quarta-feira, 30 de março de 2016

Dadores de sangue vão ficar isentos de taxas moderadoras

NUNO PINTO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS
Isenção total vai abranger 126 mil dadores de sangue e foi hoje anunciada pelo ministro da Saúde.

Os dadores de sangue vão passar a ficar totalmente isentos do pagamento de taxas moderadoras no SNS, nomeadamente quando se dirigirem aos hospitais. Atualmente, têm uma isenção parcial que abrange apenas os cuidados de saúde primários. Ao todo, serão abrangidos 126 619 utentes, de acordo com dados de novembro facultados pelo Ministério da Saúde.

A medida foi hoje anunciada pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, durante a vista que fez ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde visitou o serviço de cirurgia cardiotorácica e inaugurou as novas salas de hemodinâmica e pacing.

Os dadores de sangue perderam o direito à isenção total há alguns anos, no âmbito de uma alteração que ficou a cargo do ministro Paulo Macedo. Apesar de haver um maior número de utentes isentos, muitos passaram apenas a sê-lo em parte, seja no âmbito de cuidados associados apenas à sua doença crónica, ou quando se dirigiam aos cuidados primários.

A isenção total implica o não pagamento de qualquer taxa, seja em exames, consultas ou urgências.

Recentemente foi anunciada pelo Ministério a redução de taxas moderadoras de forma global, bem como a ausência de pagamento de taxa para quem é enviado pela Linha de Saúde 24 ou pelos centros de saúde para a urgência.

Quando a verdade se impõe... sobre a isenção das taxas moderadoras nos hospitais púbicos

Caros Amigos Dadores de Sangue








As fotos acima inseridas mostram os elementos que integraram a representação de dadores de sangue que estiveram na Assembleia da Republica onde foram ouvidos na Comissão Parlamentar de Saúde sobre os temas Estatuto do Dador e Taxas Moderadoras. Estas fotos são elucidativas.

Os locais são conhecidos e reais.

CANTANHEDE: Os Verdes questionam o Governo sobre o Rovisco Pais


by Mira Online
Os Verdes questionam o Governo sobre Precariedade laboral no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais
 O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Saúde, sobre a precariedade laboral em que se encontracerca de metade do número total de funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, funcionando em situação de “falso” recibo verde”, no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro -Rovisco Pais, Cantanhede.
Pergunta:
Desde há uns anos para cá que a precariedade parece querer tomar conta da realidade laboral do país, traduzindo-se nas mais diversas formas de "vínculos" precários, como por exemplo, o recurso a "falsos recibos verdes". Este tipo de recurso constitui uma “contratação” ilegal, que tem sido transversal a todos os setores de atividade, seja no setor privado, como no público, sendo que no setor público a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) não tem jurisdição para intervir.
O Partido Ecologista Os Verdes tomou conhecimento que cerca de metade do número total de funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, um dos maiores centros de reabilitação do país, encontra-se em situação de “falso” recibo verde, ou seja:- oito enfermeiros;- nove dos vinte fisioterapeutas;- dois dos cinco terapeutas ocupacionais;- dois dos três terapeutas da fala, aos quais se acresce mais um CEI;- todos os professores de educação física (dois);- todas as psicólogas (três);- mais de cinquenta assistentes operacionais;- duas das cinco assistentes sociais;- várias assistentes administrativas.
Segundo informação transmitida ao PEV, a maioria destes trabalhadores encontra-se em situação precária há cinco anos, ou seja, desde 2011, altura em que ocorreram a maioria das contratações, havendo, no entanto, alguns trabalhadores que estão nesta situação há dez anos.
Embora não tenham um contrato de trabalho, estes trabalhadores a recibos verdes estão a exercer uma função igual, um horário igual, no mesmo local, reportam ao mesmo chefe de equipa e recebem ao dia vinte e um de cada mês, tal e qual como os restantes trabalhadores do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, funcionários estes com vínculo à função pública.
No entanto, estes trabalhadores a “falsos” recibos verdes não têm quaisquer direitos laborais, quando comparados com um trabalhador que possui um contrato de trabalho, isto é, não são abrangidos por subsídios extraordinários (subsídio de turno ou compensação pelos feriados trabalhados), direito a férias pagas, a licença de gravidez e compensação em caso de doença.
O recurso a esta forma de "contratação" é injusta e discriminatória fazendo com que os trabalhadores que desempenham as mesmas funções acabem por ter os seus direitos muito reduzidos, com salários mais baixos, pois são os próprios trabalhadores a fazer a totalidade dos descontos para a segurança social e a retenção na fonte de IRS.
O recurso a “falsos” recibos verdes para o preenchimento de postos de trabalho é uma prática ilegal a que o Estado recorre frequentemente para preencher necessidades permanentes em determinados serviços públicos, quando o que se exige é que sejam assegurados os devidos direitos, através de um contrato de trabalho, reduzindo a precariedade e a insegurança dos trabalhadores.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito à S. Exa. O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo, a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- O Ministério da Saúde confirma que cerca de metade dos trabalhadores do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais estão contratados como prestadores de serviços?
2- Que medidas, a curto prazo, o Ministério da Saúde pretende desenvolver de forma a efetivar os direitos dos trabalhadores contratados como prestadores de serviços para assegurem as necessidades deste centro de reabilitação?
Mira Online | Março 30, 2016 às 6:22 pm | Categorias: Locais | URL: http://wp.me/p5tucu-cVK

Seguridad, protección y eficiencia aérea


by Yesica Flores

• Dorma+kaba más allá de la seguridad
Ciudad de México, marzo de 2016.- La operación aérea ha aumentado considerablemente en los últimos años, lo que ha llevado a las administraciones aeroportuarias a considerar los aspectos necesarios para gestionar fácilmente terminales aéreas con importante flujo de personas; lo que incluye cuestiones de seguridad y control de acceso en espacios restringidos al interior de ellas.
Los principales aeropuertos internacionales del mundo han ido mejorando sus procedimientos y tecnologías para que el tráfico aéreo de pasajeros pueda lograr seguridad y eficiencia. Han renovado los accesos, agilizado el tránsito de pasajeros y aumentado la seguridad por medio de innovadores sistemas de control de acceso. Además, en casos de amenaza y en ocasiones que se requiera hacer uso de las salidas de emergencia, las puertas deben poder bloquearse o desbloquearse automáticamente, para facilitar la evacuación y proteger al personal al interior de determinadas áreas.
Por ello, si de control de acceso y seguridad se trata dorma+kaba cuenta con una amplia experiencia en servicios cualificados a apartir de los requisitos de las diferentes aerolíneas y operadores de aeropuertos, tomando en cuenta la necesidad de alta seguridad, flujo eficiente de personas y una óptima gestión del espacio.

Una de las soluciones que facilita dorma+kaba son sus puertas de embarque automático que ayudan a reducir las colas y a mejorar el servicio; mientras que la mayoría de los pasajeros pasa por estas puertas automáticas para subir al avión, el personal de tierra puede dedicarse a las personas que necesitan ayuda, ya sea pasajeros con discapacidad o de edad avanzada.
Asimismo, brinda soluciones electrónicas de control de acceso y los sistemas de cierre mecánico protegen de forma independiente zonas especiales, con acceso restringido para el público en general.
Dorma+kaba ofrece puertas especiales de seguridad que poseen certificado de funcionamiento, algunas de ellas con opción a barras antipacnico personalizadas para colocación en cristal y diseñadas para uso rudo. Sus aplicaciones se adaptan a diferentes anchos y alturas a las puertas, por lo que la seguridad, fiabilidad y el atractivo estético son requisitos indispensables.
También cuentan con puertas automáticas con sistema breakout; que poseen una salida de emergencia integrada en las hojas corredizas y fijas, las que se abaten de forma manual hacia la ruta de escape en caso de alguna emergencia. Estas puertas cumplen con las normas y certificaciones internacionales que se solicitan para ser usadas como salidas de emergencia (ANSI A156.10, NFPA 101, UL listed y ADA).
Con estos y más productos, dorma+kaba introduce a los clientes a un mundo que va más allá de la seguridad y aporta un valor añadido, el cual se ve manifestado en la instalación de miles de puertas en todo el mundo y la experiencia única que se adquiere a la hora de trabajar con socios de compañías aéreas, operadores aeroportuarios, arquitectos e instaladores.

Acerca de dorma+kaba: El grupo empresarial cotiza en bolsa con ventas anuales de 2,000 millones de francos suizos, y cuenta con más de 16, 000 empleados y presencia en más de 60 países.
Yesica Flores | marzo 30, 2016 en 12:09 pm | Etiquetas: Seguridad | Categorías: Productos | URL: http://wp.me/p5cUp9-ZQ

PASSADO É PARA ESQUECER

Nós precisamos nos preocupar com nosso futuro, porque é no futuro que iremos passar o resto de nossos dias.
Situação crítica e aposta infeliz - Jornal O Guaíra
João António Pagliosa *  
Prezado jovem de qualquer idade, você escolheu desistir de estudar e ou se atualizar em sua profissão? Você escolheu namorar aquela pessoa bonitinha e pouco responsável, e imagina que a ama e quer um relacionamento sério com ela? Você decidiu mandar seu chefe catar coquinhos, e quer um novo emprego porque a rotina está insuportável, ou o dinheiro está pouco? Você está por aqui com seu cônjuge, e deseja acabar com seu relacionamento? Você vive um momento assim certamente, afinal, todos nós sempre estamos decidindo algo.
Bem, talvez decisões sérias estejam tamborilando em sua cabeça, e precisamos estar atentos para evitar decisões erradas, as quais comprometerão nosso futuro. Tudo tem solução, porém erros levam a dor e sofrimento, e isso é muito ruim, certo?
Hoje, cerca de 70% dos casais tem problemas de relacionamentos. Aturam o cônjuge para não causar bagunça na família. A vida é infeliz, ou no mínimo, pouco feliz. É realidade e não fantasio nada. Estatísticas são estatísticas.
A decisão que você toma hoje, afeta seu futuro, e isso é inquestionável. A sua decisão de hoje precisa ser, portanto, correta.
Para decidir com correção, a quem você recorre? Indubitavelmente, você precisa conversar com pessoas instruídas, sábias. Pessoas que quando se expressam, fazem você refletir, ponderar, meditar. Não me julgue preconceituoso, mas pessoas jovens raramente se encaixam neste perfil, portanto, não recorra a elas. Jovens, quase sempre falam muito e perdem a oportunidade de ouvir os mais velhos. E perdem, muito. Frear sua língua é sábio! Cuidado com pessoas que falam muito.
Lembre-se que o diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo.
Na hora de decidir, cerque-se de pessoas de caráter, pessoas que possuem princípios consolidados. Exponha a elas a sua dificuldade, ouça, pondere, e aja somente após estar seguro que está fazendo a coisa certa. Nunca aja por impulsos, nunca tome decisões no calor de uma discussão, pois isso o prejudicará uma vez que nestas ocasiões, sempre tomamos decisões erradas. Há antagonismo entre emoção e razão.
Observo muitos filhos que não ouvem seus pais, não ouvem pessoas mais velhas. Eles têm como modelo o astro da vez, o queridinho da mídia que pouco sabe e pouco entende, e isso é comprometedor porque “mina” o seu futuro. E, exemplifico que nos dias atuais não há nenhuma liderança política que traga esperança a este país, tão vilipendiado e tão asquerosamente corrompido. As eleições para prefeito estão aí. As eleições para presidente acontecerão dentro de dois anos, e não há novidades no cenário. A mesmice de candidatos é a mesmice de candidatos, sem renovação que valha a pena apostar as fichas. Triste demais para um país com 204 milhões de pessoas.
Em Filipenses 3:13, o apóstolo Paulo prega que você deve esquecer seu passado, e avançar para o que está adiante. Paulo está certo, o seu passado é imutável, portanto atormentar-se por erros já cometidos é angústia estéril, sofrimento sem nenhum resultado.
Há um filme intitulado “O vendedor de passados” que na ficção modifica o passado dos protagonistas. É filme muito interessante, entretanto, a única forma de modificarmos nosso passado, é agindo de forma inteligente a partir de agora. Então, no futuro, iremos recordar um passado glorioso.
Apenas você poderá garantir o seu futuro. Isso pode soar paradoxal, porém independe da idade que tiver. Se estiver respirando, poderá mudar seu futuro, porque o segundo imediatamente além, é futuro.
Pense nisso, prezado.
Eu recomendo, pense em Jesus, e no que este maravilhoso mano, fez por cada ser humano sobre a face da terra. Ele garantiu nosso futuro com sua morte na cruz. Fomos remidos, fomos perdoados, e agora para conquistar a glória, basta guardar seus mandamentos.  Obedecer e trabalhar pelo reino de Deus.
Almejo um futuro maravilhoso para você, e oro que comece a trabalhar com seriedade a partir de JÁ!

João Antonio Pagliosa  - Engenheiro Agrônomo *
Curitiba, 24 de janeiro de 2016.


A polêmica em torno da chuteira de Messi

Com uma expressão aflita no rosto, Mona el-Sharkawy, apresentadora do programa de televisão Yes, I am famous, do canal saudita MBC Masr, não pareceu muito confortável ao receber um presente de seu entrevistado especial, Lionel Messi, grande ídolo do futebol mundial.
O jogador argentino doou ao programa um par de chuteiras exclusivo, modelo Pibe de Barr10, que será leiloado e sua receita doada para instituições de caridade. Sharkawy, por sua vez, se esforçou para sorrir enquanto mostrava para a câmara o presente, meio desajeitada – talvez prevendo a polêmica que chegaria como uma avalanche.
Em quase qualquer outra parte do mundo, a chuteira criada pela Adidas exclusivamente para Lionel Messi seria um objeto requisitado. No mundo árabe, no entanto, ela se tornou uma afronta. O presente é agora símbolo de um suposto insulto por parte de Messi – e tem dividido a opinião pública no norte da África, onde a entrevista foi exibida.
"Sapatadas" famosas
Messi – que é um esportista e não um político – entregou o presente cheio de boas intenções. O que o jogador evidentemente não sabia é que, na cultura árabe, sapatos são considerados sujos, de pouco valor, e representam o que há de mais desprezível nos seres humanos. De fato, não é uma grande ofensa mostrar a sola dos sapatos a um inimigo.
Há apenas uma ofensa maior do que essa: jogar sapatos em alguém. Em dezembro de 2008, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi lançou seus calçados contra o então presidente dos Estados Unidos, George Bush, em Bagdá. "Isso é pelas viúvas e órfãos, e todos aqueles mortos no Iraque", gritou o agressor.
Mais recentemente, em 2013, no Egito, o então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, também sofreu um "atentado" semelhante, perpetrado por seus adversários políticos.
Nas sociedades que professam o islamismo, o poder do sapato como arma é maior que no resto do mundo. Também é considerado rude e descortês cruzar as pernas e deixar à mostra o calçado e sua sola. Não é em vão que os muçulmanos tiram o sapato para orar, e entram descalços nas mesquitas.
A ignorância do bom coração
O Parlamento do Egito e a Federação Egípcia de Futebol classificaram o gesto de Messi como ultrajante. O apresentador Said Hasasin, por sua vez, tirou seu sapato em frente às câmeras e o ofereceu à Argentina, "onde também há pobres".
No Twitter, a polêmica alcançou grandes proporções e se tornou o assunto do dia. Vários internautas expressaram seu desconforto com grande furor.
"Messi leiloa suas chuteiras para os pobres do Egito. Realmente o Egito atravessa tempos especiais. Temos agora que viver dos sapatos do Messi", escreveu uma jovem no Twitter. "O problema é essa gente sem nível que se alegra em receber uns sapatos usados", disse outro internauta.
Ainda assim, há pessoas que defendem as boas intenções de Messi. "A coisa mais preciosa que um escritor tem é sua caneta, e a coisa mais preciosa que um jogador tem são suas chuteiras", escreveu no o ex-jogador de futebol egípcio Mido.
Mona El-Sharkawy, a jornalista que entrevistou o argentino, declarou que Messi "nunca disse que suas chuteiras eram para caridade no Egito".
A estrela do Barcelona, ao desconhecer o alcance de sua doação, acabou sendo vítima de um ato de boa vontade – algo que não é incomum vindo dele.
Há poucos dias, ao ver a foto de Murtaza Ahmadi – um afegão de 5 anos que usava uma reprodução da camiseta da Argentina, feita com um saco plástico, trazendo o nome do argentino –, Messi enviou ao menino em Cabul, por meio da Unicef, uma bola e duas camisetas autografadas.
O jogador tem recebido reconhecimento internacional por sua relação com trabalhos beneficentes – pessoalmente ou através de sua fundação, com a qual apoia projetos no Nepal, norte da África e América Latina.
Fonte: Daniel Martínez (ek)

Hora de Fecho: Em direto/ Costa não fecha a porta a nacionalizar Novo Banco

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
DEBATE QUINZENAL 
António Costa leva o Programa Nacional de Reformas ao Parlamento. O primeiro-ministro tem falado da necessidade de um consenso e deverá falar disso no debate quinzenal. Siga aqui em direto.
LESADOS DO BES 
Solução para os lesados do BES deverá ficar muito mais perto esta quarta-feira. Após alguma indefinição inicial, tanto António Costa como Carlos Costa irão mesmo participar na cerimónia.
ENTREVISTA 
Entrevista ao responsável máximo pelos "ratings" da DBRS, a agência crucial para Portugal. Fergus McCormick diz que agência está "menos preocupada", mas nota que a Portugal foi dado um "aviso claro".
BANCO DE PORTUGAL 
Economia deverá crescer 1,5% em 2016, o mesmo que no ano passado. Previsão anterior do Banco de Portugal era de 1,7%. Em 2017, o crescimento também deverá ser menor do que o previsto.
ATENTADOS DE BRUXELAS 
O jornal satírico francês voltou a fazer das suas ao criar uma capa polémica dedicada aos atentados em Bruxelas, que vitimaram mais de 30 pessoas. As opiniões, como é costume, dividem-se.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
Iglesias ofereceu um livro sobre basquetebol e uma proposta a Sánchez: a troco de renunciar ao cargo de vice-Presidente, o PSOE coliga-se com Podemos. Mas o socialista quer o Ciudadanos na equação.
ÁGUA 
Notícia é do "Diário Económico". As novas orientações do Executivo levaram à saída de Afonso Lobato Faria, que foi responsável pela execução da reestruturação do setor das águas.
EDUCAÇÃO 
Ao contrário dos últimos quatro anos, o preço dos manuais escolares não vai aumentar no próximo ano letivo. Também já a partir do ano 2016/2017 os alunos do 1.º ano vão ter manuais gratuitos.
HISTÓRIA 
Os olhos azuis de Hitler, o fogo que incendiou um monge no Vietname, o pôr-do-sol em Nashville no século XIX. Estas são as cores que realmente pintam as fotografias antigas monocromáticas da História.
VIRAL 
A cantora aceitou ser conduzida pelo apresentador James Corden no segmento Carpool Karaoke. A meio da viagem, ele roubou-lhe o telemóvel e mandou uma SMS sugestiva a Leonardo DiCaprio, que respondeu.
SPORTING 
O presidente do Sporting proibiu todos os atletas do clube de usarem a cor associada ao rival Benfica. A medida serve como forma de promoção do clube de Alvalade.
Opinião

Paulo Trigo Pereira
Para onde vamos enquanto país? Esta a questão essencial para a qual não tenho resposta, mas a Comissão Europeia tem. O problema é que é apenas uma resposta parcial, logo insatisfatória.

Maria João Marques
Liberdade é assim: os opositores políticos do Bloco podem ser insultados, mas, se as meninas frágeis do BE são gozadas, há que usar meios governamentais e judiciais para punir quem teve a ousadia.

Luís Aguiar-Conraria
Sabemos quem mais lucrou com o BANIF não ter chegado a 2016: os detentores de depósitos superiores a 100.000€ e de obrigações seniores. Conseguirão o PCP e BE na Comissão de Inquérito explicar porquê?

Laurinda Alves
Os filhos que cuidam dos pais por amor são verdadeiros salva-vidas. Salvam da solidão, da exclusão, do abandono, do esquecimento, da indigência moral e emocional em que vivem muitos velhos.

Manuel Villaverde Cabral
Temo que a campanha de afectos posta a circular pelo novo PR não surta muito mais efeito do que o pensamento mágico atribuído aos “primitivos”, como se vê nos rituais afectivos a propósito da banca...
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Hospitais devem mais de 85 milhões ao Instituto do Sangue


Problema arrasta-se há vários anos e nos últimos dois as dívidas voltaram a acumular-se. Hospitais públicos são os principais devedores.

É um problema antigo e que continua sem solução: a dívida dos hospitais públicos e privados ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) estava, no final de 2015,nos 85,7 milhões de euros.

Os principais devedores são os serviços hospitalares públicos, com contas por liquidar de cerca de 81,8 milhões de euros. Um número revelado pelo ministério da Saúde ao Bloco de Esquerda, a que a VISÃO teve acesso, e que mostra que de 2014 para agora pouco ou nada foi feito nesta matéria. É que dados de abril de 2014 enviados ao Parlamento no tempo de Paulo Macedo como ministro da Saúde apontavam para um valor acumulado de dívidas de mais de 68 milhões. Em menos de dois anos, já ficaram por saldar contas de mais de 17 milhões de euros.

No sentido inverso, estão os hospitais privados que, segundo o ministério de Adalberto Campos Fernandes (que avança dados transmitidos pelo próprio IPST), tinham no final de 2015 dívidas por liquidar de cerca de 3,9 milhões de euros. Um valor que mostra uma redução significativa face aos dados de 2014, ano em que deviam ao Instituto do Sangue mais de 7 milhões de euros.

O IPST fornece aos hospitais públicos e privados produtos e serviços derivados do sangue.

Fonte: Revista Visão de 29.03.2016 às 17h33
http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2016-03-29-Hospitais-devem-mais-de-85-milhoes-ao-Instituto-do-Sangue

NB: sem comentários para não ser considerado mal educado.

Emigram mais enfermeiros do que aqueles que as escolas formam

Em 2014 licenciaram-se 2633 estudantes de enfermagem, mas 2850 profissionais pediram declaração para emigrar
Imagem:cmjornal.xl.pt
Há mais enfermeiros a sair do país do que aqueles que estão a sair das faculdades. Em 2014 formaram-se nas escolas de enfermagem 2633 licenciados e nesse mesmo ano a Ordem dos Enfermeiros emitiu 2850 declarações a profissionais para poderem exercer fora de Portugal. A falta de emprego, as melhores condições financeiras e a garantia de progressão na carreira no estrangeiro tem levado muitos a sair. A bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, defende uma redução de vagas e a criação de um plano estratégico para a saúde que coloque os ministérios do Ensino Superior e da Saúde a falar.
2014 foi o ano da viragem. Foi o primeiro em que houve mais emigrações do que enfermeiros formados em Portugal (ver infografia). Mas até aí, o número não andava muito longe e eram pouco menos os que pediam declaração para emigrar dos que eram formados por ano. "Temos um problema grave, com mais pessoas a emigrar do que as que são formadas. Gastamos dinheiro a formar e damos de bandeja a outros países porque Portugal não está a contratar", afirma Ana Rita Cavaco, salientando a dualidade do problema: "Por um lado temos excesso de formação e por outro faltam enfermeiros no SNS porque não estão a ser contratados".
Entre os que pedem a declaração para sair do país a maioria são profissionais inscritos há menos de um ano e os que estão inscritos há quatro ou mais anos. "Não é só o desemprego. Também estão a sair enfermeiros com mais anos de carreira e mais qualificados. Noutros sistemas de saúde sentem-se valorizados financeiramente e com evolução profissional", aponta.
"Muitos países regateiam por enfermeiros portugueses porque a qualidade da formação é boa, têm uma capacidade técnica acima da média e com mais competências que outras", salienta, referindo que a falta de enfermeiros no SNS está a criar dificuldades. De acordo com o Inventário da Saúde, em 2014, estavam no SNS 39 mil enfermeiros, mas o cenário que tem encontrado no terreno e já anteriormente denunciado é profissionais a menos para as necessidades dos serviços. "Metade da formação são estágios em centros de saúde e hospitais e já começamos a ter problemas com campos de estágios. Temos formandos a mais e enfermeiros a menos no SNS, o que torna difícil orientar os alunos e ter tempo para prestar cuidados. Felizmente os serviços que não têm capacidade não estão a aceitar alunos, mas há estudantes de Évora a estagiar em Lisboa", diz.
No site da Direção-Geral do Ensino Superior estão registadas 41 escolas de enfermagem, públicas e privadas. "Estamos a gastar recursos que não temos e a formar para o desemprego e para fora. Falámos com o anterior secretário de Estado do Ensino Superior que partilhava da nossa visão, que Portugal precisa de ter uma estratégia na saúde. As escolas não se mostraram disponíveis porque teriam menos dinheiro e teriam de despedir docentes", refere.
Ana Rita Cavaco ainda não conseguiu falar com o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, para expor a situação. "Vamos enviar um ofício com os dados todos e porque defendemos uma redução de vagas. Fá-lo-emos com a associação de estudantes de enfermagem e ao conhecimento do Ministério da Saúde. Os dois ministérios têm de falar para perceber o que faz sentido em termos de sustentabilidade", salienta. O DN questionou o Ministério do Ensino Superior, mas não obteve resposta. O Ministério da Saúde reencaminhou o tema para o Ensino Superior e ordens profissionais.
Uma viagem a Riade com 7 anos
Sofia Macedo tem 33 anos e trocou Portugal primeiro por Inglaterra e depois pela Arábia Saudita. "A questão monetária é a primeira razão para vir, mas depois ficamos por outras. A minha foi a oportunidade de crescimento profissional. Cheguei a Riade como enfermeira de cuidados gerais, passei por várias posições e agora sou responsável pelo departamento de investigação do hospital onde trabalho. Pensava ficar um ano, já lá vão sete", conta.
Em Portugal ganha 1200 euros mensais brutos. Em Riade, num hospital governamental, começou por ganhar cerca de 3200 limpos. Agora é mais como responsável. "Não é assim com todos, porque os valores dependem do hospital", diz, referindo que a decisão de ir para a Arábia Saudita foi tomada num minuto. Até agora sem qualquer arrependimento. "Portugal não está no horizonte, mas tenho pena. Se me pagassem metade do que ganho voltava", diz. Mas a sair será provavelmente para voltar a Inglaterra, onde esteve um ano.
Fonte: dn

Quercus exige novo Estudo de Impacto Ambiental para barragens do Tâmega

 Imagem:24.sapo.pt
Quercus exigiu novo Estudo de Impacto Ambiental para as barragens do Tâmega ainda não construídas, assinalando que os projetos de construção estão em "violação flagrante" de diretivas europeias.

A Quercus exigiu hoje um novo Estudo de Impacto Ambiental para as barragens do Tâmega ainda não construídas, assinalando que os projetos de construção estão em “violação flagrante” de diretivas europeias e da legislação nacional.

“A Quercus considera que seria um grande escândalo e um erro grave se a construção das barragens do Tâmega que ainda não foram construídas — Fridão, Gouvães, Daivões e Alto Tâmega — continuasse sem que se realizassem novos estudos de impacte ambiental”, refere a associação ambientalista hoje em comunicado.

O apelo da Quercus “à suspensão da construção das barragens do Tâmega” surge um dia antes de terminar o prazo para a reavaliação dos empreendimentos inseridos no Plano Nacional de Barragens que ainda não começaram a ser construídos.

A Associação Nacional de Conservação da Natureza explica que “os estudos que deram origem às Declarações de Impacte Ambiental (DIA) de 2010 estão totalmente ultrapassados pois houve alterações significativas no território e na distribuição e dinâmica das populações de lobo ibérico”.

Para a organização não-governamental, “não é por acaso que a lei prevê a caducidade das DIA”, sendo que, neste caso, “já deveriam ter caducado em 2012 e é incompreensível que ainda estejam em vigor na data atual”.

Os ecologistas lembram que entre 2011 “arderam nos municípios afetados por estas barragens mais de 29.000 hectares”, uma “alteração brutal” que teve “um forte impacte nas dinâmicas das populações de lobo ibérico, que não está contemplado na DIA”.

A Quercus diz também ser “inadmissível que esteja pendente na Comissão Europeia uma queixa há mais de cinco anos sobre as barragens do Tâmega, sem que tenha havido qualquer resposta ou comunicação sobre o assunto por parte de Comissão”.

Quanto a impactos naturais, os ambientalistas alertam que com a construção das barragens no rio Tâmega “os habitats naturais desta região seriam seriamente ameaçados, dado que grande parte do investimento seria feito numa zona de elevado valor ecológico”.

Paralelamente, o projeto apresenta “impactos ambientais muito significativos, entre os quais a transformação, fragmentação e degradação dos ecossistemas na bacia do rio Tâmega, incluindo a criação de barreiras incontornáveis para espécies migradoras (…) e a degradação dos habitats de algumas das últimas alcateias do lobo”
Já ao nível socioeconómico, o desenvolvimento da região “seria fortemente comprometido, nomeadamente, o turismo da natureza, a prática da pesca desportiva, da canoagem e da atividade balnear nas praias fluviais”.

“O rio Tâmega deixaria de ser um rio no seu estado natural e passaria a constituir uma sucessão de cascatas de águas represadas e mortas, inviável para todas as utilizações actuais de recreio e de lazer das populações ao longo do seu curso e passando a constituir uma ameaça permanente sobre a cidade de Amarante”, alerta a associação ambiental que lembra também as implicações nas praias do Litoral que receberão menos areia.

“O projeto de construção das barragens no rio Tâmega incorre numa violação flagrante de várias diretivas europeias e da legislação nacional, nomeadamente a Diretiva Quadro da Água, a Diretiva Aves e a Diretiva Habitats, bem como a Lei da Água e os instrumentos de gestão territorial aplicáveis”, destaca a Quercus que alerta ainda para a “inutilidade do aproveitamento hidroelétrico” das novas barragens.

No terreno, a espanhola Iberdrola, concessionária do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), que inclui as barragens de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões, tem já em curso alguns trabalhos, nomeadamente a nível de acessos, e garantiu este mês que, em 2016, vai começar a construção da barragem de Daivões.


Fonte: Lusa

Júpiter foi ATINGIDO, astrônomos amadores capturam impacto em vídeo

Link to HypeScience



Posted: 29 Mar 2016 07:09 PM PDT
Dois astrônomos amadores capturaram em vídeo o que parece ser um impacto de asteroide ou cometa em Júpiter
 
Posted: 29 Mar 2016 12:30 PM PDT
Já imaginou um mundo sem Pablo Picasso e George Händel? Eles e mais três famosos tiveram a vida salva por situações muito improváveis; confira
 
Posted: 29 Mar 2016 11:40 AM PDT
Será que dá para acreditar naquela história de "filme baseado em fatos reais"? Um site americano analisou alguns para responder essa pergunta
 
Posted: 29 Mar 2016 10:55 AM PDT
Tempestades intensas acompanhadas de ondas gigantes podem se tornar comuns em apenas algumas décadas
 
Posted: 29 Mar 2016 08:00 AM PDT
A vontade de espremer as espinhas quando elas surgem na nossa pele é praticamente incontrolável, mas essa talvez não seja a melhor coisa a se fazer
 
Posted: 29 Mar 2016 07:15 AM PDT
A descoberta de mais um Objeto do Cinturão de Kuiper, uo3L91, em uma estranha órbita, dá mais força à hipótese da existência do Planeta Nove
 
Posted: 29 Mar 2016 07:00 AM PDT
Novos estudos apontam uma variedade de comidas típicas judaicas na última ceia que Jesus compartilhou com os apóstolos antes de ser traído
 
Posted: 29 Mar 2016 06:00 AM PDT
Pesquisadores identificaram uma expressão facial universal que é interpretada em muitas culturas como a personificação da emoção negativa
 
Posted: 29 Mar 2016 05:00 AM PDT
Cientistas da Universidade Johns Hopkins (EUA) encontraram evidências que podem ajudar a resolver um mistério astrofísico de longa data: por que o ritmo de formação de estrelas no universo diminuiu cerca de 11 bilhões de anos atrás?