância e oportunidade da COP26,Conferência das Partes, promovida pelas Nações Unidas, que reunirá mais de 30 000 representantes e líderes mundiais, incluindo religiosos, de 31 de outubro a 12 de novembro, na cidade de Glasgow, Escócia, sobre o importante assunto das Alterações Climáticas, vem por este meio lançar o apelo para que em todas as Igrejas se eleve uma oração intencional, em momento próprio das celebrações religiosas do próximo domingo, 31 de outubro e, caso seja possível, tocando sinos e usando as redes sociais para difusão da mensagem, sabendo que a oração opera e certamente suscitará através da força criadora do Espírito Santo, novas ações para a salvaguarda da Criação, a nossa Irmã e Mãe Terra, Casa Comum.

Oração
Ó Deus, soberano e senhor,
criador e conservador da Terra:
Tu, que deste aos homens responsabilidade sobre os seus recursos,
perdoa-nos O desperdício que fazemos dos teus dons;
ensina-nos a poupá-los e a usá-los retamente,
ao serviço de todo o teu povo e salvaguarda da Criação.
Oramos pela COP26, a Conferência das Partes, e pelos seus responsáveis,
Para que possam ativamente refletir com sabedoria, dialogar com respeito e tomar as melhores decisões
em espírito de solidariedade, para a salvaguarda da Criação
que geme, pedindo a nossa ação urgente e conversão de comportamentos.
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

A Direção do COPIC, 28 de Outubro de 2021
Conselho Português de Igrejas Cristãs - www.copic.pt

Aveiro | Executivo e Mesa da Assembleia de Freguesia de São Jacinto ainda não estão eleitos um mês após as Eleições Autárquicas de 26SET21

A Aliança com Aveiro (Coligação PSD/CDS/PPM) vem tomar posição pública sobre a situação de disfuncional atitude democrática do Presidente da Junta de São Jacinto, António Aguiar, e sobre o impasse no processo de eleição dos dois membros do Executivo da Junta e dos três membros da Mesa da Assembleia de Freguesia de São Jacinto.

De facto, e tendo sido marcada para o passado dia 15OUT21 a tomada de posse e reunião de eleição dos referidos Autarcas, instalando os Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto para iniciarem o novo mandato autárquico 2021/2025, o Presidente da Junta, verificando no decorrer da reunião que as suas vontades e propostas não eram aceites nem aprovadas pelos membros da Assembleia de Freguesia (com as votações empatadas), terminou abruptamente com a reunião, tendo sido marcada nova reunião para amanhã, Sab.30OUT21 às 10.00 horas.

É importante lembrar que a Assembleia de Freguesia de São Jacinto é composta por 3 eleitos do PS, 3 da Aliança com Aveiro e 1 da CDU, não existindo uma maioria absoluta.

Dada a situação muito grave que se vive na Junta de Freguesia de São Jacinto e a necessidade de unir esforços para resolver os problemas que se avolumam (com evidência no facto do Presidente da Junta continuar sem apresentar as Contas de 2020), a Aliança com Aveiro disponibilizou-se para uma coligação de governo da Freguesia com a participação dos 3 Partidos no Executivo da Junta (constituído por 3 pessoas), situação que não foi aceite pelo PS nem pela CDU, o que muito lamentamos.

Na véspera da segunda reunião para tentar a eleição dos 5 Autarcas em causa, a Aliança com Aveiro lança uma apelo público à CDU e em especial ao PS e ao Presidente António Aguiar, para que haja bom senso e um comportamento democrático correto e gerador de uma solução de governo da Junta de Freguesia de São Jacinto que respeite os resultados das eleições, que gere a devida capacidade para resolver a muito grave situação da Junta, devendo o PS agir com humildade democrática e em conformidade com o facto de ter ganho as eleições sem maioria absoluta.

Neste novo mandato autárquico a Aliança com Aveiro não pactuará jamais com a continuação da má gestão do PS e do seu

Presidente António Aguiar, e assumirá as suas responsabilidades políticas nos Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto, assim como do Município de Aveiro, sempre na defesa do rigor, da seriedade, da transparência e da qualidade da gestão autárquica e do bom serviço aos Cidadãos.

Dinamismo + Competência + Alma,…, para Conquistar Mais.

Figueiró dos Vinhos | Concluída a Reabilitação do Passadiço da Foz de Alge: Miradouro e moldura são atrativo turístico


Concluída a Reabilitação do Passadiço da Foz de Alge: Miradouro e moldura são atrativo turístico!
O percurso, que já evidenciava fortes sinais de degradação, foi reabilitado, sendo hoje um espaço aprazível, fruto da recuperação do pavimento e gradeamento, zona de bancos e miradouro no abrigo de passageiros, estruturas de informação turística painéis informativos, entre outros trabalhos de requalificação.

Na zona adjacente ao percurso foi implantada uma moldura que permite aos visitantes tirarem fotos do local, tendo como fundo a Albufeira de Castelo do Bode, com destaque para o Rio Zêzere, a Ribeira de Alge, a Cova da Eira, entre outros.

Este passadiço, Integra-se perfeitamente na paisagem, num local de especial interesse turístico muito procurado não só pelas ofertas de lazer disponíveis, tais como a zona de estar da Foz de Alge (Cova da Eira), a Pista de Pesca Desportiva, o Clube Náutico, o Parque de Campismo, mas também pelo património natural associado ao rio Zêzere e à aldeia de Foz de Alge.

Esta intervenção resulta da aprovação de uma candidatura apresentada pelo Município de Figueiró dos Vinhos ao PDR2020 na Medida “Renovação de Aldeias”, prevendo uma comparticipação de 14.543,52 euros (80%) através do LEADER (FEADER) para um investimento elegível de 18.179,40 euros, que permitiu renovar e melhorar este local de forte atrativo.

Figueiró dos Vinhos com 4 candidaturas aprovadas nos “Condomínios de Aldeias” –Fundo Ambiental


No âmbito do programa Condomínio de Aldeias – Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta, promovido pelo FUNDO AMBIENTAL, foram aprovadas 4 candidaturas referentes ao Concelho de Figueiró dos Vinhos, num total de 31 candidaturas aprovadas para o País.

O programa “Condomínio de Aldeia” apresenta-se, assim, como um projeto piloto, num programa de proteção aos aglomerados localizadas na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, de modo a maximizar a resiliência da população e a eficácia e eficiência da ação concertada, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens.

O Município de Figueiró dos Vinhos é promotor de uma candidatura na Freguesia de Campelo, em parceria com a Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares conexos e nas restantes freguesias são as próprias Juntas de Freguesia as entidades promotoras das candidaturas, com o contando com o apoio técnico da Câmara Municipal.

Os trabalhos referem-se a limpeza de matos, operação de corte de madeira, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, plantação de castanheiros, oliveiras e medronheiros.

O valor total de investimento aprovado é de 162.974 euros sendo comparticipado em 100% pelo Fundo Ambiental.

Como funciona o IVAucher dos combustíveis? Um guia para não se perder nas contas

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o diploma que prevê a atribuição, aos consumidores particulares, de um subsídio de 10 cêntimos por litro até um máximo de 50 litros por mês, durante cinco meses. Veja aqui alguns pontos essenciais do IVAucher dos combustíveis.

A medida, que pretende mitigar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis no rendimento das famílias, vai vigorar entre novembro de 2021 e março de 2022, e funcionará através da plataforma IVAucher.

No total, o Governo estima devolver 132,5 milhões de euros aos consumidores.

O que é e como funciona o IVAucher dos combustíveis?

Trata-se de uma medida através da qual os consumidores recebem um subsídio para os compensar pela subida dos preços dos combustíveis. Tal como o Governo já tinha anunciado e aprovou na quinta-feira, esse subsídio consiste no equivalente a 10 cêntimos por litro até 50 litros de combustível por mês, ou seja, corresponde a cinco euros por mês.

A quem se destina a medida?

O subsídio, precisou o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, destina-se a “todos os portugueses” com NIF (Número de Identificação Fiscal) e cartão bancário. É que, tal como sucede com o IVaucher da hotelaria, restauração e cultura, para haver o reembolso do subsídio é necessário que o consumidor que vai abastecer o veículo com combustível pague a conta com um cartão bancário.

Quando entra em vigor?

A partir de 10 de novembro as compras de gasóleo ou de gasolina efetuadas nos postos de combustível aderentes ao IVAucher já darão direito ao reembolso do subsídio.

Como é pago o subsídio?

O valor total do subsídio, ou seja, os cinco euros a que cada consumidor tem direito por mês, vão ser transferidos para a sua conta bancária com o primeiro abastecimento mensal, mesmo que nesse primeiro abastecimento ponha menos de 50 litros.

Há um valor mínimo para esse primeiro abastecimento?

Essa é uma questão que não está ainda totalmente fechada. Ou seja, poderá ser definido um valor mínimo para o primeiro abastecimento, mas, a ser essa a decisão, o valor ainda não está definido porque, como referiu o secretário de Estado, há diferenças de valor de abastecimento mínimo entre os vários postos de combustível.

Quando é que o subsídio chega à conta do consumidor?

O dinheiro deverá chegar à conta no prazo de dois dias úteis após o abastecimento.

Durante quanto tempo vai durar?

A medida é excecional e temporária e vai vigorar nos meses de novembro e dezembro de 2021 e em janeiro, fevereiro e março de 2022.

O que acontece se não precisar de abastecer o carro todos os meses?

Nesta situação, o valor não usado é transferido para o mês seguinte. Exemplificando: um consumidor que não precise de abastecer de gasolina em dezembro, não receberá nesse mês os cinco euros de subsídio, mas este valor vai acumular com os cinco euros que tem direito a receber no primeiro abastecimento de janeiro. No total, cada pessoa pode receber o equivalente a 25 euros no período de cinco meses definido.

Porquê os 10 cêntimos e o limite de 50 litros?

Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais o valor dos 10 cêntimos por litro de subsídio foi definido tendo em conta o aumento médio do preço de venda ao público entre 2019 e 2021 e os 50 litros de limite mensal tiveram por base o consumo médio as famílias.

O que têm as pessoas de fazer para poderem receber o subsídio?

Para poderem receber este subsídio de combustível os consumidores terão de se registar na plataforma ivaucher.pt, indicando o seu NIF, caso não o tenham ainda feito no âmbito do programa dirigido à cultura, refeições e alojamento.

O registo pode começar a ser feito a partir de 01 de novembro.

Quem já está registado no IVAucher (e são mais de 900 mil os consumidores que já o fizeram) irá receber uma comunicação a informar de que houve um alargamento do programa IVAucher, para que tomem conhecimento desse alargamento – um procedimento necessário por causa da proteção de dados pessoais.

Quais os postos de combustível aderentes?

O objetivo é que os cerca de 3.800 postos de abastecimento registados na Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) adiram à medida, mas essa é uma decisão que caberá a cada empresa.

O registo por parte das empresas que têm os postos de combustíveis é simples e para facilitar a sua identificação ser-lhes-á fornecido um ‘Selo IVAucher’.

Madremedia

Mãe e filha encontradas mortas em casa no Funchal


Duas mulheres, mãe e filha, foram encontradas mortas em casa na quarta-feira na zona do Amparo, no Funchal, na Madeira, estando o caso em investigação, disse hoje à Lusa fonte do Comando da Polícia de Segurança Pública (PSP).

De acordo com a PSP, a investigação está a cargo da Polícia Judiciária.

Segundo o Correio da Manhã, o alerta para os Bombeiros do Funchal foi dado pelos vizinhos, que não viam as vítimas - de 79 e 37 anos - há várias semanas.

Quando chegaram ao local, refere o jornal, os operacionais depararam-se com os cadáveres das vítimas já em decomposição e seminus.

Madremedia/Lusa

Presidente do Kosovo condecorou Forças Armadas portuguesas

A Presidente do Kosovo condecorou hoje as Forças Armadas portuguesas pelos serviços prestados entre 1999 e 2019 no seu país, agradecendo a Portugal por ter estado do “lado certo da história” e defendido a “justiça e a liberdade”.

Numa cerimónia que arrancou por volta das 09:00 no Forte São Julião da Barra, em Oeiras, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu a Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, tendo-lhe manifestado o “grande prazer” que tinha em acolher a chefe de Estado de um país em que Portugal contribuiu para a construção da “paz e da estabilidade”.

Pouco depois de se ter reunido com o ministro da Defesa durante cerca de 30 minutos, Vjosa Osmani condecorou, em representação das Forças Armadas portuguesas, o chefe de Estado-Maior-General, o almirante António Silva Ribeiro, com a Medalha Militar de Serviço no Kosovo, a maior condecoração militar outorgada pela chefe de Estado do país.

Perante representantes dos três ramos do exército das Forças Armadas que estiveram presentes no Kosovo, Osmani recordou os 20 anos de presença militar portuguesa no país, salientando que, em 1999, Portugal esteve do “lado certo da história” ao defender a “justiça e a liberdade enquanto direitos universais” e levantando-se em nome da “proteção de um povo”.

“Numa altura em que não havia nenhuma linha clara de divisão entre a vida e a morte, além de nos ajudarem a conquistar a liberdade com que sempre sonhámos, vocês também se tornaram o nosso abrigo (…) O vosso país abriu-nos a porta e o coração. Estamos eternamente agradecidos”, salientou.

Segundo a Presidente kosovar, os 6.873 militares portugueses presentes no país deixaram “memórias excelentes para cada cidadão” do Kosovo, devido à “dignidade, orgulho e profissionalismo” que manifestaram durante as sucessivas operações.

Visitantes de instituições de acolhimento têm de apresentar certificado digital

As visitas de crianças e jovens em casa de acolhimento têm de apresentar o Certificado Digital covid-19 para entrar na instituição, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgada.

Na orientação “Covid-19: Estruturas de acolhimento e abrigo de pessoas com necessidade de proteção”, agora atualizada, a DGS afirma que estas instituições, “pelas suas características, podem ser locais de transmissão da infeção por SARS-CoV-2”, devendo por isso ser tomadas medidas adicionais para assegurar a minimização da transmissão da doença nestes contextos.

Relativamente às visitas dos candidatos à adoção, no âmbito da fase de transição do projeto adotivo, a autoridade de saúde recomenda que devem decorrer “em espaço adequado, autónomo da casa de acolhimento”.

Isto para permitir que a transição decorra sem afetar as outras crianças ali acolhidas, refere a DGS, adiantando que “podem existir saídas para jardins ou parques públicos ou locais interiores devidamente higienizados e ventilados”.

Para a realização de visitas, além da apresentação de Certificado Digital, a instituição deve informar os profissionais, utentes e visitantes sobre as regras de visitas, nomeadamente, o horário, os espaços destinados às visitas, os cuidados de distanciamento físico e o uso de máscara no espaço interior.

Os utentes quando saem da instituição devem cumprir todas as medidas de saúde pública recomendadas, devendo a instituição garantir a devida sensibilização e informação às crianças e jovens e respetivas famílias ou candidatos a adotantes, bem como a disponibilização de máscaras aos seus utentes.

Sobre a admissão de novos utentes e reentradas, a orientação recomenda que a reunião de acolhimento seja realizada com o menor número possível de pessoas, em espaço amplo, com utilização de máscara e distanciamento.

Na admissão de novos utentes e nas reentradas após ausências superiores a 24 horas, deve ser questionada a existência de sinais ou sintomas sugestivos de covid-19 e história de contacto com caso confirmado de infeção nos últimos 14 dias.

Se existir suspeita de covid-19, o novo utente deve ser encaminhado, com máscara, se a sua condição clínica e a idade o permitir, para a área de isolamento definida no Plano de Contingência, mas esta situação não constitui um impedimento para a sua admissão.

A Direção-Geral da Saúde refere ainda que se deve evitar a aglomeração de pessoas nas áreas comuns destas instituições, promovendo a sua utilização por pequenos grupos em horários distintos.

Quando existam quartos partilhados, deve ser colocado o menor número possível de utentes em cada quarto, mantendo uma distância entre camas.

“Nas casas de acolhimento em que há partilha de espaços comuns sem utilização de máscara e com possibilidade de interação entre as crianças e jovens, a distância entre camas pode ser reduzida”, adianta.

No caso das respostas de acolhimento de emergência e nas casas de abrigo para vítimas de violência doméstica, nos quartos com mais de uma cama, que possibilitem a permanência das vítimas e dos filhos acolhidos não deve ser alojado mais do que um agregado familiar por quarto.

Madremedia/Lusa

Documentário “Nas Dunas…” recebe prémio nacional

A Associação Portuguesa de Museologia em sessão realizada, hoje, no Museu da Marinha em Lisboa distinguiu o documentário “Palheiros de Mira” na categoria Melhor Filme.

Um prémio de âmbito nacional que muita orgulha o Município de Mira e que reflete o excelente trabalho realizado na recolha de conteúdos e produção deste documentário.

Recorde-se que este documentário é parte integrante do recente projeto de Requalificação do Palheiros de Mira | Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira, que mereceu financiamento do Turismo de Portugal. Este filme é um conjunto de testemunhos em primeira pessoa das gentes da Praia de Mira numa história que percorre a Arborização das Dunas, Palheiros de Mira a Arte Xávega e a Faina Maior.

Fonte; Mira Oline

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 15 de Novembro 2021

O mês de Novembro está a chegar (à data em que este texto é escrito) e a ADASCA continua em frente com o seu Projecto Editorial, do qual deu origem à publicação do Boletim InfoADASCA, com 15 edições. 

Todas as edições contém artigos de médicos do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro), e estão disponíveis no site www.adasca.pt , para o efeito contamos com a colaboração especial da Dra. Lúcia Borges, Directora do Serviço de Imuno-hemoterapia, uma amiga desde a fundação da ADASCA vai para 15 anos.

Pelo que nos é dado saber a ADASCA é única Associação de Dadores de Sangue com um Projecto desta natureza no nosso país. Temos dito que não brincamos em serviço, nem copiamos o que outros fazem. Assiste-nos a noção da influência que a imprensa escrita produz junto dos dadores de sangue e não só, como também na comunidade, tendo em conta que o dito Boletim é distribuído por muitos estabelecimentos comerciais.

O editorial é da inteira responsabilidade do seu Director, não reflectindo qualquer opinião/influência dos elementos que formam a Direcção da Associação ou outros. É um espaço no qual se dá a conhecer os assuntos que mais nos incomodam, e que a comunidade deve ter conhecimento como esta associação é tratada. Nem tudo o que parece é…

Alguém disse ou escreveu que de boas intenções está o inferno cheio. Carecemos de gestos concretos, que nos possibilitem continuar com a nossa missão, em prol de quem necessita de componentes sanguíneos. Dentro de alguns dias completaremos 1 anos de existência. Nunca Aveiro teve uma associação de dadores com a dinâmica da ADASCA

Com uma tiragem mensal variável entre 1000 exemplares, sendo distribuído aos dadores nos locais das sessões de colheitas de sangue, que tem merecido boa recepção.

Obrigado pela confiança que tem sido depositada neste Projecto.

Cordialmente
Joaquim Carlos
(Director)

“Estamos sendo castigados”, afirma bispo do Texas

O bispo diocesano de Tyler (Texas), Mons. Joseph Strickland, alertou pela rádio local as nações e as autoridades que promovem o aborto e a agenda homossexual.

Segundo ele, a pandemia está se abatendo sobre o mundo por causa dos nossos pecados e por desconhecermos o Divino Criador, verdadeiro autor da vida. “Estamos no meio de um castigo porque estamos massacrando bebês ainda não nascidos, numa proporção nunca antes vista na História” – disse.

Apesar desse castigo, Deus “continua nos amando” e está chamando cada indivíduo para se voltar para Ele.

ABIM

RESULTADOS DELETÉRIOS DA PANDEMIA

 

Sobre alguns funestos efeitos da pandemia de covid-19 na prática religiosa. Declarações de famoso cirurgião espanhol.

  • Plinio Maria Solimeo

ODr. José María Simón Castellví [foto] é um famoso oftalmologista, especializado em glaucoma. Ele tem um vínculo conosco, pois nasceu em São Paulo de pais espanhóis, numa família de oftalmologistas. Doutor em medicina e cirurgia pela Universidade de Barcelona e membro de várias entidades médicas internacionais, ele presidente emérito da Federação Internacional das Associações Médicas Católicas (FIAMC).

Fervoroso leigo católico, esse renomado médico e cirurgião costuma fazer palestras alertando para os funestos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a prática religiosa na Espanha. Como o que ele diz se aplica a todo o mundo, citaremos trechos de alguns de seus pronunciamentos.

Em uma tertúlia sobre o vírus chinês numa rádio católica de Barcelona, falando sobre o espírito sobrenatural com o qual o católico deve encarar a pandemia, o Dr. Castellví afirmou:

“Para o cristão, a vida no mundo deve ser centrada em Cristo, nunca na doença, na crise econômica, no lazer ou no trabalho. Aquele que nos criou, salvou-nos e nos mantém vivos, não o faz pela física ou pela economia. Não podemos esquecer essa verdade diante dos desafios diários. […] Pois temos ajudas espirituais para um melhor desempenho [durante a pandemia] e para suportar todas e cada uma das provas que surgem em nosso caminho, as quais nos servem para ganharmos méritos. Por isso a Santa Missa e a Eucaristia são essenciais para nós. Passar sem elas seria em extremo [prejudicial] e viveríamos com muita dor”.

O Dr. José Maria observa que para muitos a pandemia é algo “estritamente natural, e assim nada tem a ver com Deus ou com nossos pecados”. Por isso “é preciso afirmar abertamente que Deus governa, recompensa e pune às vezes até nesta Terra”. Insistindo em que devemos considerar a pandemia como um castigo por nossos pecados, ele dá como exemplo o que ocorreu na Itália e na Espanha, “países [que foram] duramente castigados pela epidemia”, por quererem legalizar a eutanásia, o que é um grande pecado, pois só Deus é senhor da vida.

O Dr. Castellví afirma: “Sei que é impopular falar de castigos divinos, em vez de falar sobre a onipotência de Deus, de sua infinita bondade e sabedoria”. Mas é preciso considerar que, ao lado de sua misericórdia, Deus também zela por sua justiça, que é infinita, e que O leva a castigar os pecados. É verdade que ao castigar o mundo, os inocentes também sofrem terrivelmente, mas isso redunda em bempara suas almas.

O ilustre cirurgião lamenta que a Igreja tenha suspendido o culto e fechado os templos em vários países por causa da pandemia. E reconhece honestamente que “nós, os médicos católicos organizados, recomendamos no princípio da pandemia, que se esvaziassem as pias de água benta nas igrejas para evitar complicações ou dúvidas” sobre possíveis contágios. Mas afirma que a medida foi contraproducente, pois teve como consequência uma “eliminação quase completa do uso da água benta na Igreja”, privando-nos desse sacramental “que traz bênçãos para pessoas, animais, casas, campos, se for usado com boa fé”. Pois “essa água é uma boa memória do nosso batismo, momento em que a nossa alma foi perfeitamente limpa em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Falando com experiência própria, ele afirma que, “depois de muitas ocasiões, tenho a experiência de que nada há como a água benta para fazer fugir os demônios e impedir seu retorno”.

Por isso, lamenta: “Atualmente, com a pandemia de Covid já diminuindo na Europa, não se vê o menor indício da reinstalação desse elemento tão importante para a vida do cristão”. Acostumando-nos a essa privação, damos um sinal de que nos instalamos numa mínima expressão da vida de piedade”, porque a eliminação da água benta é também um indício da perda de confiança no sobrenatural da parte dos cristãos.

Isso é tanto mais importante quanto já há muitos meses temos claro o modo como se transmite o vírus”Pelo que ele julga que “já se podem se recuperar com segurança os bons costumes abolidos sob o pretexto do vírus, como a Comunhão na boca e o uso da água benta.

Se as pessoas encarassem o vírus chinês com espírito sobrenatural, como recomenda o Dr. José Maria, poderiam tirar dele grande proveito para a sua vida espiritual: “Esta epidemia também pode ser vista como uma oportunidade para se mudar a vida para melhor. É uma oportunidade de advertência para todos, um castigo para alguns, um grande teste para muitos, e talvez um presente para outros”. E conclui: “Nestes tempos, o público em geral assumiu firmemente o fato de que existem regulamentos higiênico-sanitários que são muito úteis para evitar adoecer. […] No entanto, não devemos esquecer que somos corpo e alma, e que esta também deve ser purificada prioritariamente [pela Santa Confissão] antes de nos apresentarmos a Deus hoje e sempre.

ABIM

____________

Fontes:

-Ya es hora de recuperar el agua bendita en las iglesias – F.I.A.M.C. (fiamc.org)

Médico católico: Comunión de rodillas y en la boca es segura frente a COVID-19 (aciprensa.com)

José María Simón Castellví – F.I.A.M.C. (fiamc.org)

É hora de recuperar a água benta nas igrejas – F.I.A.M.C. (fiamc.org)